Sei sulla pagina 1di 11

Implicaes da Viso Monocular Adquirida (perda de um olho)

A viso monocular afeta a viso e o indivduo em diversas maneiras. H duas concluses principais que so dirigidas uniformemente e predominantemente pela literatura publicada e pelas autoridades. Os dois dficits preliminares so: perda da viso binocular estereptica e reduo do campo de viso perifrico. A maioria dos sintomas da viso monocular um resultado dessas duas deficincias.

1. Literatura
De acordo com Borrish, a viso monocular em comparao com os resultados binoculares revela uma diminuio de aproximadamente 25% no tamanho do campo de viso. A monocularizao tambm causa uma ausncia da estereopsia que deriva da falta da comparao, ou seja, da desigualdade retinal presente em indivduos binoculares. Os indivduos monoculares tero diminuda a acuidade visual (comparado a suas contrapartes binoculares) por causa de sua falta da soma binocular. A soma binocular o fenmeno por que os seres vem mais e melhor com ambos os olhos junto do que por um olho sozinho. As pessoas monoculares tm uma diminuio em sua orientao (de espao) que resulta de uma falta das sugestes cinestsicas que se extraem da convergncia ("viso binocular que aponta") e da acomodao (focalizar). Gunter von Noorden escreve que a viso monocular d pistas - do paralaxe do movimento, da perspectiva linear, da folha de prova dos contornos, da distribuio dos destaques e das sombras, do tamanho de objetos sabidos e da perspectiva area - que podem ser usadas para a orientao espacial. Indica, "a natureza de indcios no estereoscpicos so experimentais e podem ser significativas quando so capazes de ser relacionados experincias passadas."

De acordo com Von Noorden as vantagens da viso binocular (e inversamente a desvantagem da viso monocular) consistem em habilidades motor-visuais, no sentido de melhorar a forma e a cor, e na apreciao melhor do relacionamento dinmico do corpo ao ambiente, desse modo facilitando o controle da movimentao, da distncia e do equilbrio. Brady escreve que o problema principal na viso monocular primeiramente atribudo a uma perda da estereopsia e a uma reduo do campo de viso perifrico. De acordo com Brady, a perda da viso perifrica est entre dez e vinte por cento. Diz o autor que esses problemas se manifestaro como dificuldades que comprometem a coordenao falta de jeito gerando a coliso em objetos e/ou pessoas, dificuldade para subir e descer escadas e meio-fios, cruzar ruas, dirigir, praticar os vrios esportes e as atividades da vida diria que requerem a estereopsia e a viso perifrica. Brady acredita que as pessoas podem desenvolver uma conscincia por causa da condio monocular, gerando um prognstico melhor se ela ocorrer em uma idade mais nova. Brady expe interesses e cuidados adicionais para indivduos monoculares. Um, a necessidade de proteger o olho bom. Dois, a necessidade ter prescries alternativas na mo. Trs, a necessidade de dirigir empregando o DAE (dispositivo automtico de entrada) e tcnicas tais como espelhos especiais, fazendo a varredura com a cabea e os olhos, e realar a ateno. Quatro, as implicaes da restaurao da esttica. E cinco, os interesses para um dispositivo prottico. Schein escreve, os indivduos limitados pela perda da viso em um olho tm dificuldades na percepo de profundidade." "determinar a distncia dentro de um metro do olho extremamente difcil e altamente enganosa." "alm de um metro, outras sugestes de distncia podem substituir a perda da desigualdade binocular, desde que os indivduos monoculares estejam livres para mover suas cabeas, o que permite que obtenham a informao sobre distncias relativas fazendo exame de mais tempo do que quando as imagens visuais de ambos os olhos podem ser sobrepostas binocularmente." "Contratempos podem ocorrer

