Sei sulla pagina 1di 17

I SRIE NO 21 B. O.

DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 130 Revogao Artigo 3 Extino

753

1. Sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes, revogado o Estatuto dos Magistrados Judiciais aprovado pela Lei n 135/IV/95, de 3 de Julho, na redaco dada pela Lei n 64/V/98, de 17 de Agosto. 2. Para os estritos efeitos do disposto no nmero 1 do artigo 128 do presente Estatuto, mantm-se transitoriamente em vigor as normas respeitantes ao regime de carreira de juzes adjuntos, constantes da Lei n 135/ IV/95, de 3 de Julho, na redaco dada pela Lei n 64/V/98, de 17 de Agosto. 3. Enquanto no se proceder xao do ndice remuneratrio, mantm-se em vigor o estatuto remuneratrio previsto no diploma referido no nmero anterior, bem como os demais subsdios em vigor.
Artigo 131 Entrada em vigor

extinta a categoria de Procurador da Repblica Ajudante do Procurador-Geral da Repblica.


Artigo 4 Actuais Procuradores Gerais Adjuntos

Os actuais Procuradores Gerais Adjuntos mantm-se em funes at posse dos novos Procuradores Gerais Adjuntos nomeados mediante concurso.
Artigo 5 Transio

O presente Estatuto entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovada em 24 de Maio de 2011. O Presidente da Assembleia Nacional, Baslio Mosso Ramos Promulgada em 8 de Junho de 2011 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Assinada em 14 de Junho de 2011 O Presidente da Assembleia Nacional, Baslio Mosso Ramos

1. Os actuais Procuradores da Repblica Ajudantes do Procurador-Geral transitam para a categoria de Procurador da Repblica de Crculo na data da entrada em vigor da presente lei, sem prejuzo da contagem do tempo de servio j prestado para o desenvolvimento na carreira e independentemente da sua progresso na horizontal e respectiva remunerao, enquanto no for estabelecido novo estatuto remuneratrio. 2. Os actuais Procuradores da Repblica transitam para a classe correspondente a que pertencem na data da entrada em vigor da presente lei, sem prejuzo da contagem do tempo de servio j prestado para o desenvolvimento na carreira e independentemente da sua progresso na horizontal e respectiva remunerao, enquanto no for estabelecido novo estatuto remuneratrio.
Artigo 6 Delegados de Procurador da Repblica

Lei n 2/VIII/2011
de 20 de Junho

1. Mantm-se transitoriamente os lugares e a categoria de delegados de Procurador da Repblica, extinguindo-se automaticamente medida que ocorrerem as respectivas vagas. 2. Os actuais delegados de Procurador da Repblica podem ser colocados junto das comarcas, seja qual for a classicao destas, atribuindo-se-lhes competncias em causas cveis e criminais prprias do Ministrio Pblico e que, nos termos da Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, podem ser processadas e julgadas pelos Tribunais de Pequenas Causas. 3. Pode ainda ser atribuda aos delegados de Procurador da Repblica a competncia para interveno em causas criminais que seguem a forma sumria ou abreviada, bem como, em processos de jurisdio de famlia e de menores. 4. Os actuais delegados de Procurador da Repblica em efectividade de funes, porm, podem transitar a seu pedido para a situao de aposentao, desde que o requeiram no prazo mximo de cento e oitenta dias a contar da data da entrada em vigor do presente Estatuto. 5. A penso de aposentao referida no nmero anterior ser calculada com base no tempo completo de servio.

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 175 da Constituio, o seguinte:
Artigo 1 Aprovao

aprovado o Estatuto dos Magistrados do Ministrio Pblico (EMMP), cujo texto, em anexo, faz parte integrante do presente diploma.
Artigo 2 Remisses

As remisses para a Lei n 136/IV/95, de 3 de Julho, na redaco dada pela Lei n 65/V/98, de 17 de Agosto, contidas em outras leis, referentes ao Estatuto dos Magistrados do Ministrio Pblico, consideram-se efectuadas para as correspondentes disposies do EMMP aprovado pela presente lei.

754

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 7

Primeiros concursos para Procurador-Geral Adjunto e Procurador da Repblica de Crculo

3. Enquanto no se proceder xao do novo ndice remuneratrio, mantm-se em vigor o estatuto remuneratrio previsto no diploma referido no nmero 1, bem como os demais subsdios.
Artigo 11 Entrada em vigor

1. Podem candidatar-se ao primeiro concurso aberto para preenchimento de vagas de Procurador-Geral Adjunto, os Procuradores da Repblica de Crculo e os Procuradores da Repblica de 1 classe. 2. Podem candidatar-se ao primeiro concurso aberto para preenchimento de vagas de Procurador da Repblica de Crculo, os actuais Procuradores Gerais Adjuntos e os Procuradores da Repblica de 1 Classe. 3. Na falta de Procuradores da Repblica de 1 Classe em nmero suciente para preencher as vagas, podem candidatar-se ao concurso mencionado no nmero anterior, os Procuradores da Repblica de 2 Classe, desde que tenham completado pelo menos seis anos de servio na categoria.
Artigo 8 Realizao de concursos de acesso

O presente Estatuto entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovada em 24 de Maio de 2011. O Presidente da Assembleia Nacional, Baslio Mosso Ramos Promulgada em 8 de Junho de 2011 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Assinada em 14 de Junho de 2011 O Presidente da Assembleia Nacional, Baslio Mosso Ramos ANEXO ESTATUTO DOS MAGISTRADOS DO MINISTRIO PBLICO (EMMP) CAPTULO I Disposies gerais
Artigo 1 Objecto

1. No prazo de seis meses a contar da entrada em vigor da presente lei, o Conselho Superior do Ministrio Pblico organiza e realiza o concurso de promoo categoria de Procurador da Repblica de 2 Classe. 2. No prazo de doze meses a contar da entrada em vigor da presente lei, o Conselho Superior do Ministrio Pblico organiza e realiza o concurso de promoo categoria de Procurador da Repblica de 1 Classe. 3. No prazo de dezoito meses a contar da entrada em vigor da presente lei, o Conselho Superior do Ministrio Pblico organiza e realiza o concurso de promoo categoria de Procurador da Repblica de Crculo. 4. Os servios de inspeco judicial devem dar prioridade avaliao dos magistrados do Ministrio Pblico em condies de serem seleccionados nos concursos referidos nos nmeros anteriores, em razo da sua antiguidade no quadro.
Artigo 9 Vagas de Procurador-Geral Adjunto

O presente diploma aprova o estatuto dos magistrados do Ministrio Pblico.


Artigo 2 mbito

1. Os magistrados do Ministrio Pblico esto sujeitos presente lei, qualquer que seja a situao em que se encontrem. 2. As disposies da presente lei so igualmente aplicveis, com as necessrias adaptaes, aos agentes do Ministrio Pblico quando em exerccio de funes.
Artigo 3 Magistratura do Ministrio Pblico

xado em seis o nmero de vagas para o primeiro concurso para Procurador-Geral Adjunto.
Artigo 10 Revogao

1. Sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes, revogado o Estatuto dos Magistrados do Ministrio Pblico aprovado pela Lei n 136/IV/95, de 3 de Julho, alterado pela Lei n 65/V/98, de 17 de Agosto. 2. Para os estritos efeitos do disposto no nmero 1 do artigo 6 do presente Estatuto, mantm-se transitoriamente em vigor as normas respeitantes ao regime de carreira de delegados do procurador-geral da repblica, constantes da Lei n 136/IV/95, de 3 de Julho, na redaco dada pela Lei n 65/V/98, de 17 de Agosto.

Os representantes do Ministrio Pblico constituem uma magistratura autnoma e integram uma carreira nica.
Artigo 4 Paralelismo em relao magistratura judicial

1. A magistratura do Ministrio Pblico paralela magistratura judicial e dela independente. 2. Nas audincias e actos ociais a que presidem magistrados judiciais, os do Ministrio Pblico que sirvam junto do mesmo tribunal tomam lugar sua direita, no mesmo plano.

