Sei sulla pagina 1di 22

ANA CAROLINE SALES BRANDO LUCAS NERY LOPES PABLINE DARES BARBOSA SAMUEL LANTGUA RODRIGUES TIMTEO MOREIRA

DUTRA

A CONTABILIDADE E O CONTADOR

Projeto de pesquisa para fins de avaliao parcial (N2), da disciplina Metodologia da Investigao Cientfica, do programa de graduao em Cincias Contbeis do Departamento de Cincias Contbeis oferecido pela Pontifcia Universidade Catlica de Gois, ministrada pelo professor Edmar Silva.

GOINIA MAIO 2011

A CONTABILIDADE E O CONTADOR

SUMRIO

APRESENTAO........................................................................................................3 JUSTIFICATIVA...........................................................................................................4 OBJETIVOS.................................................................................................................8 PROBLEMATIZAO..................................................................................................9 HIPTESES...............................................................................................................11 METODOLOGIA.........................................................................................................13 FONTES.....................................................................................................................14 ESTRUTURA PROVVEL DO TEXTO MONOGRFICO.........................................15 CRONOGRAMA.........................................................................................................17 ORAMENTO............................................................................................................18 REFERNCIAS..........................................................................................................20 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA.............................................................................20

APRESENTAO

Podemos definir a Contabilidade como uma ferramenta indispensvel no gerenciamento e na tomada de deciso de uma empresa atravs das demonstraes contbeis, onde pode ser analisada a situao em que a empresa se encontra e fazer comparaes com situaes passadas. A pessoa encarregada de elaborar estas demonstraes contbeis o contador, que por meio de suas atribuies legais, faz isso perante as normas vigentes. Atravs desse projeto, buscaremos responder a maioria das questes que dizem respeito importncia da contabilidade, do uso de seus fundamentos para produo, sistematizao e gerenciamento de informaes teis aos usurios e o papel do contador. Esperamos que este estudo seja uma importante ferramenta na formao e no enriquecimento do conhecimento dos leitores sobre o referido tema, e que, todos aqueles que se interessam pela rea contbil possam ser estimulados para a produo de novas pesquisas.

JUSTIFICATIVA

Em termos histricos, registros indicam que a Cincia Contbil praticamente surgiu com o advento da civilizao. Com a sedentarizao da humanidade e a descoberta da capacidade do homem de armazenar bens, nasceu a necessidade de controle desses bens. (PADOVEZE, 1996, p. 40) Todos os negcios, independentemente de seu tamanho, finalidade ou constituio jurdica, necessitam de informaes para a tomada de decises. Todos os atos e fatos decorrentes em uma entidade so registrados e unidos para serem repassados como informaes para queles que se interessam. Esse papel de repasse de informaes, pertence contabilidade. Assim ressalta FRANCO:

O campo de aplicao da Contabilidade o das entidades econmicoadministrativas, s quais ela presta colaborao imprescindvel, no apenas para sua boa administrao, mas at para sua prpria existncia, pois sem o controle e as informaes fornecidas pela Contabilidade no seria possvel a tais entidades alcanar seus objetivos, sejam eles econmicos, sociais, ou econmico-sociais. (FRANCO, 1997, p. 36)

Segundo MARION (2004, p. 26), A Contabilidade o instrumento que fornece o mximo de informaes teis para a tomada de decises dentro e fora da empresa. Ela muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decises.

Para uma empresa, imprescindvel anotar os acontecimentos a fim de avaliar o quanto tem a receber ou a pagar, num dado momento. Outros dados precisam tambm ser obtidos e anotados, para que, ao final de um ms ou de um ano, ela verifique se houve lucro ou prejuzo, e qual ser seu respectivo valor. (ORR, 1990, p. 11)

A existncia da Contabilidade decorre, pois, da necessidade de se conhecer e controlar os componentes e as variaes do patrimnio, que a riqueza, individual ou coletiva, imprescindvel satisfao das necessidades humanas e vida em sociedade. (FRANCO, 1997, p. 36). Para PADOVEZE (1996, p. 29), O objetivo da contabilidade o controle do Patrimnio. O controle feito atravs de coleta, armazenamento e processamento das informaes oriundas dos fatos que alteram essa massa patrimonial.

Todos estes autores citaram a palavra patrimnio em suas definies do objeto de estudo da contabilidade. Mas o que vem a ser patrimnio?

