Sei sulla pagina 1di 17

As conjunes coordenativas so classificadas: Classificao Sentido adio, soma Aditivas Principais conjunes e, nem (= e no), no s...

mas tambm, no s...como tambm, bem como, no s...mas ainda mas, porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto, no obstante ou, ou...ou, ora, j...j, quer...quer, seja...seja, talvez...talvez. logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. que, porque, pois (antes do verbo) , porquanto.

Adversativas oposio, contraste Alternativas alternncia, escolha excluso Conclusivas concluso explicao Explicativas justificativa

1) Aditivas: ligam oraes ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adio. So elas: e, nem (= e no), no s...

mas tambm, no s...como tambm, bem como, no s...mas ainda .


Por exemplo: A sua pesquisa clara e objetiva. Ela no s dirigiu a pesquisa como tambm escreveu o relatrio. 2) Adversativas: ligam duas oraes ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensao. So elas: mas, porm, contudo, todavia,

entretanto, no entanto, no obstante.


Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porm no consegui. 3) Alternativas: ligam oraes ou palavras, expressando ideia de alternncia ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. So elas: ou, ou...ou, ora, j...j, quer...quer, seja...seja,

talvez...talvez.

Por exemplo: Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversrio. 4) Conclusivas: ligam a orao anterior a uma orao que expressa ideia de concluso ou consequncia. So elas: logo, pois (depois do

verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.


Por exemplo: Marta estava bem preparada para o teste, portanto no ficou nervosa. 5) Explicativas: ligam a orao anterior a uma orao que a explica, que justifica a ideia nela contida. So elas: que, porque, pois (antes do

verbo) , porquanto.
Por exemplo: No demore, que o filme j vai comear.

Observaes:
a) As conjunes "e"," antes", "agora"," quando" so adversativas quando equivalem a "mas". Por exemplo: Carlos fala, e no faz. O bom educador no probe, antes orienta. Sou muito bom; agora, bobo no sou. Foram mal na prova, quando poderiam ter ido muito bem. b) "Seno" conjuno adversativa quando equivale a "mas sim". Por exemplo: Conseguimos vencer no por protecionismo, seno por capacidade. c) Das conjunes adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no incio da orao: as outras (porm, todavia, contudo, etc.) podem vir no incio ou no meio. Por exemplo: Ningum respondeu a pergunta, mas os alunos sabiam a resposta.

Ningum respondeu a pergunta; os alunos, porm, sabiam a resposta.

d) A palavra "pois", quando conjuno conclusiva, vem geralmente aps um ou mais termos da orao a que pertence. Por exemplo: Voc o provocou com essas palavras; no se queixe, pois, de seus ataques. Quando conjuno explicativa," pois" vem, geralmente, aps um verbo no imperativo e sempre no incio da orao a que pertence. Por exemplo: No tenha receio, pois eu a protegerei.

As conjunes subordinativas so classificadas Classificao Integrantes Sentido sem valor semntico especfico, apenas ligam oraes causa, motivo condio Principais conjunes que, se

Causais Condicionais

porque, como, j que, visto que se, caso, desde que, contanto que que (precedido de to, tal, tanto), de modo que

Consecutivas conseqncia

Comparativas comparao

como, que (precedido de mais ou menos), assim como como, conforme, segundo embora, se bem que, mesmo que, ainda que quando, assim que, antes que, depois que para que, a fim de que, que medida que, proporo que

Conformativas conformidade Concessivas concesso

Temporais

tempo

Finais

finalidade

Proporcionais proporo

Conjunes Subordinativas So aquelas que ligam duas oraes, sendo uma delas dependente da outra. A orao dependente, introduzida pelas conjunes subordinativas, recebe o nome deorao subordinada. Veja o exemplo: O baile j tinha comeado quando ela chegou. O baile j tinha comeado: orao principal quando: conjuno subordinativa ela chegou: orao subordinada As conjunes subordinativas subdividem-se em integrantes e adverbiais:

