Sei sulla pagina 1di 6

Banda larga

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa O termo banda larga pode apresentar diferentes significados em diferentes contextos. A recomendao I.113 do setor de Padronizao da UIT define banda larga como a capacidade de transmisso que superior quela da primria do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo. O Brasil ainda no tem uma regulamentao que indique qual a velocidade mnima para uma conexo ser considerada de banda larga. A Colmbia estabeleceu uma velocidade mnima de 512kbps e os Estados Unidos de 200kbps. O significado j sofreu vrias modificaes conforme o tempo. Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir qualquer conexo internet acima da velocidade padro dos modems analgicos (56 Kbps). Usando linhas analgicas convencionais, a velocidade mxima de conexo de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexo do computador com o provedor. Atualmente existem inmeras solues no mercado. O termo pode ser usado como oposio Banda estreita ou Banda base.

ndice
[esconder]

1 Tecnologias de Banda Larga o 1.1 ISDN (RDSI) o 1.2 xDSL o 1.3 Modem a cabo (Cable Modem) o 1.4 Wireless/Rdio o 1.5 PLC 2 Banda larga em Portugal 3 Banda larga no Brasil o 3.1 Estatsticas 4 Referncias 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

[editar] Tecnologias de Banda Larga


[editar] ISDN (RDSI)
Ver artigo principal: RDSI Utilizam as redes de telefonia convencionais para transmitir dados em alta velocidade que variam de 64 a 128 Kbps (ISDN). No Brasil foi conhecido por conexo ou link dedicado, mas foi superado pela redes xDSL, mais usadas atualmente. Em Portugal utilizado o acrnimo RDSI (Rede Digital de Servios Integrados). Para uma rede de telefonia transmitir dados atravs destas tecnologias, ela precisa ser 100% digital alm

das companhias de telefone adaptarem uma aparelhagem que viabilize a conexo. Requer do usurio um modem apropriado. possvel ampliar esta tecnologia desde que as redes sejam substitudas por cabo de fibra ptica.

[editar] xDSL
Ver artigo principal: DSL ADSL um tipo de conexo xDSL mais usado existindo tambm outros tipos e, comparada a outras formas desta, o ADSL tem a caracterstica principal de que os dados podem trafegar mais rpido em um sentido do que em outro. Geralmente, os provedores anunciam o ADSL como um servio onde a velocidade de "download" mais rpida do que a velocidade usada para "upload". A grande vantagem do ADSL que o usurio conectado ponto a ponto com a central telefnica, sem precisar compartilhar sua linha com outros usurios, contrariamente ao modem a cabo. O modem ou roteador ADSL pode ser ligado ao computador via uma placa ethernet, atravs de uma porta USB ou ainda em modo wireless (sem fio).

[editar] Modem a cabo (Cable Modem)


Ver artigo principal: Cable modem Esta tecnologia, tambm conhecida por Cable Modem, utiliza as redes de transmisso de TV por cabo convencionais (chamadas de CATV - Community Antenna Television) para transmitir dados em velocidades que variam de 70 Kbps a 150 Mbps, fazendo uso da poro de banda no utilizada pela TV a cabo.

[editar] Wireless/Rdio
Utiliza ondas de Rdio-freqncia para transmitir os dados. H vrias tecnologias em uso no Brasil, sendo bastante comum confundi-las.

Roteador Wireless.

Radio MMDS/LMDS - tecnologia que est se espalhando pelo interior do Brasil, devido ao baixo custo de manuteno e boas taxas de preo e velocidade. Consiste em distribuir o sinal da Internet captado por uma linha E1 utilizando antenas e o distribuindo atravs de POPs (Point of Presence) espalhados pela cidade, formando uma grande rede de usurios. muito comum haver grupos de

assinantes - condomnios por exemplo - que juntos custeam e dividem o custo de todo o equipamento necessrio para levar o sinal at suas residncias, tornando o preo individual ainda mais baixo. A velocidade de acesso corresponde contratada pelo assinante com o provedor.

