Sei sulla pagina 1di 9

XII - DISPOSITIVOS REATIVOS: INDUTORES, CIRCUITO RL E RELS

Princpios do Eletromagnetismo
Este tpico tem como objetivo analisar apenas os conceitos de eletromagnetismo necessrios para compreendermos os dispositivos reativos denominados indutor e rel.

Campo Magntico
O m natural um minrio de ferro chamado magnetita, pois foi descoberto na regio de Magnsia, ainda na Antigidade. Esse material tem a propriedade de atrair pedaos de ferro, sendo que essa fora de atrao surge devido ao campo magntico que ele cria ao seu redor.

O m possui dois plos inseparveis, denominados norte e sul, devido relao com o campo magntico terrestre. O campo magntico representado por linhas de campo orientadas no sentido do plo norte para o sul.

A fora de interao entre dois ms pode ser de atrao ou repulso, dependendo dos plos que encontram-se prximos, podendo ser observada experimentalmente. A lei da fora de interao magntica : "Plos magnticos diferentes se atraem e plos magnticos iguais se repelem." Do estudo dos fenmenos causados pelo campo magntico, surgiram duas grandezas bsicas: fluxo magntico e induo magntica.

Fluxo Magntico

O conjunto das linhas de campo que saem do plo norte ou chegam ao plo sul de um m denominado fluxo magntico, representado pela letra grega (fi), cuja unidade de medida o weber [Wb]. A medida do fluxo magntico tem referncia a seguinte relao: 1Wb = 108 linhas de campo

Induo Magntica
A induo magntica B a medida da densidade de fluxo magntico, isto , da quantidade de linhas de campo que atravessam uma rea perpendicular a elas. Como as linhas de campo so orientadas, a induo magntica uma grandeza vetorial A unidade de medida da induo magntica weber/metro quadrado [Wb/m2] ou, simplesmente, tesla [T], e a sua expresso :

B= S
Eletromagnetismo
Os fenmenos magnticos levaram diversos cientistas a se aprofundarem no seu estudo por meio de experimentos. Com isso, vrias descobertas foram feitas. A descoberta mais notvel foi a de que os fenmenos eltricos e magnticos atuam sempre juntos, dando incio ao estudo denominado eletromagnetismo. As relaes entre os fenmenos eltricos e magnticos podem verificadas experimentalmente, conforme segue:

I - Campo Magntico Criado por Corrente Eltrica


Quando uma bssola colocada nas proximidades de um condutor percorrido por uma corrente eltrica, o seu ponteiro, que inicialmente estava orientado para o norte magntico terrestre, muda de direo, mostrando que a corrente eltrica cria um campo magntico. A interao desses dois campos gera um campo magntico resultante em uma nova direo. alterando a orientao do ponteiro da bssola.

O campo magntico gerado ao redor do condutor percorrido por uma corrente eltrica tem o sentido horrio, observando a corrente eltrica convencional entrando no condutor. Dessa observao, estabeleceu-se uma regra prtica para conhecer o sentido desse campo magntico, denominada regra da mo direita, segundo a qual o "dedo" indica o sentido da corrente e os demais dedos indicam o sentido de campo magntico.

II - Corrente Eltrica Criada por Campo Magntico


Um condutor parado, imerso num campo magntico B constante, no sofre nenhum efeito. Porm, se o condutor se movimentar dentro desse campo magntico B, surge nele uma corrente i' e uma tenso e induzidas. A corrente e a tenso induzidas so proporcionais velocidade do condutor, podendo ser detectadas por um instrumento de medida.

Se o condutor estiver parado, mas o campo magntico B for varivel, o mesmo fenmeno pode ser observado, isto , surge nele uma corrente i e uma tenso e induzidas. Nesse caso, a corrente e a tenso induzida so proporcionais variao do campo magntico, podendo ser detectadas por um instrumento de medida.

