Sei sulla pagina 1di 13

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

A interao MRPIICPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido


MOACIR GODINHO FILHO
Mestre e Doutor em Engenharia de Produo Universidade Federal de So Carlos E-mail: moacir_godinho@uol.com.br

LUCIANO CAMPANINI
Mestrando em Engenharia de Produo Universidade Federal de So Carlos Engenheiro de Planejamento e Controle INEPAR Equipamentos e Montagens S.A. E-mail: luciano.campanini@inepar.com.br ou lucianocampanini@yahoo.com.br

ROMANO AUGUSTO S. GUERRA VITA


Mestrando em Engenharia de Produo Universidade Federal de So Carlos Engenheiro de Planejamento e Controle INEPAR Equipamentos e Montagens S.A. E-mail: romano.vita@inepar.com.br

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de utilizao hbrida de dois importantes sistemas de planejamento e controle da produo (SPCP): o MRPII e o CPM. Para conseguir tal objetivo este trabalho realiza um levantamento bibliogrfico sobre estes sistemas e suas interaes, bem como mostra como acontece a interao entre MRPII e CPM atravs de um estudo de caso em uma grande empresa com caracterstica de grandes projetos. A importncia do estudo de SPCP hbridos, a inexistncia na atual literatura de estudos entre sistemas hbridos MRPII CPM e a ampla possibilidade de aplicao de nossa proposta fazem deste trabalho uma importante contribuio para a literatura dentro da Gesto da Produo. Alm disso, a proposta engloba tambm aspectos de programao da produo, interligando o sistema hbrido MRPIICPM a uma abordagem de programao da produo que objetiva o atendimento dos prazos de entrega.

Palavras-chave
MRPII, CPM, SPCP hbridos, programao da produo, grandes projetos.

The interaction between MRPII and CPM: a case study and a hybrid system proposal
Abstract
This paper aims to present a proposal of an hybrid production planning and control system (PPCS): MRPII and CPM. In order to accomplish this goal, this paper surveys the literature on MRPII CPM hybrid systems and shows an example of such system in a case study performed in a large company characterized for large projects. The importance of hybrid systems on modern operations management literature, the non-existence on literature of an study concerning MRPII CPM hybrid system and the wide range of application of such proposal make this paper an important contribution for Operations Management literature. In addition, our proposal encompasses operations scheduling aspects, linking the MRPII CPM hybrid system to an operations scheduling approach which aims due dates reliability.

Key words
MRPII, CPM, hybrid PPCS, operations scheduling, large projects.

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

31

Moacir Godinho Filho; Luciano Campanini; Romano Augusto Sguerra Vita

INTRODUO E OBJETIVOS DO TRABALHO


O estudo de sistemas de planejamento e controle da produo (SPCP) um assunto dos mais importantes e recentes dentro da moderna literatura na rea de Gesto da Produo. Nas palavras de Corra; Gianesi (1996): ...Eles so o corao dos processos produtivos. Definiremos sistemas de planejamento e controle da produo (SPCP) exatamente de acordo com estes autores, ou seja, os SPCP (sistemas de administrao da produo) nas palavras destes autores, so sistemas que provem informaes que suportam o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilizao de mo-de-obra e equipamentos, a coordenao das atividades internas com as atividades dos fornecedores e distribuidores e a comunicao/interface com os clientes no que se refere a suas necessidades operacionais. Para Vollman et al. (1997), os SPCP tm a funo de suportar os administradores na funo de tomada de deciso.

estudo de sistemas de planejamento e controle da produo (SPCP) um assunto dos mais importantes e recentes dentro da moderna literatura na rea de Gesto da Produo.

Para Maccarthy; Fernandes (2000) alguns dos principais e mais utilizados SPCP so o kanban, o PBC (Period Batch Control), o OPT (Optimized Production Technology), o MRP (Material Requirements Planning), o MRPII (Manufacturing Resources Planning) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique) / CPM (Critical Path Method). Diante de tal diversidade, a questo de como escolher ou projetar o SPCP mais adequado para diversas situaes se torna crucial. Esta questo discutida em uma srie de trabalhos, como por exemplo: Goddard (1982); Aggarwal (1985); Ramsay et al. (1990); Ptak (1991); Corra; Gianesi (1993); Pires (1995); Gstettner; Kuhn (1996); Miltenburg (1997), Little et al. (2000) e Maccarthy & Fernandes (2000). Para diversos autores, dentre eles Corra et al (2001); Sipper; Bulfin (1997) nenhum SPCP pode ser considerado panacia para todos os males. De acordo com Corra et al. (2001), trabalhar com diferentes lgicas para atender a diferentes necessidades, mesmo dentro de uma unidade produtiva, demanda, muitas vezes, a utilizao de forma integrada de mais de um SPCP. A partir destas consideraes, estes autores definem sistemas hbridos como sendo SPCP que tm elementos de mais de uma lgica bsica,
32
Revista Produo v. 14 n. 1 2004

trabalhando de forma integrada, de modo que cada lgica seja utilizada para oferecer solues quelas subunidades para as quais melhor se encaixe. O presente trabalho tem por objetivo estudar e apresentar uma proposta de um sistema hbrido envolvendo dois importantes SPCP utilizados na rea de Gesto da Produo nos dias atuais: o MRPII e o CPM (apesar de a literatura na maioria dos casos tratar os sistemas PERT/CPM de forma conjunta, neste trabalho nos referimos somente a CPM devido aos tempos envolvidos serem determinsticos). Este estudo feito a partir do levantamento de um referencial terico a respeito destes sistemas e suas interaes e tambm a partir da realizao de um estudo de caso em uma grande indstria de bens de capital. A partir destas duas fontes de pesquisa, conseguiu-se elaborar uma proposta de utilizao conjunta do MRPII CPM que pode ser utilizada em empresas que necessitam de caractersticas hbridas de ambas as lgicas. Esta exatamente a principal contribuio deste trabalho, uma vez que inexistem trabalhos desta natureza na literatura pesquisada. Alm disso, a proposta de interao apresentada tambm engloba aspectos da programao da produo, interligando o sistema hbrido MRPIICPM a uma abordagem de programao da produo que objetiva basicamente o atendimento dos prazos dos clientes. Primeiramente apresentado um breve referencial terico a respeito dos SPCP tratados neste trabalho: o MRPII, (bem como sua evoluo, o ERP); e o CPM (dentro de uma abordagem de Gesto de Projetos), alm da literatura encontrada a respeito da interao entre estes dois sistemas. A seguir so mostrados os resultados do estudo de caso ilustrativo, e proposto um modelo referencial terico desenvolvido a partir do estudo de caso que pretende salientar os pontos importantes da interao MRPIICPM, mostrando como estes dois sistemas podem trabalhar em conjunto para um aumento da eficincia do sistema de produo. Tecemos, ainda, consideraes a respeito de nossa proposta luz de solues alternativas de sistemas de informaes: os sistemas EAI (Enterprise Application Integration Integrao de Aplicativos Empresariais) e APS (Advanced Planning and Scheduling Planejamento e Programao Avanada) e as solues best of breed. Finalmente, so apresentadas as concluses bem como so sugeridas pesquisas futuras na rea.

