Sei sulla pagina 1di 15

Captulo 2

FASORES E NMEROS COMPLEXOS

2. 2.1

2.2 2.3

2.4

Introduo Fasor 2.1.1 Representao Fasorial de uma Onda Senoidal e Co-senoidal 2.1.2 Diagramas Fasoriais Sistema de Nmeros Complexos 2.2.1 Plano Complexo 2.2.2 Operador j Forma Retangular e Polar 2.3.1 Forma Retangular 2.3.2 Forma Polar 2.3.3 Identidade de Euler Operao Matemtica com Grandezas Complexas 2.4.1 Soma 2.4.2 Subtrao 2.4.3 Produto 2.4.4 Diviso 2.4.5 Potenciao 2.4.6 Raiz N-sima 2.4.7 Logaritmo

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br URL: www.dee.ufc.br/~rleao

2. Introduo Os fasores e os nmeros complexos so duas importantes ferramentas para a anlise de circuitos ca. As tenses e correntes senoidais podem ser matemtica e graficamente representadas por fasores em termos de suas magnitudes e ngulos de fase. O sistema de nmeros complexos um meio de expressar os fasores e de oper-los matematicamente. 2.1. Fasor Um fasor tem representao grfica semelhante a um vetor, mas em geral refere-se a grandezas que variam no tempo como as ondas senoidais. O comprimento de um fasor representa sua magnitude, e o ngulo representa sua posio angular relativa ao eixo horizontal tomado como referncia. Os ngulos positivos so medidos no sentido antihorrio a partir da referncia (0o) e os ngulos negativos so medidos no sentido horrio a partir da referncia.
90
magnitude

90

180

180
-60 2

270

270

Figura 2.1: Exemplo de fasores: magnitude e direo.

A Figura 2.2 mostra um fasor de magnitude |A| que gira com velocidade angular .
90

t 180 0

|A| Figura 2.2: Fasor girante.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br URL: www.dee.ufc.br/~rleao

2-2

2.1.1 Representao Fasorial de uma Onda Senoidal e Co-senoidal Um ciclo completo de uma senide pode ser representado pela rotao de um fasor que gira 360. O valor instantneo da onda senoidal em qualquer ponto da senide igual distncia vertical da extremidade do fasor ao eixo horizontal, isto , a projeo do fasor no eixo vertical.

Figura 2.3 Onda senoidal representada por fasor em movimento.

Figura 2.4 Onda co-senoidal representada por fasor em movimento.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-3

A Figura 2.4 apresenta a representao de uma onda co-senoidal por um fasor girante. O valor instantneo da co-senoide em qualquer ponto da onda igual distncia horizontal da extremidade do fasor ao eixo vertical, ou seja, igual projeo do fasor sobre o eixo horizontal. Note que a amplitude do fasor igual ao valor de pico da onda senoidal na Figura 2.3 (pontos 90 e 270) e da onda co-senoidal na Figura 2.4 (pontos 0o e 180). A Figura 2.5 mostra um fasor de tenso em uma posio angular especfica de 45 e o correspondente ponto na onda senoidal. O valor instantneo da onda senoidal neste ponto est relacionado posio () e amplitude do fasor (Vp). Note que quando uma linha vertical traada da extremidade do fasor at o eixo horizontal formado um tringulo retangular. O comprimento do fasor a hipotenusa do tringulo, e a projeo vertical, o seu cateto oposto. Assim, o cateto oposto do tringulo reto igual hipotenusa vezes o seno do ngulo e representa o valor instantneo da senide.

Figura 2.5: Relao matemtica entre a senide e o fasor.

O perodo e a frequncia da onda senoidal esto relacionados velocidade de rotao do fasor. A velocidade de rotao do fasor denominada de velocidade angular, . Quando um fasor gira a uma velocidade , ento t representa o ngulo instantneo do fasor que pode ser expresso como =t. 2.1.2 Diagramas Fasoriais Como visto anteriormente, uma onda senoidal peridica de frequncia e amplitude constantes pode ser representada por um fasor girante. Como amplitude e frequncia so constantes, tem-se que uma vez conhecida o valor instantneo de uma senide em t=0, em qualquer tempo o valor da senide pode ser determinado.
Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-4

90
Vp

180

45

270

(a) Figura 2.6: Definio de uma onda senoidal.