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 5 Estatuto

755

b) Procurador da Repblica de 2 Classe; c) Procurador da Repblica de 1 Classe; d) Procurador da Repblica de Crculo; e) Procurador-Geral Adjunto.
Artigo 10 Contedo funcional das categorias

1. Os magistrados do Ministrio Pblico so responsveis e hierarquicamente subordinados. 2. A responsabilidade consiste em responderem, nos termos da lei, pelo cumprimento dos seus deveres e pela observncia das directivas, ordens e instrues superiores. 3. A hierarquia consiste na subordinao dos magistrados de grau inferior aos de grau superior e sujeio daqueles s directivas, ordens e instrues recebidas nos termos da lei, sem prejuzo do disposto no artigo 8.
Artigo 6 Efectivao da responsabilidade

O contedo funcional das categorias referidas no artigo anterior o constante da Lei Orgnica do Ministrio Pblico.
Artigo 11 Requisitos para ingresso na magistratura do Ministrio Pblico

Fora dos casos em que a falta constitua crime, a responsabilidade civil apenas pode ser efectivada mediante aco de regresso do Estado, nos termos da lei.
Artigo 7 Estabilidade

1. So requisitos para o ingresso na magistratura do Ministrio Pblico: a) Ser cidado cabo-verdiano, maior de 25 anos de idade; b) Estar no pleno gozo dos seus direitos civis e polticos; c) Possuir licenciatura em Direito ocialmente reconhecida; d) Ter boa conduta cvica e moral; e) Ter sido aprovado em concurso pblico realizado para o efeito; f) Satisfazer os demais requisitos estabelecidos na lei para a nomeao de funcionrios pblicos. 2. Os candidatos so sujeitos a concurso de provas prticas, psicotcnicas e de entrevistas para o ingresso na magistratura do Ministrio Pblico, organizado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 12 Nomeao provisria

Os magistrados do Ministrio Pblico so inamovveis, no podendo ser suspensos, transferidos, aposentados compulsivamente, demitidos ou por qualquer forma mudados de situao, seno nos casos especialmente previstos na lei.
Artigo 8 Limites aos poderes directivos

1. Os magistrados do Ministrio Pblico podem recusar o cumprimento de directivas, ordens e instrues ilegais e devem faz-lo com fundamento em grave violao da sua conscincia jurdica. 2. A recusa deve ser justicada, fundamentada e por escrito. 3.No podem ser objecto de recusa: a) As decises proferidas por via hierrquica nos termos das leis do processo; b) As directivas, ordens e instrues do Procurador-Geral da Repblica, salvo com fundamento em ilegalidade. 4. Em caso de recusa, o magistrado que tiver emitido a directiva, ordem ou instruo pode avocar o processo ou distribu-lo a outro subordinado. 5. O exerccio injusticado da faculdade de recusa constitui falta disciplinar. CAPTULO II Carreira dos magistrados do Ministrio Pblico
Seco I Estrutura e ingresso Artigo 9 Categorias

1. Os candidatos aprovados no concurso so designados por Procuradores da Repblica Assistentes e nomeados provisoriamente segundo a graduao obtida no concurso para as procuradorias de acesso nal, para efeitos de estgio em exerccio de funes. 2. Aps um perodo de dezoito meses de estgio, o Procurador da Repblica Assistente inspeccionado para efeitos da sua nomeao denitiva na carreira da magistratura do Ministrio Pblico. 3. A classicao de Suciente implica um prolongamento do perodo de estgio por mais seis meses, ndo o qual o magistrado sujeito a nova inspeco. 4. A classicao inferior a Suciente implica a suspenso do exerccio de funes. 5.No caso previsto no nmero anterior o visado no pode ser nomeado denitivamente na carreira da magistratura do Ministrio Pblico. 6. O regulamento de estgio e da inspeco para efeitos da nomeao denitiva aprovado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico e publicado na II srie do Boletim Ocial.

A carreira da magistratura do Ministrio Pblico compreende as seguintes categorias: a) Procurador da Repblica de 3 Classe;

756

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 13 Nomeao denitiva Subseco II Acesso categoria de Procurador da Repblica de Crculo Artigo 17 Provimento

1. O ingresso na carreira da magistratura do Ministrio Pblico efectua-se com a nomeao denitiva do Procurador da Repblica Assistente, na categoria de Procurador da Repblica de 3 classe. 2. A nomeao a que se refere o nmero anterior feita de acordo com a graduao obtida no estgio referido nos artigos anteriores.
Artigo 14 Colocao

1. O provimento de vagas de Procuradores da Repblica de Crculo faz-se por promoo, mediante concurso pblico curricular, com prevalncia do critrio do mrito, de entre os Procuradores da Repblica de 1 classe. 2. O concurso curricular referido no nmero anterior aberto pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico quando se verique a existncia e necessidade de provimento de vagas de Procurador da Repblica de Crculo.
Artigo 18 Concurso para a categoria de Procurador da Repblica de Crculo

1. Os Procuradores da Repblica da 3 Classe so colocados, aps a nomeao, nas Procuradorias da Repblica das comarcas de ingresso. 2. A colocao referida no nmero anterior efectua-se de acordo com a vaga existente e a graduao dos candidatos referidas nos artigos anteriores.
Seco II Acesso Subseco I Princpios gerais Artigo 15 Desenvolvimento na carreira

1. Com a antecedncia mnima de noventa dias relativamente data previsvel de abertura de vagas ou nos oito dias posteriores a ocorrncia destas, o Conselho Superior do Ministrio Pblico, por aviso publicado no Boletim Ocial, declara aberto concurso curricular de acesso s Procuradorias da Repblica de Crculo. 2. So concorrentes os Procuradores da Repblica de 1 classe com a classicao igual ou superior a Bom. 3. Na falta de avaliao referida no nmero anterior, o interessado pode requerer a sua avaliao de desempenho que obrigatoriamente realizada no prazo de trinta dias. 4. Os requerimentos, com os documentos que os devam instruir e as declaraes de renncia, so apresentados no prazo de vinte dias, contado da data de publicao do aviso a que se refere o nmero 1.
Artigo 19 Graduao e provimento de vagas

1.O desenvolvimento na carreira da magistratura do Ministrio Pblico faz-se por promoo, mediante concurso de provas prticas, aberto aos magistrados do Ministrio Pblico com seis anos de servio ininterrupto na categoria imediatamente inferior. 2. So ainda requisitos para promoo: a) Existncia de vaga; b) Avaliao do desempenho, nos termos da lei da inspeco do Ministrio Pblico; c) Requerimento do interessado. 3. A nomeao efectuada segundo a graduao obtida no concurso. 4. O regulamento do concurso aprovado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico e publicado na II srie do Boletim Ocial.
Artigo 16 Renncia

1. A graduao faz-se segundo o mrito relativo dos concorrentes, tomando-se globalmente, em conta os seguintes factores: a) Anteriores classicaes de servio; b) Graduao obtida em concursos de habilitao ou cursos de ingresso em cargos do Ministrio Pblico; c) Trabalhos cientcos publicados, avaliados nos termos a regulamentar pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) Currculo universitrio e ps-universitrio; e) Outros factores que abonem a idoneidade dos requerentes para o cargo a prover. 2. Nas nomeaes de Procuradores da Repblica de Crculo tem-se em conta a antiguidade relativa dos concorrentes dentro da classe.

1 Os magistrados do Ministrio Pblico a quem caiba a promoo em determinado movimento podem apresentar declarao de renncia. 2. As declaraes de renncia so apresentadas no Conselho Superior do Ministrio Pblico at quinze dias antes da data da reunio deste rgo. 3. No havendo outros magistrados em condies de promoo, as declaraes de renncia no produzem efeito.

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Subseco III Acesso categoria de Procurador-Geral Adjunto Artigo 20 Provimento Artigo 24 Lugar da posse

757

1. O acto de posse do Procurador-Geral da Repblica tem lugar em local indicado pelo Presidente da Repblica. 2. O acto de posse dos demais magistrados do Ministrio Pblico tem lugar no local onde o magistrado vai exercer funes, podendo, em casos justicados, ser determinado local diverso.
Artigo 25 Prazo para posse

1. O provimento de vagas categoria de ProcuradorGeral Adjunto faz-se por promoo, mediante concurso pblico curricular aberto a Procuradores de Repblica de Crculo. 2. O concurso aberto pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico quando se verique a existncia e necessidade de provimento de vagas.
Artigo 21 Concurso

1. Com a antecedncia mnima de noventa dias relativamente data previsvel de abertura de vagas ou nos oito dias posteriores a ocorrncia destas, o Conselho Superior do Ministrio Pblico, por aviso publicado no Boletim Ocial, declara aberto concurso de acesso categoria de Procurador-Geral Adjunto. 2. So opositores necessrios ao concurso referido no nmero anterior os Procuradores de Repblica de Crculo, com a classicao de Bom com distino e mais de cinco anos de servio efectivo e ininterrupto na categoria. 3. Na falta de classicao, o interessado pode requerer a sua avaliao de desempenho que obrigatoriamente realizada no prazo de trinta dias.
Artigo 22 Graduao e provimento de vagas

