Sei sulla pagina 1di 8

Riscos ocupacionais em sade

CUPA RISCOS OCUPACIONAIS OCCUPATIONAL HEALTH RISKS CCUPA EALTH

EM

SADE
Maria Yvone Chaves Mauro * Camila Drumond Muzi ** Raphael Mendona Guimares ** Carla Christina Chaves Mauro***

RESUMO: Este um artigo de reviso que pretende discutir os riscos ocupacionais em sade, apoiando-se em pesquisa bibliogrfica referente ao perodo de 1976 a 2004. Objetiva-se discutir os riscos ocupacionais em sade a partir de elementos do contexto do trabalhador e analisar as condies gerais do seu ambiente de trabalho e suas condies individuais e de sade. Percebe-se que a desarmonia entre sade e trabalho incontestavelmente um problema de sade pblica, que merece ser analisado em todos os seus prismas, compreendendo assim a integralidade do trabalhador. Tal fato requer, do enfermeiro, a ateno necessria para que, primeiramente, no sofra o desgaste gerado por essa desarmonia e, depois, possa contribuir para minimizar os efeitos negativos gerados em outros trabalhadores. Palavras-chave: Enfermagem; risco ocupacional; sade; trabalho. ABSTRACT: ABSTRACT: This article intends to discuss occupational health risks, based on a bibliographic research covering the period from 1976 to 2004. The objective is to discuss occupational risks from elements that make part of the workers context, and to analyze related general environment conditions and personal conditions. It is clear that the disharmony between health and work is an incontestable public health problem that must be analyzed under its multiple facets. That fact demands attention of the nurse in order to avoid suffering the effects generated by such disharmony, and to contribute to minimize the negative effects generated upon other workers. Keywords: Nursing; occupational risk; health; work.

I NTRODUO

A palavra trabalho e o qualitativo profissional so usados em psicologia para designar toda atividade realizada tecnicamente com a finalidade de conseguir um rendimento econmico. Em nossa organizao social, o ser humano dedica ao trabalho aproximadamente 65% da sua vida produtiva, incluindo-se jornada de trabalho e atividade propriamente dita, a locomoo e o atendimento das necessidades relacionadas ao trabalho. Portanto, no a terceira parte da vida, mas a metade da sua existncia que o homem dedica ao trabalho profissional. Hoje o trabalho constitui uma das prticas mais importantes da vida do ser humano, porque dessa atividade que o homem tira os elementos para sua prpria subsistncia familiar. Entretanto, o homem no deve trabalhar apenas pelo salrio que recebe, mas tambm pela satisfao pessoal que deve sentir na sua realizao e pelos resultados que colhe atravs do seu prprio esforo.
p.338 R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

O trabalho desempenha uma funo importante na vida do homem e preenche alguns objetivos, tais quais: respeitar a vida e a sade do trabalhador, priorizando o problema da segurana e da salubridade dos locais de atividade laboral; deixar-lhe tempo livre para o descanso e lazer, destacando-se a questo da durao dessa jornada e de sua coordenao para a melhoria das condies de vida fora do local da atividade ocupacional; e deve permitir ao trabalhador sua prpria realizao pessoal, ao mesmo tempo em que presta servios comunidade, considerando o problema do tipo de atividade e da organizao do trabalho. Quanto Sade do Trabalhador, ela compreendida como um conjunto de prticas tericas interdisciplinares - tcnicas, sociais, humanas - e interinstitucionais, realizadas por diferentes atores situados em espaos sociais distintos e informados por uma mesma perspectiva comum1.

