Sei sulla pagina 1di 8

Arquivo e memria: uma relao indissocivel

Archive and memory: an inseparable relation


Dirlene Santos BARROS 1 Dulce Amlia de Brito NEVES 2

RESUMO Abordagem do arquivo e da memria como uma relao indissocivel na sociedade da informao. Evidenciase tal relao como imprescindvel, visto que o arquivo est impregnado de prticas e sentidos mnemnicos e rememorativos que compem a identidade de um povo. Enfatiza-se a importncia do arquivo como lugar para a realizao da pesquisa histrica e para a produo do conhecimento. Criam-se, assim, novas formas de compreender os fenmenos e a maneira como eles se desenvolvem. Essa prtica permite o cruzamento harmnico com a Cincia da Informao no que concerne a sua abordagem representacional. Enfoca-se, nesse processo, a relevncia das fontes arquivsticas, que, ao serem inseridas no contexto socioeconmico, poltico e cultural, tm o ser humano como produtor de sentidos. Palavras-chave: arquivo-memria; sociedade da informao; pesquisa histrica; documentos arquivsticos. ABSTRACT Archive and memory approach as an inseparable relation within Information Society. This relation is evidenced as essential, thus the archive is imbued of practice and mnemonic and remindful senses that form the identity of a population. It is emphasized the importance of the archive as a place for achieving historic research and knowledge production; in such case, new ways of understanding the phenomena and the way they develop themselves are created. This practice allows the harmonious intersection with the Information Science concerning its representational approaching. It is focused the importance of the file source, which, when inserted in the social-economic, political and cultural context, points to the human being as a sense producer. Keywords: archive-memory; information society; historic research; archivist sources.

INTRODUO A sociedade da informao um fenmeno universal, fruto do desenvolvimento da Ps1

Modernidade. marcada pelo expressivo e crescente papel social da informao e pela grande potencialidade transformadora que exerce sobre os eixos econmico, social, cultural e poltico. A dinamicidade desses eixos,

Mestranda em Cincia da Informao, Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao, Centro de Cincias Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraba; bolsista da Fundao de Amparo Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico do Maranho FAPEMA; e funcionria do Tribunal de Justia do Estado do Maranho. So Luis, MA. Coorespondencia para/Correspondence to: D.S. BARROS. E-mail: <dirsb@yahoo.com.br>. Doutora em Cincia da Informao, Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora da Fundao de Amparo Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico do Maranho FAPEMA; e professora associada do Departamento de Cincia da Informao do Centro de Cincias Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraba. E-mail: <damelia1@gmail.com>. Recebido em 6/3/2008 e aceito pra pulicao em 15/12/2008.

TransInformao, Campinas, 21(1): 55-61, jan./abr., 2009

ARQUIVO E ARTIGO MEMRIA ARTIGO

55

em alguma medida, dependente da informao (Wersig, 1993). A sociedade da informao tem como eixo uma nova e hegemnica concepo de desenvolvimento: a produo do conhecimento em um cenrio de mltiplas interpretaes por parte de seus atores sociais. a tendncia cientfica (Arruda, 1998). H, ainda, a to presente tendncia tecnolgica, representada pelo contnuo desenvolvimento das Tecnologias de Informao (TIs) (Robredo, 2003) e pela conseqente celeridade da sua prpria obsolescncia, que tm incidido sobre prticas e funes de instituies que registram a multifacetada herana cultural da sociedade e evocam a sua memria. Nesses termos, uma das instituies envolvidas nesse processo e ser somente acerca desta que se ir refletir neste artigo o arquivo, mais precisamente o arquivo histrico ou permanente, concebido como um dos alicerces e lugar da informao e da memria. O arquivo torna-se parte constitutiva da sociedade da informao por buscar uma atuao em consonncia com as tendncias tecnolgica e cientfica da sociedade, ou seja, em funo de as tecnologias de informao no limitarem os conceitos do mundo vivenciado pelo ator social, uma vez que este ocupa vrios espaos ao mesmo tempo, potencializando, assim, a transmisso da informao. H, assim, uma fragmentao dos acontecimentos pelo conjunto dos seus registros e, ao mesmo tempo, uma ausncia de conhecimento da multiplicidade de informaes existentes. Para Barreto (2007), ocorre uma desintegrao e um afrouxamento simblico da memria. Nesse sentido, o arquivo potencializa-se, seja por assumir novas funes, seja por renov-las, pois, alm de coletar, salvaguardar, preservar, armazenar e disseminar a informao funes tradicionais , proporciona sua reorganizao em face s TIs, de forma a promover o encontro do cidado com a informao. A memria, nesse contexto, torna-se objeto de estudo com dimenses que necessitam ser bem mais analisadas e compreendidas. Entenda-se, com esta afirmao, no apenas a compreenso das dimenses que compem a memria, mas, sobretudo, a assimilao da forma como elas vm-se transformando
TransInformao, Campinas, 21(1): p. 55-61, jan./abr., 2009

