Sei sulla pagina 1di 5

A Religio Grega

Os gregos adoravam vrios deuses, e os representavam sob a forma humana. Portanto, sua religio era politesta e antropomrfica. Os deuses habitavam o monte Olimpo. No monte Olimpo habitavam 15 deuses, so eles:

Zeus - Deus do cu e Senhor do Olimpo; Hstia - Deusa do lar; Hades - Deus do mundo subterrneo (inferno); Demter - Deusa da agricultura; Hera - Deusa do casamento; Posidon - Deus dos mares Ares - Deus da guerra; Atena - Deusa da inteligncia e da sabedoria; Afrodite - Deusa do amor e da beleza; Dionsio - Deus do vinho, do prazer e da aventura; Apolo - Deus do Sol, das artes e da razo; Artemis - Deusa da Lua, da caa e da fecundidade animal;

Hefestos - Deus do fogo; Hermes - Deus do comrcio e das comunicaes. Asclpio - Deus da medicina. As trs Graas; As nove Musas; Eros; As Horas; As Morais.

Praticavam ainda, os gregos, o culto dos heris, eram seres mitolgicos considerados pelos gregos, como seus antecessores, fundadores de suas cidades, s quais davam proteo: Teseu, pido, Perseu, Belerofonte e Hrcules. O culto aos deuses era to desenvolvido entre os gregos, que chegaram a erigir soberbos templos as suas divindades, nos quais realizavam suas oraes. Consideravam que os orculos eram meios utilizados pelos deuses para se comunicarem com eles. Diversos jogos peridicos eram promovidos pelos gregos em homenagem aos deuses, como os Jogos Olmpicos, dedicados a Zeus, na cidade Olmpia. Os Jogos Olmpicos eram praticados de quatro em quatro anos. Durante sua realizao, sustavam-se as guerras, e respeitavam-se como as pessoas sagradas os seus participantes. Os gregos praticavam um culto politesta antropomrfico, em que os deuses poderiam se envolver em aventuras fantsticas, tendo, tambm, a participao de heris (Hrcules, Teseu, Perseu, dipo) que eram considerados divinos. No havia dogmas e os deuses possuam tanto virtudes quanto defeitos, o que os assemelhava aos mortais no aspecto de personalidade. Para relatar os feitos dos deuses e dos heris, os gregos criaram uma rica Mitologia. Normalmente, as cerimnias pblicas, mesmo de cunho poltico, eram antecedidas por prticas religiosas, o que reflete a importncia da religio entre os gregos antigos. Mas essa religio foi superada pela Filosofia.

Cada entidade divina representava foras da natureza ou sentimentos humanos. Poseidon, por exemplo, era o representante dos mares e Afrodite a deusa da beleza corporal e do amor. A mitologia grega era passada de forma oral de pai para filho e, muitas vezes, servia para explicar fenmenos da natureza ou passar conselhos de vida. Ao invadir e dominar a Grcia, os romanos absorveram o panteo grego, modificando apenas os nomes dos deuses.
Aqueles povos acreditavam que seus deuses podiam tanto favorecer quanto prejudicar os humanos, por isso o costume de fazer oferendas para acalmar-lhes. Buscavam orientao, consultando -os. Esses deuses gregos eram semelhantes aos humanos, guerreavam, entre s, e sentiam dio, amor, cimes, inveja, casavam-se tinham filhos etc.

Deuses do Olimpo Os deuses mais importantes viviam eternamente em um local que chamavam de Olimpo. Primitivamente, essa morada era localizada no alto do Monte Olimpo, na Tesslia, mas logo passou a ser situada entre as nuvens, em algum misterioso lugar do cu, e a palavra "Olimpo" tornou-se uma verdadeira abstrao. A lista variava um pouco, mas o "cnone" mais aceito inclua Zeus, Hera, Demter, Posdon, Afrodite, Atena, Ares, Hefestos, Apolo, rtemis, Hermes e Dionisos. Havia tambm um dcimo-terceiro deus de igual nvel, Hades, que no vivia no Olimpo e sim em seu reino, o mundo subterrneo. No Olimpo, os deuses passavam o tempo em maravilhosos palcios, eternamente em festa. Comiam a ambrsia e bebiam o nctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dana das Crites. Nem mesmo os ventos, a chuva ou a neve perturbavam a placidez e a tranqilidade dos deuses eternos e bem-aventurados Campos Elsios Elsio ou Campos Elsios, um paraso pr-Helnico, uma terra de paz perfeita e felicidade. Na histria de Homero, Elsio era uma terra na extremidade do mundo (pois acreditavam que a terra era plana) para onde grandes heris eram carregados, de corpo e alma, e transformados em imortais. A estavam livres para exercerem suas atividades favoritas, livres de preocupaes e doenas. Entretanto, Elsio logo veio a ser considerada como a morada abenoada dos mortos, onde as almas de heris mortos, poetas, sacerdotes e outros homens bons e ntegros viviam em felicidade perfeita, cercados por grama, rvores e ventos suaves, envolvidos por uma perptua luz rosa. Na mitologia romana, Elsio era uma parte do mundo subterrneo e um lugar de recompensas para o morto virtuoso. Para alguns, era apenas um paraso temporrio. Ao redor de

suas campinas verdes e macias flua o Letes, rio do perdo, do qual todas as almas retornando vida no mundo superior tinham de beber. Praticavam ainda, os gregos, o culto dos heris, eram seres mitolgicos considerados pelos gregos, como seus antecessores, fundadores de suas cidades, s quais davam proteo: Teseu, pido, Perseu, Belerofonte e Hrcules. O culto aos deuses era to desenvolvido entre os gregos, que chegaram a erigir soberbos templos as suas divindades, nos quais realizavam suas oraes. Consideravam que os orculos eram meios utilizados pelos deuses para se comunicarem com eles. Diversos jogos peridicos eram promovidos pelos gregos em homenagem aos deuses, como os Jogos Olmpicos, dedicados a Zeus, na cidade Olmpia. Os Jogos Olmpicos eram praticados de quatro em quatro anos. Durante sua realizao, sustavam-se as guerras, e respeitavam-se como as pessoas sagradas os seus participantes.

Potrebbero piacerti anche