Mauro MYC, Muzi CD, Guimares RM, Mauro CCC

Discorrer sobre a Sade do Trabalhador , em primeiro lugar, abordar um tema que ainda no atingiu a adolescncia, mas que precisa discutir os caminhos que levem a uma maturidade saudvel e duradoura2. Para tal maturidade, cabe discutir os aspectos relacionados ao trabalho que garantam o bem-estar do sujeito e, ainda, abordar os riscos inerentes a esse trabalho, de forma que sua preveno possa trazer segurana ao indivduo. Assim, so objetivos deste estudo: discutir os riscos ocupacionais na rea da sade, a partir dos elementos do contexto do trabalhador e analisar as condies gerais do seu ambiente de trabalho e suas condies individuais de sade. A pesquisa bibliogrfica realizada abrange produo cientfica de 1976 a 2004, recuperando conceitos e achados de grande relevncia para a especialidade Sade do Trabalhador.

O SIGNIFICADO

DO

TRABALHO

mana tem significado trplice: material, psicolgico e social3. Quanto satisfao material, necessrio que o trabalho proporcione o atendimento das necessidades biolgicas primordiais: alimentao, vesturio, habitao, sade fsica e mental, recreao e outras. No que se refere satisfao psquica individual, ela se fundamenta no provimento das seguintes necessidades: afeto; noo de pertencer, sentir-se uma pea da engrenagem empresarial; companhia dos outros; realizao; experincias novas; segurana; e fator de otimismo. Considerando a satisfao social, o trabalho confere posio entre os membros do grupo, o que importante para a convivncia social. Aps a reviso desses significados, torna-se imprescindvel destacar as alteraes no homem determinadas pelo trabalho.

O provimento das necessidades biolgicas bsicas humanas a funo primordial do trabalho, entretanto, existem outras funes como: propicia o aplauso social, uma vez que o individuo que no trabalha mal visto pela sociedade; alivia a tenso emocional funcionando como uma vlvula de escape ou uma derivao para as emoes acumuladas; estimula a imaginao e ativa a criatividade porque afeta poderosamente a atividade mental e estimula a inteligncia, procurando obter melhores formas de expresso da produtividade; condiciona o progresso e o bemestar humano porque cada trabalhador considerado parte do processo de melhoria de sua comunidade3. O significado do trabalho4,5,6 elaborado como uma cognio subjetiva, histrica e dinmica, caracterizada por mltiplas facetas que se articulam de diversificadas maneiras. subjetiva, apresentando uma variao individual, a qual reflete a histria pessoal de cada um. social, porque, alm de apresentar aspectos compartilhados por um conjunto de indivduos, reflete as condies histricas da sociedade, na qual est inserido. dinmica, no sentido de que construto inacabado, em permanente processo de construo. Decorrente disso, sua caracterizao varia conforme seu prprio carter histrico-social. O significado do trabalho, para o homem, representa uma situao especial, que lhe traz satisfao ou no, e ainda, como atividade hu-

AS ALTERAES

PELO

TRABALHO

No desempenho do trabalho, pode-se observar alteraes no organismo e na personalidade do trabalhador que se manifestam durante a jornada3, tais como: modificaes fisiolgicas alterao do processo metablico, aumento do ritmo respiratrio e cardaco e alteraes no teor fsicoqumico do sangue e dos tecidos musculares, resultantes do esforo produzido; aquecimento ou seja, intensificao do rendimento do trabalho pelo aumento da capacidade dos msculos e nervos condicionados atividade exercida; queda da velocidade e qualidade do rendimento observveis com o prolongamento forado do trabalho, decorrente do esforo muscular e intelectual que surge com a fadiga; reativao o sbito aumento do ritmo de trabalho, seja pelo estmulo do supervisor ou apelo nas ultimas horas de trabalho; alteraes no controle e coordenao motora observveis na continuidade do esforo fsico. preciso estar atento para o incio dessas alteraes no trabalhador: os movimentos se tornam mais lentos e imprecisos e o trabalho se apresenta com menos rendimento e queda na produtividade; os bloqueios que se caracterizam por interrupes muito curtas, de frao de segundos, automticas e inconscientes no decorrer da atividade, que o trabalhador nem percebe, acreditando-se ser reflexo de fadiga mental; e a fadiga que a sensao de exausto fsica e mental, resultante do excesso de atividades, manifestada
R Enferm UERJ 2004; 12:338-45. p.339

Riscos ocupacionais em sade

pela reduo da fora fsica e capacidade de reagir ou executar tarefa3. Dando prosseguimento, inicia-se, a seguir, o estudo da relao ambiente ocupacional/trabalhador.

