Sei sulla pagina 1di 47

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Aula Um Ol, caro (a) aluno (a)! Espero que voc esteja bastante animado para mais uma aula! Hoje estudaremos o art. 5o da CF/88, talvez o mais importante em termos de concursos. Quer outra notcia boa? Alm de apresentarmos questes da FUNRIO, traremos questes do CESPE. Tudo isso para voc se sentir tranqilo quanto escolha da banca examinadora. Vamos comear a aula? 1. Princpios, direitos e garantias fundamentais Iniciaremos nosso estudo diferenciando os dois conceitos. Os direitos fundamentais so os bens protegidos pela Constituio. o caso da vida, da liberdade, da propriedade... J as garantias so formas de se protegerem esses bens, ou seja, so instrumentos constitucionais. Um exemplo o

habeas corpus, que protege o direito liberdade de locomoo. Detalhe importante: as garantias fundamentais tambm so direitos. Outro ponto a ser destacado que os direitos fundamentais so tradicionalmente classificados em geraes. Veja as principais caractersticas de cada uma delas a seguir: Primeira gerao: abrange os direitos relativos liberdade, isto , os civis e polticos, reconhecidos no final do sculo XVIII, com as Revolues Francesa e Americana. Restringem a ao do Estado sobre o indivduo, impedindo que este se intrometa de forma abusiva na vida privada das pessoas. So, por isso, tambm chamados liberdades negativas: traduzem a liberdade de no sofrer ingerncia abusiva por parte do Estado. Exemplo: direito de propriedade. Segunda gerao: abarca os direitos referentes igualdade:

econmicos, sociais e culturais. Em sua maioria, so representados por liberdades positivas, isto , direitos de se receberem prestaes do
www.pontodosconcursos.com.br 1

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Estado (polticas e servios pblicos). o caso do direito educao, por exemplo. Alguns desses direitos, contudo, consubstanciam

liberdades negativas. Exemplo: liberdade de greve. Terceira gerao: refere-se ao princpio da solidariedade (fraternidade). Compreende os direitos difusos e os coletivos. Citam-se, como exemplos, o direito do consumidor e o direito ao desenvolvimento. Puxa, Ndia... Voc falou em direitos difusos e direitos coletivos... O que so esses direitos? Direitos difusos: so aqueles caracterizados por sua indivisibilidade, ou seja, impossvel satisfazer-se um de seus titulares individualmente. Isso porque seus sujeitos so indeterminados. o caso do direito ao ar puro. Veja que a prpria palavra difuso remete idia de algo com limites imprecisos.

Direitos coletivos: tambm tm natureza indivisvel, mas diferenciam-se dos difusos por terem como titulares grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica. Como exemplo, tem-se os direitos de determinadas categorias profissionais que agem coletivamente por meio de seus sindicatos. Percebeu como as trs primeiras geraes seguem a seqncia do lema

da Revoluo Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade? Guarde isso para a prova! Hodiernamente, fala-se em direitos de quarta e quinta gerao. Entretanto, como essas classificaes no so cobradas em prova, por no haver consenso doutrinrio a respeito delas, no discutiremos esse assunto. Um tpico bastante cobrado sobre os direitos fundamentais sua natureza relativa. Memorize esta informao: no h direito fundamental absoluto! Todo direito sempre encontra limites em outros, tambm protegidos pela Constituio. por isso que, em caso de conflito entre dois direitos, no haver o sacrifcio total de um em relao ao outro, mas reduo proporcional de ambos, buscando-se, com isso, alcanar a finalidade da norma.

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Vistos esses conceitos iniciais, que tal comearmos a dissecar o art. 5 da CF/88?
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...)

O caput do art. 5 enumera cinco direitos fundamentais os direitos vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. Apesar de referirse apenas a brasileiros e estrangeiros residentes no pas, h consenso na doutrina de que eles abrangem qualquer pessoa que se encontre em territrio nacional, mesmo que seja estrangeira residente no exterior.
I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;

Esse inciso traduz o princpio da igualdade, que determina que se d tratamento igual aos que esto em condies equivalentes e desigual aos que esto em condies diversas, dentro de suas desigualdades. Obriga tanto o legislador quanto o aplicador da lei. O legislador fica, portanto, obrigado a obedecer igualdade na lei, no podendo criar leis que discriminem pessoas que se encontram em situao equivalente, exceto quando houver razoabilidade para tal. Exemplo: a lei, em regra, no pode criar discriminaes nos concursos pblicos. Entretanto, se houver razoabilidade, em razo do cargo, tais discriminaes tornam-se possveis. Seria o caso de um concurso para agente penitencirio de priso feminina restrito a mulheres. Bastante razovel, no? Note, todavia, que s a lei ou a prpria Constituio podem determinar discriminaes entre as pessoas, nos casos acima. Os atos infralegais (como edital de concurso, por exemplo) no podem determinar tais limitaes sem que haja previso legal.

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Outra decorrncia do princpio da igualdade que os intrpretes e aplicadores da lei ficam limitados pela igualdade perante a lei, no podendo diferenciar, quando da aplicao do Direito, aqueles a quem a lei concedeu tratamento igual. Isso visa a resguardar a prpria igualdade na lei. De nada adiantaria ao constituinte estabelecer um direito a todos e permitir que os juzes e demais autoridades tratassem as pessoas desigualmente, reconhecendo aquele direito a alguns e negando-os a outros, no mesmo? Do princpio da igualdade se originam vrios outros princpios da Constituio, como, por exemplo, a vedao ao racismo (art. 5, XLII, CF), o princpio da isonomia tributria (art. 150, II, CF), dentre outros. Finalizando o estudo desse inciso, guarde jurisprudncia cobrada em concursos. O STF entende que o princpio da isonomia no autoriza ao Poder Judicirio estender a alguns grupos vantagens estabelecidas por lei a outros. Isso porque se assim fosse possvel, o Judicirio estaria legislando, no mesmo? O STF considera que, em tal situao, haveria ofensa ao princpio da separao dos Poderes.
II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;

Trata-se do princpio da legalidade, que traz, para os particulares, a garantia de que s podem ser obrigados a agirem ou a se omitirem por lei. Tudo permitido a eles, portanto, na falta de norma legal proibitiva. J para o Poder Pblico, o princpio da legalidade consagra a idia de que este s pode fazer o que permitido pela lei. Esse conceito ser mais bem explorado na aula referente Administrao Pblica. Completando o estudo do inciso, quero que voc compreenda a diferena entre legalidade e reserva legal. Tem-se a legalidade quando a Carta Magna determina a submisso e o respeito lei, ou a atuao dentro dos limites legais. Neste caso, a palavra lei adquire sentido mais amplo que o apresentado na reserva legal, como se ver a seguir. Isso porque aqui consideram-se lei tambm os atos infralegais,
www.pontodosconcursos.com.br 4

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

desde que expedidos nos limites da norma legal. Trata-se da lei em sentido material, ou seja, todo ato normativo do Estado que obedea s formalidades que lhe so prprias e contenha uma regra jurdica. J a reserva legal ocorre quando a Constituio exige expressamente que determinada matria seja regulada por lei formal ou atos com fora de lei (como decretos autnomos, por exemplo). o caso do art. 173, 1, CF/88, que determina que lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica. Lei formal aquela necessariamente emanada do Poder Legislativo, podendo conter ou no uma regra jurdica.
III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

Esse inciso costuma ser cobrado em sua literalidade. Memorize-o!


IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Trata-se da liberdade de expresso. Todos podem manifestar, oralmente ou por escrito, o que pensam, desde que isso no seja feito anonimamente. A vedao ao anonimato visa a garantir a responsabilizao de quem utilizar tal liberdade para causar danos a terceiros. Com base na vedao ao anonimato, o STF veda, em regra, o acolhimento a denncias annimas. Essas podero servir de base para gerar investigao pelo Poder Pblico, mas jamais podero ser causa nica de exerccio de atividade punitiva pelo Estado. Destaca-se, ainda, que tendo como fundamento a liberdade de expresso, o STF considerou que a exigncia de diploma de jornalismo e de registro profissional no Ministrio do Trabalho no so condio para o exerccio da profisso de jornalista.
V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem;

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Essa norma traduz o direito de resposta manifestao do pensamento de outrem. Essa resposta dever ser sempre proporcional, ou seja, veiculada no mesmo meio de comunicao utilizado pelo agravo, com mesmo destaque, tamanho e durao. Salienta-se, ainda, que a resposta no elimina o direito indenizao. Outro aspecto importante a se considerar sobre o inciso acima que as indenizaes material, moral e imagem so cumulveis (podem ser aplicadas conjuntamente), aplicando-se tanto a pessoas fsicas quanto a jurdicas. Relacionada a esse inciso, h jurisprudncia que pode ser cobrada em seu concurso. O STF entende que o Tribunal de Contas da Unio (TCU) no pode manter em sigilo a autoria de denncia contra administrador pblico a ele apresentada. Isso porque tal sigilo impediria que o denunciado se defendesse perante aquele Tribunal.
VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva;

Consagra-se, nesses incisos, a liberdade religiosa. No que se refere ao inciso VII, observe que no Poder Pblico o responsvel pela prestao religiosa, pois o Brasil um Estado laico, portanto a administrao pblica est impedida de exercer tal funo. Essa assistncia tem carter privado e incumbe aos representantes habilitados de cada religio. No nos demoraremos em comentrios, visto que, se cobrados em sua prova, isso se dar, provavelmente, de forma literal.
VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Esse dispositivo consagra a denominada escusa de conscincia. Isso significa que, em regra, ningum ser privado de direitos por no cumprir obrigao legal imposta a todos devido a suas crenas religiosas ou convices filosficas ou polticas. Entretanto, caso isso acontea, o Estado poder impor, pessoa que recorrer a esse direito, prestao alternativa fixada em lei. E o que acontecer se essa pessoa recusar-se, tambm, a cumprir a prestao alternativa? Nesse caso, poder excepcionalmente sofrer restrio de direitos. Veja que para isso, so necessrias, cumulativamente, duas condies: recusar-se a cumprir obrigao legal alegando escusa de conscincia e, ainda, a cumprir a prestao alternativa fixada pela lei.
IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena;

O que voc no pode esquecer sobre esse inciso? vedada a censura. Entretanto, a liberdade de expresso, como qualquer direito fundamental, relativa. Isso porque limitada por outros direitos protegidos pela Carta Magna, como a inviolabilidade da privacidade e da intimidade do indivduo, por exemplo.
X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

Dissecando-se esse inciso, percebe-se que ele protege o direito: intimidade e vida privada. Resguarda, portanto, a esfera mais secreta da vida de uma pessoa, tudo que diz respeito a seu modo de pensar e de agir. honra. Blinda, desse modo, o sentimento de dignidade e a reputao dos indivduos. O direito imagem. Defende a representao que as pessoas possuem perante si mesmas e os outros.

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

importante que voc saiba que o STF considera que para que haja condenao por dano moral, no necessrio ofensa reputao do indivduo. Assim, a dor de se perder um membro da famlia, por exemplo, pode ensejar indenizao por danos morais. Alm disso, com base nesse inciso o STF entende que no se pode coagir suposto pai a realizar exame de DNA. Essa medida feriria, tambm, outros direitos humanos, como, por exemplo, a dignidade da pessoa humana, a intangibilidade do corpo humano. Nesse caso, a paternidade s poder ser comprovada mediante outros elementos constantes do processo.
XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

Trata-se do princpio da inviolabilidade domiciliar. Esta alcana no s a residncia do indivduo, mas tambm o local onde este exerce sua profisso. A partir da leitura do artigo, em quais hipteses se pode penetrar na casa de um indivduo? Com seu consentimento; Sem seu consentimento, sob ordem judicial, apenas durante o dia; A qualquer hora, sem consentimento do indivduo, em caso de flagrante delito ou desastre, ou, ainda, para prestar socorro. Sobre esse inciso, estaca-se, ainda, que o STF considerou vlida ordem judicial que autorizava o ingresso de autoridade policial no estabelecimento profissional durante a noite para instalar equipamentos de captao de som (escuta). Considerou-se que tais medidas precisavam ser executadas sem o conhecimento do investigado, o que seria impossvel durante o dia.

XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;

O dispositivo constitucional trata da inviolabilidade das comunicaes. Assim como fez com a inviolabilidade domiciliar, a Carta Magna estabeleceu uma exceo a esse direito, ao possibilitar a quebra do sigilo das comunicaes telefnicas quando atendidos trs requisitos: lei que preveja as hipteses e na forma com que esta deva acontecer; existncia de investigao criminal ou instruo processual penal e, finalmente, ordem judicial.. Como no h direito absoluto, admite-se, mesmo sem previso expressa na Constituio, a interceptao das correspondncias e das comunicaes telegrficas e de dados, sempre que a norma constitucional esteja sendo usada para acobertar a prtica de ilcitos. Isso porque a Constituio no pode servir como manto protetor para a ilicitude. Outra jurisprudncia importante para suas provas de concurso que o STF entende que, uma vez obtidas provas mediante quebra do sigilo das comunicaes telefnicas com base no dispositivo constitucional acima, estas podem ser usadas, tambm, em processos de natureza administrativa. Assim, caso uma escuta telefnica resulte em prova de que um Auditor-Fiscal da Receita Federal esteja recebendo dinheiro para despachar mercadoria, por exemplo, alm de essa prova ser usada no processo penal do crime referente a essa prtica, poder ser usada pela Corregedoria da Receita Federal quando do processo administrativo destinado a apurar o ilcito e determinar a correspondente penalidade administrativa. Que tal uma questo do CESPE, para revisar o que aprendemos at aqui? 1. (2010/CESPE/TRT-MT) Assinale a opo correta a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos. a) Em razo do carter absoluto do princpio da isonomia, no se admite o estabelecimento de proibies relativas ao acesso em determinadas carreiras por critrio de idade. b) dano moral, que atinge a esfera ntima da vtima, agredindo seus valores, humilhando e causando dor, no recai sobre pessoa jurdica.
www.pontodosconcursos.com.br 9

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

c) A garantia constitucional da inviolabilidade de domiclio abrange qualquer compartimento habitado, mas no os compartimentos onde algum exerce atividade profissional. d) A CF assegura a prestao de assistncia religiosa tanto s entidades hospitalares privadas quanto s pblicas, bem como aos

estabelecimentos prisionais civis e militares.


e) sigilo das comunicaes telefnicas inviolvel, podendo ser rompido

somente por autorizao judicial ou por deciso da autoridade policial responsvel pelo inqurito, quando existirem fundados elementos reveladores da prtica de crime. Questo do CESPE raramente moleza, caro (a) candidato (a). Preste bastante ateno! A letra a est errada. No h direito absoluto, com a isonomia no diferente. Havendo proporcionalidade e previso legal, possvel, sim, a proibio ao acesso em determinadas carreiras por critrio de idade. A letra b tambm est incorreta. Pessoa jurdica pode, sim, sofrer dano moral. Da mesma forma, a letra c est imperfeita. A inviolabilidade de domiclio protege o estabelecimento onde a pessoa exera sua atividade profissional. Finalmente encontramos a alternativa correta, gabarito da questo. A letra d est perfeita. Fundamento: art. 5, VII, CF. A letra e s poderia estar errada, no mesmo? Deciso de autoridade judicial no pode romper sigilo das comunicaes telefnicas. Este s pode ser quebrado por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Art. 5, XII, CF.

XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

www.pontodosconcursos.com.br

10

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Trata-se de norma constitucional de eficcia contida que trata da liberdade de atividade profissional. Esta dispe que, na inexistncia de lei que exija qualificaes para o exerccio de determinada profisso, qualquer pessoa poder exerc-la. Entretanto, existente a lei, a profisso s poder ser exercida por quem atender s qualificaes legais.
XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;

Esse inciso tem dois desdobramentos: assegura o direito de acesso informao (desde que esta no fira outros direitos fundamentais) e resguarda os jornalistas, possibilitando que estes obtenham informaes sem terem que revelar sua fonte. No h conflito, todavia, com a vedao ao anonimato. Caso algum seja lesado pela informao, o jornalista responder por isso. O inciso XV ser discutido quando tratarmos do tema habeas corpus. Pulemos, ento, para o XVI...
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;

Esse inciso bastante cobrado em provas. Do que voc precisar se lembrar? Inicialmente, das caractersticas do direito de reunio: Esta dever ter fins pacficos, e apresentar ausncia de armas; Dever ser realizada em locais abertos ao pblico; No poder haver frustrao de outra reunio convocada anteriormente para o mesmo local; Desnecessidade de autorizao; Necessidade de prvio aviso autoridade competente. importante destacar, tambm, que o direito de reunio protegido por mandado de segurana, no por habeas corpus. Cuidado com peguinhas nesse sentido!
www.pontodosconcursos.com.br 11

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado;

A partir desses incisos, tem-se que: A liberdade de associao ampla, independe de autorizao dos Poderes Pblicos, que tambm no podem interferir em seu funcionamento. As associaes s podem ser dissolvidas por deciso judicial transitada em julgado. Alm disso, suas atividades s podem ser suspensas por deciso judicial (neste caso, no h necessidade de trnsito em julgado). A criao de cooperativas poder depender de autorizao, na forma da lei. A de associaes, jamais! XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; No h muito a se falar sobre esse inciso. Caso cobrado, isso acontecer em sua literalidade.
XXI as entidades associativas, quando expressamente

autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

Tem-se, aqui, o instituto da representao processual. Trata-se de instrumento pelo qual a associao, quando autorizada expressamente, pode representar seus filiados, atuando em nome destes e na defesa dos direitos
www.pontodosconcursos.com.br 12

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

deles. O representante processual no age como parte do processo, apenas em nome da parte, a pessoa representada. Nesse sentido, a representao processual difere da substituio processual. Nesta, o substituto parte do processo, agindo em nome prprio na salvaguarda de direito alheio. O substitudo, por sua vez, deixa de s-lo: sofre apenas os efeitos da sentena. No est no processo. A sentena, todavia, faz coisa julgada tanto para o substituto quanto para o substitudo. Na Constituio, h referncia substituio processual no inciso LXX do art. 5o. Trataremos do tema com mais profundidade quando falarmos desse inciso, ainda nesta aula. Que tal revisarmos o que acabamos de estudar? Tente resolver esta questo: 2. (2009/FUNRIO/Ministrio da Justia) O artigo 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil em seu inciso XVII prev que plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. Em relao as a associaes INCORRETO afirmar que: a) as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; b) a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; c) ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; d) as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; e) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente.
www.pontodosconcursos.com.br 13

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Vamos l! Nada de preguia! Procuraremos entender o erro ou acerto de cada alternativa! A primeira alternativa est correta. Literalidade do inciso XIX do art. 5 da CF. Encontrou o errinho da alternativa b? a palavra dependem! O correto seria dizer que a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento. Literalidade do art. 5, XVIII, CF. A letra b o gabarito da questo. A letra c a literalidade do inciso XX do art. 5, que acabamos de estudar. Est perfeita. A letra d tambm transcrio literal do inciso XXI do art. 5, que comentamos anteriormente. Perfeita. Finalmente, a alternativa e reproduz o inciso XVI do art. 5. Corretssima. Viu como j est ninja nesta matria? Continuemos nossos estudos...
XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

