Sei sulla pagina 1di 5

CURSO

Tcnico em Mecnica rea industrial ETE Repblica Campos avanados NUCLEP / FAETEC

Exerccio Sobre END - Lquido Penetrante


1. A diferena entre descontinuidade e defeito : a) O defeito uma imperfeio grande e descontinuidade uma imperfeio pequena. b) A descontinuidade sempre um defeito. c) uma descontinuidade sempre inaceitvel enquanto que o defeito pode no afetar o servio da pea ou componente. d) O defeito uma descontinuidade que pode comprometer o servio ou performance da pea, enquanto que descontinuidade uma falha na estrutura da pea que pode ou no comprometer a pea. 2. Qual das afirmaes abaixo verdadeira ? a) O ensaio radiogrfico destinado a deteco de descontinuidades superficiais e internas. b) O ensaio ultra-sonico ideal para deteco de descontinuidades superficiais. c) O ensaio por partculas magnticas apropriado a detectar descontinuidades em materiais ferromagnticos d) O ensaio por lquidos penetrantes pode avaliar profundidades de trincas superficiais. 3. Uma vantagem do ensaio por lquidos penetrantes , em relao aos demais E.N.D , : a) o mtodo pode ser aplicado em todos os materiais. b) o mtodo no necessita de preparao da superfcie. c) o ensaio pode detectar qualquer descontinuidade. d) o mtodo mais simples , e de fcil interpretao dos resultados. 4. Quais dos materiais abaixo , o ensaio por lquidos penetrantes no aplicvel? a) aos inoxidveis e plsticos b) materiais forjados ou fundidos c) materiais porosos. d) nenhuma das alternativas 5. Qual das seguintes alternativas corresponde a desvantagens para o ensaio por lquidos penetrantes? a) no pode ser aplicado a altas temperaturas. b) somente detecta descontinuidadess abertas para a superfcie. c) necessita preparao da superfcie. d) as alternativas (a) e (b) so corretas.

Prof. Michel Barbosa

Tcnico em Mecnica rea industrial ETE Repblica Campos avanados NUCLEP / FAETEC

Exerccio Sobre END - Lquido Penetrante


6. Qual das seguintes descontinuidades, no pode ser detectada pelo ensaio por lquidos penetrantes ? a) uma trinca sub-superficial. b) uma incluso interna numa solda. c) uma falta de fuso entre passes numa solda. d) todas as alternativas so verdadeiras. 7. O mtodo de ensaio por LP , est baseado,principalmente, nas propriedades de ...................... dos lquidos. a) tenso superficial e capilaridade. b) densidade especfica e viscosidade c) penetrabilidade e viscosidade cinemtica d) densidade especfica e capilaridade 8. Quais das seguintes descontinuidades pode ser detectada por LP ? a) porosidade superficial b) trincas com abertura acima de 10 mm c) dupla laminao na borda de chapas d) todas as alternativas so corretas. 9. Qual das propriedades abaixo, importante que nenhum penetrante possua ? a) alto poder de capilaridade b) boa molhabilidade c) secagem rpida d) baixa tenso superficial 10.Qual das seguintes propriedades desejvel que um bom penetrante deva ter: a) baixa viscosidade b) alto grau de molhabilidade c) ponto de fulgor no inferior a 200 C d) todas as alternativas so corretas. 11.Os penetrantes foram desenvolvidos para penetrar em aberturas: a) quaisquer b) smente com aberturas maiores que 0,1 mm c) com dimenses maiores que 1mm d) lineares ou arredondadas

Prof. Michel Barbosa

Tcnico em Mecnica rea industrial ETE Repblica Campos avanados NUCLEP / FAETEC

Exerccio Sobre END - Lquido Penetrante


12.Das alternativas abaixo , qual representa uma denominao comumente usada para designar os lquidos penetrantes ? a) penetrante removvel com solvente b) penetrante lavvel em gua, ps emulsificao c) penetrante no aquoso d) as alternativas (a) e (b) so corretas.