1. Integrantes Indicam que a orao subordinada por elas introduzida completa ou integra o sentido da principal. Introduzem oraes que equivalem a substantivos. So elas: que, se. Por exemplo: Espero que voc volte. (Espero sua volta.) No sei se ele voltar. (No sei da sua volta.) 2. Adverbiais Indicam que a orao subordinada por elas introduzida exerce a funo de adjunto adverbial da principal. De acordo com a circunstncia que expressam, classificam-se em:

a) Causais: introduzem uma orao que causa da ocorrncia da orao principal. So elas: porque, que, como (= porque, no incio da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, j que, desde que, etc. Por exemplo: Ele no fez a pesquisa porque no dispunha de meios. Como no se interessa por arte, desistiu do curso. b) Concessivas: introduzem uma orao que expressa ideia contrria da principal, sem, no entanto, impedir sua realizao. So elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visit-lo. Eu no desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.

c) Condicionais: introduzem uma orao que indica a hiptese ou a condio para ocorrncia da principal. So elas: se, caso, contanto que, salvo se, a no ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo: Se precisar de minha ajuda, telefone-me. No irei ao escritrio hoje, a no ser que haja algum negcio muito urgente. d) Conformativas: introduzem uma orao em que se exprime a conformidade de um fato com outro. So elas: conforme, como (=conforme), segundo, consoante, etc. Por exemplo: O passeio ocorreu como havamos planejado. Arrume a exposio segundo as ordens do professor.

e) Finais: introduzem uma orao que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. So elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo: Toque o sinal para que todos entrem no salo. Aproxime-se a fim de que possamos v-lo melhor. f) Proporcionais: introduzem uma orao que expressa um fato relacionado proporcionalmente ocorrncia da principal. So elas: medida que, proporo que, ao passo que e as combinaes quanto mais...(mais), quanto menos...(menos), quanto menos ...(mais), quanto menos...(menos), etc. Por exemplo: O preo fica mais caro medida que os produtos escasseiam. Quanto mais reclamava menos ateno recebia. Obs.: so incorretas as locues proporcionais medida em que, na medida que e na medida em que.

g) Temporais: introduzem uma orao que acrescenta uma circunstncia de tempo ao fato expresso na orao principal. So elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc. Por exemplo: A briga comeou assim que samos da festa. A cidade ficou mais triste depois que ele partiu. h) Comparativas: introduzem uma orao que expressa ideia de comparao com referncia orao principal. So elas: como, assim como, tal como, como se, (to)...como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que(combinado com menos ou mais), etc. Por exemplo: O jogo de hoje ser mais difcil que o de ontem. Ele preguioso tal como o irmo.

i) Consecutivas: introduzem uma orao que expressa a consequncia da principal. So elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que no), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na orao principal uma palavra como tal, to, cada, tanto, tamanho), etc. Por exemplo: Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame. A dor era tanta que a moa desmaiou.

Locuo Conjuntiva
Recebem o nome de locuo conjuntiva os conjuntos de palavras que atuam como conjuno. Essas locues geralmente terminam em "que". Observe os exemplos:

visto que desde que ainda que por mais que medida que proporo que logo que a fim de que Ateno: Muitas conjunes no tm classificao nica, imutvel, devendo, portanto, ser classificadas de acordo com o sentido que apresentam no contexto. Assim, a conjuno que pode ser:

1. Aditiva ( = e) Por exemplo: Esfrega que esfrega, mas a mancha no sai. 2. Explicativa Por exemplo: Apressemo-nos, que chove. 3. Integrante Por exemplo: Diga-lhe que no irei. 4. Consecutiva Por exemplo: Onde estavas, que no te vi? 5. Comparativa Por exemplo: Ficou vermelho que nem brasa.

6. Concessiva Por exemplo: Beba, um pouco que seja. 7. Temporal Por exemplo: Chegados que fomos, dirigimo-nos ao hotel. 8. Final Por exemplo: Vendo o amigo janela, fez sinal que descesse. 9. Causal Por exemplo: "Velho que sou, apenas conheo as flores do meu tempo." (V.Coaraci)

Potrebbero piacerti anche