Sei sulla pagina 1di 35

Sleuth

De Harold Pinter (original de Anthony Shaffer)

Traduo de Pedro Jorge

Acto I

Pgina | 1

(Andrew Wyke est sentado no sof a beber um copo de vodka e tocam campainha. Andrew abre a porta e Milo Tindle) Tindle Andrew Wyke? Wyke Sim? Tindle O meu nome Milo Tindle. Wyke Ah sim, ptimo! Prazer em conhec-lo. Que comboio que apanhou? Tindle Vim de carro. Wyke Ah, veio de carro? Tindle Sim, pus o meu carro entrada. Wyke O pequenito? Tindle Sim, o pequenito. Wyke E o grande? Tindle O que que tem o grande? Wyke O grande meu. Que tal o acha? Tindle muito bonito Wyke Porque est a fora? Entre! Tindle Muito obrigado. Wyke Estava aqui a ver um filme de um dos meus livros na televiso. (Milo est a olhar para o interior da casa, mostrando pouco interesse na conversa de Andrew) Gosta da casa? Tindle Extraordinria! Wyke Sabe quem que desenhou o interior? Tindle Sim, creio que foi a sua mulher. Wyke Ah, j sabia?

Pgina | 2

Tindle Sabia, sim. Wyke Depois mostro-lha. O que toma? Eu estou a beber vodka. Tindle Whisky, se faz favor. Wyke Whisky. Disse que se chamava Milo? Tindle Sim, Milo Tindle. Wyke Milo, que nome interessante. estrangeiro, presumo? Tindle O meu pai Italiano. Wyke Milo soa-me Hngaro. Tindle No, italiano Wyke Aqui tem o seu Whisky. Sade. Tindle Sade. Wyke - O seu pai no ser mesmo Hngaro? Tindle Bom, se o , esconde-o muitssimo bem. Wyke E a sua me? Tindle inglesa. Wyke Ento voc uma espcie de rafeiro, no ? (Milo passeia pela casa) Tindle Obrigado por me receber. Wyke Ora, o prazer todo meu. Tindle - No sabia que tambm escrevia para a televiso. Wyke No, eu escrevo policiais, como j deve saber. Mas normalmente o publico aceita to bem os meus livros que eles so adaptados para a televiso. Sabe o que quer dizer adaptar, no sabe? Tindle Adaptar? Sim, sei

Pgina | 3

Wyke Ah, que podiam no ter essa palavra em italiano. Tindle Eu falo ingls, no se preocupe. Wyke Magnfico, um poliglota Venha dar uma olhada ao meu escritrio. (Andrew e Milo vo a uma sala onde esto duas estantes) Aqui esto todos os meus policiais, suponho que j os tenha lido Tindle Por acaso, no. Wyke Ah, ento porqu? Sabe ler, no sabe? Tindle Sei, mas infelizmente no admiro policiais. Wyke Voc nico no mundo! Tindle assim to invulgar? Wyke Claro, eu sou conhecidssimo! Est a ver esta prateleira? Tudo tradues dos meus livros: francs, alemo, holands Tindle Fala holands, no ? Wyke Falo, como que sabia? Tenho um tio holands. Tindle No vejo nada em italiano. Wyke Pois, os italianos so um povo muito estranho, a cultura no o forte deles Tindle Mas fazem bom salame. Wyke Ah sim? Tindle Sem dvida, o salame italiano o melhor do mundo. Wyke Trouxe algum consigo? Tindle No, deixei em casa. Wyke Ah, que pena. Tindle Vai ser o nosso jantar de hoje, com um copo de Valpolicella. um vinho

Pgina | 4

Wyke No me diga O nosso jantar? Tindle Eu e a Maggie. Wyke - Ah. Tem o copo vazio; o que que estava a beber? gua, no ? Tindle Whisky. Wyke Sim, aqui tem. A propsito, o que faz? Tindle Sou actor. Wyke Est a brincar mesmo? Tindle Sim, porqu? Qual o espanto? Wyke Nenhum, nenhum E que mais? s actor ou faz mais qualquer coisa? Tindle No, neste momento no. Wyke Hum, era capaz de jurar que a Marguerite me disse que era cabeleireiro Tindle Ela devia estar a falar de outra pessoa. Wyke De outro amigo dela? Tindle Outro amigo? Wyke Sim, ela tende a ter vrios amigos. Tindle Acredite que eu sou o nico amigo dela. Wyke Coitada, deve sentir-se sozinha Tindle Garanto-lhe que no. Wyke Ser actor uma profisso um pouco instvel, no ? J agora, o que que est a representar neste momento? Tindle Para j, nada. Wyke Ento, est desempregado? Tindle Sim.

Pgina | 5

Wyke Hum E que gnero de papis que costuma representar? Tindle Assassinos, ninfomanacos, pervertidos e coisas do gnero Wyke Mas voc to encantador Tindle Sim, eu sei. Voltando Maggie Wyke Tudo a seu tempo, meu caro. Venho comigo. (Andrew e Milo sentam-se numa mesa, em lados opostos da mesma) Wyke Anda a foder a minha mulher? Tindle Sim. Wyke Certo J temos isso esclarecido. Tindle Sim, j. Wyke Pensei que o negaria. Tindle Porque haveria eu de o negar? Wyke Bom, ela minha mulher Tindle Sim, mas anda a foder-me a mim. Wyke Ah, ela tambm o fode a si? Tindle Sim, mutuo Wyke Tiram vez, isso? Tindle Fodemos um com o outro, isso que as pessoas fazem normalmente. Wyke Sim, estou a ver. Tindle Estamos apaixonados. Wyke Apaixonados? Tindle Exactamente. Wyke Refresque a bebida, o seu copo j est quase vazio.