Estudaremos esses trs incisos em conjunto. Eles tratam do direito de propriedade, norma constitucional de eficcia contida. Isso significa que ele est atuao restritiva, por parte do Poder Pblico. Como todos os direitos fundamentais, no absoluto: necessrio que o proprietrio d propriedade sua funo social.
www.pontodosconcursos.com.br 14

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Entretanto, mesmo sendo relativo, a Constituio no poderia deixar de estabelecer certas protees a esse direito. Desse modo, no inciso XXIV do art. 5o da CF/88, garante-se que, se a propriedade estiver cumprindo a sua funo social, s poder haver desapropriao com base na tutela do interesse pblico, em trs hipteses: necessidade pblica, utilidade pblica, ou interesse social. A indenizao, nesses casos, ressalvadas algumas excees determinadas constitucionalmente, dar-se- mediante prvia e justa

indenizao em dinheiro. J no caso de descumprimento de sua funo social, a interveno estatal representar uma sano ao proprietrio. Por isso, a indenizao darse- por meio de ttulos da dvida pblica. Destaca-se, ainda, que, em ambas as hipteses (atendida ou no a funo social), h indenizao. Esta s no ocorre em um caso: na expropriao de terras usadas para cultivo de plantas psicotrpicas. Tem-se, ento, a chamada desapropriao confiscatria, prevista no art. 243 da Constituio.
XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano;

Esse inciso trata da requisio administrativa, que ocorre quando o Poder Pblico, diante de perigo pblico iminente, utiliza seu poder de imprio (de coao) para usar bens ou servios de particulares... Fatiando-se o artigo, para melhor compreenso, temos que: Em caso de iminente perigo pblico, o Estado pode requisitar a propriedade particular. Exemplo: no caso de uma enchente que destrua vrias casas de uma cidade, a Prefeitura pode requisitar o uso de uma casa que tenha permanecido intacta, para abrigar aqueles que no tm onde ficar. Qual o perigo pblico iminente que justifica tal ato estatal? No exemplo dado, a possibilidade de a populao atingida adoecer ou morrer por falta de abrigo.
www.pontodosconcursos.com.br 15

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

A requisio compulsria para o particular, devido ao poder de imprio do Estado. Veja que o interesse pblico (socorro s pessoas desabrigadas) maior que o particular (inconveniente de ter a casa cedida ao Poder Pblico gratuitamente). Por isso, o ltimo cede lugar ao primeiro. A propriedade continua sendo do particular: apenas cedida gratuitamente ao Poder Pblico. O titular do bem s indenizado em caso de dano. No exemplo acima, o Estado no teria que pagar aluguel ao proprietrio pelo uso do imvel. O perigo pblico deve ser iminente, ou seja, deve ser algo que acontecer em breve. No exemplo dado, o Estado no poderia requisitar a casa j na estao da seca baseado na possibilidade de uma enchente ocorrer vrios meses depois. Concluindo-se a anlise desse inciso, destaca-se que segundo o STF, no possvel, devido ao modelo federativo adotado pelo Brasil, que um ente poltico requisite administrativamente bens, servios e pessoal de outro. Tal prtica ofenderia o pacto federativo, e, alm disso, o art, 5o, XXV da Constituio limita o alcance da requisio administrativa propriedade privada, no cabendo extrapolao para bens e servios pblicos. XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; Por meio desse inciso, o legislador constituinte deu, pequena propriedade rural trabalhada pela famlia, a garantia de impenhorabilidade. Com isso, visou proteo dos pequenos trabalhadores rurais, que, desprovidos de seus meios de produo, no teriam condies de subsistncia. Entretanto, a impenhorabilidade depende da cumulao de dois requisitos: a) explorao econmica do bem pela famlia; b) origem na atividade produtiva do dbito que causou a penhora.
www.pontodosconcursos.com.br 16

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Note, tambm, a exigncia, pela Carta Magna, de lei que defina quais propriedades rurais podero ser consideradas pequenas e como ser financiado o desenvolvimento das mesmas. Tem-se, aqui, reserva legal.
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes associativas; e s respectivas representaes sindicais e

Protege-se, por meio desses incisos, o direito do autor. Perceba que, enquanto viver, este ter total controle sobre a utilizao, publicao ou reproduo de suas obras. S aps sua morte que haver limitao temporal do direito. Isso porque o inciso XXVII do at. 5o da CF reza que a lei fixar o tempo durante o qual esse direito ser transmissvel aos herdeiros. Nesse sentido, como se ver adiante, o direito ao autor diferencia-se do direito propriedade industrial, presente no inciso XXIX do mesmo artigo.
XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas;

Nesse inciso, a Constituio enumera expressamente a propriedade industrial como direito fundamental. Chamo sua ateno para o fato de que, diferentemente dos direitos autorais, que pertencem ao autor at sua morte, o

www.pontodosconcursos.com.br

17

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

criador de inventos industriais tm, sobre estes, privilgio apenas temporrio sobre sua utilizao.
XXX - garantido o direito de herana; XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus";

Analisaremos os incisos XXX e XXXI do art. 5o da Constituio em conjunto. O direito de herana foi elevado condio de norma constitucional pela primeira vez na CF/88. Como se depreende do inciso XXXI, a fim de resguardar mais ainda esse direito, a Carta Magna garantiu que, no caso de bens de estrangeiros localizados no Pas, seria aplicada a norma sucessria que mais beneficiasse os brasileiros sucessores. Portanto, havendo conflito entre norma que beneficie sucessores estrangeiros em detrimento dos brasileiros e outra que beneficie os brasileiros, prevalecer a ltima.
XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor;

Trata-se de norma constitucional de eficcia limitada, j regulamentada por meio do Cdigo de Defesa do Consumidor. Ao inserir esse inciso no rol de direitos fundamentais, o constituinte destacou a importncia do direito do consumidor para os cidados. Essa importncia fica ainda mais evidente quando se verifica que no art. 170, V, CF/88 a defesa do consumidor foi elevada condio de princpio da ordem econmica.
XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de

www.pontodosconcursos.com.br

18

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja

imprescindvel segurana da sociedade e do Estado;

Essa norma traduz o direito informao. Combinada com o princpio da publicidade (art. 37, caput, CF/88), determina que a Administrao Pblica deve dar divulgao adequada a suas aes, ressalvadas as informaes imprescindveis segurana da sociedade e do Estado. No caso de leso a esse direito, o remdio constitucional a ser usado pelo particular o mandado de segurana. No o hbeas data! Isso porque se busca garantir o acesso a informaes de interesse particular do requerente, ou de interesse coletivo ou geral, e no aquelas referentes sua pessoa (que seria a hiptese de cabimento de habeas data).
XXXIV so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal;

