Sei sulla pagina 1di 5

A avaliao na Educao Infantil

Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil fundamental para redimensionar o fazer pedaggico. Essa compreenso influenciar diretamente na qualidade da interao dos professores com a infncia. O conhecimento de uma criana construdo em movimento de idas e vindas, portanto, fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ao educativa. Mediadores que realizam intervenes pedaggicas no acompanhamento da ao e do pensamento individualizado infantil. Ainda hoje, na prtica cotidiana, comum, no s na Educao Infantil, como nos demais nveis de ensino, os avaliados serem s os alunos. necessrio que a clssica forma de avaliar, buscando erros e culpados", seja substituda por uma dinmica capaz de trazer elementos de crtica e transformao para o trabalho. Nesse processo, todos professores/recreadores, coordenao pedaggica, direo, equipe de apoio e administrativa, crianas e responsveis devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo. Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se ateno aos pontos abaixo, nos espaos de Educao Infantil: Anlises e discusses peridicas sobre o trabalho pedaggico. Estas aes so realizadas nos encontros peridicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaborao e reelaborao do planejamento. Igualmenteimportante dar voz criana. Nesse sentido, a prtica de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuies fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crena na concepo de criana cidad.

Observaes e registros sistemticos.


Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanas de seu grupo e de determinadas crianas, dados e situaes significativos acerca do trabalho realizado e interpretaes sobre as prprias atitudes e sentimentos.

real que, no dia-a-dia, o professor/recreador no consiga registrar informaes sobre todas as crianas do seu grupo, mas possvel que venha a privilegiar trs ou quatro crianas de cada vez e, assim, ao final do perodo, ter observado e feito registro sobre todas as crianas.

Utilizao de diversos instrumentos de registro.


Para darmos espao variada expresso infantil, arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatrios das crianas e portflios podem ser utilizados como instrumentos de registro de desenvolvimento. O professor/recreador deve organizar um dossi de cada criana, guardando a seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu desenvolvimento. Tambm durante a vivncia de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter como meta a produo de um ou mais materiais que organize o conhecimento constitudo acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas o dossi do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituio.

Construo de um olhar global sobre a criana


A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, fundamental buscar novos olhares: - Recolhendo outras vises sobre ela. - Contrastando a viso dos responsveis com o que se observa na escola/creche. - Conhecendo o que os responsveis pensam sobre o que a escola/creche diz. - Refletindo sobre o que a famlia pensa em relao aos motivos de a criana comportar-se de determinada forma na escola/creche. - Ouvindo a famlia sobre como pensa que poderia auxiliar a criana a avanar em seu desenvolvimento.
Fonte:www.multirio.rj.gov.br/portal/

AQUI VAI UM EXEMPLO DE AVALIAO DESCRITIVA


AVALIACO DO ----------------TRIMESTRE DE 2007. PROFESSORA:-------------------------

ALUNO:----------------------------------------------Contedos Trabalhados:

Linguagem oral e escrita: Ampliao do vocabulrio: reconto, narrao e criao de novas histrias. Produo de textos coletivos. Reconhecimento e escrita do nome (prprio e dos colegas) e de palavras contextualizadas. Atividades envolvendo alfabeto mvel. Matemtica: Aquisio de conceitos que se constituam em elementos fundamentais da matemtica e aplic-los sempre que necessrio. Ler e escrever numerais, associando-os s quantidades que representam. Explorar a contagem crescente e decrescente atravs de brincadeiras. Histria e Geografia: Desenvolvimento de sentimento de respeito e amor famlia, escola, comunidade e ptria. Pesquisas brinquedos e brincadeiras de antigamente e feito uma comparao com os de hoje.Folclore brasileiro atravs de contos, pesquisas e vdeos. Cincias: Identificao de dia e da noite e das estaes do ano. Observao de fenmenos da natureza. As Partes do Corpo/Higiene e Sade/rgos do sentido. Alimentao. Plantas/.Animais. Avaliao da professora:
Neste segundo trimestre, NOME DA CRIANA teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas .

Continua estabelecendo um relacionamento muito amigvel com seus colegas e professores. muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possvel. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito s regras de convvio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqncia lgica de idias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na rea do pensamento lgico no apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adio e subtrao. Na maioria das vezes, sejam na realizao das atividades, apresentaes e outros, NOME, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares. Com relao s tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. necessrio que a famlia continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessrio. Da mesma forma, necessrio valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

A avaliao deve orientar a aprendizagem


Esquea a histria de usar provas e trabalhos s para classificar a turma. Avaliar, hoje, recorrer a diversos instrumentos para fazer a garotada compreender os contedos previstos
Compartilhe

