Sei sulla pagina 1di 2

I

SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 10 DE SETEMBRO DE 2007


Lei n 16/VII/2007
de 10 de Setembro Artigo 4 mbito territorial

625

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 174 da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Disposies gerais
Artigo 1 Objecto

1. A segurana interna desenvolve-se em todo o espao sujeito a poderes de jurisdio do Estado de Cabo Verde. 2. No quadro dos compromissos internacionais e das normas aplicveis do Direito Internacional, as foras e servios de segurana interna podem actuar fora do espao referido no nmero anterior em cooperao com organismos e servios de estados estrangeiros ou com organizaes internacionais de que Cabo Verde faa parte.
Artigo 5 Deveres gerais e especiais de colaborao

A presente lei dene a actividade a desenvolver pelo Estado, atravs das foras e servios de segurana, bem como as medidas cautelares de polcia a adoptar, para garantir a ordem, a segurana e tranquilidade pblicas, o regular exerccio dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas e prevenir a criminalidade.
Artigo 2 Denies

Para efeitos da presente lei, entende-se por: a) Segurana interna, actividade desenvolvida pelo Estado para garantir a ordem, a segurana e a tranquilidade pblicas, proteger pessoas e bens, prevenir a criminalidade; b) Preveno criminal, conjunto de diligncias destinadas a prevenir a criminalidade e garantir a segurana das pessoas e dos seus bens, bem como as providncias necessrias para impedir a produo de actos tipicados como crime ou para identicar os seus autores; c) Autoridades de polcia, os directores, ociais, inspectores, sub-inspectores de polcia e todos os funcionrios policiais a quem as leis respectivas reconhecem aquela qualicao ou exercem funes de comando; d) rgos de polcia, todas as entidades a quem caiba levar a cabo quaisquer actos ordenados por autoridades de polcia ou determinados pela presente lei; e) Foras e servios de segurana, as autoridades e os rgos de polcia referidos nas alneas c) e d).
Artigo 3 Princpios fundamentais

1. Todas as pessoas tm o dever de colaborar na prossecuo dos ns de segurana interna, observando as disposies preventivas estabelecidas na lei, acatando as ordens e mandados legtimos das autoridades e no obstruindo o normal exerccio das competncias dos funcionrios e agentes das foras e servios de segurana. 2. Os funcionrios e agentes do Estado ou das pessoas colectivas de direito pblico, bem como os membros dos rgos de gesto das empresas pblicas, tm o dever especial de colaborao com as foras e servios de segurana, nos termos da lei. 3. O no cumprimento de ordens ou mandados das autoridades ou dos seus agentes, proferidos nos termos do n 1, constitui crime de desobedincia. 4. A violao do disposto no n. 2 implica responsabilidade disciplinar e criminal, nos termos da lei. CAPTULO II Foras e servios de segurana
Artigo 6 Organizao, atribuies e competncias

A organizao, as atribuies e as competncias das foras e dos servios de segurana constam das respectivas leis orgnicas.
Artigo 7 Coordenao e cooperao das foras e servios de segurana

1. A actividade de segurana interna exerce-se nos termos da lei, designadamente das leis orgnicas das polcias e servios de segurana e pauta-se pela observncia das regras gerais de polcia e com respeito pelos direitos, liberdades e garantias das pessoas e pelos demais princpios do Estado de Direito Democrtico. 2. As medidas de polcia so as previstas nas leis, no devendo ser utilizadas para alm do estritamente necessrio. 3. A preveno dos crimes s pode fazer-se com observncia das regras gerais sobre polcia e com respeito pelos direitos fundamentais dos cidados.

1. As foras e servios de segurana exercem a sua actividade de acordo com os objectivos e nalidades da poltica de segurana interna denida pelos rgos de soberania no quadro das suas atribuies constitucionais, e dentro dos limites do respectivo enquadramento orgnico. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, as foras e servios de segurana cooperam entre si, designadamente atravs da comunicao recproca de dados no sujeitos a regime especial de reserva ou proteco que, no interessando apenas prossecuo dos objectivos especcos de cada fora ou servio, sejam necessrios realizao das nalidades de cada um dos outros.

