Sei sulla pagina 1di 24

2

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006

CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Legislativo n 2/2006
de 27 de Novembro

cooperao do educando. Por isso que qualquer medida tutelar scio educativa perpassa necessariamente pelo interesse do menor. Porque a interveno tutelar educativa no visa a punio, a mesma s deve ocorrer quando a necessidade de correco da personalidade subsistir no momento da aplicao da medida. Nos outros casos, a autonomia individual prevalece sobre a defesa dos bens jurdicos e as expectativas da comunidade. Como resultado dos critrios acabados de enunciar, o diploma segue os seguintes princpios gerais na sua formatao: Natureza formalmente penal, mas materialmente socializadora e educativa; Reconhecimento expresso de todas as garantias que derivem do respeito dos direitos constitucionais e das especiais exigncias do interesse do menor; Aproximao do processo tutelar scio-educativo do processo penal, com especial relevo pela observncia do direito de audio, e de defesa, do princpio do contraditrio e da judicialidade, entendida esta no sentido de que a toda e qualquer conduta que reclame uma medida tutelar deve corresponder uma aco disciplinada e regulada pelas autoridades judiciais. O processo organiza-se segundo dois momentos: o inqurito, presidido pelo Ministrio Pblico, e a fase jurisdicional, presidida pelo juiz. A titularidade do inqurito pelo Ministrio Pblico, que toma aqui a designao tradicional entre ns de Curador de Menores, no dispensa a interveno do juiz, sempre que estejam em causa actos que ferem direitos fundamentais, como prprio do modelo garantstico representado pelas normas de processo penal. E, do mesmo passo, o Ministrio Pblico continua a ter um papel a desempenhar na fase jurisdicional, quer sustentando a aco quer contribuindo para a formao de consenso nos casos em que for relevante. A organizao da audincia constitui, no seu essencial, espao de consenso e de informalizao. As medidas cautelares organizam-se, tal como na medida denitiva, no interesse do menor, mas sem abstrair que se est perante um facto indiciador do cometimento de acto crimingeno que justica que a sociedade obtenha garantias seguras de fazer com que a interveno processual tutelar cumpra o m que lhe subjaz de poder trazer o ainda inimputvel penal para o reconhecimento da necessidade de observncia das normas mnimas da convivncia social, educando para o direito. Os princpios de necessidade, de adequao e de proporcionalidade tm naturalmente inteiro cabimento, como tambm o da tipicidade, por ocasio da adopo de tais medidas.

Prembulo O sistema legal referente a crianas e adolescentes, penalmente inimputveis, que ainda vigora entre ns assenta em fundamentos no totalmente consonante com o regime de direitos, liberdades e garantias positivados na Constituio da Repblica de 1992. Para alm de que se revela tal sistema, na prtica, inecaz para a satisfao das demandas nacionais no que concerne a respostas ecazes, que na actualidade se pretendem a um tempo tutelares, sociais e educativas com relao a condutas que a lei qualica como crime, quando sejam seus agentes menores que, tendo completado doze anos de idade, ainda no tenham atingido os dezasseis. E num tempo em que, foroso reconhec-lo, no raro a violao das normas penais por parte dos menores dessa faixa etria no tem a sua etiologia em situaes de debilidade econmica, nem de desamparo familiar, mas sim de uma determinao rme de confronto com a lei e com plena conscincia de um resultado socialmente danoso que advm de tal confronto e que, no obstante, se mantm o pretendido. Ocorre mais que o conito com a lei e a inobservncia e violao dos fundamentos normativos da sociedade vem sendo uma constante por parte dos menores inimputveis e, cada dia que passa, denota-se maior intensidade na leso dos interesses e valores pessoais e patrimoniais que a lei penal intenta proteger. Substancialmente com essas razes, atravs da Lei n 3/VI/2006, de 28 de Agosto, o Governo obteve autorizao da Assembleia Nacional para elaborar e aprovar um novo regime tutelar para menores de idade compreendida entre os doze e os dezasseis anos que sejam agentes de facto qualicado por lei como crime. Como principais aspectos da interveno normativa que se leva a cabo no mbito da dita autorizao legislativa, para alm da concretizao das situaes que justicam uma interveno por pratica de facto que a lei penal qualica como crime sustentada no principio da legalidade , faz tambm parte da coluna dorsal do presente diploma o estabelecimento da tipicidade no que tange s medidas que, em concreto, so aplicveis a menores inimputveis e que se graduam na sua intensidade e durao em funo da gravidade da conduta e da idade do agente do facto, que vo da admoestao, passando por actos restaurativos de diversa ndole, at medida mais extremada de um regime de internamento em Centro Scio-Educativo, sempre com o escopo simultneo da educao e responsabilizao do menor pela sua conduta. Ressalva-se, contudo, que, por ocasio da fase de execuo da medida tutelar que tiver sido judicialmente decretada, preconiza o diploma a maior exibilidade possvel na sua aplicao, inclusive com a demanda da permanente

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Evita-se, tanto quanto possvel, o primeiro contacto institucional do menor com as estruturas tutelares de internamento, prevendo a sua entrega aos pais, representante legal ou pessoa que tenha a sua guarda de facto, com imposio de obrigaes, sempre que indiciado do cometimento de facto qualicado de crime pela lei. Todavia, no ca excluda a possibilidade, em situaes mais graves, da guarda provisria do menor em centro scio-educativo ou mesmo em estabelecimento dos rgos de polcia. As medidas cautelares so aplicadas pelo juiz e tm como pressuposto a existncia de indcios do facto, a previso de aplicao de medida tutelar e a existncia fundada de perigo de fuga ou de cometimento de outros factos qualicados por lei como crime. Visa-se, por ltimo, com o presente diploma, disciplinar o funcionamento e a interveno de Centros Scio-Educativos na execuo de medidas tutelares de internamento, institudas pela lei e aplicadas no mbito judicial e teve-se nisso o cuidado de dar satisfao s seguintes preocupaes: Os Centros prosseguem as suas atribuies, em estrita obedincia s decises das autoridades judiciais competentes e, no exerccio das suas funes, articulam-se em permanncia com os Servios de Reinsero Social do departamento governamental da rea da Justia; A vida nos Centros deve inspirar-se na vida normal em sociedade e permitir que o menor mantenha contactos com o exterior, bencos para o seu processo educativo e de socializao; O menor internado conserva os direitos e as garantias que a lei lhe reconhece e que no sejam afectados pelo contedo da deciso que aplica a medida; O mesmo sucede relativamente aos pais que, dentro dos mesmos limites, conservam, durante o internamento, todos os direitos e deveres em relao pessoa do lho. Assim, Ao abrigo da autorizao legislativa concedida pela Lei n. 3/VII/2006, de 28 de Agosto; No uso da faculdade conferida pela alnea b) do n 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: DISPOSIO PRELIMINAR
Artigo 1. mbito da lei

TTULO I MEDIDAS TUTELARES SCIO-EDUCATIVAS CAPTULO I Disposies Gerais


Artigo 2. Finalidades das medidas

1. As medidas tutelares scio-educativas visam a educao do menor para o direito e a sua insero, de forma digna e responsvel, na vida em comunidade. 2. As causas que excluem ou diminuem a ilicitude ou a culpa so consideradas para a avaliao da necessidade e da espcie de medida.
Artigo 3 Tipicidade e aplicao da lei no tempo

S pode aplicar-se medida tutelar scio-educativa a menor que seja agente de facto qualicado pela lei como crime e passvel de medida tutelar por lei anterior ao momento da sua prtica.
Artigo 4. Princpio da legalidade

1. So medidas tutelares scio-educativas: a) A admoestao; b) A reparao ao ofendido; c) A realizao de tarefas a favor da comunidade; d) A imposio de regras de conduta; e) A imposio de obrigaes; f) O internamento em centro scio-educativo. 2. As medidas tutelares referidas nas alneas a) e e) do nmero anterior so consideradas medidas no institucionais.
Artigo 5. Execuo das medidas tutelares scio-educativas

A execuo das medidas tutelares scio-educativas pode prolongar-se at o jovem completar vinte e um anos, momento em que cessa obrigatoriamente.
Artigo 6. Critrios de escolha das medidas

1. O presente diploma regula as medidas tutelares scioeducativas, aplicveis a menores, quando, tendo completado doze anos e antes de perfazerem dezasseis, sejam agentes de algum facto qualicado pela lei como crime. 2. O presente diploma regula ainda a organizao e funcionamento dos Centros Scio-Educativos.

1. A imposio de qualquer medida tutelar scio-ducativa tem por objectivo criar ou fortalecer condies para que o comportamento do menor se adeqe s normas e valores jurdicos essenciais da vida em sociedade. 2. A medida tutelar deve ser proporcional gravidade do facto e necessidade de educao do menor para o direito, manifestada na prtica do facto e subsistente no momento da deciso.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


3. A realizao de tarefas a favor da comunidade pode ser executada em ns-de-semana ou dias feriados. 4. O juiz deve, em todos os casos, procurar obter a adeso do menor realizao de tarefas a favor da comunidade, sendo necessrio o consentimento deste quando tiver idade superior a catorze anos.
Artigo 10. Imposio de regras de conduta

3. Na escolha da medida tutelar scio-educativa aplicvel, o tribunal deve ter em conta a sua exequibilidade prtica, atentas as possibilidades reais dos servios e as demais circunstncias concretas que interessam sua eccia e dar preferncia, de entre as que se mostrem adequadas e sucientes, medida que represente menor interveno na autonomia de deciso e de conduo de vida do menor e que seja susceptvel de obter a sua maior adeso e a adeso de seus pais, representante legal ou pessoa que tenha a sua guarda de facto. 4. A escolha da medida tutelar aplicvel sempre orientada pelo interesse do menor. CAPTULO II Contedo das Medidas
Artigo 7 Admoestao

1. Podem ser impostas, entre outras, as seguintes regras de conduta com a obrigao de: a) No frequentar certos meios, locais ou espectculos; b) No acompanhar determinadas pessoas; c) No frequentar certos grupos ou associaes; d) No ter em seu poder certos objectos. 2. As regras de conduta no podem representar limitaes abusivas ou desrazoveis autonomia de deciso e de conduo de vida do menor e tm a durao mxima de dois anos.
Artigo 11 Imposio de obrigaes

A admoestao consiste na advertncia solene feita pelo juiz ao menor, exprimindo o carcter ilcito da conduta e o seu desvalor e consequncias e exortando-o a adequar o seu comportamento s normas e valores jurdicos e a inserir-se, de uma forma digna e responsvel, na vida em comunidade.
Artigo 8 Reparao ao ofendido

1. A reparao ao ofendido pode consistir em o menor: a) Apresentar desculpas ao ofendido; b) Compensar economicamente o ofendido, no todo ou em parte, pelos danos causados; c) Exercer, em benefcio do ofendido, actividade que tenha conexo com o dano, sempre que for possvel e adequado. 2. A actividade exercida em benefcio do ofendido no pode ocupar mais de dois dias por semana e trs horas por dia e respeita o perodo de repouso do menor, devendo salvaguardar um dia de descanso semanal e ter em conta a frequncia da escolaridade, bem como outras actividades que o tribunal considere importantes para a formao do menor. 3. A actividade exercida em benefcio do ofendido tem o limite mximo de doze horas, distribudas, no mximo, por quatro semanas. 4. A medida de reparao nas modalidades previstas nas alneas b) e c) do n 1 exige o consentimento do ofendido.
Artigo 9. Realizao de tarefas a favor da comunidade

1. A imposio de obrigaes pode consistir na obrigao de o menor: a) Frequentar um estabelecimento de ensino com sujeio a controlo de assiduidade e aproveitamento; b) Frequentar um centro de formao prossional ou seguir uma formao prossional, ainda que no certicada; c) Frequentar sesses de orientao em instituio psicopedaggica e seguir as directrizes que lhe forem xadas; d) Submeter-se a programas de tratamento mdico, mdico-psiquitrico, psicolgico ou equiparado junto de entidade ou de instituio ocial ou particular, em regime de internamento ou em regime ambulatrio. 2. A submisso a programas de tratamento visa, nomeadamente, o tratamento das seguintes situaes: 2. Habituao alcolica; 3. Consumo habitual de estupefacientes; 4. Doena infecto-contagiosa ou sexualmente transmissvel. 3. O juiz deve, em todos os casos, procurar a adeso do menor ao programa de tratamento, sendo necessrio o consentimento do menor quando tiver idade superior a catorze anos. 4. correspondentemente aplicvel o disposto no n 2 do artigo 10.