em elementos cada vez mais necessrios para que seja possvel trabalhar o passado e assimilar suas relaes com a sociedade da informao. O arquivo visto aqui como um lugar em que a memria se torna participante do processo de identidade, como praxe e representao da sociedade da informao. No se pretende com isso afirmar ser o arquivo a nica instituio da memria, haja vista a existncia de outras, como o museu, a casa de cultura etc. Neste trabalho, entretanto, enfoca-se apenas o arquivo. Ele concebido, ainda, como elo com um passado de continuidade e de descontinuidade, que leva a aclarar suas dimenses sociais e suas contribuies diretas na organizao da sociedade da informao. O presente artigo aborda a relao entre o arquivo e a memria; aborda, tambm, o arquivo como um espao de referncia para a pesquisa histrica, ressaltando, nesse ponto, os documentos arquivsticos em que se buscam as relaes existenciais entre o sujeito e a sociedade.

ARQUIVO E MEMRIA: UMA RELAO INDISSOCIVEL A importncia dos arquivos no mundo contemporneo ganhou dimenses gigantescas, pois, com o desenvolvimento de conceitos sociais, econmicos, polticos e culturais da humanidade, a sociedade da informao - como fomentadora desse crescimento - cada vez mais exige do arquivo preciso nas informaes fornecidas ao seu pblico-alvo. Essa importncia est diretamente relacionada aos aspectos histricos, jurdicos e administrativos, uma vez que, segundo Duranti (1994, p.50), [...] atravs de milnios, os arquivos tm representado, alternada e cumulativamente, os arsenais da administrao, do direito, da histria, da cultura e da informao.. O primeiro desses trs aspectos - o histrico representa a memria de um povo, de uma instituio ou de um indivduo, e, finalmente, constitui-se em fonte de pesquisa para todos os ramos do saber. Bellotto (1989, p.81) afirma que: [...] a finalidade ltima dos arquivos, seu objetivo maior, , pois, comprovadamente, o acesso informao, seja em que idade documental for e, conseqentemente, em que mbito arquivstico for.

56

BARROS, D.S. & AMLIA, D.

Percebe-se, ento, que esse status do arquivo no condiz apenas com o testemunho da identidade de uma sociedade e, tampouco, com uma instituio de guarda e preservao dos discursos de um povo. Constitudo em base slida, sua atuao extrapola tais conceituaes: ele gerador de conhecimento. Por isso, ele se impe como lugar indispensvel para o exerccio da pesquisa. O arquivo torna-se um locus com essa especificidade, quando o pesquisador permite que os discursos partcipes desse meio se revelem pelo dilogo com outros dilogos ocorridos em diferentes pocas, de forma a estabelecer uma relao com a escuta do dito e, tambm, do no-dito. Tal assertiva complementada por Novaes (1992, p. 9):
Nossa histria foi construda no esquecimento daquilo que Paul Valry chamou de as duas maiores invenes da humanidade. O passado e o futuro. Sem passado e sem futuro, esta histria oficial esvazia no apenas nossos pensamentos, mas principalmente a prpria idia de Histria. Narrar a histria de um povo a partir apenas do tempo presente, tempo fragmentado, direcionado, instante fugidio tido como nico tempo real, negar a articulao de pocas e situaes diferentes. O simultneo tempo da histria e o pensamento do tempo.

