Sei sulla pagina 1di 9

Ceclia Menezes Direito Previdencirio Aula 1 Previdncia Social e Seguridade Social

CONCEITO DE PREVIDNCIA SOCIAL


a tcnica de proteo social, de natureza contributiva, cujo objetivo predominante prover renda de substituio ao trabalhador ou sua famlia, quando o segurado, diante de contingncias ou riscos sociais legalmente previstos, no for capaz de obt-la. No caso de concesso de salrio-famlia e de auxlio-acidente, inexiste o objetivo de garantir renda de substituio ao segurado ou sua famlia. Previdncia Social e Seguridade Social no so sinnimos. Previdncia Social e Seguro Social so sinnimos. PREVIDNCIA SOCIAL = SEGURO SOCIAL CONTINGNCIAS SOCIAIS DETERMINANTES DE PROTEO PREVIDENCIRIA: Doena => incapacidade laboral provisria Invalidez => incapacidade laboral permanente Idade avanada Maternidade Encargos familiares do segurado de baixa renda Desemprego involuntrio Morte Recluso do segurado de baixa renda Reduo da capacidade laboral provocada por acidente de qualquer natureza ou causa OBS.: Por enquanto a cobertura acidentria dos trabalhadores empregados, avulsos e segurados especiais est sob a responsabilidade do Regime Geral de Previdncia Social. Entretanto, luz da Constituio Federal podem participar dessa cobertura tambm as seguradoras privadas.

PRESTAES DA PREVIDNCIA SOCIAL: BENEFCIOS SERVIOS => REABILITAO PROFISSIONAL

1 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

BENEFCIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL: Doena =>incapacidade laboral provisria => auxlio doena Invalidez => aposentadoria por invalidez Idade avanada => aposentadoria por idade Tempo de contribuio: Aposentadoria por tempo de contribuio Em atividade sob condies especiais => Aposentadoria especial

Maternidade =>salrio-maternidade Encargos familiares do segurado de baixa renda=> salrio famlia Desemprego involuntrio =>seguro desemprego ( benefcio previdencirio mas no est a cargo do Regime Geral de Previdncia Social do Ministrio da Previdncia Social) Morte => penso por morte para seus dependentes Recluso do segurado de baixa renda => auxlio recluso para seus dependentes

Reduo da capacidade laboral provocada por acidente de qualquer natureza ou causa => auxlioacidente

PREVIDNCIA SOCIAL COMO ESPCIE INTEGRANTE DO GNERO SEGURIDADE SOCIAL A partir da Constituio Federal de 1988, as aes de previdncia social integram a seguridade social, nos termos do art. 194 da constituio federal: SEGURIDADE SOCIAL UM CONJUNTO INTEGRADO DE AES DE INICIATIVA DOS PODERES PBLICOS E DA SOCIEDADE DESTINADO A ASSEGURAR DIREITOS RELATIVOS SADE, PREVIDNCIA SOCIAL E ASSISTNCIA SOCIAL. OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL: Universalidade do atendimento e da cobertura Seletividade e distributividade dos benefcios e servios Uniformidade e equivalncia de benefcios e servios a urbanos e rurais Irredutibilidade do valor dos benefcios Eqidade na forma de participao no custeio Diversidade da base de financiamento

2 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Carter democrtico e descentralizado da administrao, com gesto quadripartite.


UNIVERSALIDADE DO ATENDIMENTO E DA COBERTURA: Em face de tal objetivo, deve o conjunto das aes de Seguridade Social ser o mais abrangente possvel. Quanto mais forem os protegidos e quanto mais contingncias ou riscos sociais desencadearem a proteo, mais estar a Seguridade Social cumprindo seu papel.

UNIVERSALIDADE SUBJETIVA => QUEM SO OS PROTEGIDOS?


