Sei sulla pagina 1di 21

Frequently Asked Questions

Perguntas frequentes do Cisco IP Communicator


Perguntas frequentes 2 Introduo 2 Tour pela interface do usurio 3 Atendimento de chamadas 5 Efetuar chamadas 7 Chamadas de conferncia 10 Mensagens 12 Definies de dispositivo de udio 14 Resoluo de problemas de udio 16

Revised: April 27, 2011,

Perguntas frequentes
Introduo
Q. O que o Cisco IP Communicator? A. O Cisco IP Communicator um aplicativo de rea de trabalho que transforma seu computador em um telefone IP Cisco Unified completo, permitindo fazer, receber e processar chamadas de qualquer local no qual voc possa se conectar rede corporativa. Por exemplo, se voc estiver em uma viagem de negcios, poder usar o Cisco IP Communicator para receber chamadas e ouvir mensagens de voz enquanto estiver online. Ou, se estiver trabalhando em casa, os colegas do trabalho podero encontr-lo discando seu telefone comercial. O Cisco IP Communicator funciona praticamente como um telefone tradicional, permitindo fazer e receber chamadas, coloc-las em espera, usar discagem rpida, transferir chamadas etc. O IP Communicator tambm oferece suporte a funes especiais de telefonia (como estacionamento de chamadas e conferncia Meetme) que podem ampliar e personalizar seus recursos de gerenciamento de chamadas. O IP Communicator tambm funciona com o Cisco Unified Video Advantage para aprimorar suas comunicaes com vdeo. O funcionamento e as funes disponveis do IP Communicator podem variar, dependendo do agente de processamento de chamadas usado por sua empresa e das definies de seu sistema. Entre em contato com o suporte ou com o administrador de sistema para obter mais informaes. Q. Quais so as funes do Cisco IP Communicator? A. Alm das funes de gerenciamento de chamadas, o Cisco IP Communicator inclui: Assistente de ajuste de udio Discagem usando Pesquisa rpida Acesso fcil s pginas da Web de Opes do usurio do Cisco Unified CM e aos servios telefnicos Sistema de ajuda online abrangente Alterao da aparncia do IP Communicator Discagem com arrastar e soltar Discagem com recortar e colar Notificao de chamada recebida Discagem alfanumrica Atalhos de teclado Suporte para vdeo com o Cisco Unified Video Advantage Release 2.0

Q. Como fao para alterar as definies no IP Communicator?

A. Voc pode alterar suas definies do IP Communicator nos seguintes locais. A maioria das definies pode ser acessada na opo Preferncias do menu. Voc pode acessar o menu usando o respectivo cone na barra de botes de controle de janela, clicando com o boto direito do mouse em qualquer lugar da interface ou pressionando Shift + F10. H definies de sons de toque e de imagens de fundo no boto Definies > Preferncias do usurio. Algumas configuraes so acessadas online pelas pginas da Web de Opes do usurio.

Tour pela interface do usurio

1 2 3

Tela do telefone Botes de controle de janela Teclas programveis

Permite ver o status da chamada e os menus de funes, bem como ativar itens. Permitem ver o menu, ocultar a interface do Cisco IP Communicator, alternar as capas ou fechar o aplicativo. Dependendo da configurao, as teclas programveis permitem acessar: Linhas telefnicas e linhas de intercomunicador (teclas de linha) Nmeros de discagem rpida (botes de discagem rpida, incluindo a funo de discagem rpida campo de linha ocupada (BLF)

Servios baseados na Web (por exemplo, tecla 'Lista de endereos pessoal') Funes de chamada (por exemplo, uma tecla Privacidade, Espera ou Transferir) Os botes acendem para indicar o status: Verde, fixa - Chamada ativa ou chamada de intercomunicador bidirecional Verde, piscando - Chamada em espera Amarelo, fixa - Privacidade em uso, chamada de intercomunicador unidirecional ou No interromper (DND) ativos Amarelo, piscando - Chamada recebida ou reverso de chamada Vermelho, fixa - Linha remota em uso (linha compartilhada no status BLF) Voc pode converter botes de linha adicionais em botes de discagem rpida. 4 5 Tecla Mensagens Boto Diretrios Disca automaticamente para o servio de mensagens de voz (varia com o servio) (Ctrl+M o atalho do teclado.) Abre ou fecha o menu Diretrios, permitindo que voc disque por registros de chamadas ou pelo diretrio corporativo. (Ctrl + D o atalho do teclado.) Como alternativa, voc pode usar a funo Pesquisa rpida (ALT + K) para procurar nos diretrios. Ativa o menu de Ajuda. (Ctrl + I o atalho do teclado.) Abre ou fecha o menu Definies. Use-a para alterar as definies do touchscreen e de toque.(Ctrl + S o atalho do teclado.) Abre ou fecha o menu Servios. (Ctrl + R o atalho do teclado.) Controla o volume e outras definies do modo de udio. (Page up/Page down so os atalhos do teclado). Liga e desliga o alto-falante. Quando o alto-falante est ligado, o boto acende. (Ctrl + P o atalho do teclado.) Liga e desliga a funo silenciar. Quando a funo est ativada, o boto acende. (Ctrl + T o atalho do teclado.) Liga e desliga o fone de ouvido. (Ctrl + H o atalho do teclado.) Permite navegar atravs de menus e itens realados. Utilize com teclas de funo para ativar itens realados. Alm disso, quando o Cisco IP Communicator estiver no gancho, clique no boto Navegao para acessar nmeros de telefone do registro de chamadas efetuadas. Inicia o Cisco Unified Video Advantage. preciso estar executando o CiscoUnified Video Advantage verso 2.1.1 e o Cisco IP Communicator verso 2.0 (ou posterior) no mesmo PC para usar essa funo. Permite introduzir nmeros e letras, bem como selecionar itens de menu. (No disponvel na capa opcional.) Como alternativa, use o teclado do computador. Ativa uma tecla de funo. Voc tambm pode clicar nas etiquetas das teclas de funo (em vez de nos botes) para ativ-las. (F2 a F6 so atalhos do teclado.)