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

REFERENCIAL TERICO
O MRP, o MRPII e o ERP O MRP e o MRPII so os SPCP de grande porte que mais tm sido implementados em empresas de grande porte ao redor do mundo, desde os anos 1970 (CORRA; GIANESI, 1996). O MRP permite que, com base na deciso de produo dos produtos finais, seja determinado o que, quanto e quando produzir e comprar os diversos itens semi-acabados, componentes e matrias-primas. O MRPII uma evoluo do MRP, a qual leva em conta tambm decises de capacidade, ou seja, inclui a questo de como produzir s questes j respondidas pelo MRP. O MRPII utiliza uma lgica estruturada de planejamento que prev uma seqncia hierrquica de clculos, verificaes e decises, visando chegar a um plano de produo vivel em termos de disponibilidade de materiais e de capacidade produtiva. O MRPII composto de seis mdulos principais (estes mdulos se relacionam de acordo com a Figura 1): mdulo de planejamento agregado da produo (Sales and Operations Planning ou S&OP); mdulo de planejamento mestre de produo (Master Production Schedule ou MPS); mdulo de planejamento de capacidade (Rough-Cut Capacity Planning ou RCCP); mdulo de clculo de necessidades de materiais (Material Requirements Planning ou MRP); mdulo de clculo de necessidade de capacidade (Capacity Requirements Planning ou CRP); mdulo de controle de fbrica (Shop Floor Control ou SFC).

A definio adotada dos horizontes de planejamento (mostrados na Figura 1) a definio de Fernandes (1991). Para este autor as decises de curto prazo so aquelas que se encontram num perodo desde algumas horas at aproximadamente 3 meses. As decises de mdio prazo situam-se num horizonte de 3 a 18 meses (sendo que 12 meses o mais comum) e as decises de longo prazo vo desde 18 meses at alguns anos. O mdulo S&OP trabalha em um horizonte de planejamento que vai de 12 a 24 meses (CORRA et al., 2001); portanto suas decises encaixam-se no mdio e longo prazo. O MPS e o RCCP so mdulos cujas decises se referem geralmente ao curto prazo, porm muitos autores expandem estes mdulos para vrios meses e portanto para o mdio prazo (da na Figura 1 entendermos estes mdulos como de curto/mdio prazo). Os outros mdulos que constam na Figura 1 esto relacionados atividades de curto prazo (FOGARTY et al., 1989). Os sistemas MRPII evoluram com a finalidade de suportar as necessidades de informao de toda uma organizao. Para se conseguir tal objetivo, mais mdulos que suportam mais funes foram acrescentados e integrados aos sistemas MRPII, possibilitando um escopo muito maior do que somente a nfase na manufatura. A partir deste ponto passam ento a se denominar sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Empreendimento). Os mdulos do ERP se referem s diversas funes nas empresas. Portanto, alm dos mdulos direcionados a manufatura e a logstica (os mdulos do MRPII, acrescidos de mdulos para a gesto da cadeia de suprimentos como mdulos de gesto de rotas de transporte e gesto de materiais), o

Figura 1: A Estrutura hierrquica do MRPII

Fonte: Adaptado de CORRA et al. (2001)

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

33

Moacir Godinho Filho; Luciano Campanini; Romano Augusto Sguerra Vita

ERP abrange mdulos destinados a finanas (contas a pagar, contas a receber, custos, contabilidade, dentre outros), mdulos destinados a gesto de recursos humanos (folha de pagamentos, planejamento de pessoal, treinamento, dentre outros), mdulos destinados a vendas e marketing (gesto de pedido, gesto de vendas, dentre outros). Para Yen et al. (2002) os softwares ERP so, e continuaro sendo, pelo menos na prxima dcada, os maiores e mais importantes softwares aplicativos utilizados nas empresas. Mabert et al. (2003a) cita um estudo recente, o qual contabiliza 30000 empresas ao redor do mundo que implementaram sistemas ERP. A literatura disponvel sobre o assunto vasta e continua crescendo. Prova disto so trabalhos recentes publicados em importantes peridicos, como por exemplo Al Mashari et al. (2003); NG; IP (2003); Olhager; Selldin (2003); Mabert et al. (2003b); Yacobs; Bendoly (2003); Abddinnour-Helm et al. (2003); Umble et al. (2003); Hunton et al. (2003); dentre outros. Dentre os vrios softwares ERP disponveis no mercado, os principais e mais utilizados por empresas brasileiras so o SAP, o ORACLE e o BAAN (YEN et al, 2002 apresenta uma evoluo das maiores empresas fornecedores de solues ERP e seus produtos). Em nosso trabalho o foco direcionado as funes de manufatura (MRPII) do ERP utilizado pela empresa (BAAN). A Gesto de Projetos e o CPM Projeto definido por Maximiano (2002) como um empreendimento temporrio ou uma seqncia de atividades com comeo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restries oramentrias. Esta definio vai de encontro definio de diversos outros autores (TURNER, 1993; BURKE, 2001; MENEZES, 2001; PMBOK, 2000), os quais salientam que as caractersticas bsicas de um projeto incluem: i) atividades com incio e fim; ii) projetos com etapas determinadas (ciclo de vida); iii) existncia de um oramento limitado; iv) atividades nicas e no repetitivas; v) produto singular; e vi) empreendimento temporrio. A empresa estudada neste trabalho tem exatamente estas caractersticas. J Gesto de Projetos definida no PMBOK (2000) apud Burke (2001) como a aplicao de conhecimento, habilidades, ferramentas e tcnicas em atividades de projeto com a finalidade de atender s necessidades dos clientes. Para Maximiano (2002), como muitas outras artes, a gesto de projetos sistematizou suas prticas convertendo-se em uma disciplina a partir de um movimento liderado pelo Project Management Institute (PMI), o qual produziu o Guia de Conhecimentos sobre a
34
Revista Produo v. 14 n. 1 2004