O prazo para a tomada de posse de trinta dias a contar da data da publicao do acto de nomeao ou designao no Boletim Ocial, salvo xao de prazo especial pelo empossante.
Artigo 26 Falta ao acto de posse

1. Quando se trata da primeira nomeao, a falta no justicada de posse dentro do prazo importa, sem dependncia de qualquer formalidade, a ineccia da nomeao, e inabilita o faltoso para ser nomeado para o mesmo cargo durante dois anos. 2. Nos demais casos, a falta no justicada de posse equiparada a abandono de lugar. 3. A justicao deve ser apresentada no prazo de cinco dias a contar da cessao da causa justicativa. 4. Os magistrados que sejam providos em comisso de servio ingressam no respectivo cargo, independentemente de posse, a partir da publicao da respectiva nomeao no Boletim Ocial. CAPTULO III Garantias de imparcialidade, deveres, direitos, regalias
Seco I Garantias de imparcialidade Artigo 27 Incompatibilidades

1. A graduao faz-se segundo o mrito relativo dos concorrentes, tomando-se globalmente em conta os seguintes factores: a) Anteriores classicaes de servio; b) Graduao obtida em concursos de habilitao ou cursos de ingresso em cargos judiciais; c) Trabalhos cientcos publicados, avaliados nos termos a regulamentar pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) Currculo universitrio e ps-universitrio; e) Outros factores que abonem a idoneidade dos requerentes para o cargo a prover. 2. Nas nomeaes dos Procuradores Gerais Adjuntos tem-se em conta a antiguidade relativa dos concorrentes dentro da classe.
Seco III Posse Artigo 23 Entidade que confere a posse

1. Os magistrados do Ministrio Pblico em efectividade de funes no podem exercer qualquer outra funo pblica ou privada, salvo as funes docentes ou de investigao cientca de natureza jurdica. 2. O exerccio de funes docentes ou de investigao cientca de natureza jurdica carece de autorizao do Conselho Superior do Ministrio Pblico e no pode causar prejuzo para o servio.
Artigo 28 Garantias de imparcialidade

Os magistrados do Ministrio Pblico tomam posse: a) O Procurador-Geral da Repblica, perante o Presidente da Repblica; b) O Vice Procurador-Geral da Repblica, os Procuradores-Gerais Adjuntos e os Procuradores da Repblica, perante o Presidente do Conselho Superior do Ministrio Pblico.

vedado aos magistrados do Ministrio Pblico: a) Exercer funes em juzo em que sirvam juzes de direito, magistrados do Ministrio Pblico ou funcionrios de justia, a que estejam ligados

758

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


por casamento ou unio de facto, parentesco ou anidade em qualquer grau da linha recta ou at ao 2 grau da linha colateral; b) Servir em tribunal pertencente a comarca em que, nos ltimos cinco anos, tenham desempenhado funes de Ministrio Pblico ou que pertenam comarca em que, em igual perodo, tenham tido escritrio de advogado. c) Exercer a advocacia por um perodo de cinco anos na comarca em que tenham desempenhado funes nos dois ltimos anos.
Artigo 29 Impedimentos

2. As declaraes prestadas nos termos do nmero anterior no podem violar o segredo de justia ou o sigilo prossional e carecem de autorizao prvia do Procurador-Geral da Repblica. 3. No so abrangidos pelo dever de reserva as informaes que, em matria no coberta pelo segredo de justia ou segredo prossional, visem a realizao de direitos ou interesses legtimos, nomeadamente, o de acesso informao.
Artigo 32 Formao contnua

Os magistrados do Ministrio Pblico em efectividade de funes no podem estar liados em partidos ou associaes polticas, nem dedicar-se, de qualquer forma, actividade poltico-partidria.
Seco II Deveres Artigo 30 Deveres especiais

1. Os magistrados do Ministrio Pblico em exerccio de funes tm o direito e o dever de participar em aces de formao contnua, organizadas pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. 2. Os magistrados do Ministrio Pblico em exerccio de funes devem participar anualmente em, pelo menos, uma aco de formao. 3. A frequncia e o aproveitamento dos magistrados do Ministrio Pblico nas aces de formao contnua so tidos em conta para efeitos de promoo. 4. A participao dos magistrados em aces de formao contnua fora da comarca onde se encontrem colocados confere-lhes o direito a abono de ajudas de custo e despesas de deslocao, nos termos da lei. 5. Os direitos previstos no nmero anterior so conferidos se as aces a frequentar no forem disponibilizadas por meios tcnicos que permitam a sua frequncia distncia.
Artigo 33 Domiclio necessrio

1. Os magistrados do Ministrio Pblico tm especialmente os seguintes deveres: a) Desempenhar a sua funo com integridade, seriedade, imparcialidade, igualdade, competncia e diligncia; b) Guardar segredo prossional, nos termos da lei; c) Comportar-se na vida pblica e privada de acordo com a dignidade e o prestgio do cargo que desempenham; c) Tratar com urbanidade e respeito todos os intervenientes do processo, nomeadamente, os juzes, os prossionais do foro os funcionrios; e) Comparecer pontualmente s diligncias marcadas, proferir despachos nos prazos legalmente estabelecidos;

1. Os magistrados do ministrio pblico no podem residir fora da sede da rea da jurisdio da respectiva procuradoria, salvo em casos devidamente justicados e fundamentados, mediante autorizao prvia do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 2. Quando a autorizao a que se refere o nmero anterior concedida no h lugar a quaisquer subsdios de deslocao, ajudas de custo ou similar.
Artigo 34 Ausncias

f) Abster-se de manifestar por qualquer meio, opinio sobre processo pendente, ou fazer juzo de despachos, votos ou sentena de rgos judiciais, ressalvada a crtica nos autos ou obras tcnicas; g) Abster-se de aconselhar ou instruir as partes em qualquer litgio e sob qualquer pretexto, salvo nos casos permitidos pela lei processual; h) Tudo o mais que for estabelecido por lei. 2. O incumprimento dos deveres enunciados no nmero anterior implica, alm de outras medidas previstas na lei, responsabilidade disciplinar.
Artigo 31 Dever de reserva

1. vedado ao magistrado do Ministrio Pblico ausentar-se da ilha da comarca ou lugar onde exercem funes sem prvia autorizao do imediato superior hierrquico, a no ser em exerccio de funes, por motivo de licena, ou nas frias judiciais, sbados, domingos e feriados e em caso ponderoso ou de extrema urgncia que no permita a obteno prvia de autorizao. 2. No caso referido no nmero anterior, o magistrado deve comunicar e justicar a ausncia ao imediato superior hierrquico o mais cedo possvel e pela via mais rpida. 3. Em caso de ausncia, o magistrado do Ministrio Pblico deve indicar o local onde pode ser encontrado.

1. Os magistrados do Ministrio Pblico no podem prestar declaraes nem fazer comentrios relativos a processos, salvo para a defesa da sua honra ou para a realizao de outro direito ou interesse legtimo.

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


4. Em caso de ausncia, o magistrado deve indicar o local onde pode ser encontrado. 5. A ausncia ilegtima implica, alm de responsabilidade disciplinar, a perda de vencimento durante o perodo em que se tenha vericado.
Artigo 35 Traje nas audincias

759

2.Os suplementos referidos nas alneas do nmero anterior so isentos de tributao e so processados conjuntamente com o vencimento mensal. 3. Os procuradores assistentes apenas beneciam do subsdio previsto na alnea b) do nmero 1.
Artigo 41 Direitos especiais

Os magistrados do Magistrio Pblico devem usar beca nas audincias pblicas de discusso e julgamento, de formato a regulamentar pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 36 Faltas

1. Os magistrados do Ministrio Pblico em efectividade de funes tm direito a: a) Foro e processo especial em causas criminais em que sejam arguidos e nas aces de responsabilidade civil por factos praticados no exerccio das suas funes ou por causa delas; b) Uso, porte e manifesto gratuito de arma de defesa e a aquisio das respectivas munies desde que devidamente justicadas, independentemente de licena ou participao, podendo requisit-las aos servios do Ministrio da Justia, atravs do Conselho Superior do Ministrio Pblico; c) Livre-trnsito nas gares, cais de embarque, aeroportos e demais locais pblicos de acesso condicionado ou reservado, mediante simples exibio de carto especial de identicao; d) A proteco especial da sua pessoa, famlia e bens, requerida pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico entidade competente ou, em caso de urgncia, pelo magistrado ao comando da fora policial da rea da sua residncia, sempre que ponderosas razes de segurana o exijam; e) Seguro de vida; f) Seguro de viagem nas deslocaes em servio; g) Carto especial de identicao de modelo aprovado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico; h) Acesso gratuito verso electrnica do Boletim Ocial; i) Acesso a bibliotecas e bases de dados documentais pblicas, designadamente a dos Tribunais Superiores, do Tribunal Constitucional e da Procuradoria-Geral da Repblica quando existam; j) Acesso gratuito s bases de dados de legislao e jurisprudncia do Ministrio da Justia; k) Iseno de preparos e custas em qualquer aco em que o magistrado seja parte principal ou acessria, em razo ou por causa do exerccio das suas funes, incluindo as de membro do Conselho Superior do Ministrio Pblico ou de inspector do Ministrio Pblico; l) Passaporte de servio nas deslocaes em misso ocial ao estrangeiro; m) Quaisquer outros direitos e regalias consagrados na lei.