Pgina | 6

Tindle Obrigado. Wyke Ouvi por a uns rumores que dizem que pretende casar com ela No pode ser verdade, correcto? Tindle Porque no? Wyke O casamento ainda est na moda hoje em dia? No algo antiquado? Tindle Acha? Wyke Ah, um processo longo, enfadonho e com muita papelada! De qualquer maneira, no se pode casar com ela; no se pode casar com ela porque ela j o fez comigo, percebe? A no ser que eu me divorcie dela Tindle E vai? Wyke Vou onde? Tindle Vai separar-se dela? Wyke Para ser perfeitamente honesto, estou ansioso para que tal dia chegue. Mas s queria esclarecer umas coisas. Primeiro, nunca ouvi falar dum italiano cujo nome fosse Tindle. Tindle O meu pai chamava-se Tindelini. Wyke Ah, que amoroso, porque no volta para Tindelini, fica-lhe bem. Deixeme s ver se eu percebi: quando se casar com a Marguerite, ela ser Marguerite Tindelini Acha bem fazer isso pobre senhora? Qual o seu nome artstico? Tindle ou Tindelini? Tindle Tindle. Wyke Curioso, nunca ouvi falar de si! Tindle Mas vai ouvir, mais cedo ou mais tarde. Wyke A srio? Tindle E muito, at.

Pgina | 7

Wyke Isso soa-me a uma ameaa. Tindle Soa? Wyke No soa? Tindle (Milo levanta-se) E se nos deixssemos de rodeios? Wyke Muito bem. (Andrew levanta-se) H uns quantos cuidados que tem de ter quando lida com a Marguerite. Como j deve saber, ela gasta dinheiro com se fosse gua, portanto ou tem cuidado ou ela arruna-o em trs tempos. Ela nasceu para gastar! Voc, actor desempregado, cabeleireiro, no tem dinheiro para sustentar o estilo de vida da Marguerite! Se acha que est falido agora, ela vai deix-lo dez vezes mais. Tindle O amor fala mais alto, Andrew. Wyke Nunca confie no amor. To depressa o abraa quanto lhe arranca o corao e o esmaga no cho. Num segundo amor, no outro a seguir desprezo absoluto. Tindle Fala por experincia prpria? Wyke No meu caro, pura e simples observao! No se esquea que sou escritor, uma das minhas funes observar o comportamento do ser humano. Onde eu quero chegar com isto o seguinte: voc no conseguir dar-lhe o que ela quer portanto ela vai deix-lo e voltar para mim. E neste momento, isso a ltima coisa que eu quero! Portanto, como pode deduzir, eu quero que a Marguerite fique consigo mas se no fizer as coisas como deve de ser, toda esta situao ser um desastre completo com resultados catastrficos. Por isso, eu tenho uma soluo. Tindle Sou todo ouvidos. Wyke Sabe, comeo a ficar encantado com a sua simpatia. Aposto que no esperava que eu fosse to In Tindle - Spido?

Pgina | 8

Wyke Teligente, inteligente. Tindle Pelo contrrio, j contava com isso. Wyke Foi a Marguerite que o avisou? Tindle Qual a sua soluo? Wyke Ah, sim, vou fazer-lhe uma proposta. Venha comigo. (Andrew e Milo passeiam pela casa, com passos muito lentos, cada um a beber a sua bebida muito calmamente) H uns anos atrs, eu comprei-lhe um conjunto de jias incrivelmente caras. Tudo bem, no lhas dei, as jias so minhas, mas emprestei-lhas para usar em eventos especiais. Elas valem um milho de libras e costumam estar no banco, mas hoje encontram-se aqui em casa. O que eu quero que faa que as roube. Tindle (Milo pra, confuso com a oferta de Andrew) Roub-las? Wyke Exacto. Tindle Como assim? Wyke Quero que roube as jias! Tindle Quer que roube as jias? No percebo Wyke simples: rouba-as, vende-as a um comprador e vive feliz para sempre com a Marguerite, assim j poder proporcionar-lhe a vida a que foi habituada. Eu livro-me da minha mulher e viverei como um porco no meio da pocilga! Tindle Portanto, quer que eu faa parte de um esquema ridculo para defraudar a sua seguradora? Wyke Perspicaz, meu caro! Tindle Por quem me toma? Isto claramente uma armadilha! Wyke Uma armadilha? Tindle Sim, ou acha que sou parvo? Wyke Acho, mas falamos de negcios e no de opinies.

Pgina | 9

Tindle H algo que no bate certo. Wyke Ento? Tindle Disse que as jias valem um milho de libras. Wyke Exacto. Tindle - Mas eu s recebo uma poro disso em qualquer comprador. Wyke Eu j tratei desse pequeno contratempo. Tenho um amigo meu que lhe dar oitocentas mil libras, livres de impostos. Pense nisso por um instante: oitocentas mil libras, livres de impostos! Tindle Porque haveria ele de fazer isso? Wyke Porque voc roubar as jias e os recibos, ficando ele com a posse legal delas obtendo, ao vend-las, o seu valor total. Percebe? Leve o seu tempo (Andrew senta-se no sof a beber um copo de vodka) Tindle Isto uma cilada. Se eu fizer isto, voc chama a policia, eles apanhamme e eu apodreo na priso. Wyke No meu amigo, nada disso. Se eu o entregar a si, voc entrega-me a mim e assim vamos os dois parar priso. Que interesse tem isso? Acredite que s ser proveitoso para si! Tindle Est a pedir-me que confie em si? Wyke No quero nem saber se confia em mim ou no! simples: tem uma mulher cara nas mos, se a quer manter, roube as jias! Tindle Ento porque no as rouba voc? Wyke Milo, no seja idiota. O assalto tem de ser verdadeiro, algum tem de arrombar a casa! Tindle E porque no o faz voc? Wyke Por amor de Deus, eu moro c dentro, como posso eu arromb-la?