Gesto de Projetos (PMBOK). Este guia o documento que sistematiza o campo da gesto de projetos, identificando e definindo os principais conceitos e tcnicas sobre gesto de projetos que as pessoas da rea devem dominar (um histrico completo da evoluo da gesto de projetos encontra-se em BURKE, 2001). A importncia da gesto de projetos vem aumentando consideravelmente nas duas ltimas dcadas (KERZNER, 2002). Esse autor desenvolve um modelo que determina cinco fases necessrias que as empresas passam no caminho rumo excelncia em gesto de projetos, a qual o autor define como: a empresa que cria um ambiente na qual existe um fluxo contnuo de projetos gerenciados com sucesso, sendo que este sucesso mensurado tanto pelo atingimento do desempenho em pontos de interesse da empresa como um todo, como pela concluso de um projeto especfico. Portanto, aplicar a abordagem de gesto de projetos em atividades de projeto vem sendo visto como uma ferramenta em prol do aumento da competitividade das empresas que tm estas caractersticas. Para facilitar a introduo desta abordagem nas empresas, usa-se dividir o projeto em uma seqncia de fases; estas fases, que vo do comeo ao fim do projeto, so denominadas ciclo de vida de um projeto (MAXIMIANO, 2001). A maioria dos autores na rea costuma dividir o ciclo de vida de um projeto em quatro fases principais: i) fase da iniciao ou fase conceitual: nesta fase se inicia o projeto pelo estabelecimento de uma oportunidade; ii) fase do projeto ou do planejamento: nesta fase a proposta de trabalho, j aprovada, detalhada por meio de um plano de execuo; iii) fase da implementao, da construo ou ainda fase da execuo: nesta fase o produto elaborado; iv) fase da concluso ou da entrega: nesta fase o projeto entregue ao cliente. Os projetos da empresa estudada neste trabalho passam por todas estas fases, porm o escopo de nosso trabalho encontra-se nas fases ii) e iii), nas quais utilizado o PERT/CPM (BURKE, 2001), um dos dois SPCP discutidos neste trabalho. O PERT e o CPM so duas conhecidas tcnicas para planejar e coordenar projetos em grande escala. O CPM foi desenvolvido em 1957 por consultores da Remington Rand Univac. O PERT foi desenvolvido em 1958 pela marinha norte-americana, pela Lockheed Aircraft e pela firma de consultoria Booz Allen and Hamilton. Na opinio de diversos autores (MARTINS; LAUGENI, 2001; BURKE, 2001; SIPPER; BULFIN, 1997; SLACK et al., 1997; dentre outros) a principal diferena entre os dois sistemas est na considerao dos tempos das atividades. Enquanto o CPM considera tempos determinsticos, o PERT trabalha com tempos probabilsticos, utilizando trs estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

provvel. Porm, apesar desta diferena, ambos os sistemas so bastante parecidos. Partindo desta diferenciao, este trabalho utiliza somente a notao CPM, pois o modelo (bem como a empresa pesquisada) trabalha apenas com tempos determinsticos. O sistema de planejamento e controle da produo CPM utiliza-se basicamente de uma metodologia de inicialmente determinar as precedncias entre as diversas atividades do projeto. A partir desta precedncia e tendo-se os tempos das atividades, calculam-se os tempos mais cedo e mais tarde que uma atividade pode comear e terminar. A diferena entre o incio mais tarde e o incio mais cedo (ou entre o final mais tarde e o final mais cedo) de uma atividade denominado folga da atividade. Podese ento determinar o caminho crtico do projeto, o qual o caminho que passa pelas atividades que tm folga igual a zero, ou seja o caminho crtico formado pelas atividades que no devem atrasar para no comprometer a data final do projeto. Alm da determinao do tempo total do projeto e do caminho crtico, o CPM tambm serve para realizar anlises de custos e programaes/alocaes de recursos para o projeto, funes estas essenciais dentro de uma abordagem moderna em gesto de projetos. Sistemas hbridos e a interao MRPIICPM na literatura A utilizao de sistemas hbridos , sem dvida, uma tendncia na moderna gesto da produo. Diversos autores tratam de SPCP hbridos, porm quase a totalidade aborda aspectos do MRP/MRPII e Kanban, e algumas vezes o OPT. Exemplos so os trabalhos de Slack et al., (1997); Sipper; Bulfin (1997); Corra; Gianesi (1996); Pires (1996), Karmarkar (1989), dentre outros. A respeito de sistemas hbridos MRPII CPM foi realizado um levantamento bibliogrfico na literatura. Foram utilizadas nesse levantamento diversos livros atuais em gesto da produo, bem como diversas bases de dados bibliogrficos disposio da comunidade cientfica brasileira (bases de dados INSPEC, COMPENDEX, WEB OF SCIENCE). Alguns trabalhos citam esta relao e sua importncia, porm dois trabalhos merecem destaque: o primeiro deles (CORRA et al., 2001) aborda a importncia dos sistemas hbridos MRPII e sistemas de gesto de projetos (CPM) para o planejamento em empresas que trabalham por projetos. De acordo com estes autores, o MRPII neste tipo de empresa pode contribuir em nveis mais agregados do planejamento, no tendo entretanto ferramental especfico de gesto de projetos que permita a determinao de caminhos crticos, folgas e marcos importantes do projeto, dentre outras

funes tpicas de projetos. exatamente para exercer estas funes que o sistema CPM deve ser utilizado. Outro interessante trabalho que trata da relao MRPII CPM o trabalho de Hatchuel et al. (1997). Este autor prope um modelo denominado Abordagem de Antecipao Dinmica (DAA), a qual combina o MRPII e o CPM no estgio de planejamento de sistemas de produo de mltiplos estgios. Este modelo se mostra eficiente na reduo dos lead times de manufatura e no aumento do grau de confiabilidade das datas de entrega. A juno de alguns fundamentos e idias de ambos os trabalhos citados, alm do estudo de caso apresentado na prxima seo, ser a base de nossa proposta de integrao MRPII CPM apresentado sob o ttulo Proposta de um modelo hbrido MRPIICPM.

