Sei sulla pagina 1di 16

O LAMPIO DE FERNANDO VILELA: NEM HERI, NEM FACNORA... DEMASIADAMENTE HUMANO.

Luiz Roberto Zanotti

RESUMO: Este artigo pretende analisar a personagem Lampio no romance grfico Lampio e Lancelote de Fernando Vilela com enfoque em sua ambivalncia. Lampio, uma das personagens mais retratada pelas artes brasileiras, geralmente caracterizado ou como um heri ou como um facnora, ou seja, enquanto para alguns autores, o cangaceiro apresentado somente atravs de seu lado positivo de um revolucionrio em luta contra o coronelato, para outros, o seu lado negativo de um bandido sanguinrio ressaltado. Estas duas abordagens fazem como que a personagem perca toda possibilidade de uma anlise multi-interpretativa, o que a aproxima de uma viso cartesiana, onde se procura encontrar a verdade atrs de uma certa aparncia. Palavras-chave: Cordel, Romance grfico, Lancelote. A capa de Lampio e Lancelote (vide figura 1) j indica a contraposio que se seguira por todo o romance entre a predominncia da cor prateada para Lancelote e a paisagem medieval inglesa, e a cor dourada para Lampio e o serto nordestino.

FIGURA 1 Como veremos no decorrer deste estudo, a cor prata, para Ad de Vries (p. 425) significa a pureza, a inocncia, uma conscincia pura, como pode ser verificado, na

UFPR, Curitiba, mestre, luizzanotti@terra.com.br

utilizao do clice de prata nas cerimnias religiosas, e tambm sabedoria (a lngua do justo tem a cor prateada). Alm disso, a cor prata lembra o feminino, a lua e a noite em oposio ao dourado do masculino, do dia e o sol. Para Gaston Bachelard (2002, p. 9), esta diferena entre o feminino e o masculino tambm se reflete nos elementos gua e fogo, pois o elemento gua mais feminino mais uniforme e constante que o fogo. Ele simboliza as foras humanas mais escondidas, mais simplificantes, tais quais as foras imaginantes da mente que, no impulso da novidade, escavam o fundo do ser. Como pondera Bachelard (2002, p. 9):
nela que materializamos os nossos devaneios; por ela que nosso sonho adquire sua exata substncia; a ela que pedimos nossa cor fundamental. Sonhando perto do rio, consagrei minha imaginao gua, a gua verde e clara, a gua enverdece os prados. (...) No preciso que seja o riacho da nossa casa, a gua da nossa casa. A gua annima sabe todos os segredos. A mesma lembrana sai de todas as fontes.

O elemento fogo, ainda segundo Bachelard (1999, p. 2-3), associa-se s crenas, s paixes, ao ideal, filosofia de toda uma vida. Deve-se tomar cuidado com um pensamento eminentemente objetivo, sob o risco de jamais se alcanar uma atitude objetiva. O fogo conduz sempre ao aprisco potico, onde os devaneios substituem o pensamento, onde os poemas ocultam os teoremas. Porm, Bachelard pergunta: O que o fogo?, e ele mesmo responde que, ainda hoje, as intuies do fogo permanecem presas a uma pesada tara e, apesar de toda racionalidade cientfica, ele ainda est presente em nossa alma (ou se preferirem psique). Existe ainda uma secreta idolatria pelo fogo, uma psique que guarda os vestgios do homem velho na criana, da criana no homem velho, do alquimista no engenheiro. Em A psicanlise do fogo, o filsofo busca explicar as sedues que falseiam as indues, a valorizao imediata da substncia, o carter objetivo e subjetivo do fogo, seus valores no discutidos, seu carter duplo que,
ao subir das profundezas da substncia se oferece como amor, e torna a descer matria e se oculta, latente, contido como o dio e a vingana. Dentre todos os fenmenos, realmente o nico capaz de receber to nitidamente as duas valorizaes contrrias: o bem e o mal. Ele brilha no Paraso, abrasa no Inferno. (BACHELARD, 1999, p.12)

Com relao ao romance propriamente dito, a primeira apario imagem (figura 2) de uma Inglaterra (na poca Bretanha) medieval, prateada e sombria, um territrio dividido em reinos independentes, onde alguns registros histricos apontam para um guerreiro chamado Arthur, que posteriormente entraria gloriosa e

definitivamente para a histria, sob a mascara do famoso rei Arthur e seus cavaleiros da Tvola Redonda.

