Sei sulla pagina 1di 3

COMO SER PAI HOJE?

Coloca-se uma trilha sonora e, ao centro do palco, um homem caminha vestido com vrias peas de roupa como: terno e camiseta por baixo, tnis num p e noutro sandlia, bermudo..., seu rosto, porm, deve estar coberto por tiras de pano para dar a impresso de que ele no tem face. Nesta apresentao vamos explorar bem a dico e expresso. PAI (imponente): At a pouco tempo meu papel na famlia era fcil e simples. Po na mesa e pronto! Mas hoje? Tudo mudou! Os filhos no querem mais nem saber de um pai como foi meu pai. (reflexivo) Mas ento: Como que deve ser um Pai? Ele fica congelado no centro do palco. Comeam a surgir os personagens. Eles andam freneticamente pelo palco declamando seus textos. Muda-se a trilha sonora. Depois de um tempo, um a um vo frente do pai e declamam suas frases para a platia. Enquanto o personagem recita, os outros congelam e, aps a fala, voltam a andar no mesmo ritmo e continuando o falatrio. FILHO 1 (indignado): Meu pai tm um monto de amigos e vive mais com eles do que comigo! FILHO 1 (triste): Como gostaria de ter um pai. Infelizmente ele morreu antes que eu nascesse! FILHO 2 (euforico): Hoje vai ser um dia super legal: meu pai e eu vamos pescar. Ele um pescador de sorte! FILHO 2 (desabafo): Como gostaria ouvir de meu pai, pelo menos uma vez: Filha, eu te amo! FILHO 3 (alegre): Hoje eu e ele fizemos tantas brincadeiras juntos. Foi o mximo! Meu pai fera! FILHO 3 (apaixonada): Olhem s como bonito este colar de palha que ganhei. um charme s! E no pensem que ganhei-o do meu namorado no. Foi meu paizo! Sou literalmente apaixonada por ele! FILHO 4 (descrente): Gostaria muito de dizer-lhe o quanto ele importante para mim, mas, infelizmente, nunca tivemos intimidade para isso! FILHO 4 (esperanosa): Acho que um dia ele voltar! Meu corao sente isso! Volta pai, voc me faz muita falta!

A este ponto, todos diminuem os passos e ficam em silncio. Aos poucos, e de cabea baixa, saem de cena. Volta-se a trilha anterior. O pai que estava congelado no centro do palco fala. PAI: Estou muito preocupado. Ser que eu, pai, sou ainda to importante como fui at agora? Sinceramente, no tenho mais clareza sobre qual seja realmente o meu papel de pai! isso mesmo: Algumas mulheres chegaram a afirmar que j no somos mais necessrios. Que elas podem muito bem criar os filhos sozinhas. No sei de que tipo de pais estavam falando..., mas era mesmo de pai. (reflexivo) Como deve ser ento um pai? Neste momento congela-se novamente. Entra um personagem velhinho. Falando com a platia ele, oportunamente , abraa o pai num gesto de companheirismo. VELHINHO: (sereno e sorridente) ..., completaram-se 42 anos de exerccio neste mandato (sorrisos). Naquele tempo era mais fcil ser pai. Era s fazer cara de bravo e dizer no! Mas, no pensem que ser pai, naquele tempo era s isso, no... Embora houvesse muito respeito e silncio quando eu tossia propositalmente, o medo logo desaparecia quando, aos ps da cama, contava histrias de minha infncia at que eles dormissem. Fui pai e continuarei sendo, naturalmente..., com uns retoques! Ser pai um presente de Deus que continua at a morte. muito bonito ser pai! O velhinho se afasta e continua a olhar o pai que est congelado. Nisso entram, um a um, os filhos. Cada um, por vez, desamarra uma fita do rosto do pai e declama o seu texto. (valorizem a expresso corporal) FILHA 3: Ser pai ...Ter um dia ficado nervoso, com medo de algum imprevisto, mas ter se sentido orgulhoso e cheio de felicidade ao tomar nos braos o filho recmnascido. FILHO 4: Ser pai ... Ter olhado com indignao para a criana de rua que incomodava seu descanso, mas ter sido vencido pelo amor e ter adotado e educado-o com carinho. FILHO 2: Ser pai ... Ter perdido o emprego por ter chegado tarde, pois era mais importante a vida do filho. Sim, por ele passou inmeras noites em claro junto com sua amada esposa e companheira. FILHO 1: Ser pai ... Ter visto o rosto do filho molhado de lgrimas ao repreende-lo em alguma traquinagem, mas, momentos depois, estava j brincando com ele, como amigos, como se nada tivesse acontecido. FILHA 1: Ser pai ... Entristecer-se ao ver o filho adolescente cansado da vida, sentindo-se fracassado..., e, logo, ter procurado compreend-lo, dando-lhe nimo e coragem que s um pai consegue fazer. FILHO 3: Ser pai ... Ter perdido o filho para o mundo dos vcios, do roubo, da violncia..., mas ter reservado sempre em seu corao um lugar exclusivo para o seu retorno.

FILHO 2: Ser pai ...Ter sacrificado a vida toda trabalhando para deixar alguma herana para os filhos e, embora esquecido num asilo, no esquece dos filhos, alegrando-se por saber que esto bem. (vai na direo do velhinho e o abraa) FILHA 4: Ser pai ... Brincar feliz, feito criana, com seus netos. FILHO 1: Ser pai ... Ser amigo! O pai deve estar com o rosto todo descoberto. Abraa e beija um a um os personagem. PAI: Minhas filhas e meus filhos queridos. Confesso que nem sempre fui um pai como vocs esperavam e mereciam. Me desculpem! Mas, podem acreditar, sempre vos amei com ternura. Vou esforar-me para compreender vocs e o mundo de vocs. Se no conseguir, me compreendam, pois se o meu jeito de ser estranho para vocs, imaginem eu conviver com a realidade dos piercings, grias, gestos, tatuagens que vocs adoram. Uma coisa eu garanto, tudo farei para ser o paizo de que vocs gostam. VELHINHO: (aproxima-se do pai batendo palmas e diz) Gostei e estou plenamente de acordo com o pai de vocs. Digo mais: embora sabendo que ser pai, nos dias de hoje, barra pesada para qualquer um, ele respondeu muito bem pergunta que o torturava: o que ser pai. Ele mesmo deu a resposta certa: Ser pai ser um amigo! Ser que Deus Pai no foi assim. Para todos ns sempre foi e continua sendo um paizo! FILHO 1: Amigas e amigos, convido a todos para se levantarem e cantarmos juntos uma bela cano em honra de nossos pais e de todos os pais do cinco continentes! (terminar com salvas de palmas e abraando o pai e o velhinho).

Potrebbero piacerti anche