1. A realizao de tarefas a favor da comunidade consiste em o menor exercer actividade em benefcio de entidade, pblica ou privada, de m no lucrativo. 2. A actividade exercida tem a durao mxima de sessenta horas, no podendo exceder trs meses.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 12. Internamento

1. A medida de internamento visa proporcionar ao menor, por via do afastamento temporrio do seu meio habitual e da utilizao de programas e mtodos pedaggicos, a interiorizao de valores conformes ao direito e a aquisio de recursos que lhe permitam, no futuro, conduzir a sua vida de modo social e juridicamente responsvel. 2. Quando se decretar a medida de internamento em centro scio-educativo devem ser xadas pelo tribunal as obrigaes a que o menor ca especialmente sujeito em matria de instruo, preparao prossional e utilizao dos seus tempos livres.
Artigo 13 Regimes de internamento

4. A medida de internamento em regime fechado tem a durao mxima de trs anos, quando o menor tiver praticado facto qualicado como crime a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, de priso superior a cinco anos. 5. A medida de internamento em regime fechado tem a durao mxima de cinco anos, quando o menor tiver praticado facto qualicado como crime contra a vida ou integridade fsica das pessoas a que corresponda a pena mxima, abstractamente aplicvel, de priso igual ou superior a dez anos. CAPTULO III Regime das Medidas
Artigo 15. No cumulao

1. A medida de internamento em centro scio-educativo aplica-se segundo um dos seguintes regimes de execuo: a) Regime aberto; b) Regime semiaberto; c) Regime fechado. 2. A medida de internamento em regime semiaberto aplicvel quando o menor tiver cometido facto qualicado como crime contra as pessoas, a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, de priso superior a trs anos ou tiver cometido dois ou mais factos qualicados como crimes, a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, superior a trs anos. 3. A medida de internamento em regime fechado aplicvel quando se veriquem cumulativamente os seguintes pressupostos: a) Ter o menor cometido facto qualicado como crime a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, de priso superior a cinco anos ou ter cometido dois ou mais factos contra as pessoas qualicados como crimes a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, de priso superior a trs anos; e b) Ter o menor idade superior a 14 anos data da aplicao da medida.
Artigo 14. Durao da medida de internamento

Sem prejuzo do disposto no n 2 do artigo 13., as medidas tutelares scio-educativas no podem ser aplicadas cumulativamente por um mesmo facto ao mesmo menor.
Artigo 16. Realizao de tarefas a favor da comunidade

1. Se for aplicada medida de realizao de tarefas a favor da comunidade, o tribunal xa, na deciso, a modalidade da medida. 2. O tribunal pode deferir aos servios de reinsero social a denio da forma da prestao de actividade.
Artigo 17. Imposio de obrigaes, frequncia de programas formativos e acompanhamento educativo

Antes de aplicar as medidas de realizao de tarefas, ou de imposio de obrigaes que consistam na frequncia de programas de educao escolar ou de formao prossional, o tribunal deve pedir aos servios de reinsero social informao sobre instituies ou entidades junto das quais o menor deve cumprir a medida, respectivos programas, horrios, condies de frequncia e vagas disponveis.
Artigo 18 Internamento em regime aberto

1. A medida de internamento em Centro Scio-Educativo no pode, em caso algum, ser superior a cinco anos, nem exceder o limite mximo da pena de priso prevista para o crime correspondente ao facto. 2. A medida de internamento em regime aberto e semiaberto tem a durao mnima de trs meses e a mxima de dois anos. 3. A medida de internamento em regime fechado tem a durao mnima de seis meses e a mxima de dois anos, salvo o disposto no nmero seguinte.

Os menores submetidos ao internamento em regime aberto, prosseguem a sua actividade quotidiana normal no exterior, designadamente a respeitante sua vida escolar, prossional e religiosa, mas cam subordinados ao regime interno do Centro Scio-Educativo, onde passam a residir durante o perodo do cumprimento da medida tutelar.
Artigo 19 Internamento em regime semiaberto

Os menores submetidos ao regime semiaberto residem no Centro Scio-Educativo durante o perodo de execuo

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


4. Nos casos previstos no nmero anterior, o processo no iniciado ou, se o tiver sido, arquivado. 5. Fora das reas abrangidas pela jurisdio do tribunal ou juzo de famlia e menores cabe ao tribunal de comarca ou, havendo, ao juzo cvel, conhecer das causas que queles esto atribudas.
Artigo 23. Diligncias urgentes

da medida tutelar e cumprem o programa educativo ou prossional que lhe tiverem sido determinados pelo tribunal para ser realizado, fora da instituio tutelar.
Artigo 20 Internamento em regime fechado

Os menores submetidos ao regime fechado de internamento, residem no Centro Scio-Educativo, realizando dentro do mesmo os programas educativos e de formao que lhes forem determinados.
Artigo 21 Execuo participada

O tribunal do local da prtica do facto e o do local onde o menor for encontrado, realizam as diligncias urgentes, nomeadamente a aplicao da medida provisria de colocao em regime de internamento.
Artigo 24. Carcter individual do processo

1. O tribunal associa execuo de medidas tutelares scio-educativas, sempre que for possvel e adequado aos ns educativos visados, os pais ou outras pessoas signicativas para o menor, familiares ou no. 2. O tribunal delimita a colaborao das pessoas referidas no nmero anterior, relativamente a servios e entidades encarregados de acompanhar e assegurar a execuo das medidas, em ordem a garantir a conjugao de esforos. CAPTULO IV Competncias para a aplicao de medidas tutelares socio-educativas
Seco I Tribunais Artigo 22. Competncia

1. Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, organiza-se um nico processo relativamente a cada menor, ainda que lhe sejam atribudos factos diversos ocorridos na mesma ou em diferentes comarcas. 2. A conexo s opera em relao a processos que se encontrem simultaneamente na fase de inqurito, na fase jurisdicional ou na fase de execuo.
Seco II Ministrio Pblico Artigo 25. Competncia

1. Compete ao Ministrio Pblico: a) Dirigir o inqurito nos processos tutelares previstos no presente diploma; b) Promover as diligncias que tiver por convenientes e recorrer, na defesa da lei e no interesse do menor; c) Promover a execuo das medidas tutelares scio-educativas e das custas e demais quantias devidas ao Estado; d) Dar, obrigatoriamente, parecer sobre recursos, pedidos e queixas interpostos ou apresentados nos termos da lei; e) Dar, obrigatoriamente, parecer sobre o projecto educativo pessoal de menor em acompanhamento educativo ou internado em centro scio-educativo; f) Realizar visitas a centros educativos e contactar com os menores internados. 2. correspondentemente aplicvel o disposto nos artigos 22 e 23.
Artigo 26 Curador de Menores

1. Compete ao tribunal ou juzo de famlia e menores da residncia habitual do menor: a) A apreciao de factos qualicados pela lei como crime, praticados por menor que tenha completado doze anos e antes de perfazer dezasseis, e a aplicao de medida tutelar que couber; b) A aplicao, a execuo e a reviso das medidas tutelares scio-educativas; c) A declarao de cessao ou de extino das medidas tutelares scio-educativas. 2. , igualmente, da exclusiva competncia do tribunal a aplicao de qualquer medida provisria ou cautelar e a prtica de quaisquer actos que pela lei processual penal tenham a natureza de acto jurisdicional. 3. Cessa a competncia do tribunal ou juzo de famlia e menores quando: a) For aplicada pena de priso efectiva, em processo penal, por crime praticado pelo menor com idade superior a dezasseis anos; b) O menor completar dezoito anos antes da data da deciso em primeira instncia.

O Magistrado do Ministrio Pblico competente para a prtica das diligncias e actos compreendidos no artigo anterior toma a designao de Curador de Menores.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


TTULO II PROCESSO TUTELAR CAPTULO I Princpios Gerais
Artigo 27. Segredo processual

f) Ser acompanhado pelos pais, representante legal ou pessoa que tiver a sua guarda de facto, salvo deciso fundada no seu interesse ou em necessidades do processo; g) Oferecer provas e requerer diligncias; h) Ser informado dos direitos que lhe assistem; i) Recorrer, nos termos da lei, das decises que lhe forem desfavorveis. 3. O menor no presta juramento em caso algum. 4. Os direitos referidos nas alneas g) e i) do n 2 podem ser exercidos, em nome do menor, pelo seu defensor, pelos pais, representante legal ou pessoa que tenha a sua guarda de facto.
Artigo 30. Audio do menor

1. O processo tutelar scio-educativo secreto at a abertura da fase jurisdicional, salvo se no interesse do menor o Juiz da causa entender que deva dar publicidade a qualquer acto, diligncia ou pea processual e sem prejuzo do cumprimento de determinaes em contrrio dos tribunais superiores ou de precatrios de outras autoridades judicirias. 2. A publicidade do processo faz-se com respeito pela personalidade do menor e pela sua vida privada, devendo, na medida do possvel, preservar a sua identidade. 3. Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, o menor, o seu defensor, os seus pais e representante legal, em qualquer momento, at abertura da fase jurisdicional, tm acesso aos autos, provas, documentos constantes do processo tutelar scio-educativo e seus apensos, com a nalidade de requererem quaisquer diligencias, exercerem o contraditrio e recorrerem das decises.
Artigo 28 Processos urgentes

1. A audio do menor sempre realizada pela autoridade judiciria. 2. A autoridade judiciria pode designar um assistente social ou outra pessoa especialmente habilitada para acompanhar o menor em acto processual e, se for caso disso, proporcionar ao menor o apoio psicolgico necessrio por tcnico especializado.
Artigo 31. Inimputabilidade em razo de anomalia psquica

Correm durante as frias judiciais os processos tutelares scio-educativos previstos no presente diploma.
Artigo 29 Direitos do menor

1. Quando, em qualquer fase do processo, se vericar que o menor sofre de anomalia psquica que o impede de compreender o sentido da interveno tutelar, o processo arquivado. 2. No caso previsto no nmero anterior, o Curador de Menores encaminha o menor para os servios de sade mental. 3. O despacho de arquivamento noticado ao menor, aos pais, representante legal ou pessoa que tenha a sua guarda de facto e ao ofendido. CAPTULO II Identicao, Deteno e Medidas Cautelares
Seco I Identicao Artigo 32. Formalidades

1. A participao do menor em qualquer diligncia processual, ainda que sob deteno ou guarda, faz-se de modo que se sinta livre na sua pessoa e com o mnimo de constrangimento. 2. Em qualquer fase do processo, o menor tem especialmente direito a: a) Ser ouvido, ociosamente ou quando o requerer, pela autoridade judiciria; b) No responder a perguntas feitas por qualquer entidade sobre os factos que lhe forem imputados ou sobre o contedo das declaraes que acerca deles prestar; c) No responder sobre a sua conduta, o seu carcter ou a sua personalidade; d) Ser assistido por especialista em psiquiatria, psicologia, ou servio social, sempre que o solicite, para efeitos de avaliao da necessidade de aplicao de medida tutelar; e) Ser assistido por defensor em todos os actos processuais em que participar e, quando detido, comunicar, mesmo em privado, com ele;