Pgina | 10

Tindle Muito bem, se eu concordasse em fazer o que me pede, o Andrew concordaria em divorciar-se da Maggie? Wyke Porque haveria eu de me divorciar? J ficam os dois com oitocentas mil libras (Andrew levanta-se e vai encher o copo com vodka) Tindle Sim, mas voc recebe um milho do seguro. Wyke Pois recebo, mas eu preciso. Sabe que a bolsa no espera por ningum quid pro quo, percebe? Eu fao-lhe um favor, voc faz-me outro e ficamos quites! Tindle Ento faamos um acordo. Wyke Um acordo? Tindle Eu assalto a casa, roubo as jias e o Andrew concede o divrcio. Se no, que se lixe. Ora a est outro quid pro quo. Mas quero a sua palavra. Wyke Uma contra-proposta? Tindle No, mais um ultimato. Wyke Muito bem, tem a minha palavra. (Andrew e Milo do um aperto de mo) Tindle Fantstico. Ento, o que que fao? Wyke L fora ter um escadote para subir at ao telhado. Depois de l chegar, partir uma das janelas com este martelo e entrar em casa. Quando entrar, eu explico-lhe o resto. Tindle Andrew, eu sofro de vertigens Wyke Voc consegue, eu acredito em si! Tindle No goze comigo, sim? Wyke - V, comporte-se como um homem! No tem de ser um cabeleireiro para o resto da sua vida! Pode ser livre, independente e sustentar a mulher que ama! Est a prestar ateno?

Pgina | 11

Tindle Sim, mas perdoe se estou nervoso com isto tudo! Wyke Confie em mim. Tindle Confiar em si?! Wyke Confie em mim e correr tudo s mil maravilhas! S tem de seguir as minhas direces. Tindle A Maggie nunca me disse que voc era assim to manipulador... Disseme que no prestava na cama, mas no me disse que era manipulador. Wyke Ela disse-lhe que eu no prestava na cama? Tindle verdade. Wyke Devia estar a brincar, eu sou ptimo na cama! Tindle Imagino Wyke Bom, vamos ao que interessa. Tindle Muito bem, vamos l ento. Wyke Espere! No tenciona ir assim vestido, pois no? Tindle Porqu? Qual o problema? Wyke O problema que se algum o vir, ser muito mais fcil identific-lo. Tindle Andrew, eu mal consegui encontrar esta casa. Fica no meio do nada. Quem que no seu perfeito juzo vinha ter aqui? Wyke Voc veio, no veio? Tindle Ento, o que que tinha em mente? Wyke Venha comigo. (Milo mascara-se com um disfarce totalmente ridculo) Wyke Perfeito! Est irreconhecvel! Tindle Est a brincar?

Pgina | 12

Wyke De forma alguma. V, l para fora e lembre-se: um ladro! Concentre-se, faa as suas respiraes especiais de actor e entre na sua personagem! E no perca tempo a cortar cabelos, por favor Tindle Voc hilariante Andrew Wyke Obrigado, fao por isso. Tindle - Estou com um pressentimento que estou a ser um idiota em relao a isto tudo. Wyke Claro que um idiota. Mas que interessa? Vai ficar um homem rico! S tem de obedecer s regras. Tindle A que regras? Wyke s minhas regras. Despache-se. (Milo parte a janela e entra em casa) Tindle E prender o seu co, no seria uma boa ideia?! Wyke Tenho de admitir que estou deveras impressionado. Tindle Pensei que ia morrer! Wyke E vai, eventualmente. Tindle E agora, o que que fao agora? Wyke Abre o cofre. Tindle E onde que ele est? Wyke No sei. Eu no estou aqui lembra-se? Eu estou no meu quarto a dormir. Mas no acha que deveria comear pelo roupeiro da minha mulher? Ento, como que se est a sentir? Entusiasmado? Tindle Bastante, sim. Wyke ptimo! Tindle Muito bem, j aqui estou. E agora?

Pgina | 13

Wyke No sei homem. Procure! Seja selvagem, seja um ladro! Pontapeie coisas, voc um homem desesperado! Atire roupas, parta cabides, tudo e mais alguma coisa! Tindle Onde esto a porra das jias?! Wyke Procure no armrio! Tindle Est fechado. Wyke Pontapeie homem! Destrua! (Milo comporta-se como um animal procura das jias) Wyke Este homem um brbaro! Agora, procure na gaveta das jias Tindle No as encontro. Wyke E precisamente aqui que eu acordo. Tindle Voc acorda? Wyke Sim. Ouo barulho, venho aqui e encontro-o. Tindle E? Wyke Ataco-o. (D-lhe um murro) Tindle Est doido?! (Bate-lhe de volta) Wyke Magoou-me, sabia? Tindle Peo imensa desculpa Wyke E voc ameaa-me com a sua faca. Tindle Eu no tenho uma faca Wyke Tenho eu. (aponta-lhe a faca ao pescoo) E ameaa-me com ela. Tindle Mas voc que me est a ameaar a mim Wyke Estou s a mostrar-lhe o que fazer. Eu agora fao de si e voc faz de mim, de acordo? Eu quero saber onde est o cofre e farei tudo para o conseguir portanto aterrorizo-o com esta faca.