Patrimnio o conjunto de riquezas de propriedade de algum ou de uma empresa (de uma entidade). So aqueles itens que a civilizao convencionou chamar de riquezas, por serem raros, teis, fungveis (caracterstica de troca), tangveis (caracterstica de poder ser movimentado e ser tocado fisicamente), desejveis etc. (PADOVEZE, 1996, p.29)

A Contabilidade uma cincia, e como tal utiliza mtodos e regras prprias para registrar os fatos contbeis e os atos administrativos, decorrentes ou no de aes humanas, mas que de alguma forma afeta o patrimnio da entidade. Os atos praticados pelos administradores ou donos da empresa que afetam o Patrimnio empresarial, so denominados Fatos Administrativos ou Contbeis. (idem, p. 43).

Fatos contbeis so todos os acontecimentos que, decorrentes ou no da ao administrativa, trazem variao ao patrimnio. Atos administrativos so aqueles que, praticados pelos dirigentes da entidade, no trazem de imediato variao patrimonial, como os atos de natureza tcnica ou propriamente administrativa, que ocorrem em qualquer tipo de entidade, tenha ela finalidade econmica ou no. (FRANCO, 1997, p. 43)

A Contabilidade a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador so corretos: documentao adequada, transaes negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo imediato: a Contabilidade transparente. Caso contrrio pode ser utilizada para incriminar a empresa, scios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.1 Desta maneira, verifica-se que o estudo da Contabilidade imprescindvel a todos os profissionais das entidades, pois a estratgia e o planejamento envolvem toda a organizao, e esses fatores dependem de um bom relatrio contbil fornecido para a tomada de decises. Acompanhamento e controle devem estar lastreados em informaes distintas e direcionados para cada rea de uma empresa, envolvendo ou no necessidades comuns para que a tomada de deciso ocorra naturalmente. Enfocando o aspecto fiscal e tributrio, a contabilidade exerce o controle sobre os impostos, taxas e contribuies, proporcionando dados e informaes
1

TEIXEIRA, Paulo Henrique. A importncia de uma boa contabilidade. Em: < http://www.portalde contabilidade.com.br/tematicas/contabilidadesaudavel.htm> Acesso em: 09 maio 2011.

seguras para o correto planejamento tributrio e o aproveitamento de eventuais benefcios ou incentivos. Todos esses atributos competem a Contabilidade, porm, ela nada seria se no fosse o profissional contbil, que o grande responsvel pela movimentao financeira de uma entidade e o orientador na tomada de decises do empreendedor com relao s questes monetrias e, de modo geral, no suporte mercantil, fiscal e tributrio entidade para a qual presta servios. A funo e o desafio profissional da Contabilidade deixaram de ser nos ltimos anos apenas narrativa e se transformaram na necessidade de atender aos seus diversos segmentos de usurios, com suas diversidades e necessidades de informaes, para o eficaz gerenciamento das suas atividades. A presena do contabilista cada vez mais imprescindvel para a sociedade e para as organizaes, sejam elas de finalidade lucrativa ou no. Sua funo neste sculo pode ser considerada a de um gestor de informaes. Os profissionais contbeis contribuem mais efetivamente na escolha de decises estratgicas das empresas cada dia mais atravs da Auditoria de Gesto. A auditoria interna conhece os fatos passados e capaz de projetar o que poder vir a ocorrer com a tomada de determinada deciso. Desse modo, ela fornece informaes que podem ajudar os gestores na otimizao de resultados, na anlise de desempenho e, principalmente na tomada de decises. Segundo a Equipe de Professores da FEA/USP:

O contador estuda a natureza da entidade, verifica os tipos de transaes que provavelmente ocorrero e planeja a maneira pela qual essas transaes devero ser registradas, sintetizadas e evidenciadas. Elabora, finalmente, um Plano e um Manual de Contas adequados, que devero ser observados obrigatoriamente na empresa. (1998, p. 25)