1. O procedimento de identicao de menor obedece s formalidades previstas no processo penal, com as seguintes especialidades: 2. Na impossibilidade de apresentao de documento, o rgo de polcia criminal procura, de imediato, comunicar com os pais, representante legal ou pessoa que tenha a guarda de facto do menor. 3. O menor no pode permanecer em posto policial, para efeito de identicao, por mais de trs horas.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Seco II Deteno Artigo 33. Pressupostos da deteno do menor Artigo 36. Comunicao

1 A deteno do menor apenas pode ser efectuada nos seguintes casos: a) Em agrante delito, por facto qualicado como crime, punvel com pena de priso, para, no mais curto prazo, sem nunca exceder vinte e quatro horas, ser apresentado ao juiz, a m de ser interrogado ou para sujeio a medida cautelar; b) Fora de agrante delito, quando o menor tiver cometido facto qualicado como crime contra as pessoas, a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, de priso superior a trs anos ou tiver cometido dois ou mais factos qualicados como crimes, a que corresponda pena mxima, abstractamente aplicvel, superior a trs anos, cujo procedimento no dependa de queixa ou de acusao particular; c) Para assegurar a presena imediata ou, no sendo possvel, no mais curto prazo, sem nunca exceder doze horas, perante o juiz, para aplicao ou execuo de medida cautelar, ou em acto processual presidido por autoridade judiciria; d) Para sujeio, em regime ambulatrio ou de internamento, a percia psiquitrica ou sobre a personalidade, sem nunca exceder doze horas.
Artigo 34 Entidades que podem procederem deteno em agrante delito

Salvo quando haja risco de a inviabilizar, a deteno fora de agrante delito precedida de comunicao aos pais, representante legal ou pessoa que tenha a guarda de facto do menor. 1. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, qualquer deteno comunicada, no mais curto prazo e pelo meio mais rpido, aos pais, representante legal ou pessoa que tiver a guarda de facto do menor.
Artigo 37. Conana do menor

1. Quando no for possvel apresent-lo imediatamente ao juiz, o menor detido conado aos pais, ao representante legal ou a quem tenha a sua guarda de facto. 2. Se a conana do menor, nos termos do nmero anterior, no for suciente para garantir a sua presena perante o juiz ou para assegurar as nalidades da deteno, o menor recolhido no Centro Scio-Educativo mais prximo ou em instalaes prprias e adequadas de entidade policial, sem ser encarcerado, sendo-lhe, em qualquer caso, ministrados os cuidados e a assistncia mdica, psicolgica e social que forem aconselhados pela sua idade, sexo e condies individuais.
Artigo 38. Primeiro interrogatrio

Quando assistirem ao primeiro interrogatrio, o defensor, os pais, o representante legal ou a pessoa que tiver a guarda de facto do menor abstm-se de qualquer interferncia.
Seco III Medidas cautelares Artigo 39. Adequao e proporcionalidade

1. A deteno em agrante delito pode ser efectuada: a) Pela autoridade judiciria ou qualquer entidade policial; b) Por qualquer pessoa, se no estiver presente autoridade judiciria ou entidade policial, nem puderem ser chamadas em tempo til, entregando-se imediatamente o menor quelas entidades. 2. O juiz, depois de interrogado o menor detido em agrante delito, deve proceder sua soltura, aplicao de termo de identidade e residncia ou sujeit-lo a uma das medidas cautelares previstas no artigo 41, conforme couber.
Artigo 35 Entidades que podem procederem deteno fora de agrante delito

As medidas cautelares devem ser adequadas s exigncias preventivas ou processuais que o caso requerer e proporcionadas gravidade do facto e s medidas tutelares scio-educativas aplicveis.
Artigo 40. Tipicidade

So medidas cautelares: a) A entrega do menor aos pais, representante legal, pessoa que tenha a sua guarda de facto ou outra pessoa idnea, com imposio de obrigaes ao menor; b) A guarda do menor em instituio pblica ou privada; c) A guarda do menor em centro scio-educativo.

A deteno fora de agrante delito apenas pode ser efectuada por mandado do juiz, a requerimento do curador de menores, durante o inqurito e, na fase jurisdicional, mesmo ociosamente.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 41. Pressupostos Artigo 45. Cessao

1. A aplicao de medidas cautelares pressupe: a) A existncia de indcios do facto qualicado pela lei como crime; b) A previsibilidade de aplicao de medida tutelar; e c) A existncia fundada de perigo de fuga ou de cometimento de outros factos qualicados pela lei como crime. 2. A medida prevista na alnea c) do artigo anterior s pode ser aplicada quando se vericarem os pressupostos previstos na alnea a) do n. 3 do artigo 13.. 3. No caso previsto no nmero anterior, a medida executada em Centro Scio-Educativo semiaberto, se o menor tiver idade inferior a 14 anos. Se o menor tiver idade igual ou superior a 14 anos, o juiz determina a execuo da medida em Centro Scio-Educativo de regime semiaberto ou fechado.
Artigo 42 Formalidades

As medidas cautelares cessam logo que deixarem de se vericar os pressupostos da sua aplicao.
Artigo 46. Pedido de informao

A m de fundamentar as decises sobre a substituio e a cessao da medida de guarda em Centro Scio-Educativo o juiz, ociosamente ou a requerimento, deve solicitar informao aos servios de reinsero social.
Artigo 47 Extino

1. As medidas cautelares extinguem-se: a) Quando tiver decorrido o prazo da sua durao; b) Com a suspenso do processo; c) Com o arquivamento do inqurito ou do processo; d) Com o trnsito em julgado da deciso. 2. As medidas cautelares extinguem-se, tambm, quando a deciso de primeira instncia, ainda que no transitada em julgado, no tiver aplicado qualquer medida ou tiver aplicado medida menos grave do que a de internamento tutelar. CAPTULO III Inqurito
Seco I Abertura Artigo 48. Denncia

1. As medidas cautelares so aplicadas por despacho do juiz, a requerimento do curador de menores durante o inqurito e, posteriormente, mesmo ociosamente. 2. A aplicao de medidas cautelares exige a audio prvia do curador de menores, se no for o requerente, do defensor e, sempre que possvel, dos pais, representante legal ou pessoa que tenha a guarda de facto do menor. 3. O despacho referido no n. 1 noticado ao menor e comunicado ao defensor, aos pais, representante legal ou pessoa que tenha a sua guarda de facto.
Artigo 43. Durao

1. Salvo o disposto no nmero seguinte, qualquer pessoa pode denunciar ao curador de menores ou a rgo de polcia criminal, facto qualicado pela lei como crime, praticado por menor que tenha completado doze anos e antes de perfazer dezasseis anos. 2. Se o facto for qualicado como crime, cujo procedimento depende de queixa ou de acusao particular, a legitimidade para a denncia cabe ao ofendido. 3. A denncia no est sujeita a formalismo especial, mas deve, sempre que possvel, indicar os meios de prova. 4. A denncia apresentada a rgo de polcia criminal transmitida, no mais curto prazo, ao curador de menores.
Artigo 49 Denncia obrigatria

1. A medida de guarda de menor em Centro Scio-Educativo tem o prazo mximo de trs meses, prorrogvel at ao limite mximo de mais trs meses em casos de especial complexidade, devidamente fundamentados. 2. O prazo de durao das restantes medidas cautelares de seis meses at deciso do tribunal de 1. instncia e de um ano at ao trnsito em julgado da deciso.
Artigo 44. Reviso

1. Ociosamente ou a requerimento, as medidas cautelares so substitudas, se o juiz concluir que a medida aplicada no realiza as nalidades pretendidas. 2. As medidas cautelares so revistas, ociosamente, de dois em dois meses. 3. O curador de menores e o defensor so ouvidos, se no forem os requerentes.

Sem prejuzo do disposto no n 2 do artigo anterior, a denncia obrigatria: a) Para os rgos de polcia criminal, quanto a factos de que tomem conhecimento; b) Para os funcionrios pblicos, quanto a factos de que tomem conhecimento no exerccio das suas funes e por causa delas.

10

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 50 Abertura Artigo 55. Diligncias

Adquirida a notcia do facto, o curador de menores determina a abertura de inqurito.


Seco II Formalidades Artigo 51. Direco, objecto e prazo

O inqurito constitudo pelas diligncias que se mostrarem necessrias e, quando til s nalidades do processo, por uma sesso conjunta de prova.
Artigo 56. Disciplina processual

1. O inqurito dirigido pelo curador de menores, assistido pelos servios de reinsero social e por rgos de polcia criminal. 2. O inqurito compreende o conjunto de diligncias que visam investigar a existncia de facto qualicado pela lei como crime e determinar a necessidade de educao do menor para o direito, com vista deciso sobre a aplicao de medida tutelar. 3. A assistncia dos servios de reinsero social tem por objecto a realizao dos meios de obteno da prova nos termos da lei 4. O prazo para a concluso do inqurito de trs meses, podendo, mediante despacho fundamentado, ser prorrogado por mais trs meses, em razo de especial complexidade.
Artigo 52. Cooperao

1. Os actos de inqurito efectuam-se pela ordem que o curador de menores reputar mais conveniente. 2. O curador de menores indefere, por despacho, os actos requeridos que no interessem nalidade do inqurito ou sirvam apenas para protelar o andamento do processo.
Artigo 57. Sesso conjunta de prova

A sesso conjunta de prova tem por objectivo examinar contraditoriamente os indcios recolhidos e as circunstncias relativas personalidade do menor e sua insero familiar, educativa e social, com a nalidade de fundamentar a suspenso do processo ou o despacho nal de promoo para a abertura da fase jurisdicional.
Artigo 58 Obrigao de comparncia na sesso conjunta de prova

O curador de menores pratica os actos e assegura os meios de prova necessrios realizao do inqurito e pode solicitar as diligncias e informaes que entender convenientes a qualquer entidade pblica ou privada.
Artigo 53. Audio do menor

1. Na sesso conjunta de prova obrigatria a presena do menor, do defensor e dos pais, representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto. 2. Quando se mostrar necessria nalidade do acto o curador de menores determina a comparncia do ofendido. 3. O Curador de Menores pode ainda determinar a comparncia de outras pessoas, nomeadamente o Centro Scio-Educativo e de reinsero social.
Artigo 59 Noticaes e adiamento da sesso conjunta de prova

1. Aberto o inqurito, o curador de menores ouve o menor, no mais curto prazo. 2. A audio pode ser dispensada quando for caso de arquivamento liminar e pode ser adiada no interesse do menor.
Artigo 54. Arquivamento liminar

1. O curador de menores procede ao arquivamento liminar do inqurito quando, sendo o facto qualicado como crime, punvel com pena de priso de mximo no superior a um ano e, perante a informao a que se refere o n. 2 do artigo 51, se revelar desnecessria a aplicao de medida tutelar scio-educativa, mais gravosa que a admoestao, face reduzida gravidade dos factos, conduta anterior e posterior do menor e sua insero familiar, educativa e social. 2. O despacho de arquivamento comunicado ao menor e aos pais, ao representante legal ou a pessoa que tenha a sua guarda de facto. 3. O despacho de arquivamento tambm noticado ao ofendido.

