Sei sulla pagina 1di 11

AS INSERES E APLICAES DA FILOSOFIA NA EDUCAO MATEMTICA THE INSERTIONS AND APPLICATIONS OF THE PHILOSOPHY IN THE MATHEMATICS EDUCATION

Miriam Correia da Silva, Jos Ancelmo de Andrade, Irakistane Cosme de Souza RESUMO
Este trabalho apresenta uma anlise sobre a Filosofia na Educao Matemtica, na qual esta busca por uma expanso de aplicaes e inseres onde no se sustenta apenas de um discurso que aborda concepes e teorias de modo restrito aos fins da Educao. preciso que questes relacionadas linguagem matemtica, a epistemologia que procura dar conta da produo do conhecimento matemtico, sejam elaboradas no ponto de vista especfico de cada disciplina que delas se ocupam, sendo que as disciplinas de fundo filosfico e matemtico devam ser apropriados ao tratamento da Filosofia da Educao matemtica. Palavras-chaves: Filosofia. Educao Matemtica.

ABSTRACT
This work presents an analysis on the Philosophy in the Mathematics Education, in which this search for an expansion of applications and insertions where it is not supported only of a speech that approaches conceptions and theories in restricted way to the purposes of the Education. It is necessary that questions related to the mathematical language, the epistemology which seeks to give account of the production about the mathematical knowledge, are elaborated in the specific point of view of each discipline that are concerned, and the disciplines of philosophical and mathematical background to be suitable to treatment of the Philosophy of the Mathematics Education.

1 INTRODUO

A utilizao da Filosofia na Educao Matemtica um tema que vem se impondo aos poucos no campo da matemtica. O papel da Filosofia na Educao Matemtica perseguir interrogaes bsicas sobre o humano e educao, na medida em que trabalha com as questes concernentes s metas e objetivos da educao, como tambm concernentes ao conhecimento e direo das perspectivas aes desenvolvidas para dele tratar em nvel de educao proposital os valores e respectivas atitudes e decises assumidas pelos agentes educadores. Quanto ao termo Filosofia da Educao Matemtica uma denominao recente, pois temas de carter ontolgico, epistemolgico e mesmo axiolgicos tm sido abordados em trabalhos de ensino da matemtica, de psicologia da matemtica, de Educao Matemtica e outras reas, sem apresentarem destaque, so abordados apenas de maneira genrica, sem destacar com aprofundamento o principal papel da Filosofia e suas contribuies em relao Educao Matemtica. Ainda percebemos a importncia de retomar as contribuies da filosofia no Ensino da Matemtica abordando o seu contexto histrico, para que venhamos perceber de uma melhor forma toda relao entre filosofia e conhecimento matemtico, c tomando ainda como anlise a ligao entre uma e outra rea de conhecimento. Portanto, percebemos no decorrer desta anlise que desde a antiguidade a filosofia tem influenciado no campo de conhecimento da matemtica. Podemos observar toda esta influncia no contexto histrico de uma e outra rea de conhecimento, pois muitos filsofos tambm eram grandes matemticos e deram a sua contribuio em ambas reas. Tratar desta relao entre uma e outra rea de conhecimento algo que ainda se desenvolve em nossa atualidade, analisamos que a prtica desenvolvida na antiguidade de conhecer filosofia e trabalhar tambm o conhecimento matemtico comea renascer em nossos dias, quando matemtica e filosofia so pensadas no campo pedaggico do saber.