O AMBIENTE DE TRABALHO T RABALHADOR

E O

A Sade Ocupacional avana numa proposta interdisciplinar, com base na Higiene Industrial, relacionando ambiente de trabalhocorpo do trabalhador 1. Incorpora a teoria da multicausalidade, na qual um conjunto de fatores de risco considerado na produo da doena, avaliada atravs da clnica mdica e de indicadores ambientais e biolgicos de exposio e efeito. Os fundamentos tericos do modelo da Histria Natural da Doena 7 so aplicveis a indivduos ou grupos, e derivam da interao constante entre o agente, o hospedeiro e o ambiente, significando um aprimoramento da multicausalidade simples. Mesmo assim, se os agentes/riscos so assumidos como peculiaridades naturalizadas de objetos e meios de trabalho, descontextualizados das razes que se situam em sua origem, repetem-se, na prtica, as limitaes da Medicina do Trabalho. As medidas que deveriam assegurar a sade do trabalhador, em seu sentido mais amplo, acabam por restringir-se a intervenes pontuais sobre os riscos mais evidentes. Enfatiza-se a utilizao de equipamentos de proteo individual, em detrimento dos que poderiam significar a proteo coletiva; normatizam-se formas de trabalhar consideradas seguras, o que, em determinadas circunstncias, conforma apenas um quadro de preveno simblica. Assumida essa perspectiva, so imputados aos trabalhadores os nus por acidentes e doenas, concebidos como decorrentes da ignorncia e da negligncia, caracterizando uma dupla penalizao8. A frmula ideal para a vida humana consiste em manter em equilbrio os componentes biolgicos e psquicos da personalidade e os fatores sociais e do ambiente. Quando o equilbrio persiste, o individuo conserva o seu estado de sade e mantm uma sensao de bem-estar. Desse modo, o ambiente de trabalho pode converter-se em elemento agressor do indivduo. Qualquer que seja a origem do desequilbrio, existe a possibilidade de dano para a sade do traba-

lhador, o qual deve ser protegido pela adoo de medidas adequadas9. Assim, o estudo do ambiente de trabalho deve compreender os seguintes aspectos: os diferentes tipos (caractersticas); os fatores que o condicionam; as alteraes desses fatores e suas causas; a tcnica para explorao dessas alteraes; as medidas que devem ser adotadas para evitar a agresso do ambiente sobre o indivduo10. No possvel indicar todos os fatores de risco, contudo relacionam-se os mais comuns11: muitas horas de trabalho; postura inadequada; monotonia; meio fsico inadequado; instalaes sanitrias insuficientes; falta de salas de descanso e assentos; sade e higiene mental insatifatrias e fadiga. Entre os agravos sade do trabalhador, destacam-se os acidentes de trabalho que so mencionados a seguir.

ACIDENTES
Com uma perspectiva de superao da viso do acidente de trabalho de uma forma inespecfica e a-histrica, deve-se ter uma viso renovada desse tipo de evento, ou seja, olhar com cuidado no s o acidente em si, mas tambm os fatores que o predispuseram. Embora saiba-se que acidentes com material biolgico no acontecem somente com enfermeiros ou tcnicos de enfermagem, h estudos que indicam a hegemonia dessa categoria nos incidentes, especialmente em acidentes com material perfurocortantes12. Recentes estudos13 evidenciaram que a relao entre incidncia de acidentes de trabalho e mortalidade no to baixa, o que significa que h um pequeno potencial de mortalidade e um grande potencial de morbidez, condio que demanda estratgias para minimizar esses agravos no ambiente de trabalho, tendo em vista suas repercusses para o indivduo e para o Estado. Verificou-se, ainda, que h diferenas brutais entre as mesmas taxas nacionais e por regies, o que sinaliza uma diferenciao no acesso aos servios de sade e, especificamente, na rea da Sade do Trabalhador. Neste contexto, os acidentes de trabalho (AT) ocupam destaque, uma vez que se apresentam como a concretizao dos agravos sua sade em decorrncia da atividade produtiva, recebendo interferncias de variveis inerentes pr-