utilizao de sistemas hbridos , sem dvida, uma tendncia na moderna gesto da produo.
Notamos, com base nas referncias apresentadas, que os sistemas MRPII e CPM podem ser complementares; para isso deve-se trabalhar com as boas caractersticas das duas lgicas (CORRA et al., 2001). Ainda de acordo com estes autores, um sistema hbrido desta natureza deve servir a sistemas produtivos que, alm de terem problemas complexos de gesto de materiais (problema que o MRPII se prope solucionar), tm as caractersticas de projetos j descritas anteriormente ( neste ponto que o CPM contribui). Portanto, num sistema hbrido MRPII CPM, o MRPII suporta as atividades de planejamento em nveis mais agregados e gesto de materiais, enquanto que o sistema CPM gerencia os caminhos crticos, a alocao de recursos, dentre outras funes de projeto. Em outras palavras, os mdulos do MRPII suportam as funes de longo e mdio prazo enquanto que o CPM suporta as funes de mdio e curto prazo da gesto do projeto. A seguir estas interaes so discutidas com maior profundidade.

ESTUDO DE CASO ILUSTRATIVO


Metodologia de pesquisa Alm do uso da argumentao lgica, o desenvolvimento do trabalho envolveu uma reviso bibliogrfica a respeito de MRP, MRPII, CPM e principalmente de trabalhos que tratam das relaes entre estes sistemas de planejamento e controle da produo. Esta pesquisa, caracterizada como sendo do tipo terico-conceitual,
Revista Produo v. 14 n. 1 2004

35

Moacir Godinho Filho; Luciano Campanini; Romano Augusto Sguerra Vita

serviu a um propsito fundamental: estudar o nmero de trabalhos e a relevncia do tema sistemas de PCP hbridos MRPII CPM na literatura. Tambm a metodologia do estudo de caso foi utilizada neste trabalho. O estudo de caso visa investigar fenmenos contemporneos, considerando o contexto real do fenmeno estudado (YIN, 1989), e segundo Einsenhardt (1989) pode ser usado para cumprir diversos objetivos: i) fornecer descrio sobre um tema; ii) testar a teoria; e iii) gerar a teoria. Neste trabalho, o estudo de caso serviu basicamente aos objetivos i) e iii), pois nos forneceu ao mesmo tempo uma viso geral de como atualmente o relacionamento MRPIICPM em uma empresa que trabalha com grandes projetos, bem como serviu de base para o estabelecimento de uma proposta de interao MRPIICPM, interao esta no encontrada na literatura. O estudo de caso contou com a constante presena fsica dos pesquisadores, com a finalidade de que o processo de planejamento e controle da produo na empresa fosse entendido com detalhes. De acordo com Ebert (1990) esta exatamente a tendncia nas pesquisas de campo na rea de gesto de operaes.

A empresa e seus processos produtivos A empresa pesquisada uma indstria metal-mecnica fabricante de bens de capital situada no interior do Estado de So Paulo. Por produzir diversos equipamentos de grande porte, conta com uma rea de 823.000 m2, sendo 130.000 m2 de rea construda. Possui 1.500 funcionrios. Os produtos produzidos por esta empresa so equipamentos pesados e de vrias aplicaes, tais como: gerao de energia (turbinas, hidrogeradores, etc.); equipamentos de processos (vasos de presso, colunas de destilao, etc.); metroferrovirios (trens, metrs); hidromecnicos (comportas, tubulaes, etc.); equipamentos de movimentao de materiais (pontes rolantes, etc.); alm de rea de prestao de servios. Possui como principais clientes as maiores hidreltricas do Pas, companhias ferrovirias, grandes siderrgicas, indstrias petroqumicas, dentre outras. Apesar da diversidade dos equipamentos, a grande maioria dos equipamentos fabricados passa pelos mesmos processos. Inicia-se com corte, dobra, caldeiraria (soldagem), usinagem, pintura e montagem, sendo que estes processos na fbrica se estruturam de acordo com

Figura 2: As grandes fases do desenvolvimento de projetos na empresa e reas envolvidas.

36

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

um layout funcional, ressaltando que os roteiros de fabricao dos equipamentos no correspondem necessariamente seqncia citada (job-shop). A fabricao de um novo item na empresa segue a estrutura de planejamento de um projeto como mostrado na Figura 2. Pode-se ver nessa figura tambm as reas envolvidas em cada uma dessas fases. Neste ponto interessante uma observao a respeito dos desenhos (3a fase do projeto): para os equipamentos de movimentao de materiais, os desenhos so feitos pela engenharia de produto da empresa, projetados de acordo com as necessidades dos clientes, no existindo um rol de projetos predefinidos. J com relao aos outros produtos da empresa, estes so fabricados de acordo com o desenho

do cliente, os quais a empresa ajusta ao sistema de cdigos interno para a fabricao e documentao. A interao MRPIICPM na empresa Nesta seo mostramos como os sistemas MRPII e CPM atuam no planejamento e controle de um projeto na empresa estudada. As funes destes sistemas, bem como suas interaes, so mostradas na Figura 3. Para se estabelecer uma ligao entre as funes de ambos os sistemas e as fases do desenvolvimento de projetos (bem como as reas da empresa envolvidas), as principais funes dos sistemas so representadas com as mesmas cores da Figura 2; por exemplo, o clculo de capacidade a longo prazo uma funo relacionada fase de plane-

Figura 3: O relacionamento entre o MRPII e o CPM na empresa.