6 7 8 9

Tecla Ajuda Tecla Definies Tecla Servios Tecla Volume

10 Tecla Alto-falante 11 Tecla Sem udio 12 Tecla Fone de ouvido 13 Tecla Navegao

14 Tecla Cisco Unified Video Advantage 15 Teclado 16 Teclas de funo

17 Indicador de mensagens Indica uma chamada recebida e uma nova mensagem de voz. de voz e de toque

Atendimento de chamadas
Q. Como fao para atender uma chamada? A. Voc pode atender uma chamada usando os seguintes mtodos, se eles estiverem disponveis em sua estao de trabalho: Atender com um monofone USB Atender com um fone de ouvido Atender com o alto-falante Pressionar uma tecla de acesso rpido Mudar de uma chamada conectada para atender uma nova chamada Enviar uma chamada para um sistema de mensagens de voz Usar a Resposta automtica Atender uma chamada prioritria (somente telefones com o Protocolo Skinny Client Control (SCCP) Atender uma chamada em seu telefone celular ou em outro destino remoto

Q. Como atendo chamadas automaticamente? A. Quando a Resposta automtica est ativada, seu telefone responde chamadas automaticamente aps alguns toques. O administrador de sistema configura a Resposta automtica para usar o alto-falante ou um fone de ouvido. Voc pode usar a Resposta automtica se receber um alto volume de chamadas.

Observao

A Resposta automtica desativada quando a funo No interromper est ativa.

Q. Como atendo chamadas usando uma tecla de acesso rpido? A. Voc pode habilitar essa funo opcional marcando a caixa de seleo "Habilitar tecla de acesso rpido de resposta" na tela Preferncias do usurio. O administrador do sistema determinar qual tecla de acesso rpido dever ser usada. Q. Como fao para atender uma chamada em espera? A. Pressione Atender. Q. Como fao para usar meu telefone para atender uma chamada que est tocando em outro local? A. Clique em uma tecla de linha disponvel e em Captura. A chamada passar a tocar na sua linha. Q. Como fao para colocar chamadas em espera? A. Pressione Espera para colocar uma chamada em espera. Para retomar a chamada, realce-a e pressione Retomar.

Quando voc coloca uma chamada em espera, o cone Espera aparece direita na rea de informaes da chamada e a tecla de linha correspondente pisca em verde. Quando voc coloca uma chamada em espera com uma linha compartilhada, a tecla de linha pisca em verde e o telefone exibe o cone Espera local. Quando outro telefone coloca a chamada em espera, a tecla de linha pisca em vermelho e o telefone exibe o cone Espera remota. Q. Como fao para estacionar uma chamada? A. Durante uma chamada, clique em Estac. (talvez seja necessrio clicar primeiro na tecla de funo mais). Esse comando faz com que o IP Communicator armazene a chamada. Anote o nmero da chamada estacionada exibido na tela do telefone e desligue. Q. Como fao para recuperar uma chamada estacionada? A. Para conectar uma chamada estacionada, introduza o nmero da chamada em qualquer Cisco IP Communicator ou telefone IP. Q. Como fao para deixar uma chamada sem udio? A. Pressione Sem udio. Q. Como fao para alternar entre chamada? A. Para alternar entre chamadas conectadas em uma linha, realce a chamada desejada e pressione Retomar. A chamada ativa ser colocada em espera e a chamada selecionada ser retomada. Para alternar entre chamadas conectadas em linhas diferentes, pressione a tecla de linha verde piscando da linha que deseja atender. Se existir apenas uma chamada em espera na linha, a chamada ser automaticamente retomada. Se houver diversas chamadas em espera, realce a chamada apropriada e pressione Retomar. Pressione Atender para alternar de uma chamada conectada para atender uma chamada que est tocando. Qualquer chamada ativa ser colocada em espera e a chamada selecionada ser retomada. Q. Como fao para transferir uma chamada para outro nmero? A. 1 Em uma chamada ativa, pressione Transferir. 2 Introduza o nmero de destino. 3 Se desejar falar com o destinatrio da transferncia primeiro, aguarde que ele atenda. Do contrrio, pressione Transferir novamente para concluir a transferncia ou pressione TermCh. para cancelar.

Observao

Se o telefone tiver transferncia no gancho habilitada, conclua a transferncia desligando o telefone.

Q. Como fao para transferir uma chamada para um sistema de mensagem de voz? A. Pressione DesvIme. Q. Como fao para transferir duas chamadas para que elas se conectem entre si sem que eu permanea na linha? A. 1 Role para realar qualquer chamada na linha. 2 Pressione Selecionar. 3 Role para realar a segunda chamada e pressione Selecionar.