Sem prejuzo do disposto na lei geral, consideram-se faltas justicadas as ausncias da respectiva comarca por motivo ponderoso e por nmero de dias que no exceda a trs em cada ms e dez em cada ano.
Seco III Direitos e regalias Artigo 37 Tratamento e honras

1. O Procurador-Geral da Repblica tem categoria, tratamento, direitos, honras e regalias iguais aos do Presidente do Supremo Tribunal de Justia. 2. O Vice Procurador-Geral da Repblica e os Procuradores Gerais Adjuntos tm categoria, tratamento, direitos, honras e regalias iguais aos dos juzes do Supremo Tribunal de Justia. 3. Os Procuradores da Repblica de Crculo tm categoria, tratamento, direitos, honras e regalias iguais aos dos juzes dos Tribunais da Relao. 4. Os Procuradores da Repblica tm categoria, direitos, tratamento, honras e regalias iguais aos dos juzes dos tribunais junto dos quais exercem funes.
Artigo 38 Componentes do sistema retributivo

O sistema retributivo dos magistrados do Ministrio Pblico composto por remunerao base e suplementos, nos termos previstos no presente Estatuto e na lei.
Artigo 39 Remunerao base

1. A estrutura da remunerao base a abonar mensalmente aos magistrados do Ministrio Pblico a desenvolvida em escala indiciria aprovada por lei. 2. A remunerao base anualmente revista, mediante actualizao do valor correspondente ao ndice 100.
Artigo 40 Suplementos

1. Os magistrados do Ministrio Pblico em efectividade de funes tm direito aos seguintes suplementos: a) Subsdio de exclusividade, salvo quando exeram funes de docncia ou de investigao cientca de natureza jurdica, por conta de outrem; b) Subsdio de renda de casa.

760

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


d) Pagamento pelo Estado das despesas de consumo de gua e electricidade na respectiva residncia, nos termos da lei; e) O mais favorvel regime de previdncia social estabelecido para titulares de cargos polticos sobre que tenha precedncia protocolar; f) O mais favorvel regime de ajudas de custo estabelecido para titulares de cargos polticos sobre que tenha precedncia protocolar; g) Precedncia e tratamento protocolares nos termos da lei; h) Utilizao das salas VIP dos aeroportos nacionais; i) Passaporte diplomtico para si, para seu cnjuge e descendentes; j) Os demais direitos e regalias previstos nas alneas b), e), f), j) e m) do nmero 1 do artigo 41.
Artigo 45 Direitos e regalias especiais do Vice Procurador-Geral da Repblica e dos Procuradores Gerais Adjuntos

2. Os magistrados do Ministrio Pblico que no estejam em efectividade de funes mantm os direitos e regalias previstos nas alneas a), b), d) e k) do nmero 1. 3. O Procurador da Repblica tem direito percepo, por uma nica vez, de um subsdio especicamente consignado aquisio de mobilirio destinado ao apetrecho da sua habitao nos termos a regular por despacho conjunto dos membros do Governo responsveis pelas reas das Finanas e da Justia.
Artigo 42 Aquisio de viatura

1. Os magistrados do Ministrio Pblico gozam de iseno de direitos aduaneiros, na importao de um veculo automvel ligeiro, em estado novo, para uso pessoal, desde que estejam em efectividade de funes. 2. A iseno referida no nmero anterior s concedida desde que, data do pedido desse benefcio, o requerente provar no possuir outro veculo automvel e no pode ser repetida antes de decorrido um mnimo de seis anos sobre a ltima concesso. 3. O veculo adquirido nos termos do nmero 1 no pode ser alienado, transferido ou cedido a outrem, antes de decorridos seis anos sobre a data da concesso da iseno, sob pena de pagamento dos direitos aduaneiros. 4. No se considera ter havido cedncia a outrem nos casos da utilizao ocasional da viatura pelo cnjuge, descendentes, irmos ou ascendentes do Magistrado benecirio da iseno. 5. No caso de cessao da efectividade de funes antes de decorridos seis anos, por facto dependente da sua exclusiva vontade, o benecirio da iseno deve pagar as imposies referidas no nmero 1, salvo nas situaes de investidura como titular de rgo de soberania previstas no presente Estatuto.
Artigo 43 Despesas de deslocao

1. O Vice Procurador-Geral da Repblica e os Procuradores Gerais Adjuntos tm, ainda, os seguintes direitos: a) Ao mais favorvel regime de previdncia social estabelecido para titulares de cargos polticos sobre que tenha precedncia protocolar; b) Ao mais favorvel regime de ajudas de custo, em viagem, estabelecido para titulares de cargos polticos sobre que tenha precedncia protocolar; c) Subsdio de representao e comunicaes correspondente a 15% da remunerao base; d) Viatura e combustvel, para uso pessoal; e) Utilizao das salas VIP dos aeroportos nacionais; f) Passaporte diplomtico, nos termos da lei.
Artigo 46 Direitos e regalias especiais dos Procuradores da Repblica de Crculo

1. Os magistrados do Ministrio Pblico tm direito ao reembolso se no optarem pelo recebimento adiantado das despesas resultantes da sua deslocao e do seu agregado familiar e transporte de bagagens, qualquer que seja o meio de transporte utilizado, quando colocados, transferidos ou promovidos em cargos ou lugar diverso do da sua residncia. 2. No devido reembolso quando a mudana de situao se verique a pedido do magistrado do Ministrio Pblico.
Artigo 44 Direitos e regalias especiais do Procurador-Geral da Repblica

1. Os Procuradores da Repblica de Crculo tm direito a um subsdio correspondente a 15 % da remunerao base, a ttulo de despesas de representao. 2. Os Procuradores da Repblica de Crculo tm, ainda, direito a: a) Utilizao das salas VIP dos aeroportos nacionais; b) Passaporte diplomtico, nos termos da lei. c) Viatura e combustvel, para uso pessoal.
Artigo 47

O Procurador-Geral da Repblica tem direito a: a) Residncia ocial; b) Viatura ocial; c) Subsdio mensal de representao e comunicaes correspondente a 20% da remunerao base;

Licena sabtica

1. Os magistrados do ministrio pblico providos denitivamente num lugar do quadro da magistratura do Ministrio Pblico com quinze anos de exerccio efectivo

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


e ininterrupto das suas funes, e com classicao mnima de BOM na ltima avaliao a que tiverem sido submetidos podem beneciar de uma licena sabtica, de um ano, destinada ao aprofundamento ou extenso de conhecimentos em ramo cientco de interesse para o exerccio da magistratura, no pas ou no estrangeiro, autorizada pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, mediante anlise do correspondente projecto de formao devidamente validado pelo estabelecimento de ensino universitrio ou de investigao a ser frequentado. 2. No perodo da licena referida no nmero anterior, os magistrados do ministrio pblico mantm os seus demais direitos, regalias e imunidades previstos na lei, com excepo do suplemento previsto na alnea a) do nmero 1 do artigo 40 e dos subsdios de representao ou comunicao, conforme couber. 3. O gozo da licena referida no nmero 1 pode ser protelado no seu incio ou suspenso a todo o tempo no perodo do seu decurso, sempre que o Conselho Superior do Ministrio Pblico assim o deliberar com fundamento em ponderosas razes da convenincia do servio. 4. Os benecirios da licena referida no nmero 1 devem assegurar a sua permanncia na efectividade de funes na carreira da magistratura do Ministrio Pblico por um perodo de cinco anos imediatamente subsequentes.
Artigo 48 Intimao para comparncia

761

2. Por motivo de servio pblico, os magistrados do Ministrio Pblico podem gozar as suas frias em perodo diferente do referido no nmero anterior. 3. A situao de gozo de frias e o local para onde o magistrado do Ministrio Pblico se desloque devem ser comunicados ao Procurador-Geral da Repblica. 4. O Procurador-Geral da Repblica pode determinar o regresso do magistrado s funes, sem prejuzo do direito que a este cabe de gozar em cada ano vinte e dois dias teis de frias.
Artigo 52 Dispensa do servio