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

37

Moacir Godinho Filho; Luciano Campanini; Romano Augusto Sguerra Vita

jamento do projeto e esta funo desempenhada pelo pessoal da rea de PCP da empresa. Vemos na Figura 3 que as funes esto divididas segundo o sistema que realiza esta funo: O MRPII um mdulo dentro do sistema integrado de gesto (ERP) utilizado pela empresa, o BAAN. Para facilidade de entendimento e para os objetivos deste trabalho, consideramos neste trabalho tanto as funes clssicas do MRP II quanto outras funes customizadas no BAAN para o planejamento e controle de projetos como sendo o sistema MRPII/BAAN. Portanto temos que as principais funes destinadas ao planejamento e controle de projetos desempenhadas pelo sistemas MRPII/BAAN so: o plano-mestre de produo (MPS); o planejamento das necessidades de materiais (MRP); a emisso de ordens de produo e de compra; a companhia histrica (representa um mdulo do sistemas destinado a guardar informaes sobre antigos projetos); o cadastro geral de projetos (funo destinada a cadastrar os dados relativos ao projetos, quando de sua entrada na empresa); o cadastro da estrutura bsica do projeto (corresponde ao cadastro dos principais componentes do projeto); o programa de metas (corresponde a um programa que determina os principais marcos do projeto e suas respectivas datas de trmino planejadas).

a empresa somente as quantidades so explodidas pelo MRP. As datas so definidas pelo cronograma do CPM.
Relativo ao CPM tem-se que o sistema que realiza esta funo na empresa o MS-Project. As principais atividades realizadas neste sistema so: o cadastro das atividades principais e dos tempos destas atividades; definies das precedncias destas atividades; estabelecimento do cronograma do projeto e finalmente o acompanhamento e atualizaes no andamento do projeto. Tambm se pode ver na Figura 3 uma importante funo do planejamento do projeto, os clculos de capacidade a longo prazo sendo realizados por um terceiro sistema de informao: a planilha eletrnica Microsoft Excel. A razo para a utilizao desta ferramenta para o clculo de capacidades a longo prazo que nesta fase inicial ainda se est trabalhando com projetos que possivelmente entraro para a carteira de pedidos da empresa (caso sejam aprovados). Desse modo, o projeto ainda no est cadastrado no sistema devido a sua incerteza de fabricao. J para os clculos de capacidade a mdio e curto prazo a empresa

utiliza os mdulos RCCP e CRP do MRPII, porm isto realizado em fases posteriores do projeto, quando este j est aprovado e devidamente cadastrado no sistema. O fluxo das informaes mostrado na Figura 3 explicado a seguir: o planejamento de um novo projeto se inicia com a entrada de um pedido pelo pessoal de vendas. Este novo pedido o input para o clculo de capacidades a longo prazo (EXCEL). O pessoal de PCP da empresa utiliza estes dados do pedido juntamente com os dados da companhia histrica (armazena dados de outros pedidos passados, dos quais alguns podem ter semelhana com o pedido atual) com a finalidade de fornecer aos clientes o prazo de concluso do projeto. Aps a aprovao do projeto pelo cliente, faz-se o cadastro geral do projeto no sistema MRPII/BAAN (este cadastro contm dados do projeto, tais como o cdigo, a descrio, o cliente e o prazo de entrega). Este cadastro o input para o cadastro da estrutura bsica (relaciona os principais componentes e suas respectivas quantidades, bem como eventos importantes do projeto, constituindo-se em algo parecido com uma lista tcnica somente de nvel 1, acrescidas outras atividades no relacionadas diretamente produo) e o cadastro da lista tcnica (relaciona todos os itens necessrios e suas quantidades. interessante ressaltar que a lista tcnica utiliza tambm os desenhos dos principais itens feitos pelo pessoal da engenharia). Estas duas diferentes estruturas de produtos tm finalidades diferentes; enquanto a lista tcnica um dos inputs do MRP ; a estrutura bsica o input para o cadastro das principais atividades e tempos no sistema CPM (este sistema trabalha somente com a produo dos principais componentes do projeto, da a razo deste utilizar uma estrutura mais enxuta, ao invs da lista tcnica). Uma vez cadastrados as principais atividades e tempos no CPM, so definidas as precedncias entre estas atividades e tambm estabelecido o cronograma geral do projeto, o qual contm incio e fim planejados das principais atividades do projeto. Aqui cabe uma observao importante: o CPM no utilizado em sua forma completa, com anlise de folgas e determinao do caminho crtico. O cronograma o input para o plano mestre de produo (neste caso composto de um s elemento, o prprio projeto) e para o programa de metas. O planomestre de produo, juntamente com a lista tcnica so os inputs para o MRP, o qual explode as quantidades a serem produzidas ou compradas de todos os componentes do projeto. interessante notar aqui uma importante diferena entre o MRP tradicional e o utilizado pela

38

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

empresa: na empresa somente as quantidades so explodidas e ento tem-se as quantidades a serem produzidas ou compradas (liberao de ordens de produo ou ordens de compras). As datas no so programadas para trs segundo a lgica tradicional do MRPII, o que no representa um problema, uma vez que as datas so definidas de acordo com o programa de metas que se originou do cronograma feito no CPM (respeitando-se os prazos dos clientes). Acreditamos que dentro deste contexto, o problema reside na programao das ordens de produo, as quais so feitas manualmente segundo regras de programao simples que se baseiam em datas de entrega e tempos de processamento. Estas regras de programao no garantem uma mxima eficcia com relao a pontualidade nos prazos de entrega, o que vital para a empresa em questo. A melhoria deste sistema de programao ser parte de nossa proposta, mostrada na prxima seo. Verificando o fluxo de informaes de um projeto na empresa podem ser verificados alguns pontos de interao extremamente importantes entre o MRPII e o CPM (esto representados com setas pretas na Figura 3): interao 1: interao entre o cadastro da estrutura bsica no MRPII e o cadastro de atividades principais e tempos no CPM, o que inicia todo o trabalho neste sistema; interao 2: interao entre o cronograma estabelecido pelo CPM e algumas importantes funes do MRPII/ BAAN, a saber: definio do programa de metas, definio das datas das ordens de compra e produo e plano-mestre de produo; interao 3: interao entre duas funes do MRPII a emisso das ordens de produo (fornecem as quantidades a serem produzidas) e o plano de metas (fornece os prazos dos principais componentes) funo de programao da produo (feita manualmente na empresa).

mas deficincias no modelo atual de planejamento e controle de projetos da empresa. Estas deficincias so citadas a seguir: no-utilizao da metodologia completa do CPM, principalmente no tocante aos seus mtodos de anlise de folgas e estabelecimento do caminho crtico; no-utilizao dos mdulos do MRPII que realizam o planejamento de capacidade; falta de um detalhamento maior da estrutura bsica dos produtos; falta de uma metodologia especfica para a programao da produo no cho de fbrica. Os dois primeiros problemas podem ser solucionados com a utilizao de outros mdulos e funes existentes nos sistemas. No caso do CPM devem ser utilizadas as funes de anlise de folgas e clculo do caminho crtico. O clculo das folgas servir tambm para melhorar a programao da produo no cho de fbrica (ser explicado mais adiante). No caso do MRPII/BAAN, sugerimos a utilizao do mdulo de planejamento agregado (S&OP) para auxiliar o EXCEL na anlise de capacidades a longo prazo. Este mdulo no necessita de grande esforo de cadastro no sistema, uma vez que o objetivo analisar somente os gargalos.

