Sei sulla pagina 1di 5

TICA

A rea da filosofia que estuda o comportamento humano


Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao A palavra tica se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "carter", "costume", "comportamento". De fato, a tica o estudo desses aspectos do ser humano: por um lado, procurando descobrir o que est por trs do nosso modo de ser e de agir; por outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos. Assim, pode-se dizer que a tica trata do que "bom" e do que "mau" para ns. Bom e mau, ou melhor, Bem e Mal, entretanto, so valores que no apresentam, para o ser humano, um carter absoluto. Ao longo dos tempos, nas mais diversas civilizaes, vrias interpretaes sero dadas a essas duas noes. A tica acompanha esse desenvolvimento histrico, para que isso sirva de base para uma reflexo sobre como ser tico no tempo presente. Considera tambm como esses valores se aplicam no relacionamento interpessoal, pois a noo de um modo correto de se comportar e posicionar na vida pressupe que isso seja feito para que cada um conviva em harmonia com os outros. A tica, portanto, trata de convivncia entre seres humanos na sociedade. Num sentido mais restrito, ela se restringe s relaes pessoais de cada um. Num sentido mais amplo - j que ningum vive numa pequena comunidade isolada -, ela se relaciona com a poltica - da cidade, do pas e do mundo. Nesse sentido, ela possivelmente a rea mais prtica da filosofia. Mas, antes de mais nada, qual o significado da palavra tica, em termos filosficos? O filsofo contemporneo espanhol Fernando Savater apresenta uma resposta para essa questo em termos muito simples, num livro intitulado tica para meu filho, da Editora Martins Fontes. Como diz o ttulo, ele escreveu com o intuito de explicar a questo para o seu filho adolescente. A seguir, voc pode ler um breve trecho da resposta de Savater para a questo "o que tica?". Esse um excelente ponto de partida para voc pensar no assunto:

H cincias que estudamos por simples interesse de saber coisas novas; outras, para adquirir uma habilidade que nos permita fazer ou utilizar alguma coisa; a maioria, para conseguir um trabalho e ganhar a vida com ele. Se no sentirmos curiosidade nem necessidade de realizar esses estudos, poderemos prescindir deles tranqilamente. H uma infinidade de conhecimentos muito interessantes mas sem os quais podemos nos arranjar muito bem para viver. Eu, por exemplo, lamento muito no ter nem idia de astrofsica ou de marcenaria, que do tanta satisfao a outras pessoas, embora essa ignorncia nunca me tenha impedido de ir sobrevivendo at hoje. E voc, se no me engano, conhece as regras do futebol mas bem fraco em beisebol. No tem maior importncia, voc desfruta os campeonatos mundiais, dispensa olimpicamente a liga americana e todo o mundo sai satisfeito. O que eu quero dizer que certas coisas a pessoa pode aprender ou no, conforme sua vontade. Como ningum capaz de saber tudo, o remdio escolher e aceitar com humildade o muito que ignoramos. possvel viver sem saber astrofsica, marcenaria, futebol e at mesmo sem saber ler e escrever: vive-se pior, decerto, mas vive- se. No entanto, h outras coisas que preciso saber porque, por assim dizer, so fundamentais para nossa vida. E preciso saber, por exemplo, que saltar de uma varanda do sexto andar no bom para a sade; ou que uma dieta de pregos (perdoem-me os faquires!) e cido prssico no nos permitir chegar velhice. Tambm no aconselhvel ignorar que, se dermos um safano no vizinho cada vez que cruzarmos com ele, mais cedo ou mais tarde haver conseqncias muito desagradveis. Pequenezas desse tipo so importantes. Podemos viver de muitos modos, mas h modos que no nos deixam viver. Em resumo, entre todos os saberes possveis existe pelo menos um imprescindvel: o de que certas coisas nos convm e outras no. Certos alimentos no nos convm, assim como certos comportamentos e certas atitudes. Quero dizer, claro, que no nos convm se desejamos continuar vivendo. Se algum quiser arrebentar-se o quanto antes, beber lixvia poder ser muito adequado, ou tambm cercar-se do maior nmero possvel de