2 FILOSOFIA E MATEMTICA

2.1 HISTRICO
O termo matemtica e o termo filosofia foram criados pelo filsofo, Pitgoras. Este filsofo liderava uma escola na cidade de Samos, onde atribuam como escola Pitagrica. Nesta escola havia dois grupos de alunos: os mathematikoi que eram os alunos regulares e internos na escola; e havia o segundo g grupo, os akoumastikoi que eram os alunos ouvintes e no matriculados. Quanto ao termo filosofia,

Pitgoras amoendou quando seus alunos tinham o chamado de sophos ( quer dizer sbio em grego ), devido amplido de seu conhecimento. No entanto Pitgoras contestou no ser um sophos, mas philo sophos, que em grego significa um amante do saber ou da sabedoria. Podemos encontrar outros filsofos que tem uma grande ligao com a matemtica na histria da filosofia, um deles Tales de Mileto como primeiro filsofo da histria. Este tambm era matemtico e astrnomo, na matemtica muito contribuiu na geometria. Outro filsofo Plato, que junto com Aristteles seu discpulo, foram filsofos de grande importncia na antiguidade. Plato escreveu no prtico da entrada de sua academia no entre aqui quem no souber geometria, para ele s poderia estudar filosofia quem conhecesse geometria. J Aristteles foi o metdico da lgica, nele podemos perceber a importncia e influncia da filosofia na matemtica. J a filosofia moderna inicia, segundo os historiadores, com Ren Descartes. Este filsofo considerado o pai da geometria analtica. A principal obra de Descartes intitulada Discurso do Mtodo trata-se de um prefcio para um livro de geometria. Contemporneo de Descartes, Pascal, tambm contribuiu para a matemtica e filosofia. Leibniz outro filsofo que deu grandes contribuies na matemtica e na filosofia. Galileu Galilei foi um fsico que influenciou nos dois campos, matemtica e filosofia. Para Galileu s era possvel entender a natureza com o auxlio da matemtica. Gottlob Frege outro filsofo considerado o precursor da filosofia analtica e responsvel pela reviravolta lingstica na filosofia. Sendo Bertrand Russell um filsofo que contribuiu na filosofia analtica, e grande estudioso da matemtica. Russell em sua obra Introduo filosofia matemtica descreve a obra por vezes como uma introduo aos Principia, e por vezes como uma verso semipopular de Os princpios da matemtica. Princpios, em retrospecto histrico, foi primeira afirmao que Russell fez da tese, onde grande parte da matemtica um ramo da lgica. Portanto, nos nossos dias no encontramos rupturas definidas entre filosofia e matemtica, pois a lgica ficou quase intacta de Aristteles at o final do sculo XIX, quando Frege com o seu projeto de fundamentar a aritmtica na lgica, deu inicio a uma nova fase de estudo para a lgica. Portanto, nestes primeiros trinta anos do sculo XX foram anos de muita contribuio no campo da lgica e da matemtica, onde trs grupos recebem destaque nesta poca: A escola Intuicionista com Brower; A escola Formalista com David Hilbert; O teorema da imcompletude com Kurt Gdell. Hoje, ainda percebemos esta fertilidade entre filosofia e matemtica, muitos matemticos trabalham conjuntamente com filsofos, mostrando com isso que filosofia e matemtica ainda apresentam muitas caractersticas em comum. _____________ Este captulo foi adaptado de: VASCONCELOS, F. A. (1927). Histria dos matemticos na Antiguidade.