abordagem de antecipao dinmica consiste em se utilizar na programao as datas mais cedo das operaes, combinadas com uma regra de programao denominada RTF.
O terceiro e o quarto problemas esto relacionados: as regras de programao utilizadas na prtica pela empresa so algumas tcnicas que levam em considerao as datas devidas da operao e do projeto como um todo, chamadas na literatura respectivamente de ODD (operation due date) e EDD (earliest due date). Estas regras priorizam o objetivo da produo confiabilidade de entrega, ao mesmo tempo que tentam minimizar os atrasos. Outra regra simples de programao utilizada a programao segundo o menor tempo de operao, regra esta denominada na literatura de SPT (short processing time). Esta regra leva a um menor estoque em processo. Porm os programadores fazem estas programaes sem estabelecerem ligaes entre elas e os objetivos da manufatura; pois se fizessem isso as programaes ODD e EDD seriam as preferveis, uma vez que em entrevista com os gerentes da empresa identificou-se
Revista Produo v. 14 n. 1 2004

Alm destas trs interaes, vemos tambm uma quarta interao importante, esta realizada entre o MRP II e o EXCEL no clculo de capacidades a longo prazo: o sistema MRPII fornece dados para o clculo das capacidades no EXCEL.

PROPOSTA DE UM MODELO HBRIDO MRPIICPM


A partir deste estudo e atravs de conversas com engenheiros e gerentes da empresa, encontramos algu-

39

Moacir Godinho Filho; Luciano Campanini; Romano Augusto Sguerra Vita

que a confiabilidade de entrega o principal objetivo estratgico da empresa. A razo deste objetivo ser o principal o fato de que existem multas contratuais grandes caso os projetos no sejam entregues nos prazos. Uma vez que a confiabilidade nos prazos o principal objetivo da empresa, tem-se uma observao de extrema importncia: as trs formas de programao utilizadas na empresa se baseiam nos tempos mais tarde das operaes. De acordo com Hatchuel et al. (1997), uma maneira de se aumentar o nvel de servio, aumentando a confiabilidade de entrega, utilizando-se uma abordagem que este autor denomina abordagem da antecipao dinmi-

ca (DAA), a qual consiste em se utilizar na programao as datas mais cedo das operaes (nas atividades nocrticas), combinadas com uma regra de programao denominada RTF (remaining total float). Esta regra de programao basicamente prioriza as ordens que apresentam menor folga em relao data devida desta operao. Para chegar a esta concluso, Hatchuel et al. (1997) elaborou um estudo no qual comparou, segundo algumas medidas de performance (porcentagem de trabalhos em atraso, tempo mdio de atraso e tempo mdio de fluxo), as estratgias mais tarde e mais cedo de programao combinadas com as regras de programao de cho de fbrica EDD, ODD, SPT e RTF.

Figura 4: A proposta de um modelo relacional hbrido MRPIICPM.

40

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

Baseada nesta observao, a empresa deve liberar as ordens para a programao de acordo com as datas mais cedo, imprimindo na ordem, alm das datas devidas, os valores correspondentes das folgas, a fim de que a programao seja feita a partir destas folgas. Porm, para a identificao das folgas necessrio primeiramente um maior detalhamento da estrutura bsica do produto, para que esta mostre os principais itens a ser fabricados. Este detalhamento ser possvel atravs da utilizao de dados histricos de projetos anteriores (companhia histrica). Neste ponto cabe uma observao importante: esta estrutura mais detalhada no a lista tcnica, uma vez que lista tcnica do produto corresponde um nvel de detalhamento que tornaria no prticos os clculos no CPM. Esta integrao proposta entre um SPCP (no caso o sistema hbrido MRPIICPM) e uma metodologia de programao finita da produo (no caso a abordagem DAA) representa tambm um assunto importante e atual na rea de gesto da produo (CORRA et al., 2001). Nosso modelo, alm de representar esta interao, ainda o faz totalmente integrado com a estratgia de manufatura da empresa, cujo objetivo estratgico preponderante o cumprimento dos prazos de entrega ( claro que se o principal objetivo estratgico da manufatura fosse outro, mais estudos no tocante a esta metodologia de programao proposta deveriam ser efetuados). Todas estas sugestes podem ser vistas na Figura 4. Esta figura na verdade apresenta uma proposta de um modelo relacional hbrido entre os sistemas MRPII/ BAAN e CPM. Como vimos, esta proposta foi formulada a partir do estudo de caso, inserindo-se algumas sugestes encontradas na literatura. Podemos ver que mais duas interaes entre os sistemas foram propostas: a programao da produo baseada nas datas do caminho crtico levantadas no CPM e o planejamento de capacidade a longo prazo sendo efetuado com a ajuda do mdulo S&OP do MRPII, ambas as novas interaes representadas na Figura 4 com uma seta cinza claro.

lhorar a gesto de projetos nas empresas. Alm disso este modelo est alinhado com outras alternativas atuais utilizao isolada de sistemas ERP/MRPII nas empresas, a saber: o EAI (Enterprise Application Integration Integrao de Aplicativos Empresariais), sistemas APS (Advanced Planning and Scheduling Planejamento e Programao Avanada) e solues best of breed. Nesta seo discutimos nossa proposta luz de tais alternativas. O EAI foi recentemente proposto por Linthicum (2000) e consiste na integrao de vrios aplicativos, os quais apesar de muitas vezes operarem em diferentes ambientes de execuo e utilizarem diferentes linguagens de programao, compartilham de maneira irrestrita informaes e processos de negcio (LINTHICUM, 2000; KOBAYASHI et al., 2002). Para Erasala et al. (2003) esta integrao deve resultar em uma melhoria na eficincia das operaes. Ainda de acordo com este autor, os mtodos para conseguir esta integrao podem ser complexos e variados.