Wireless WiFi - tecnologia popularmente conhecida como Wi-Fi, consiste em jogar um sinal de rede numa determinada rea para que assinantes com modems e adequados em seus computadores captem o sinal e acessem a Internet sem usar um fio sequer. Todos os laptops fabricados a partir de 2003 j vem preparados para este tipo de acesso, bem como todos os modelos de Macintosh. Os pontos que disponibilizam o sinal so chamados Hotspots e podem ser pblicos (Cafs, Aeroportos) ou privados. WiMAX - esta tecnologia estende o alcance do sinal Wi-Fi a grandes distncias, podendo cobrir cidades inteiras com uso de repetidores de sinal. Nos Estados Unidos, o Google est cobrindo vrias cidades com esta tecnologia. No Brasil o Ministro Hlio Costa disse que esta ser a tecnologia como canal de retorno da TV Digital e banda larga gratuita do governo a ser implantada at 2014. Celular - As redes de telefonia celular 3G permitem o acesso sem fio em alta velocidade computadores e dispositivos mveis. Chegou ao Brasil em 2007 e vem se expandindo apesar do alto preo por dados trafegado.

A rede 4G promete ser ainda mais veloz e potente com grande cobertura de sinal. Em 2008 est sendo testada no Japo e prevista para estrear no final de 2008. Por ser bancada pelas empresas de telefonia que investem pesadamente no ramo, especialistas dizem que o 4G deve substituir o WiMax rapidamente no ano de 2010.

Satlite - Usada em menor escala por empresas e instituies financeiras, esta tecnologia utiliza satlites de comunicao para transmitir o sinal diretamente aos computadores que os captam atravs de antenas parablicas comuns e receptores. A grande vantagem que pode-se estabelecer conexo em qualquer parte do pas, at mesmo em reas remotas. A velocidade depende do satlite envolvido e do servio. No Brasil, a Embratel oferece o servio pela Star One bidirecional completo - tanto para usurios residenciais como corporativos. Nos anos 90, a DIRECTV tentou emplacar um servio desse tipo a consumidores residenciais nos EUA, mas no obteve sucesso, principalmente pela banda de transmisso ser unidirecional - era capaz de apenas receber informaes, sendo necessrio um modem simples para a transmisso.

[editar] PLC
Ver artigo principal: PLC Ainda no campo da pesquisa por mais de oito anos nos EUA, consiste em transmitir os sinais de Internet atravs da rede eltrica. Nunca foi implantada comercialmente e um dos seus maiores problemas que quanto maior a distncia da casa do usurio aos servidores do provedor, pior fica a recepo e a velocidade. Atualmente vem sendo testada no Brasil nos estados de So Paulo , Paran e Minas Gerais (pela Eletropaulo ,

Copel e CEMIG, respectivamente). Tambm foi testada pela CEEE em Porto Alegre, em programa de incluso digital. O grande problema so os transformadores. O sinal at poderia ser transmitido a longas distncias, porm os dados se perdem quando chegam aos transformadores. O caso mais prximo do sucesso deu-se na Alemanha, onde os transformadores no ficam nos postes, mas nas prprias residncias. Porm, o sucesso no foi absoluto, devido dificuldade de lidar com a alta tenso encontrada antes dos transformadores. Outra dificuldade do PLC a gerao de fortes rudos interferentes nas bandas de rdio, especialmente em HF onde esto alocados servios de radiodifuso e utilitrios. Por sua vez, o sistema susceptvel a variabilidades em decorrencia de sistemas externos, seja por RF ou dispositivos eltricos acoplados na mesma rede indoor. Em vrios pases h movimentos contrrios a implementao do PLC nessas faixas e moldes de EMC propostos pelas agncias reguladoras, inclusive com aes legais bem sucedidas como no caso da ARRL x FCC na Suprema Corte dos EUA. [1]. O PLC (Power Line Communication ou internet via rede eltrica) comea a dar seus primeiros passos para chegar ao mercado no Brasil. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) vai inaugurar um projeto piloto oferecendo conexo internet pela rede eltrica em banda ultralarga ainda em 2007, com 300 clientes com velocidade de 100 Mbps para cada um. A informao de Orlando Cesar, consultor de telecom da empresa.