O Contador vem assumindo uma funo que oferece sociedade vrios benefcios, incluindo menores riscos ao investir, e melhor destinao do recurso e a capacidade de aprender a lidar com mudanas e com as idias de melhorias. No seu dia-a-dia, o profissional contbil se deparara com inmeras demandas oriundas de diversas fontes: governo, no tocante legislao tributria, instituies financeiras, quando a empresa necessitar recorrer fonte externa de financiamento ou emprstimo; aos scios, acionistas e proprietrios de quotas societrias, alm

dos administradores, diretores e executivos incumbidos de tocar a administrao das empresas. 2 Com a divulgao do novo Cdigo Civil, em janeiro de 2003, a responsabilidade do contador frente empresa aumentou, antes, meros escrives, hoje, responsveis por erros repassados. O contador passou a ter responsabilidade sobre as informaes divulgadas por ele, obrigando os profissionais contbeis a checar os dados passados pelas empresas.3 Por isto, precisam conhecer a legislao fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu pas e/ou estado, os princpios de funcionamento e o patrimnio da empresa onde trabalham. Tambm necessitam de conhecimentos tericos e prticos sobre estatstica, matemtica e de alguns ramos da administrao, de recursos humanos e do direito. E, cada vez mais, o uso da informtica e de novas tecnologias um diferencial no perfil profissional do contabilista. Nesse sentido, nosso projeto visa desenvolver um esclarecimento e uma analise da correlao e da importncia da contabilidade e do profissional contbil para as empresas e sociedade em geral, mostrando que um bom gerenciamento depende das informaes e relatrios contbeis para que haja a melhor tomada de decises dentro e fora dos estabelecimentos.

LUPPI, Lupercio Fuganti et all. A importncia da contabilidade para a administrao. Em: < http:// www.fag.edu.br/professores/jackson/Contabilidade%20Basica/A%20Import%E2ncia%20da %20Contabilidade%20para%20a%20administra%E7%E3o.doc> Acesso em 12 maio 2011.
3

RAMOS, Dora. A importncia do contador. Em: < http://www.administradores.com.br/informese/informativo /a-importancia -do-contador/22102/> Acesso em: 09 maio 2011.

OBJETIVOS

OBJETIVOS ESPECFICOS:

Este projeto de monografia tem por finalidade evidenciar a importncia do contador para com a Contabilidade nas entidades e na sociedade em geral, alm de definir as diretrizes que estes tm de seguir. OBJETIVOS GERAIS: O principal objetivo desta obra mostrar os aspectos mais relevantes da Contabilidade para uma boa administrao e principalmente, acentuando o papel da informao gerencial contbil, para ajudar nas atividades decisrias e de resoluo de problemas. Essas atividades no poderiam ser desenvolvidas se no fossem pela excelncia do contador, que deixa de ser caracterizado como um profissional que somente olha para o passado, e passa a tratar de um futuro prximo, desenvolvendo assim, agilidade, perspiccia e disponibilidade para resoluo de problemas que surgem, por causa principal da constante mudana do cenrio econmico.

PROBLEMATIZAO O que Contabilidade?

Qual o papel da contabilidade?

Quais so os ramos da Contabilidade?

Quem so os usurios da contabilidade?

Qual o papel do contador e suas responsabilidades?

Qual o campo de atuao da contabilidade?

A contabilidade obrigatria na gesto de uma entidade?

Quais so os benefcios da contabilidade no departamento financeiro das

empresas?

Quais as reas de atuao para os contadores e como esta esse mercado de

trabalho?

Quais so as principais demonstraes contbeis que um contador pode fornecer as empresas?

Como se fazem as escrituraes contbeis? Estas so obrigatrias?

Qual o benefcio da contabilidade para as pessoas fsicas?

A fim de atingir sua finalidade, a Contabilidade utiliza as tcnicas contbeis.

Quais so elas?

Quais so as atribuies necessrias para uma pessoa poder exercer o papel

de contador e responder como tal?

Com quais outras reas a Contabilidade se relaciona?

Quais so os rgos reguladores da Contabilidade e suas funes?

HIPTESES

Acreditamos que seja um mtodo pelo qual se administra todos os processos

financeiros de uma pessoa fsica ou jurdica.

Provavelmente, interessarem.

fornecer

informaes

patrimoniais

queles

que

se

Provavelmente, sejam a Anlise contbil e financeira, a Contabilidade

Tributria,

Contabilidade

Rural,

Contabilidade

Empresarial,

Contabilidade Pblica, a Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Ambiental e a Contabilidade Pessoal.

Acreditamos que sejam todas quelas pessoas ou empresas que realizam

movimentaes financeiras.

Tendo em vista que a contabilidade fornece as informaes patrimoniais, os

contadores so os responsveis por unir essas informaes e disponibilizlas aos interessados. Suas responsabilidades vo desde o levantamento dos fatos e acontecimentos at a elaborao das demonstraes financeiras.