No existindo inconveniente para o servio, o Procurador-Geral da Repblica ou o Vice Procurador-Geral da Repblica, por delegao daquele, pode conceder aos magistrados do Ministrio Pblico dispensa do servio para participao em congressos, simpsios, cursos, seminrios, reunies ou outras realizaes que tenham lugar no pas ou no estrangeiro, conexas com a sua actividade prossional.
Artigo 53 Licena para prestao de servio em organismos internacionais

Os magistrados do Ministrio Pblico em efectividade de funes no podem ser intimados para comparecer ou prestar declaraes perante qualquer autoridade sem prvia comunicao e autorizao do Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 49 Busca domiciliria

Ao magistrado do Ministrio Pblico concedido, pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, licena para exercer funes em organismos internacionais, desde que tenha sido seleccionado em concurso pblico. CAPTULO IV Colocaes e transferncias
Artigo 54 Factores a atender

A busca na residncia do magistrado do Ministrio Pblico , sob pena de nulidade, presidida pessoalmente pelo juiz competente e na presena do Presidente do Conselho Superior do Ministrio Pblico ou do membro do mesmo Conselho por aquele designado para o efeito.
Artigo 50 Deteno ou priso

1. A colocao e transferncia de magistrados do Ministrio Pblico fazem-se com prevalncia das necessidades e convenincias do servio e tem como outros factores determinantes a classicao de servio e a antiguidade, por ordem decrescente de valncia. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, na colocao e transferncia dos magistrados do Ministrio Pblico deve ter-se em conta a sua efectivao com o mnimo de prejuzo para a vida pessoal e familiar do interessado.
Artigo 55 Transferncia

1. O magistrado do Ministrio Pblico no pode ser detido ou preso preventivamente, salvo em agrante delito por crime doloso a que corresponda pena de priso cujo limite mximo seja superior a trs anos. 2. Em caso de deteno, o magistrado imediatamente apresentado ao juiz competente. 3. No cumprimento de deteno ou priso, o magistrado recolhido em estabelecimento prisional especial ou em regime de separao dos restantes detidos ou presos.
Artigo 51 Frias

1. A transferncia dos magistrados do Ministrio Pblico faz-se por iniciativa do Conselho Superior do Ministrio Pblico, com acordo do magistrado, ou a requerimento deste. 2. dispensado o acordo do magistrado quando a transferncia assentar em razes ponderosas de interesse pblico, de natureza excepcional, claramente preceptivas e explicitadas em comunicao prvia ao magistrado.

1. Os magistrados do Ministrio Pblico gozam as suas frias no perodo das frias judiciais, sem prejuzo dos turnos a que se encontrem sujeitos, bem como de servio que haja de ter lugar em frias, nos termos da lei.

762

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 56 Colocao a pedido

Quando o magistrado seja colocado em determinada comarca a seu pedido ou para a transferido com o seu assentimento, no pode ser transferido, a seu pedido, para outra comarca, antes de decorridos dois anos.
Artigo 57 Permutas

2. Os magistrados do Ministrio Pblico em comisso de servio de natureza judicial ou judiciria mantm os direitos, regalias e deveres previstos para a efectiva actividade na funo. 3. O tempo de exerccio de funes em comisso de servio de natureza judicial ou judiciria considerado, para todos os efeitos, como de efectiva actividade na funo. 4. O magistrado regressado da situao referida no artigo anterior quando no exista vaga no quadro da magistratura do Ministrio Pblico, ca na situao de disponibilidade podendo desempenhar quaisquer actividades que lhe forem destinadas pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. 5. Todos os encargos concernentes remunerao e concesso dos demais direitos e regalias devidos aos magistrados do Ministrio Pblico so suportados integralmente por verbas oramentais do organismo onde os mesmos passam a prestar funes, quando colocados em regime de comisso de servio. CAPTULO VI Classicao
Artigo 61 Classicao de magistrados do Ministrio Pblico

Sem prejuzo da convenincia de servio e direitos de terceiros, o Conselho Superior do Ministrio Pblico pode autorizar permutas.
Artigo 58 Momento para a mobilidade dos magistrados do Ministrio Pblico

A colocao, transferncia e permuta dos magistrados do Ministrio Pblico deve ser decretada at o ms de Julho, para produzir os seus efeitos a partir de 16 de Setembro do mesmo ano, salvo ponderosas razes. CAPTULO V Comisso de servio
Artigo 59 Nomeao em comisso de servio

Os magistrados do Ministrio Pblico s podem ser nomeados para o exerccio de cargos em comisso de servio, mediante prvia autorizao do Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 60 Comisses de servio

Os magistrados do Ministrio Pblico so classicados de acordo com o seu mrito, de Muito Bom, Bom com Distino, Bom, Suciente e Medocre.
Artigo 62 Critrios e efeitos da classicao

1. So comisses de servio de natureza judicial ou judiciria as respeitantes aos cargos seguintes: a) Nos servios de inspeco do Ministrio Pblico; b) Juiz em tribunal no judicial; c) Assessor na Procuradoria-Geral da Repblica, Supremo Tribunal da Justia, no Tribunal Constitucional ou no Conselho Superior do Ministrio Pblico; d) Exerccio de funes de direco superior de rgos de investigao criminal e de inspeco superior das polcias; e) Exerccio de funes em rgos independentes, encarregues de zelar pela observncia da legalidade e dos princpios constitucionais para as quais a lei impe o seu desempenho por um magistrado do Ministrio Pblico; f) O exerccio de funes no pas ou no estrangeiro, no mbito do cumprimento de tratados ou de acordos internacionais referentes justia, validamente aprovados e raticados nos termos da Constituio.

1. A classicao deve atender ao modo como os magistrados desempenham a funo, ao volume e diculdades do servio a seu cargo, s condies do trabalho prestado, preparao tcnica, categoria intelectual, trabalhos jurdicos publicados e idoneidade cvica. 2. A classicao de medocre implica a suspenso do exerccio de funes e a instaurao de inqurito destinado aferio de adaptao para o exerccio da magistratura. 3. Se, em processo disciplinar instaurado com base no inqurito, se concluir pela inaptido do magistrado, mas pela possibilidade de o mesmo exercer outras funes pblicas podem, a requerimento do interessado, substituir-se as penas de aposentao compulsiva e de demisso pela de exonerao.
Artigo 63 Periodicidade de classicao

1. Os magistrados do Ministrio Pblico so classicados pelo menos de quatro em quatro anos. 2. Considera-se desactualizada a classicao atribuda h mais de quatro anos, salvo se a desactualizao for imputvel ao magistrado. 3. Na falta de classicao, o interessado pode requerer a sua avaliao de desempenho que obrigatoriamente realizada no prazo de trinta dias.

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 64 Elementos a considerar Artigo 68 Lista de antiguidade

763

1. Nas classicaes so considerados os resultados das inspeces anteriores, inquritos, sindicncias ou processos disciplinares, tempo de servio, relatrios anuais e quaisquer elementos complementares que estejam na posse do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 2. So igualmente tidos em conta o volume de servio a cargo do magistrado e as condies de trabalho. 3. O magistrado obrigatoriamente ouvido sobre o relatrio de inspeco e pode fornecer elementos que entender convenientes. 4. As consideraes que o inspector eventualmente produza sobre a resposta do inspeccionado no podem referir factos novos que o desfavorecem e delas dar-se- conhecimento ao inspeccionado. CAPTULO VII Tempo de servio
Artigo 65 Antiguidade

1. A lista de antiguidade dos magistrados publicada anualmente pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico no Boletim Ocial. 2. Os magistrados so graduados em cada categoria de harmonia com o tempo de servio, mencionando-se, a respeito de cada um, o cargo ou funo que desempenha e a data da colocao.
Artigo 69 Reclamao

1. Os magistrados que se considerem lesados pela graduao constante da lista de antiguidade podem reclamar, no prazo de quarenta e cinco dias, a contar da publicao referida no artigo anterior, em requerimento dirigido ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, acompanhado de tantos duplicados quantos os magistrados aos quais a procedncia da reclamao possa afectar. 2. Os magistrados que possam car prejudicados devem ser identicados no requerimento e so noticados para responderem no prazo de quinze dias.
Artigo 70 Efeito da reclamao em movimentos j efectuados

1. A antiguidade dos magistrados conta-se, no quadro e na categoria, desde a data da publicao do provimento no Boletim Ocial. 2. A publicao dos provimentos deve respeitar, na sua ordem, a graduao feita pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 66 Tempo de servio que no conta para a antiguidade

A procedncia da reclamao implica a integrao do reclamante no lugar de que haja sido preterido, com todas as consequncias legais.
Artigo 71 Correco ociosa de erros materiais

No contam para o efeito de antiguidade: a) O tempo decorrido na situao de inactividade ou licena de longa durao; b) O tempo de ausncia ilegtima do servio; c) O tempo que, de acordo com as disposies sobre procedimento disciplinar, for considerado perdido.
Artigo 67 Contagem de antiguidade

Quando se verique que houve erro material na graduao, o Conselho Superior do Ministrio Pblico pode, a todo o tempo, ordenar as necessrias correces. CAPTULO VIII Regime disciplinar, inspeces, inquritos e sindicncias
Seco I Disposies gerais Artigo 72 Responsabilidade disciplinar

Quando vrios magistrados forem nomeados ou promovidos por despacho publicado na mesma data, observa-se o seguinte: a) Nas nomeaes precedidas de cursos ou estgios de formao ndos os quais tenha sido elaborada lista de graduao, a antiguidade determinada pela ordem a estabelecida; b) Nas promoes e nomeaes por concurso, a antiguidade determinada pela ordem de acesso; c) Em qualquer outro caso, a antiguidade determinada pela antiguidade relativa ao lugar anterior.