A complexidade do sentido do arquivo refora a importncia do seu estudo e de prticas de investigao histrica e documental face necessidade de produo de contedos com base nas informaes contidas em seus conjuntos documentais. O arquivo, nessa compreenso, adquire uma nova postura, no apenas de guardio da memria, mas, sobretudo, como um espao de referncia da produo do conhecimento, que incita a efervescncia da informao de maneira dinmica e atualizada. A partir da, torna-se evidente que a relao entre memria e arquivo imprescindvel. Aquela tem este ltimo como espinha dorsal. Tudo isso foi possvel a partir da necessidade do homem de externar de forma fsica os pensamentos, quando passou a registrar seus feitos, eternizando informaes que entendia como memorveis. Segundo Lodolini (1989) apud GagnonArguin (1998, p.34):
desde a mais alta Antigidade o homem sentiu necessidade de conservar a sua prpria memria, primeiro sob a forma oral, depois sob a forma de graffiti e de desenhos, e, finalmente, graas a um sistema codificado, isto , com smbolos grficos correspondentes a slabas ou a letras. A memria assim registrada e conservada constituiu e constitui ainda a base de toda e qualquer actividade humana: a existncia de um grupo social seria impossvel sem o registro da memria, ou seja, sem arquivos.

o dito, a priori, que torna os acontecimentos nicos, ao estabelecer relaes mltiplas, renovandose em face s rupturas e ao processo de complementaridade de outros acontecimentos. O arquivo torna-se ponto preponderante na atualizao do que est dito com as outras facetas, pois so as coisas ditas que figuram como acontecimentos singulares, diferenciados em face de sua existncia mltipla. Alm disso, importante que se tenha conscincia da complexidade da realidade. Isso refora

Assim, surge a memria registradora que delegou ao arquivo a funo de mant-la viva, de forma a desacelerar o desaparecimento dos sinais do que se deseja manter, em face da necessidade do lembrar. O arquivo, portanto, consagra-se como o locus que se mantm vivo e atuante no meio da sociedade que o teceu, permitindo, assim, a externalizao e a mediao entre o tempo e os acontecimentos passados. Essa consagrao reafirmada por Cook (1998, p.148), quando ressalta que:
TransInformao, Campinas, 21(1): 55-61, jan./abr., 2009

ARQUIVO E MEMRIA

Dessa forma, a funo bsica do arquivo tornar disponveis as informaes que esto sob a sua guarda no acervo documental, visto que o arquivo [...] um sistema bidimensional e nunca unidimensional. Nele se projecta com maior ou menor expresso a entidade produtora/receptora de informao [...]. (Silva et al., 2002, p. 40).

a necessidade de um estudo mais profundo sobre as normas que regem o arquivo, uma vez que os documentos s permitem o conhecimento de certo nmero de relatos, os nicos que emergiram graas sua preservao nessa instituio chamada arquivo.

57

Os arquivos so templos modernos templos da memria. Como instituies, tanto como colees, os arquivos servem como monumentos s pessoas e instituies julgadas merecedoras de serem lembradas. Igualmente, as que so rejeitadas, por serem julgadas no merecedoras, tm seu acesso negado a esses templos da memria e esto fadadas, assim, ao esquecimento de nossas histrias e de nossa conscincia social.

podem ser referenciadas, atravs dos espaos em que habitam e das relaes que constroem com esses espaos, denominados lugares de memria. Lugares de memria uma expresso criada pelo historiador Pierre Nora (1993), que os concebe como marcos testemunhais de uma outra era: era das iluses eternas e materializadas nos museus, arquivos, cemitrios, colees, festas, aniversrios, tratados, processos verbais, monumentos, santurios e associaes.
Os lugares de memria so, antes de tudo, restos. A forma extrema onde subsiste uma conscincia comemorativa numa histria que a chama porque ela a ignora [...]. O que secreta, veste, estabelece, constri, decreta, mantm pelo artifcio e pela vontade uma coletividade fundamentalmente envolvida em sua transformao e sua renovao. [...]. Os lugares de memria nascem e vivem do sentimento de que no h memria espontnea. (Nora, 1993, p.13).

Tem-se, pois, que o arquivo um sistema de informao social que se materializa em qualquer tipo de suporte, sendo caracterizado, principalmente, pela sua natureza orgnica e funcional associada memria. Desse modo, a principal justificativa para a existncia do arquivo a sua capacidade de oferecer a cada cidado um senso de identidade, de histria, de cultura e de memria pessoal e coletiva.
A memria est em voga no s como tema de estudo entre especialistas. Tambm a memria como suporte dos processos de identidade e reivindicaes respectivas est na ordem do dia. [...] Palavras-chave so resgate, recuperao e preservao todas pressupondo uma essncia frgil que necessita de cuidados especiais para no se deteriorar ou perder uma substncia preexistente. (Meneses, 1999, p.12).