Pgina | 14

Tindle Mais calma, sim? Wyke Consegue ver que eu sou doido, sou um chanfrado, provavelmente um assassino! E sou certamente muito perigoso. Mas voc forte. Tindle Eu, ou voc? Wyke No se esquea que trocmos de papis. Portanto, como voc no cede, eu puxo da minha fiel arma. E para frisar o facto de eu querer mesmo as jias, dou um tiro na parede. (d um tiro na parede) Ainda estou a fazer de si, j agora. Finalmente, voc desiste. Est com tanto medo que me diz onde est o cofre e logo a seguir diz-me o cdigo. O cofre est ali. V abri-lo. Tindle Espere, eu ainda sou voc, ou agora j sou eu? Wyke Agora, voc voc Tindle Continuo a ser a vitima? Wyke Calma Voc voc e eu sou eu. Tindle Ok. Ento, qual o cdigo? Wyke 311289. Foi o dia do nosso casamento. Trinta e um de Dezembro de 1989. (Milo tira as jias do cofre) Ento, o que acha? Tindle Estas jias so Lindas! Ok. Oito mil libras, no ? Fantstico! Agora s preciso da morada do comprador. Wyke Que comprador? Tindle O comprador das jias que me vai dar o dinheiro. Wyke Ah, esse comprador. Tindle - Andrew, guarde l a arma. Wyke Porqu? Tindle Porque est apontada para a minha cabea No muito satisfatrio. Wyke Porque no?

Pgina | 15

Tindle Isto algum jogo? Wyke Isto j o jogo, o jogo verdadeiro comeou agora. Tindle O que o jogo verdadeiro? Wyke Tu e eu. Tu, indefeso, eu, a arma. Este o fim do assalto. Tindle O que quer dizer com isso? Wyke Desfrutei muito deste jogo, sabes. Tindle Confesso-lhe que comeo a no gostar Wyke compreensvel. Tindle Porque est a fazer isto? Wyke Por amor de Deus rapaz! Achavas mesmo que eu ia deixar que ficasses com a minha mulher e as minhas jias? Ests a brincar, certo? Tindle Preparou isto tudo? Wyke Desde o inicio. Levanta-te. Tindle Oia. Antes de cometer algum erro, queria s dizer-lhe que a Maggie gosta muito de si. Ela respeita-o e diz que voc um homem honrado. um homem decente. Wyke E tem razo, eu sou um homem decente. Muito decente! Eu sou um homem muito decente! Tindle Eu acredito. E ela est sempre a dizer que admira a sua mente. Que a sua mente a excita. Wyke Excita como, sexualmente? Tindle Sim, sim, sexualmente. Bastante, at. Wyke E o meu corpo? Tindle O que que tem? Wyke O que diz ela do meu corpo?

Pgina | 16

Tindle Sabe, ela nunca falou nesse aspecto. Wyke Seu caralho! Tindle O meu caralho? Onde que o meu caralho entra no meu disto tudo? Wyke Posso imaginar onde que o teu caralho entra no meio disto tudo mas no estava a falar dele. Eu estava a chamar-te um caralho! Tindle Agradecido. Wyke Sabes o que s agora, no sabes? Um alvo a abater. assim que a historia se decorre: e encontro-te na minha casa, tu ameaas-me, roubas-me as jias e coloca-as no teu bolso. Eu consigo agarrar a arma enquanto tu ests distrado, h uma disputa por ela e h um disparo, e quando dou por mim, tu ests morto! Tindle Vai matar-me? Wyke O que que achas? Tindle Porqu? Wyke Sempre quis ter uma conversinha com um cabeleireiro. Especialmente o cabeleireiro que anda a foder a minha mulher! Tindle Eu no sou cabeleireiro! Wyke Cala-te! Tindle Oia, eu no tenho culpa de nada! Foi a Maggie que me seduziu, eu nem sabia que ela era casada! Wyke Recuso-me a ser trocado por um puto! Tindle Oia-me durante um segundo Wyke A minha mulher minha! Ela pertence-me e eu sou o marido dela! E tu, sabes o que fizeste? simples: tu convidaste-te para assistir tua prpria morte. Mas para que no digas que sou cruel, eis o que vamos fazer: eu vou ficar aqui e vou contar at vinte. Tens esse tempo para fugir. Ests pronto?

Pgina | 17

(Andrew comea a contar e Milo tenta fugir, mas Andrew fechou todas as sadas) Wyke E vinte. Ento? No fugiste? Que pena Tindle Por favor, no me mate! Por favor! Eu saio daqui e vou-me embora, pode ser? Nunca mais me vai ver! Voc maluco! NO! Voc no maluco, s percebeu mal as coisas! Por amor de Deus! Acredita em Deus? (Andrew d-lhe um tiro. Arruma as jias e senta-se no sof a beber um whisky.)

Acto II

(Andrew est sentado a ver um filme e a beber um copo de vodka. Tocam campainha) Wyke Sim? Black Muito boa tarde. O meu nome Dobbler Black, sou inspector e venho fazer-lhe algumas perguntas. Wyke De que se trata? Black Posso entrar ou vou ficar entrada? Wyke Claro. Quer alguma bebida? Vodka, whisky? Black Tem cerveja? Wyke Cerveja? Sim, julgo que sim.