[editar] Banda larga em Portugal


Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus

De acordo com a Anacom, 88,4% dos clientes internet em Portugal tinham acesso por banda larga em Novembro de 2006, tendo o nmero de utilizadores de banda larga crescido mais de 50% em 2006. Mais de metade das ligaes em banda larga so feitas atravs de ADSL. Tambm segundo a Anacom, em Dezembro de 2006, 40 por cento dos lares portugueses dispunham de acesso Internet, sendo que a principal tecnologia de suporte da banda larga era o ADSL (60,5 por cento do total de acessos), sendo os restantes principalmente suportados por modem cabo (36 por cento). Contando com as intenes dos inquiridos no Inqurito ao Consumo da Banda Larga, a penetrao da Internet nos lares atingir cerca de 46 por cento no final de 2007. Portugal um dos pases da Unio Europeia com os preos da Internet mais baixos. A Vodafone tem a velocidade de 24Mb a 24,90. A Sapo tem 6 Mb+telefone a 19,90. Em Portugal tambm j h a Fibra ptica. Exemplo: 100Mb+telefone+110canais a 64,90, 200Mb+telefone+110canais a 99,90 ou 1Gb+telefone+110canais a 249,90.

[editar] Banda larga no Brasil


Em 2007, a Banda larga no Brasil, embora venha crescendo bastante em nmero de usurios e velocidade, quase 400 vezes mais cara que em outros pases, principalmente devido falta de concorrncia, falta de regras claras e alta carga de impostos, alm do fato de ainda ser mais lenta que em alguns outros lugares. A Banda Larga brasileira varia entre 200kbps e 100Mbps (sendo mais utilizados velocidades mximas de 8Mb), porm, com preos carssimos, podendo chegar a R$429,90, preo para a Oi Velox de 600 Kbps em Manaus [2]

[editar] Estatsticas
Existem 20 milhes de conexes banda larga no Brasil (dados de Junho de 2008). O nmero impressiona porque essa era a previso para 2010. O Barmetro Cisco de Banda Larga, entidade responsvel pela pesquisa, havia publicado uma nova previso para 2010, de 15 milhes de conexes. Mas frente a esse ltimo resultado, declarou que pretende rever essa meta. No que diz respeito ao volume de dados, houve aumento de 5600% de 2002 a 2007. At 2012 o trfego deve aumentar mais 800%[3].

Referncias
1. Archangelo, Flvio. "PLC/BPL: Uma Tecnologia Poluidora" 2. Banda larga no Brasil quase 400 vezes mais cara que em outros pases. PC World (3 de Setembro de 2007). Pgina visitada em 18 de Maro de 2008. 3. Estatsticas, dados e projees atuais sobre a Internet no Brasil

[editar] Ver tambm


Largura de banda (telecomunicaes) Plano Nacional de Banda Larga

[editar] Ligaes externas


Abusar - Associao Brasileira dos Usurios de Acesso Rpido BandaLarga.org - Frum sobre banda larga ABDI - Associao Brasileira de Direito de Informtica e Telecomunicaes ABL - Amaznia Banda Larga

[Esconder]
ve

Acessos Internet
Linha discada RDIS/ISDN/Conexo dedicada DSL: ADSL ADSL Lite ADSL2 ADSL2+ SDSL IDSL HDSL RADSL VDSL VDSL2 G.SHDSL VoDSL PDSL UDSL Cabo Tecnologias Fibra ptica Rede eltrica Rede sem fio: Wi-Fi WiMAX TMAX Satlite A rdio (MMDS LMDS) Telefonia mvel: GSM CDMA TDMA 2G (GPRS) 2,5G (EDGE, 1xRTT) 3G (UMTS, HSPA, HSDPA, W-CDMA, EVDO) 4G (LTE) Conceitos Modem Largura de banda Banda larga Banda estreita

Portal:Tecnologias de informao

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_larga" Categoria: Telecomunicaes Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde Dezembro de 2008
Ferramentas pessoais

Entrar / criar conta

Espaos nominais

Artigo Discusso

Potrebbero piacerti anche