Envie por email Imprima

Durante muito tempo, a avaliao foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que do trabalho e os que no tm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaa turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliao vista como uma das mais importantes ferramentas disposio dos professores para alcanar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avanarem. Ou seja, o importante hoje encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evoluo mais segura. Mas como no sofrer com esse aspecto to importante do dia-a-dia? Antes de mais nada, preciso ter em mente que no h certo ou errado, porm elementos que melhor se adaptam a cada situao didtica. Observar, aplicar provas, solicitar redaes e anotar o desempenho dos alunos durante um seminrio so apenas alguns dos jeitos de avaliar (veja uma tabela com os instrumentos mais comuns, reunidos pela pedagoga Ilza Martins Sant'Anna e a consultora Heloisa Cerri Ramos). E todos podem ser usados em sala de aula, conforme a inteno do trabalho. Os especialistas, alis, dizem que o ideal mescl-los, adaptando-os no apenas aos objetivos do educador mas tambm s necessidades de cada turma. "A avaliao deve ser encarada como reorientao para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino", resume Mere Abramowicz, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Da a importncia de pensar e planejar muito antes de propor um debate ou um trabalho em grupo. por isso que, no limite, voc pode adotar, por sua conta, modelos prprios de avaliar os estudantes, como explica Mere. "Felizmente, existem educadores que conseguem colocar em prtica suas propostas, s vezes at transgredindo uma sistemtica tradicional. Em qualquer processo de avaliao da aprendizagem, h um foco no individual e no coletivo. Mas preciso levar em considerao que os dois protagonistas so o professor e o aluno - o primeiro tem de identificar exatamente o que quer e o segundo, se colocar como parceiro." por isso, diz ela, que a negociao adquire importncia ainda maior. Em outras palavras, discutir os critrios de avaliao de forma coletiva sempre ajuda a obter resultados melhores para todos. "Cabe ao professor listar os contedos realmente importantes, inform-los aos alunos e evitar mudanas sem necessidade", completa La Depresbiteris, especialista em Tecnologia Educacional e Psicologia Escolar. Cipriano Carlos Luckesi, professor de ps-graduao em Educao da Universidade Federal da Bahia, lembra que a boa avaliao envolve trs passos: Saber o nvel atual de desempenho do aluno (etapa tambm conhecida como diagnstico);

Comparar essa informao com aquilo que necessrio ensinar no processo educativo (qualificao); Tomar as decises que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequncias didticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

"Seja pontual ou contnua, a avaliao s faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando", afirma Luckesi. Ou seja, s se deve avaliar aquilo que foi ensinado. No adianta exigir que um grupo no orientado sobre a apresentao de seminrios se saia bem nesse modelo. E invivel exigir que a garotada realize uma pesquisa (na biblioteca ou na internet) se voc no mostrar como fazer. Da mesma forma, ao escolher o circo como tema, preciso encontrar formas eficazes de abord-lo se no houver trupes na cidade e as crianas nunca tiverem visto um espetculo circense. Mere destaca ainda que a avaliao sempre esteve relacionada com o poder, na medida em que oferece ao professor a possibilidade de controlar a turma. "No modelo tecnicista, que privilegia a atribuio de notas e a classificao dos estudantes, ela ameaadora, uma arma. Vira instrumento de poder e dominao, capaz de despertar o medo." O fato, segundo ela, que muitos educadores viveram esse tipo de experincia ao frequentar a escola e, por isso, alguns tm dificuldade para agir de outra forma. Para Mere, essa marca negativa da avaliao vem sendo modificada medida que melhora a formao docente e o professor passa a ver mais sentido em novos modelos. S assim o fracasso dos jovens deixa de ser encarado como uma deficincia e se torna um desafio para quem no aceita deixar ningum para trs.

COMO APRESENTAR OS RESULTADOS


Observar, anotar, replanejar, envolver todos os alunos nas atividades de classe, fazer uma avaliao precisa e abrangente. E agora, o que fazer com os resultados? Segundo os especialistas, a avaliao interessa a quatro pblicos: ao aluno, que tem o direito de conhecer o prprio processo de aprendizagem para se empenhar na superao das necessidades; aos pais, corresponsveis pela Educao dos filhos e por parte significativa dos estmulos que eles recebem; ao professor, que precisa constantemente avaliar a prpria prtica de sala de aula; equipe docente, que deve garantir continuidade e coerncia no percurso escolar de todos os estudantes.

Cipriano Luckesi diz que, "enquanto avaliado, o educando expe sua capacidade de raciocinar". Essa a razo pela qual todas as atividades avaliadas devem ser devolvidas aos autores com os respectivos comentrios. Cuidado, porm, com o uso da caneta vermelha. Especialistas argumentam que ela pode constranger a garotada. Da mesma forma, encher o trabalho de anotaes pode significar desrespeito. Tente ser discreto. Faa as consideraes parte ou use lpis, ok?

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacaoaprendizagem-427861.shtml

Potrebbero piacerti anche