Sei sulla pagina 1di 2

QUESTIONRIO HERMENUTICA JURDICA 1. Conceitue Hermenutica Jurdica 2. Defina e diferencie interpretao, integrao e aplicao do Direito 3.

Posso afirmar que o Direito nasceu com a codificao? 4. Fale do papel do Direito Pretoriano no Direito Romano 5. Posso afirmar que o Direito Romano pregava a isonomia entre as pessoas? Justifique a sua resposta. 6. Disserte sobre a escola da exegese 7. Aborde o pensamento da escola histrica-evolutiva do Direito 8. Fale sobre a Escola da Livre Pesquisa do Direito 9. Estabelece um paralelo entre as correntes (moderada e radical) da Escola do Direito Livre 10.Defina interpretao lgica e fale da sua importncia de seus desdobramentos na elaborao e interpretao dos textos jurdicos 11.Fale sobre a interpretao sistemtica abordando os critrios de unidade, hierarquia e coeso dentro do ordenamento 12.Qual a funo da interpretao teleolgica? Fale dos critrios de sua utilizao 13.Quais as principais regras que o hermeneuta deve adotar quando utilizar a interpretao gramatical? 14.Fale sobre a interpretao histrica 15.Estabelea um paralelo entre os conceitos das interpretaes declarativam extensiva e restritiva 16.Posso afirmar que toda conduta possui referibilidade ao Direito? Justifique sua resposta 17.Disserte sobre a seguinte assertiva "O ordenamento jurdico possui completude lgica e incompletude axiolgica" 18.Enfoque o papel do magistrado diante das aplicaes silogstica e dialtica do direito 19.Eliminao ou preenchimento de lacunas? Papel da jurisdio (tanto nas primeiras instncias como na edio de smulas vinculantes) 20.Conceitue costume (2 elementos estruturais) e fale do seu papel 21.Diferencie os conceitos de costume de acordo com a lei e costume suplementar (complementar) lei

22.Posso afirmar que a equidade pode ser utilizada como meio de integrao quando o texto legal for claro e inflexvel? Justifique sua resposta 23.Disserte sobre a importncia da equidade dentro de uma viso mais humana do Direito 24.Diferencie equidade legal de equidade judicial 25.Diferencie analogia legis (legal) e analogia iuris (jris ou jurdica) 26.Disserte sobre os Princpios Gerais do Direito (papel, diferena entre normas-princpio e normas-disposio, tendncia e especializao) 27.Disserte sobre a viso da profa. Christine Peter da Silva sobre a atuao do STF (citada pgina 48 da nota de aula) 28.Defina os seguintes princpios de interpretao constitucional: Da UNIDADE DA CONSTITUIO, INTERPRETAO CONFORME A CONSTITUIO, DO EFEITO INTEGRADOR, DA MXIMA EFETIVIDADE, DA FORA NORMATIVA DA CONSTITUIO, JUSTEZA (OU CONFORMIDADE FUNCIONAL), CONCORDNCIA PRTICA (OU DA HARMONIZAO), DA FUNDAMENTAO, DA CONGRUNCIA)

Potrebbero piacerti anche