Os magistrados do Ministrio Pblico so disciplinarmente responsveis nos termos dos artigos seguintes.
Artigo 73 Infraco disciplinar

Constituem infraco disciplinar os factos, ainda que meramente culposos, praticados pelos magistrados com violao dos deveres prossionais e os actos e omisses da sua vida pblica ou que nela se repercutam incompatveis com o decoro e dignidade indispensveis ao exerccio das suas funes.

764

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 74 Sujeio jurisdio disciplinar

c) Suspenso de exerccio; d) Inactividade; e) Aposentao compulsiva; f) Demisso. 2. As penas aplicadas so sempre registadas no processo individual dos magistrados. 3. A pena de advertncia escrita pode ser aplicada independentemente de processo, desde que com audincia e possibilidade de defesa do arguido. 4. No caso a que se refere o nmero anterior noticado ao arguido do relatrio do inspector do Ministrio Pblico, xando-se prazo para a defesa.
Artigo 78 Advertncia escrita

1. A exonerao ou mudana de situao no impedem a punio por infraces cometidas durante o exerccio da funo. 2. Em caso de exonerao, o magistrado cumpre a pena se voltar actividade.
Artigo 75 Autonomia da jurisdio disciplinar

1. O procedimento disciplinar independente do procedimento criminal. 2. Quando em processo disciplinar se apurar a existncia de crime, d-se imediato conhecimento Procuradoria-Geral da Repblica.
Artigo 76 Prescrio da responsabilidade disciplinar

1. O direito de exigir responsabilidade disciplinar, prescreve nos seguintes prazos a partir da data da prtica de infraco: a) Seis meses, se infraco corresponder pena de censura escrita; b) Dois anos, se infraco corresponder pena de multa, suspenso ou inactividade; c) Trs anos, se falta disciplinar corresponder pena de aposentao ou demisso. 2. Aplicam-se aos procedimentos disciplinares os prazos de prescrio na lei penal superiores aos xados nos nmeros antecedentes quando a infraco disciplinar do agente for tambm criminalmente punvel. 3. Suspendem o prazo de prescrio, a instaurao do processo de sindicncia e do mero processo de averiguaes e a dos processos de inqurito e disciplinar mesmo que no tenham sido dirigidos contra o agente a quem a prescrio interessa mas nos quais venham a apurar-se faltas de que seja responsvel. 4. A prescrio recomear a correr passados os prazos estabelecidos neste Estatuto para a deciso dos processos referidos na primeira parte deste nmero. 5. Se no decurso dos prazos referidos no nmero 1 alguns actos de instruo com efectiva incidncia no apuramento dos factos forem praticados, a prescrio conta-se desde o dia em que tiver sido praticado o ultimo acto.
Seco II Penas Artigo 77 Espcie e escala de penas

A pena de advertncia escrita consiste em mero reparo pela irregularidade praticada ou em repreenso destinada a prevenir o magistrado de que a aco ou omisso de molde a causar perturbao no exerccio das funes ou de nele se repercutir de forma incompatvel com a dignidade que lhe exigvel.
Artigo 79 Pena de multa

A pena de multa xada em dias, no mnimo de cinco e no mximo de sessenta.


Artigo 80 Suspenso e inactividade

1. As penas de suspenso e de inactividade consistem no afastamento completo do servio durante o perodo da pena. 2. A pena de suspenso pode ser de vinte a cento e oitenta dias. 3. A pena de inactividade no pode ser inferior a nove meses, nem superior a dezoito meses.
Artigo 81 Aposentao compulsiva e demisso

1. A pena de aposentao compulsiva consiste na imposio da aposentao. 2. A pena de demisso consiste no afastamento denitivo do magistrado com cessao de todos os vnculos com a funo.
Seco III Efeitos das penas Artigo 82 Produo de efeitos

As penas disciplinares produzem, alm dos que lhes so prprios, os efeitos referidos nos artigos seguintes.
Artigo 83 Pena de multa

1. Os magistrados do Ministrio Pblico esto sujeitos s seguintes penas: a) Advertncia escrita; b) Multa;

A pena de multa implica o desconto no vencimento do magistrado da importncia correspondente ao nmero de dias aplicados.

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 84 Suspenso de exerccio de funes Artigo 90 Multa

765

1.A pena de suspenso de exerccio de funes implica a perda de tempo correspondente sua durao para efeitos de remunerao, antiguidade e aposentao. 2. A pena de suspenso de exerccio de funes implica ainda impossibilidade de promoo durante o tempo da aplicao da pena. 3. A aplicao da pena de suspenso de exerccio de funes no prejudica o direito do magistrado a assistncia social a que tenha direito, nos termos da lei.
Artigo 85 Inactividade

A pena de multa aplicvel a casos de negligncia ou desinteresse pelo cumprimento dos deveres prossionais.
Artigo 91 Suspenso e inactividade

1. As penas de suspenso de exerccio de funes e de inactividade so aplicveis aos casos de negligncia grave ou grave desinteresse no cumprimento de deveres prossionais, ou quando os magistrados forem condenados em pena de priso efectiva, salvo se a condenao aplicar pena de demisso. 2. O tempo de priso cumprido descontado na pena disciplinar.
Artigo 92 Aposentao compulsiva e demisso

A pena de inactividade produz os efeitos referidos no artigo anterior, sendo elevado para dois anos o perodo de impossibilidade de promoo.
Artigo 86 Pena de aposentao compulsiva

1. As penas de aposentao compulsiva e de demisso so aplicveis quando o magistrado: a) Revele denitiva incapacidade de adaptao s exigncias da funo; b) Revele falta de honestidade, conduta imoral ou desonrosa, ou grave insubordinao; c) Revele inadaptao prossional; d) Tenha sido condenado por crime praticado com agrante e grave abuso da funo ou com manifesta e grave violao dos deveres a ela inerentes. 2. aplicvel sempre a pena de demisso ao abandono de lugar.
Artigo 93 Medida da pena

A pena de aposentao compulsiva implica a imediata desligao do servio e a perda dos direitos e regalias conferidos pelo presente diploma, bem como os demais efeitos decorrentes da lei.
Artigo 87 Pena de demisso

A pena de demisso implica a perda do estatuto de magistrado conferido pela presente lei e dos correspondentes direitos, salvo direito de aposentao, nos termos e condies estabelecidos na lei, no impossibilitando o magistrado de ser nomeado para cargos pblicos ou outros que possam ser exercidos sem que o seu titular rena as particulares condies de dignidade e conana exigidas pelo cargo de que foi demitido.
Artigo 88 Promoo de magistrados arguidos

1. Durante a pendncia do processo disciplinar ou criminal, o magistrado graduado para promoo, mas esta suspende-se quanto a ele, reservando-se a respectiva vaga at deciso nal. 2. Se o processo for arquivado, a deciso condenatria for revogada ou aplicada uma pena que no prejudique a promoo, o magistrado arguido promovido e vai ocupar o seu lugar na lista de antiguidade, com direito a receber as diferenas de remunerao. 3. Se o magistrado houver de ser preterido, completa-se o movimento em relao vaga que lhe havia cado reservada.
Seco IV Aplicao das penas Artigo 89 Advertncia escrita

Na determinao da medida da pena atender-se- gravidade do facto, culpa do agente, sua personalidade e as circunstncias que deponham a seu favor ou contra ele.
Artigo 94 Atenuao especial da pena

Pode ser especialmente atenuada a pena aplicando-se pena de escalo inferior, quando existam circunstncias anteriores, contemporneas ou posteriores infraco que diminuam sensivelmente a gravidade do facto ou a culpa do arguido.
Artigo 95 Reincidncia

A pena de advertncia escrita aplicvel s faltas leves que no devam car sem reparo.