Para Nora (1993), esses lugares de memria no tm seu espao minimizado pela materializao. Na realidade, correspondem ao material constitudo de significados que se encontram em um plano abstrato, propiciando a busca e o encontro de vestgios capazes de fomentar mudanas nas prticas sociais. Na verdade, esses lugares atuam como representaes de fragmentos que mantm, por artifcios, uma coletividade envolvida por transformaes. Estabelecem relaes de pertencimento a espaos que no so mais habitados, mas que tonificam a preservao do simblico. Dessa forma, o que se tem posto que a relao entre os acontecimentos vividos e a sua transmisso produz memria; e o arquivo, aqui, se apresenta como uma das formas de difundi-la, por meio do registro informacional presente em seus documentos. Nesse sentido, o arquivo o lugar de memria para a pesquisa histrica. Concebido como locus interativo entre o pesquisador e o objeto, por meio da revisita e da equiparao das teorias existentes, o arquivo possibilita o progresso e a humanizao destas teorias e, ao mesmo tempo, o cultivo do pensar crtico e criativo do pesquisador. Servindo-se, assim, do arquivo, o pesquisador constri a sua prpria produo, para

Observa-se, assim, que a memria se apresenta como uma questo necessria na sociedade da informao, visto que atua como representao de fragmentos que mantm uma coletividade e que permitem a edificao e a legitimao de uma identidade social, sendo [...] processo, projeto de futuro e leitura do passado no presente [...]. (Jardim, 1995, p.2). 58 Segundo Pollak (1992, p. 211), a memria pode ser compreendida, em um primeiro momento, como um fenmeno individual. Contudo, o autor ressalva que ela deve ser vista [...] como um fenmeno construdo coletivamente e submetido a flutuaes, transformaes, mudanas constantes, consolidandose no espao, no objeto, na imagem, no suporte. Entretanto, no se pode nem se deve conceber a memria sob o prisma da memorizao. A memria deve, sim, ser concebida como as prticas e os dizeres das sociedades consubstanciados nas informaes que se mantm sempre atuais, sem lapso de tempo, e que
TransInformao, Campinas, 21(1): p. 55-61, jan./abr., 2009

BARROS, D.S. & AMLIA, D.

[...] as margens de um livro jamais so ntidas nem rigorosamente determinadas: alm do ttulo, das primeiras linhas e do ponto final, alm de sua configurao interna e da forma que lhe d autonomia, ele est preso em um sistema de remisses a outros livros, outros textos, outras frases: n em uma rede.

Assim compreendido, o arquivo como lugar de memria d vida aos documentos por meio da anlise do discurso do que est posto e do que est oculto, tocando no mais ntimo dos acontecimentos. Por essa ao, cria-se um elo temporal e espacial que bloqueia qualquer ao na direo do esquecimento. Todos esses aspectos contribuem para caracterizar o arquivo como um espao de referncia para a pesquisa histrica, que busca estabelecer um estudo crtico ao investigar os mltiplos discursos existentes no arquivo. Esse arquivo, sendo um lugar para a construo de tal saber, o mediador que permite o acesso do pesquisador ao objeto da pesquisa, ampliando, dessa forma, as possibilidades de avano para o exerccio da produo do conhecimento.

Sob essa viso, torna-se possvel pesquisar os processos de gerao de conhecimento por meio do sujeito cognoscente, na busca de explicar a interao entre o sujeito que realiza cincia, o objeto construdo e a representao do saber. Alm desses aspectos, inclui-se tambm a linguagem, o mtodo e a concepo de que a legitimao do conhecimento gerada social e historicamente, visualizando a pesquisa sob o ponto de vista do contexto, das circunstncias e como produto das relaes de fatores sociais, polticos, econmicos e culturais. A compreenso desse panorama permite o cruzamento harmnico com a Cincia da Informao, no que concerne sua abordagem representacional, visto que tal enfoque proporciona [...] introduzir a informao na esfera do humano, no contexto do conhecimento e da linguagem. (Gonzalez Gmez, 2002, p.1). Dentro desse contexto, o arquivo emerge como locus dinamizador da prtica da pesquisa histrica, com o objetivo de possuir em seu cerne as muitas linguagens que compem o real, representado pela diversidade de tipos documentais. Dessa forma, os conjuntos documentais do arquivo so constitudos de elementos que [...] funcionam como um inconsciente cultural, que assume um papel decisivo, e que intervm para orientar uma apreenso, um conhecimento [...] profundamente baseado nas lutas imperialistas do momento. (Clavel-Lvque, 1974 apud Le Goff, 2003, p.537).
TransInformao, Campinas, 21(1): 55-61, jan./abr., 2009