SADE TODOS DIREITO DE TODOS DEVER DO ESTADO ACESSO UNIVERSAL IGUALITRIO PARTICIPAM INDEPENDENTEMENTE CONTRIBUIO E A ASSISTNCIA SOCIAL SER PRESTADA A QUEM DELA NECESSITAR PARTICIPAM INDEPENDENTEMENTE CONTRIBUIO ASSISTNCIA SOCIAL PESSOAS EM ESTADO DE NECESSIDADE PREVIDNCIA BENEFICIRIOS: SEGURADOS DEPENDENTES

DE

DE

PARTICIPAO CONTRIBUIO SEGURADOS

MEDIANTE DOS

UNIVERSALIDADE
PROTEO? SADE DOENA AGRAVOS E OUTROS

OBJETIVA

=>

QUE

CONTINGNCIAS

SOCIAIS

DESENCADEIAM

ASSISTNCIA SOCIAL IMPOSSIBILIDADE DE PROVER OS MNIMOS SOCIAIS PARA PROVER A PRPRIA SUBSISTNCIA => ESTADO DE NECESSIDADE

PREVIDNCIA IDADE AVANADA DOENA INVALIDEZ MORTE RECLUSO MATERNIDADE DESEMPREGO INVOLUNTRIO

SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE DOS BENEFCIOS E SERVIOS Em face da limitao dos recursos existentes, devem ser criados critrios de seleo dos protegidos respeitadas as peculiaridades das atividades desenvolvidas pelos indivduos e as demandas particulares de alguns grupos (idosos, menores, deficientes), para efetivar a justa distribuio dos benefcios e servios. Tais critrios de seletividade tem como fonte, na maioria das vezes, disposies constitucionais ou legais.

3 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

As atividades dos diversos trabalhadores dentro da sociedade possuem caractersticas diferentes, portanto, o legislador lhes assegurou diferentes benefcios previdencirios. Por exemplo, o empregado, o avulso e o segurado especial tm direito ao benefcio denominado auxlio-acidente, enquanto o contribuinte individual no faz jus a esse benefcio. No caso da aposentadoria especial, somente empregados, avulsos e contribuintes individuais cooperados tm esse benefcio assegurado. Na assistncia social, o benefcio de prestao continuada previsto na Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS, no valor de um salrio mnimo, assegurado apenas a idosos com 65 anos ou mais e a deficientes, cuja renda familiar seja inferior a de salrio mnimo por pessoa. A seletividade tem como objetivo a distribuio de renda. Assim, no caso dos benefcios de salriofamlia e de auxlio-recluso, so destinados, respectivamente, a segurados e a dependentes de segurados de baixa renda. Exemplos da materializao da seletividade na assistncia social: O benefcio de prestao continuada previsto na Constituio Federal e na Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS assegurado a idosos e a pessoas portadoras de deficincia.

Entretanto, os idosos que detm o direito ao benefcio so aqueles com idade de 65 anos ou mais e cuja renda familiar seja inferior a 1/4 de salrio mnimo por pessoa.

No caso dos portadores de deficincia, exigido tambm o requisito da renda familiar mensal per capita seja inferior a 1/4 de salrio mnimo.

Exemplos da materializao da seletividade na previdncia social: O salrio-famlia assegurado apenas aos segurados enquadrados nas categorias de empregados e avulsos, desde que de baixa renda. O auxlio recluso garantido ao dependente recolhido priso, desde que o segurado seja considerado de baixa renda.

752,12.

Atualmente, considera-se de baixa renda o segurado cuja remunerao de at R$

UNIFORMIDADE E EQUIVALNCIA DE BENEFCIOS E SERVIOS A URBANOS E RURAIS Em termos de proteo previdenciria, so garantidos os mesmos benefcios e servios para os trabalhadores urbanos e rurais, filiados hoje ao mesmo regime previdencirio, o Regime Geral de Previdncia Social RGPS, administrado pelo Ministrio da Previdncia Social. Entretanto, a aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos exige a idade mnima de 65 anos, para homens, e de 60 anos, para mulheres, enquanto que os rurais tero reduo dessa idade em 5 anos. Assim, embora rurais e urbanos tenham garantia de aposentadoria por idade, a idade exigida para os dois grupos diferente. Conclui-se no se tratar de igual tratamento concedido aos dois grupos, mas de tratamento equivalente.

