Sei sulla pagina 1di 2

Analfabetismo funcional

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Analfabeto funcional a denominao dada pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenas, textos curtos e os nmeros, no desenvolve a habilidade de interpretao de textos e de fazer as operaes matemticas. Tambm definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definio no seja muito precisa, j que existem analfabetos funcionais com nvel superior de escolaridade.

ndice
[esconder]

1 Nveis de alfabetizao funcional 2 O problema do analfabetismo funcional no Brasil 3 Referncias 4 Ligaes externas

[editar] Nveis de alfabetizao funcional


Existem trs nveis distintos de alfabetizao funcional, a saber:

Nvel 1, tambm conhecido como alfabetizao rudimentar, compreende aqueles que apenas conseguem ler e compreender ttulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, tm dificuldades com a compreenso de nmeros grandes e em fazer as operaes aritmticas bsicas. Nvel 2, tambm conhecido como alfabetizao bsica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas s conseguem extrair informaes espersas no texto e no conseguem tirar uma concluso a respeito do mesmo; e tambm conseguem entender nmeros grandes, conseguem realizar as operaes aritmticas bsicas, entretanto sentem dificuldades quando exigida uma maior quantidade de clculos, ou em operaes matemticas mais complexas. Nvel 3, tambm conhecido como alfabetizao plena, compreende aqueles que detm pleno domnio da leitura, escrita, dos nmeros e das operaes matemticas (das mais bsicas s mais complexas).

[editar] O problema do analfabetismo funcional no Brasil


Ver artigo principal: Educao no Brasil Este artigo ou seo pode conter informaes desatualizadas. Se sabe algo sobre o assunto abordado, edite o artigo e inclua informaes mais recentes.

Segundo dados de 2005 do IBOPE [1][2], no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da populao (30% no nvel 1 e 38% no nvel 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da populao que totalmente analfabeta, resulta que 75% da populao no possui o domnio pleno da leitura, da escrita e das operaes matemticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da populao) so plenamente alfabetizadas, isto , esto no nvel 3 de alfabetizao funcional. Esses ndices to altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se baixa qualidade dos sistemas de ensino pblico, falta de infraestrutura das instituies de ensino (principalmente as pblicas) e falta de hbito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns pases desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse ndice inferior a 10%, como na Sucia, por exemplo.[3]

IDH, escolarizao no Brasil


Para a consolidao de um IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) avaliado, entre outros fatores, o nvel de escolarizao ou de analfabetismo de um pas. No seguimento educacional, ou seja, no nvel de escolarizao de grande parte da populao, os ndices brasileiros no so os melhores, ficam atrs de todos os pases desenvolvidos e de muitos subdesenvolvidos. Hoje no Brasil, aproximadamente 12% da populao brasileira no alfabetizada, isso quer dizer que cerca de 22 milhes de pessoas no sabem ler, escrever e nem dominar clculos, esses so considerados analfabetos. Diversos pases do sul (nome dado aos pases subdesenvolvidos, que, em sua maioria, se encontram localizados no hemisfrio sul) por meio de muito esforo alcanaram uma reduo significativa, prxima a zero, das taxas de analfabetismo, do quais podemos destacar: Coria do Sul e Uruguai (2%), Argentina e Cuba (3%), Chile (4%) e Mxico (10%). Quanto ao ensino mdio, o percentual no Brasil de adultos que terminaram essa etapa restrito a 14%, em outros pases como a Malsia o percentual de 21%, no Chile 26% e na Coria do Sul 62%.

Potrebbero piacerti anche