p.340

R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

Mauro MYC, Muzi CD, Guimares RM, Mauro CCC

pria pessoa, do ponto de vista fsico ou psquico, bem como do contexto social, econmico, poltico e da prpria existncia. Decorrem da ruptura na relao entre o trabalhador e os processos de trabalho, os quais interferem no processo sade/ doena, algumas vezes de maneira abrupta e outras de forma insidiosa, bem como no modo de viver ou morrer dos trabalhadores14. Considerando o exposto, o trabalho noturno pode ser outro fator de ruptura no equilbrio sade/doena, conforme descrito na seo seguinte.

TRABALHO NOTURNO
As escalas de trabalho em turnos geralmente adotadas so bastante variadas, e em uma mesma empresa pode haver vrias escalas. Nas dcadas de 60 e 70, escalas de turnos em que predominava o rodzio semanal dos horrios de trabalho eram bastante freqentes. Uma das anlises mais divulgadas na literatura sobre erros/acidentes relacionados ao trabalho em turnos foi publicada originalmente em 1979 15 . A hiptese destacada pelo referido estudo a de que provavelmente o pior desempenho observado em atividades em plantes ou regimes de trabalho noturnos estaria associado queda ou diminuio na expresso comportamental de alguns ritmos biolgicos, com especial nfase ao da temperatura corporal. Esse ritmo apresenta valores mais baixos durante a noite, concomitante ao aumento da sonolncia e conseqente queda de rendimento de algumas funes cognitivas. A falta de repouso leva a riscos, decorrentes da privao de sono que vo desde a irritao, ansiedade, insegurana, depresso, dificuldade de concentrao e reduo da capacidade crtica; o profissional de enfermagem se sente insatisfeito por no ter prestado uma assistncia de melhor qualidade ao paciente16.Diante das evidncias de problemas gerados pela inverso do ciclo viglia-sono e conseqente privao do sono de trabalhadores, podese dizer que as estratgias individuais relacionadas aos hbitos de sono so essenciais para permitir a adaptao ao trabalho em turnos17. Um estudo18 realizado entre auxiliares de enfermagem e enfermeiros que trabalhavam em hospital pblico de So Paulo, cuja organizao dos turnos diurnos e noturnos fixos era de 12 ho-

ras dirias, seguidas de 36 horas de descanso, comparou as duraes dos episdios de sono, detectando diferenas significativas entre sono diurno e noturno. A qualidade dos episdios de sono diurno aps as noites de trabalho foi avaliada como pior do que a qualidade dos episdios de sono noturno. Foram encontradas diferenas significativas na percepo dos estados de alerta em trs momentos diferentes do turno da noite. Os nveis percebidos de alerta noite tornam-se piores medida que aumenta o nmero de horas de trabalho. Isso um indicativo de que a sonolncia no trabalho noturno se faz presente e pode prejudicar seriamente tanto trabalhadores quanto os pacientes que esto sob seus cuidados. A partir de estudos anteriores19, 20 realizados acerca do trabalho noturno, verificou-se uma srie de alteraes no ritmo biolgico do trabalhador (ciclo circadiano; temperatura corporal; nvel de glicose no sangue; grau de fadiga; adaptao ao trabalho; rendimento; durao do sono; grau de reteno da informao). As conseqncias diretas foram: fadiga; desadaptao atividade; baixo rendimento; baixa capacidade de conciliar o sono normal; maior ndice de erros detectados; desequilbrio nutricional; limite reduzido de responsabilidade; aumento ou aparecimento de patologia de natureza somtica; estress.