PESQUISA HISTRICA E DOCUMENTOS ARQUIVSTICOS

A pesquisa histrica tem sido uma necessidade mpar para a formao e a solidificao da produo intelectual nas Cincias Humanas e Sociais. Essa singular importncia da pesquisa histrica deve-se no apenas ao fato de ela servir para a apreenso de um conhecimento instrumental, mas, tambm, devido ao fato de remeter prtica de novas abordagens que conduzam compreenso da realidade. Esse campo se enriquece quando interage com as outras reas do conhecimento, sempre preservando. porm, os espaos de cada uma das reas envolvidas, e, ao mesmo tempo, ressaltando a riqueza e a dinamicidade de sua ao interdisciplinar. indiscutvel a fora vital dessas interaes que estudam as prticas locais e a sua insero social e poltica, quando interagem com os instrumentos, as concepes e os saberes contidos nas fontes documentais, conforme ressalta Foucault (2000, p.7):

ARQUIVO E MEMRIA

responder ao desafio da socializao do conhecimento, conforme enfatiza Foucault (2000, p. 26):

[...] desde que existe uma disciplina como a histria, temo-nos servido de documentos, interrogamo-los, interrogamo-nos a seu respeito; indagamos-lhes no apenas o que eles queriam dizer, mas se eles diziam a verdade, e com que direito podiam pretendlo, se eram sinceros ou falsificadores, bem informados ou ignorantes, autnticos ou alterados. Mas cada uma dessas questes e toda essa grande inquietude crtica apontavam para o mesmo fim: reconstituir, a partir do que dizem estes documentos s vezes meiaspalavras , o passado de onde emanam e se diluiu, agora, bem distantes deles; o documento sempre bem tratado com a linguagem de uma voz agora reduzida ao silncio: seu rastro frgil, mas, por sorte, decifrvel.

59

Contudo, o processo investigativo do pesquisador, como um usurio vido pela recuperao da informao desejada, no se encerra nas informaes contidas nesses documentos, pois se desdobra na anlise dessas informaes diante de um contexto, de uma situao. Visto assim, os documentos arquivsticos constituem peas fundamentais para a pesquisa histrica e, conseqentemente, para a materializao do conhecimento. Em um sentido amplo, lidar com documentos arquivsticos na pesquisa histrica significa trabalhar com a produo de sentidos: estabelecendo interpretaes sobre as condies em que foram produzidos; regulamentando movimentos; incentivando ou reprimindo discursos que vo se associar maneira como se constroem significados; e tentando explorar o desenrolar dessa produo na busca do ponto central com a informao produzida. Com base nesse entendimento, concebe-se documento arquivstico como um bem cultural patrimonial, emanado do saber e da memria da humanidade, com sentidos determinados pelas posies ideolgicas colocadas em jogo no processo sciohistrico em que as palavras so produzidas. O documento arquivstico figura, desse modo, como um fenmeno da produtividade de informao, a qual, por sua vez, opera em tenso constante com o novo, o diferente. Aquilo que, em determinado momento, dito de uma maneira diferente engendra transformaes nos processos de significao, gerando rupturas na verdade que fora cristalizada por meio do processo de repetio. Para Foucault (2000, p.7), o significado de documento arquivstico passou por uma metamorfose no campo histrico. Essa transformao, que continua acontecendo at os dias atuais, precisa ainda ser aperfeioada: [...] o documento, pois, no mais, para a histria, essa matria inerte, atravs da qual ela tenta reconstituir [...] o que passado e o que deixa apenas o rastro [...]. O pensamento de Foucault consubstancia uma nova dimenso para o documento: ser visto no apenas como aquilo que diz a verdade por meio da interpretao, mas que precisa ser analisado no seu mago e elaborado de forma a escutar a informao expressa e a no expressa. Essa crtica, na realidade, possibilita uma superao no que concerne ao processo de produo do conhecimento, uma vez que tal produo se encontra
TransInformao, Campinas, 21(1): p. 55-61, jan./abr., 2009

ancorada em uma estrutura de informao caracterizada por inclinaes pessoais e determinaes globais que limitam seu campo em determinado contexto. Esse conhecimento estaria apoiado no suporte institucional do arquivo e sob o fluido de um universo altervel e temporal, cujas oscilaes teriam como condicionantes os imperativos sociais, polticos, econmicos e culturais que pautam o construto da cincia e do saber como um todo. Assim, os documentos arquivsticos se constituem em fontes de informaes indispensveis a ser interpretadas, analisadas e cotejadas. Eles so obras humanas que registram, de modo fragmentado, informaes ricas e complexas sobre relaes coletivas. So interpretados, ento, como exemplos de modos de vida, de concepes de mundo, de possibilidades construtivas especficas de contextos e de pocas, sendo estudados tanto na sua dimenso material como na sua dimenso abstrata e simblica, que tornam efervescente a produo do conhecimento na sociedade da informao.

