Sei sulla pagina 1di 4

Cumprimento o Sr Presidente da Cmara, as senhoras e senhores vereadores e todos os presentes nesta reunio.

Quero comear por deixar uma palavra de apreo pelo facto de terem sido iniciadas as obras na Escola Raul Lino, questo que levantei na reunio publica de 2009, realizada no Caselas Futebol Club e que apesar de ter tido vrios adiamentos, deram inicio no passado ms de Agosto, restando esperar que no prejudique o ano lectivo e que tudo fique medida das necessidades de toda a comunidade escolar; Tambm uma das questes que levantei o ano passado teve em parte resposta no passado ms de Julho, com a mudana do piso junto s paragens de autocarro no Largo do Calvrio, facto que aqui registo, mas que ficou incompleto. Falta arranjar os acessos, em particular de quem vem da Rua 1 de Maio e da Rua Leo de Oliveira, que continua com muitos buracos, que em cada Inverno alargam e obrigam a pequenas reparaes, e que criam poas de gua que penalizam pessoas e viaturas.

Pela negativa registo os seguintes factos colocados a V.Excia na reunio do passado ano: ainda nada foi feito no prdio n 31 da Rua de Alcntara. H 8 anos que a proprietria nada faz para resolver aquela situao que envergonha toda a rua e que j foi responsvel indirecto por vrios acidentes , em que em dois deles resultaram dois mortos. Tambm o edifcio apalaado da Rua Jos Dias Coelho continua na mesma, apesar de termos sentido algum esforo e empenho da SRU Ocidental. Mas afinal o que falta para resolver aquela situao que mantm o edifcio a degradar-se desde finais dos anos setenta do passado sculo? E a vivenda apalaada da Rua dos Lusadas, n 15, mesmo ao lado da Junta, encerrada deste 1974?

Este ano trago algumas questes novas. A saber: 1.Vrios moradores da Travessa Teixeira Junior e Rua Rodrigues Faria queixam-se de barulho proveniente da falta de cuidado dos frequentadores do Kaombo Club, em particular entre as 5 e as 7 da manh, de 5 para 6, sexta para sbado e sbado para domingo. Gritarias, garrafas partidas , carros estacionados com musica alta, e ainda fazendo dessa rua urinol publico com os consequentes maus cheiros. Importa dizer que os moradores j contactaram a CML que imps como condio para fazer medies acsticas a identificao dos moradores. Os moradores tm receios. Importa recordar que este Club foi Discoteca Luanda e depois benzina. A perturbao do som do Kaombo representar apenas um quinto e poder ser facilmente resolvido, dado que as pessoas queixam-se das paredes a abanar e isso com a reduo das frequncias graves poder ser resolvido. Importa lembrar que o Lx Factory est situado nessas imediaes e que a Lusa recentemente fez uma noticia sobre isto, o que quer dizer que podemos estar perante um avolumar de situaes que precisam de uma interveno com autoridade, que seja capaz de salvaguardar os direitos dos cidados, mas tambm a actividade comercial e cultural que se desenvolve e que importa manter. 2- O chafariz do largo da calvrio, segundo apurei data de 1852, completando 160 anos, no prximo ano de 2012. Este chafariz est muito no esquecimento e sujeito a pequenos vandalismos, pois h muitos anos foi recolocado num largo, que se transforma em parque de estacionamento durante o dia de quem vem trabalhar em Alcntara, e nas noites fim de semana para quem vem para alguns espaos de diverso, em particular dos frequentadores do actual Kaombo Club. 3. Gostaria tambm de ser informado qual o motivo profundo que inviabilizou a CML de estender o servio Lisboa porta a porta ao Bairro do Alvito e do Jacinto, mesmo depois da

Assembleia Municipal no inicio do ano de 2010 ter aprovado o por unanimidade uma recomendao para que fosse concretizada este servio? 4. 1. Como que o custo das obras previstas neste plano pormenor e os
acessos previstos no PUA so integrados no custo da urbanizao a que estas obras vo servir? - Quem suporta o custo das infraestruturas (construo e manuteno)? - Quem suporta os impactos de + 10 mil veculos/dia? - Quais os custos no sistema de deslocaes e, em particular, no TP? Rudo? Poluio? Energia? Quem decidiu aquela ocupao e usos?

2. Quem pagou o Plano de Pormenor da pedreira do Alvito? - Porque foi a mesma equipa que fez o PUA, pago pela REFER? - Houve concurso pblico para o projecto do Plano de Pormenor?

3. O que prev o PDM de Lisboa para o local da pedreira do Alvito? - Quem decidiu aquela ocupao e usos? Em que instrumento (no PDM ou s no PP Pedreira do Alvito)? - Como se enquadra este plano na Carta Estratgica de Lisboa e nos compromissos do Pacto dos Autarcas?

*Alcntara, ao contrrio do que disse o vereador S Fernandes de que Alcntara uma porcaria, precisa de requalificao sim mas, no conta de crescimento de rea ocupada. A regenerao e reconverso deve ser em reas j com infraestruturas e equipamentos urbanos, com bom acesso ao TP e com proximidade a equipamentos e no distante deles, porque isso s causa a necessidade de deslocao motorizada com base no automvelMenos dependncia do automvel, um dos objectivos estratgicos desenhado na Carta Estratgica de Lisboa e nos compromissos do Pacto dos Autarcas mas, isso a CML no est a cumprir com este Plano de Pormenor!

No posso terminar sem sugerir ao Sr Vereador um pedido de desculpa populao de Alcntara pela frase provavelmente dita num momento de calor mas de facto Alcntara no merece este tipo de apreciao.

Potrebbero piacerti anche