CONDIES

DE

SADE

As medidas ergonmicas relacionadas postura no ambiente de trabalho, assim como as solues implementadas de modo preventivo so mais positivas, especialmente quando associadas seleo adequada do trabalhador e utilizao de tcnicas corretas no processo de trabalho21. Essa prtica comumente realizada inadequadamente pelos profissionais de enfermagem, da a freqncia de problemas de sade no trabalho. Deve-se ainda considerar o trabalho sentado, no qual a incidncia de hrnias de disco trs vezes maior que no trabalho em p, e os esforos no sentido de ampliar os conhecimentos bsicos de ergonomia dos profissionais da rea de sade. Cabe destacar aqui os principais fatores relacionados s condies ocupacionais20,21, considerando-se as novas tendncias do mercado de trabalho: remunerao; oportunidade de carreira; garantia disciplinares; horas de trabalho; des-

R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

p.341

Riscos ocupacionais em sade

canso e frias; segurana social; proteo sade; oportunidade de formao inicial e educao continua; efetivo de pessoal no servio; organizao do trabalho; participao do pessoal na determinao de suas condies ocupacionais e de vida e participao em tudo que contribui para sua satisfao no trabalho. No Brasil, existem inmeros convnios e recomendaes da Organizao Internacional do Trabalho(OIT) ratificadas pelas Portarias do Ministrio do Trabalho denominadas Normas Regulamentadoras (NR), alm da Consolidao das Leis de Trabalho (CLT), disciplinando essa rea. Os estudos sobre os riscos ocupacionais apontam que, quando eles no so submetidos a controle, levam ao aparecimento de acidentes e doenas profissionais e do trabalho. O Ministrio do Trabalho, atravs das NR, visa eliminar ou controlar tais riscos ocupacionais. So 32 NRs direcionadas para trabalhador urbano, das quais foram selecionadas algumas de relevncia para o trabalhador de sade: NR-1 Disposies Gerais; NR-4 Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT; NR-5 Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA; NR-6 Equipamentos de Proteo Individual EPI; NR-7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO; NR-9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA; NR-15 Atividades e Operaes Insalubres; NR-16 Atividades e Operaes Perigosas; NR-17 Ergonomia; NR-24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho; NR-26 Sinalizao de Segurana; NR-31 Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados; NR-32 (em processo de implementao) Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Assistncia Sade 22. Algumas delas esto envolvidas no controle das condies de risco para a sade e melhoria dos ambientes de trabalho, visando: identificao das condies de risco para a sade presentes no trabalho; caracterizao da exposio e quantificao das condies de risco; discusso e definio das alternativas de eliminao ou controle das condies de risco; implementao e avaliao de medidas a serem adotadas 22. Os condicionantes sociais, econmicos, tecnolgicos e organizacionais responsveis pelas condies de vida e de trabalho e os fatores de risco ocupacionais so tambm determinantes da

sade do trabalhador. Portanto, aes na rea da sade do trabalhador tm como objetivo primordial mudanas nos processos de trabalho que contemplem, em toda sua dimenso, as relaes sade-trabalho, por meio de uma atuao multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Considera-se fator de risco para provocar um dano, toda caracterstica ou circunstancia que acompanha um aumento de probabilidade de ocorrncia do fator indesejado, sem que o dito fator tenha de intervir necessariamente em sua causalidade23. Classicamente, os fatores de risco para a sade e segurana dos trabalhadores, presentes ou relacionados ao trabalho, de acordo com a Organizao Pan-Americana da Sade no Brasil, podem ser classificados em cinco grandes grupos22,24: fsicos- agresses ou condies adversas de natureza ambiental que podem comprometer a sade do trabalhador; qumicos- agentes e substncias qumicas, sob a forma lquida, gasosa ou de partculas e poeiras minerais e vegetais, comuns nos processos de trabalho; biolgicos- microorganismos geralmente associados ao trabalho em hospitais, laboratrios e na agricultura e pecuria; ergonmicos e psicossociais - que decorrem da organizao e gesto do trabalho; de acidentes- ligados proteo das mquinas, arranjo fsico, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalizao, rotulagem de produtos e outros que podem levar a acidentes do trabalho. Os riscos ocupacionais tm origem nas atividades insalubres e perigosas, aquelas cuja natureza, condies ou mtodos de trabalho, bem como os mecanismos de controle sobre os agentes biolgicos, qumicos, fsicos e mecnicos do ambiente hospitalar podem provocar efeitos adversos sade dos profissionais. Os tcnicos especialistas em Higiene e Segurana do Trabalho so unnimes em colocar que o importante no gratificar o trabalhador com o adicional de insalubridade ou de periculosidade, mas sim tornar o trabalhador e o ambiente absolutamente saudveis. O quadro a seguir mostra a classificao dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza: Essas condies isalubres e perigosas na maioria das vezes se tornam rotina, freqentemente no percebidas pelos gerentes, nem pelo prprio trabalhador de sade, o qual se habitua com a

