Sei sulla pagina 1di 5

RELATRIO 6

CAMPO MAGNTICO PRODUZIDO POR CORRENTES ELTRICAS

FSICA EXPERIMENTAL III Alunos: Bruno Simes Wendler Arthur SantAnna de Alvarenga Turma: MM

MATERIAL UTILIZADO
Par de bobinas Helmholtz Sonda Hall para medir campos magnticos Multmetros Fonte CC Bssola de bolso Fios para fazer os contatos eltricos

OBJETIVOS
Os objetivos desse experimento so; poder medir o campo magntico produzido por uma bobina podendo fazer a comparao dos valores obtidos com os valores tericos, verificar a proporcionalidade entre o campo magntico e a corrente que o produz e determinar o valor do campo magntico da Terra em Niteri.

INTRODUO
Campo magntico produzido por uma espira circular

Atravs do que nos foi explanado em sala pelo professor e tambm ensinado no curso de Fsica III, sabemos que para calcularmos o campo magntico no eixo de uma espira circular de raio R, podemos aplicar a lei de Biot-Savart, ento chegamos a equao 1.

Em nosso experimento utilizamos duas bobinas com N=154 espiras. Teslametro

Nessa experincia tambm utilizamos o teslametro que utilizado para medir o campo magntico. O aparelho faz a converso da ddp em campo magntico.

Medio do campo magntico da Terra

Para medirmos o campo magntico da Terra,aplicamos um campo magntico perpendicular sobre uma bssola, onde est se orienta na direo do campo resultante. Podemos ento fazer uma relao entre o ngulo de desvio e o campo magntico da Terra e essa relao pode ser escrita pela equao 2.

Com essa equao faremos a relao, dos valores obtidos experimentalmente, com a teoria.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Medio do campo Magntico da Terra

Colocamos uma bssola de bolso entre as duas espiras e montamos o circuito descrito abaixo. Ligamos uma resistncia de 100 em srie e ajustamos o ampermetro.

Figura 1: Circuito para medio do campo magntico da Terra

Alinhamos a bssola e as bobinas de forma paralela de forma que, com a fonte desligada, no houvesse ngulo nenhum. Depois de montarmos o conjunto, ligamos a fonte e aumentamos a corrente gradativamente, fazendo as devidas anotaes de ngulo e corrente apresentado na tabela a seguir.

Corrente [A] ngulo []


0 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,07 0 20 40 60 65 70 75 80

Tan
0 0,3640 0,8391 1,7321 2,1445 2,7475 3,7321 5,6713

Tabela 1: Dados da corrente e do ngulo obtidos experimentalmente

A partir dessa tabela calculamos o valor da tan, e com essas informaes construmos os grficos para tan x i.

CONCLUSO
Atravs desse experimento foi possvel simular a medio do campo magntico com a utilizao do Kit proposto. No entanto no podemos considerar os valores como sendo corretos pois em se tratando de campo magntico, existem vrios elementos que esto ao nosso redor que causam interferncia nas medias. Por isso consideramos a experincia como uma idia de possvel forma para medirmos o campo magntico.

Potrebbero piacerti anche