3. HISTRIA DA MATEMTICA

3.1. DADOS HISTRICOS

A histria da matemtica comea com os babilnios, que criaram as primeiras formas de numerao posicional, onde o nmero pode ter diferentes valores, dependendo da posio que se encontra. Aps os babilnios recebemos a influncia dos gregos, por volta do sculo VI a.C., onde os gregos simplificam a notao numrica, abandonando as formas grficas do numero e os substituem por letras, que correspondem designao inicial do nmero ( acrofonia ), por exemplo o nmero 100, era a letra H ( de Hekaton = cem ). Por volta do sculo III a.C. temos Euclides, o maior matemtico da Antiguidade, este matemtico e filsofo estruturou o conhecimento matemtico, pois muito antes deste a geometria j era utilizada no Egito, onde agrimensores usavam-na para medir terrenos e construtores recorriam a ela para projetar suas pirmedes. To famosa era a geometria egpcia, que matemticos gregos de nome como Tales de Mileto e Pitgoras se abalavam de sua teoria para ir ao Egito ver o que havia de novo em matria de ngulos e linhas. Porm foi com Euclides que a geometria do Egito se tornou realmente formidvel, fazendo de Alexandria o grande centro mundial do compasso e do esquadro naquela poca. Com Euclides tudo comeou com os Elementos, um livro de 13 volumes, onde relatou tudo sobre a matemtica de seu tempo aritmtica, geometria plana, teoria das propores e geometria slida. Sistematizando todo conhecimento que os egpcios haviam adquirido de forma desordenada atravs do tempo, este matemtico grego deu ordem lgica e esmiuou a fundo as propriedades das figuras geomtricas, das reas e volumes e firmou o conceito de lugar geomtrico. J no sculo VIII, depois das cruzadas, o matemtico e comerciante Leonardo de Pisa leva para a Europa o sistema indo - arbico, que impulsionou o desenvolvimento mercantilista. Comearam tambm neste mesmo perodo a obter influncias dos rabes, com o uso dos seus livros, estes manuscritos provocaram reaes na igreja, onde esta revelou e considerou ser o sistema dos rabes herege. Apesar da contradio religiosa, as influncias dos rabes trouxeram grandes produes no campo da matemtica por volta do sculo XIV, e um dessas produes foi o surgimento do sistema indo arbico. Encontramos no sculo XVI e XVII, a influncia do Filsofo Descartes e os avanos da fsica com a influncia de Galileu. J na matemtica moderna com a publicao de princpios Matemticos da Filosofia Natural de Isaac Newton, surgem novas conceituaes no campo da matemtica.

Finalizando, no sculo XX, continua o surgimento de novos conceitos no campo matemtico, principalmente a partir das teorias formuladas na fsica por Albert Einstein e Max Planc, nas reas de fsica quntica e da relatividade. J no final da Segunda Guerra Mundial surgem as teorias fractais e a teoria dos jogos. Na atualidade, matemtica e filsofa mantm esta inter relao para desenvolver melhores solues para o campo de conhecimento de ambas as reas.

4. OS TERMOS: FILOSOFIA, FILOSOFIA DA EDUCAO, FILOSOFIA DA MATEMTICA E FILOSOFIA DA EDUCAO MATEMTICA

Encontramos uma diferenciao entre os termos Filosofia, Filosofia da Educao, Filosofia da matemtica e Filosofia da Educao matemtica, pois de estrema importncia e necessidade refletir sobre a abordagem de cada uma destas linhas de conhecimento, para assim chegarmos a uma conceituao entre uma e outra rea. Bicudo um autor que trabalha a inter - relao entre os campos da filosofia e da matemtica, conceitua em sua obra a utilizao da filosofia, da filosofia da educao e a filosofia da matemtica, para assim alcanar o tema: Filosofia da Educao Matemtica. O meio que se utiliza atravs de uma trajetria histrica da matemtica, esclarecendo e destacando a funo da filosofia no ensino da matemtica. Comearemos com o termo Filosofia onde tentaremos entender com a abordagem de Bicudo, segundo ele e outros autores a filosofia sob a perspectiva da cincia positivista, no vista como cincia, pois no tem objeto que atenda aos quesitos de observao, quantificao e experimentao, onde a principal questo referente filosofia est relacionado ao significado da cincia e do conhecimento aceito como transcendente opinio e embasado em princpios que justifiquem suas afirmaes. Levando, portanto, a entender-se cincia de modo mais abrangente do que aquele mantido pelo positivismo permite que se aceite como cincia os procedimentos que conduzam construo do conhecimento sustentado em critrios de rigor que digam dos modos de obter dados, de analis-los, de interpret-los, de generalizar resultados obtidos, de construir argumentao e de dispor de argumentos contrrios, incompletos e insatisfatrios. _______________
Texto adaptado de: AABOE, A..Episdios da Histria Antiga da Matemtica. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemtica, 1984. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Filosofia da Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

Nessa perspectiva, que vai alm do entendimento positivista, podemos entender a filosofia como cincia quando esta conduz ao conhecimento, pois o pensar filosfico possui uma caracterstica analtica, critica, reflexiva e abrangente. Com isto, podemos perceber que a reflexo possui uma sustentao em trabalhos analticos e crticos, visando seu significado numa dimenso universal, tomemos como base a concepo de filosofia assumida por Bicudo 4:

O pensar filosfico caracterizar-se por ser analtico, reflexivo e abrangente. A reflexo, aspecto constituinte da filosofia, no se confunde com imaginao ou fantasia sobre mundos possveis, nem com a criao de mundos logicamente compatveis e coerentes, nem com a formulao de ponderaes a respeito de fatos e acontecimentos. Reflexo, no pensar filosfico, a ao de pensar sobre algum acontecimento, texto proposta, realizao, enfim algo que est no nvel mundano, isto , do humano, que est causando perplexidade, estranheza e solicitando por esclarecimento para que se torne compreensvel, ou seja, para que faa sentido.

Quanto ao termo Filosofia da Educao, Bicudo, revela que esta partilha do mesmo ncleo constitutivo, embora apresente caractersticas prprias, no concernente educao. Trata-se da ao de pensar sobre a educao, buscando esclarecer isto que educao. Por isso, a Filosofia da Educao por proceder de modo analtico, crtico, reflexivo e abrangente, volta-se para questes que tratam do como fazer educao, de aspectos bsicos presentes ao ato educador como o caso do ensino, da aprendizagem, de propostas poltico - pedaggicas, do local onde a educao se d e, de maneira sistemtica e abrangente, as analisa buscando entender seu significado para o mundo e para o prprio homem. Podemos encontrar no campo da Filosofia da Educao algumas correntes: perenealismo, essencialismo, progressivismo, construtivismo e fenomenologia. Estas correntes tratam dos pontos de convergncia com a Filosofia da Matemtica, ponto importante para se entender sobre a Filosofia da Educao Matemtica. O perenealismo ( se relaciona com o que perene ) e o essencialismo (relativo essncia ) receberam a influncia de filsofos como Plato e Aristteles, cujas concepes de realidade, conhecimento e de valor encontram-se na estrutura de currculos que compem as propostas educacionais. O progressivismo uma corrente filosfica que possui e assume termos e significados voltados ao instrumentalismo, experimentalismo e lgica. Para o progressivismo os termos assumidos pelo essencialismo e perenealismo se desfazem com a obra de Descartes. A corrente construtivista alega que o ______________

4Idem,

(2003, p.16).

conhecimento construdo e recebe marcas do contexto histrico/social, como as relaes pessoais, a linguagem, o comportamento moral, organizao social e familiar. Quanto fenomenologia no chega a ser tratada como uma corrente tradicionalmente trabalhada na Filosofia da Educao matemtica, ela encontra-se no contexto da Filosofia Existencial/Fenomenolgica, pois sua postura fenomenolgica est na sua forma de entender o mundo correlato conscincia. No tocante ao termo Filosofia da matemtica, Bicudo apresenta que este termo traz em sua composio o nome de duas reas distintas do conhecimento e no a soma de ambas. Porm, define-se por proceder com o pensar filosfico, ou seja, mediante a anlise crtica, reflexiva, sistemtica e universal, tambm concernentes regio matemtica. H uma diferena deste termo com a matemtica, pela no disposio de fazer matemtica, onde construir o conhecimento desta cincia dedica-se a entender o seu significado no mundo numa perspectiva antropolgica, psicolgica e lgica da construo do seu conhecimento, como se materializar. Na tradio da cincia ocidental com razes na Grcia Antiga, os objetos matemticos so concebidos como tendo existncia objetiva e real, como perfeitos e perenes. Isto reflete o platonismo e, de maneira simplificada, pode-se estabelecer uma ligao entre a concepo matemtica, o mundo das idias platnicos e o mundo do conhecer, tais idias por conseqncia, os objetos matemticos, onde a realidade desses objetos podem ser comparados a das formas perfeitas, onde sua existncia independem da ao humana, tendo como base a descoberta. Isto se trata de um processo lgico que d privilgio s descries dos objetos matemticos e das relaes e estruturas que os unem. Essa concepo subjaz s correntes mais importantes do pensar matemtico: formalismo, logicismo e intuicionismo, que persiste ainda entre os matemticos contemporneos. Voltando-se para o termo Filosofia da Educao matemtica, Bicudo aponta que este constitudo por aspectos filosficos da Filosofia da Educao e da Filosofia da Matemtica, apesar de apresentar uma regio prpria de procedimentos. Com isto, por este tema focalizar a matemtica no contexto educacional, a Filosofia da Educao Matemtica tambm se coloca em questes sobre o contedo a ser ensinado e ser aprendido, necessitando das anlises e reflexes da Filosofia da matemtica sobre a natureza dos objetos matemticos, da veracidade do conhecimento matemtico, do valor da matemtica.O trabalho nuclear da Filosofia da educao Matemtica analisar criticamente os pressupostos ou idias centrais que compe o currculo ou a proposta pedaggica, onde busca esclarecer as aes encontradas.Esse modo de proceder parte da teoria, linhas da Filosofia da Educao e da Filosofia da matemtica analisando de modo crtico suas afirmaes buscando afinidade entre as reas e em seguida dirige-se para a prtica educacional ( atividades propostas ).

