Sei sulla pagina 1di 5

Academia de Polcia Civil ACADEPOL

CONCURSO PBLICO REGIONALIZADO


Edital n. 01/08 ACADEPOL

DELEGADO DE POLCIA
CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA 2a ETAPA
LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
1. Este caderno contm as instrues relativas ao conjunto das Provas Dissertativas de Conhecimentos Especficos do Cargo de Delegado de Polcia, compondo-se de 8 (oito) questes, sendo duas relativas a cada matria: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Processual Penal. 2. Preencha com cuidado, A TINTA, o talo de identificao que se encontra no Caderno 2 da Prova Dissertativa:
transcreva o seu nmero de inscrio; escreva seu nome em letra de forma; assine no lugar apropriado; escreva o nmero do seu Documento de Identidade.

3. NO SE IDENTIFIQUE NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DA PROVA DISSERTATIVA. 4. A prova que apresentar qualquer sinal ou que contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela se atribuir a nota 0 (zero). 5. Ao finalizar, entregue o caderno da Prova Discursiva contendo a folha de identificao e suas respostas ao aplicador.
Ateno: no destaque a folha de identificao.

6. Ao trmino do tempo previsto para a durao da prova, o envelope contendo as folhas de identificao e as respostas dos candidatos ser devidamente lacrado. 7. ATENO: Nos termos do Edital n. 01/08-Acadepol, proibido aos candidatos [...] portar, ou fazer uso de armas, relgios de qualquer espcie, telefone celular, [...] transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, ou qualquer outro equipamento eletrnico. (subitem 4.2.5).

O TEMPO TOTAL DE DURAO DA PROVA DISSERTATIVA DE 4 (QUATRO) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS.

INSTRUES
1. Leia cuidadosamente as questes e responda-as com caneta de tinta azul ou preta, letra legvel, no Caderno 2 da Prova Dissertativa, observando a

numerao de cada questo.


2. A verso definitiva das respostas ou a sua transcrio (caso tenham sido feitas

em rascunho) dever ser registrada no espao prprio do Caderno 2 que contm a folha de identificao.
3. Nos termos do subitem 4.2.4 do Edital, na realizao das Provas Dissertativas, ser permitida a consulta apenas legislao no comentada (lei seca), sem anotaes de qualquer espcie, [...]. Tambm ser vedada a consulta s Exposies de Motivo da legislao. 4. Nos termos do subitem 4.2.4.3 do Edital, no ser permitida ao candidato a

utilizao de corretivo nas Provas Dissertativas.


5. Nos termos do item 4.2.6 do Edital, s provas dissertativas referentes a cada

matria prevista no subitem 4.2.3 sero atribudos 10 (dez) pontos, sendo o valor total da prova de 40 (quarenta) pontos.
6. Nos termos do subitem 4.2.8 do Edital, o candidato que obtiver nota inferior ao

equivalente a 20% (vinte por cento) dos pontos, em qualquer uma das matrias a que se refere o item 4.2.3, ser considerado reprovado, ainda que, no somatrio final da nota, obtenha ndice igual ou superior a 60% (sessenta por cento) das respostas corretas.
7. Na avaliao das respostas s questes relativas a cada matria valendo

5 (cinco) pontos cada uma sero considerados os seguintes aspectos: a) propriedade e exatido da resposta em relao ao contedo proposto (PER): 2,5 (dois e meio) pontos; b) argumentao coerente e suficiente em relao questo apresentada (ARG): 2,5 (dois e meio) pontos.

Prova Dissertativa
Direito Constitucional
Questo 1
A Lei n. 9.296, de 24/07/1996, que regulamentou o inciso XII do art. 5 o da Constituio Federal, estabeleceu os critrios relativos interceptao telefnica, dispondo sobre sua permisso e vedao quando utilizada como prova de investigao criminal. Assim sendo, de que forma e em que circunstncias so ou no permitidas provas obtidas por esse meio?

Questo 2
Tendo por base o art. 129 da Constituio Federal, bem como a Lei Complementar n. 75, de 20/05/1993, que versam sobre a funo institucional do Ministrio Pblico, indique os princpios que, tanto a doutrina, quanto a legislao infraconstitucional consideram indispensveis atuao do mesmo para o devido desempenho de suas atribuies e DISCORRA sobre eles.

