Sei sulla pagina 1di 8

CARBOIDRATOS ANLISE QUALITATIVA

I.

RESUMO

1.1 - Objectivos a) Gerais Anlise qualitativa de carboidratos a) Especficos Oxidao da glicose em meio cido, Confirmao da presena de grupos OH, Teste de Trommer, teste de Tollens, teste de Fehling, Comparao da capacidade redutora de sacarose e lactose, Teste de Salivanov, Hidrlise cida e fermentativa do amido.

1.2 - Materiais, equipamentos Tubos de ensaio Banho-Maria Manta elctrica Bico de Bunsen Tubos de ensaio Conta - gotas Esguicho com gua Copo de 100mL Vareta de vidro Vidro de relgio

1.3 - Reagentes qumicos Glicose 5% AgNO3, 5% Lactose, 1% Amido, 0.5% H2SO4 2N NH4OH, 10% 1 CuSO4, 0.1% Frutose, 5% I2, em KI Sacarose, 1% K2Cr2O7, 5% em H2SO4 2M Glicerina NaOH, 2M Reagente de Selivanov Reagente de Felhing, A e B

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

II.

INTRODUO TERICA

Os carboidratos so as biomolculas mais abundantes na natureza, apresentam como frmula geral: [C(H2O)]n, da o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e so molculas que desempenham uma ampla variedade de funes, entre elas: Fonte de energia; Reserva de energia; Estrutural; Matria-prima para a biossntese de outras biomolculas. Carboidratos so compostos orgnicos polihidroxilados que contm um grupo aldedo ou cetona. Existem trs categorias principais de carboidratos, distinguveis pelo nmero de unidades de acar: As oses ou monossacardeos que no podem ser convertidos em outros acares por hidrlise cida, como por exemplo, a glicose, a frutose e a galactose, os oligossacardeos que consistem em cadeias curtas de unidades de acares e por hidrlise, produzem dois monossacardeos. Exemplo de dissacardeos, maltose (acar redutor), sacarose (acar no redutor), lactose (acar redutor) e os polissacardeos So os carboidratos complexos, macromolculas formadas por milhares de unidades monossacardicas ligadas entre si por ligaes glicosdicas, unidas em longas cadeias lineares ou ramificadas, sofrem hidrlise produzindo grande quantidade de monossacardeos, exemplos de polissacardeos: Celulose, Amido e Glicognio. (1) Os carboidratos so a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossinttico. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos so encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fgado e msculos, sob a forma de glicognio. (2) A classificao dos monossacardeos tambm pode ser baseada no nmero de carbonos de suas molculas; assim sendo, as trioses so os monossacardeos mais simples, seguidos das tetroses, pentoses, hexoses, heptoses, etc. Destes, os mais importantes so as Pentoses e as Hexoses. 2

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

III.

PARTE EXPERIMENTAL

Experincia 1 - Oxidao da Glicose por Cr2O7 2- em meio cido. Adicionou-se 3 gotas da soluo de bicromato de potssio (cor de laranja) a 5% em cido sulfrico de 2M soluo de glicose (incolor) com concentrao de 5%.
O COOH H HO H H OH H OH OH OH H OH H OH OH COOH

Cr2O72- ; H2SO4,

HO H H

Cr

3+

alaranjado

Observao: Ao misturar as duas solues a soluo resultante ficou com uma cor alaranjada. Submeteu-se a aquecimento no banho-maria a 40- 50 C durante 1 minuto e a soluo ficou esverdeada.

Experincia 2 - Confirmao de Presena de Grupos OH na Molcula de Glicose Colocou-se num tubo de ensaio uma gota da soluo de glicose a 5%, seis gotas de hidrxido de sdio 2M (incolor) e duas gotas da soluo de sulfato de cobre 0,2 M, tendo-se formado um precipitado branco que se dissolveu quando adicionado uma soluo de CuSO4 dando uma soluo azul.
O H HO H H OH H OH OH OH OH H

2NaOH CuSO4

HO H H

H OH OH O
-

Cu(OH) Azul

Repetiu-se a experincia substituindo a glicose por glicerina e observou-se tambm a formao de um precipitado azul que rapidamente se dissolveu e formou-se uma 3 soluo azul esverdeada.