1. Verica-se a reincidncia quando a infraco for cometida antes de decorrido um ano sobre a data em que o magistrado cometeu infraco anterior pela qual tenha sido condenado em pena superior advertncia escrita, j cumprida total ou parcialmente, desde que as circunstncias do caso revelam ausncia de eccia preventiva da condenao.

766

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


funes, sob proposta do instrutor, desde que haja fortes indcios de que infraco cabe, pelo menos, a pena de suspenso de exerccio e a continuao no exerccio de funes seja prejudicial instruo do processo, ao servio ou ao prestgio e dignidade da funo. 2. A suspenso preventiva executada de forma a carem salvaguardados o prestgio da funo e a dignidade do magistrado. 3. A suspenso preventiva no pode exceder cento e vinte dias, prorrogveis mediante justicao por mais trinta dias e no prejudica quaisquer direitos dos magistrados.
Artigo 101 Acusao

2. Se a pena aplicvel for qualquer das previstas nas alneas b) d), e e) do nmero 1 do artigo 77, em caso de reincidncia, o seu limite mnimo igual a um tero, um quarto ou dois teros do limite mximo, respectivamente.
Artigo 96 Concurso de infraces

1. Verica-se concurso de infraces quando o magistrado cometa duas ou mais infraces antes de se tornar inimpugnvel a condenao por qualquer delas. 2. No concurso de infraces aplica-se uma nica pena, e, quando s infraces correspondam penas diferentes, aplica-se a de maior gravidade, agravada em funo do concurso, se for varivel.
Artigo 97 Prazos de prescrio

As penas disciplinares prescrevem nos prazos seguintes, contados da data em que a condenao se tornou inimpugnvel: a) Seis meses, para as penas de advertncia escrita e de multa; b) Trs anos, para as penas de suspenso de exerccio e de inactividade; c) Cinco anos, para as penas de aposentao compulsiva e de demisso.
Seco V Processo disciplinar Artigo 98 Princpios gerais

1. Concluda a instruo e junto o registo disciplinar do arguido, o instrutor deduz acusao no prazo de dez dias, articulando discriminadamente os factos constitutivos da infraco disciplinar e os que integram circunstncias agravantes ou atenuantes, que repute indiciados, indicando os preceitos legais no caso aplicveis. 2. Se no se indiciarem sucientemente factos constitutivos da infraco ou da responsabilidade do arguido, ou o procedimento disciplinar se encontrar extinto, o instrutor elabora em dez dias o seu relatrio, seguindo-se os demais termos aplicveis.
Artigo 102 Noticao da acusao

1. entregue ao arguido ou remetida pelo correio, sob registo, com aviso de recepo, cpia da acusao, xando-se-lhe um prazo entre dez e trinta dias para apresentao da defesa. 2. No sendo conhecido o paradeiro do arguido, a noticao da acusao feita por edital.
Artigo 103 Nomeao de defensor

1. O processo disciplinar o meio de efectivar a responsabilidade disciplinar. 2. O processo disciplinar de natureza condencial at noticao da acusao, salvo oposio do arguido. 3. aplicvel ao processo disciplinar, com as necessrias adaptaes, o regime de impedimentos, recusas e escusas em processo penal.
Artigo 99 Instruo

1. Quando o arguido esteja impossibilitado de elaborar a defesa por motivo de ausncia, doena, anomalia psquica ou incapacidade fsica, -lhe nomeado defensor. 2. Quando o defensor seja nomeado em data posterior da noticao da acusao, reabre-se o prazo para a defesa com a sua noticao.
Artigo 104 Exame do processo

1. A instruo do processo disciplinar deve ultimar-se no prazo de quarenta e cinco dias. 2. O prazo referido no nmero anterior apenas pode ser prorrogvel, em caso justicado, por igual perodo. 3. O instrutor d conhecimento entidade que mandou instaurar processo disciplinar, bem como ao arguido, da data em que inicia a instruo do processo.
Artigo 100 Suspenso preventiva do arguido

Durante o prazo para a apresentao da defesa, o arguido, o defensor nomeado ou o mandatrio constitudo podem examinar o processo no local onde este se encontra depositado.
Artigo 105 Defesa do arguido

1. Com a defesa, o arguido pode indicar testemunhas, juntar documentos ou requerer diligncias. 2. No podem ser oferecidas mais de trs testemunhas por cada facto.

1. O magistrado do Ministrio Pblico arguido em processo disciplinar pode ser preventivamente suspenso das

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 106 Relatrio

767

Terminada a produo da prova, o instrutor elabora, no prazo de quinze dias, um relatrio, do qual devem constar os factos cuja existncia considere provada, a sua qualicao e a pena aplicvel.
Artigo 107 Deciso do processo disciplinar

circunstncias ou meios de prova susceptveis de demonstrar a inexistncia dos factos que determinaram a punio e que no puderam ser oportunamente utilizados pelo arguido. 2. A reviso no pode, em caso algum, determinar o agravamento da pena.
Artigo 113 Processo

O processo disciplinar instaurado contra um magistrado do Ministrio Pblico apreciado e decidido pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 108 Noticao da deliberao ou deciso

1. A reviso da deliberao ou deciso disciplinar e a reabilitao so requeridas pelo interessado ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, que decide. 2. O requerimento, autuado por apenso ao processo disciplinar, deve conter os fundamentos do pedido e a indicao dos meios de prova que devam ser produzidos e instrudo com os documentos que o interessado tenha podido obter. 3. Recebido o requerimento para reviso da deliberao ou deciso disciplinar, o Conselho Superior do Ministrio Pblico decide, no prazo de trinta dias, se deve ou no ser concedida a reviso. 4. Se o Conselho Superior do Ministrio Pblico decidir pela reviso, nomeado novo instrutor para o processo.
Artigo 114 Procedncia da reviso

A deliberao ou deciso nais, acompanhadas de cpia do relatrio nal do instrutor e, quando as haja, das propostas que se lhe tenham seguido, so noticadas ao arguido.
Artigo 109 Incio da produo de efeitos das penas

A deciso que aplique a pena no carece de publicao, comeando a pena a produzir os seus efeitos no dia seguinte ao da noticao ao arguido, nos mesmos termos do nmero 1 do artigo 102, ou quinze dias aps a axao do edital a que se refere o nmero 2 do mesmo artigo.
Artigo 110 Nulidades e irregularidades

1. Se o pedido de reviso for julgado procedente, revogase ou altera-se a deciso proferida no processo revisto. 2. Sem prejuzo de outros direitos legalmente previstos, o interessado indemnizado pelas remuneraes que tenha deixado de receber em razo da deciso revista.
Artigo 115 Prazos para a reviso

1. Constitui nulidade insuprvel a falta de audincia do arguido com possibilidade de defesa e a omisso de diligncias essenciais para a descoberta da verdade que ainda possam utilmente realizar-se. 2. As restantes nulidades e irregularidades consideram-se sanadas se no forem arguidas na defesa ou, a ocorrerem posteriormente, no prazo de cinco dias contados da data do seu conhecimento.
Artigo 111 Processo por abandono do lugar

A reviso pode apenas ser requerida decorridos os seguintes prazos sobre o cumprimento da pena: a) Trs anos, nos casos de multa; b) Cinco anos, nos casos de suspenso de exerccio de funes e de inactividade; c) Sete anos, nos casos de aposentao compulsiva e de demisso.
Seco VII Inquritos e sindicncias Artigo 116 Inquritos e sindicncias

1. Quando um magistrado deixe de exercer funes durante dez dias, manifestando expressamente a inteno de abandonar o lugar, ou faltar injusticadamente durante trinta dias seguidos, -lhe instaurado um processo disciplinar por abandono do lugar. 2. A ausncia injusticada durante trinta dias seguidos constitui presuno de abandono do lugar. 3. A presuno de abandono pode ser elidida em processo disciplinar, atravs de qualquer meio de prova.
Seco VI Reviso de decises disciplinares Artigo 112 Reviso

1. Os inquritos tm por nalidade a averiguao de factos determinados. 2. As sindicncias tm lugar quando haja notcia de factos que exijam uma averiguao geral acerca do funcionamento dos servios.
Artigo 117 Instruo

1. As decises condenatrias proferidas em processo disciplinar podem ser revistas quando se veriquem

So aplicveis instruo dos processos de inqurito e de sindicncia, com as necessrias adaptaes, as disposies relativas a processos disciplinares.