4 Com uma das chamadas selecionadas realada, pressione TrfrDir (Transferncia direta). As duas chamadas conectam-se uma outra e a pessoa que fez a ligao desligada da chamada.

Observao

Para permanecer conectado com os chamadores, utilize Unir em vez disso.

Q. Como fao para desviar uma chamada? A. Voc pode usar funes de desvio de chamada para redirecionar chamadas de seu telefone para outro nmero. O administrador do sistema determina quais funes de desvio de chamadas esto disponveis para voc: Desvio de chamadas incondicional (Desviar todas as chamadas); se aplica s chamadas recebidas. Desvio de chamadas condicional (Desvio de chamadas sem resposta, Desvio de chamadas ocupadas, Desvio de chamadas sem cobertura).

Q. Como desativo as notificaes de chamada? A. Voc pode usar a funo No interromper (DND) para desativar apenas a campainha de seu telefone ou para desativar todas as comunicaes auditivas e visuais de recebimento de chamadas. O administrador de sistema habilita a funo DND em seu telefone. Pressione DND para ativar e desativar DND. Quando DND est ativa, "No interromper est ativado" exibido no telefone, a luz de DND acende e o toque desativado. Q. Como fao para encerrar uma chamada? A. Desligue ou pressione TermCh.

Efetuar chamadas
Q. Como fao uma chamada com o IP Communicator? A. Para efetuar uma chamada usando um monofone USB, pegue o monofone e disque um nmero. Para efetuar uma chamada usando o alto-falante, pressione Alto-falante e disque um nmero. Para efetuar uma chamada usando um fone de ouvido, pressione Fone de ouvido e disque um nmero. Ou, se Fone de ouvido estiver acesso, pressione NovaCh. e disque um nmero. Voc pode discar com o monofone no gancho sem um tom de discagem (pr-discagem). Para pr-discar, insira um nmero e, em seguida, tire o monofone USB do gancho levantando-o, inserindo o nmero no touchscreen ou pressionando Discar, Alto-falante ou Fone de ouvido. Quando voc usa a pr-discagem, o telefone tenta antecipar o nmero que voc est discando exibindo os nmeros correspondentes (se disponvel) de seu registro de Chamadas efetuadas. Isso se chama Discagem automtica. Para ligar para um nmero exibido na Discagem automtica, pressione o nmero ou role at ele e tire o monofone do gancho. Q. Como fao para rediscar um nmero?

A. Pressione Redisc. para discar o ltimo nmero discado ou pressione o boto Navegao (com o telefone inativo) para ver suas Chamadas efetuadas. Q. Como uso meu computador como um alto-falante? A. Verifique se o boto Alto-falante est aceso para que o Cisco IP Communicator opere no modo alto-falante. Ao contrrio dos outros modos, o modo alto-falante oferece supresso de eco. Voc pode ativar e desativar o modo alto-falante clicando no boto Alto-falante ou digitando o atalho de teclado Ctrl + P. Por padro, o modo alto-falante est ativo. Isso significa que vrias aes executadas ao fazer ou atender uma chamada (como usar uma tecla de discagem rpida ou uma tecla de funo) acionaro automaticamente o modo alto-falante. Se voc tiver um fone de ouvido analgico conectado ao computador, no conseguir ouvir o udio pelos alto-falantes no modo alto-falante. Q. Como alterno para o alto-falante durante uma chamada? A. Clique na tecla Alto-falante ou use o atalho de teclado Ctrl + P. Se estiver usando um fone de ouvido USB, antes de alternar, desligue. Q. Como uso os alto-falantes de meu computador como campainha de chamadas? A. Verifique se a placa de som est atribuda ao modo campainha e se no silenciou o alto-falante do computador. Se voc conectar um fone de ouvido analgico ao computador, a campainha ser ouvida somente nos alto-falantes do fone de ouvido. Q. Como posso usar a Resposta automtica no modo alto-falante? A. Clique na tecla Alto-falante para fazer, atender e encerrar chamadas, abrir e fechar linhas e para alternar de outros dispositivos de udio para o modo alto-falante. Como o modo alto-falante est ativo por padro, no preciso manter o boto correspondente acesso como para o modo fone de ouvido. Q. Como efetuo outra chamada na mesma linha quando h uma chamada ativa? A. 1 Pressione Espera. 2 Pressione Nova Ch. 3 Introduza um nmero. Q. Como efetuo outra chamada em outra linha quando h uma chamada ativa? A. 1 Pressione uma tecla de linha para obter uma nova linha. A primeira chamada colocada automaticamente em espera. 2 Introduza um nmero. Q. Como fao para usar a discagem rpida? A. Clique em uma tecla de discagem rpida antes ou depois de obter o sinal de discagem. Introduza um nmero de ndice de discagem rpida (1 a 99 no teclado) com o telefone no gancho e clique em DiscAbr se a Discagem abreviada estiver configurada em suas Opes do usurio. Realce uma entrada em sua Lista de endereos pessoal (PAB), pressione Selecionar e pressione Discagem rpida. necessrio ter a Discagem rpida configurada em sua PAB.