trabalho apresentou um modelo que pode servir de referncia para o planejamento, programao e controle da produo em empresas que trabalham com grandes projetos.
Os sistemas APS visam fornecer uma ligao eficiente entre o planejamento (sistemas MRP) e os sistemas de programao, utilizando moderna tecnologia e algoritmos de programao da produo (KURODA et al., 2002). Esta necessidade de integrao entre o planejamento e a programao da produo o objetivo principal dos sistemas APS tambm na opinio de outros autores (MCKAY; WIERS 2003; LEE et al., 2002). Conseguida esta integrao, a programao da produo se torna mais factvel, uma vez que os atrasos nas datas de incio devidos falta de materiais necessrios so minimizados (KURODA; MURAMATSU, 2002). Finalmente, dentro deste contexto de sistemas de informao, entendemos solues best of breed como solues particulares para situaes especficas. Esta caracterstica se torna cada vez mais importante para os sistemas de informao dentro da gesto de operaes, uma vez que j se comprovou que a adaptao da empresa ao sistema uma das mais importantes causas das falhas na implantao de sistemas de informao em empresas, como por exemplo o ERP (DAVENPORT, 1998). Ao contrrio disto, o sistema deve se adequar empresa, ou
Revista Produo v. 14 n. 1 2004

UMA DISCUSSO DA PROPOSTA LUZ DE TENDNCIAS ATUAIS ALTERNATIVAS A SISTEMAS ERP/MRPII


O modelo hbrido MRPIICPM proposto cumpre uma importante funo: explora as potencialidades destes dois importantes SPCP com o objetivo de me-

41

Moacir Godinho Filho; Luciano Campanini; Romano Augusto Sguerra Vita

ento a empresa deve projetar uma soluo best of breed. Nossa proposta de modelo hbrido MRPIIPERT/ CPM se mostra em total sintonia com essas trs solues definidos acima, uma vez que: i) prope uma integrao entre aplicativos, os quais compartilham informaes a fim de melhorar a integrao do planejamento dos projetos na empresa; desta forma nossa proposta se apresenta como uma alternativa a um EAI, objetivando o mesmo resultado: compartilhamento de informaes visando melhoria na eficincia das organizaes; claro que um EAI apresenta meios de integrao muito mais complexos (ver ERASALA et al., 2003); ii) prope uma integrao entre o planejamento (representado pelo planejamento das ordens de produo alimentadas pelas datas do caminho crtico) e a programao da produo (abordagem DAA); dessa forma nossa proposta se aproxima bastante do conceito de um sistema APS, com a vantagem de que ele infinitamente mais simples do que a maioria dos sistemas APS encontrados na literatura, os quais envolvem algoritmos complexos, como por exemplo os encontrados em Lee et al. (2002) e Kuroda et al. (2002); iii) a proposta em si uma proposta best of breed, pois uma soluo particular, idealizada para empresas que tm caractersticas de trabalhar por projetos, utilizando sistemas de informao comumente usados na rea de gesto de operaes.

CONCLUSES
O presente trabalho apresentou um estudo sobre a interao entre dois importantes SPCP utilizados na rea da gesto da produo nos dias atuais; o MRPII (na empresa, encontrado dentro do software de gesto empresarial BAAN); e o CPM (na empresa, realizado pelo

software MS-Project). Alm destes dois importantes SPCP, tambm interaes com o software EXCEL foram verificadas. As funes destes sistemas relativos ao planejamento e controle de projetos em uma grande indstria de bens de capital foram estudadas e ento foi proposto um modelo que mostra as funes destes sistemas, bem como suas interaes. Tambm foi realizada neste trabalho uma reviso bibliogrfica a respeito de trabalhos sobre os sistemas envolvidos, bem como relaes entre eles. A partir do estudo de caso na empresa e da reviso bibliogrfica, pode-se estabelecer um modelo de referncia que mostra as funes do MRPII e do CPM numa empresa que trabalha para grandes projetos, mostrando as interaes necessrias entre os sistemas. As principais contribuies do trabalho foram as seguintes: mostrou que apesar de SPCP hbridos serem realmente uma tendncia na moderna gesto da produo, existem poucos trabalhos na literatura que tratam da interao entre os sistemas MRPII e CPM; baseado nesta premissa, props um modelo que pode servir de base para o planejamento, programao e controle de projetos em empresas que tem esta caracterstica, proposta esta que est de acordo com atuais prticas em gesto de operaes, tais como o EAI, os sistemas APS e solues best of breed; apresentou um exemplo prtico da possibilidade de integrao entre um sistema hbrido de PCP (MRPII e CPM) e uma ferramenta de programao da produo (abordagem DAA), ambos relacionados aos objetivos estratgicos da produo (no caso da empresa estudada, o cumprimento dos prazos de entrega); mostrou que a integrao entre os sistemas de informao uma importante ferramenta para que se tenha um bom desempenho no planejamento, programao e controle da produo.

Artigo recebido em 10/02/2003 Aprovado para publicao em 27/02/2004

42

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

A interao MRPII CPM: estudo de caso e proposta de um sistema hbrido

Referncias Bibliogrficas
ABDINNOUR-HELM, S.; LENGNICK-HALL, M.L.; LENGNICK-HALL, C.A. Primplementation attitudes and organizational readiness for implementing an Enterprise Resource Planning system. European Journal of Operational Research, vol. 146, p. 258273, 2003. FOGARTY, D.W.; HOFFMANN, T.R.; STONEBRAKER, P.W. Production and Operations Management. Cincinnati, Ohio: South-Western Publishing Co., 1989. LEE, Y.H.; JEONG, C.S.; MOON, C. Advanced Planning and Scheduling with outsourcing in manufacturing supply chain. Computers & Industrial Engineering, v. 43, p. 351-374, 2002. NG, J.K.C.; IP, W.H. Web-ERP: the new generation of enterprise resource planning. Journal of Processing Technology, v. 6700, p. 1-5, 2003. OLHAGER, J.; SELLDIN, E. Enterprise Resource Planning survey of Swedish manufacturing firms. European Journal of Operational Research, v. 146, p. 365-373, 2003. PIRES, S. Gesto Estratgica da Produo. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1995. PMBOK A Guide to the Project Management Body of Knowledge. New York: Project Management Institute, 2000. PTAK, C.A. MRP, MRPII, OPT, JIT and CIM: succession, evolution or necessary combination? Production and Inventory Management Journal, v. 32, n. 2, p. 7-11, 1991. RAMSAY, M.L.; BROWN, S.; TABIBZADEH, K. Push, Pull and Squeeze shop floor control with computer simulation. Industrial Engineering, p. 39-45, February, 1990. SIPPER,D. & BULFIN JR.; R.L. Production: Planning, Control and Integration, New York: Mc Graw Hill, 1997. SLACK, N., CHAMBERS, S., HARLAND, C., HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administrao da Produo. So Paulo: Editora Atlas, 1997. TURNER, R.: Handbook of Project-Based Management. New York: Mc Graw Hill, 1993. UMBLE, E.J.; HAFT, R.R.; UMBLE, M.M.: Enterprise Resource Planning Implementation procedures and critical success factors. European Journal of Operational Research, v. 146, p. 241-257, 2003. VOLLMAN, T.E.; BERRY, W.L.; WHYBARK, D.C. : Manufacturing Planning and Control Systems. 4. ed. New York: Mc Graw Hill, 1997. YEN, D.C.; CHOU, D.C.; CHANG, J. A synergic analysis for Web-based enterprise resources planning systems. Computer Standards & Interfaces, v. 24, p. 337-346, 2002. YIN, R.K.: Case study research - design and methods. London: Sage, 1989.