(b)

A onda senoidal mostrada na Figura 2.6 definida matematicamente como: (t)= Vp.sen(t+45) (2.1) Assim, o fasor da Figura 2.6 (b) tem amplitude igual a Vp, gira a uma velocidade angular , e tem um ngulo de fase igual a 45. Um fasor em uma posio fixa usado para representar uma onda senoidal completa porque uma vez estabelecido o ngulo de fase entre a onda senoidal e uma referncia, o ngulo de fase permanece constante ao longo dos demais ciclos. Um diagrama fasorial pode ser usado para mostrar a posio relativa de duas ou mais ondas senoidais de mesma frequncia, uma vez conhecidos as amplitudes e os ngulos de fase de cada senide. Na Figura 2.7 trs ondas senoidais so representadas por um diagrama fasorial. A senide A est adiantada das senides B e C, a senide B est adiantada em relao senide C, porm atrasada em relao senide A, e a senide C est atrasada em relao s senides A e B, como indicado no diagrama fasorial.

A 45 B -60 C

Figura 2.7: Exemplo de diagrama fasorial.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-5

2.2. Sistema de Nmeros Complexos Os nmeros complexos permitem operaes matemticas com fasores e so teis na anlise de circuitos ca. A lgebra de nmeros complexos uma extenso da lgebra de nmeros reais. Os nmeros reais constituem um sub-conjunto dos nmeros complexos. Os nmeros complexos so formados pelos nmeros reais e pelos nmeros imaginrios. {Conjunto dos Complexos} = {Reais} + {Imaginrios} (2.2)

Os nmeros imaginrios so distinguidos dos nmeros reais pelo uso do operador j ou i. A representao de um nmero complexo dada pela soma algbrica da componente real, a, e da componente imaginria, jb. ! = ! !" (2.3)

Se a parte real de um nmero complexo zero, o nmero complexo torna-se puramente imaginrio: ! = !". Se a parte imaginria do nmero complexo nula, o nmero torna-se puramente real: ! = !. Na matemtica o operador i usado invs do j, mas em circuitos eltricos o i pode ser confundido com o valor instantneo da corrente, por isso o j tem preferncia. 2.2.1 Operador j O operador j denominado operador complexo e definido como: ! = 1 (2.4)

O operador +j ao multiplicar uma grandeza real move no sentido antihorrio a grandeza localizada no eixo real para o eixo imaginrio, rotacionando-a de +90. De modo semelhante, multiplicando a grandeza real por j, a grandeza gira de -90, sentido horrio. Assim, j considerado um operador rotacional.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-6

+j2

Seja uma grandeza real positiva +2 representada sobre o eixo real. Ao ser aplicado o operador j tem-se:
+2

(j2)2=-2

j2 2 =

( 1) ( 1) (2) = ( 1) (2) = 2

(j3)2=-j2

j3 2 =
Figura 2.8: Efeito do operador j

( 1) ( 1) (2) = (1) (j) (2) = j2 (2.5)


2

j4 2 =

( 1) ( 1) (2) = ( 1) ( 1) (2) = 2
2 2

Observe que o operador j2 gira de +180 a grandeza sobre qual opera convertendo-a a um nmero real negativo, j3 gira de 270, e quando multiplicado por j4 retorna ao lugar de origem. 2.2.2 Plano Complexo Um plano complexo formado por dois eixos ortogonais, um eixo horizontal denominado onde so representados o conjunto dos nmeros reais e um eixo vertical denominado de eixo imaginrio. Um nmero complexo pode ser representado por um ponto no plano complexo. A Figura 2.9 mostra um conjunto de pontos no plano cartesiano complexo. O nmero +2 um nmero complexo cuja parte imaginria nula; o nmero j2 um nmero complexo negativo com parte real nula, e representado sobre o eixo imaginrio. Quando um ponto no est situado sobre nenhum eixo, mas est localizado em um dos quatro quadrantes, o nmero definido por suas coordenadas, a exemplo do ponto 4+j2. Note que o nmero 4+j2 tem como conjugado 4-j2, pois diferem apenas no sinal da parte imaginria. O conjugado de um nmero complexo representado pelo expoente ()*.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-7

+j 2 quadrante

Eixo Imaginrio
1 quadrante

j3 -5 + j1 2 -4-j2
3 quadrante -j

4 + j2 Eixo Real

-j2

4 - j2
4 quadrante

Figura 2.9: Plano cartesiano complexo.