768

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


Artigo 118 Relatrio

Terminada a instruo, o inquiridor ou sindicante elabora o relatrio, propondo o arquivamento ou a instaurao de procedimento, conforme o caso.
Artigo 119 Converso em processo disciplinar

2. Fora dos casos referidos na alnea a) do nmero anterior, a suspenso pela prtica de crime doloso por fora da designao de dia para julgamento ca dependente de deciso do Conselho Superior do Ministrio Pblico.
Artigo 122 Cessao de funes

Os magistrados do Ministrio Pblico cessam as suas funes: a) No dia em que completem a idade que a lei prev para a aposentao de funcionrios pblicos; b) No dia em que for publicado o despacho da sua desligao de servio; c) No dia imediato ao da publicao no Boletim Ocial do acto que dene a sua nova situao. CAPTULO X Aposentao e jubilio
Artigo 123 Estatuto

1. Quando, atravs de inqurito ou sindicncia, se apurar a existncia de infraco, o Conselho Superior do Ministrio Pblico pode deliberar que o respectivo processo em que o arguido tenha sido ouvido constitua a parte instrutria do processo disciplinar. 2. No caso referido no nmero anterior, a data da instaurao do inqurito ou sindicncia xa o incio do processo disciplinar. CAPTULO IX Disponibilidade, suspenso e cessao de funes
Artigo 120 Disponibilidade

1. Considera-se em situao de disponibilidade o magistrado do Ministrio Pblico que aguarda colocao em vaga da sua categoria: a) Por ter regressado actividade aps o cumprimento da pena; b) Por ter sido extinto o lugar que ocupava; c) Por ter cessado a comisso de servio em que se encontrava; d) Nos demais casos previstos na lei. 2. A situao de disponibilidade no implica perda de antiguidade, de vencimentos ou de remunerao, salvo nos casos especialmente previstos na lei.
Artigo 121 Suspenso de funes

Aplica-se aposentao dos magistrados do Ministrio Pblico o regime geral estabelecido para os funcionrios vinculados Administrao directa do Estado, em tudo quanto no estiver regulado na presente lei.
Artigo 124 Jubilao

1. Os magistrados do Ministrio Pblico que se aposentem nos termos do presente Estatuto e com classicao de Bom com Distino na ltima avaliao inspectiva so considerados jubilados, desde que o requeiram ao Conselho Superior do Ministrio Pblico na data da desligao do servio para efeitos de aposentao. 2. Os magistrados do Ministrio Pblico jubilados continuam vinculados aos deveres estatutrios e ligados ao servio de que faziam parte, conservam dos ttulos, honras, regalias e imunidades correspondentes sua categoria e podem assistir de traje prossional s cerimnias solenes que se realizem no referido servio, tomando lugar direita dos magistrados em servio activo. 3. Os magistrados do Ministrio Pblico jubilados podem ser designados mediante seu consentimento para o servio de assessoria do Conselho Superior do Ministrio Pblico ou de coadjuvao da Inspeco Judicial. 4. A actividade de coadjuvao na inspeco judicial compensada com senhas de presenas pelas sesses de trabalho em que participarem os respectivos magistrados do Ministrio Pblico, nos mesmos termos atribudos aos membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 5. A actividade de assessoria ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compensada com importncia nunca superior a 1/3 da respectiva penso. 6. O magistrado do Ministrio Pblico nas condies previstas no nmero 1 pode fazer declarao de renncia

1. Os magistrados do Ministrio Pblico suspendem as suas funes: a) No dia em que forem noticados do despacho de pronncia ou do despacho que designa dia para julgamento por crime doloso praticado no exerccio das suas funes; b) No dia em que lhes for noticada a suspenso preventiva por motivo de procedimento disciplinar ou aplicao de pena que importe afastamento do servio; c) No dia em que lhes for noticada a suspenso nos termos do artigo 84; d) No dia em que lhes for noticada a deliberao que lhes atribua a classicao referida no nmero 2 do artigo 62.

I SRIE NO 21 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE JUNHO DE 2011


condio de jubilado, cando sujeito, em tal caso, ao regime geral de aposentao dos funcionrios da Administrao directa do Estado. 7. Considera-se tcita a renncia, a aceitao de qualquer cargo pblico incompatvel com o exerccio da magistratura do Ministrio Pblico ou sem a prvia autorizao do Conselho Superior do Ministrio Pblico, quando exigvel, e a inscrio na Ordem dos Advogados de Cabo Verde. 8. O estatuto de jubilado retirado sempre que decorrente do respectivo procedimento legal resulte condenao do magistrado do Ministrio Pblico com qualquer pena disciplinar ou criminal. 9. Para efeitos do disposto no nmero 1, classicado de Bom com Distino, o desempenho por cinco anos ininterruptos, das funes de Juiz do Tribunal Constitucional ou do Tribunal de Contas, sem condenao em processo disciplinar ou criminal de qualquer natureza.
Artigo 125 Direitos especiais de magistrados aposentados

769

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA Secretaria


Cpia Do acrdo proferido nos Autos de Recurso de Contencioso de Anulao n 10/07, em que recorrente, Horcio Gomes Vieira e recorrido, Sex o Chefe do Estado Maior das Foras Armadas. Acrdo N 06/2011 Acordam, em Conferncia, no Supremo Tribunal de Justia: Horcio Gomes Vieira, Major das Foras Armadas, residente na Cidade da Praia, interps recurso contencioso de anulao do despacho do Chefe de Estado Maior das Foras Armadas, datado de 25.06.2007, que o puniu com a pena disciplinar graduada em 03 (trs) dias de proibio de sada, imputando-lhe o vcio de violao de lei. Para tanto, alegou e concluiu que: O Requerente Major das Foras Armadas e em efectividade de funes, como Director de Servio de Pessoal do Departamento do Pessoal e Justia do Estado-Maior das Foras Armadas, encontrando-se a gozar as frias a que por lei tinha direito, por deciso superior foi-lhe interrompido esse gozo, a 28 de Maio do corrente ano, para integrar a equipa de inspeco s estruturas das Foras Armadas situadas na Praia; Deciso que teve como causa a requisio da InspecoGeral, atravs do Ofcio n.11I1GD/07, de 24 de Maio, dirigido ao Departamento de Pessoal e Justia do EMFA Tendo integrado a respectiva equipa de inspeco, conforme lhe fora ordenado, o Departamento de Operaes fez integrar na Escala de Servio, para o dia 10 do ms de Junho, o Requerente; Tendo tomado conhecimento de tal facto no dia 8, de imediato o requerente fez saber ao Departamento de Operaes que, como era de conhecimento ocial, encontrava-se a fazer inspeco, requisitado pela Inspeco-Geral; Manteve-se a escala ordenada e o Recorrente no se apresentou rendio de servio, conforme anunciara; Foi punido com a pena de trs dias de proibio de sada; Como realara o Recorrente na sua defesa, o Regulamento Geral do Servio, no seu artigo 20 permite o militar estar na situao de diligncia, caracterizada esta como o servio, de qualquer natureza, em outras unidades, estabelecimentos ou rgos militares; Da conjugao do disposto nos ns. 8 e 6 do artigo 20 do Regulamento (interno) j mencionado, resulta claramente que os militares em diligncias por tempo superior a 24 horas s podero ser escalados para o servio no segundo dia aps sua apresentao na unidade;

Os magistrados do Ministrio Pblico na situao de aposentados conservam os direitos especiais previstos nas alneas a), b) e k) do nmero 1 do artigo 41 do presente Estatuto. CAPTULO VII Inspeco do Ministrio Pblico
Artigo 126 Exerccio de funes nos servios de inspeco do Ministrio Pblico

1. O Inspector Superior do Ministrio Pblico nomeado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, de entre os Procuradores-Gerais Adjuntos. 2. Os demais inspectores so nomeados em comisso de servio, de entre Procuradores da Repblica, com antiguidade no inferior a dez anos e classicao mnima de Bom. 3. A lei regula a organizao, composio, competncia e funcionamento do servio de inspeco do Ministrio Pblico. CAPTULO VIII Disposio nal
Artigo 127 Aplicao subsidiria

subsidiariamente aplicvel aos magistrados do Ministrio Pblico o regime jurdico da Funo Pblica em tudo o que se referir matria administrativa e disciplinar no constantes do presente estatuto ou de legislao prpria para a gesto da magistratura do Ministrio Pblico. O Presidente da Assembleia Nacional, Baslio Mosso Ramos.

Potrebbero piacerti anche