Esse dispositivo legal prev , em sua alnea a, o direito de petio e, na alnea b, o de obteno de certides. Em ambos os casos, assegura-se o no pagamento de taxas, por serem ambas as hipteses essenciais ao prprio exerccio da cidadania. Todavia, no confunda iseno de taxa com gratuidade. Mesmo com a iseno desses tributos, podero ser cobrados emolumentos, custas ou honorrios. O que voc deve memorizar para a prova? A finalidade de cada um desses instrumentos, que a banca poder trocar para confundi-lo (a). Lembrese de que ambos servem para a defesa de direitos. Entretanto, a petio tambm usada contra ilegalidade ou abuso de poder, enquanto as certides tm como segunda aplicao possvel o esclarecimento de situaes de interesse pessoal.
www.pontodosconcursos.com.br 19

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina XXXV a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito;

Esse dispositivo bastante cobrado em concursos. Ele consagra o Princpio da Inafastabilidade da Jurisdio, segundo o qual somente o Judicirio pode dizer o Direito de forma definitiva, por meio da chamada coisa julgada material. Isso porque adotamos jurisdio uma, ou seja, o sistema ingls de jurisdio, e no o francs. O ltimo (no adotado pelo Brasil), determina que tanto a Administrao quanto o Judicirio podem julgar com carter definitivo. claro que isso no impede que o particular recorra administrativamente ao ter um direito seu violado. Entretanto, mesmo que no caiba mais recurso de deciso na esfera administrativa, sempre caber sujeio da matria ao Judicirio. Essa regra tambm no obsta que o legislador estipule regras para o ingresso do pleito na esfera jurisdicional, desde que obedecidos os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Quando este fixa formas, prazos e condies razoveis, no ofende a Inafastabilidade da Jurisdio. Alguns autores analisam, ainda, esse inciso sob outro prisma, chamando-o Princpio da Universalidade da Jurisdio. Isso porque por meio dessa norma constitucional, determina-se que o acesso ao Judicirio independe de processo administrativo prvio referente mesma questo. As excees, constitucionalmente previstas, so as questes pertinentes justia desportiva (art. 217, 1o, CF/88) e o hbeas data (art. 5o, LXXII), sobre o qual discorreremos mais a seguir. Destaca-se, porm, que caso haja pendncia de soluo na esfera administrativa e mesmo assim a lide seja levada ao Judicirio, a deciso administrativa restar prejudicada. O processo administrativo,

conseqentemente, ser arquivado sem deciso de mrito.

www.pontodosconcursos.com.br

20

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada;

Os institutos direito adquirido, ato jurdico perfeito e coisa julgada surgiram como instrumentos de segurana jurdica, impedindo que as leis retroagissem para prejudicar situaes jurdicas consolidadas. No se impede, com isso, que o Estado crie leis retroativas. Estas so permitidas, desde que beneficiem o indivduo em relao s anteriores.
Puxa,

Ndia, voc no vai conceituar direito adquirido, coisa julgada e

ato jurdico perfeito no? Que bom que est curioso (a)! Vamos l: Direito adquirido aquele que cumpriu todos os requisitos para sua formao que foram exigidos por lei ento vigente. o que ocorre se voc cumprir todos os requisitos para se aposentar sob a vigncia de uma lei X. Mesmo que, depois de cumpridas as condies de aposentadoria, seja criada lei B com requisitos mais gravosos, voc ter direito adquirido a se aposentar. Ato jurdico perfeito a conseqncia do exerccio efetivo de um direito adquirido. Trata-se de direito efetivamente exercido sob regras da lei vigente no momento de sua realizao. Seria o caso, por exemplo, de sua aposentadoria, tomando-se o exemplo anterior, aps com o deferimento de seu pedido. Coisa julgada compreende a deciso judicial da qual no cabe mais recurso. Para finalizarmos o estudo desse inciso, que tal um pouco de jurisprudncia? De acordo com o STF, no h possibilidade de se invocar direito adquirido contra normas constitucionais originrias. Assim, as normas constitucionais originrias (aquelas que nasceram com a CF/88, como discutimos nesta aula) podem revogar qualquer direito anterior.
www.pontodosconcursos.com.br 21

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Alm disso, a Corte entende que a garantia da irretroatividade da lei prevista no inciso acima no pode ser invocada pela entidade estatal que a tenha editado. Assim, a Unio no pode invocar o inciso XXXVI do art. 5 da CF/88 para descumprir lei editada pelo Congresso Nacional. Finalmente, o STF considera que no existe direito adquirido em face de: nova Constituio, mudana do padro de moeda, criao ou aumento de tributos e mudana de regime jurdico estatutrio. Creio que isso tudo que poder ser cobrado sobre esse inciso. Sigamos em frente!
XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;

Contrariando um pouco a ordem em que esto dispostos na Constituio, analisaremos esses dois incisos em conjunto. Isso porque ambos traduzem o princpio do juzo natural. Esse postulado garante ao indivduo que suas aes no Poder Judicirio sero apreciadas por um juiz imparcial. Impede a criao de juzos de exceo ou ad hoc, criados aps o acontecimento de um fato, de maneira arbitrria. Todos os juzes e rgos julgadores, em conseqncia, tm sua competncia prevista constitucionalmente, de modo a assegurar a segurana jurdica. importante que voc saiba que o STF entende que esse princpio no se limita aos rgos e juzes do Poder Judicirio. Segundo o Pretrio Excelso, ele alcana, tambm, os demais julgadores previstos pela Constituio, como o Senado Federal, por exemplo.
XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa;

b) o sigilo das votaes;


www.pontodosconcursos.com.br 22

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a
vida;

Esse inciso deve ser memorizado. Geralmente cobrado em sua literalidade! Decore cada uma dessas alneas! Uma observao. A competncia do tribunal do jri para julgamento de crimes dolosos contra a vida no absoluta. Isso porque no alcana os detentores de foro especial, como os membros do Congresso Nacional, por exemplo. Nesses casos, o julgamento se d por tribunais determinados constitucionalmente (no exemplo dado, pelo STF). Veja como o Cespe cobrou esse inciso, numa questo bastante interessante! 3. (2009/CESPE/SEFAZ-ES) Compete ao tribunal do jri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Essa competncia constitucional prevalece, inclusive, sobre o foro por prerrogativa de funo estabelecido exclusivamente por constituio estadual. Questo correta! S a Constituio Federal pode estabelecer excees competncia do tribunal do jri. A Estadual, jamais!
XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal;