Uma posio angular pode ser representada em um plano complexo como mostra a Figura 2.10.
+j 2 quadrante 180 3 quadrante -j 270 90o 1 quadrante 0o/360 4 quadrante

Figura 2.10: ngulos no plano complexo.

2.3. Representao de um Fasor Em um plano complexo, um fasor representado graficamente por uma seta desde a origem at o ponto no plano complexo.
+j A +jyA A

-xA A -jyA

+xA A

Figura 2.11: Fasor em diferentes quadrantes.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-8

2.3.1 Forma Retangular Um fasor, em qualquer quadrante de um plano complexo, pode ser completamente especificado numa forma de notao cartesiana ou retangular como: ! = !! !!! !! representa a projeo de A no eixo real; !"! representa a projeo de A sobre o eixo imaginrio. Portanto, um fasor uma grandeza complexa. Qualquer que seja o quadrante em que esteja situado o fasor A, seu mdulo dado por: ! =
! ! !! + !!

(2.6)

(2.7)

O valor de depende do quadrante em que est o fasor.


|A| |A| xA yA yA -xA -yA =180o - -xA |A| =-180o + xA - |A| 4 quadrante -yA

1 quadrante

2 quadrante

3 quadrante

Figura 2.12: Abertura angular do fasor no plano complexo.

A abertura angular, no 1 e 4 quadrante, que o fasor faz com o eixo real positivo de referncia dada respectivamente por: ! = tan!! !!
!

(2.8)

O ngulo no 2 e 3 quadrantes definido respectivamente como: ! = 180 ! ! = 180 !"!!


!! !!

(2.9)

A projeo do fasor |A| no eixo horizontal e a projeo sobre o eixo vertical igual a: !! = ! !"#$ (2.10)
Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-9

!! = ! !"#$ 2.3.2 Forma Exponencial

(2.11)

Seja o fasor A representado em sua forma retangular trigonomtrica: ! = ! !"#$ + !"#$% Tendo as funes sen e cos expandidas em srie: != ! 1
!! !!

(2.12)

!! !!

!! !!

+ +! !

!! !!

!! !!

!! !!

(2.13)

O fasor A pode ser re-escrito como: ! = ! 1 + !" + Reconhecendo que: ! !" = 1 + !" + tem-se: com
!" ! !!

!" ! !!

!" ! !!

!" ! !!

(2.14)

!" ! !!

!" ! !!

!" ! !!

!" ! !!

(2.15)

! = ! ! !" = ! !"#$ + !"#$% ! !" = !"#$ + !"#$%

(2.16) (2.17)

que representa a identidade de Euler. De modo anlogo tem-se que: ! !!" = !"#$ !"#$% (2.18)

O fasor A quando representado como ! = ! ! !" diz-se estar na forma exponencial. Uma outra maneira de apresentar a identidade de Euler consiste na definio do fasor como: ! = !"#$ + !"#$% A derivada de A em relao a dada por:
Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

(2.19)

2-10 !" !"

= !"#$ + !"#$% = ! !"#$ + !"#$% = !"

(2.20)

Re-escrevendo a Equao 2.20, tem-se:


!" !

= !"#

(2.21)

Integrando ambos os lados da Equao 2.21 obtm-se: LnA = j + C (2.22)

A constante complexa de integrao C obtida fazendo-se =0 em (2.22) onde obtm-se C=LnA. O valor de A para =0 obtido de (2.19). Assim, para A = 1 + j0 implica em C=0. Portanto: LnA = j ou ! = ! !" (2.23) (2.24)

O ngulo pode ser expresso em funo do tempo: =t + . 2.3.3 Forma Polar A forma polar a representao concisa da forma exponencial. ! = ! ! !" ! ! (2.25)

Em (2.26) so mostradas as diferentes formas de representar um fasor. ! = !! !!! = ! ! !" ! ! (2.26)

A forma polar e retangular so as duas formas de representao de nmeros complexos, usadas tambm para representar grandezas fasoriais. Cada uma apresenta vantagens quando usadas na anlise de circuitos, dependendo da aplicao. Um fasor na forma retangular pode ser convertido para a forma polar e vice-versa. Na converso retangular polar tem-se:

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-11

+j +jyA=j|A| sen A

+xA=|A|cos

Figura 2.13: Coordenadas Cartesianas de um Fasor.

Na converso retangular polar tem-se: ! = !! !!!


! ! !! + !! !"!! !! !!