inimigos. Mas, de momento, vamos supor que preferimos viver, deixando de lado, por enquanto, os respeitveis gostos do suicida. Assim, h coisas que nos convm, e o que nos convm costumamos dizer que bom, pois nos cai bem; outras, em compensao, no nos convm, caem-nos muito mal, e o que no nos convm dizemos que mau. Saber o que nos convm, ou seja, distinguir entre o bom e o mau, um conhecimento que todos ns tentamos adquirir todos, sem exceo pela compensao que nos traz. Como afirmei antes, h coisas boas e ms para a sade: necessrio saber o que devemos comer, ou que o fogo s vezes aquece e outras vezes queima, ou ainda que a gua pode matar a sede e tambm nos afogar. No entanto, s vezes as coisas no so to simples: certas drogas, por exemplo, aumentam nossa energia ou produzem sensaes agradveis, mas seu abuso contnuo pode ser nocivo. Em alguns aspectos so boas, mas em outros so ms: elas nos convm e ao mesmo tempo no nos convm. No terreno das relaes humanas, essas ambigidades ocorrem com maior freqncia ainda. A mentira , em geral, algo mau, porque destri a confiana na palavra e todos ns precisamos falar para viver em sociedade e provoca inimizade entre as pessoas; mas s vezes pode parecer til ou benfico mentir para obter alguma vantagem, ou at para fazer um favor a algum. Por exemplo, melhor dizer ao doente de cncer incurvel a verdade sobre seu estado, ou deve-se engan-lo para que ele viva suas ltimas horas sem angstia? A mentira no nos convm, m, mas s vezes parece acabar sendo boa. Procurar briga com os outros, como j dissemos, em geral inconveniente, mas devemos consentir que violentem uma garota diante de ns sem interferir, sob pretexto de no nos metermos em confuso? Por outro lado, quem sempre diz a verdade doa a quem doer costuma colher a antipatia de todo o mundo; e quem interfere ao estilo Indiana Jones para salvar a garota agredida tem maior probabilidade de arrebentar a cabea do que quem segue para casa assobiando. O que mau s vezes parece ser mais ou menos bom e o que bom tem, em certas ocasies, aparncia de mau. Haja confuso! [...] Resumindo: ao contrrio de outros seres, animados ou inanimados, ns homens podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para ns, em oposio ao que nos parece mau e inconveniente. Como podemos inventar e escolher, podemos nos enganar, o que no acontece com os castores, as abelhas e as formigas. De modo que parece prudente atentarmos bem para o que fazemos, procurando adquirir um certo saberviver que nos permita acertar. Esse saber-viver, ou arte de viver, se voc preferir, o que se chama de tica. ("tica para meu filho", Fernando Savater, Editora Martins Fontes)
Antes de seguir adiante, porm, vale recordar o que foi dito no incio deste texto: a tica no serve de base somente s relaes humanas mais prximas. Ela tambm trata das relaes sociais dos homens, na medida em que alguns filsofos consideram a etica como a base do direito ou da justia, isto , das leis que regulam a convivncia entre todos os membros de uma sociedade. O filsofo alemo Leibniz (1646-1716) considera que o direito e as leis decorrem de trs preceitos morais bsicos: No prejudicar ningum; Atribuir a cada um o que lhe devido; Viver honestamente. Ou seja, a tica orienta tambm o ordenamento jurdico e/ou legal das naes. Por conseguinte, orienta tambm a poltica. Quando a poltica no pautada pela tica ocorrem os escndalos e os crimes que os brasileiros presenciam a cada ano nos Poderes Executivo e Legislativo do nosso pas.

tica - Histria Para voc pensar Pelo que Fernando Savater exps no texto, voc acha que o estudo de tica pode ser til em sua vida prtica? Por qu? Voc concorda com o filsofo quando ele diz que uma mentira pode ser boa e que uma briga pode ser necessria? Por qu? Como props o filsofo por exemplo, suponha que voc conhece uma pessoa que est com cncer incurvel e que tem poucos dias de vida. Cabe a voc decidir se conta ou no a verdade a ela. O que voc faria? Por qu? Sugesto de leitura: Se voc gostou da leitura do trecho de Fernando Savater, leia o livro inteiro: "tica para meu filho" muito legal e foi publicado no Brasil pela Editora Martins Fontes.

TICA

Histria
Antonio Carlos Olivieri* Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Plato ( esquerda) e seu discpulo Aristteles