Direito
Questo 3

Administrativo

Fundamentado no acervo legislativo brasileiro e na jurisprudncia mais prestigiada, investido na condio de Autoridade Policial, ESTRUTURE e FORMALIZE deciso administrativa apreciadora de recurso apresentado pela parte interessada via do qual alega: Que proprietria de um veculo honda CBX 250 twisster, placa WWW-0000, ano 2004 e de um fiat plio, placa YYY-0000, ano 2001, constando no site do DETRAN/MG multas aplicadas pelo agente pblico, sendo que a relativa motocicleta foi alvo de recurso, cujo resultado ainda no foi comunicado ao recorrente; que a multa inerente ao fiat no lhe fora enviada e que a notificao para o recolhimento encaminhada irregular. E que, comparecendo ao setor prprio para receber o CRLV dos referidos veculos, o chefe do setor se negou a entreg-los, at que houvesse quitao das penalidades, o que motivou a interposio do recurso ora em apreciao por Vossa Senhoria investido na especfica funo de Delegado de Polcia responsvel pela rea.

Questo 4
Vossa Senhoria, na condio de Delegado Regional de Polcia, recebeu expediente assinado pelo policial civil Fulano, lotado na delegacia de Novo Mundo, requerendo sua remoo para a delegacia de Polcia de Outra Terra. Explicou que nesta anteriormente fora lotado por quase 4 (quatro) anos. Ficou constatado que o requerente responde a sindicncia interna em face de denncias sobre seu procedimento na funo de vistoriador de veculos na localidade de sua atual lotao, instaurada pelo Delegado de Polcia, bem como a processo criminal perante aquele Juzo, ainda no julgado. Verificou-se tambm que diversas outras reclamaes foram enviadas diretamente para aquela Regional quando estava ele em exerccio na Depol para a qual pretende sua remoo. A Autoridade determinou, ento, sua remoo. Porm, para a cidade sede da Regional. Determinada esta, o Requerente removido solicitou reconsiderao da deciso ao argumento de ausncia do devido processo legal, inobservncia de seu direito de defesa e excesso de exerccio de poder. FORMATE a deciso administrativa, inclusive com meno a dispositivos, que melhor coaduna com os princpios de direito apropriados e atinentes ao fato, fundamentando-a e motivando-a, especialmente com vistas funo da referida Autoridade Policial Regional prevista em lei e nos aspectos gerais do direito administrativo.

Direito Penal
Questo 5
CONCEITUE a culpabilidade para o Direito Penal Brasileiro e DISCORRA sobre as teorias psicolgica, normativa e normativa pura da culpabilidade.

Questo 6
O que so antefatos e ps-fatos impunveis e como so eles interpretados pelos princpios normativos do direito penal. EXEMPLIFIQUE.

Direito Processual Penal


Questo 7
Mvio Alcebades Mendona reside no Brasil desde os anos 80, sempre ocupando a funo de cnsul honorrio do pas X. Durante suas frias de janeiro de 2008, vido por conhecer as belezas de Minas Gerais, optou para passar 20 dias descansando na cidade de Ouro Preto. Durante esse perodo, considerando que havia acabado de se separar de sua esposa, Mvio no resistiu aos encantos de uma jovem estudante domiciliada em Ouro Preto, que, poca, contava com 17 anos e, mediante grave ameaa, forou-a a manter consigo conjuno carnal. Aps a prtica do ato sexual, Mvio ministrou uma espcie de sonfero na jovem estudante que adormeceu durante o perodo de 03 horas. Assim que acordou, a jovem procurou sua vizinha que, imediatamente, comunicou o fato autoridade policial da cidade de Ouro Preto e solicitou providncias. Como Delegado de Polcia da cidade, quais as providncias que devero ser tomadas?

Questo 8
No cumprimento de mandado de priso temporria, pode o agente policial conduzir o preso provisrio sob algemas? JUSTIFIQUE legal, doutrinria e jurisprudencialmente.

Potrebbero piacerti anche