4 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Ainda no recebem tratamento uniforme os servidores titulares de cargos efetivos e os militares amparados por Regimes Prprios de Previdncia social. Entretanto, possvel afirmar que as Emendas Constitucionais n 20 e n 41 promoveram alteraes no artigo 40 da Constituio Federal no intuito de tornar as regras relativas aos regimes prprios mais assemelhadas s do regime geral: clculo de aposentadoria atravs de mdia de salrios, reajuste de benefcios mediante aplicao de ndices com objetivo de preservar o poder de compra, estabelecimento de teto do regime geral se institudo sistema de previdncia complementar. No que concerne assistncia social, os necessitados do campo e da cidade tm acesso aos mesmos benefcios e servios. No caso da sade, direito de todos e dever do estado, a garantia do acesso universal e igualitrio probe tratamento diferenciado entre quaisquer atendidos.

IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFCIOS Os benefcios no podem ter seu valor reduzido bem como devem manter seu poder de compra. Para atingir tal objetivo, os benefcios so periodicamente reajustados, na mesma data em que ocorrer o reajuste do salrio-mnimo. Atualmente a renda dos benefcios reajustada mediante a aplicao do INPC.

EQIDADE NA FORMA DE PARTICIPAO NO CUSTEIO Determina o reconhecimento da existncia de diferenas na capacidade contributiva seja de segurados ou de empresas, com o estabelecimento de diferentes percentuais contributivos em face de tais diferenas. Assim, um segurado enquadrado na categoria de empregado, avulso ou empregado domstico vai contribuir com o percentual de 8%, 9% ou 11%, a depender de sua faixa de remunerao: aquele que recebe menor remunerao, contribui com percentual menor, enquanto que os que recebem valores remuneratrios maiores tero o percentual contributivo aumentado para 9% ou para 11%. Veja a tabela de faixas de salrios-de-contribuio atualmente em vigor: At 965,67 => 8% De 965,68 at 1.609,45 => 9% De 1.609,46 at 3.218,90 => 11%

DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO Nos termos do disposto no art. 195 da Constituio Federal, as contribuies sociais incidem sobre diferentes bases: folha de salrio e demais rendimentos pagos ou creditados a prestadores de servios sem vnculo empregatcio; receita ou faturamento; lucro; valores arrecadados em concursos de prognsticos, valor dos servios ou dos bens importados do exterior. Assim uma empresa vai contribuir com o percentual de 20% sobre a remunerao dos que lhe prestem servios, mas tambm vai recolher a COFINS sobre a receita ou faturamento, a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido e o PIS-PASEP importao e a COFINS importao, os dois ltimos sobre o valor dos bens ou servios importados do exterior. (20% e 7,6% e 9% e 1,65% e 7,6%, respectivamente). De acordo com as atividades da empresa, com seu porte, com a contratao mais ou menos intensiva de mo-de-obra ou com a condio estrutural do mercado de trabalho, as bases contributivas e

5 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

as alquotas das contribuies das empresas podem ser diferentes. Assim, empresas em geral contribuem sobre a folha de salrios (20%), mas produtores rurais, em vez de contriburem sobre a remunerao dos empregados e avulsos, recolhem contribuies sobre a receita bruta da comercializao da produo rural ( 2% ou 2,5%) e algumas agroindstrias, sobre a receita bruta da comercializao da produo rural prpria ou adquirida de terceiros, industrializada ou no (2,5%). Alguns segurados contribuem sobre sua remunerao at o teto, outros enquadrados na categoria de segurados facultativos, contribuem sobre valores por eles declarados, entre um salrio mnimo e o teto mximo.