Q. Como efetuo uma chamada por um registro de chamadas? A. Selecione Chamadas no atendidas, Chamadas recebidas ou Chamadas efetuadas e toque na lista no touchscreen. Q. Como disco por um diretrio corporativo? A. 1 Selecione Diretrio corporativo (o nome pode variar). 2 Digite um nome e pressione Proc. 3 Realce uma lista e obtenha o sinal de discagem. Para discar por um diretrio corporativo em seu computador pessoal usando o WebDialer Cisco: 1 Abra um browser da Web e v at um diretrio corporativo habilitado para WebDialer. 2 Clique no nmero que pretende discar. Q. Como fao para discar de uma Lista de endereos pessoal (PAB)? A. Selecione > Diretrio pessoal para registrar-se. Selecione Lista de endereos pessoal e pesquise por uma lista. Q. Posso usar o IP Communicator com meu telefone celular? A. Execute as seguintes etapas para efetuar uma chamada de um telefone celular usando o Mobile Voice Access: 1 2 3 4 5 Obtenha seu nmero do Mobile Voice Access e o PIN com seu administrador do sistema. Disque o nmero Mobile Voice Access atribudo a voc. Introduza o nmero de seu telefone celular (se solicitado) e o PIN. Pressione 1 para efetuar uma chamada para um telefone IP corporativo. Disque um nmero de telefone de mesa diferente de seu telefone de mesa.

Q. Como efetuo uma chamada de intercomunicador? A. Se o intercomunicador de destino estiver pr-configurado, pressione a linha do intercomunicador de destino e comece a falar depois de ouvir o tom de alerta do intercomunicador. Para outros destinos, pressione uma linha de intercomunicador. Introduza o nmero do intercomunicador de destino ou pressione um nmero de discagem rpida para seu destino. Depois de ouvir o tom de alerta do intercomunicador, comece a falar. Q. Como fao para receber uma chamada de intercomunicador? A. Quando ouvir o tom de alerta do intercomunicador, lide com a chamada de uma destas maneiras: Oua a mensagem em udio unidirecional. Converse com o autor da chamada pressionando a linha de intercomunicador ativa. Realce a chamada de intercomunicador e pressione Term Ch.

Q. Como efetuo uma chamada de vdeo? A. Para efetuar uma chamada de vdeo, voc precisa atender aos critrios a seguir: preciso ter o Cisco Unified Video Advantage instalado no sistema. Seu sistema deve oferecer suporte ao protocolo Skinny Call Control (SCCP).

O Cisco IP Communicator dever estar habilitado para chamadas de vdeo no servidor de processamento de chamadas. Depois que as chamadas de vdeo forem ativadas, o Cisco IP Communicator exibir o cone de cmera de vdeo no canto inferior direito da tela do telefone. preciso iniciar o Cisco Unified Video Advantage antes de iniciar a chamada de vdeo. A pessoa para quem voc ligar tambm precisa atender a esses mesmos critrios e usar um dispositivo que seja um ponto de extremidade de vdeo. Para habilitar seu telefone para chamadas de vdeo, entre em contato com o administrador do sistema e consulte o Manual do usurio do Cisco Unified Video Advantage: http://www.cisco.com/en/US/products/sw/voicesw/ps5662/products_user_guide _ list.html

Chamadas de conferncia
Q. Como fao para criar uma chamada de conferncia? A. 1 Em uma chamada conectada, pressione Confrn (Conferncia). (Pode ser necessrio pressionar primeiro a tecla de funo mais.) 2 Introduza o nmero de telefone do participante. 3 Aguarde at que a chamada seja conectada. 4 Pressione Confrn novamente para adicionar o participante sua chamada. Repita essas etapas para adicionar outros participantes.

Observao

O administrador do sistema determina se qualquer pessoa alm do iniciador da conferncia pode adicionar ou remover participantes.

Q. Como fao para ver uma lista dos participantes da conferncia? A. Pressione ConfList (Lista de conferncia). Os participantes so listados na ordem na qual entram na conferncia, com as adies mais recentes na parte superior. O iniciador da conferncia est sempre listado na parte inferior, com um asterisco (*) ao lado de seu nome. Pressione Atualizar para atualizar a lista de participantes da conferncia. Q. Como fao para remover um participante de uma conferncia? A. Enquanto estiver visualizando a lista de conferncia, destaque o nome do participante e pressione Remover. Para remover o ltimo participante que voc adicionou conferncia, pressione DesltC (Descartar ltimo participante) enquanto visualiza a lista de conferncia. Q. Como fao para verificar se uma chamada em conferncia segura? A. Procure pelo cone Chamada autenticada ou Chamada criptografada depois de "Conferncia" na tela do telefone.

10

Para verificar se um participante est ligando de um telefone seguro, procure pelo cone Chamada autenticada ou Chamada criptografada ao lado do nome do participante na tela do telefone. Q. Como fao para reunir chamadas para criar uma conferncia? A. Se as chamadas estiverem em uma nica linha telefnica: 1 Em uma chamada ativa, realce outra chamada que deseja incluir na conferncia e pressione Selecionar. 2 Repita a Etapa 1 para cada chamada que desejar adicionar. 3 Pressione Unir. (Pode ser necessrio pressionar a tecla de funo mais para visualizar a opo Unir.) Se as chamadas estiverem em vrias linhas: 1 Em uma chamada ativa, pressione Unir. (Pode ser necessrio pressionar a tecla de funo mais para visualizar a opo Unir.) 2 Pressione a tecla de linha piscando para obter as chamadas que deseja incluir na conferncia. 3 Uma das seguintes opes acontecer: As chamadas sero unidas. Uma janela abrir na tela do telefone solicitando que voc selecione as chamadas que deseja unir. Realce as chamadas e pressione Selecionar e pressione Unir para concluir a ao.