Esse inciso traduz o princpio da legalidade, que, por sua vez, compreende dois princpios: o da reserva legal e o da anterioridade da lei penal. O primeiro significa que somente lei formal (lei editada pelo Poder Legislativo) poder definir crime e cominar penas. J o segundo exige que essa lei esteja em vigor no momento da prtica da infrao para que o crime exista.

www.pontodosconcursos.com.br

23

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Tais exigncias constitucionais visam a proteger o indivduo contra o arbtrio do Estado. Isso porque sem a garantia da anterioridade, voc poderia ser condenado, por exemplo, por ter mascado chicletes hoje. Bastava que uma lei proibitiva, editada futuramente, pudesse considerar crime aquilo que foi praticado antes de sua vigncia. Seria o fim da segurana jurdica, no? Da mesma forma, a exigncia de que lei formal defina o que crime e comine suas penas traz a garantia de se considerarem crime condutas aceitas pela sociedade como tais e de que essas condutas sejam punidas da maneira considerada justa por ela. Com isso, quem define o que crime e as respectivas penas o povo, por meio de seus representantes no Poder Legislativo. J pensou se, por exemplo, o Presidente da Repblica pudesse definir o que crime por medida provisria? Ou at mesmo dobrar a pena de determinado ilcito por tal ato normativo? Teramos uma ditadura, no? por isso que o inciso XXXIX do art. 5o da CF/88 to importante!
XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;

Tem-se aqui o princpio da irretroatividade da lei penal, que admite como exceo a retroatividade da lei penal mais benigna (lex mitior). A lei penal favorvel ao ru, portanto, sempre retroagir para beneficilo, mesmo que tenha ocorrido trnsito em julgado de sua condenao. J a mais gravosa ao indivduo (que aumenta a penalidade, ou passa a considerar determinado fato como crime), s alcanar fatos praticados aps sua vigncia. Assim, se uma lei penal dispuser que conduta X crime, por exemplo, no poder atingir atos praticados antes de sua vigncia. Estes continuaro tendo carter lcito. Entretanto, se a mesma lei dispuser que a conduta X deixou de ser crime, ter retroatividade. Desse modo, todas as condutas X praticadas antes e depois dessa lei tero licitude.

www.pontodosconcursos.com.br

24

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais;

No h comentrios de interesse para concurso sobre esse artigo. Apenas recomendo que o leia com ateno!
XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei;

claro que h muito a ser falado sobre racismo. Mas destacaremos apenas o que poder cair na prova: o fato de esse crime ser inafianvel e imprescritvel e sujeito pena de recluso. Fique atento s questes que tentaro confundir esse inciso com o prximo, dizendo que o racismo insuscetvel de graa ou anistia. Estaro erradas! Outro peguinha dizer que o racismo est sujeito pena de deteno. Memorize que essa pena de recluso, por ser mais gravosa!
XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura , o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico ;

O que guardaremos sobre esses inciso? Uma frase mnemnica! Trs T + hediondos: no tm graa! Trs T? Sim, tortura, trfico ilcito de drogas e terrorismo. Esses crimes, assim como os hediondos, so insuscetveis de graa ou anistia.

www.pontodosconcursos.com.br

25

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Alm disso, assim como o crime de racismo e a ao de grupos armados contra o Estado democrtico, so inafianveis. Que tal resolver uma questozinha da FUNRIO para testar se j est craque no inciso acima? 4. (2009/FUNRIO/Ministrio da Justia). O artigo 5 da Constituio da Republica Federativa do Brasil prev os Direitos e garantias fundamentais e direitos e garantias individuais e coletivos. Assim, prev que a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica dos seguintes crimes:

a) tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem. b) trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, bem como o trafico de pessoas e rgos e a tortura. c) tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo somente os mandantes. d) tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos e os crimes dolosos contra a vida. e) Todas as respostas esto incompletas. Que moleza, hein? Literalidade do inciso que acabamos de discutir. O gabarito a letra a.
XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido;

Trata-se do princpio da pessoalidade (ou intransmissibilidade) da pena, que veda que esta seja transmitida a pessoas que no o condenado. Visa a

www.pontodosconcursos.com.br

26

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

garantir a segurana jurdica, evitando-se que o indivduo pague por crime que no cometeu.
XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) b) c) d) e) privao ou restrio da liberdade; perda de bens; multa; prestao social alternativa; suspenso ou interdio de direitos;

XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos

do art. 84, XIX; b) c) d) e) de carter perptuo; de trabalhos forados; de banimento; cruis;

Esses dois incisos trazem as penas admitidas e as vedadas pela Constituio. A enumerao das primeiras no exaustiva, podendo a lei criar formas diversas de penalidade, desde que estas no estejam no rol de vedao constitucional. Decore essas duas listas, so muito cobradas em concursos! Outro ponto a ser destacado que ao determinar que a lei regular a individualizao da pena, o constituinte determinou que a lei penal dever considerar as caractersticas pessoais do infrator. Dentre essas, podemos citar os antecedentes criminais, o fato de ser ru primrio, etc. Trata-se do denominado princpio da individualizao da pena. importante que voc se lembre, em suas provas futuras, de importante posicionamento do STF. O STF considerou inconstitucional, por afronta ao

www.pontodosconcursos.com.br

27

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

princpio da individualizao da pena, a vedao absoluta progresso de regime trazida pela Lei 8072/1990, que trata dos crimes hediondos.
XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao;

Esses incisos s podero ser cobrados em sua literalidade. Leia-os com ateno!
LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;

O que extraditar algum? entregar aquela pessoa para outro pas, onde esta praticou crime, para que l seja julgada segundo suas leis. Quando um brasileiro nato poder ser extraditado? NUNCA. E o naturalizado? S em duas situaes: Quando cometer crime comum, somente antes de sua naturalizao (h uma restrio quanto ao tempo do crime); Quando ficar comprovado que est envolvido no trfico ilcito de drogas, a qualquer tempo. Destaca-se, tambm, que para haver extradio, a conduta que a pessoa praticou no exterior dever ser crime, tambm, no Brasil. Alm disso,

www.pontodosconcursos.com.br

28

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

caso a pena para o crime seja a de morte, o pas dever se comprometer a substitu-la por outra, restritiva de liberdade (comutao da pena), exceto, claro, naquele nico caso em que a pena de morte admitida no Brasil: guerra declarada. O mesmo ocorre quanto pena de priso perptua: dever ser reduzida para o limite mximo de trinta anos (o adotado no Brasil). Ufa! Quanta coisa j estudamos hoje! Vamos dar uma paradinha para brincar com uma questo da FUNRIO? 5. (2009/FUNRIO/ INSS/ Analista do Seguro Social) Constitui um dos direitos individuais, garantido pela Constituio da Repblica, aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, que:

a) a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em ttulos da dvida pblica, vedado o pagamento em dinheiro. b) a mdia propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. c) as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no segundo caso, o trnsito em julgado. d) nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado aps da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. e) a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas.

