Sei sulla pagina 1di 5

Monteiro Lobato (1882-1948)

BIOGRAFIA OBRA PERSONAGENS DO STIO

Biografia

Nasceu em Taubat, So Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Em homenagem ao seu nascimento, neste dia comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Era filho de Jos Bento Marcondes Lobato e Olmpia Augusto Lobato. Seu nome verdadeiro era Jos Renato Monteiro Lobato, mas em 1893 o autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar uma bengala do pai que continha no punho as iniciais JBML. Juca, apelido que Lobato recebeu na infncia, brincava em companhia de suas irms com legumes e sabugos de milho que eram transformados em bonecos e animais, conforme costume da poca. Uma forte influncia de sua prpria experincia reside na criao do personagem Visconde de Sabugosa. Ainda na infncia, Juca descobriu seu gosto pelos livros na vasta biblioteca de seu av. Os seus prediletos tratavam de viagens e aventuras. Ele leu tudo que l existia, mas desde esta poca incomodava a ele o fato de no existir uma literatura infantil tipicamente brasileira. Um fato interessante aconteceu ao ento jovem Juca, no ano de 1895: ele foi reprovado em uma prova oral de Portugus. O ano seguinte foi de total estudo, mergulhado nos livros. Notvel o interesse de Lobato escritor no que diz respeito Lngua Portuguesa, presente em alguns de seus ttulos. na adolescncia que comea a escrever para jornaizinhos escolares e descobre seu gosto pelo desenho. Aos 16 anos perde o pai e aos 17 a me. A partir de ento, sua tutela fica a encargo do av materno, o Visconde de Trememb. Formou-se em Direito pela faculdade de seu estado, por vontade do av, porque preferia ter cursado a Escola de Belas-Artes. Esse gosto pelas artes resultou em vrias caricaturas e desenhos que ele enviava para jornais e revistas. Em 1907, 3 anos aps sua formatura, exerceu a promotoria em Areias, cidadezinha do interior. Retirou-se depois para uma fazenda em Buquira que herdou do av, falecido em 1911. Este municpio, onde surgiu um Lobato fazendeiro, recebeu seu nome em sua homenagem. Casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de maro de 1908. Do casamento vieram os quatro filhos: Edgar, Guilherme, Marta e Rute.

Em 1918 lanou Urups, e o xito fulminante desse livro de contos colocou-o numa posio de vanguarda. Neste mesmo ano, vendeu a fazenda e transferiu-se para So Paulo, onde inaugurou a primeira editora nacional: Monteiro Lobato & Cia. At ento, os livros que circulavam no Brasil eram publicados em Portugal. Por isso, as iniciativas de Lobato deram indstria brasileira do livro um impulso decisivo para sua expanso. Em 1926, foi nomeado adido comercial da embaixada brasileira nos Estados Unidos, de onde trouxe um notvel livro de impresses: Amrica. Usou, assim, suas principais armas em prol do nacionalismo no tocante explorao de ferro e petrleo no Brasil: os ideais e os livros. Preocupado com o desenvolvimento econmico do pas, chegou a fundar diversas companhias para a explorao do petrleo nacional.. O fracasso dessa iniciativa deu-lhe assunto para um artigo: O Escndalo do Petrleo. J sob o Estado Novo, sua persistncia em abordar esse tema como patriota autntico valeu-lhe trs meses de priso. No pblico infantil, Lobato escritor reencontra as esperanas no Brasil. Escrever para crianas era sua alegria, por isso adorava receber as cartinhas que seu pequenino pblico escrevia constantemente. Achava que o futuro deveria ser mudado atravs da crianada, para quem dava um tratamento especial, sem ser infantilizado. O resultado foi sensacional, conseguindo transportar at hoje muitas crianas e adultos para o maravilhoso mundo do Stio do Picapau Amarelo. Faleceu em So Paulo, no dia 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, por causa de um derrame. A obra lobatiana composta por 30 volumes. Tem um lugar indisputvel na literatura brasileira como o Andersen brasileiro, autor dos primeiros livros brasileiros para crianas, e tambm como revelador de Jeca Tatu, o homem do interior brasileiro. Apesar de ter sido, em muitos pontos, o precursor do Modernismo, a ele nunca aderiu. Ficou conhecida a sua querela com modernistas por causa do artigo "A propsito da exposio Malfatti". Ali critica a mostra de pintura moderna da artista, que caracterizava de no nacional.