Observao

Se seu telefone no oferecer suporte para chamadas em diversas linhas, transfira as chamadas para uma nica linha antes de usar Unir.

Q. Como uso Interc. para criar uma conferncia? A. Pressione a tecla de linha da linha compartilhada. Em alguns casos necessrio realar a chamada e pressionar IntercC para concluir a ao. Q. Como fao para iniciar uma conferncia MeetMe? A. 1 2 3 4 5 Obtenha um nmero de telefone MeetMe com seu administrador de sistema. Distribua o nmero para os participantes. Quando estiver pronto para iniciar a reunio, ligue o telefone para obter um tom de discagem e pressione MeetMe. Disque o nmero de conferncia MeetMe. Os participantes agora podem juntar-se conferncia discando.

Observao

Os participantes ouviro um tom de ocupado se ligarem para a conferncia antes que o iniciador esteja presente. Nesse caso, os participantes precisaro ligar novamente.

Q. Como fao para entrar em uma conferncia MeetMe? A. Disque o nmero de conferncia Conf.em (fornecido pelo iniciador da conferncia).

11

Observao

Voc ouvir um tom de ocupado se ligar para a conferncia antes que o iniciador esteja presente. Nesse caso, tente ligar novamente.

Q. Como fao para encerrar uma conferncia MeetMe? A. Todos os participantes precisam desligar. A conferncia no encerrada automaticamente quando o iniciador da conferncia desconecta.

Mensagens
Indicadores de mensagem Mensagens de voz

Indicadores de mensagem oe Estado da chamada Descrio cn ou da linha Linha no gancho Linha fora do gancho Chamada estabelecida Chamada tocando Chamada em espera Em utilizao remota Chamada autenticada Chamada encriptada Linha inativa (BLF) Linha ocupada (BLF) No h atividade nessa linha. Se voc estiver discando com o monofone no gancho (pr-discagem), a chamada no estar em andamento at que voc levante o monofone. Voc est ativamente discando um nmero e uma chamada efetuada est tocando. Voc est conectado a outro interlocutor. Uma chamada est tocando em uma de suas linhas. A chamada atual foi colocada em espera. Outro telefone que compartilha a linha possui uma chamada estabelecida. A chamada conectada est protegida. A chamada conectada est criptografada. As chamadas encriptadas tambm so autenticadas. Um campo de Luz ocupada indica que a linha est inativa. Um campo de Luz ocupada indica que a linha est ocupada.

12

Linha em No Um campo de Lmpada ocupada indica que a linha est definida como No interromper. interromper (BLF) Linha de intercomunicador inativa Chamda de intercomunicador unidirecional Chamda de intercomunicador unidirecional Mensagens de voz Q. Como fao para configurar meu servio de mensagens de voz? A. Clique no boto Mensagens e siga as instrues ouvidas. Se aparecer um menu na tela do telefone, escolha um item apropriado. Q. Como fao para verificar novas mensagens de voz? A. H indicadores audveis e visveis para novas mensagens de voz: Indicadores visveis: Uma luz de indicador em seu monofone. (Este indicador pode variar.) Um cone de um envelope piscando e uma mensagem de texto na tela do telefone. A linha do intercomunicador no est sendo utilizada.

A linha do intercomunicador est enviando ou recebendo udio unidirecional.

O receptor da chamada pressionou a linha do intercomunicador para ativar o udio bidirecional com o chamador.

Observao

A luz do indicador e um cone de Mensagem em espera sero exibidos apenas quando voc tiver uma mensagem em sua linha principal, mesmo se receber mensagens de voz em outras linhas.

Indicador audvel: Um tom de gagueira ouvido no fone de ouvido ou no alto falante quando voc efetua uma chamada. O tom de gagueira especfico da linha. Voc ouve apenas quando est usando a linha com a mensagem em espera.

Q. Como fao para ouvir minhas mensagens de voz ou acessar o menu de mensagens de voz? A. Clique no boto Mensagens. Dependendo do servio de mensagens de voz, fazer isso disca automaticamente para o servio de mensagens ou fornece um menu na tela do telefone. Q. Como fao para enviar uma chamada para meu sistema de mensagem de voz? A. Clique em DesvIme. A funo 'DesvIme' transfere automaticamente uma chamada (incluindo uma chamada tocando ou em espera) para o seu sistema de mensagens de voz. Os chamadores ouviro a sua mensagem de saudao e podero deixar uma mensagem. Q. Como fao para alterar as definies do indicador de mensagem de voz? A. 1 Clique com o boto direito do mouse e selecione Opes do usurio do Cisco Unified CM no menu. 2 Registre-se em suas pginas da Web de Opes do usurio do Cisco Unified CM.

13

3 Selecione seu dispositivo. 4 Clique em Definies de linha e fala as alteraes na seo Luz de mensagem em espera. Normalmente, a opo padro acender o indicador quando voc recebe uma nova mensagem de voz.