= ! !

(2.27)

A converso polar retangular tem-se:

A A (cos jsen ) = x A jyA

(2.28)

Ondas senoidais e co-senoidais, de amplitude e frequncia definidas, encontram representao atravs de fasores. ! = ! !"# !" ! = !" ! ! ! ! = ! !"# !" ! = !" ! ! !
!"! !"!

! ! ! !

(2.29) (2.30)

Uma onda senoidal variante no tempo pode ser representada por um fasor com magnitude definida pela amplitude da onda senoidal de velocidade angular , e cuja representao grfica indica a condio no instante t=0, para um ngulo de fase que se mantm constante no tempo. 2.4. Operao Matemtica com Grandezas Complexas Os fasores, representados por nmeros complexos, podem ser somados, subtrados, multiplicados e divididos, alm das operaes de potenciao, raiz, e logaritmo. 2.4.1 Soma Seja os fasores A e B definidos como:
Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-2

A = a + jb B = c + jd A soma de A e B dada por: C = A + B = (a + c) + j(b + d)

(2.31) (2.32)

(2.33)

A representao grfica da soma de fasores mostrada na Figura 2.14.

A = 3 + j1

A B

C = 5 - j1 B = 2 - j2 Figura 2.14: Soma de fasores.

2.4.2 Subtrao A subtrao dos fasores A e B dada por: C = A - B = (a - c) + j(b - d)


C A

(2.34)

-B

-B A

B Figura 2.15: Subtrao de fasores.

2.4.3 Produto O produto de A e B dado por: A.B = (a + jb).(c + jd) = (a.c - b.d) + j(a.d + b.c)
Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

(2.35)

2-3

ou ! ! = ! ! !!! ! ! !!! = ! ! ! !
!! !!!

! ! !! + !! (2.36)

A Equao 2.36 mostra que se sobre um fasor ! = ! ! !!! aplicarmos um fasor B de magnitude |B| e ngulo 2, i.e. ! = ! ! !!! , o fasor resultante: ! = ! ! ! !!! ! !!! = ! ! !"# !! + !! + !"#$ !! + !! (2.37) O fasor D tem mdulo |A|.|B|, e est avanado de 2 desde a posio de A formando um ngulo com o eixo de referncia igual a (1+2). Portanto, o operador ! !" = !"#$ + !"#$% operando sobre um fasor A faz este fasor girar de um ngulo + desde sua posio inicial. O operador ! !!" = !"#$ !"#!" operando sobre um vetor A faz este vetor girar de um ngulo (-). A multiplicao mais fcil de ser operada quando as grandezas envolvidas esto na forma polar. 2.4.4 Diviso
A a + jb ( a + jb) ( c ! jd ) = = B c + jd ( c + jd ) ( c ! jd )

ou

A ac + bd bc ! ad = 2 +j 2 2 B c +d c + d2
j! 1 A j ! 1!! 2) A Ae = = e( j! 2 B Be B

(2.38)

A A = ! (!1 " ! 2 ) B B

(2.39)

Como na multiplicao, a diviso mais fcil quando as grandezas esto na forma polar. 2.4.5 Potenciao Seja
Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

2-4 !

!! =

! ! !"

= !

! !"# ! ! !"

(2.40)

2.4.6 Raiz N-sima


!

! = !!

! ! !"

! !

= !

! !

! !!

! !

! !

(2.41)

As outras (n-1) razes so obtidas somando-se 2q rad a antes que se efetue a diviso por n, para q = 0, 1, 2,..., (n-1).
n A = n A ( + 2q) n , q = 0,1,2,...(n - 1) + 2q + 2q = n A cos + jsen n n

(2.42)

Cada raiz multiplicada por si mesma n vezes resulta no fasor A. 2.4.7 Logaritmo !"# = !" ! ! !" = !" ! + !"! !" = !" ! + !" !"# = !" ! + !" (2.43) Referncias [1] Floyd, T.L. Principles of Electric Circuits, 6th Ed. Prentice Hall, 2000. ISBN 0-13-095997-9.927p. [2] Nilsson, James W., Reidel, Susan A., Circuitos Eltricos, LTC, 6a Edio, 2003. [3] Kerchner, R.M., Corcoran,G.F., Circuitos de Corrente Alternada, Porto Alegre, Globo, 1973.

Profa Ruth P.S. Leo Email: rleao@dee.ufc.br

Potrebbero piacerti anche