CARTER DEMOCRTICO E DESCENTRALIZADO DA ADMINISTRAO, COM GESTO QUADRIPARTITE, COM PARTICIPAO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO NOS RGOS COLEGIADOS

Em cumprimento a essa diretriz, foram criados rgos colegiados dos quais participam representantes da sociedade e do governo: Conselho Nacional de Seguridade Social e Conselho Nacional de Previdncia Social e Conselhos de Previdncia Social nos Estados. Quando da publicao da lei n 8.212/91-Lei Orgnica da Seguridade Social, foi institudo o Conselho Nacional de Seguridade Social, posteriormente extinto. Nas reas de Sade e de Assistncia Social, foram institudos tambm colegiados com participao do governo e da sociedade: Conselho Nacional de Sade e Conselho Nacional de Assistncia Social (antigo Conselho Nacional de Servio Social).

DICAS: SEGURIDADE SOCIAL = PREVIDNCIA SOCIAL + SADE + ASSISTNCIA SOCIAL SEGURO SOCIAL = PREVIDNCIA SOCIAL INSS = INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL

O INSS se ocupa do Regime Geral de Previdncia Social RGPS, administrado pelo Ministrio da Previdncia Social. Administram as aes nas reas de Seguridade Social trs Ministrios: Ministrio da Previdncia Social, Ministrio da Sade e Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Regulamentou os artigos 194 e 195 da Constituio Federal, a Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991 (DOU de 25 de julho de 1991), denominada de Lei Orgnica da Seguridade Social ou Plano de Custeio da Seguridade Social.

PRINCPIOS DA PREVIDNCIA SOCIAL


A previdncia social rege-se pelos seguintes princpios e objetivos:

6 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

universalidade de participao nos planos previdencirios; uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios; benefcios considerando-se os salrios-de-contribuio corrigidos

clculo dos monetariamente;

irredutibilidade do valor dos benefcios, de forma a preservar-lhe o poder aquisitivo;

valor da renda mensal dos benefcios substitutos do salrio-de-contribuio ou do rendimento do trabalho do segurado no inferior ao do salrio mnimo; e carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos rgos colegiados. UNIVERSALIDADE DE PARTICIPAO NOS PLANOS PREVIDENCIRIOS: So participantes dos planos previdencirios os beneficirios, grupo composto por segurados e seus dependentes. A caracterstica dessa clientela que os segurados contribuem e essa contribuio permite estender a proteo a seus dependentes, garantindo-lhes os benefcios de penso por morte e auxliorecluso, este ltimo apenas aos dependentes de segurados de baixa renda. Os trabalhadores remunerados ou que auferem rendimentos do seu trabalho so obrigatoriamente protegidos da Previdncia Social (segurados obrigatrios) e devem se inscrever e contribuir. Em nome do princpio da universalidade, o acesso proteo previdenciria foi garantido tambm queles que, no sendo segurados obrigatrios nem sendo amparados por qualquer regime prprio de previdncia da administrao pblica, queiram contribuir e usufruir dos benefcios previdencirios ofertados pelo Regime Geral de Previdncia Social. Essas pessoas que utilizam tal opo ou faculdade de se inscrever na Previdncia Social passam a fazer parte do grupo dos segurados facultativos. UNIFORMIDADE E EQUIVALNCIA DOS BENEFCIOS E SERVIOS S POPULAES URBANAS E RURAIS: Os mesmos benefcios previdencirios, bem como os servios (reabilitao profissional) so concedidos a trabalhadores urbanos e rurais. Os direitos de um empregado no campo so os mesmos garantidos a um empregado urbano. Entretanto, em face da aplicao do princpio da eqidade que determina a equivalncia e no a igualdade de tratamento, os trabalhadores rurais tiveram a exigncia da idade mnima para se aposentar diminuda em 5 anos: enquanto os trabalhadores urbanos se aposentam por idade aos 65 anos (homem) ou aos 60 anos (mulher), os rurais implementam o requisito idade quando completam 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher). SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE NA PRESTAO DOS BENEFCIOS: Nem todos os grupos de segurados tero direito aos mesmos benefcios, em face da peculiaridade da sua atividade e da existncia ou no de recursos que financiem o benefcio (princpio da precedncia do custeio). A ttulo de exemplo, cabe comparar os benefcios garantidos pela Previdncia Social a um empregado e a um empregado domstico: Benefcio Empregado Empregado