O sentido da corrente eltrica induzida obedece seguinte Lei de Lenz: "A corrente eltrica induzida tem um sentido tal que cria um outro campo magntico que se ope variao do campo magntico que a produziu." A verificao experimental da Lei de Lenz pode ser feita da seguinte forma: Se o plo norte de um m estiver se aproximando de uma das faces de uma espira circular, a corrente induzida i ter um sentido tal que cria tambm um plo norte nessa mesma face, de forma a repelir o m.

Se o plo norte desse im estiver se afastando dessa face da espira circular, a corrente induzida i ter um sentido tal que cria um plo sul nessa mesma face, de forma atrair o m.

Portanto, a corrente induzida cria um campo que tende, no primeiro caso, a repelir o m que se aproxima e, no segundo caso, a atrair o m que se afasta.

Onda Eletromagntica
J vimos, nesta apostila, que corrente carga eltrica em movimento, e que as cargas criam um campo eltrico ao seu redor. Portanto, corrente eltrica varivel cria campo eltrico varivel. Nesse ltimo mdulo, vimos que a corrente eltrica cria um campo magntico ao redor do condutor. Portanto, variaes de campo eltrico criam variaes de campo magntico. Por fim, vimos que variaes de campo magntico induzem variaes de corrente condutor. Portanto, variaes de campo magntico criam variaes de campo eltrico.

Concluso Campo eltrico varivel cria campo

magntico varivel e campo magntico varivel cria campo eltrico varivel, constituindo o campo eletromagntico. Por causa dessa converso seqencial de um campo no outro, o campo eletromagntico tem a propriedade de se propagar pelo espao em forma de onda eletromagntica, propiciando as transmisses e recepes a distncia sem a utilizao de fio.

Assim, chegamos a uma concluso igual que vrios cientistas chegaram h mais de cem anos atrs, resultando na inveno do telgrafo sem fio e do rdio, sendo a antena o elemento responsvel pela converso de sinais eltricos em onda eletromagntica e vice-versa.

Indutor e Conceito de Indutncia


Indutor ou Bobina
O indutor ou bobina um dispositivo formado por um fio esmaltado enrolado em torno de um ncleo. O smbolo do indutor depende do material usado como ncleo, conforme mostra a figura abaixo.

Ao passar uma corrente eltrica pelas espiras, cada uma delas cria ao seu redor um campo magntico, cujo sentido dado pelo regra da mo direita.

No interior do indutor, as linhas de campo se somam, criando uma concentrao do fluxo magntico.

Os ncleos de ferro e ferrite tm como objetivo reduzir disperso das linhas de campo, pois esses materiais apresentam baixa resistncia passagem do fluxo magntico. Pelo sentido das linhas de campo, o indutor fica polarizado magneticamente, isto , cria um plo norte por onde sai o fluxo magntico e um plo sul por onde entra o fluxo magntico, comportando-se como um m artificial, denominado eletrom.

Polaridade Magntica do Indutor


necessrio conhecer a polaridade magntica de um indutor quando ele se encontra prximo a outro indutor, aspecto esse que ser destacado mais adiante. Dois indutores tm a mesma polaridade quando os seus fluxos magnticos tm sentidos iguais, e polaridades contrrias quando os seus fluxos magnticos tm sentidos diferentes. Num circuito, essa polaridade representada por um ponto ( ) sobre uma de suas extremidades.

Indutncia
Considere um indutor alimentado por uma fonte de tenso constante. Fechando a chave S, em t = 0, surge uma corrente iL crescente. Ao passar por uma espira, essa corrente cria um campo magntico ao seu redor. Essas linhas de campo cortam as espiras seguintes, induzindo uma corrente i que, segundo a Lei de Lenz, ir se opor causa que a originou.