1. A noticao para a sesso conjunta de prova faz-se com a antecedncia mnima de cinco dias, com meno de segunda data para o caso de o menor no poder comparecer e da cominao das consequncias a que se referem os nmeros seguintes. 2. A sesso adiada, se o menor faltar. 3. Na ausncia de outras pessoas que tenham sido convocadas, o curador de menores decide sobre se a sesso deve ou no ser adiada. 4. A sesso conjunta de prova s pode ser adiada uma vez. 5. Se o menor faltar na data novamente designada, representado por defensor.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Seco III Suspenso do processo Artigo 60 Regime Seco IV Encerramento Artigo 62 Modalidades

11

1. Vericando-se a necessidade de medida tutelar, o curador de menores pode decidir pela suspenso do processo, quando, sendo o facto qualicado como crime punvel com pena de priso de mximo no superior a trs anos, os pais, representante legal ou quem tenha a guarda de facto do menor apresentem um plano de conduta que evidencie estar disposto a evitar, no futuro, a prtica de factos qualicados pela lei como crime. 2. O plano de conduta tambm subscrito pelo menor que tenha mais de catorze anos de idade. 3. Os pais do menor, seu representante legal ou quem tiver a sua guarda de facto, podem obter a cooperao dos servios de reinsero social para a elaborao e execuo do plano de conduta. 4. O plano de conduta pode consistir, nomeadamente: a) Na apresentao de desculpas ao ofendido; b) No ressarcimento, efectivo ou simblico, total ou parcial, do dano, com dispndio de dinheiro de bolso ou com a prestao de uma actividade a favor do ofendido, observados os limites xados no artigo 8.; c) Na consecuo de certos objectivos de formao pessoal nas reas escolar, prossional ou de ocupao de tempos livres; d) Na realizao de tarefas a favor da comunidade, observados os limites xados no artigo 9; e) Na no frequncia de determinados lugares ou no afastamento de certas redes de companhia. 5. Os pais, representante legal ou quem tiver a guarda de facto do menor so ouvidos sobre o plano de conduta, quando o no tenham subscrito. 6. A suspenso do processo faz-se pelo prazo mximo de um ano e interrompe o prazo do inqurito.
Artigo 61. Termo

O curador de menores encerra o inqurito, arquivandoo ou requerendo a abertura da fase jurisdicional.


Artigo 63. Arquivamento

1. O curador de menores arquiva o inqurito logo que conclua pela: a) Inexistncia do facto; b) Insucincia de indcios da prtica do facto; c) Desnecessidade de aplicao de medida tutelar, sendo o facto qualicado como crime punvel com pena de priso de mximo no superior a trs anos. 2. correspondentemente aplicvel o disposto no n. 3 do artigo 54.
Artigo 64. Interveno hierrquica

1. Da deciso de arquivamento cabe recurso hierrquico, no prazo de cinco dias. 2. No prazo de trinta dias, contado da data da noticao do despacho de arquivamento, o imediato superior hierrquico do curador de menores pode determinar o prosseguimento dos autos, indicando as diligncias ou a sequncia a observar.
Artigo 65. Requerimento para abertura da fase jurisdicional

Devendo o processo prosseguir, o curador de menores requer a abertura da fase jurisdicional.


Artigo 66. Requisitos do requerimento

1. No decurso do perodo de suspenso, o curador de menores determina o prosseguimento do processo, se vericar que no est a ser observado o plano de conduta. 2. Esgotado o prazo de suspenso e cumprido o plano de conduta, o curador de menores arquiva o inqurito; caso contrrio, o inqurito prossegue com as diligncias a que houver lugar. 3. Se, no perodo de suspenso, for recebida notcia de facto qualicado como crime imputado ao menor, a denncia ou participao junta aos autos e o inqurito prossegue, sendo o objecto do processo alargado aos novos factos. 4. correspondentemente aplicvel o disposto no n 3 do artigo 54..

O requerimento para abertura da fase jurisdicional contm: a) A identicao do menor, seus pais, representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto; b) A descrio dos factos, incluindo, quando possvel, o lugar, o tempo e motivao da sua prtica e o grau de participao do menor; c) A qualicao jurdico-criminal dos factos; d) A indicao de condutas anteriores, contemporneas ou posteriores aos factos e das condies de insero familiar, educativa e social que permitam avaliar da personalidade do menor e da necessidade da aplicao de medida tutelar;

12

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


e) A indicao da medida a aplicar ou das razes por que se torna desnecessria; f) Os meios de prova; g) A data e a assinatura.
Artigo 67 Princpio da no adeso Seco II Audincia Artigo 70 Designao da audincia

1. Realizadas as diligncias a que houver lugar, o juiz designa dia para a audincia. 2. A designao da audincia faz-se para a data mais prxima compatvel com a noticao das pessoas que nela devem participar. 3. Se o menor se encontrar sujeito a medida cautelar, a data de audincia designada com precedncia sobre qualquer outro processo. 4. O despacho que designa dia para a audincia contm: a) Indicao dos factos imputados ao menor e a sua qualicao criminal; b) Os pressupostos de conduta e de personalidade que justicam a aplicao de medida tutelar; c) A medida proposta; d) A indicao do lugar, dia e hora da audincia; e) A indicao de defensor, se no tiver sido constitudo. 5. As indicaes constantes das alneas a) a c) podem ser exaradas por remisso, no todo ou em parte, para o requerimento de abertura da fase jurisdicional. 6. O despacho noticado ao curador de menores. 7. O despacho, com o requerimento do curador de menores quando tenha havido remisso, ainda noticado ao menor, aos pais ou representante legal e ao defensor, com indicao de que podem ser apresentados meios de prova na audincia.
Artigo 71. Noticaes

O pedido civil deduzido em separado perante o tribunal competente. CAPTULO IV Fase jurisdicional
Seco I Natureza e actos preliminares Artigo 68. Natureza

1. A fase jurisdicional compreende: a) A comprovao judicial dos factos; b) A avaliao da necessidade de aplicao de medida tutelar; c) A determinao da medida tutelar; d) A execuo da medida tutelar. 2. A fase jurisdicional presidida pelo juiz.
Artigo 69. Despacho inicial

1. Recebido o requerimento para abertura da fase jurisdicional, o juiz: a) Verica se existem questes prvias que obstem ao conhecimento da causa; b) Arquiva o processo quando, sendo o facto qualicado como crime punvel com pena de priso de mximo superior a trs anos, lhe merecer concordncia a proposta do curador de menores no sentido de que no necessria a aplicao de medida tutelar. 2. No se vericando nenhuma das situaes referidas no nmero anterior, o juiz determina o prosseguimento do processo, mandando noticar o menor, os pais ou representante legal e o defensor de que podem: a) Requerer diligncias, no prazo de dez dias; b) Alegar, no mesmo prazo, ou diferir a alegao para a audincia; c) Indicar, no mesmo prazo, os meios de prova a produzir em audincia, se no requererem diligncias. 3. correspondentemente aplicvel o disposto no n 3 do artigo 54.

O despacho que designa dia para a audincia noticado s pessoas que nela devam comparecer, com a antecedncia mnima de oito dias.
Artigo 72. Local da audincia e trajo prossional

1. Ociosamente ou a requerimento, o juiz pode determinar que a audincia decorra fora das instalaes do tribunal, tendo em conta, nomeadamente, a natureza e gravidade dos factos e a idade, personalidade e condies fsicas e psicolgicas do menor. 2. Os magistrados, os advogados e os funcionrios de justia usam trajo prossional na audincia, salvo quando o juiz, ociosamente ou a requerimento, considerar que no aconselhvel, pela natureza ou gravidade dos factos, pela personalidade do menor ou pela nalidade da interveno tutelar.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 73. Audio separada Artigo 77. Comparncia do menor

13

1. O juiz pode ordenar que o menor ou qualquer outra pessoa que tenha sido chamada ao processo, sejam temporariamente afastados do local da audincia, quando houver razes para crer que a sua presena possa: a) Afectar o menor na sua integridade psquica, diminuir a sua espontaneidade ou prejudicar a sua capacidade de reconstituio dos factos; b) Inibir qualquer participante de dizer a verdade. 2. Voltando ao local da audincia, o menor resumidamente informado pelo juiz do que se tiver passado na sua ausncia. 3. O juiz pode ouvir as pessoas separadamente ou em conjunto.
Artigo 74. Assistncia

1. Em caso de falta do menor, a audincia adiada e os pais, representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto devem apresentar justicao no prprio dia, em que se especique a razo da impossibilidade e o tempo provvel da durao do impedimento. 2. Sempre que possvel, a justicao de falta acompanhada de prova, sendo exigido atestado mdico, se o motivo for doena.
Artigo 78. Medida compulsria

1. Se se tornar necessrio para assegurar a realizao da audincia, o juiz emite mandados de deteno do menor e determina as diligncias necessrias para a realizao da audincia no mais curto prazo, que no pode exceder doze horas. 2. correspondentemente aplicvel o disposto na alnea b) do artigo 34.
Artigo 79 Formalidades

1. O juiz assegura que a prova seja produzida de forma a no ferir a sensibilidade do menor ou de outros menores envolvidos e que o decurso dos actos lhes seja acessvel, tendo em conta a sua idade e o seu grau de desenvolvimento intelectual e psicolgico. 2. Para efeito do disposto no nmero anterior, o juiz pode determinar a assistncia de mdicos, de psiclogos, de outros especialistas ou de pessoa da conana do menor e determinar a utilizao dos meios tcnicos ou processuais que lhe paream adequados.
Artigo 75. Organizao e regime da audincia

1. Aberta a audincia, o juiz expe o objecto e a nalidade do acto, em linguagem simples e clara, de forma a ser compreendido pelo menor, tendo em ateno a sua idade e grau de desenvolvimento. 2. De seguida, se no considerar que a medida proposta pelo curador de menores desproporcionada ou desadequada e no se tratar de medida tutelar de internamento, o juiz: a) Interroga o menor e pergunta-lhe se aceita a proposta; b) Ouve, sobre a proposta, os pais ou o representante legal do menor, o defensor e, se estiver presente, o ofendido. 3. No sendo obtido consenso proposta referida no nmero anterior, o juiz pode continuar a procurar consenso para outra medida que considere adequada, salvo a medida tutelar de internamento, determinando a interveno dos servios de reinsero social, suspendendo a audincia, por prazo no superior a 30 dias. 4. Se for obtida a concordncia de todos, o juiz homologa a proposta do curador de menores, ou aplica a medida proposta, nos termos do nmero anterior.
Artigo 80 Continuao da audincia

1. A audincia contnua, decorrendo sem interrupo ou adiamento at ao encerramento, salvo as suspenses necessrias para alimentao e repouso dos participantes. 2. Na organizao da agenda e na programao das sesses, so especialmente ponderadas a idade e a condio fsica e psicolgica do menor.
Artigo 76 Deveres de participao e de presena

1. obrigatria a participao na audincia do curador de menores e do defensor. 2. So convocados para a audincia: a) O menor; b) Os pais, representante legal ou quem tenha a guarda de facto do menor; c) O ofendido; d) Qualquer pessoa cuja participao seja necessria para assegurar as nalidades da audincia. 3. Ociosamente ou a requerimento, o juiz pode dispensar a comparncia do menor ou de quaisquer outras pessoas, ou ouvi-los separadamente, se o interesse do menor o justicar.

1. Quando considerar desproporcional ou desadequada a medida proposta pelo curador de menores, ou no existir consenso sobre ela e, bem assim, se a proposta respeitar a medida tutelar de internamento, o juiz determina a prossecuo da audincia e expe as questes que considera relevantes para a soluo do caso, precisando as que so controvertidas.