FIGURA 2 As primeiras referncias a Arthur vm do norte da Bretanha. Ele teria nascido por volta de 475, na pequena aristocracia da provncia. Com exatos 20 anos, montou um grupo de cavaleiros que saqueava a Cornualha e Devon. Naquela poca, o seu bando no passava de um exercito pessoal, at o momento em que comearam as campanhas realmente srias, no inicio do sculo VI. Villela, assim como a maioria dos cantadores nordestinos, antes de mais nada, pede licena para a falar do cavaleiro Lancelote (figura abaixo) que ele apresenta cavalgando entre castelos medievais. Um cavaleiro bom, nobre, forte e delicado, que no tem medo de enfrentar nenhuma batalha.

Lancelot um dos cavaleiros da Tvola Redonda do Rei Arthur, mas parece no possuir nenhuma ligao com a realidade inglesa da poca e, portanto, fruto da fico, mas uma fico antiga e com profundas implicaes histricas, pois Artur e os seus cavaleiros esto dentro do imaginrio ingls, e ainda hoje, no h maior honraria do que ser nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra. Na sequencia (figura 3), Villela traz Guinevere e Morgana, duas das principais personagens dos romances da Tvola Redonda, que para Jean Markale (p. 40), simboliza a confrontao entre a religio crist e as prticas herdadas do drusmo num verdadeiro choque de culturas. Guinevere era uma piedosa rainha crist, enquanto Morgana uma bruxa vil que servia para demonizar a religio e os ritos pagos da cultura celta.

FIGURA 3 Conforme vrios textos da poca, Morgana seria meio-irm do rei Arthur e ao longo de toda lenda se esfora para prejudic-lo, fosse aprisionando-o, fosse fazendo de tudo para mat-lo, a fim de recuperar o poder que julgava usurpado. A rainha Guinevere, esposa do Rei Arthur, era o extremo oposto, com o seu nome em gals Gwenhyfar sendo bastante revelador: branca aparncia, que remete diretamente pureza da cor prata.

Para Jean Markale (p. 43), Morgana tinha um sentimento de frustrao em relao esposa do irmo. Ela era apaixonada pelo belo Lancelote e no tolerava que ele fosse o escolhido da rainha. Nesta perspectiva, apesar de Guinevere aparecer como uma anti-Morgana, ela tambm amava Lancelote apaixonadamente, numa relao adultera, o que obviamente pouco conforme idia de uma rainha catlica O virar da pagina mostra um serto nordestino dourado (figura 4), dominado pelo sol e pelo gado. Serto reportado por Euclides da Cunha em Os Sertes que relata a histria deste povo sofrido que habita o serto brasileiro, uma regio de terras no cultivadas. Um vasto territrio onde no havia cercas delimitando as propriedades. As cercas s eram usadas para proteger a roa do gado, e onde os vaqueiros se trajavam com uma indumentria sui generis feita inteiramente de couro (BARROS, 2000, p. 46).

FIGURA 4 A importncia do gado que remete a prpria origem do sertanejo, pois para muitos pesquisadores, o homem chegou ao serto deixando para trs o sedentarismo, uma forma de vida inspirada na produo agrcola para iniciar o chamado ciclo do gado. Mas esta pecuria tem pelo menos uma grande diferena da pecuria litornea ou do resto do pas. Conforme podemos observar na figura 5, atravs das imagens dos mandacarus, o serto uma regio carente de gua. Por este motivo, o serto traz todas as implicaes da vida nmade, a necessidade da busca de novos pastos, haja vista, o rpido desgaste nessas reas semi-ridas. O isolamento caracterstico do homem desta regio est ligado a esta forma de criao de gado que no comporta o trabalho

massificado. O criador era um homem individualista, autnomo, improvisador e, sobretudo, livre. importante tambm observar que, distante da dos traos culturais do sul do Brasil, a personalidade sertaneja tambm constituda na indiferena no trato com o sangue devido predominncia da atividade pecuria. O menino sertanejo muito cedo banhando-se de sangue, ajudando o pai a sangrar o boi ou o bode para o preparo da carne-de-sol (MELLO, 2005, p. 21).