Pgina | 18

Black Voc escritor no ? Escreveu aqueles policiais todos Wyke Sim. Black J li uns quantos. Por acaso at gostei do que li. Wyke Fantstico. Obrigado pelo elogio senhor? Black Black. Dobbler Black. Como que sabe tanto do assunto? Wyke Que assunto? Black Crime, horror, assassnio. Como que sabe tanto do assunto? Wyke Pura imaginao, meu caro. A mente humana fantstica para isso! Black Vejo que tem aqui uma janela partida Wyke Sim, foi uma tempestade tropical. Um ramo de rvore partiu-se e entrou disparado pela janela. Um acto de Deus, na verdade. Black Persegue-o, ? Wyke Quem? Black Deus. Wyke Ah, sim. Sabe qual o problema de Deus? No tem pai, no tem me, no tem pais que o eduquem a ser um ser melhor! Eu tenho pena dele Black Que especulao filosfica interessante senhor Wyke. Wyke Sim. verdade. Voc no um inspector conhecido? Black Quem, eu? No. Eu sou um pouco reservado. Wyke Nunca apareceu nos jornais? Black Os jornalistas para mim so uma cambada de idiotas. Wyke Ento no famoso de todo? Black No, nem por isso. Sou s um tipo que adora apanhar todo o gnero de assassinos, ninfomanacos e pervertidos que h para a

Pgina | 19

Wyke O que que lhe faz quando os apanha? Black Normalmente espanco-os at piarem fininho. Gosto de os tratar como o que so: pura e simples escumalha! Wyke Faz muito bem Black Ento, o que que estava a fazer? Wyke S a ver um filme. Black Posso saber qual , j agora? Wyke No conhece, italiano. Black Ah! Gosto muito dos italianos, so um povo fantstico! Aquela lngua parece msica! No gosta de Itlia? Wyke um pas magnfico, sem dvida. Desculpe ser rude, mas afinal em que que lhe posso ser til? Black Sim, acho que me pode ajudar Wyke Como? Black Estou a investigar um desaparecimento de um homem chamado Tindle. Milo Tindle. Wyke Tindle? Nunca ouvi falar O que que lhe aconteceu? Black Quer dizer que nunca o conheceu? Wyke No, lamento mas no. Black Curioso Wyke O que se passa? Black Um vizinho falou com ele. Ele disse que vinha ter consigo h trs noites atrs. Desde ento nunca mais foi visto. Wyke Que me vinha ver a mim? Black Foi o que eu disse.

Pgina | 20

Wyke Mas porque haveria ele de dizer isso a um vizinho? Black Bem, voc um tipo famoso e provavelmente ele estava a gabar-se! Wyke a sina dos bem sucedidos Black Aposto que vive tristssimo! Sim, de facto com uma casa destas e com uma conta bancria como a sua, como h-de um homem ser feliz? Wyke Sabe que o dinheiro no traz necessariamente felicidade. Black Engraado, nunca vi um sem-abrigo feliz. Wyke Podemos voltar ao assunto em questo? Black Calma homem, no se exalte! Wyke Como eu estava a dizer, no veio c ningum chamado Tindle. Alis, no o conheo nem nunca ouvi falar nele. Black No conhece? Voc um brincalho, no ? Bonita casa Foi voc que a desenhou? Wyke do sculo XVIII Black Estava a referir-me ao interior. Wyke Ah, foi a minha mulher. Black A sua mulher Ela est por c, j agora? Wyke No. Black Hum Ento ela decoradora de interiores? Wyke Algo do gnero, sim Black Sim senhor, voc um sortudo. Tem algum cinzeiro? Wyke Sim, sim. (Dobbler senta-se num sof a fumar um cigarro)

Pgina | 21

Black Estou pronto para mais uma cerveja. Pode trazer quando quiser. Sabe, estive a falar com um tipo e ele disse-me que h trs noites atrs passou por aqui e ouviu tiros a serem disparados. Wyke Passou por aqui? Como que isso possvel? Isto uma propriedade privada Black Disse que estava a dar um passeio e veio ter aqui. Bom, mas o que interessa so os tiros. Wyke Lamento, mas isso bastante improvvel. (Andrew aproxima-se de Dobbler) Quem este homem? Tem a certeza que ele existe? Black (Dobbler deita o fumo para a cara de Andrew) Est a chamar-me mentiroso? Wyke No, de todo. Black Queria s fazer-lhe mais uma pergunta. Wyke Faa favor. Black Sabe que a sua mulher est a viver em Londres com outro homem? Wyke No vejo onde isso seja da sua conta. Black Sabe o nome do homem? Wyke Porque haveria eu de responder a estas perguntas? Black No tem de o fazer, mas seria dez vezes pior para si se no respondesse Wyke No sei o nome dele, para ser honesto. Black Ento sabe que a sua mulher est a viver em Londres com outro homem? Wyke Sim, sei. E depois? Black Eu posso dizer-lhe o nome dele. Tindle. Milo Tindle. Wyke Tindle?

Pgina | 22

Black Acredite no que lhe digo. O mesmo tipo que desapareceu. O tipo que disse que o vinha visitar a si. O tipo que tinha este bilhete no quarto dele, que diz, e passo a citar: Meu caro, estou ansioso para o nosso encontro de amanha s 20:00. No se atrase. Andrew Wyke. Esta a sua letra? Wyke Sim. Black Lembra-se de escrever este bilhete? Wyke Como me posso eu esquecer de tal coisa? Black Bem, possvel, uma vez que se esqueceu bocado. Disse que no o conhecia! Que nunca o tinha visto. Wyke Estava a mentir. Black A mentir polcia? Seu maroto Wyke Fiquei confuso porque o conhecia como Tindelini. Black Tindelini? Wyke Sim, ele vem de uma famlia italiana de cabeleireiros. Black E ele tambm um cabeleireiro? Wyke Julgo que sim. Black E veio at aqui para lhe cortar o cabelo? Wyke De todo Black Ento o que fizeram vocs os dois concretamente? Wyke Jogmos um jogo. Black Um jogo? Wyke Sim, um jogo com uma faca e uma arma. Black Um jogo mortfero?