Bertrand Russell, no campo da fenomenologia apresenta uma viso dos objetos matemticos, onde estes so idealidades. Embora este autor tenha interesse por idealidades objetivas, essas idias no tm a caracterstica em sua constituio dos objetos ideais platnicos ( vistos como perfeitos, eternos ). As idealidades segundo Russell so constitudas historicamente, tm origem no ato da evidncia original e subjetiva, pois este ato ocorre na dimenso psicolgica do sujeito, ao perceber a integrao de objetos separados de um certo tipo de experincia da realidade. Um exemplo disto a linguagem, que d sustentabilidade s idealidades, transportando-as no espao temporal histrico, onde permite que seja fundamentada na escrita e retribuda no pensamento daquele que as interpreta 5. O autor Machado, debate sobre Educao Matemtica e aborda sobre as principais concepes a respeito da natureza da matemtica, de sua relao com a realidade, a despeito de suas vrias razes e dos inmeros filsofos envolvidos que convergiram, a partir da segunda metade do sculo XIX, para trs grandes correntes do pensamento matemtico, cada uma das quais pretendendo fundamentar da matemtica, sua produo, seu ensino: o Logismo, o Formalismo e o Intuicionismo 6. Para o Logismo com razes em Leibniz, segundo Machado, a matemtica redutvel Lgica. J para o formalismo, onde tem em Kant talvez a sua mais funda raiz, o trabalho do matemtico deve consistir no estabelecimento de teorias formais consistentes, cada vez mais abrangentes at que se alcance a formalizao completa da matemtica. E enfim para o intuicionismo, a matemtica uma atividade totalmente autnoma, auto-suficiente, e que, a pretenso dos logicistas de reduzir a matemtica lgica ou dos formalistas de alcanar uma formalizao rigorosa, resulta de mal-entendidos fundamentais sobre a natureza da matemtica. O autor Machado apresenta uma referncia ao Logicismo sob a tica de Piaget. Como o Logismo pretende fundamentar a matemtica nas leis gerais do pensamento sem necessitar se aprofundar nas caractersticas, na gnese dessas lgicas, Piaget encaixa-se neste quadro, pois para ele as solues clssicas do problema da relao da matemtica com a realidade destinam-se ao dilema: ou a matemtica apresenta-se antes do conhecimento emprico, ou a matemtica constituda a partir de construes abstratas que partem desta realidade, ou seja, as solues caracterizam ou uma elevao do sujeito do conhecimento ou uma elevao do objeto de conhecimento. Enfim Piaget buscou um rompimento para este dilema: sua resoluo pretende que a relao da matemtica com a realidade no tenha fundamentao no sujeito pensante ( apriorismo ), nem no objeto pensado ( empirismo ), mas que haja uma profunda interao entre o sujeito e o objeto. O autor DAmbrosio analisa que a matemtica hoje, especificamente no Brasil, vem passando por uma grande transformao, e que isto absolutamente natural, pois o rigor cientfico possui hoje outra _________________