FIGURA 5 No meio destes mandacarus, Vilela apresenta uma srie de cangaceiros, homens sem temor de risco, que herdaram a valentia de seus antepassados, uma populao que foi obrigada a lutar contra os indgenas locais e at mesmo animais ferozes, ficando isolada e empobrecida. Na sequencia da ilustrao (Figura 6) que se encontra na pagina seguinte, Vilela finalmente apresenta Lampio juntamente com Maria Bonita, sendo fiel imagem do casal cangaceiro, que bem antes de serem assassinados em Angicos pela patrulha volante, j havia se transformado numa figura lendria no panorama sociocultural brasileiro devido no s aos seus feitos, mas tambm devido a uma mdia vida de notcias sensacionalistas e de todo um trabalho literrio, onde predominava a literatura de cordel, sem dvida uma das fontes de referncia para o romance. No que tange aos estudos histricos em relao a esta personagem, eles apresentam uma srie de abordagens perspectivas que vo desde a sua apresentao como uma pessoa honesta e trabalhadora, mas que a misria e a injustia social fizeram

com que embarcassem numa vida de crimes sem volta, at a sua retratao como uma pessoa extremamente violenta.

FIGURA 6 Um fator de suma importncia na pesquisa histrica a respeito de Lampio diz respeito proximidade temporal com o fenmeno, o que significa dizer que foram possveis a obteno de entrevistas com uma srie de pessoas que tiveram contato real com Lampio. Tambm mister de mencionar um grande volume de fotos, filmes e reportagens efetuadas por uma mdia vida de noticias sobre o cangaceiro. A verdade que talvez nenhuma outra personagem histrica brasileira tenha sido to explorada como o cangaceiro nordestino. Todavia, apesar desta propalada proximidade, renomados pesquisadores, tais como, Luitgarde Barros (2000), Frederico Pernambucano de Mello (2005), Rui Fac (1983) e Maria Christina Machado (1978), entre outros, possuem diferentes vises sobre este assunto. Barros e Mello ressaltam o seu carter ligado ao banditismo1, enquanto Machado e Fac Machado apresentam, dentro de uma perspectiva marxista, Lampio no como um fato isolado, mas sim como o resultado de uma poca em que se

Barros (2000), assim como Mello, procura desmistificar a imagem mitolgica de Lampio como justiceiro e ideologicamente voltado para a defesa dos fracos num combate ao coronelismo. Para Mello (2005), o mito foi formado, principalmente por trs fatores, uma mdia jornalstica da poca que explorava o assunto, as condies propcias do serto (cenrio decisivo no apenas no seu aspecto de ser uma cultura francamente receptiva violncia) e o escudo tico utilizado pelos cangaceiros.

processava a luta surda, empreendida pelo vaqueiro contra o senhor da terra. (MACHADO, 1978, p. 6). A jornalista Vera Ferreira, neta de Lampio, em seu livro De Virgolino Lampio (1999), vai trabalhar esta discrepncia entre os historiadores propondo uma histria do cangao onde existam, pelo menos, dois Lampies:
[...] um (real) que teve a sua existncia real, que viveu todas as vicissitudes que um homem a margem da lei experimenta, e outro (mtico) que foi criado a partir de cada faanha efetiva ou inventada. Este um produto coletivo que vai cada vez mais sobrepujando o primeiro. H uma abundante literatura sobre o cangao, mas poucos oferecem um quadro histrico mais ou menos completo. Tem-se praticado em torno do cangao ainda uma espcie de histria do tipo tradicional, ancorada nos heris e nos seus grandes feitos, que faz com que a sua participao no imaginrio continue crescendo. (FERREIRA, 1999, p. 10)