7 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

domstico Aposentadoria por idade Aposentadoria por invalidez Aposentadoria por tempo de contribuio Aposentadoria especial Auxlio-doena Auxlio-acidente Salrio maternidade Salrio-famlia Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim No Sim No Sim No

CLCULO DOS BENEFCIOS CONSIDERADOS OS SALRIOS-DE-CONTRIBUIO CORRIGIDOS MONETARIAMENTE: A renda de um benefcio calculada, na maioria das vezes (exceo: salrio-maternidade, salriofamlia, penso por morte e auxlio-recluso), com base na mdia aritmtica dos salrios de contribuio (em geral a remunerao do trabalhador at o teto mximo). Faz-se a mdia aritmtica dos salrios-decontribuio relativos a toda vida laboral do trabalhador, considerando-se os 80% maiores salrios. Entretanto, como vivemos em um pas com inflao (maior ou menor, mas sempre existente), no possvel aproveitar o salrio do trabalhador de vrios anos atrs com o valor que possua poca: preciso atualizar o valor do salrio mediante a aplicao de ndices legalmente previstos. IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFCIOS, DE FORMA A PRESERVAR-LHE O PODER AQUISITIVO: Aps conceder os benefcios, a Previdncia Social os reajusta uma vez por ano, quando do reajuste do salrio-mnimo, mediante a utilizao de um dos ndices de variao dos preos dos produtos bsicos publicados pelo IBGE. Atualmente, tal ndice o INPC (ndice Nacional de Preos ao Consumidor). Se assim no for feito, os benefcios perdem o poder de compra. Tais aumentos no visam, porm, aumento real, mas a manuteno do poder aquisitivo dos benefcios. VALOR DA RENDA MENSAL DOS BENEFCIOS SUBSTITUTOS DO SALRIO-DE-CONTRIBUIO OU DO RENDIMENTO DO TRABALHO DO SEGURADO NO INFERIOR AO DO SALRIO-MNIMO: Ao se aposentar, o trabalhador tem seu salrio substitudo pela renda de aposentadoria (por tempo de contribuio, por idade, por invalidez ou especial). Caso adoea e fique incapacitado de forma provisria para a atividade laboral, o segurado recebe da Previdncia Social um benefcio chamado auxlio-doena, que substitui o salrio que ele recebia do empregador ou o rendimento que auferia em face de atividade por conta prpria. As aposentadorias e o auxlio-doena so benefcios substitutos do salrio-de-contribuio ou do rendimento do trabalhador, no podendo ser inferiores ao salrio-mnimo. Diferente o caso do salriofamlia e do auxlio-acidente que no substituem a renda do trabalhador. A penso por morte, o auxlio-recluso e o salrio maternidade, tambm substitutos da renda do (a) segurado (a), no podem ter renda inferior ao salrio-mnimo.

8 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

CARTER DEMOCRTICO E DESCENTRALIZADO DA ADMINISTRAO, MEDIANTE GESTO QUADRIPARTITE, COM PARTICIPAO DOS TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO NOS RGOS COLEGIADOS: Para dar cumprimento a esta diretriz, foi institudo um rgo colegiado, o Conselho Nacional de Previdncia Social, que faz parte da estrutura do Ministrio da Previdncia Social, o qual conta com participao do Governo, dos trabalhadores, dos empregadores e dos aposentados.

9 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Potrebbero piacerti anche