Obra

1918 - Saci-Perer: resultado de um inqurito, Urups (contos) e Problema Vital (artigos) 1919 - Cidades mortas (contos e impresses) e Idias de Jeca Tatu 1920 - Negrinha (contos) e A menina do narizinho arrebitado (livro adotado em escolas primrias)

1921 - A onda verde (artigos jornalsticos), Fbulas de Narizinho, O Saci e Narizinho Arrebitado 1922 - O marqus de Rabic e Fbulas 1923 - O macaco que se fez homem (contos), O mundo da lua (sob o pseudnimo Hlio Pruma) e Contos escolhidos 1924 - A caada da ona, Jeca Tatuzinho e O garimpeiro do rio das Garas 1927 - As aventuras de Hans Staden e Mister Slang e o Brasil 1928 - O noivado de Narizinho, O Gato Flix, Aventuras do Prncipe e A Cara de Coruja 1929 - O irmo de Pinocchio e O Circo de Escavalinho 1930 - A Pena de Papagaio e Peter Pan 1931 - Ferro, O p de pirlimpimpim, As reinaes de Narizinho, Robinson Cruso (adaptao) e Alice no pas das maravilhas (adaptao) 1932 - Amrica, Viagem ao Cu, Contos de Andersen (adaptao) e Contos de Grimm (adaptao) 1933 - Na antevspera, Histria do mundo para as crianas, As caadas de Pedrinho e Novas reinaes de Narizinho 1934 - Emlia no pas da gramtica, Contos de Fadas (adaptao de Charles Perrault) 1935 - Contos leves, Aritmtica da Emlia, Geografia da Dona Benta e Histria das invenes 1936 - Dom Quixote das crianas, Memrias da Emlia e O escndalo do petrleo 1937 - O poo do Visconde, Seres de Dona Benta, Histrias de Tia Nastcia e As viagens de Gulliver (adaptao) 1938 - O museu da Emlia (pea de teatro) 1939 - O Picapau Amarelo e O Minotauro 1940 - Contos pesados 1941 - A reforma da natureza e O espanto das gentes 1942 - A chave do tamanho 1943 - Urups, outros contos e coisas 1944 - A barca de Gleyre (40 anos de correspondncia literria) e Os doze trabalhos de Hrcules (12 volumes)

Personagens do Stio
Monteiro Lobato desenvolveu 6 personagens fixos: Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastcia, Visconde e Emlia. Junto com esses personagens aparecem envolvidos nas

aventuras os personagens ocasionais. Todos eles so fundamentais e importantes para a criao desse universo infantil, sem haver diferenciao de importncia para a narrativa. A autonomia dos personagens de Lobato uma de suas marcas principais. Eles propem os problemas e tarefas e eles prprios impem as realizaes e os objetivos a serem alcanados, ficando nos limites do possvel de cada um. Os heris buscam ser, realizar seus desejos e no o ter comprometido com o consumismo. O que se ope aos heris, o grande vilo do homem, no um personagem e sim o desconhecido e o desafio de desvend-lo. As aventuras vividas em grupo dependem da colaborao de cada personagem em especial, formam um grupo em prol de um mesmo objetivo. Cada um traz sua colaborao: Visconde oferece sua intelectualidade, Dona Benta a experincia de vida, Emlia traz sua esperteza e assim por diante.

Narizinho
Lcia, a menina do Narizinho arrebitado, mora com D. Benta. descrita como uma menina inteligente e meiga. "Narizinho tem sete anos, morena como jambo, gosta muito de pipocas e j sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos" (apresentao da personagem em Reinaes de Narizinho)

Pedrinho
Vive na cidade e escreve cartas prima programando as aventuras de suas esperadas frias no Stio. "Pedrinho no podia compreender frias passadas em outro lugar que no fosse no Stio do Picapau Amarelo" (Viagem ao cu). To corajoso que no tinha nem medo de ona, curioso e com esprito aventureiro.

Dona Benta
Seu nome completo D. Benta Encerrabodes de Oliveira. Av ideal, divertida sem deixar de ser educadora. Inteligente e culta, enrgica e compreensiva, sensata e carinhosa, realista mas capaz de aceitar as mais fantsticas brincadeiras.

Tia Nastcia
Smbolo idealizado da raa negra, afetuosa e humilde. A habilidosa senhora vive fazendo o sinal da cruz e dizendo para tudo: "Credo!" Alguns chamam Lobato de racista por criar essa personagem preta e ignorante. Entretanto, dentro do universo literrio, no h preconceito racial, uma vez que Tia Nastcia respeitada e querida por todos, apesar de ter seu lugar delimitado.

Visconde de Sabugosa
Foi criado pelas hbeis mos de Tia Nastcia, a partir de um sabugo de milho. O pavor dele so as galinhas, por ter tomado umas bicadelas nos botes de sua casaca. Pegou bolor e morreu, mas Emlia guardou o sabugo e Tia Nastcia fez outro novinho. Obedincia servil aos mandos de Emlia, que no respeita sua sabedoria e nobreza. Uma representao da crtica ao adulto culto e professoral.

Emlia
Tambm veio das mos de Tia Nastcia. No falava como qualquer boneca, mas engoliu uma plula falante dada pelo Dr. Caramujo e abriu a torneirinha. nica personagem que evolui no universo lobatiano, sendo fundamental para a sua compreenso. A boneca mostra-se como um prottipo mirim do super-homem e representa os

desmandos capitalistas (ela ordena). Com sua vontade de domnio e exacerbado individualismo, obstinada em conseguir as coisas e mantm seu ponto de vista ou opinio. Transbordam seu esprito de liderana e a curiosidade aberta. Por ser boneca e no gente, pode apresentar todos os pecados infantis: malcriao, egosmo infantil, rebeldia, birra, teimosia, interesse e certa maldade ingnua.

Potrebbero piacerti anche