Seja l qual for a perspectiva adotada, todas as biografias de Lampio tm invarincia de uma ordem de dados, tambm salientados pelos informantes: era um exmio cavaleiro. Almocreve, cruzava as fronteiras de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, cujos caminhos percorria com intimidade, conhecendo como a palma da mo a rede de rios e riachos que abastecia o Moxot e o Pajeu. Palmilhava os ps de serra, grotas e socoves, deslocando-se na catinga com a naturalidade dos experimentados vaqueiros do Paje. (BARROS, 2000, p. 85) Porm, se o fato de Lampio tiver sido uma criana pobre aceito de uma maneira geral, mesmo esta infncia e juventude de uma criana sertaneja, passa a ser ideologizada. Maria Machado afirma que ele desde muito menino, pelo fato de ter assistido muitas rixas no serto, onde o coronel sempre levava a razo, j criava conceitos cada vez mais rgidos contra os potentados. Machado apresenta como argumento um poema atribudo a Lampio:
Se os homem desse aos vivente O que aambarca os banqueiro E dividisse as quintanda E tudo dos masoquero Neste mundo de misria No havia cangaceiro (MACHADO, 1978, p. 36)

Esta opo de obter a justia atravs da violncia, que para Machado causada por uma revolta infantil s vai fazer crescer com o processo de desenvolvimento de Lampio. Outro fator preponderante na formao do cangaceiro est na sua origem numa regio atormentada pelas secas, uma paisagem rida. Neste ambiente sujeito longos perodos de estiagem, acabam por empurrar muitos dos seus habitantes para o cangao como meio de vida.

Mello (2005, p.190) chama a ateno para a correlao entre a seca, as agitaes polticas e a rapinagem cangaceira, pois a seca promovia a desarticulao da incipiente estrutura governamental. O pesquisador oferece como argumento o editorial do Jornal do Recife, edio de 5/12/1926, onde relatado que nos sertes de Pernambuco estavam surgindo outros bandos, que assim como o bando de Lampio, estavam fortemente armados e municiados, depredando e arrasando tudo nas suas passagens sinistras.

FIGURA 7 O dourado d lugar cor preta, que para Ad Vries (p. 50) est relacionado com a sombra, com a noite e com prpria morte. A morte que, como vimos, est impregnada na cultura sertaneja. A noite, por sua vez, para as pessoas que no tm uma casa para morar acaba por se transformar num verdadeiro animal selvagem que vai causar o medo (BACHELARD, 2003, p. 172). Naquela poca, o panorama no poderia ser mais sombrio e mortal, com os coronis, donos de grandes latifndios no Nordeste, com total autoridade sobre os sertanejos e com poderes de vida e morte sobre eles no podiam permitir que a sua autoridade fosse colocada prova: qualquer tipo de agresso gerava uma resposta ainda mais violenta, como por exemplo, exterminar totalmente a famlia do agressor. Vilela, assim como Machado (1998, p. 37), mostra um Lampio e seus cangaceiros como homens em luta contra o coronelato: homens que lutavam porque no chegaram a conheceram a justia. Fizeram, ento, a justia com as prprias mos.

Eram os fora-da-lei. Mas onde realmente estava a lei? No bolso dos ricos ou no porrete do coronel? A cena seguinte volta para a Inglaterra que, segundo o autor, vivia nas trevas da Idade Mdia, o que realado com a utilizao da cor preta que predomina metade da ilustrao. Lancelote vai cavalgando pelas terras do Vale do Lago Sagrado onde vivia a feiticeira Morgana, que frustrada da possibilidade de t-lo para si, lanou um feitio nop formato de uma nuvem branca, pela qual se adentrou o cavaleiro (Figura 7), passando por um portal do tempo e chegando ao serto nordestino.

FIGURA 8 O cavaleiro passa a cavalgar pelo serto nordestino at o momento em que se defronta com Lampio (Figura 9). Este encontro se d primeiramente pela mistura das cores prata e ouro. Lampio ao avistar o cavaleiro, em meio ao calor nordestino, ordenao a parar, iniciando um dilogo dominado por insultos mtuos. Os encontros de Lancelote e Lampio, e da Era Medieval com o serto, promovidos por Vilela pode ser tambm verificado atravs da literatura de cordel. Como sabemos, a literatura de cordel uma espcie de poesia popular que impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Escritos em estilo pico, os versos do cordel, naturais filhos das gestas medievais, dos romances de cavalaria transplantados da Pennsula Ibrica, fecundaram a lngua e o imaginrio das populaes sertanejas (BARROS, 2000, p. 14).