quando as pessoas monoculares esto no trnsito pesado, exceto se a cabea estiver movendo-se constantemente de um lado ao outro para o aumento o campo visual". Acredita que a reabilitao mais fcil quanto mais jovem, que uma perda gradual da viso em um olho permite ajustes melhores s circunstncias do que a perda repentina, e que a reabilitao mais complicada com uma perda total do que com uma perda parcial da viso. A respeito de dirigir com segurana, Schein cita um estudo por Keeney, e outros, que indica que, "por todo o pas, os indivduos monoculares tm sete vezes mais acidentes do que a populao geral com que foram comparados." Declara Schein, as "atividades mais afetadas so aqueles que requerem o trabalho a uma curta distancia dos olhos (por exemplo barbeiro, esteticista, barman, mecnico, trabalhador da agulha, cirurgio); aqueles que envolvem a operao do veculo (por exemplo piloto da linha area, motorista de nibus, maquinista); e algum trabalho que exige o vigilncia visual prolongado (por exemplo controlador de trfego areo)." De acordo com Linberg, "recuperao depois que a perda de um olho requer um ajuste viso monocular e a definio de um trauma emocional significativamente srio." Linberg, Tillman e Allara examinaram 125 pacientes monoculares atravs de questionrios a respeito da recuperao que segue a perda da viso de um olho. Seus resultados mostraram: 85 dos 125 entrevistados relataram que a perda no tinha mudado sua vida em nenhuma maneira; 7 relataram problemas visuais persistentes; 12 relataram problemas no emprego; e 21 relataram a ansiedade ou a baixa auto-estima. Entre 49 com perda repentina, 50% relatou menos de um ms de perodo de ajuste para dirigir, trabalhar, recreao, atividades caseiras, ou andar. Noventa e trs por cento das pessoas questionadas relataram que seus ajustes foram terminados em 1 ano. Os autores concluram que "a maioria de pacientes podia recomear atividades dirias aps um curto perodo de ajuste. Os problemas com o emprego e a auto-estima eram freqentes, mas os problemas visuais eram incomuns.

Nicholas, Heywood e Cowey avaliaram a sensibilidade do contraste no que diz respeito a um nico olho. Investigaram os efeitos do enucleation monocular na concordncia do desenvolvimento da sensibilidade do contraste no olho restante. A concluso foi de que o olho restante teve um contraste realado em relao aos outros pacientes. E que quando o olho foi removido mais cedo o contraste da sensibilidade foi realado. Marotta, Perrot, Nicolle, Servos e Goodale investigaram a incidncia dos movimentos principais nos pacientes com um olho enucleated (indivduos monocular) comparado aos indivduos binoculares com um olho coberto durante o desempenho visualmente guiado para captar o movimento. Concluram que pacientes monoculares geraram mais movimentos para utilizar mais sugestes retinais a fim de ajudar o ponto de viso manualmente. Goltz, Steinbach e Gallie investigaram a incidncia e a magnitude do giro da cabea nos pacientes enucleated unilateralmente em uma idade adiantada (indivduos monocular) comparada aos indivduos normais que tiveram um olho vendado. Concluram, "a direo do giro da cabea so adaptveis porque a ocluso pelo nariz no campo contraleteral reduzida". Para sumariar estes autores, a viso monocular em comparao viso binocular impactar o indivduo afetado em diversas maneiras. So primeiramente a perda do estereopsia e a reduo da viso perifrica. Tais sintomas causaro problemas na, habilidade do uso do olho, nos julgamentos da profundidade, na orientao, na mobilidade, e em algumas atividades da vida diria tais como jogar esportes, subir escadas, dirigir, escalar, atravessar cruzamentos, enfiar uma linha na agulha etc.. A maioria das pessoas que tiveram perda da viso de um olho acredita que se adaptaram a sua condio em um ano e muitos relatam que a perda no tinha mudado sua vida em nenhuma forma permanentemente. Os problemas so relatados freqentemente com considerao ao emprego e auto-estima. Virar a cabea para o lado que se perdeu a viso

uma adaptao prevista e serve para que se maximize o campo de viso restante. A sensibilidade do contraste no olho restante pode ser realada depois da perda monocular "desempenho supernormal" da viso. Os indivduos monoculares podem demonstrar mais movimentos da cabea como uma maneira de ter a percepo de profundidade para realar a habilidade do olho na coordenao das tarefas.