Acreditamos que o campo de atuao da contabilidade v desde as entidades

econmico-administrativas, at mesmo as pessoas de direito pblico.

Provavelmente sim. Em uma gesto tem de haver a contabilizao adequada

para que os cidados e o governo saibam qual direcionamento dado aos bens.

Acreditamos que ela auxilie na anlise e no planejamento financeiro, para que

sejam tomadas as decises de investimentos e assim possibilite o funcionamento da entidade de forma correta, sistmica e sinrgica.

Os contadores devem atuar em todas aquelas atividades cujo objetivo seja administrar e controlar os bens e o capital das entidades e/ou pessoas fsicas. Sempre haver espao no mercado de trabalho para os bons contadores, pois toda entidade necessita de um profissional capacitado que possa realizar as atividades contbeis de forma correta, tanto na esfera pblica ou privada.

Acreditamos que sejam o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado

do Exerccio, a Apurao do Resultado do Exerccio e o Balancete de Verificao.

Provavelmente, existam os livros nos quais so arquivadas as demonstraes contbeis. Estas devem ser obrigatrias pois um modo pelo qual a empresa

tem conhecimento das transaes e alterao em seu patrimnio, e o governo por meio delas pode confirmar a porcentagem de arrecadao de impostos.

Acreditamos que para a pessoa fsica, a contabilidade as beneficia de forma a

administrar os seus rendimentos, objetivando o cumprimento dos encargos financeiros e sociais, de forma a manter sua vida financeira e familiar saudvel.

Possivelmente, a Contabilidade se utiliza da Escriturao Contbil para registrar os fatos contbeis, das Demonstraes Contbeis que uma demonstrao expositiva dos fatos, e da Auditoria que serve para confirmar os registros e demonstraes contbeis.

Provavelmente, um contador deve ter concludo o ensino superior e ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Acreditamos que a Contabilidade se relaciona com a rea jurdica, administrativa, econmica e social.

Provavelmente, o rgo que regula as atividades e profissionais contbeis a mbito regional seja o Conselho Regional de Contabilidade e a mbito nacional seja o Conselho Federal de Contabilidade.

METODOLOGIA

O projeto ser desenvolvido atravs de uma abordagem objetiva. A escolha do tema A Contabilidade e o contador foi motivada pelo fato de haver um prvio domnio a respeito do assunto, no qual facilita a nossa compreenso e organizao de nossas idias. Logo aps, nos orientamos atravs de um referencial terico, que nos possibilitou uma viso holstica a respeito do assunto abordado, que ajudou-nos a delimitar e especificar o tema, para termos um melhor aproveitamento, e tornando assim mais preciso o nosso estudo. Em seguida, destacaremos os principais problemas e indagaes referentes temtica proposta buscando base terica para nos orientar nos possveis apontamentos, que podem ser uma soluo para a problemtica existente, para logo aps serem feitas as respectivas hipteses. Para facilitar este estudo e enriquecer nosso projeto juntamente com nosso conhecimento, sero utilizados alguns recursos, como livros e textos eletrnicos. Faremos tambm uma entrevista com alguns contadores atravs de um questionrio elaborado por ns, alm de buscarmos orientaes no Conselho Regional de Contabilidade e na JUCEG. Face ao exposto e aps o recolhimento de informaes, reuniremos todos os dados analisados para construirmos nosso projeto, levando em conta as diversas opinies e conceituaes dos autores para proporcionar uma melhor definio do assunto proposto. Justificaremos e desenvolveremos a monografia visando os fatos relevantes que possam contribuir com a cincia, que o que ela trar de inovador como esse projeto.