Definies de dispositivo de udio


Q. O que o Assistente de ajuste de udio? A. O Assistente de ajuste de udio o orienta durante o processo de seleo e ajuste dos dispositivos de udio instalados. O Assistente de ajuste de udio exibido automaticamente a primeira vez que o Cisco IP Communicator iniciado aps a instalao. Antes de usar o Assistente de ajuste de udio para ajustar um dispositivo de udio que tenha seu prprio ajuste de volume, como um fone de ouvido com controles de volume, aumente o volume do dispositivo at a definio mais alta. O Assistente de ajuste de udio oferece a oportunidade de selecionar dispositivos de udio para modos de udio ou de usar o dispositivo de udio padro do Windows. Ajustar um dispositivo uma tarefa diferente de alterar a definio de volume de uma chamada. O ideal ajustar cada dispositivo apenas uma vez e reajustar somente se tiver problemas na qualidade de voz. Q. A janela Verificar definies de udio apareceu. O que fazer? A. Escolha um destes botes: Reverter - para restaurar as definies anteriores do dispositivo de udio. Ajustar - para reajustar o dispositivo Ignorar - para manter as definies modificadas (por exemplo, para manter a placa de som silenciada). A janela Verificar definies de udio ser exibida nas prximas inicializaes caso tenha modificado (ou silenciado) o volume de um dispositivo desde o ltimo ajuste. Por exemplo, se voc silenciou a placa de som do computador ou alterou os controles de volume de um monofone ou fone de ouvido USB. Q. O que so modos de udio? A. Voc deve atribuir um dos seguintes modos de udio a cada dispositivo de udio que voc planeja usar com o Cisco IP Communicator: Modo fone de ouvido Modo alto-falante Modo monofone Modo campainha A seleo do modo de udio informa ao Cisco IP Communicator os dispositivos de udio que voc deseja usar para entrada e sada de udio. Por padro, o Cisco IP Communicator seleciona um dispositivo de udio para todos os modos de udio e para a campainha. Esse dispositivo pode ser, por exemplo, uma placa de som. Se voc tiver vrios dispositivos de udio disponveis, ter opes adicionais de configurao. Por exemplo, se voc tiver um fone de ouvido USB, poder selecion-lo para o modo fone de ouvido e ativ-lo clicando no boto Fone de ouvido.

14

possvel manter a configurao padro ou personaliz-la. Se voc optar por personalizar a configurao, siga estas recomendaes: Se voc usa um fone de ouvido USB, atribua-o ao modo fone de ouvido. Se voc usa um alto-falante USB externo, atribua-o ao modo fone de ouvido. Se voc usa um monofone USB, atribua-o ao modo monofone. Se voc usa um fone de ouvido analgico, atribua a placa de som do computador ao modo fone de ouvido. Se no tiver um dispositivo de alto-falante externo, selecione a placa de som do computador no modo alto-falante. Atribua a campainha ao dispositivo que ir alert-lo do recebimento de chamadas. No esquea, no entanto, que se voc atribuir a campainha a uma placa de som e conectar um fone de ouvido analgico ao computador, no conseguir ouvi-la caso no esteja usando o fone de ouvido.

Q. Como uso um fone de ouvido com o IP Communicator? A. Clique no boto Fone de ouvido apagado. Fazer isso ativa o dispositivo selecionado para esse modo. Se desejar que o modo fone de ouvido seja o modo padro, clique no boto Fone de ouvido apagado e clique em Term Ch . O modo alto-falante funcionar como modo de udio padro desde que o boto Fone de ouvido permanea aceso (a menos que voc tenha um monofone USB ativado). Q. Como uso um monofone com o IP Communicator? A. Obtenha sinal de discar com o monofone USB (presumindo que o dispositivo esteja disponvel e esteja habilitado no modo monofone). O mtodo usado para tirar um monofone USB do gancho depende de como o monofone foi projetado. Talvez seja necessrio pressionar uma tecla de gancho ou um boto de ativao. Q. Como fao para usar o IP Communicator como um alto-falante? A. Clique no boto Alto-falante. Fazer isso ativa o dispositivo selecionado para esse modo. Por padro, o modo alto-falante ser ativado quando voc clicar em teclas de funo, teclas de linha e teclas de discagem rpida (a menos que tenha um monofone USB ativado). Q. Como fao para ativar a campainha? A. A campainha ativada quando voc recebe uma chamada. Q. Como fao para ajustar o volume no IP Communicator? A. Para ajustar o nvel de volume durante uma chamada, clique no boto Volume ou clique nas teclas Page Up/Page Down do teclado durante uma chamada ou aps ouvir um tom de discagem. Pressione Salvar para manter o novo volume como nvel padro do modo udio ativo. Para ajustar o nvel de volume da campainha, clique no boto Volume enquanto o Cisco IP Communicator estiver no gancho (sem chamadas ou sinal de discagem ativo). O novo volume da campainha gravado automaticamente. Q. Como fao para alterar o toque de uma linha? A. 1 Clique no boto Definies e selecione Preferncias o usurio > Toques. 2 Selecione uma linha de telefone ou o toque predefinido. 3 Selecione um toque para ouvir uma amostra.

15

4 Pressione Selecionar e pressione Salvar para definir o tom de discagem ou pressione Cancelar. Q. Como altero o padro do toque? A. 1 2 3 4 Clique com o boto direito do mouse e selecione Opes do usurio do Cisco Unified CM no menu. Registre-se em suas pginas da Web de Opes do usurio do Cisco Unified CM. Selecione seu dispositivo. Clique em Definies de linha e faa selees na seo Definies de toque.

