Sei sulla pagina 1di 5

1

6 SRIE - Capitulo 10 Pg. 166 - 173

Nota: ________

Grcia clssica (510 a.c 338 a.c)


Verificao Corrente -(5) cinco durante o bimestre cada avaliao 02 (dois) pontos peso Nome: _________________________________________________ Turma: ___________________ Data: ______/ setembro de 2011. Conceito de cidades-estados O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo prprio e autnomo. CidadesEstados eram comuns na Antiguidade, principalmente na Grcia Antiga, tais como Tria, Atenas e Esparta. Etimologia da palavra Estado A palavra Estado provm do grego plis (cidade-estado). De plis advm o conceito de poltica, que a cincia de governar a cidade. Para os romanos, a civitas ou res pblica chamada de status, que significa situao ou condio. Na modernidade, o Estado surgir com o conceito que conhecemos atualmente: para o francs, Estado ser tat, Staat para o alemo, Stato para o italiano, e Estado para o espanhol e para o portugus. A denominao etimolgica de Estado descrita por Dallari que a palavra tem origem latina, status, que significa estar firme, significando situao permanente de convivncia e ligada sociedade poltica, aparecendo pela primeira vez em O Prncipe, de Maquiavel, escrito em 1513. Portanto, o conceito de Estado, na forma que entendemos hoje, recente, uma definio moderna

Questes
1) Identifique no mapa as cidades-estados gregas (no perodo Clssico 510

a.C 338 a.c) fazendo a devida correlao (faa um circulo e indique). Atenas Esparta

2) A sociedade espartana se dividia em trs classes os espartatas, hilotas e

periecos. Conceitue estas classes sociais. 3) Relacione a coluna esquerda com a direita, de acordo com a participao poltica exercida pelos espartanos nos seguintes rgos ( A ) pela ( ) Formada por dois reis, responsveis pelos assuntos religiosos e pelo comando do exrcito; eram cargos hereditrios ) Composto por cinco membros eleitos anualmente pela pela. Era dotado de amplos poderes de vigilncia e fiscalizao, a fim de garantir a obedincia s leis por todos, inclusive pelos reis, magistrados e funcionrios. ) Constituda por 28 indivduos com mais de 60 anos e pelos dois reis, aos quais cabia formular as leis. Era um conselho atuante e respeitado, em especial em caso de guerras; era o tribunal de ltima instncia. ) Composta de todos os espartanos maiores de 30 anos. Era um rgo consultivo e responsvel pela escolha dos membros da Gersia e do Eforato.

( B ) Gersia

( C ) Eforato

( D ) Diarquia

4) Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Os espartanos afirmavam que as leis da cidades haviam sido criadas por LICURGO, cuja existncia no foi comprovada. ( ) a falta de reformas polticas reforou o carter conservador da sociedade espartana, mantido graas a um sistema de educao voltado para a preparao militar, a defesa e o domnio da polis, atribuies que cabiam a todo espartano. ( ) as crianas do sexo masculino eram separadas da famlia aos 18 anos e entregues ao Estado para cumprirem o servio militar obrigatrio. ( ) Aos 18 anos o jovem tornava-se soldado (hoplita) e permaneceria a servio do Estado at os 60 anos. Aos 30 conquistava o direito de participar da pela e passava a ser considerado um cidado, obrigado a se casar para ter filhos, que tambm deveriam manter a tradio.

( ) As mulheres espartanas no participavam da vida poltica. Sua obrigao era se casar e gerar filhos saudveis para servir ao Estado. Eventualmente poderiam ser convocadas para a guerra. Aluno (a):____________________________________________ turma: _____________________
5) A sociedade ateniense era composta por classes diversas, correlacione a

coluna direita com a esquerda: ( A ) euptridas ( ) Contavam com significativo prestgio social em funo do desenvolvimento martimo-comercial da cidade. Eles acumulavam mais e mais riquezas com a compra e venda de produtos. Estavam inicialmente abaixo dos euptridas em poderio econmico, mas tendiam a equiparar-se em fora. ) Grupo social importante, mas menos numeroso, formado pelos estrangeiros ou migrantes. ) Grupo de pessoas sujeitas as ordens e restries impostas por uma pessoa que lhe impe suas vontades, trabalhavam no campo ou na cidade. ) Habitantes da regio montanhosa da pennsula, compunham a camada menos favorecida da sociedade ateniense. ) Formavam a elite da sociedade ateniense. Com os recursos que tinham, no precisavam despender seu tempo com atividades produtivas e podiam dedicar-se aos debates e s decises pblicas para garantir a manuteno de seus interesses e privilgios.

( B (

) Camponeses

( (

C ) Metecos

( D

) Escravos

( E ) comerciantes

6) Qual era o papel da mulher na sociedade ateniense no perodo da Grcia

clssica ?

7) Quem foi Drcon ? Qual foi o legislador grego que decretou o fim da

escravido por dvidas em 594 a.c. ?

8) O que repblica censitria, de acordo com o livro adotado.

9) Em 510 a.c., durante o governo de Clstenes, houve uma reforma poltica

instaurando a democracia, ampliando a possibilidade de participao nas decises polticas a todo cidado ateniense, independente de sua renda. Entretanto, para a sociedade ateniente cidado era todo indivduo __________________, do sexo ______________________, _______________ e nascido em ____________________.

10)

A forma de governo existente na cidade estado ateniense era conhecida como democracia direta, e a democracia era mantida com o funcionamento de trs rgos polticos principais, em relao a esses rgos relacione a coluna direita com a esquerda ) HELIAE ( ) Tinha fora de assemblia poltica e dela podiam participar todos os cidados com mais de 18 anos de idade; a funo era aprovar ou no os projetos encaminhados pela Bul, alm de eleger dez estrategos. ( ) Conselho de 500 membros encarregados de fazer projetos de lei. ( ) Representavam tribunais de justia nos quais cidados escolhidos por sorteio julgavam conflitos e crimes.

( (

) ECLSIA ) BUL

11)

Para que servia a lei do ostracismo.

5
No pergunte o que seu pas pode fazer por voc. Pergunte o que voc pode fazer por seu pas. John F. Kennedy
As boas obras no tornam bom o homem, mas o homem bom pratica boas obras. As obras ms no tornam mau o homem, mas o homem mau pratica obras ms. Martinho Lutero

Boa Sorte !!!!

Potrebbero piacerti anche