Sei sulla pagina 1di 4

Conforme dito na pgina anterior, a converso e uma grandeza analgica em digital mais complexa do que o procedimento inverso.

. Nesta pgina so descritos alguns tipos de conversores.

Conversor tipo paralelo


provavelmente a forma mais simples e direta de converso. A Figura 01 d o diagrama bsico para sada em trs dgitos binrios. Uma tenso de referncia (4,8 V no exemplo) aplicada na srie de divisores de tenso formados por R1 a R7, de idnticos valores (R). Os blocos C1 a C7 so comparadores: se o sinal em (+) for maior que em (), a sada 1 e nula nos demais casos. Supe-se, por exemplo, que 2 volts so aplicados na entrada analgica: C1, C2 e C3 tero sada 1 e C4, C5, C6 e C7 tero sada 0. Ou, de baixo para cima, 0001111. X1 a X7 so blocos tipo OU EXCLUSIVO, ou seja, a sada nula se as entradas so iguais e 1 se as entradas so diferentes. Considerando a entrada anterior (C1 a C7 = 0001111), ocorrem as sadas X1 a X7 = 0010000. Portanto, um nvel de tenso na entrada analgica convertido em uma nica sada 1 nos blocos X1 a X7. Se a entrada analgica nula (ou melhor, menor que 0,6 V neste caso), todas as sadas X sero nulas e, portanto, as sadas digitais ABC tambm sero nulas (devido a essa situao particular, so usados 7 comparadores e 7 portas XOR e no 8).

Fig 01

Nos demais casos, apenas uma das sadas X tem valor 1, dependendo da faixa da tenso analgica de entrada. Para a transformao em uma seqncia de dgitos binrios, os diodos nas sadas so suficientes, dispensando decodificadores mais elaborados. Os nmeros binrios nas sadas dos diodos indicam a situao quando a sada da respectiva porta X est em 1. Assim, tenses analgicas na entrada so convertidas em nmeros binrios de 3 dgitos. A converso se d de forma escalonada, isto , tenses que variam dentro de valores consecutivos do divisor tm a mesma sada digital (exemplo: no circuito dado, uma tenso de 0,8 V tem a mesma sada digital de uma tenso de 1,1 V). Isso tambm ocorre com os outros tipos e o valor mnimo de variao que perceptvel pelo circuito a sua resoluo. Ela depende do nmero de dgitos binrios (bits) da sada. No exemplo dado, de 3 bits, ocorre resoluo: 1/2 3 = 0,125 ou 12,5% Este tipo de conversor , conforme j mencionado, simples e eficiente. No caso de variaes rpidas da tenso de entrada, a resposta depende somente das caractersticas dos circuitos comparadores e portas lgicas. Outro aspecto positivo: no exemplo dado, R0 a R7 tm o mesmo valor e, portanto, a sada varia linearmente com a entrada. O uso de valores adequadamente diferenciados permite converses no lineares (logartmicas, por exemplo). Embora isso seja possvel com outros tipos, o processo no to fcil quanto a simples seleo de valores de resistores. Entretanto, o circuito apresenta uma limitao prtica devido ao elevado nmero de componentes necessrios. Pelo circuito dado, pode-se concluir que o nmero de resistores, comparadores e portas XOR (sem contar os diodos) (2 n 1) para cada, onde n o nmero de bits de sada. Considerando que o mnimo usual 8 bits, esse nmero seria 255. Para 16 bits, 65535. Outros tipos foram desenvolvidos para evitar esse inconveniente.

Conversor tipo rampa digital


Este conversor usa um artifcio comum a vrios outros tipos: conforme Figura 01, a sada de um contador (de 4 bits neste exemplo) ligada na entrada de um conversor digital analgico. Supe-se de incio que a entrada de clock do contador continuamente alimentada com uma seqncia de pulsos. Nessa situao, a tenso Vcon na sada S do conversor varia entre 0 e um valor Vmax, que depende do contador e das caractersticas do conversor digital analgico. Um ciclo dessa variao pode ser visto no grfico na parte inferior esquerda da figura.

Fig 01 Mas, no circuito, h um comparador e uma porta E na entrada de clock. Enquanto a tenso Vcon for menor que a da entrada analgica E a, a sada do comparador 1 e os pulsos de clock so dirigidos ao contador. No momento em que Vcon se torna maior que Ea, a sada do comparador passa para 0, bloqueando os pulsos de clock e, portanto, a contagem. Desde que a sada do comparador tambm vai para a entrada de clock dos flip-flops (tipo mestre-escravo), o valor digital da sada do contador armazenado neles (lembrar que flip-flops tipo mestre-escravo s permitem a mudana de estado na transio de 1 para 0 do clock). Portanto, a sada digital armazenada nos flip-flops tem relao linear com a entrada analgica Ea, desde que ela esteja dentro da faixa 0-Vmax. O circuito bsico apresentado no opera continuamente. A contagem pra aps a primeira interrupo. O reincio dado pela aplicao do nvel 0 na entrada clear do contador, o que pode ser facilmente implementado de forma automtica.

Conversor tipo rastreamento


Este tipo usa o mesmo princpio bsico do anterior, mas o arranjo mais elaborado, resultando em um circuito mais simples. Os pulsos de clock alimentam continuamente a entrada do contador, o qual dispe de uma entrada digital que comuta, de acordo com o nvel lgico, o sentido da contagem

(crescente ou decrescente), conforme j visto nas pginas correspondentes (Eletrnica digital XI-40 e Eletrnica digital XI-50).

Fig 01 Enquanto a entrada analgica Ea for maior que Vcon, a sada do comparador 1 e o contador opera de modo crescente. Quando Vcon se torna maior que Ea, a sada do comparador vai para 0 e o contador opera de forma decrescente. Isso leva Vcon a um valor imediatamente abaixo de Ea, invertendo o processo. Assim, considerando Ea constante, o contador opera continuamente entre dois valores prximos de Ea, no havendo necessidade dos flip-flops de armazenamento. Se o valor de Ea muda, o patamar de operao tambm muda.

Potrebbero piacerti anche