Resoluo de problemas de udio


Se o problema estiver relacionado ao volume, primeiro tente ajust-lo clicando no boto Volume no Cisco IP Communicator. Tente determinar se a origem do problema est no IP Communicator ou no telefone remoto ligando para outros interlocutores. Se voc suspeitar de que o problema esteja no telefone do interlocutor, ajuste o volume na interface do IP Communicator, mas evite modificar as definies usando o Assistente de ajuste de udio, pois essas modificaes podem no ser amplamente aplicveis. O administrador do sistema talvez solicite a ativao do registro para capturar informaes detalhadas para fins de soluo de problemas. Se tiver problemas com os nveis de volume, siga estas instrues: No Assistente de ajuste de udio, ajuste primeiro a barra do volume principal. Como essa definio afeta todas as aplicaes que reproduzem som, teste a definio com outras aplicaes (como Microsoft Windows Media Player e RealPlayer) para garantir que os nveis de volume sejam apropriados. No Assistente de ajuste de udio, ajuste a barra de volume wave em um nvel confortvel para chamadas depois de ajustar o volume principal. Se voc alterou as definies de volume no Microsoft Windows, execute o Assistente de ajuste de udio novamente (conforme estas instrues) para reajustar as definies de volume principal e wave. Q. A voz do interlocutor estiver muito alta. A. Tente ajustar o volume clicando no boto Volume. Inicie o Assistente de ajuste de udio e ajuste o volume do alto-falante do dispositivo de udio atual. Q. O interlocutor relatar que o som de sua voz est muito alto. A. Se estiver usando um fone de ouvido, afaste o microfone um pouco de sua boca, em direo ao queixo. Se o problema persistir, inicie o Assistente de ajuste de udio e abaixe o volume do microfone no dispositivo de udio atual. Se a sua voz ainda estiver muito alta para o interlocutor, desative a funo Aumento de sensibilidade do microfone no Assistente de ajuste de udio, caso esteja ativada para esse dispositivo. Q. A voz do interlocutor estiver muito baixa. A. Tente ajustar o volume clicando no boto Volume. Inicie o Assistente de ajuste de udio e ajuste o volume do alto-falante do dispositivo de udio atual. Q. O interlocutor relatar que o som de sua voz est muito baixo.

16

A. Se estiver usando um fone de ouvido, verifique se o IP Communicator est funcionando no modo fone de ouvido e no no modo alto-falante. O modo de fone de ouvido est ativado se o boto Fone de ouvido estiver aceso. Se estiver apagado, clique nele. Se estiver usando um fone de ouvido, verifique se o microfone est posicionado corretamente. Se o problema persistir, inicie o Assistente de ajuste de udio e aumente o volume do microfone no dispositivo de udio atual. Antes de ajustar um dispositivo de udio que tenha seu prprio ajuste de volume, como um fone de ouvido USB com controles de volume, aumente o volume do dispositivo at a definio mais alta. Se o som de sua voz continuar demasiadamente baixo, ative a funo Aumento de sensibilidade do microfone para o dispositivo de udio no Assistente de ajuste de udio. Q. A voz do interlocutor soar abafada. A. Se estiver usando o IP Communicator remotamente, habilite Otimizar para largura de banda baixa (clique com o boto direito do mouse e selecione Preferncias e clique na guia udio). Se no estiver usando o IP Communicator em uma conexo remota, desative a opo de largura de banda baixa. Pea para o interlocutor abaixar o volume do microfone, se possvel. Q. O interlocutor relatar que o som de sua voz est abafado. A. Inicie o Assistente de ajuste de udio e ajuste o volume do microfone do dispositivo de udio atual. Se no estiver usando o IP Communicator em uma conexo remota, desative a opo de largura de banda baixa. Q. O som da voz do interlocutor parecer distante ou artificial. A. Se estiver usando um fone de ouvido, verifique se o IP Communicator est funcionando no modo fone de ouvido e no no modo alto-falante. (O boto Fone de ouvido deve estar aceso.) Q. O interlocutor relatar que o som de sua voz est distante ou artificial. A. Habilite Otimizar para largura de banda baixa (clique com o boto direito do mouse e selecione Preferncias e clique na guia udio). Q. A voz do interlocutor for interrompida por silncios indesejados ou instabilidade sonora. A. Tente as seguintes medidas: Feche qualquer aplicativo desnecessrio. Lembre-se de que iniciar aplicaes e executar tarefas que exijam muitos recursos da rede, como enviar email, poder afetar a qualidade de udio. Verifique se voc no est no modo alto-falante. Tente escolher uma definio de udio diferente. Clique com o boto direito do mouse e selecione Preferncias clique na guia udio e clique no boto Avanado. Se estiver usando o IP Communicator em uma conexo remota (por exemplo, uma conexo VPN em casa ou em um hotel), a qualidade de voz poder sofrer devido largura de banda insuficiente. Habilite Otimizar para largura de banda baixa (clique com o boto direito do mouse e selecione Preferncias e clique na guia udio). Verifique se os drivers das placas de som e de udio foram instalados corretamente.

17

Observao

Ocasionalmente, voc poder ouvir estouros, cliques ou udio interrompido quando houver congestionamento na rede ou problemas no trfego de dados.