2. Interesses Ocupacionais
Como relatado por Schein, as ocupaes mais afetadas pela perda monocular da viso so aquelas que requerem o trabalho a uma curta distncia do olho, a operao de veculos e o trabalho que exige vigilncia visual prolongada. O trabalho prximo considerado geralmente como tarefas visuais dentro de aproximadamente um metro dos olhos. Alm desta distncia as demandas na quantidade de acomodao (focalizar) e a convergncia (alinhamento ocular) so mnimas, e as sugestes monoculares percepo de profundidade esto aumentando quando as sugestes (binoculares) esterepticas esto diminuindo. Em vrios aspectos o trabalho prximo afetar o indivduo na realizao das demandas visuais impostas pela tarefa. Entre as caractersticas a serem consideradas incluem-se: demandas da acuidade visual, exigncias do campo visual, contraste, iluminao direta da rea e do fundo, brilho, posio da tarefa dentro do campo visual, distncia especfica do visor tarefa, grau de discernimento da figura requerido, grau de estereopsia requerido, variar a distncia e a posio relativo tarefa da considerao, e a ergonomia da tarefa. A viso monocular contra a viso binocular no que diz respeito aos aspectos da observao do trabalho prximo aos olhos comparada na seguinte forma: Se no houver nenhuma diferena do desempenho entre o monocular e o binocular so "igual". Se houver uma desvantagem entre o monocular e binocular, est avaliado como a "desvantagem" sob a coluna apropriada. Se houver um qualificador, por exemplo suave, mdio, ou significativo, ento o termo estar colocado junto com a desvantagem na coluna apropriada.

Monocular
Acuidade visual Campo visual Contraste Iluminao rea direta Fundo Brilho Posio da tarefa Distncia da tarefa Figura Estereopsia requerida Distncia No-varivel Posio No-varivel Ergonomia fixa suave a nenhuma desvantagem desvantagem mdia igual igual igual igual suave a nenhuma desvantagem suave a nenhuma desvantagem igual desvantagem significativa desvantagem suave desvantagem moderada suave para moderada desvantagem

Binocular

igual igual igual igual igual

A vigilncia pode ser considerado como o grau de exigncia visual requerido por uma tarefa particular. Como o grau de ateno visual requerido para inspeo detalhada das demandas aumenta com a viso prxima da tarefa, assim que se apura a demanda em cima do sistema visual. As habilidades visuais requeridas para tais tarefas diferem em indivduos monocular contra indivduos binoculares e variam dependendo da natureza da tarefa. Para indivduos monoculares, as habilidades visuais requeridas so: acuidade visual, acomodao, campo visual, e ateno visual. Dependendo da natureza da tarefa, podem tambm incluir: percepo de profundidade, memria visual e habilidades de percepo visual. Para indivduos binoculares, as habilidades visuais requeridas so: acuidade visual, acomodao, convergncia, phorias, amplitudes e escalas, campo visual, e ateno visual. Dependendo da natureza da tarefa, podem tambm incluir: percepo de profundidade, memria visual e habilidades de percepo visuais. H pouco a nenhuma diferena nas habilidades visuais requeridas entre indivduos monocular e binocular para: acuidade visual, acomodao, ateno visual, memria visual e habilidades de percepo visual.

Os indivduos monoculares so prejudicados consideravelmente no campo visual e, caso a tarefa requeira, percepo de profundidade estereptica. Indivduos binoculares so prejudicados talvez com considerao ao phoria, a convergncia e as amplitudes e as escalas de fuso.