14

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


declaraes, podendo o curador de menores e o defensor requerer que sejam aditados os elementos que se mostrarem necessrios boa deciso da causa.
Artigo 85. Alegaes

2. De seguida, indica os meios de prova a produzir e concede a palavra ao curador de menores e ao defensor para dizerem se tm provas complementares a oferecer, deferindo as que considerar necessrias ao esclarecimento do caso. 3. Segue-se a produo de prova, decidindo o juiz, por despacho, os incidentes que sobre ela se suscitarem.
Artigo 81 Regime das provas

1. Produzida a prova, o juiz concede a palavra ao curador de menores e ao defensor para alegaes, por trinta minutos cada uma, prorrogvel por mais quinze, se o justicar a complexidade da causa. 2. Ociosamente ou a requerimento, o juiz pode ouvir o menor e os pais, o representante legal ou quem tiver a sua guarda de facto, at ao encerramento da audincia. 3. Encerrada a audincia, o juiz recolhe para decidir, podendo fazer-se acompanhar pelos tcnicos do servio de reinsero social para serem auscultados, sobre a medida tutelar a ser aplicada e sobre o modo da sua execuo. 4. Em caso de complexidade, designada data para leitura da deciso, dentro de cinco dias.
Artigo 86. Deciso

1. Para a formao da convico do tribunal e a fundamentao da deciso, valem apenas as provas produzidas ou examinadas em audincia. 2. Ressalvam-se do disposto no nmero anterior, as provas contidas em actos processuais, cuja leitura, em audincia, seja permitida nos termos dos artigos seguintes.
Artigo 82. Leitura de autos

1. Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, permitida a leitura em audincia de autos de qualquer das fases do processo tutelar scio-educativo que no contenham declaraes do menor, seus pais, representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto. 2. A leitura de declaraes anteriormente prestadas pelo menor, pelos pais ou representante legal ou por quem tenha a sua guarda de facto permitida: a) A pedido dos prprios ou, se no houver oposio, independentemente da entidade perante a qual tenham sido prestadas; b) Quando tenham sido prestadas perante a autoridade judiciria.
Artigo 83. Declaraes e inquiries

1. A deciso inicia-se por um relatrio que contm: a) A identicao do menor e dos pais, representante legal ou de quem tenha a sua guarda de facto e do ofendido, quando o houver; b) A indicao dos factos imputados ao menor, sua qualicao e medida tutelar proposta, se a houver. 2. Ao relatrio segue-se a fundamentao que consiste na enumerao dos factos provados e no provados, indicao da sua qualicao e exposio, to completa quanto concisa, das razes que justicam o arquivamento ou a aplicao de medida tutelar, com indicao das provas que serviram para formar a convico do tribunal. 3. A deciso termina pela parte dispositiva que contm: a) As disposies legais aplicveis; b) A deciso de arquivamento ou de aplicao de medida tutelar; c) A designao das entidades, pblicas ou privadas, a quem deferida a execuo da medida tutelar e o seu acompanhamento; d) O destino a dar a coisas ou objectos relacionados com os factos; e) A comunicao da deciso ao servio de reinsero social; f) A data e a assinatura do juiz. 4. No caso de ser aplicada medida de internamento, o tribunal indica o regime de execuo da medida.

1. O menor, os pais, o representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto so ouvidos pelo juiz. 2. Se o interesse do menor no o desaconselhar e for requerido, o juiz pode autorizar que o curador de menores e o defensor inquiram directamente os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de facto do menor. 3. As testemunhas, os peritos e os consultores tcnicos so inquiridos directamente pelo curador de menores e pelo defensor. 4. O curador de menores e o defensor podem sempre propor a formulao de perguntas adicionais.
Artigo 84 Documentao

1. As declaraes prestadas em audincia so documentadas em acta quando o tribunal dispuser de meios idneos para assegurar a sua reproduo integral. 2. Se o tribunal no dispuser dos meios referidos no nmero anterior, o juiz dita para a acta uma smula das

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 87. Publicidade da deciso Artigo 91. mbito do recurso

15

1. obrigatria a presena do menor na sesso em que for tornada pblica ou lida a deciso, salvo se, no seu interesse, for dispensada. 2. tambm obrigatria a presena do curador de menores e do defensor. 3. A deciso explicada ao menor. 4. A leitura da deciso equivale sua noticao.
Seco IV Recursos Artigo 88. Admissibilidade do recurso

1. O recurso abrange toda a deciso. 2. O recurso interposto em matria de facto aproveita a todos os menores que tenham sido julgados no mesmo processo.
Artigo 92. Efeito do recurso

1. No exame preliminar, o relator verica se deve manter o efeito atribudo ao recurso e conrma-o ou altera-o, determinando, neste caso, as providncias adequadas. 2. O recurso interposto de deciso que aplique ou mantenha medida cautelar decidido no prazo mximo de quinze dias.
Artigo 93 Conferncia e repetio da prova

1. S permitido recorrer de deciso que: a) Ponha termo ao processo; b) Aplique ou mantenha medida cautelar; c) Aplique ou reveja medida tutelar; d) Recuse impedimento deduzido contra o juiz ou o curador de menores; e) Condene no pagamento de quaisquer importncias; f) Afecte direitos pessoais ou patrimoniais do menor ou de terceiros. 2. O recurso interposto para o tribunal judicial de segunda instncia, se houver, ou para o Supremo Tribunal de Justia, que julgam denitivamente, de facto e de direito. 3. O juiz do tribunal recorrido xa provisoriamente o efeito do recurso.
Artigo 89. Prazo de interposio

O recurso julgado em conferncia, sendo o processo reencaminhado primeira instncia para repetio ou complemento de prova, quando se mostre necessrio para habilitar a instncia a formular a sua deciso nal. TTULO III EXECUO DAS MEDIDAS CAPTULO I Princpios Gerais
Artigo 94 Exequibilidade das decises

A execuo de medida s pode ter lugar por fora de deciso transitada em julgado que determine a medida aplicada.
Artigo 95 Entidades encarregadas de acompanhar e assegurar a execuo das medidas tutelares scio-educativas

1. O prazo para interposio do recurso de cinco dias. 2. Se o recurso for interposto por declarao na acta, a motivao pode ser apresentada no prazo de cinco dias, contado da data da interposio.
Artigo 90. Legitimidade

1. Sem prejuzo de poderes especcos de acompanhamento e promoo de medidas que entender necessrias para ou durante a execuo da medida tutelar aplicada ao menor e que cam incumbidos ao curador de menores, na deciso o tribunal xa a entidade encarregada de acompanhar e assegurar a execuo da medida aplicada. 2. Exceptuados os casos em que a entidade encarregada de acompanhar e assegurar a execuo da medida est determinada na lei, o tribunal pode encarregar da sua execuo a servio pblico, instituio de solidariedade social, organizao no governamental e qualquer outra entidade, pblica ou privada, ou pessoa, a ttulo individual, considerados idneos.
Artigo 96. Dever de informao

Tm legitimidade para recorrer: a) O curador de menores, mesmo no interesse do menor; b) O menor, os pais, o representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto; c) Qualquer pessoa que tiver a defender direito afectado pela deciso.

1. As entidades encarregadas de acompanhar e assegurar a execuo das medidas, informam o tribunal,

16

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


enumerao no n. 1 do artigo 4., e, relativamente s modalidades de cada uma, pelo grau de limitao que, em concreto, impliquem na autonomia de deciso e de conduo de vida do menor.
Artigo 99 Recursos

nos termos e com a periodicidade estabelecida na lei, ou, sendo esta omissa, por este determinados, sobre a execuo da medida aplicada e sobre a evoluo do processo educativo do menor, bem como sempre que se veriquem circunstncias susceptveis de fundamentar a reviso das medidas. 2. O menor, os pais, o representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto e o defensor tm acesso, nos termos previstos na lei, s informaes referidas no nmero anterior, sempre que o solicitem e o tribunal autorize.
Artigo 97 Processo individual do menor

1. O menor, os pais, o representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto e o defensor podem interpor recurso de qualquer deciso tomada durante a execuo de medida tutelar que imponha restries superiores s decorrentes da deciso judicial. 2. O recurso dirigido, por escrito, ao tribunal competente para a execuo, que decide em denitivo. 3. O tribunal pode xar efeito suspensivo ao recurso, relativamente s decises susceptveis de alterar substancialmente as condies de execuo da medida. 4. O recurso decidido no prazo de cinco dias a contar da data do seu recebimento, ouvidos o curador de menores e as pessoas que o tribunal considere necessrias.
Artigo 100 Extino das medidas tutelares scio-educativas

1. A informao relativa a menor submetido a medida tutelar scio-educativa integra um processo individual, organizado pelo servio de reinsero social. 2. Por cada menor organizado um nico processo. 3. O acesso ao processo individual reservado s entidades e pessoas previstas na lei, podendo o juiz, nos casos em que esteja em causa a intimidade do menor ou de outras pessoas, restringir o direito de acesso. 4. O disposto no nmero anterior no aplicvel ao ministrio pblico. 5. Os processos referidos no presente artigo so obrigatoriamente destrudos, decorridos cinco anos sobre a data da cessao da ltima medida tutelar scio-educativa aplicada por facto qualicado de crime cometido antes de atingir a idade da imputabilidade penal.
Artigo 98 Execuo sucessiva de medidas tutelares scio-educativas

O tribunal competente para a execuo declara extinta a medida, noticando por escrito o menor, o defensor, os pais, o representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto e a entidade encarregada de acompanhar e assegurar a execuo. CAPTULO II Reviso das medidas Tutelares Socio-Educativas
Artigo 101. Pressupostos

1. Quando for determinada a execuo sucessiva de medidas tutelares scio-educativas no mesmo processo, a ordem pela qual so executadas xada pelo tribunal, que pode ouvir, para o efeito, as pessoas, entidades ou servios que entender convenientes. 2. No caso de execuo sucessiva de medidas tutelares scio-educativas, a execuo efectua-se por ordem decrescente do grau de gravidade, salvo quando o tribunal entender que a execuo prvia de uma determinada medida favorece a execuo de outra aplicada ou entender que a situao concreta e o interesse do menor aconselham execuo segundo ordem diferente. 3. Para efeito do disposto no nmero anterior: a) A execuo de medida de internamento prevalece sobre a execuo das restantes medidas, cujo cumprimento se suspende, se for o caso; b) A execuo de medida de internamento de regime mais restritivo prevalece sobre medida de internamento de regime menos restritivo, cujo cumprimento se suspende, se for o caso. 4. O grau de gravidade das medidas tutelares scio-educativas afere-se pela ordem crescente da sua

1. A medida tutelar revista quando: a) A execuo se tiver tornado impossvel, por facto no imputvel ao menor; b) A execuo se tiver tornado excessivamente onerosa para o menor; c) No decurso da execuo a medida se tiver tornado desajustada ao menor, por forma que frustre manifestamente os seus ns; d) A continuao da execuo se revelar desnecessria devido aos progressos educativos alcanados pelo menor; e) O menor se tiver colocado intencionalmente em situao que inviabilize o cumprimento da medida; f) O menor tiver violado, de modo grosseiro ou persistente, os deveres inerentes ao cumprimento da medida; g) O menor, com mais de 16 anos, cometer infraco criminal.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 102. Modalidades e periodicidade da reviso das medidas tutelares scio-educativas