www.pontodosconcursos.com.br

29

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Mais fcil que tirar chupeta da boca de nenm, no? Apontemos, ento o erro ou acerto de cada alternativa... A letra a est errada. O inciso XXIV do art. 5 fala em prvia e justa indenizao em DINHEIRO, ressalvados os casos previstos na Constituio, quando se tratar de desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social. A letra b tambm tem um erro crasso. A Constituio, em seu art. 5, inciso XXVI, determina que esse benefcio se dar para a PEQUENA propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia. A palavra MDIA (que salta aos olhos mesmo de quem nunca leu a Constituio) torna a alternativa incorreta. A letra c tambm absurda. Cobra a literalidade do art. 5, XIX, CF. Sentena transitada em julgada condio necessria para a dissoluo das associaes. Para a suspenso de suas atividades, basta ordem judicial. O erro da letra d tambm muito simples, at ridculo. Para torn-la correta, basta trocar a palavra aps pela palavra antes. Fundamento: inciso LI, art. 5 da Constituio. S sobrou a letra e. E ela est correta mesmo. Fundamento: inciso XXIX do nosso famoso art. 5 da Carta Magna. Essa questo serviu de descanso. Temos mais coisa para estudar. nimo, a matria que estamos estudando questo quase certa de prova!
LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

Tem-se, aqui, o princpio do devido processo legal, que garante ao indivduo meios de defesa frente ao Estado, caso este tente agir sobre sua liberdade ou seus bens. Segundo o STF, o princpio da proporcionalidade tem sua sede material no princpio do devido processo legal.
LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; www.pontodosconcursos.com.br 30

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

As garantias do contraditrio e da ampla defesa so inerentes ao devido processo legal. A primeira compreende o direito que o indivduo tem de trazer ao processo todos os elementos lcitos de que dispuser para provar a verdade, ou, at mesmo, de se calar ou omitir caso isso lhe seja benfico (direito noautoincriminao). J o segundo o direito dado ao indivduo de contradizer tudo que for levado ao processo pela parte contrria. Assegura, tambm, a igualdade das partes do processo, ao equiparar o direito da acusao com o da defesa. Destaca-se, ainda, que essas garantias constitucionais aplicam-se tanto aos processos judiciais quanto aos administrativos. O STF entende que no h ofensa ao contraditrio e ampla defesa quando do interrogatrio realizado pela autoridade policial sem a presena de advogado. Por esse motivo, nula a sentena condenatria proferida EXCLUSIVAMENTE com base em fatos narrados no inqurito policial. Entende, tambm, aquela Corte, que na sindicncia preparatria para a abertura do processo administrativo disciplinar (PAD) no obrigatria a obedincia aos princpios do contraditrio e da ampla defesa. Esses somente so exigidos no curso do PAD. Por esse motivo, nula a punio disciplinar proferida EXCLUSIVAMENTE com base na sindicncia.
LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos;

Qual a diferena entre prova ilcita e prova ilegtima? No confunda, caro (a) aluno (a)! A primeira aquela que fere o direito material, a segunda a que fere o processual. A prova ilcita no pode ser usada nem no processo administrativo nem no judicial.Entretanto, caso isso ocorra, no h, necessariamente, invalidao de todo o processo. Caso existam outras provas e estas sejam lcitas e independentes da obtida ilicitamente, o processo continua, sendo removida apenas esta e mantidas aquelas.
www.pontodosconcursos.com.br 31

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

E se da prova ilcita resultarem outras? Todas elas devero ser retiradas do processo, pois foram contaminadas pela ilicitude. o que preconiza a Teoria dos Frutos da rvore Envenenada (Fruits of the Poisonous Tree)
LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;

Trata-se do princpio da presuno de inocncia, que tem por objetivo proteger a liberdade do indivduo frente ao poder de imprio do Estado. Cabe ao ltimo provar a culpabilidade do primeiro. Esse princpio impede a priso do ru antes que sua condenao transite em julgado. Entretanto, possvel a priso preventiva processual, obedecidos os requisitos do Cdigo de Processo Penal.
LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei;

Tem-se, aqui, norma constitucional de eficcia contida: na falta de lei dispondo sobre os casos de identificao criminal excepcional, esta jamais seria exigvel. O que identificao civil? a regra: carteira de identidade, de motorista, de trabalho...E a criminal? a impresso digital (processo datiloscpico) e a fotogrfica. Aposto que voc se lembrou daquelas cenas de filmes, em que o preso fotografado de frente e de perfil pela polcia, n? Assim, lei pode prever, excepcionalmente, hipteses de identificao criminal mesmo quando o indivduo j foi identificado civilmente. o caso da Lei no 9034/1995, de combate ao crime organizado, por exemplo.
LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal;

www.pontodosconcursos.com.br

32

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Como voc sabe, em regra o Ministrio Pblico que provoca o Poder Judicirio nas aes penais pblicas, de cujo exerccio titular, com o fim de obter do Estado o julgamento de uma pretenso punitiva. Entretanto, em alguns casos, o particular poder exercer essa prerrogativa, de maneira excepcional. Trata-se dos casos de ao penal privada subsidiria da pblica, quando esta no intentada no prazo legal. Nesse tipo de ao, a titularidade da persecuo criminal era, inicialmente, do Ministrio Pblico. Entretanto, diante da omisso deste, ela passou para o particular! Destaca-se, todavia, que no possvel ao penal privada subsidiria da pblica quando o Ministrio Pblico solicitou ao juiz o arquivamento do inqurito policial por falta de provas. Isso porque nesse caso, no se caracteriza inrcia do Ministrio Pblico.
LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

A compreenso desse inciso bastante simples. A regra a publicidade dos atos processuais. A exceo a restrio a essa publicidade, que s poder ser feita POR LEI e em duas hipteses: defesa da intimidade ou interesse social.
LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana;

O inciso LXI do art. 5 da Constituio traz as hipteses em que possvel a priso:

www.pontodosconcursos.com.br

33

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Em flagrante delito; Em caso de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; Por ordem de juiz, escrita e fundamentada (ou seja, com base legal).