p.342

R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

Mauro MYC, Muzi CD, Guimares RM, Mauro CCC

Fonte: Ministrio do Trabalho (MTE) Norma Regulamentadora NR 9 Riscos ambientais25 FIGURA 1: Classificao dos Principais Riscos Ocupacionais.

situao ou mantm um autocontrole dos sintomas, sem procurar esclarecer as causas verdadeiras. Das observaes feitas, e com base na literatura estudada9,14,17,24-27, evidenciam-se as conseqncias dessas condies: queda da produo, maior vulnerabilidade aos acidentes de trabalho, afastamento do trabalho por motivo de sade, causa mais freqente do elevado absentesmo. A combinao desses fatores leva a enfermagem, principalmente, a uma condio que os peritos da OIT caracterizam como de penria crnica. Com o conhecimento desses fatores de riscos e a identificao da populao exposta (os prprios profissionais de enfermagem, seus colegas de trabalho e os clientes), cabe aos gerentes encetar uma luta para orientar o trabalhador sobre tais riscos ocupacionais e as medidas necessrias ao seu controle. Um programa de educao continuada, com treinamento especfico para profissionais de sade, pode favorecer o entendimento desses problemas e de sua gravidade para combat-los. A criao de Comisses Internas para Preveno de Acidentes27 (CIPAS), nas Unidades de Sade, tambm, facilitar a discusso dos problemas com a direo das instituies, assim como as Comisses de Sade. Vale ressaltar que

os hospitais com mais de 500 empregados so obrigados a incorporar um Enfermeiro do Trabalho no seu quadro, de modo que esse profissional alm de participar das atividades especificas, dever estar atento aos fatores de riscos para combat-los 28. Atualmente, conta-se com a Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho n 32/2002, ainda em fase de homologao, que se destina proteo dos trabalhadores de estabelecimentos de sade 29. Os centros de estudos dos hospitais e outros servios de sade, tambm devero discutir essa problemtica e buscar a assessoria necessria com os tcnicos competentes, principalmente em relao a novos riscos. Resultados de pesquisas sobre condies de trabalho e aspectos ergonmicos mostram que h necessidade de difundir-se entre os enfermeiros o conhecimento desses estudos e de outros sobre a higiene, biossegurana e segurana do trabalho, visando a proteo de sua prpria sade e de seus clientes26. imperativa a implementao de medidas ergonmicas e de biossegurana para a proteo dos enfermeiros e demais profissionais de sade, assim como de medidas de higiene mental para a garantia de um ambiente saudvel e obteno do equilbrio emocional do grupo.

