Sei sulla pagina 1di 3

44

Cruz, Viana, Carneiro e Bhering

CAPTULO 2

FORMAO DE GAMETAS
EXERCCIOS
1) Do cruzamento entre uma linhagem X, utilizada como genitor feminino, e uma linhagem Y, surgem as sementes F1s de endosperma com a constituio genotpica AaaBBbCCC. Qual a constituio genotpica: a) da linhagem X; b) da linhagem Y; c) do embrio da semente F1; d) do tegumento da semente F1; e) das clulas da folha da futura planta F1; f) dos gametas que sero produzidos pela futura planta F1? Resp.: a) aaBBCC, b) AAbbCC, c) AaBbCC, d) aaBBCC, e) AaBbCC, f) ABC, AbC, aBC, abC. 2) Do cruzamento entre uma linhagem X (aaBb), utilizada como genitor feminino, e uma linhagem Y (Aabb) surgem as sementes F1s. a) Qual a constituio genotpica dos possveis endospermas a serem formados? b) Quais (ou qual) as possveis constituies genotpicas do endosperma de uma semente F1 com embrio AaBb? Resp.: a) AaaBBb, aaaBBb, Aaabbb e aaabbb, b) AaaBBb. 3) Do cruzamento entre uma linhagem X (aabb), utilizada como genitor feminino, e uma linhagem Y (aaBb) surgem as sementes F1 com endosperma de quais gentipos? Resp.: a) aaaBbb e aaabbb. 4) Quando uma planta de gentipo aa polinizada por uma planta do tipo AA, quais so os gentipos do embrio e do endosperma de suas sementes? Resp.: Aa e Aaa. 5) O cruzamento entre duas linhagens de milho produziu sementes de endosperma AAaBBbddd. Qual a constituio genotpica do: a) embrio dessa semente; b) progenitor feminino; c) progenitor masculino; d) do vulo; e e) do ncleo gamtico que deu origem ao embrio dessa semente? Resp.: a) AaBbdd, b) AABBdd, c) aabbdd, d) ABd, e) abd. 6) Numa espcie vegetal, as sementes podem ter tegumento (tecido de origem materna) preto (BB, Bb) ou branco (bb). Se uma planta de gentipo bb for polinizada com plen de uma planta BB, qual ser a cor de suas sementes? As plantas oriundas da germinao dessas sementes iro produzir sementes de que cor? Justifique sua resposta. Resp.: Branca, Preto e branca. 7) Uma semente verde plantada numa estufa e dela nasce uma planta. As sementes desta planta, ao serem examinadas, eram todas amarelas. O que deve ter acontecido?

Formao de gametas

45

8) No milho, a resistncia a um determinado fungo conferida pelo alelo h, que completamente recessivo em relao ao seu alelo H para suscetibilidade. Se uma planta homozigota resistente for polinizada por uma planta homozigota suscetvel, d os gentipos de: a) genitor pistilado; b) genitor estaminado; c) gameta masculino; d) gameta feminino; e) ncleo polar; f) embrio F1; g) endosperma que envolve os embries F1; e h) epiderme do sabugo que contm os embries F1. Resp.: a) hh, b)HH, c)H, d)h, e)h, f) Hh, g)Hhh e h) hh. 9) No homem (2n=46), quantos cromossomos sero encontrados em: a) um espermatcito secundrio; b) uma espermtide; c) um espermatozoide; d) uma espermatognia; e e) um espermatcito primrio? Resp.: a) 23; b) 23; c) 23; d) 46; e)46. 10) Em Coleus as clulas somticas so diploides com 24 cromossomos. Quantos de cada um dos seguintes esto presentes em cada clula no estdio de mitose ou meiose indicado? (suponha a ocorrncia de citocinese no meio da telfase): a) centrmeros na anfase; b) centrmeros na anfase-I; c) cromtides na metfase-I; d) cromossomos na anfase; e) cromossomos na metfase-I; f) cromossomos no final da telfase-I; e g) cromossomos na telfase-II. Resp.: [48;24;48;48;24;12;12]. 11) O milho uma planta cujo nmero somtico de cromossomos igual a 20. Quantos de cada um dos seguintes estaro presentes em UMA clula somtica no estdio listado: a) centrmeros na prfase; b) cromtides na prfase; c) cromtides em G1; e d) cromtides em G2? Resp.: [20;40;nenhum;40]. 12) Utilizando informaes do exerccio anterior, para uma planta de milho, quantos cromossomos esto presentes em cada um dos seguintes: a) clula da epiderme da folha; b) ncleo antpoda; c) clula do endosperma; d) ncleo degenerativo; e) vulo; f) megsporo; e g) clula-me do micrsporo? Resp.: [20; 10; 30; 10; 10; 10; 20]. 13) Considerando o processo de gametognese apresentado em aula, quantos vulos humanos sero formados a partir de: a) 40 ovcitos primrios; b) 40 ovcitos secundrios; e c) 40 ovtides? Resp.: [40; 40; 40]. 14) Quantos espermatozoides humanos sero formados a partir de 40 espermatcitos primrios? Resp.: [160]. 15) No processo de formao de gametas em vegetais, espera-se que 20 microsporcitos primrios de uma planta produzam quantos: (a) micrsporos; e (b) gametas masculinos? Resp.: [80; 160]. 16) Um dado indivduo heterozigoto para dois pares de alelos que esto localizados no MESMO par homlogo de cromossomos, A e B em um cromossomo, com a e b localizados no homlogo. a) Quantos tipos de gametas esse indivduo ir formar se no houver crossing-over? b) Quais sero esses tipos? Resp.: [a) dois; b) AB e ab]. 17) Existem 40 cromossomos nas clulas somticas de um camundongo. a) Quantos cromossomos um camundongo recebe de seu pai? b) Quantos autossomos esto presentes em seus gametas?; c) Quantos cromossomos sexuais encontram-se no vulo de um camundongo fmea? d) Quantos autossomos so encontrados nas clulas somticas de uma fmea? Resp.: [20; 19; 1; 38].

46

Cruz, Viana, Carneiro e Bhering

18) Quantos espermatozoides so produzidos por: a) uma espermatognia; b) um espermatcito secundrio; c) uma espermtide; e d) um espermatcito primrio? Resp.: [4; 2; 1; 4]. 19) Quantos vulos humanos so produzidos por: a) uma ovognia; b) um ovcito primrio; c) um ovtide; e d) um corpsculo polar? Resp.: [1; 1; 1; 0]. 20) O milho (Zea mays) tem um nmero diploide igual a 20. Quantos cromossomos pode-se esperar em: a) um produto meitico (micrsporo); b) uma clula resultante da primeira diviso nuclear (cariocinese) de um megsporo; c) um ncleo polar; d) um ncleo gamtico; e) uma clula-me de gro de plen; f) uma clula da folha; g) um saco embrionrio adulto; h) uma oosfera; i) uma clula do endosperma; j) uma clula do embrio; e k) uma clula do pericarpo (tecido que envolve o fruto)? Resp.: [10; 20; 10; 10; 20; 20; 30; 10; 30; 20; 20].

Potrebbero piacerti anche