Pgina | 23

Wyke S nos estvamos a divertir um pouco. Black Est certo, ento A divertir um pouco. Ento ele veio c, jogou ao jogo com a faca e a arma, trs tiros foram disparados e depois desapareceu. Ento onde est ele? Wyke No sei. No tenho nada a ver com isso. Black Diga-me, s para ns. Matou-o? Wyke Digo-lhe precisamente aquilo que lhe fiz. Eu fingi que o matei. Disparei uma bala de plvora seca sobre ele e assustei-o que nem uma tartaruga. O seu homem, quem quer que ele seja, tem razo. Houve trs tiros disparados: os primeiros dois eram verdadeiros e o terceiro era plvora seca. Ele ficou assustadssimo! Quando atirei sobre ele, ele desmaiou. Quando finalmente acordou eu dei-lhe um whisky, uma palmadinha nas costas, saiu da casa com o, desculpe a expresso, rabinho entre as pernas e nunca mais o vi. Black Deu-lhe uma palmadinha nas costas? Wyke Metaforicamente. Black Deu-lhe uma palmadinha metafrica nas costas? Wyke Sim. Black Como que ele reagiu? Wyke Ao qu? Black palmadinha. Wyke Ele disse-me que o jogo tinha acabado e que eu era o vencedor. Black Portanto era um tipo com sentido de humor, certo? Wyke Absolutamente. Black Ento, s para esclarecer, isto tudo para?

Pgina | 24

Wyke Humilhao. bom ver o amante da minha mulher a tremer de medo. Alis, eu at gostei dele. Achei que ele era atraente, que poderamos ser bons amigos. E como sabe, o caminho mais curto para chegar ao corao de um homem atravs da humilhao. Black Achou-o atraente? Wyke Sim, mas no dessa maneira. Black Hum Bom, na verdade estamos no sculo XXI, j se aceita esse tipo de gostos! Mudando de assunto, se no se importa. Sabe que falei com a sua mulher e ela disse que voc tinha um instinto de assassino Isso deu-me uma comichozita no nariz Wyke No nariz? Black Sim, cheirou-me a esturro. Portanto estou a olhar para si e estou a pensar: o que que fez ao corpo? Onde que ele est? Diga-me, eu preciso de saber Wyke No existe nenhum corpo. Black No me minta! No vou tolerar esse tipo de tretas! Onde est o corpo?! Est aqui em casa?! Wyke No existe nenhum corpo! (Dobbler arrasta Andrew at ao armrio da mulher dele) Black Olhe para isto, dois buracos de bala na parede. Wyke Sim, como j lhe expliquei: duas balas verdadeiras e uma Black Chega de histrias! Deve pensar que eu sou parvo! E isto o qu? Esta mancha de sangue o qu? Wyke impossvel, era s um jogo, foi plvora seca! Black Vamos ver que mais temos aqui: que roupas ensanguentadas so estas? Isto no seu, presumo. So do Tindle, no so? Disse que ele saiu da casa depois da sua palmadinha?

Pgina | 25

Wyke Sim, saiu. Black Nu?! Wyke No fao ideia de como as roupas foram a parar Black Ento mata-o e depois despiu-o! Parte do plano de humilhao? No, aqui est a verdade: comeou um jogo, mas acabou em desastre! O ltimo tiro foi verdadeiro, portanto se o matou, onde est o corpo?! Wyke Eu no o matei! Ele est vivo! Black Ui! Voc um brincalho um brincalho dos bons! Vamos embora, temos uma cela prontinha para si! Wyke H algo de errado aqui! Black , eu digo o que que no est errado: Est lixado! (d-lhe um murro) Wyke - Est a magoar-me! Black Olhe s a pena que tenho de si! Wyke Est tudo errado! No est a perceber Black Olhe para si Cheio de medo. Diga-me: quem o alvo a abater agora? Wyke O qu? (Dobbler desmascara-se e revela que Milo vestido de detective) Tindle Voc o alvo a abater! Wyke Tindle Tindle Pode querer que sou eu! Wyke Seu sacana! Tindle s um jogo, meu caro, apenas um jogo. Pensei que iria gostar. Wyke Voc um sacana absoluto! Tindle Eu sei que sou

Pgina | 26

Wyke Mas, tambm um gnio. Tindle Est cheio de novidades Andrew. Wyke Quando que preparou isto tudo? Tindle Ontem noite. Entrei pela janela partida que se esqueceu de substituir. At o ouvi a ressonar! Wyke Isto algum plano com a Marguerite? Tindle Ela no tem nada a ver com isto, foi tudo engendrado pelo meu crebro fantstico! Foi a minha jogada no nosso pequeno jogo, no se pode esquecer que eu tenho sangue italiano, ns temos sempre a vendetta em mente! Afinal de contas, a abertura do jogo foi monstruosa! Sabe, nunca gostei de armas, so um pouco perigosas porque alm de fazerem muito barulho, MATAM! Wyke Muito bem. Ento como est o resultado? Empatados, correcto? O que diz? Morte sbita? Tindle No, meu caro, voc vai frente. Eu brinquei consigo com o meu inspector. Dei-lhe alguns arrepios na espinha. Mas voc pregou-me o susto da vida. Eu diria que estamos 2-1! Portanto ainda nos falta um pouco at morte sbita Wyke Ah, verdade, falei com a Marguerite sobre si. Ela adorou. Tindle Adorou o qu? Wyke O facto de eu o ter assustado, de ter sado de minha casa a chorar, e especialmente do pormenor de ter desmaiado! Ela at quis confirmar: Quer dizer que ele desmaiou mesmo? Ela gostou muito. Ah, e disse tambm que vai voltar para mim. Tindle A srio? Wyke Absolutamente. Sabe o que disse ela sobre si? Ela disse Fracos de corao nunca foram bons em nada. Tindle Engraado.