3. Segurana e proteo de olho


Os interesses e as precaues de segurana devem ser dirigidos para proteger o olho restante nos indivduos com perda monocular da viso. Mesmo se tais indivduos no necessitarem de nenhuma prescrio de lente para a acuidade visual, devem usar diariamente protetor com as lentes feitas de policarbonato. O policarbonato um padro da indstria para a segurana e a proteo de olho. O indivduo requerer o par mltiplo do tipo culos de segurana com as lentes do policarbonato para as seguintes razes e finalidades. recomendado no mnimo dois pares para o caso de um ser perdido, quebrado ou de outra maneira no estar disponvel. Dessa forma o indivduo ter reserva par usar de modo a no ficar sem a proteo. A prescrio bifocal pode ser necessria para a escolha lentes dependendo da idade, da acomodao, e das necessidades especficas, da ocupao e da profisso do indivduo monocular. Os sunglasses so recomendados para o fotofobia. Vidros para a noite, especialmente para dirigir a noite com revestimento anti-reflexivo para realar a acuidade, diminuio da reflexo e diminuio da tenso potencial do olho e do brilho so recomendados. A proteo especial de segurana para esportes recomendada se o indivduo praticar esportes. A proteo de segurana para o lugar de trabalho pode ser requerida mesmo que o indivduo no esteja em ambientes potencialmente perigosos. Para quem no trabalha nesses ambientes, a estrutura do culos seriam recomendados ser fabricados fora dos materiais oftalmolgicos resistentes e embora no requerido pela lei, encontrando-se com possivelmente padres de segurana do ANSI.

4. Dirigir

Desafios aumentados tero os indivduos monoculares para dirigir. Tais dificuldades relacionam-se especificamente percepo de profundidade e viso perifrica. Keeney, entre outros., afirma, "por todo o pas, indivduos danificados monocularmente tm sete vezes mais acidentes do que a populao geral com que foi comparado." Recomenda que para monoculares seja negado licenas da classe 1, (licena de dirigir comercialmente no transporte de pessoas), e isso seja advertido pelos doutores a respeito do risco aumentado de acidentes. As exigncias visuais para dirigir variam nos estados, mas a maioria permite aos monoculares dirigir e requerem o mesmo nos termos do acuidade visual. Quando a maioria de estados tiverem exigncias do campo visual, o *** mais/todas as exigncias dos estados para a extenso do campo visual est encontrado com pela quantidade de campo visual monocular. Os DAE (dispositivo automtico de entrada) ticos tais como espelhos com campos largos e espelhos em ambos os lados do veculo so recomendados para o motorista monocular. Treinar o incentivo de movimentos da cabea e do olho para a explorao aumentada e a conscincia perifrica da viso recomendado. Submeter-se a uma avaliao da habilidade e da segurana dos motoristas por um especialista recomendado. Se houver um problema, tais especialistas esto treinados para fornecer o treinamento ao indivduo para assegurar uma direo segura.. Dependendo do indivduo e da avaliao pelo especialista em direo, determinadas limitaes por uma quantidade de tempo especificada, ou permanente podem ser indicadas. Tais limitaes podem incluir: equipamento adaptvel especial (por exemplo espelhos, transmisso automtica), dirigir somente na luz do dia, limitaes da velocidade, dentro de determinadas distncias, limitao do tempo, e/ou de no dirigir em estradas. A pessoa pode ser requerida a ter sua licena de motorista renovada mais frequentemente do que de outra maneira.

5. Atividades Dirias
8

As atividades da vida diria (ADL's) representam as atividades que os indivduos encontram na vida diria regular. Tais atividades incluem: mobilidade, andar, cozinhar, limpeza da casa, manuteno da casa, limpeza do carro, manuteno do carro, leitura, trabalho do computador, shopping, cuidar-se, higiene, e roupa que se lava e passa. De preceder; o trabalho da mobilidade, do passeio, da manuteno, da leitura e do computador afeta o indivduo monocular. A respeito da mobilidade e da movimentao, o indivduo monocular, especialmente durante seu perodo da adaptao, pode ter dificuldades. Seja em conseqncia da percepo de profundidade, que afeta o equilbrio, seja em conseqncia da diminuio do campo de viso perifrico, que causa o aumento do risco de colidir em objetos. Ambos podem se esperar melhoras com o tempo e com reabilitao. De acordo com Linberg, e outros, a maioria das pessoas conseguem recomear as atividades dirias aps um perodo curto do ajuste. A respeito do carro e da manuteno da casa, essas atividades podem ser afetados pela viso monocular quando a tarefa requerer nveis finos de habilidade do olho para coordenao e estereopsia. Nas tarefas que requerem estas habilidades, recomenda-se que para aqueles que so potencial perigosos seja empreendido com cuidado, ou feito por alguma outra pessoa. A respeito do trabalho da leitura e do computador, o indivduo monocular pode ter interesses especiais para estas atividades. Consulte por favor o que escrito acima de concernir o trabalho prximo como interesses para a queda do trabalho da leitura e do computador sob esse domnio. A respeito do restante dos ADL's, nenhuns deles poder-se-ia esperar qualquer grau significativo de desvantagem do indivduo monocular em relao a um indivduo binocular.