5RUSSELL,

Bertrand. Introduo Filosofia da Matemtica. Traduo, Maria Luiz X. de A. Borges;


Nilson Jos. Matemtica e Realidade. So Paulo: Cortez, 2001.

reviso tcnica, Samuel Jurkiewicz. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007.
6MACHADO,

natureza, onde os meios de observao, de coleo de dados e de processamento desses dados, que so essenciais na criao matemtica, mudaram profundamente 7. Alguns apontam, segundo DAmbrosio, que o fator de mudana o reconhecimento do fato de a matemtica ser muito afetada pela diversidade cultural. Esta diversidade no se encontra apenas na matemtica elementar, reconhecendo as etnomatemticas e procurando incorpor-las no currculo, mas percebe-se diversidade tambm na matemtica avanada. Isto que ocorre poderamos chamar uma diversidade cultural na pesquisa, a inter e mesmo a transdisciplinaridade. Percebemos com DAmbrosio, que a matemtica o estilo de pensamento dos dias de hoje. A linguagem adequada para expressar as reflexes sobre a natureza e as maneiras de explicaes tem naturalmente importantes razes e implicaes filosficas.

CONCLUSO

Enfim, para trabalhar o termo Filosofia na Educao matemtica faz-se necessrio buscar um entendimento de toda relao entre a Filosofia e a Matemtica, onde fundamental perceber a interao de ambas as reas, partindo do contexto histrico e suas contribuies para alcanar as outras linhas de conhecimento que levam ambas as reas ao campo pedaggico. Com isto, podemos entender que o campo pedaggico de uma Educao matemtica tambm interage posturas, metodologias e didticas. Cabe ao produto final do termo Filosofia da Educao matemtica, desenvolver prticas de anlise crtica e reflexiva das propostas e aes educacionais no tocante ao ensino e aprendizagem da matemtica nos diferentes contextos em que ocorrem: nas instituies pblicas ou privadas, na famlia, rua, na mdia, na sociedade como um todo.

______________
7D

AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade ao: reflexes sobre educao e matemtica. So Paulo, Campinas: Ed.

Universidade Estadual de Campinas, 1986.

9 - REFERNCIAS
ALDO, Helle. Dilogo e Aprendizagem em Educao matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2002. BALDINO, R.R.. A interdisciplinaridade da Educao Matemtica. Didtica. So Paulo: UNESP, 1991. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Fundamentos ticos da Educao. So Paulo: Autores Associados/ Cortez, 1982. ___________, Sobre a origem da Geometria. In: Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos. So Paulo: a Sociedade, 1990. ___________, Pesquisa em Educao Matemtica: Concepo e Perspectivas. So Paulo: Editora UNESP, 1999. ___________, Fenomenologia: Confrontos e avanos. So Paulo: Cortez, 2000. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. ( org. ). Filosofia da Educao Matemtica. Belo Horizonte: Autntica,2003. ___________, Educao Matemtica: pesquisa em movimento. So Paulo: Cortez, 2004. CHEVALLARD, Yves. et al. Estudos Matemticos: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. D AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade ao: reflexes sobre educao e matemtica. So Paulo, Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986. ___________, Educao matemtica: da teoria prtica. Campinas, SP: Papirus, 1996. ___________, Etnomatemtica: elo entre as tradies e a modernidade. Belo Horizonte: Autntica, 2002. MACHADO, Nilson Jos. Matemtica e realidade: anlise dos pressupostos filosficos que fundamentam o ensino da matemtica. So Paulo: Cortez, 2001. HUSSERLL, Bertrand. Introduo filosofia matemtica. Traduo, Maria Luiz X. de A. Borges; reviso tcnica, Samuel Jurkiewicz. Rio de janeiro: Editora Jorge Zahar, 2007. SCHUBRING, Gert. Anlise histrica de livros de matemtica: notas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

10

11

Potrebbero piacerti anche