Sei sulla pagina 1di 4

Competncia:

- Concorrente quando a lide pode ser proposta tanto no BRASIL ou numa Jurisdio Estrangeira ou ainda nos dois pases ao mesmo tempo , tendo em vista que ao proposta no estrangeiro no induz litispendncia . Caso a sentena seja homologada pelo STJ passando a ter eficcia no nosso ordenamento jurdico . -Exclusiva, no caso a justia brasileira a nica que pode decidir a ao, negando a validade a qualquer outra sentena estrangeira. INEXISTE possibilidade de homologao de sentena estrangeira para competncia exclusiva.

-Interna Valor da causa, matria, funcional e territorial Critrios de natureza relativa: Territorial e Valor Critrios de natureza Absoluta: Matria, Funcional e a Pessoa, pode ser argvel a qualquer momento ou grau de jurisdio, ate mesmo depois de prolatada e publicada a sentena , o juiz pode reconhecer de oficio ou a requerimento da parte , anular todos os atos decisrios no s a sentena e remeter os autos ao juzo competente, no pode julgar extinto o processo sem resoluo de mrito , devendo enviar os autos ao juzo competente. No admite conveno entre as partes quanto a competncia absoluta. Competncia Absoluta Interesse Pblico Vcio Insanvel Ofcio ou Req.Partes pode ser modificada vont.das partes Qualquer tempo e grau Sem forma prescrita em lei Competncia Relativa Interesse Privado Vcio Sanvel Ru Pode ser mod.ou renuncia p partes Algavel no prazo de resposta Forma prescrita (exceo)

CRITRIO TERRITORIAL
Regra Geral: E ao que versa sobre direitos pessoais seja proposta no foro do domiclio do ru, local em que a ao dever ser interposta . - Caso o ru possua mais de um domiclio, ser demandado em qualquer um , escolha essa que ser feita pelo autor. Se o autor desconhecer ou for incerto o domiclio ru , este ser demandado onde for encontrado ou no domiclio do autor . Se o ru no possuir domiclio no Brasil, a demanda ser proposta no domiclio do autor. Caso nem autor, nem ru tenham domiclio no Brasil, demanda poder ser proposta em qualquer foro. Houver mais de um ru , com domiclios distintos a demanda ser proposta em qualquer domiclio do rus.

CRITRIO RAZO DO VALOR - Valor que se da a causa CRITRIO RAZO DA MATRIA - Em razo da matria , deciso da causa, vara de famlia , vara de registros pblicos. A competncia em razo da matria no pode modificar-se pela conexo. CRITRIO FUNCIONAL - Juiz do processo principal, do juiz do processo execuo para julgar embargos a execuo, competncia do tribunal para julgar acrdos. Nota-se que so regras que estabelecem a competncia do rgo para atuar no processo. CRITERIO RAZO PESSOA - Fazenda Pblica para julgar causas em que o Estado for parte. - Juzes federais Julgar Causas da Unio

PERPETUAO DA JURISDIO Competncia determinada no momento da propositura da demanda ,a partir desse momento pouco importa a mudana de fato ou de direito , salvo quando suprirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia. So decorrentes do principio da perpetuao da jurisdio , que ao propor a ao e definir a competncia , so irrelevantes as modificaes posteriores . EX: Ru muda de cidade , no haver alterao de competncia em razo da sua mudana . PRORROGAO DE COMPETNCIA - Ocorre quando um juiz ,relativamente torna-se competente em razo da ausncia de exceo incompetncia pela parte no momento oportuno.somente pode se falar em prorrogao nos casos incompetncia relativa, tratando de critrio absoluto no possibilidade de prorrogar a competncia. MODIFICAO DE COMPETNCIA - Feita em determinados casos, razo de economia processual ou para evitar decises conflitantes, agrupa processos que estavam em rgos distintos . Casos de competncia relativa , ou seja , em razo do valor e do territrio , tratando de critrio absoluto no poder haver modificao.Trata de exceo a regra.

CONEXO E CONTINNCIA -Conexo quando duas aes forem idnticos o PEDIDO E CAUSA DE PEDIR A conexo no determina reunio de processos se um deles j foi julgado . - Ocorre a continncia quando idnticas as PARTES, PEDIDO E CAUSA DE PEDIR Continncia presente SUJEITO , OBJETO E CAUSA PETENDI - Verificada CONEXO ou CONTINNCIA , de ofico o juiz, ou as partes podero requerer a reunio de processos, caso em que ser modificada a competncia j definida, com o fito de que sejam decididos simultaneamente, para aferir juzo competente pela PREVENO, no caso se houver juzes da mesma competncia territorial , ser prevento aquele que proferiu o DESPACHO primeiro ,considera a doutrina como o primeiro a fazer a citao, se h juzes de competncia distintas prevento ser aonde ocorreu a citao vlida .

CONFLITO DE COMPETNCIA Dois juzes se declaram competente (POSITIVO), Dois juzes se declaram incompetentes (NEGATIVO) , Controvrsia sobre a reunio ou separao de processos (Conexo e Continncia) . Verificado o conflito , juiz pode representa-lo de ofcio ao TRIBUNAL . pode as partes e o MP mediante petio . Juzes graus distintos ou justia distinta, ser o STJ.

DO JUIZ
Ao juiz compete a direo do processo , esse poder no confere poder hierarquico sobre o MP ou sou Advogado. Na direo do processo cabe a ele tratamento isonmico entre as partes - Rpida soluo do litgio - Atos Atentatrios a dignidade da justia reprimidos pelo juiz, sendo possvel penalizar quem produziu o ato. Promover a conciliao das partes, que pode ser feita a qualquer tempo . No pode se eximir prestar a tutela jurisdicional alegando obscuridade da lei, recorrendo se necessrio a analogia, princpios e costumes. Esta adstrito ao pedido da parte, no podendo conceder infra, citra ou extra petita, os dois ltimos geram deciso nula. Se agir com fraude ou dolo , aplica-se litigncia de m-f.Determina que provas sejam realizadas para seu convencimento . Possui poderes ordinatrios, decisrios instrutorios e executivos. Quando agir com dolo ou fraude, ou tentar atrasar o andamento, ou retardar sem motivo o envio dos autos ao escrivo e tomar providencias em 10 dias , responder por perdas e danos. O juiz que concluir audincia e julgamento julgar a lide . Impedimento e Suspeio -Impedimento : For parte, Interveio como mandatrio, funcionou como perito ou MP, conheceu o processo em primeiro grau de jurisdio tendo proferido sentena ou deciso, quando a parte advogado cnjuge, quando cnjuge ou parente ate terceiro grau, for parte rgo adminstrao p.jurdica, Proferida a deciso , ela so pode ser alegada por via de ao rescisria. Suspeio : Amigo ntimo ou inimigo, parte credora ou devedora do juiz, herdeiro presuntivo , donatrio ou empregador de uma das partes, receber ddivas, antes e depois do processo, interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pode tambm se julgar por motivo ntimo , desde que motive para o TRIBUNAL. Somente as partes ou MP que pode opor exceo de suspeio , o advogado no pode - Causas Impedimento e Suspeio podem ser impugnadas pelo prprio Juiz ou pelas partes , por meio de exceo.

Potrebbero piacerti anche