17

1. A reviso tem lugar, ociosamente, a requerimento do curador de menores, do menor, do defensor, dos pais, do representante legal, ou de quem tenha a sua guarda de facto ou mediante proposta dos servios de reinsero social. 2. A reviso ociosa pode ter lugar a todo o tempo, sendo obrigatria decorrido um ano aps: a) O incio da execuo da medida; b) A anterior reviso; c) A aplicao de medida cuja execuo no se tiver iniciado, logo que for cumprido mandado de conduo do menor ao local que o tribunal tiver determinado. 3. Para efeitos de se dar incio ao processo de reviso, nos termos da alnea c) do nmero anterior, a entidade encarregada de acompanhar e assegurar a execuo da medida comunica, de imediato, ao tribunal competente a data do incio da execuo. 4. A medida de internamento, em regime semiaberto e em regime fechado, obrigatoriamente revista seis meses aps o incio da execuo ou a anterior reviso. 5. A reviso, a requerimento, de medidas tutelares scio-educativas pode ter lugar a todo o tempo, salvo no caso da medida de internamento. 6. A reviso, a requerimento, da medida de internamento pode ter lugar trs meses aps o incio da sua execuo ou aps a ltima deciso de reviso. 7. No caso de reviso a requerimento das pessoas referidas no n. 1, o juiz deve ouvir o curador de menores, o menor e a entidade encarregada da execuo da medida. Nos restantes casos, ouve o menor, sempre que o entender conveniente. 8. No caso previsto no n. 2 do artigo anterior, o juiz ouve o curador de menores, o menor e os servios de reinsero social. 9. A deciso de reviso noticada ao menor, ao defensor, aos pais, ao representante legal ou a quem tenha a sua guarda de facto e s entidades encarregadas da execuo.
Artigo 103. Efeitos da reviso das medidas tutelares scio-educativas no institucionais

c) Substituir a medida por outra mais adequada, igualmente no institucional, desde que tal no represente para o menor uma maior limitao na sua autonomia de deciso e de conduo da sua vida; d) Reduzir a durao da medida; e) Pr termo medida, declarando-a extinta. 2. Quando proceder reviso das medidas no institucionais, pelas razes indicadas nas alneas e) e f) do artigo 101, o juiz pode: a) Advertir solenemente o menor para a gravidade da sua conduta e para as eventuais consequncias da decorrentes; b) Modicar as condies da execuo da medida; c) Substituir a medida por outra mais adequada, igualmente no institucional, mesmo que tal represente para o menor uma maior limitao na sua autonomia de deciso e de conduo da sua vida; d) Ordenar o internamento em regime semiaberto, por perodo de um a quatro ns-de-semana. 3. A substituio da medida, nos termos previstos na alnea c) do n 1 e na alnea c) do n 2, pode ser determinada por tempo igual ou inferior ao que falte para o cumprimento da medida substituda.
Artigo 104 Efeitos da reviso da medida de internamento

1. Quando proceder reviso da medida de internamento pelas razes indicadas nas alneas a) a d) do artigo 101., o tribunal pode: a) Manter a medida aplicada; b) Reduzir a durao da medida; c) Modicar o regime da execuo, estabelecendo um regime mais aberto; d) Substituir a medida de internamento por qualquer medida no institucional, por tempo igual ou inferior ao que falte cumprir; e) Suspender a execuo da medida, por tempo igual ou inferior ao que falte para o seu cumprimento, sob condio de o menor no voltar a praticar qualquer facto qualicado como crime; f) Pr termo medida aplicada, declarando-a extinta. 2. Quando proceda reviso da medida de internamento em Centro Scio-Educativo pelas razes indicadas nas alneas e) e f) do artigo 101., o juiz pode, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte: a) Advertir solenemente o menor para a gravidade da sua conduta e para as eventuais consequncias da decorrentes;

1. Quando proceder reviso das medidas no institucionais, pelas razes indicadas nas alneas a) a d) do artigo 101, o tribunal pode: a) Manter a medida aplicada; b) Modicar as condies da execuo da medida;

18

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


b) Prorrogar a medida aplicada, sem alterao do respectivo regime, por um perodo at um sexto da sua durao, nunca excedendo o limite mximo legal de durao previsto; c) Modicar o regime da execuo, substituindo-o por outro de grau imediatamente mais restritivo, pelo tempo que falte cumprir. CAPTULO IV Internamento em Centro Scio-Educativo
Artigo 108 Remisso

execuo da medida tutelar de internamento so aplicveis as disposies do Ttulo IV do presente diploma. TTULO IV CENTROS SOCIO-EDUCATIVOS CAPTULO I Disposies Gerais
Artigo 109 Objecto

3. A substituio do regime de execuo, nos termos da alnea c) do nmero anterior, apenas pode ser determinada quando, consoante o caso, se veriquem os pressupostos previstos nos nmeros 3 e 4 do artigo 17., sendo correspondentemente aplicvel, com as devidas adaptaes, o disposto no artigo 151.. 4. O disposto no n. 1 aplicvel, com as devidas adaptaes, aos casos de reviso obrigatria da medida a que se refere o n. 2 do artigo 102. CAPTULO III Regras de execuo das medidas no institucionais
Artigo 105 Admoestao

Os Centros Scio-Educativos, adiante designados Centros, so estabelecimentos destinados colocao de menores, com doze anos de idade e antes de perfazerem dezasseis, a quem tenham sido aplicados judicialmente medida tutelar scio-educativa de internamento nos termos do presente diploma.
Artigo 110 Natureza e nalidades dos Centros

1. A medida de admoestao executada imediatamente, se houver renncia ao recurso, ou no prazo de oito dias contado do trnsito em julgado da deciso. 2. A admoestao feita na presena do defensor do menor e do curador de menores, podendo o juiz autorizar a presena de outras pessoas, se a considerar conveniente. 3. Os pais do menor, o representante legal ou quem tiver a sua guarda de facto podem estar presentes, salvo se o juiz entender que a isso se ope o interesse do menor.
Artigo 106. Reparao ao ofendido e realizao de tarefas a favor da comunidade

1. Os Centros funcionam junto dos Servios de Reinsero Social do departamento governamental responsvel pela rea da justia. 2. Os Centros destinam-se exclusivamente: a) execuo de medida tutelar scio-educativa de internamento; b) medida provisria de guarda cautelar; c) colocao provisria para efeitos da apresentao prevista no nmero 3 artigo 38 do presente diploma. 3. A deciso judicial de colocao do menor no Centro, sempre precedida de audio da direco do Centro, destinada, designadamente, informao sobre a existncia de vaga. 4. Sempre que se mostre aconselhvel a aplicao de medida tutelar de internamento e haja inexistncia de vaga no Centro na Comarca da residncia do educando, o Tribunal pode decidir pela sua colocao noutro Centro que se achar disponvel, dando-se sempre preferncia ao que existir na ilha onde ele resida. 5. Na falta de Centros nas condies do nmero anterior, o tribunal deve sustar a adopo da medida de internamento, que ser substituda, enquanto perdurar a falta de vaga, por obrigaes de conduta que se mostrarem mais prximas da realizao do m a que se propem com aquela interveno tutelar, salvo se se tratar de medida de internamento em regime fechado, caso em que o educando recolhido em instalaes prprias e adequadas de entidade policial, sem ser encarcerado,

1. No caso de aplicar a medida de reparao ao ofendido, nas modalidades previstas nas alneas b) e c) do n. 1 do artigo 8, o tribunal pode encarregar os servios de reinsero social de acompanhar a execuo da medida. 2. No caso de aplicar a medida de realizao de tarefas a favor da comunidade, incumbe aos servios de reinsero social acompanhar a execuo da medida sempre que esse acompanhamento no possa ser adequadamente assegurado pela entidade destinatria da prestao ou da tarefa.
Artigo 107 Outras medidas no institucionais

Incumbe aos servios de reinsero social acompanhar a execuo das demais medidas no institucionais previstas no presente diploma.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


sendo-lhe ministrados os cuidados e a assistncia mdica, psicolgica e social que forem aconselhados pela sua idade, sexo e condies individuais. 6. Conta-se, como tempo de internamento, o perodo em que o menor car submetido a qualquer das medidas provisrias referidas no nmero anterior. CAPTULO II Criao, Composio e Funcionamento dos Centros e Comisses de Acompanhamento
Artigo 111 Criao dos Centros e das Comisses de Acompanhamento

19

d) Tomar conhecimento do Plano Educativo Pessoal (PEP) e da evoluo da situao de cada educando; e) Tomar conhecimento regular dos procedimentos disciplinares em curso e das medidas disciplinares aplicadas aos educandos e avaliar os seus efeitos pedaggicos; f) Tomar conhecimento e decidir das exposies, queixas e reclamaes apresentados pelos educandos, pelos pais, representante legais ou defensores, relativos a decises ou ao funcionamento do Centro; g) Exercer os demais poderes que, por lei, regulamento interno, delegao ou subdelegao, lhe sejam conferidos.
Artigo 114 Director

Os Centros so criados por Portaria do membro do Governo responsvel pela rea da Justia, que nesse mesmo diploma designa uma Comisso destinada a acompanhar a actividade dos mesmos.
Artigo 112 Composio e Funcionamento da Comisso de Acompanhamento

1. A Comisso de Acompanhamento, referida no artigo anterior, composta por cinco membros, designados pelo membro do governo responsvel pela rea da justia, mediante proposta do servio de reinsero social, dentre cidados de reconhecida idoneidade cvica. 2. A Comisso de Acompanhamento rene, ordinariamente, uma vez por ms e, extraordinariamente, por sua iniciativa ou mediante proposta de, pelo menos, dois membros da comisso, e, excepcionalmente, por convocatria urgente do director do Centro, efectuada por qualquer meio. 3. As reunies so convocadas, por escrito, com um mnimo de cinco dias de antecedncia, devendo a convocatria conter a agenda de trabalhos, sem prejuzo do disposto quanto a convocatrias urgentes em que a reunio ter lugar no mais curto espao de tempo possvel. 4. Das actas das reunies so lavrados extractos das decises relativas a cada educando, para efeitos judiciais ou outros.
Artigo 113 Competncias da Comisso de Acompanhamento

1. O Centro dirigido por um Director, a quem compete, nomeadamente: a) Coordenar, globalmente, todas as actividades desenvolvidas no mbito do Centro; b) Coordenar e orientar as actividades relacionadas com o apoio, acompanhamento e manuteno dos educandos, mantendo com estes contacto directo; c) Submeter aprovao da Comisso de Acompanhamento e dar conhecimento ao servio da reinsero social, dentro dos prazos que lhe forem xados, do projecto de interveno educativa e o regulamento interno do Centro; d) Assegurar a execuo do projecto de interveno educativa e o cumprimento do regulamento interno do Centro, bem como das leis, regulamentos, decises e orientaes aplicveis ao Centro; e) Aprovar as informaes, avaliaes, relatrios e percias elaborados sobre os educandos, f) Submeter aprovao do servio de reinsero social, dentro dos prazos que lhe forem xados, o plano e o relatrio anual de actividades, bem como o oramento e as contas do Centro; g) Assegurar a permanente articulao do Centro com os tribunais e com entidades pblicas e particulares que intervm em reas de interesse para o desenvolvimento da actividade do Centro; h) Autorizar o internamento hospitalar do educando e, em casos de urgncia, exames de diagnstico

Comisso de Acompanhamento compete pronunciarse sobre todas as matrias relacionadas com a interveno educativa do Centro, nomeadamente: a) Apreciar e aprovar as propostas de projecto de interveno educativa e de regulamento interno do Centro, bem como as propostas de alterao dos mesmos; b) Apreciar o plano e o relatrio anual de actividades do Centro; c) Tomar conhecimento de todas as decises judiciais relativas aos educandos;

20

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


ou outras intervenes que requeiram anestesia geral, dando de, imediato, conhecimento do facto ao tribunal e aos pais, representante legal ou pessoa que detenha a guarda do educando; i) Exercer os demais poderes que, por lei, regulamento, delegao ou subdelegao, lhe sejam conferidos. ou mandado das autoridades judicirias e deve ser acompanhada da respectiva ordem ou mandado de conduo que, inequivocamente, determine a colocao do educando no Centro, bem como a durao do internamento. 2. Compete ao servio de reinsero social a entrega do menor ao Centro, para execuo da medida judiciria referida no nmero anterior. 3. Sempre que se mostre necessrio ao cumprimento da ordem ou mandado referidos no nmero anterior o servio de reinsero social deve solicitar a colaborao das entidades policiais para o efeito.
Artigo 119 Cessao do internamento

2. O director coadjuvado, no exerccio das suas funes, por um tcnico, que o substitui nas suas faltas e impedimentos.
Artigo 115 Educandos