R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

p.343

Riscos ocupacionais em sade

C ONCLUSO

Existem medidas especificas de proteo

sade do trabalhador que so quantitativa e qualitativamente satisfatrias, embora de circulao ainda limitada, e, devem ser implantadas como norma obrigatria do Ministrio do Trabalho. uma questo de cidadania a conquista desse direito do trabalhador. A enfermagem ainda no est mobilizada o suficiente para aplicar as medidas em favor de sua prpria sade, da produtividade do servio, do seu melhor desempenho e satisfao no trabalho. Destaca-se como elemento de grande eficincia o domnio do conhecimento dos fatores de riscos ocupacionais, causas das patologias do trabalho e medidas de controle, especialmente no que se relaciona com a enfermagem. Considera-se o grupo de enfermagem o grupo ideal para difundir esses conhecimentos por ser o sujeito e o objeto do problema em questo. Desse modo, o enfermeiro pode ser o multiplicador em potencial na rea da sade.

R EFERNCIAS
1. Minayo-Gomez C, Thedim-Costa SMF. A construo do campo da sade do trabalhador: percurso e dilemas. Cad Sade Pblica 1997; 13 (supl.2): 21-32. 2. Lacaz FAC. Sade dos trabalhadores: cenrio e desafios. Cad Sade Pblica 1997; 13 (supl.2): 07-19. 3. Mielnik I. Higiene mental do trabalho. So Paulo: Artes Mdicas; 1976. 4. Borges LO. A estrutura fatorial dos atributos valorativo e descritivo do trabalho: um estudo emprico de aperfeioamento e validao de um questionrio. Estudos de Psicologia 1999; 4: 107-58. 5. Borges LO. Os pressupostos dos estudos do significado do trabalho na Psicologia Social: no caminho do existencialismo. Vivncia 1998; 12: 87-105. 6. Brief AP, Nord WR, organizadores. Meaning of occupational work: a collection of essays. Toronto (Ca): McGraw-Hill; 1990. 7. Leavell H, Clark EG. Medicina preventiva. So Paulo: McGraw-Hill; 1976. 8. Machado JMH, Minayo MCS. acidentes de trabalho: concepes e dados. In: Minayo MCS, organizadora. Os muitos brasis: sade e populao na dcada de 80 Rio de Janeiro: Abrasco; 1995. p. 117-42. 9. Mauro MYC. Riscos ocupacionais em sade. Rev Enferm Atual 1990; 1: 17-25. 10. Kaplan J. Medicina del trabajo. 3a ed. Buenos Aires (Ar): Editorial Ell Ateneo 11. Secretaria de Trabalho (EUA). Diretoria do Trabalho Feminino. A enfermeira dos estabelecimentos industriais e a operria. Publicao Tcnica n0 298.