Todo mundo quer ser feliz. Isso ponto pacfico. No entanto, o que a felicidade? A resposta a essa questo certamente matria de muita discusso e controvrsia. Para uns a felicidade est na buscar do prazer. Para outros, o prazer tem como conseqncia a instabilidade, a dor e o sofrimento. Por isso, o ideal seria no dar asas s paixes e control-las. Tambm h quem pense que a perfeita felicidade s se encontra numa vida futura, que deve existir aps deixarmos este "vale de lgrimas". Para outros, ainda, no a felicidade que conta, o que importa agir conforme o dever, ainda que isso exija muito desgosto. Essas questes - que qualquer pessoa sempre acaba se colocando algumas vezes, de um modo ou de outro tambm tm sido preocupao de muitos filsofos, atravs dos tempos. Ao tratarmos dos valores, vimos que geralmente nos referimos s regras de conduta aceitas por um grupo ou uma pessoa, quando falamos em moral. O bem e o mal Ora, ao se comportar moralmente, uma das preocupaes do homem saber distinguir o bem do mal, j que agir moralmente atuar de acordo com o bem. Portanto, ao perguntar como deve agir em determinada situao, o indivduo ou sujeito moral no est somente se colocando uma dvida prtica, mas tambm se aproximando de outras questes de carter terico e abstrato, tais como: em que consiste o bem? qual o fundamento da ao moral? qual a natureza do dever? A colocao dessas questes o ponto de partida da tica, entendida como a teoria que realiza uma reflexo crtica sobre a experincia moral, com a finalidade de discutir as noes e princpios que fundamentam a conduta moral. Antigidade grega A reflexo tica do mundo ocidental se iniciou na Grcia antiga, no sculo 5 a.C., quando as interpretaes mitolgicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substitudas por teorias que privilegiavam as explicaes naturais. Sbios e retricos gregos do sculo 5 a.C, que vendiam seus ensinamentos filosficos, atuando como professores, os sofistas rejeitaram o fundamento religioso da moral, considerando que os princpios morais so resultado das convenes sociais. Nessa mesma poca, o famoso filsofo Scrates se contraps posio dos sofistas, buscando os fundamentos da moral no nas convenes, mas na prpria natureza humana. As idias do filsofo grego Scrates (470-399 a.C) nos chegaram atravs dos textos de um de seus discpulos, o filsofo Plato (427-347 a.C), que, no dilogo chamado "Eutfron", mostra Scrates questionando as aes do homem mpio ou santo, em sua conformidade com a ordem constituda, para ento perguntar em que consiste a impiedade e a santidade em si, independentemente dos casos concretos. Para o filsofo que os sucedeu, Aristteles (384-322 a.C), todas as atividades humanas aspiram a algum bem, dentre os quais o maior a felicidade. Segundo esse filsofo, entretanto, a felicidade no consiste em prazeres ou riquezas. Aristteles considerava que o pensar aquilo que mais caracteriza o homem, concluindo da que a

felicidade consiste numa atividade da alma que esteja de acordo com a razo. A filosofia do prazer J os adeptos do hedonismo (do grego "hedon" = "prazer"), acreditavam que o bem se encontra no prazer. No entanto, convm esclarecer que o principal representante do hedonismo grego, no sculo 3 a.C., o filsofo Epicuro, considerava que os prazeres do corpo so causa de ansiedade e sofrimento. Segundo ele, para a alma permanecer imperturbvel, preciso desprezar os prazeres materiais privilegiando-se os prazeres espirituais. Genericamente, pode-se dizer que a nossa civilizao contempornea hedonista, pois identifica a felicidade com o prazer, obtido principalmente pela aquisio de bens de consumo: ter uma bela casa, carro, boas roupas, boa comida, mltiplas experincias sexuais sem compromisso, etc. E, tambm, na dificuldade de suportar qualquer desconforto: doenas, problemas nos relacionamentos pessoais, o fato de a morte ser inevitvel, etc. Estoicismo Na mesma poca dos hedonistas, Zeno de Ccio fundava o pensamento estico, desprezando os prazeres em geral, por considerar que deles decorrem muitos males. Segundo ele, deve-se buscar eliminar as paixes, que s produzem sofrimento. O homem sbio vive de acordo com a natureza e a razo. Desse modo, deve aceitar com resignao a adversidade e o sofrimento. "Suporta e abstm-te", era a sua mxima. O estoicismo foi uma corrente filosfica que vigorou por cinco sculos, encontrando seu apogeu na Roma imperial. Seu contedo seduzia tanto escravos, como Epitecto (50-127 d.C), quanto imperadores, como Marco Aurlio (121-180 d.C). Um de seus maiores expoentes foi Sneca, que, entre outras coisas, foi o tutor do imperador Nero. O objetivo de sua moral chegar ataraxia, a ausncia total de perturbao do esprito. O ideal estico originou a noo de ascese que consiste no aperfeioamento da vida espiritual por meio de prticas de mortificao do corpo, como jejum, abstinncia e flagelao. O ideal asctico foi muito bem aceito pelo cristianismo medieval, que via no sofrimento uma forma de aproximao com Cristo. * Antonio Carlos Olivieri escritor, jornalista e diretor da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Potrebbero piacerti anche