Para efeitos do presente diploma, consideram-se educandos os menores colocados nos Centros Scio-Educativos, em cumprimento de decises judiciais. CAPTULO III Principios Orientadores
Artigo 116 Princpios orientadores da interveno dos Centros

1. O internamento cessa mediante mandado da autoridade judicial competente. 2. Na preparao da sada do educando por cessao do internamento, o Centro deve envolver os pais, o representante legal ou pessoa que detenha a sua guarda, bem como, quando necessrio e com respeito pelos seus direitos e preservao da sua dignidade e intimidade, os servios da comunidade que possam contribuir para a sua reinsero. CAPTULO V Execuo da medida
Artigo 120 Articulao do Centro com o tribunal e o servio de reinsero social

1. A interveno dos Centros subordina-se ao princpio de que o educando sujeito de direitos e deveres e de que mantm todos os direitos pessoais e sociais cujo exerccio no seja incompatvel com a execuo da medida aplicada. 2. Os programas e mtodos pedaggicos e teraputicos utilizados nos Centros, subordinam-se ao princpio da adequao, considerando a nalidade e a durao do internamento e as necessidades do educando, nomeadamente ao nvel do seu desenvolvimento pessoal e social e do reforo do seu sentido de responsabilidade.
Artigo 117 Dever de colaborao

Aos pais, ao representante legal ou pessoa que detenha a guarda de facto do menor, incumbe o dever de colaborao com os Centros, nomeadamente: a) Prestar as informaes que lhe sejam solicitadas e avisar imediatamente o Centro das ocorrncias relevantes para o processo educativo e para a sade e estabilidade emocional do educando; b) Cumprir as regras do Centro relativas a visitas e contactos com o educando; c) Colaborar, com as autoridades judicirias, com o Centro e com as entidades policiais na reconduo do educando, quando este se encontre em situao de ausncia no autorizada. CAPTULO IV Medida de colocao de menor
Artigo 118 Colocao e apresentao

1. Para alm do envio, nos prazos xados pelo tribunal, das informaes e relatrios solicitados, o director do Centro deve manter com o tribunal, o curador de menores e o servio de reinsero social uma constante articulao, prestando informao oportuna e adequada sobre as ocorrncias relevantes no processo de execuo da medida aplicada, apresentando as propostas que considere adequadas e solicitando os esclarecimentos necessrios correcta execuo da mesma. 2. O director do Centro deve enviar ao tribunal, ao curador de menores e ao servio de reinsero social, no prazo mximo de quarenta e oito horas aps a sua vericao, informao sobre as seguintes situaes ou ocorrncias: a) Recusa ou suspenso de visitas ou de comunicaes escritas ou telefnicas aos pais, representante legal ou pessoa que detenha a guarda do educando; b) Instaurao e deciso de procedimento disciplinar, bem como deciso sobre reclamao da aplicao de medida disciplinar; c) Indcios da prtica de ilcito penal pelo educando ou em que o educando ofendido; d) Doena grave ou acidente de que resulte interrupo ou impedimento de frequncia de actividades formativas por perodo previsvel superior a um ms;

1. A apresentao do educando no Centro para execuo da medida de internamento, depende, sempre, de ordem

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


e) Internamento hospitalar; f) Recusa de tratamento clnico; g) Tentativa de suicdio; h) Greve de fome. 3. A ausncia, no autorizada, comunicada ao tribunal e ao curador de menores, no prazo de 24 horas.
Artigo 121

21

Centro, no possam car na sua posse, ser lavrado um auto de entrega ao Centro com a descrio dos bens, datado e assinado pelo tcnico que proceda recepo do educando e pelo responsvel pela entrega ou conduo do educando ao Centro. 6. O original do auto deve constar do processo individual, sendo entregue uma cpia ao educando.
Artigo 124 Sadas

Colaborao com as autoridades policiais O Centro deve manter estreita colaborao com as entidades policiais, e, sempre que se veriquem, no permetro interno ou externo do Centro, situaes susceptveis de pr em causa a ordem e a segurana do mesmo, o director ou, na sua ausncia, qualquer outro funcionrio do Centro, deve dar conhecimento imediato s autoridades policiais, solicitando a adopo de medidas adequadas ao caso.
Artigo 122 Execuo da medida

1. Na sua interveno, o Centro deve incluir sadas controladas regulares, da totalidade ou de grupos de educandos, para prossecuo de actividades formativas, culturais ou recreativas. 2. As sadas individuais so limitadas ao cumprimento de obrigaes judiciais, satisfao de necessidades de sade ou outros motivos igualmente ponderosos, sendo sempre acompanhadas por funcionrios do Centro e limitadas ao tempo mnimo indispensvel e precedidas de autorizao escrita do director do Centro.
Artigo 125 Interveno hospitalar

1. O Centro deve proporcionar ao educando diferentes opes de actividades formativas, desportivas e de tempos livres, fazendo intervir, sempre que possvel, elementos da comunidade na animao dessas actividades. 2. O Centro deve proporcionar ao educando apoio psicolgico e teraputico individualizado, de forma a ajudlo a ultrapassar as diculdades pessoais e sociais que apresenta, nomeadamente as que motivaram a aplicao da medida de internamento.
Artigo 123 Acolhimento

Em situao de doena que exija urgente interveno teraputica que no possa ser prestada no Centro sem agravar o estado clnico do educando, o director pode proceder sua evacuao para estabelecimento hospitalar adequado, informando o tribunal e o curador de menores, em prazo no inferior a doze horas.
Artigo 126 Projecto de interveno educativa

1. A actividade de cada Centro concretiza-se no projecto de interveno educativa. 2. O projecto de interveno educativa especca, sempre que possvel, a programao faseada da interveno, diferenciando os objectivos em cada fase e os respectivos sistemas de reforos, positivos e negativos, dentro dos limites xados pelo presente diploma.
Artigo 127 Regulamento interno

1. No momento do acolhimento do educando, deve serlhe proporcionado um ambiente de empatia e de ajuda, que o auxiliem a compreender o sentido da deciso de internamento e a aceitar as regras do Centro. 2. O acolhimento inclui a visita orientada ao Centro, a informao completa e esclarecedora dos seus direitos e deveres, das regras de funcionamento quanto a horrios e actividades, do regime disciplinar, bem como dos procedimentos para efectuar pedidos, apresentar queixas e interpor recursos. 3. O disposto no nmero anterior aplicvel, com as devidas adaptaes, aos pais, representante legal ou pessoa que detenha a guarda do educando, quando os mesmos acompanhem o educando na apresentao ou em momento posterior. 4. O tcnico responsvel pelo acolhimento deve certicar-se, atravs de documento de identicao, ou, na sua falta, de outro meio idneo, se a identidade do educando corresponde referida na deciso judicial que determina o internamento. 5. Dos objectos e valores pessoais que o educando seja portador e que, segundo o regulamento interno do

1. Com vista a garantir a convivncia tranquila e ordenada dos educandos e a assegurar a realizao do projecto de interveno educativa obrigatria a existncia, em cada Centro, de um regulamento interno. 2. Constituem matrias a consagrar no regulamento interno, nomeadamente, as seguintes: a) Horrios e regimes de funcionamento interno; b) Regras para o acolhimento dos educandos; c) Regime disciplinar; d) Regras de atribuio de prmios a educandos; e) Normas de higiene e segurana; f) Regime de visitas ao Centro; g) Objectos pessoais cuja posse autorizada, e em que circunstncias.

22

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 132 Entrega de documentos, bens e valores

3. Deve, ainda, constar do regulamento interno a organizao dos servios e a orgnica do centro, nomeadamente a composio da equipa de coordenao. 4. Os regulamentos so aprovados pela Comisso de Acompanhamento do Centro, prevista no artigo 111 do presente diploma, sob proposta do seu director e homologados por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da Justia.
Artigo 128 Planos de actividades

1. No momento da sada, por cessao do internamento, ao educando devem ser entregues os documentos pessoais, os certicados de habilitaes escolares e prossionais e os bens e valores que lhe pertencem e que se encontrem guarda do Centro. 2. Dos certicados de habilitaes escolares e prossionais no deve constar qualquer meno que permita a identicao do cumprimento de medida tutelar. 3. A entrega acompanhada de uma relao de documentos, bens e valores recebidos, a qual ser assinada em duplicado, cando um exemplar no processo individual do educando.
Artigo 133 Dinheiro

As actividades que integram o projecto de interveno educativa dos Centros, so desenvolvidas e concretizadas em planos trimestrais.
Artigo 129 Processo individual do educando

1. As decises judiciais e os documentos tcnicos que integram o processo individual elaborado nos termos do artigo 97, so transferidos para o Centro durante o perodo em que o menor esteja a cumprir nele uma medida tutelar scio-educativa de internamento. 2. O acesso ao processo individual no Centro reservado s pessoas autorizadas pelo director, podendo o juiz, nos casos em que esteja em causa a intimidade do educando ou de outras pessoas, restringir o direito de acesso. 3. O disposto no nmero anterior no aplicvel ao Ministrio Pblico.
Artigo 130 Plano pessoal do educando

1. O dinheiro do educando constitudo por todas as quantias, de provenincia conhecida e autorizada, susceptveis de serem colocadas na sua titularidade, nomeadamente as resultantes de: a) Bolsas de formao; b) Remuneraes por trabalho; c) Prestaes sociais; d) Donativos de familiares ou outras pessoas idneas. 2. O educando deve ser orientado de forma a adquirir hbitos de gesto do seu dinheiro, bem como a responsabilizar-se pelo ressarcimento de danos, devendo manter um fundo de reserva constitudo por, pelo menos, um tero de todas as quantias recebidas durante o internamento, excepo dos donativos de familiares ou de outras pessoas idneas, quando outro destino for expressamente determinado pelos doadores. 3. O Centro deve manter actualizada, no processo individual, uma conta corrente dos proventos e despesas do educando e informar, sempre que este o solicite, o montante do dinheiro de que titular.
Artigo 134 Tabaco, lcool e drogas

1. No prazo de trinta dias, aps a colocao do menor, o Centro deve elaborar, com o envolvimento efectivo do educando, um Plano Educativo Pessoal (PEP) para cumprimento da medida tutelar. 2. O PEP deve integrar as reas em que o menor carece de desenvolvimento, tendo em ateno a avaliao psicosocial que antecedeu a colocao, os objectivos a atingir e as actividades de formao pessoal, escolar, prossional, e de insero scio-familiar a desenvolver. 3. O plano referido nos nmeros anteriores comunicado ao tribunal, ao curador de menores e ao servio de reinsero social. CAPTULO VI Regras gerais de funcionamento dos Centros
Artigo 131 Documentos

1. proibido introduzir, guardar ou consumir, no Centro, bebidas alcolicas, drogas ou quaisquer outras substncias ou produtos de efeitos equiparveis. 2. No permitido aos educandos deter na sua posse tabaco, isqueiros ou fsforos, nem fumar no Centro. CAPTULO VII Segurana dos Centros
Artigo 135 Medidas preventivas e de vigilncia

O Centro deve zelar pela obteno e manuteno actualizada dos documentos pessoais do educando, designadamente os de identicao, devendo constar do processo individual, cpia dos referidos documentos.