FIGURA 9

Os cordis chegaram ao Brasil no sculo XVIII, mas hoje, ainda possvel, encontr-los sendo vendidos em algumas regies pelos prprios autores, sendo que, algumas vezes, estes poemas so recitados em pblico, ou, at mesmo acompanhados pelo som das violas. A sua especificidade advinda de ser uma importante fonte de memria popular vai influenciar vrios escritores nordestinos, tais como: Joo Cabral de Melo, Ariano Suassuna, Jos Lins do Rego e Guimares Rosa. Estes pequenos livretos so escritos atravs de uma linguagem simples, com uma tendncia de se usar os recursos humorsticos no tratamento de fatos da vida cotidiana da cidade ou da regio, tais como: festas, disputas polticas, fatos pitorescos, assuntos religiosos, atos de herosmo e vilania. Percebe-se, todavia, que no obstante a aparente simplicidade da linguagem, muitos poemas de cordel possuem uma linguagem rebuscada, muito distante da parcimnia de palavras, um elemento tpico da sociedade sertaneja. Luitgarde Barros (2000, p. 14), apresenta como hiptese para este fenmeno, a influncia da prpria literatura em seu estilo pico, proveniente das gestas medievais e dos romances de cavalaria transplantados da Pennsula Ibrica, que fecundaram a me

agreste, a lngua e o imaginrio das populaes sertanejas. Ainda, segundo Barros (2000, p. 156), no processo de heroificao do cangaceiro, ainda importante lembrar a contribuio trazida pelo cordel no sentido da aproximao dos feitos do cangao s faanhas medievais que so relatadas no livro Histria de Carlos Magno e dos Doze Pares de Frana que durante tanto tempo circulou pelo Nordeste, inspirando cantores e poetas populares. Os cordelistas adaptaram alguns elementos advindos das gestas medievais catinga como prncipes vestidos com gibo, pelejando pelos sertes nas derrubadas de boi, numa luta de trabalho e fora esperando alcanar com a vitria o premio cobiado, uma donzela:
A travessia de setenta e sete lguas de catinga, enfrentando ona e boi brabo, levaria um valente a um distante castelo onde vivia uma princesa. Amarrando o cavalo no copi de uma taipa, o rapaz olha ao longe a transfigurao da princesa, filha do fazendeiro. As moas direitas, filhas de homens de bem, so princesas daqueles homens das armas, ainda presos a alguns antigos valores (BARROS, 2000, p. 157).

Esta aproximao medieval com Carlos Magno tambm lembrada por Curran (1988, p.69), que compara o modelo narrativo do heri-cangaceiro Antonio Silvino de Leandro Gomes de Barros com a personagem Carlos Magno no livro medieval. O poeta tirou dois episdios para criar dois clssicos do romance de cordel: A Batalha de Oliveros com Ferrabraz e A priso de Oliveros.Cmara Cascudo cita casos de sertanejos cujos filhos se chamam Carlos Magno, Rolando ou Oliveros. Na literatura de cordel, o vaqueiro, o valente sertanejo e o cangaceiro tm traos de Carlos Magno ou de seus cavaleiros, embora usem chapu de couro, o gibo e as perneiras do interior, em vez de armaduras de da espada de ao. Veja-se o que diz Antonio Silvino nesta cena de Gomes de Barros que lembra Roncevalles:
Eu choro a falta que faz-me Todos os meus companheiros Qual Carlos Magno chorou Por seus doze cavaleiros. Nada me faz distriar, No deixarei de seguir A morte dos cangaceiros (GOMES DE BARROS citado em CURRAN, 1988, p. 69)

Num contexto, tanto medieval, quanto sertanejo, onde a honra a qualidade mais importante para um homem, a disputa verbal entre os dois cavaleiros, como no podia deixar de ser, acaba por se definir pela declarao de guerra, com Lampio

formando com seus cangaceiros seu bando dourado, enquanto Lancelote chama todos os cavaleiros do Rei Arthur e at mesmo o mgico Merlin para formar seu bando prateado.