6. Risco Futuro
Pelo fato de os indivduos monoculares terem perdido seus "sobressalentes visuais", tm um risco maior de cegueira futura. Devem ser educados na preveno, no cuidado e na manuteno de sua viso. A necessidade de proteo de olho foi comentada acima. Recomenda-se que a segurana do olho seja

ensinada por um especialista da viso apropriado. Recomenda-se que instrues e conselhos sejam fornecidos ao indivduo monocular a respeito da preveno, do cuidado e da gerncia de infeces do olho, de doenas e de ferimentos. O indivduo monocular, em relao ao binocular, no tem um risco maior de doenas de olho, ou uma infeco ( exceo do ophthalmia sympathetic).

7. Passatempos
A viso monocular pode afetar o desempenho e conseqentemente a apreciao de alguns passatempos. H somente determinados poucos passatempos que no seriam recomendados e so advertidos de encontro para ao indivduo monocular adquirido da viso (por exemplo dirigir de carro de corrida). A maioria dos passatempos pode ser executada e apreciado. Entre os passatempos que requereriam o ajuste da viso binocular viso monocular esto: golf, pesca, baseball, basketball, football, soccer, hockey, equitao da bicicleta, skiing, escalar da montanha, trabalho da agulha e esculpir. Entre os passatempos onde mnimo a nenhum ajuste espere-se da viso binocular viso monocular esto: disparar, sinuca e billiards do rifle, instrumentos musicais, fotografia, archery, selo (arte, moeda etc..) coleta, astronomia, corredor, hiking, pintar, nadar e escrever.

8. Perda e comprometimento
De acordo com o PDR da oftalmologia, a perda total da viso de um olho constitui uma perda de 25% do sistema visual e um comprometimento de 24% para o homem como um todo.

9. Assuntos Cosmetic
Quando o indivduo com perda monocular da viso apresenta uma desfigurao do olho danificado h algumas opes disponveis. Entre elas: uma lente de contato macia cosmetic, uma lente de contato permevel do gs rgido cosmetic, uma lente de contato cosmetic esclertica, e enucleation do olho e do encaixe de um prtese.
10

10. Reabilitao
A ausncia do estereopsia no significa que o indivduo no ter nenhuma percepo de profundidade. Como Gunter von Noorden citou, a viso monocular fornece pistas sobre a profundidade que podem ser aprendidas com a experincia. Os problemas com percepo de profundidade podem ser discutidos no treinamento visual da reabilitao para a coordenao da habilidade do olho, o julgamento relativo da profundidade e a orientao espacial. Muitas pessoas alm dos indivduos monoculares tiveram restringida sua viso perifrica (por exemplo, derrame ou glaucoma). As tcnicas utilizadas com aqueles pacientes em sua reabilitao visual seriam extremamente benficas de ser ensinadas aos indivduos monoculares, como forma de elevar sua conscincia para impedir problemas, evitando determinadas situaes (por exemplo noite que dirige). Sinceramente, Thomas Politzer, O.D., FCOVD, F.A.A.O * Estereopsia: Poder de reconhecimento tridimensional do espao. Permite a observao simultnea, atravs da viso binocular de duas imagens de um objeto, obtidas com ngulos ligeiramente diferentes, o reconhecimento de terceira dimenso, produzindo a sensao de relevo.

Artigo disponvel em: http://www.nora.cc/patient_area/monocular_vision.html

11

Potrebbero piacerti anche