Pgina | 27

Wyke Meu caro, est 3-1. Quer desistir j ou continuamos? Tindle - Oia, quero mostrar-lhe uma coisa. V para o seu escritrio e sentese. Wyke Vou para o meu escritrio? Tindle E sente-se. Wyke J aqui estou. Tindle Ento ora muito bem: de noite, est a ler um livro Wyke O qu? Tindle Leia um livro! Ouve um barulho, olha para a sua janela e sou eu a arrombar a sua casa novamente. E venho com esta arma na mo. Voc fica a olhar para a arma, paralisado. Vim buscar as jias! Onde est o cofre? Wyke Que jias? Tindle As jias! Onde est o cofre? Wyke Voc sabe onde est o cofre Tindle No sei, no! Wyke No sabe? Tindle No tente dar cabo do jogo Levante-se. Pensa que esta arma falsa? (d um tiro na parede) Onde est o cofre? Wyke No roupeiro da minha mulher. Tindle Ento vamos at l! Leve-me at l ou enfio-lhe uma bala no meio dos olhos! Wyke O cofre est ali. Tindle V abrir o cofre. Wyke Eu mudei o cdigo. No me consigo lembrar

Pgina | 28

Tindle Lembre-se Wyke No consigo Tindle Eu vim at aqui porque sei que tem jias preciosas Tenho informaes da sua parte, e agora quero-as para mim! Agora lembrese do cdigo e abra o cofre! (d mais um tiro na parede) Wyke Est bem, est bem. (Andrew abre o cofre e d as jias a Milo) Tindle Ora a est um bom rapazinho! (Milo senta-se numa cadeira) Ento, o que est a escrever agora? Wyke O que que estou a escrever? Tindle Sim, no disse que era escritor? Wyke Importa-se que eu beba um copo? Tindle No, no, de todo! Afinal, est em sua casa (Andrew enche um copo de vodka com muita dificuldade pois as suas mos tremem muito) Ento, o que est a escrever? Wyke A historia de um assassino. Chamei-lhe The Smilling Man. Tindle E ele morre no fim? Wyke Morre enquanto faz amor. Tindle Morre a vir-se? Wyke Sim, por outras palavras Pense l, no uma noo lindssima: morrer nos braos da amada? Tindle fantstico, tenho de admitir Voc casado, no ? Wyke Sim, h 13 anos e ainda continuamos apaixonadssimos! Tindle Sabe, algum me disse que a sua mulher tem um amante. Wyke Pois tem

Pgina | 29

Tindle Conhece-lo? Wyke No, nunca o conheci. Acho que italiano ou algo do gnero. Chamase Tanduri ou assim Sabe, nunca conheci um ladro com gosto para a arte. Qual o seu pais de origem? Tindle Eu? Irlanda. Descendncia espanhola, a minha me era do Uganda, os meus avs eram escravos. A minha me era uma beleza negra sabe? Acha que lhe devo contar o que planeio fazer com estas jias? Wyke Sou todo ouvidos. (Milo coloca as jias em Andrew e puxa-o at um espelho) Tindle Voc est No h palavras! Como quer o fio? Assim ou mais curto? Ou ainda mais curto? Wyke Est a magoar-me! No me magoe Tindle Ah, coitadinho, sensvel dor? Wyke Bastante, bastante Tindle Desculpe querido, eu no quero mago-lo. Voc malvado, eu acho-o divertido! Wyke Sabe, acho que estes brincos no me ficam bem Tindle Realmente, mas com uma cara dessas, nenhum par de brincos vai ficar bem, no acha? Tire-os l Wyke E a pulseira tambm no faz o meu gnero Tindle Mas o colar fica-lhe a matar. Wyke No concordo. Tindle Oia, pode brincar com as suas jias, eu juro que no conto a ningum! Wyke Mas eu pensei que as tinha roubado. Tindle No! Era um jogo! Era s um jogo! No foi divertido?

Pgina | 30

(Milo vai buscar a garrafa de vodka e vai enchendo o copo) Wyke Bem, afinal no sou o nico malvado Tindle - Ah, lembra-se da do que lhe disse h bocado? Ganhou os primeiros dois, perdeu um ponto de vantagem, ganhou novamente segurana de dois pontos frente Pois agora, chegou finalmente o empate! (Milo bebe o copo de vodka de uma s vez e parte o copo no cho) Wyke Mas quem que vai ganhar o ponto final? Tindle Est para se decidir Wyke Gosta de jogos, no gosta? Tindle De alguns, nem todos! Wyke Mas gosta de mandar no jogo, no gosta? Tindle Oh, sim. Claro que sim. Wyke Eu gosto de homens que gostam de mandar. Tindle Gosta? Wyke Sim, gosto. verdade, j conheceu a Marguerite, se no me engano Tindle J a conheci, sim senhor! Wyke Ela disse por acaso que tinha um marido? Tindle Por acaso disse Wyke Como que ela o descreveu? Tindle Idiota. Frio. Mau. Rancoroso. Arrogante. Sem escrpulos. Invejoso. Paranico. Com tendncias criminais e mentalmente nulo. Wyke Curioso, eu conheo um indivduo assim Tindle Eu tambm Wyke Sabe uma coisa? Gosto da sua mente.