Por causa dessa oposio, a corrente iL leva um certo tempo, denominado transitrio, para atingir o seu valor mximo iL = I, que limitado apenas pela resistncia hmica do fio. Quando a corrente estabiliza em I, o campo magntico armazenado passa a ser constante, no havendo mais corrente induzida para criar oposio. Desligando a chave S, a corrente iL decrescente cria uma nova oposio, de forma a evitar a sua diminuio, aparecendo um novo transitrio, at que ela chega a zero.

Portanto pode-se dizer que o indutor armazena energia magntica, pois, mesmo sem alimentao, ainda existe corrente. A indutncia L, a capacidade do indutor em armazenar energia magntica criada por uma corrente. Sua unidade de medida a henry [H]. A oposio s variaes de corrente no indutor denominada reatncia indutiva XL [

], que, em corrente contnua, comporta-se da seguinte forma:


Quando o indutor est totalmente desenergizado, acorrente iL = 0, isto , a fonte o enxerga" como um circuito aberto (XL = ). Quando o indutor est totalmente energizado, a corrente atinge o seu valor mximo I, estabilizando-se. Assim, no havendo mais variao nessa corrente, deixa de existir a corrente induzida i, de forma que a fonte "enxerga" o indutor como uma resistncia baixa (resistncia do fio), isto , praticamente um curto circuito (XL = 0).

Indutores Fixos e Variveis


Comercialmente, existem diversos tipos de indutores fixos e variveis, que abrangem uma ,ampla faixa de indutncias, desde alguns nanohenrys [nH] at alguns henrys [H].

Especificaes dos Indutores


Os fabricantes de indutores, alm de seus valores nominais, fornecem vrias outras especificaes em seus catlogos e manuais, das quais destacamos as seguintes:

Tolerncia
Dependendo da tecnologia de fabricao e do material empregado no ncleo, a tolerncia dos indutores pode variar. Em geral, ela est entre 1 % e 20%.

Resistncia hmica
a resistncia hmica do enrolamento do indutor, da ordem de unidade de ohms a centenas de ohms, especificada para alimentao em corrente contnua.

Indutores Comerciais
Os valores comerciais de indutores so diversos, no havendo uma norma rgida, j que, em geral, eles so fabricados para aplicaes especficas, como em circuitos de udio, radiofreqneia (RF) e circuitos de acionamento e controle. Os indutores variveis so, geralmente, constitudos por um ncleo mvel, cuja posio pode ser ajustada externamente. Quanto mais o ncleo penetra no indutor, maior a sua indutncia.

A tabela seguinte mostra alguns tipos de indutores.

Tipo Indutor

de s

Caracterstica

Tipo Indutor

de

Caractersticas

Fixo Ncleo ferrite de ferrite

Fixo Ncleo de

Fixo Ncleo ferrite de ferrite

Varivel Ncleo de

Caracterstica Magntica do Ncleo


A caracterstica magntica de um material determinada por sus permeabilidade magntica

, cuja unidade de medida tesla.metro/ampre [T.m/A].

A permeabilidade magntica do vcuo vale: 0 = 4. x10-7 T.m/A. Para os demais materiais, essa caracterstica pode ser dada em relao permeabilidade magntica do vcuo, conforme a tabela seguinte:

Ncleo

Permeabilidade [T.m/A]

Ar Materiais diversos Ferro Ferrite

0
0

0 a 8000. 0 10. 0 a 5000. 0


10.

Projeto de um Indutor
A indutncia de um indutor depende, basicamente, de suas dimenses fsicas, do nmero de espiras e do material empregado no ncleo. A frmula seguinte baseada em estudos mais detalhados do eletromagnetismo, sendo aceita para o clculo aproximado de indutncias com espiras enroladas numa nica camada. Alm disso, essa frmula vlida desde que o comprimento c do enrolamento seja pelo menos dez vezes maior que o seu dimetro d.

0,785., N 2 d 2 c L=

Exerccios
A figura abaixo mostra uma bobina de antena de um receptor AM, formada por dois indutores. Determine L1 e L2. Dado: = 1000. 0

Potrebbero piacerti anche