FIGURA 10 Os bandos que num primeiro momento esto separados (Figura 10) entram numa luta feroz e longa que pode ser verificada nas nove pginas seguintes, conforme figura 11.

FIGURA 11

A luta termina atravs de uma mistura entre o serto e a Era Medieval, que j observamos nos cordis, com Lampio numa armadura maior que ele, e Lancelote com os trajes de Lampio. Lampio pega a sanfona e comea a tocar um xaxado em homenagem a Lancelote. Esta ligao do cangao, e em particular de Lampio com a msica, ao trazer consigo a imagem de um cangaceiro possuidor de um lado romntico forte, refora a figura de Lampio como um homem bom e amoroso que o destino desviou dos caminhos do bem. Esta imagem de Lampio como um homem de bons sentimentos vai receber um reforo a partir da cano Acorda Maria Bonita composta por Volta Seca e registrada em disco fonogrfico em 1957. A luta das nove pginas anteriores substituda por seis paginas onde todos danam, desde Lampio com Guinevere, Maria Bonita e Lancelote at o momento em que a feiticeira Morgana desgostosa com o rumo dos acontecimentos, resolve acabar com a festa e atravs de uma magia colocou todo mundo neste cordel de Vilela.

FIGURA 12 Assim, Vilela consegue quebrar a viso dicotmica heri-bandido de Lampio relativizando posies pragmticas na sua obra a partir da escolha da diversidade de cores/smbolos (cores preta, dourado e prata), da utilizao de vrias linguagens (verso,

sextilha do cordel sertanejo, prosa, narrativa pica), de recursos grficos (carimbo e xilogravura), ou ainda de elementos intertextuais. Para os defensores de Lampio como um bandido onde s podemos encontrar a violncia e a atrocidade, ele mostra o cangaceiro com pouca pacincia e que por qualquer motivo ftil, como a discusso com Lancelote, parte para o caminho da violncia. Para os que acreditam na boa ndole ele oferece o lado humano de um indivduo que no foi mais violento do que o cavaleiro Lancelote, um exemplo paradigmtico de heri medieval, e assim como o cavaleiro capaz de ter um grande amor por uma mulher. Neste aspecto aparece a imagem de um nordestino generoso e justo, cruel e tolerante, prudente e arrojado, que soube com esse comportamento meio contraditrio manter a ordem no seu bando. Um cangaceiro que era um lder, mas que apesar de ser um condutor duro e inflexvel, foi capaz de amar com ternura uma mulher, a quem foi fiel e companheiro. Referncias bibliogrficas BACHELARD, Gaston. A psicanlise do fogo. So Paulo: Martins Afonso, 1999. _______O ar e os sonhos. So Paulo. Martins Afonso, 2001. _______A gua e os sonhos. So Paulo. Martins Afonso, 2002. _______A terra e os devaneios do repouso. So Paulo. Martins Afonso, 2003. BARROS, Luitgarde O. C. Derradeira Gesta, Lampio e Nazareno: Guerreando no Serto. Rio de Janeiro: Mauad, 2000. CURRAN, Mark. Histria do Brasil em cordel. So Paulo: Epusp, 1998. DE VRIES, Ad. Dictionary of Symbols and Imagery. Londres: Nort-Holland, 1974.FAC, Rui. Cangaceiros e fanticos. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 1983. FERREIRA, Vera e AMAURY, Antonio. De Virgolino a Lampio. So Paulo: Idia Visual, 1999. Markale, Jean. A cristianizao dos druidas. Histria Viva. So Paulo, volume V, pginas 41-43, maro 2005. MACHADO, Maria Christina Matta Machado. As tticas de guerra dos cangaceiros. So Paulo: Brasiliense, 1978. MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do sol: violncia e banditismo no Nordeste do Brasil. So Paulo: A girafa, 2005. VILELA, Fernando. Lampio e Lancelote. So Paulo: Cosacnaify, 2007.

Potrebbero piacerti anche