Washington (DC): Secretaria de Trabalho; 1994. 12. Braga, D. Acidente de trabalho com material biolgico em trabalhadores da equipe de enfermagem do Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas [dissertao de mestrado]. Rio de Janeiro:Escola Nacional de Sade Pblica; 2000. 13. Guimares RM, Mauro MYC. Potencial de morbimortalidade por acidente de trabalho no Brasil perodo de 2002: uma anlise epidemiolgica. Epstula ALASS (Espana) 2004; 55 (2): 18-20. 14. Guimares RM, Mauro MYC. Riesgo de accidentes de trabajo: uma propuesta de indicadores ergonmicos de evaluacin. Proceedings of the 3rd Conference on Occupational Risk Prevention; 2004. Santiago de Compostella, Espanha. Santiago de Compostella (Es): Asociacin del Trabajador; 2004. 15. Folkard S, Monk TH. Shiftwork and performance. human factors. Human Factors Soc 1979; 21: 483-492. 16. Monk TH. The relationship of chronobiology to sleep schedules and performance demands. In: Monk TH. Work & stress. Abingdon: Taylor and Francis; 1990. p.227-236. 17. Moreno CRC, Fischer FM, Rotemberg L. A sade do trabalhador na sociedade 24 horas. So Paulo Perspec 2003; 17(1): 34-46. 18. Fischer FM, Teixeira LR, Borges FNS et al. Percepo de sono: durao, qualidade e alerta em profissionais da rea de enfermagem. Cad Sade Pblica 2002; 18 (5): 1261-9. 19. Figueiredo NMA, Macedo MCS. Fadiga: intercorrncias na assistncia de enfermagem. Rio de Janeiro: Universiodade do Rio de Janeiro; 1982. 20.Takana SL et al. Estudo de algumas condies que dificultam a assistncia de enfermagem no perodo noturno. Acta Paul Enf 1988; 1 (4): 95-100. 21. Silva EF. Estudo sobre acidentes de trabalho ocorridos com trabalhadores de enfermagem de um hospital de ensino [dissertao de mestrado]. So Paulo: Universidade de So Paulo; 1998. 22. Ministrio da Sade (Br). Organizao Pan-Americana da Sade no Brasil. Doenas relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os servios de sade. Braslia (DF): OPAS/OMS; 2001. 23. Ministrio do Trabalho (Br). Norma regulamentadora NR 9: riscos ambientais. Programa de preveno de riscos ambientais. Portaria N 25 de 29.12.94. Disponvel em: http:/ /www.ifi.unicamp.br/~jalfredo. Acesso em 20 maio 2004. 24. Mauro MYC. Riscos ocupacionais em sade. Rev Enferm Cientfica 1991; 3 (1): 23-28. 25. Ministrio do Trabalho (Br). Norma regulamentadora NR 9: riscos ambientais. Braslia (DF): Programa de preveno de riscos ambientais; 1994. 26. Mauro MYC et al. Fadiga e os aspectos ergonmicos do trabalho. Rev Bras Enf 1976; 29 (4): 130-143. 27. ISEGNET. Curso de CIPA no ISEGNET: Formao de pessoal na comisso interna para preveno de acidente. Disponvel em: http://www.isegnet.com.br/principal/ cipa.htm. Acesso em 20 maio 2004. 28. Ministrio do Trabalho (Br). Decreto n 3214 de 1978. Dispe sobre as condies mnimas de trabalho. Braslia (DF): Secretaria de Documentao; 1978. Disponvel em

p.344

R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

Mauro MYC, Muzi CD, Guimares RM, Mauro CCC

www.mte.gov.br. Acesso em 17 jul 2004. 29. Ministrio do Trabalho (Br). Norma regulamentadora NR 32 de 2002. Dispe sobre a sade do trabalhador de

instituies de sade. Braslia (DF). Secretaria de Comunicao; 2002. Disponvel em www.mte.gov.br. Acesso em 29 jul 2004.

CUPA RIESGOS OCUPACIONALES

EN

ALUD SALUD

RESUMEN: Esto es un artculo de revisin que intenta discutir los riesgos ocupacionales en salud, apoyndose en investigacin bibliogrfica referente al perodo de 1976 a 2004. Se objetiva debatir los riesgos ocupacionales en salud a partir de elementos del contexto del trabajador y analizar las condiciones generales de su ambiente de labor y sus condiciones individuales y de salud. Se percibe que la desarmona entre salud y trabajo es incontestablemente un problema de salud pblica, lo cual merece ser analizado en todos sus prismas, comprendiendo as la integralidad del trabajador. Tal hecho requiere, del enfermero, la atencin necesaria para que, primeramente no venga a sufrir el desgaste generado por esa desarmona y, despus, pueda contribuir para minimizar los efectos negativos generados en otros trabajadores. Palabras clave: Enfermera; riesgo ocupacional; salud; trabajo.

Recebido em: 06.05.2004 Aprovado em: 14.10.2004

Notas
*

Doutora em Enfermagem e Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Sade Pblica da FENF/UERJ. Sanitarista, Enfermeira do Trabalho e Ergonomista. Pesquisadora do CNPq. Rio de Janeiro/RJ. ** Interno da Faculdade de Enfermagem UERJ. Bolsista IC do CNPq. *** Mestranda do Programa de Engenharia de Produo do GENTE/COPPE/UFRJ. Arquiteta, Ergonomista e Engenheira de Segurana do Trabalho

R Enferm UERJ 2004; 12:338-45.

p.345

Potrebbero piacerti anche