CONSIDERAES FINAIS

O estudo da compreenso, no sentido amplo, de memria produz um debate instigante, sobretudo porque o termo memria est inserido nos mais diversos ramos do conhecimento. Isso gera tanto uma gama de interpretaes no cerne de cada rea como um estreitamento de relaes com estas reas. Dentre os saberes que mobilizam a noo de memria, destaca-se a Arquivstica, que busca a identificao de aspectos salutares para a formao e para o amadurecimento em face da sociedade da informao. O desenvolvimento da memria, aqui considerada como condio primordial para a formao e a consubstanciao da identidade individual e/ou coletiva, compreende sua transio das tradies orais para a sua produo moderna nas sociedades como um todo, por meio do documento. Esse contexto, portanto, faz com que o arquivo no se reduza mera instituio de guarda da memria, mas extrapole tal funo. Ele representa um forte meio necessrio para a definio social e cultural, assumindo, assim, uma postura de mediao na conquista de direitos, no que tange aquisio de informaes e criao de novos conhecimentos.

60

BARROS, D.S. & AMLIA, D.

REFERNCIAS

61
ARQUIVO E MEMRIA

ARRUDA, M.C.C. Reflexos do processo de globalizao na capacitao profissional. Informao & Sociedade: estudos, v.8, n.1, p.11-24, 1998. BARRETO, A.M. Memria e sociedade contempornea: apontando tendncias. Revista ACB, v.12, n.2, p.161-176, 2007. BELLOTTO, H.L. Arquivologia: objetivos e objetos. Arquivo: boletim histrico e informativo, v.10, n.2, p. 81-83, 1989. COOK, T. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento arquivstico comum da formao da memria em um mundo ps-moderno. Revista Estudos Histricos, v.11, n.21, p.129-149, 1998. Tema: arquivos pessoais. DURANTI, L. Registros documentais contemporneos como provas de ao. Revista Estudos Histricos, v.7, n.13, p.49-64, 1994. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 6.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. GAGNON-ARGUIN, L. Os arquivos, os arquivistas e a arquivstica: consideraes histricas. In: ROUSSEAU, Jean-Yves et al. Os fundamentos da disciplina arquivstica. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1998. GONZALEZ GMEZ, M.N. Dos estudos sociais da informao aos estudos do social desde o ponto de vista da informao. In: AQUINO, M.A. (org.). Cincia da Informao: gnese, especificidade e conexes. Joo Pessoa: Editora Universitria, 2002. p. 1-17.

JARDIM, J.M. A inveno da memria nos arquivos pblicos. Cincia da Informao, v.25, n.2, 1995. LE GOFF, J. Histria e memria. 2.ed. Traduo de Bernardo Leito et al. Campinas, SP: UNICAMP 2003. , MENESES, U.T.B. A crise da memria, histria e documento: reflexes para um tempo de transformaes. In: SILVA, Z.L. (org.). Arquivos, patrimnio e memria: trajetrias e perspectivas. So Paulo: UNESP/FAPESP 1999. , NORA, P Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. . Trad. Yara Aun Khoury. Projeto Histria, n.10, p.7-23, 1993. NOVAES, A. (org.). Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. POLLAK, M. Memria e identidade social. Revista Estudos Histricos, v.5, n.10, p.200-212, 1992. ROBREDO, J. Da Cincia da Informao revisitada aos sistemas humanos de informao. Braslia: Thesaurus: SSR Informaes, 2003. SILVA, A.M. et al. Arquivstica: teoria e prtica de uma cincia da informao. 2.ed. Porto: Afrontamento, 2002. WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.

TransInformao, Campinas, 21(1): 55-61, jan./abr., 2009

62

BARROS, D.S. & AMLIA, D.

TransInformao, Campinas, 21(1): p. 55-61, jan./abr., 2009

Potrebbero piacerti anche