FONTES

Biblioteca da Pontifcia Universidade Catlica de Gois

Biblioteca da Universidade Salgado de Oliveira

Entrevista com Contadores

Conselho Regional de Contabilidade

JUCEG

Conselho Federal de Contabilidade

ESTRUTURA PROVVEL DO TEXTO MONOGRFICO

APRESENTAO INTRODUO CAPTULO l: A HISTRIA DA CONTABILIDADE 1.1 O surgimento


1.2 A contabilidade no Brasil 1.3 Definio e Conceito da contabilidade e do contabilista

CAPTULO ll: UTILIZAO DA CONTABILIDADE


2.1 Aplicao da contabilidade 2.2 Finalidades 2.3 Usurios da contabilidade 2.4 Ramos e divises da contabilidade

2.5 Pilares da contabilidade


2.6 Benefcios na gesto de uma entidade 2.7 Utilidade para a pessoa fsica 2.8 rgos regulamentadores da contabilidade

CAPTULO lll: O PROFISSIONAL CONTBIL


3.1 Quem o contador 3.2 A sua funo e suas atribuies 3.3 Campos de atuao e mercado de trabalho

CAPTULO IV: AS TCNICAS E DEMONSTRAES CONTBEIS 4.1 Planejamento contbil 4.2 As tcnicas contbeis 4.3 Demonstraes contbeis
4.4 Sistemas contbeis

4.5 Escrituraes contbeis

4.6 Livros e documentos contbeis CONCLUSO REFERNCIAS ANEXOS

CRONOGRAMA

Atividades/ Perodo 1 semana X X 2 semana X X

Maro 3 semana 4 semana

1 2 3 4

Levantamento do tema Levantamento da Literatura Delimitao do tema Coleta de fontes bibliogrficas

X 1 semana X X X X X X X Abril 2 3 semana semana

X 4 semana

5 6 7 8 9 8 9

Elaborao da problematizao do projeto Elaborao das hipteses do projeto Entrevista com contadores Visita ao Conselho Regional de contabilidade Visita a JUCEG Elaborao da justificativa do projeto Estrutura provvel do texto monogrfico

X X

10 Montagem do projeto e seus elementos 11 Reviso do texto 12 Montagem do texto monogrfico 13 Reviso ortogrfica do texto

1 semana X

Maio 2 3 semana semana X X X

4 semana

X X

14 Reviso Geral 15 Entrega da monografia 16 Defesa final da monografia

1 semana X

Junho 2 3 semana semana X X

4 semana

X ORAMENTO

MATERIAL DE CONSUMO

DESCRIO Caneta Lapiseira Borracha Corretivo Chamex A-4 CD Fotocpias Cartucho Tonner Combustvel Livros TOTAL

QUANTIDADE 02 02 01 01 200 01 100 02 60 04 373

PREO UNITARIO 1,50 7,00 1,00 3,50 0,20 1,00 0,06 95,00 3,19 55,00 167,45

PREO TOTAL 3,00 14,00 1,00 3,50 40,00 1,00 6,00 190,00 191,40 220,00 669,90

MATERIAL PERMANENTE

DESCRIO Notebook Impressora Scanner Pen Drive TOTAL SERVIOS

QUANTIDADE 01 01 01 02 05

PREO UNITARIO 1.850,00 250,00 180,00 25,00 2.305,00

PREO TOTAL 1.850,00 250,00 180,00 50,00 2.330,00

DESCRIO Internet TOTAL

QUANTIDADE 60h 60

PREO UNITARIO PREO TOTAL 1,50 1,50 90,00 90,00

REFERNCIAS

FRANCO, Hilrio. Contabilidade Geral. 23 edio. So Paulo: Atlas, 1997. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Bsica. 7 edio. So Paulo: Atlas, 2004. ORR, Mussolini. Contabilidade Geral: Fundamentos. 1 edio. So Paulo: Scipione, 1990. PADOVEZE, Clvis Lus. Manual de Contabilidade Bsica. 3 edio. So Paulo: Atlas, 1996. USP, Equipe de professores da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da; coordenao Srgio de Iudcibus. Contabilidade Introdutria. 9 edio. So Paulo: Atlas, 1998.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

MAGALHES, Antonio de Deus F.; LUNKES, Irtes Cristina. Sistemas Contbeis: O Valor Informacional da Contabilidade nas Organizaes. 1 Edio. So Paulo: Atlas, 2000. NEVES, Silvrio das; VICECONTI, Paulo Eduardo. Contabilidade Bsica. 12 edio. So Paulo: Frase, 2004 RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de Custos Fcil. 6 Edio. So Paulo: Saraiva, 2007. SALAZAR, Jos Nicolas Albuja; BENEDICTO, Gideon Carvalho de. Contabilidade Financeira. 1 Edio, So Paulo: Thomson, 2004. SILVA, Dirson Medeiros da. Contabilidade: Noes Bsicas e Fundamentais. 2 edio. Belm: Cejup, 1995.

Potrebbero piacerti anche