Pgina | 31

Tindle Ai sim? Wyke Sim, a sua mente excita-me. Tindle Sexualmente? Wyke No iria to longe, mas gosto da maneira como pensa. Tindle E o meu corpo? Wyke O que tem o seu corpo? Tindle O que diz do meu corpo? Wyke Estava apenas a dizer que gosto da sua maneira de raciocinar! Tindle Quer dizer que gosta do meu estilo? Wyke Sim, gosto muito do seu estilo. Oia, quero fazer-lhe uma proposta. Tindle O qu? Wyke Quero mostrar-lhe algo. Tindle Ah, como estou curioso para saber o que vai nessa cabea agora Wyke No pode baixar a arma, Milo? Tindle No me parece Wyke Bem, que forte e implacvel que voc Tem algum tipo de ideia sobre qual ser a minha proposta? Tindle No fao a mais menor ideia. Wyke Est entusiasmado sobre ela? Tindle Diria mais intrigado. Wyke Em breve ser um homem entusiasmado. Este aqui o quarto de hspedes. No fantstico? Repare na vista, na decorao Este quarto est desocupado. Que dizia se lho oferecesse? Tindle A mim?

Pgina | 32

Wyke Absolutamente. Cheguei concluso que voc o meu tipo de pessoa. Tindle Ai sim..? Wyke como j lhe disse: gosto da sua mente, da sua maneira de agir e pensar. E neste momento eu preciso de intelectualidade minha volta. Tindle As rvores no lhe chegam? So ambos intelectualmente

semelhantes! Wyke Eu sou um homem de bens ilimitados. O que quer? Quer abrir uma livraria? Uma galeria de arte? Ah, claro! Quer um teatro? Voc um actor esplndido, pode escolher as peas e representar os papis principais! Mas esta seria o seu lar, e este seria o seu quarto. Tindle Est a pedir-me para viver consigo? Wyke Sim, estou a pedir-lhe para ficar comigo. Claro que tambm viajaremos! Jamaica, Alpes Aposto que esquia muito bem! Eu ficaria c em baixo com um whisky na mo para si, ou um copo de moscatel acabado de abrir O mundo seria a sua ostra! Tindle Ento e a Maggie? Wyke Esquea-a! Deixe-a apodrecer e fique comigo. Tindle Tenho de lhe dizer que estou bastante tentado! Gosto muito da ideia das viagens! Hollywood, So Petersburgo, Paris, e h um sitio magnifico na Esccia chamado Balmoral. Wyke Isso onde a rainha mora. Tindle Ento a estadia est cancelada Wyke No, quando se conhece a rainha. Tindle No tenho esse privilgio. Wyke Mas tenho eu. Tindle Isso fenomenal! Veneza, Dinamarca

Pgina | 33

Wyke Onde quiser, o que quiser, quem quiser! Eu posso apresentar-lhe todas as celebridades que quiser! Tindle Tenho de dizer que at agora, muito tentador Ainda bem que gosta da minha mente. Muita gente gosta do meu corpo mas ningum gosta da minha mente. Mas o que dizem, a mente o corpo! Wyke o que andam a dizer? Tindle Algum disse algo do gnero. Claro que so tretas! De qualquer maneira, talvez eu seja mesmo o seu tipo de pessoas, que sabe? No posso negar que sou um esplndido companheiro, mesmo dos melhores que pode haver. Sou um companheiro extremamente sagaz. Sou particularmente sagaz de manh. Gosta de sagacidade matinal? H quem no goste No entanto, consigo perceber a sua proposta. Vejo muito bem a sua solido, precisa de algum que cuide de si, no precisa? Wyke Sim, preciso. Tindle Mas ento, e a Maggie? Wyke Por amor de Deus, decida-se! Estou a oferecer-lhe algo nico! Se aceitar, ela desaparece! No deixe que ela o domine, seja voc mesmo, seja livre! Tindle Sabe, sempre gostei de homens poderosos, portanto aceito a sua proposta. Wyke Agora comea a sua vida de verdade, meu caro. (Andrew d uma festa na cabea de Milo) Tindle Tire a mo de cima de mim. V-se lixar! Deixe-me em paz seu velho asqueroso! Seu Meu Deus, Eu venho aqui como um homem inocente e respeitvel, um actor desempregado a querer falar consigo sobre a sua mulher, e alm de me pregar um susto de morte, ainda me quer escravizar e subornar? Sabe o que voc ? um parasita! E um ignorante!

Pgina | 34

Wyke Bem, que charmoso que voc Tindle Ela vai adorar esta histria. Wyke Quem? Tindle A Maggie! Ah, e mais uma coisa, ela disse-me para te contar que vai voltar para si. Ela j est a caminho. Wyke Para mim? Tindle Sim, para si! Ela adora o seu dinheiro meu amor! Wyke Eu no a quero para nada. Tindle Mas comam-se os dois! Vou-me embora. Diz Maggie que eu vou mandando notcias. Vamos falando, trocando umas mensagens e tal Fico bem quando estou irritado? Fico giro? Adeus, meu querido. Wyke S mais uma coisa. (Andrew d-lhe um tiro. Milo desmaia novamente e Andrew senta-se no sof. Enche o copo de vodka e ri-se) Wyke Adeus, meu querido. Game Over.

Pgina | 35

Potrebbero piacerti anche