Sei sulla pagina 1di 3

Produtos cannicos - conceitos bsicos

Seja um conjunto de n entradas digitais A0, A1, ... An-1. Desde que elas s podem assumir valores 0 ou 1, existem m = 2n combinaes possveis. Sejam ento m sadas digitais S0, S1, ..., Sm-1. As variveis S so ditas produtos cannicos das entradas A, se, para cada combinao de valores das entradas, existe um nico e exclusivo S igual a um e os demais iguais a zero. Segue tabela de verdade para duas variveis de entrada. Cada combinao tem sua sada S de valor um. A 0 0 1 1 B 0 1 0 1 S0 1 0 0 0 S1 0 1 0 0 S2 0 0 1 0 S3 0 0 0 1

O conceito importante no estudo dos circuitos de multiplex porque os produtos cannicos podem ser usados para implementar uma espcie de "chave digital", que seria operada pela combinao das entradas, de forma que cada uma comuta um determinado circuito.

Gerador bsico de produtos cannicos


O circuito da Figura 01 gera os produtos cannicos para duas variveis de entrada conforme tabela de verdade do tpico anterior.

Fig 01 A operao pode ser facilmente analisada para cada porta E e, por isso, dispensa mais comentrios.

Circuito bsico para trs variveis


O circuito da Figura 01 deste tpico a expanso do circuito do tpico anterior para 3 variveis. H, portanto, 23 = 8 variveis de sada.

Fig 01 Pode-se notar que a configurao para qualquer nmero de entradas anloga e bastante fcil. A tabela de verdade tambm uma expanso da tabela do tpico Produtos cannicos - conceitos bsicos e aqui no dada.

Circuito em forma de matriz


No circuito da Figura 01 as sadas esto indicadas apenas pelos nmeros (sem S) por questo de espao fsico no desenho.

Fig 01 Nos circuitos bsicos dos tpicos anteriores, as portas E tm mesmo nmero de entradas, igual ao nmero de entradas digitais. Para um circuito bsico de 4 entradas digitais, haveria, portanto, portas E com 4 entradas. A forma matricial do circuito deste

tpico permite o uso de portas de duas entradas para formar um circuito gerador com 4 entradas digitais. A operao facilmente dedutvel pelo acompanhamento das sadas de cada bloco e aqui no comentada.

Circuito com diodos em forma de matriz


O uso de diodos proporciona um tipo de circuito simples e compacto conforme Figura 01. Considera-se que o nvel lgico 1 dado fisicamente por +V e o nvel 0 por 0 V. Os catodos dos diodos so ligados com as entradas ou com seus inversos fornecidos pelos inversores IA e IB. Se o valor no catodo 1 (+V), o potencial igual ao do anodo e no afeta o valor da sada, mesmo que esta seja 0, pois, neste caso, o diodo est inversamente polarizado.

Fig 01 Se o valor no catodo 0, sada que estiver ligada ao anodo forada para 0, porque ele est diretamente polarizado (na realidade, um pouco acima de 0 porque diodos reais tm resistncia interna. Mas, nos circuitos lgicos reais, nveis 0 e 1 so representados por faixas de tenses e no por valores nicos). Seja o exemplo a sada S1: ela ser nula se A for igual a 1 ou B for igual a 0. Ento, se A for igual a 0 e B for igual a 1, ela ser 1. E as outras sadas sero nulas. Aplicando o mesmo raciocnio para as demais sadas, chega-se tabela de verdade do Tpico Produtos cannicos - conceitos bsicos, isto , de um gerador de produtos cannicos. A matriz pode ser estendida para um nmero qualquer de variveis de entrada. As resistncias R so necessrias para evitar que, na polarizao direta, os diodos conduzam a tenso da fonte diretamente para a massa, o que certamente provocaria danos e afetaria os valores das outras sadas.

Potrebbero piacerti anche