1. Em ordem a assegurar a tranquilidade, disciplina e segurana no Centro, nomeadamente sempre que exis-

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


tam fundadas suspeitas de introduo ou existncia de substncias ou objectos perigosos, proibidos por lei ou regulamento, podem ser efectuadas: a) Inspeces a locais e dependncias individuais ou colectivas; b) Revistas pessoais, bem como s roupas e objectos dos educandos. 2. As revistas a educandos so efectuadas sempre por pessoal educativo, sem a presena de pessoas de sexo diferente ou de outros educandos e conduzidas de forma a no ofender a sua dignidade pessoal. 3. Por razes de segurana, a sada de educandos de locais em que existam ferramentas, utenslios ou materiais cortantes ou perigosos, pode ser precedida de revista.
Artigo 136 Apreenso de objectos, substncias ou valores proibidos ou ilegtimos Artigo 139 Conceito e classicao de infraco

23

1. Constitui infraco disciplinar a violao pelo educando dos deveres a que se acha submetido, de acordo com as regras previstas no regulamento interno do Centro. 2. As infraces previstas no nmero anterior, podem ser classicadas no regulamento interno como leves, graves e muito graves.
Artigo 140 Deveres especiais do pessoal dos Centros

Qualquer pessoa integrada na estrutura do Centro, tem o dever de obstar, por si mesma ou em colaborao com outra e pelos meios lcitos que estiverem ao seu alcance, ainda que se encontre fora do seu horrio de trabalho, a prtica de infraco disciplinar dos educandos e o de participar ao director infraco disciplinar por si directamente constatada ou da qual tenha conhecimento.
Artigo 141 Objectivo e tipicidade e das medidas disciplinares

1. Sempre que sejam detectados objectos ou substncias proibidos, o pessoal que procede inspeco ou revista faz a sua apreenso imediata. 2. O disposto no nmero anterior aplica-se igualmente deteco de valores ou de quantias, em dinheiro, na posse de educandos, cuja origem seja desconhecida ou ilegtima. 3. A apreenso registada em auto, com indicao do dia, hora e local, descrio pormenorizada dos objectos, substncias ou valores apreendidos, circunstancialismo que envolveu a apreenso e assinatura do funcionrio e do educando ou pessoa a quem foram apreendidos.
Artigo 137 Conteno fsica pessoal

1. As medidas disciplinares aplicveis visam incutir no educando o respeito pelos valores que inspiram os deveres ou regras violadas e a sua motivao, para a no repetio de tais condutas. 2. So medidas disciplinares: a) Admoestao; b) Imposio de deveres ou condutas;
Artigo 142 Admoestao

1. A conteno fsica pessoal do educando deve limitarse, estritamente, utilizao da fora fsica indispensvel e proporcional para imobilizao e eventual remoo do educando do local da ocorrncia, quando, pela sua conduta, esteja a pr em risco a sua vida ou integridade fsica, ou a vida e integridade fsica de outras pessoas. 2. Aps a imobilizao ou remoo do educando, deve ter lugar uma interveno pedaggica, no sentido de o fazer reectir sobre as causas que levaram sua conteno fsica, relembrando-lhe os deveres a que est sujeito e as consequncias do seu incumprimento. CAPTULO VIII Regime Disciplinar
Artigo 138 Subsidiariedade do procedimento e das medidas disciplinares

A admoestao consiste numa censura rme, solene e inequvoca que caracterize ou destaque a regra ou o dever infringidos e as respectivas consequncias.
Artigo 143 Imposio de determinados deveres ou condutas

1. A imposio de determinados deveres ou condutas ao educando, pode consistir: a) Na obrigao de se desculpar, pessoalmente, perante o ofendido ou a direco da instituio, conforme couber; b) Na realizao de uma tarefa para benefcio colectivo no Centro; c) Na reparao dos prejuzos ou dos danos causados preferencialmente atravs do seu trabalho; d) Na suspenso de participao em algumas ou em todas as actividades recreativas programadas; e) Na suspenso do convvio com os companheiros, traduzindo-se na impossibilidade temporria de contacto total ou parcial do educando com os seus companheiros, atravs de meios que o mantenham separado dos seus pares.

As medidas disciplinares e o procedimento disciplinar constituem o ltimo recurso dos Centros para corrigir as condutas dos educandos que constituam infraces disciplinares, s sendo aplicveis quando as actuaes educativas no se revelem possveis ou adequadas, ou no sejam voluntariamente aceites pelo educando.

24

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 148 Competncia e prazos

2. Na execuo da medida de suspenso do convvio com os companheiros, deve utilizar-se um espao adequado, devendo o Centro organizar as condies que permitam o seu acompanhamento educativo, e, se necessrio, clnico ou psicolgico, de forma a ajud-lo a reectir na gravidade da sua conduta e a interiorizar os valores nsitos norma violada. 3. As medidas previstas nas alneas a) a c) deste artigo so cumulveis entre si e com qualquer das outras medidas incluindo a admoestao.
Artigo 144 Competncia para a aplicao das medidas disciplinares

1. Em face da participao de ocorrncia e no mais curto espao de tempo possvel, o director ou quem o substitua, determina a instaurao de procedimento disciplinar, designa o instrutor e xa o prazo para a sua concluso. 2. A designao de instrutor no deve recair sobre o tcnico responsvel pelo acompanhamento do educando, nem sobre pessoa que tenha tido interveno directa ou indirecta na ocorrncia que originou o procedimento. 3. A concluso do procedimento disciplinar, deve ocorrer no mais curto espao de tempo possvel, no podendo, em caso algum, ultrapassar dez dias teis.
Artigo 149 Arquivamento

1. O director do Centro tem competncia para a aplicao de qualquer das medidas disciplinares previstas no presente diploma. 2. Para alm do director, para aplicao da admoestao e das medidas previstas nas alneas a) e b) do artigo anterior, tm competncia os tcnicos que, no momento da prtica da infraco ou do seu conhecimento, estejam directamente em contacto com o educando. 3. As medidas cuja aplicao seja da competncia exclusiva do director podem ser aplicadas pelo seu substituto legal, em caso de ausncia ou impedimento deste.
Artigo 145 Garantia de audio e de defesa do educando no procedimento disciplinar

Se o instrutor concluir, em qualquer fase do procedimento, pela inexistncia de infraco disciplinar ou pela excluso da responsabilidade disciplinar do educando, prope o arquivamento, dando-se imediato conhecimento ao educando.
Artigo 150 Aplicao da medida disciplinar

O incio do procedimento disciplinar comunicado ao educando, assim como os factos que lhe so imputados e as medidas disciplinares aplicveis, sendo-lhe garantido o direito de ser ouvido e do contraditrio, podendo constituir defensor.
Artigo 146 Dispensa de procedimento disciplinar

1. Concludo o procedimento, o instrutor submete-o ao director do Centro para deciso. 2. Antes de aplicar a medida disciplinar, o director do Centro pode, se o considerar suciente e adequado, propor ao educando medidas de reparao do dano ou de conciliao com o ofendido, ou a realizao de uma tarefa para benefcio colectivo no Centro. 3. A aceitao e o cumprimento pelo educando da proposta referida no nmero anterior extinguem o procedimento. 4. A execuo da medida disciplinar inicia-se no mais breve prazo possvel, aps a noticao ao educando da deciso que a aplicou.
Artigo 151 Comunicao e registo do processo e das medidas disciplinares

1. A aplicao das medidas educativas de admoestao bem como das previstas na alnea a) do artigo 143 no carecem de procedimento disciplinar desde que a infraco a que respeitem seja leve e tenha sido directamente presenciada por prossional envolvido na interveno junto do educando. 2. Na situao prevista no nmero anterior, antes de aplicar a medida, o prossional deve dar ao educando a possibilidade de, oralmente e de forma sumria, explicar as razes que o levaram ao cometimento da infraco.
Artigo 147 Procedimento disciplinar

O procedimento disciplinar consta de: a) Participao de ocorrncia; b) Registo de audio do educando; c) Relatrio com a smula das declaraes de eventuais testemunhas ou ofendidos, do resultado de outras diligncias realizadas, bem como a proposta fundamentada de deciso.

1. A instaurao do processo, bem como a deciso que aplicar medida disciplinar, so comunicadas ao tribunal, ao curador de menores, ao educando, aos pais deste e seu representante legal ou a quem detiver a sua guarda de facto, no prazo de vinte e quatro horas. 2. Com excepo da admoestao e da medida prevista na alnea a) do artigo 143, obrigatrio o registo das medidas disciplinares aplicadas no processo individual do educando, atravs da juno ao mesmo de cpia do relatrio e da deciso que concluem o procedimento disciplinar.

I SRIE NO 34 SUP. B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE NOVEMBRO DE 2006


Artigo 152 Recurso gracioso

25

1. O educando, os pais, o representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto e o defensor, podem recorrer da deciso que aplicou a medida disciplinar, para a Comisso de Acompanhamento. 2. A admoestao insusceptvel de recurso. 3. O recurso, com a explicitao sumria das razes em que assenta a discordncia com a deciso proferida, apresentado, por escrito, ao director do Centro no prazo mximo de quarenta e oito horas, a contar da comunicao ao educando da deciso que aplicou medida disciplinar, que o encaminhar de imediato comisso de Acompanhamento. 4. O recurso no impede o incio da execuo da medida disciplinar. 5. Apresentado o recurso, a entidade competente para a sua deciso pode no prazo mximo de vinte e quatro horas determinar a suspenso da continuidade da execuo se, pela anlise sumria das razes invocadas, for de concluir que o mesmo tem fundamentos atendveis.
Artigo 153 Competncia e prazo do recurso gracioso

responsveis pela poltica da educao, emprego e solidariedade social, estabelece anualmente o rol dos estabelecimentos, empresas e associaes, publicas e privadas, habilitadas e autorizadas a acolherem e orientarem os menores na realizao de programas educativos ou de formao prossional decretadas em processo tutelar scio-educativo.
Artigo 157 Dotao oramental

No Oramento do Estado deve ser anualmente inscrita, consignada e dotada verba especca, previsivelmente adequada cabal execuo das medidas tutelares scioeducativas previstas no presente diploma.
Artigo 158 Derrogao e direito subsidirio

1. Sem prejuzo do disposto nos artigos 159 e 160 so derrogadas todas as disposies do Decreto-Lei n 17/83, de 2 de Abril, respeitantes a medidas tutelares scioeducativas aplicveis a menores que, tendo completado doze anos de idade e antes de perfazerem dezasseis anos de idade, sejam agentes de algum facto qualicado pela lei como crime. 2. Em tudo quanto seja omisso o presente diploma, aplicam-se, com as devidas adaptaes, os princpios do direito penal e processual penal e as normas em vigor contidas nos respectivos Cdigos.
Artigo 159 No aplicao a processos pendentes

No prazo de oito dias teis, a contar da data do seu recebimento, o recurso obrigatoriamente decidido pela Comisso de Acompanhamento.
Artigo 154 Noticao da deciso

1. A deciso sobre o recurso noticada ao educando, aos pais, representante legal ou pessoa que detenha a sua guarda de facto e ao defensor, no prazo de quarenta e oito horas. 2. A deciso que sobre o mesmo recair, igualmente dado a conhecer ao autor da deciso recorrida, ao tribunal e ao curador de menores.
Artigo 155 Recurso contencioso

As disposies de natureza processual do presente diploma, no se aplicam aos processos tutelares iniciados anteriormente data do incio da vigncia do presente diploma, quando, da sua aplicabilidade imediata, possa resultar quebra de harmonia e unidade dos vrios actos do processo.
Artigo 160 Entrada em vigor

Da deciso graciosa, cabe recurso para o tribunal que decretou a medida de internamento tutelar, no prazo de cinco dias, pelo educando, seu defensor, pais ou representante legal. TTULO V DISPOSIES DIVERSAS, TRANSITRIAS E FINAIS
Artigo 156 Estabelecimentos para seguimento de programas de formao de menores

O presente diploma entra em vigor noventa dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Jos Manuel Gomes Andrade Promulgado em 27 de Novembro de 2006 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 27 de Novembro de 2006 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

Portaria do membro do governo responsvel pela rea da Justia, ouvidos os departamentos ministeriais

Potrebbero piacerti anche