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

OH H OH OH

2NaOH
H

O Na O Na O Na Rocho
-

CuSO4

H2O

Cu

2+

SO 4

2-

Observao: Este teste permitiu verificar a presena de grupos hidroxilo na glicose e na glicerina. A glicerina se dissolve quando a ela se adiciona o NaOH; a soluo torna-se de cor rocha com a adio de CuSO4.

Experincia 3 - Teste de Trommer. Reduo de Cu(OH)2 com Glicose em Meio Alcalino Adicionou-se soluo azul obtida na experincia 2 algumas gotas de gua at um nvel no tubo de ensaio de 18-20mm. Aqueceu-se a soluo obtida no bico de bunsen at quase o ponto de ebulio.
OH H HO H H H OH OH O
-

COOH

Cu(OH)

H2O , OH2

COOH

OH OH

+
CHO

HCOOH

Cu 2O

Cor avermelhada

Observao: a soluo tornou-se parcialmente incolor, aps o banho-maria formou-se um precipitado vermelho tijolo.

Experincia 4 - Teste de Tollens ou Teste de Espelho de Prata Adicionou-se hidrxido de amnia a 10% (incolor) 1ml de soluo de nitrato de prata em tubo livre de gordura at que o precipitado formado fosse dissolvido. Adicionou-se 1ml da soluo de glicose e procedeu-se a aquecimento em banho-maria 75-80C por 5min e ocorreu a formao de um espelho de prata. 4

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

O COO H HO H H OH H OH OH OH H

OH H OH OH OH

Reagente de Tollens (NH4OH +AgNO3) ,

HO H H

+ Ag +

NH3

HNO 3

H2O

Experincia 5 - Reaco com o Reagente de Fehling Colocou-se num tubo de ensaio 0,5ml de reagente de Fehling A (soluo de sulfato cprico - cor azul) e 0,5ml de reagente de Fehling B (soluo de tartarato de sdio e potssio-KNaC4H4O6.4H2O, incolor), a soluo final ficou azul carregado. Adicionouse a esse tubo 6 gotas da soluo de glicose 5%, misturou-se e aqueceu-se em banhomaria, a soluo obtida da mistura ficou de cor azul-marinho e durante o aquecimento a soluo mudou rapidamente para vermelho-tijolo.

O COO H HO H H OH H OH OH OH H

OH H OH OH OH

Reagente de Fehling

HO H H

Cu 2O Vermelho tijolo

Experincia 6 - Comparao da Capacidade Redutora de Sacarose e Lactose Tomou-se dois tubos de ensaio, colocou-se num dos tubos uma gota de soluo de sacarose 1% e no outro, uma gota de soluo de lactose 1%. Adicionou-se aos tubos de ensaio 6 gotas de NaOH 2N, algumas gotas de gua at um nvel de 20mm e 1 gota de CuSO4 0,2M; submeteu-se os dois tubos a aquecimento no bico de bunsen:
OH H H OH HO H OH H O O H OH H H OH HO HO O

NaOH, CuSO4, H2O

Nao Ocorre

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

OH OH H OH H H OH H O H OH O H H H

OH O H HO

OH OH H H OH OH H H COOH

OH H OH H OH HO H OH H COOH

NaOH, CuSO4, H2O


H OH OH

A sacarose no mudou de cor e a lactose mudou de cor de incolor para alaranjada, disto pode-se concluir que a lactose um acar redutor.