GODDARD, W. Kanban versus MRPII which is the best for you? Modern Materials Handling, p. 40-49, Nov 1982.

LINTHICUM, D.S. Enterprise Application Integration, Boston, MA: AddissonWesley Longman Reading, 2000.

AGGARWAL, S.C.: MRP, JIT, OPT, FMS? Harvard Business Review, p. 8-12, Sept/Oct 1985.

AL-MASHARI, M.; AL-MUDIMIGH, A.; ZAIRI, M. Enterprise Resource Planning a taxonomy of critical factors. European Journal of Operational Research, vol. 146, p. 352-364, 2003.

GSTETTNER, S. & KUHN, H. Analysis of production control system kanban and CONWIP. International Journal of Production Research, v. 34, n. 11, p. 3253-3273, 1996.

LIT TLE, D.; PECK, M.; ROLLINS, R.; PORTER, K. Business drivers not sector membership determine the most effective production planning and control; a novel approach to a perennial problem. Production Planning and Control, v. 11, n. 7, p. 721-729, 2000.

BURKE, R. Project Management Planning and Control Techniques. 3rd Edition. Baffins Lane, Chichester: John Wiley & Sons LTD, 2001.

HAUTCHUEL, A.; SAIDI-KABECHE, D.; SARDAS, J.C. Towards a new planning and scheduling approach for multistage production systems. International Journal of Production Research, v. 35, n. 31, p. 867886, 1997.

CORRA, H.L.; GIANESI, I.G.N. Just in Time, MRP II e OPT Um enfoque estratgico. 2a ed. So Paulo: Editora Atlas, 1996.

HUNTON, J.E.; LIPPINCOTT, B.; RECK, J.L. Enterprise resource planning systems comparing firm performance of adopters and non adopters. International Journal of Accounting Information Systems, v. 55, p. 1-20, 2003.

MABERT, V.A.; SONI, A.; VENKATARAMANAN, M.A. The impact of organization size on enterprise resource planning (ERP) implementations in the US manufacturing sector. The International Journal of Management Science - Omega, article in press, 2003a.

CORRA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, Programao e Controle da produo. 4a ed. So Paulo: Editora Atlas, 2001.

MABERT, V.A.; SONI, A.; VENKATARAMANAN, M.A. Enterprise Resource Planning managing the implementation process. European Journal of Operational Research, v. 146, p. 302-314, 2003b.

JACOBS, F.R. & BENDOLY, E. Enterprise resource planning developments and directions for operations management research. European Journal of Operational Research, vol. 146, p. 233-240, 2003.

DAVENPORT, T. Putting the Enterprise into the Enterprise System. Harvard Business Review, p. 121-131, Jul-Aug 1998.

KARMARKAR, U. Getting Control of Just in Time. Harvard Business Review, v. 67, p. 122-131, Sept-Oct 1989.

MACCARTHY, B.L. & FERNANDES, F.C.: A multidimensional Classification of Production Systems for the Design and Selection of Production Planning and Control Systems. Production Planning & Control, v.11, n.5, 2000.

EBERT, P. Announcement of empirical/ filed based methodologies in JOM. Journal of Operations Management, v. 90, n. 1, p. 135-137, 1990.

KERZNER, H.: Gesto de Projetos as melhores prticas. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.

MARTINS, P.G. & L AUGENI, F.P.: Administrao da Produo. 5. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2001.

EISENHARDT, K.M. Building theories form case study research, Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532550, 1989.

KOBAYASHI, T.; TAMAKI, M.; KOMODA, N. Business process integration as a solution to the implementation of supply chain management systems. Information & Management, v. 2030, p. 1-12, 2002.

MAXIMIANO, A.C.A. Administrao de Projetos Como transformar idias em Resultados. 2a Edio. So Paulo: Editora Atlas, 2002.

ERASALA, N.; YEN, D.C.; RAJKUMAR, T.M. Enterprise Application Integration in the electronic commerce world. Computer Standards & Interfaces, v. 25, p. 69-82, 2003.

KURADA, M.; MURAMATSU, K. Production Scheduling. Tokio: AsakuraShoten, 2002.

MCKAY, K.N.; WIERS, V.C.S. Integrated decision support for planning, scheduling, and dispatching tasks in a focused factory. Computers in Industry, v. 50, p. 5-14, 2003.

MENEZES, L.C.M. Gesto de Projetos. So Paulo: Editora Atlas, 2001. FERNANDES, F.C.F. Concepo de um sistema de Controle da Produo para a manufatura celular. Tese de doutoramento. Escola de Engenharia de So Carlos (EESC) USP, So Carlos, 1991. KURODA, M.; SHIN, H.; ZINNOHARA.: Robust scheduling in na advanced planning and scheduling environment. International Journal of Production Research, v. 40, n. 15, p. 3655-3668, 2002.

MILTENBURG, J. Comparing JIT, MRP and TOC, and embedding TOC into MRP. International Journal of Production Research, v. 35, n. 4, p. 1147-1169, 1997.

Revista Produo v. 14 n. 1 2004

43

Potrebbero piacerti anche