13.Qual das afirmativas abaixo verdadeira ? a) a preparao da superfcie no ensaio por LP somente importante se a superfcie da pea estiver contaminada com leo ou graxa. b) o jateamento na preparao da superfcie , para ensaio por LP , deve ser sempre evitada. c) a temperatura no tem influncia no ensaio por LP. d) trinca de cratera , na superfcie da solda , no pode ser detectada por ensaio com LP. 14.O mtodo mais desejvel para a remoo do excesso de penetrante removvel com solvente a) jato de gua e detergente, com baixa presso. b) forte jato de solvente qualificado c) escova e pano mido com solvente d) pano limpo umidecido com solvente adequado 15 A borda de um chanfro preparado para soldagem , foi cortado com o processo de oxi-corte. Neste caso, a preparao da superfcie para o ensaio por lquidos penetrantes pode ser feita: a) usando-se apenas escova. b) por jateamento c) por limpeza com solvente e pano limpo. d) por esmerilhamento 16.Ao se adquirir um lote de penetrante , devemos: a) verificar se o produto est qualificado pelo procedimento aprovado b) efetuar teste de sensibilidade numa amostra do lote, usando padro conhecido. c) verificar a data de validade do lote. d) todas as alternativas so aplicveis.

Prof. Michel Barbosa

Tcnico em Mecnica rea industrial ETE Repblica Campos avanados NUCLEP / FAETEC

Exerccio Sobre END - Lquido Penetrante


17.A primeira etapa para a inspeo por lquidos penetrantes, numa superfcie que se encontra pintada : a) aplicar o penetrante com relativo cuidado na superfcie. b) lavar minuciosamente a superfcie com detergente. c) remover completamente a pintura. d) escovar a superfcie at reduzir a camada de tinta metade. 18.Qual das tcnicas abaixo podem ser utilizadas para a aplicao do lquido penetrante ? a) mergulhando a pea em banho no penetrante. b) pulverizando o penetrante sobre a pea. c) atravs de rolo de pintura. d) todas as tcnicas acima podem ser utilizadas.

19.Qual das tcnicas abaixo mais recomendada para a aplicao do revelador ? a) com pincel macio. b) com rolo de pintura. c) por pulverizao. d) todas as tcnicas podem ser utilizadas. 20.O termo usado para definir o perodo de tempo que o penetrante fica sobre a superfcie ensaiada denomina-se: a) tempo de espera b) tempo de escoamento c) tempo de impregnao d) tempo de penetrao 21.A tcnica mais comum de se verificar se o excesso de lquido penetrante fluorescente foi totalmente removido , antes da aplicao do revelador : a) aplicar um jato de ar comprimido sobre a superfcie b) examinar a superfcie com luz ultravioleta c) examinar a superfcie com luz infravermelha d) passar pano limpo ou papel sobre a superfcie ,para observar resduos de penetrante.

Prof. Michel Barbosa

Tcnico em Mecnica rea industrial ETE Repblica Campos avanados NUCLEP / FAETEC

Exerccio Sobre END - Lquido Penetrante


22.Para a aplicao do revelador no aquoso , no ensaio por lquidos penetrantes lavveis com gua a superfcie: a) no precisa de estar sca b) no precisa estar isenta de resduos de penetrante c) necessita estar limpa, sem resduos de penetrante , e sca. d) no pode ser lisa , ou usinada 23.O problema do re-ensaio de uma pea por LP , que j tenha sido ensaiada por este mtodo,: a) o penetrante perder parte de seu brilho e cor b) o penetrante ter dificuldade na molhabilidade da superfcie c) o resduo sco de penetrante dentro das descontinuidades, pode no dissolver , apresentando resultados pouco confiveis. d) todas as alternativas so corretas 24.A finalidade do uso do revelador no ensaio por LP : a) facilitar a ao de capilaridade do penetrante b) absorver os resduos emulsificantes c) absorver o penetrante de dentro das descontinuidades

Prof. Michel Barbosa

Potrebbero piacerti anche