Experincia 7 - Teste de Salivanov Adicionou-se 5-6 gotas da soluo de frutose 5ml do reagente de Salivanov (0,5g de resorcina dissolvida em 100ml de HCl 1:1), ferveu-se em banho-maria por 30 seg. E a soluo ficou com colorao vermelha, o que indica a presena de uma cetose. No teste de Salivanov ocorrem duas reaces: a primeira a de desidratao do carboidrato pelo HCl concentrado aquecido. Para as hexoses o produto de desidratao o mesmo: hidroximetilfurfural. A segunda reaco a que se d entre o hidroximetilfurfural formado e o resorcinol, dando origem a um produto de estrutura complexa e de colorao rsea ou cereja, dependendo da concentrao do mesmo.
OH
HO O

Reagente de Salivanov,
OH OH H HO H OH

HO H H

O H OH OH OH

Experincia 8 - Reaco Qualitativa do Amido Deitou-se num tubo de ensaio 5 gotas duma soluo de amido 0,5% (incolor) e uma gota duma soluo de iodo (castanho) muito diluda. E formou-se uma soluo azulvioleta, aqueceu-se a mistura em banho-maria e a soluo manteve a sua cor.

I2/KI(aq.)
Amido

Cor Azul Violeta

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

Experincia 9 - Hidrlise Fermentativa do Amido sob Aco da Amilase da Saliva Deitou-se num tubo de ensaio 5 gotas de amido 0,5%, igual volume de saliva e agitouse bem. A soluo ficou incolor. Colocou-se 1 gota da soluo no vidro de relgio e adicionou-se 1 gota de soluo de iodo em iodeto de potssio muito diluda. Com a adio de iodo a soluo ficou azul-violeta, o que significa que o amido havia sido inicialmente degradado nos seus produtos de hidrlise: glicose e maltose que do colorao azul a soluo de iodo.

OH H Amido
Amilase (Saliva)

OH O H OH O H H OH H H OH Maltose H O H OH H H

OH O H H OH OH

H OH HO H OH H OH

D - Glucopiranose

Experincia 10 - Hidrlise cida do Amido Tomou-se 6 tubos de ensaio, adicionou-se gua at 1/3 do volume e adicionou-se uma gota de soluo de iodo a cada tubo obteve-se soluo castanha clara. Pegou-se mais 6 tubos de ensaio e adicionou-se 10 gotas de NaOH 2M em cada tubo. Num copo de 100 ml misturou-se 10ml de amido com 6ml de cido sulfrico 2N, aqueceu-se o copo em banho-maria e foi-se tirando 2ml a cada 2minutos e adicionou-se 1ml ao tubo contendo iodo e 1ml no tubo contendo NaOH; depois adicionou-se 5 gotas de reagente de Fehling em cada tubo com NaOH e aqueceu-se em banho-maria. Nos tubos contendo iodo, a soluo ficou azul claro e nos tubos contendo NaOH a soluo ficou incolor.

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

IV.

CONCLUSO

Os monossacardeos sofrem oxidao enrgica e suave, reagem com os reagentes de Fehling, Tollens, Trommer etc. Podem, portanto, ser usados testes para detectar a presena de grupos OH na molcula, como o caso da reaco com CuSO4 em meio bsico. Os dissacardeos podem ser ou no ser redutores, devido ao facto de possuir o grupo OH ligado ao carbono hemiacetlico envolvido em ligaes glicosdicas como o caso da sacarose. O teste de Salivanov usado para reconhecer as cetoses. As cetoses podem ser hidrolisados dando origem a monossacardeos correspondentes.

V.

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

1) Annimo, Carbohidratos, http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbohidrato, consultado no dia 17.03.2009. 2) Morrison, Robert T.. Boyd, Robert N. Qumica Orgnica Biomolculas, volume nico, Fundao Calouste Gulbenkian. 8a edio. 1983; pp. 12531259 3) Guio das Aulas Laboratoriais de Bioqumica (2010), Carbohidratos Analise Qualitativa, Departamento de Qumica, UEM;

BIOQUIMICA | Carboidratos Anlise Qualitativa (CONDOEIRA,Silva)

Potrebbero piacerti anche