626 I

SRIE NO 34 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 10 DE SETEMBRO DE 2007


CAPTULO III Medidas de preveno criminal
Artigo 8 Medidas cautelares de polcia

desportivos, recreativos ou culturais, para deteco de arma de agresso ou outros objectos com os quais se possam praticar actos de violncia ou quaisquer objectos relacionados com actos preparatrios de um crime; b) Realizar aces de scalizao e preveno criminal em lugares que, por lei, no estejam reservados a ordem ou mandado judicial para o efeito, bem como em qualquer meio de transporte pblico; c) Realizar aces de scalizao e preveno criminal em transporte privado que se encontra a circular na via pblica, parado, estacionado ou encontrado em recinto sujeito a vigilncia ou scalizao das autoridades pblicas, sempre que houver suspeitas de preparao ou da prtica de ilcito criminal. 2. Aquando da realizao das aces previstas nas alneas b) e c) do nmero anterior resultar indcios de prtica de crime, deve-se comunicar a autoridade judiciria competente no prazo de quarenta e oito horas, acompanhado do respectivo relatrio.
Artigo 11 Gravao de imagens e sons em locais pblicos

1. As medidas cautelares de polcia visam especialmente proteger a vida, a segurana e a integridade das pessoas, a tranquilidade e a ordem pblica. 2. Sem prejuzo das medidas tipicadas nos respectivos estatutos e diplomas orgnicos as autoridades de polcia podem, nomeadamente, determinar as seguintes medidas de polcia: a) Vigilncia policial de lugares, edifcios e estabelecimentos; b) Exigncia de identicao de qualquer pessoa que se encontre ou circule em lugar pblico ou sujeito a vigilncia policial; c) Encerramento de estabelecimentos quando nos mesmos se exeram actividades criminosas. 3. Consideram-se, ainda, medidas cautelares de polcia, a aplicar nos termos da lei: a) A apreenso temporria de armas, munies e explosivos; b) A suspenso de autorizaes aos titulares dos estabelecimentos referidos na alnea anterior; c) O encerramento temporrio de estabelecimentos destinados venda de armas ou explosivos. 4. A medida prevista na alnea c) do nmero 2 deve ser imediatamente comunicada autoridade judiciria competente.
Artigo 9 Utilizao de meios coercivos

No decurso de actividades de preveno criminal, os rgos de polcia criminal podem utilizar equipamentos electrnicos de vigilncia e controlo em locais pblico de utilizao comum que, pelo tipo de actividades que neles se desenvolvem, sejam susceptveis de gerar especiais riscos de segurana, nos termos da respectiva lei.
Artigo 12 Dever de identicao

1. Os meios coercivos s podem ser utilizados nos seguintes casos: a) Para repelir uma agresso actual e ilcita de interesses juridicamente protegidos, em defesa prpria ou de terceiros; b) Para vencer resistncia execuo de um servio no exerccio das suas funes, depois de ter feito aos resistentes intimao formal de obedincia e esgotados que tenham sido quaisquer outros meios para o conseguir. 2. O recurso utilizao de armas de fogo regulado em diploma especco para os funcionrios e agentes das foras e servios de segurana.
Artigo 10 Revistas e buscas

Os agentes ou funcionrios de polcia no uniformizados que, nos termos da presente lei, ordenarem a identicao de pessoas ou emitirem qualquer outra ordem ou mandado legtimo devem previamente exibir prova da sua qualidade.
Artigo 13 Entrada em vigor

A presente lei entra em vigor trinta dias aps a sua publicao. Aprovada em 27 de Julho de 2007. O Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima Promulgada em 20 de Agosto de 2007 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Assinada em 27 de Agosto de 2007 O Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima

1. As foras e servios de segurana, no exerccio das competncias previstas no presente diploma, independentemente de autorizao da autoridade judiciria competente, podem: a) Realizar revistas, em lugar aberto ao pblico, ou sujeito vigilncia policial, designadamente nos recintos onde se realizam espectculos

Potrebbero piacerti anche