Q. O nvel do rudo de fundo est dificultando ouvir a voz do interlocutor. A. Tente as seguintes medidas: Pea ao interlocutor para ir para um local mais silencioso. Habilite a supresso de rudo ou aumente o nvel dela (clique com o boto direito do mouse e selecione Preferncias, clique na guia udio e clique no boto Avanado). A supresso de rudo aplicada ao microfone (dispositivo de entrada) para evitar a transmisso de rudo para a extremidade remota. Se voc estiver em uma chamada em conferncia, pea que os outros participantes coloquem o telefone no mudo se no estiverem falando.

Q. Voc ouvir eco. A. Tente as seguintes medidas: Pea para o interlocutor abaixar o volume do microfone ou do alto-falante, se possvel. Se o interlocutor estiver usando o Cisco IP Communicator como um alto-falante, pea para ele verificar se o boto Alto-falante est aceso. Verifique se a sua placa de som no est enviando o udio do alto-falante para o microfone. Siga estes passos: 1 Ajuste o volume (Painel de Controle > Sons e Multimdia > udio). 2 Clique no boto Volume de Reproduo de Som. 3 Selecione Opes > Propriedades > Reproduo e verifique se todas as caixas de seleo na parte inferior da tela esto marcadas. Em seguida, clique em OK. Na janela de controle de volume, verifique se Sem udio est selecionado na coluna do microfone. Alguns dispositivos de udio possuem diversas entradas de microfone, por exemplo, interna e externa, que podem captar o som do dispositivo do alto-falante e introduzir comentrios. Q. O interlocutor ouvir eco. A. Tente as seguintes medidas: Inicie o Assistente de ajuste de udio e abaixe o volume do microfone do dispositivo de udio atual. Verifique se o Aumento de sensibilidade do microfone est desativado. Em seguida, confirme a nova definio de volume ligando para outra pessoa. Se estiver usando o computador como alto-falante, mantenha o boto Alto-falante aceso. Como ltimo recurso, troque o dispositivo de udio. Se voc estiver usando um laptop sem fone de ouvido ou sem monofone USB, todos os trs modos sero mapeados para a placa de som, o que faz com que todos os trs modos ajam como alto-falantes. Coloque o dispositivo no modo alto-falante.

Q. O interlocutor no conseguir ouvir voc (mas voc conseguir ouvi-lo).

18

A. Verifique se as seguintes condies foram atendidas: Voc no habilitou a opo Sem udio nos controles do fone de ouvido ou do monofone USB. Os conectores do alto-falante e do microfone esto inseridos nas entradas de udio corretas do computador. Nenhum outro aplicativo, como gravador de som ou outro telefone baseado em software, esteja usando seu microfone.

Q. O interlocutor conseguir ouvi-lo, mas voc no conseguir ouvir udio algum. A. Tente as seguintes medidas: Verifique se as fichas do alto-falante e do microfone foram inseridas nas entradas de udio corretas do computador. Verifique as definies de volume e de sem udio dos dispositivos do sistema de som pelo Painel de Controle. Verifique a definio de volume do IP Communicator (tanto o boto de Volume quanto o Assistente de ajuste de udio).

Q. A fala simultnea falha. A. Verifique se est usando uma placa de som full-duplex. Q. No conseguir ouvir udio, nem mesmo um som de discagem. A. Se voc estiver usando uma estao de encaixe e o dispositivo de udio estiver conectado a ela, verifique se o computador est conectado a ela tambm. Se ainda no conseguir ouvir nada, reinicie o IP Communicator. Q. A qualidade da voz tem problemas quando voc usa o IP Communicator durante a inicializao do Windows. A. Verifique se o Windows concluiu o processo de inicializao e se nenhum outro aplicativo ainda est sendo carregado enquanto voc usa o IP Communicator. Q. A qualidade da voz tem problemas quando a memria de sua estao de trabalho est baixa. A. Recomendamos que o IP Communicator opere com aproximadamente 60 MB de memria fsica disponvel. Essa quantidade diferente da memria mnima necessria da estao de trabalho, j que outros aplicativos estaro consumindo memria da estao de trabalho. Para reduzir as distores de som com base em condies baixas de RAM disponvel, verifique se outros aplicativos - incluindo o sistema operacional - deixam memria disponvel suficiente para o IP Communicator. Se estiver experimentando distoro de som, feche alguns aplicativos enquanto estiver executando o IP Communicator ou aumente a RAM no PC. Q. A qualidade da voz tem problemas ao usar o IP Communicator com outros aplicativos que consomem largura de banda disponvel. A. Minimize o uso de aplicativos que consomem grande quantidade de largura de banda (por exemplo, aplicativos que transferem arquivos grandes, enviam ou recebem vdeos ou realizam operaes de compartilhamento de tela) enquanto estiver em uma chamada ativa. Q. A qualidade de voz tem problemas quando voc move seu laptop. A. Alguns fabricantes de computador apresentaram uma funo chamada Proteo HDD, que evita danos ao disco rgido do computador quando o laptop movido. Esse recurso tambm pode afetar temporariamente os aplicativos que esto em execuo no momento

19

na estao de trabalho. Recomendamos que voc no mova um computador fisicamente, se ele possuir esse recurso, enquanto estiver em uma chamada ativa.

20

Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. San Jose, CA 95134-1706 USA

Asia Pacific Headquarters Cisco Systems (USA) Pte. Ltd. Singapore

Europe Headquarters Cisco Systems International BV Amsterdam, The Netherlands

Cisco has more than 200 offices worldwide. Addresses, phone numbers, and fax numbers are listed on the Cisco Website at www.cisco.com/go/offices.

Potrebbero piacerti anche