O inciso LXVI, por sua vez, resguarda o direito liberdade, dando priso carter excepcional. Isso porque a liberdade um dos direitos mais importantes do ser humano.
LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria;

Esses incisos trazem os direitos do preso. No inciso LXIII, temos o direito no autoincriminao (ao silncio), estando presente tanto quando o ru presta depoimento ao Poder Judicirio quanto quando d informaes ao Executivo ou ao Legislativo (no mbito de CPI, por exemplo). Uma jurisprudncia importante para concursos: segundo o STF, o preso deve ser informado de seu direito ao silncio, sob pena de nulidade absoluta de seu interrogatrio. Outro entendimento importante do STF a respeito dos direitos do preso a smula vinculante 11, segundo a qual:

www.pontodosconcursos.com.br

34

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

11 S lcito o uso de algemas em caso de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado.
LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;

A partir deste artigo, de memorizao obrigatria para sua prova, pode-se concluir que: Em regra, no h priso civil por dvidas. Aquele que no paga penso alimentcia s pode ser preso se deixar de pagar porque quer (inadimplemento voluntrio) e sem justificativa plausvel (inadimplemento inescusvel). O depositrio infiel, de acordo com a Constituio, tambm pode ser preso. Entretanto, segundo o STF, o Pacto de San Jos, firmado pelo Brasil em 1992 e que s permite a priso civil por no pagamento de obrigao alimentcia, revogou a legislao a ele contrria. Esse tratado, segundo a Corte Suprema, por tratar de direitos humanos, tem status supralegal, ou seja, est abaixo da Constituio e acima de todas as leis na hierarquia das normas. Assim, a norma constitucional permanece vlida, mas toda a legislao infraconstitucional que regia a priso do depositrio infiel foi revogada. No h, portanto, priso civil nesta hiptese. Para facilitar a compreenso do artigo, definirei, para voc, o que depositrio infiel. O conceito no cobrado em prova, mas fica bem mais fcil entender o esprito da norma quando este explicado. O depositrio a pessoa a quem uma autoridade entrega um bem em depsito. Essa pessoa assume a obrigao de conservar aquele bem com diligncia e de restitu-lo
www.pontodosconcursos.com.br 35

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

assim que a autoridade o exigir. Quando assim no procede, chamada depositrio infiel. A infidelidade, portanto, um delito. o caso de uma pessoa que teve mercadoria apreendida pela Receita Federal, mas que recebe do Auditor-Fiscal autorizao para guard-la, por falta de espao no depsito da unidade aduaneira, por exemplo. Caso o bem no seja entregue assim que requerido, o depositante torna-se INFIEL. Quero que se lembre, ainda, de que os tratados sobre direitos humanos tambm podem ter status de emenda constitucional, desde que aprovados obedecendo ao rito prprio dessa espcie normativa. Assim, necessitam ser aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. Essa previso est no art. 5, 3 da CF/88, includo Constituio pela EC 45/04. LXVIII - conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; O habeas corpus , como estudamos anteriormente, uma garantia fundamental. Trata-se de uma forma especfica de garantia, a que a doutrina chama remdio constitucional. Ih...Agora complicou! O que remdio constitucional, Ndia? Calma, aluno (a)... O remdio constitucional um meio que a Constituio d ao indivduo de proteger seus direitos contra a ilegalidade ou abuso de poder cometido pelo Estado. Ao contrrio da maioria das garantias, no uma proibio ao Estado, mas um instrumento a favor do indivduo. Bem, voltando ao habeas corpus, temos que ele remdio constitucional que protege o direito de locomoo. Sua finalidade , por meio de ordem judicial, fazer cessar a ameaa ou coao liberdade de locomoo do indivduo. J viu pessoa jurdica (empresa) se locomovendo? Ou, ainda, possvel que pessoa jurdica seja condenada priso? No, n? Por isso
www.pontodosconcursos.com.br 36

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

mesmo, o habeas corpus s pode ser impetrado a favor de pessoa natural, jamais de pessoa jurdica. Guarde bem isso! O habeas corpus tem natureza penal, procedimento especial ( de deciso mais rpida: rito sumrio), isento de custas (gratuito) e pode ser repressivo (liberatrio) ou preventivo (salvo-conduto). No primeiro caso, busca devolver ao indivduo a liberdade de locomoo que j perdeu (sendo preso, por exemplo). No segundo, resguarda o indivduo quando a perda dessa liberdade apenas uma ameaa. Pode haver medida liminar em habeas corpus, desde que presentes seus pressupostos. Alm disso, qualquer pessoa pode impetrar essa ao, em benefcio prprio ou alheio. Qualquer pessoa mesmo: criana, mendigo, analfabeto, pessoa jurdica... A ltima, claro, s a favor de pessoa fsica. No h necessidade de advogado para impetrao de habeas corpus, bem como para interposio de recurso ordinrio contra deciso proferida em habeas corpus. Alm disso, a autoridade coatora pode ser pblica ou

particular. Assim, pode ser tanto um delegado de polcia quanto um diretor de hospcio particular... Outra coisa importante: cabvel habeas corpus mesmo quando a ofensa ao direito de locomoo indireta, ou seja, quando do ato impugnado possa resultar procedimento que, ao final, termine em deteno ou recluso da pessoa. o caso do uso desse instrumento para proteger o indivduo contra quebra de sigilo bancrio que possa levar sua priso em um processo criminal, por exemplo. Esse o entendimento do STF. Entretanto, caso a quebra do sigilo fiscal se desse em um processo administrativo, no caberia habeas corpus. Isso porque esse tipo de processo jamais leva restrio de liberdade. O remdio constitucional adequado, nesse caso, seria o mandado de segurana. Quando incabvel o habeas corpus? I. II. Para impugnar decises do STF (Plenrio ou Turmas); Para impugnar determinao de suspenso dos direitos polticos
www.pontodosconcursos.com.br 37

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

III.

Para impugnar pena em processo administrativo disciplinar: advertncia, suspenso, demisso etc.

IV. V.

Para impugnar pena de multa Para impugnar quebra de sigilo bancrio, fiscal ou telefnico, se dela no puder resultar condenao pena privativa de liberdade

VI.

Para discutir o mrito de punies disciplinares militares. Perceba que as penas de multa, de suspenso de direitos polticos, bem

como disciplinares no resultam em cerceamento da liberdade de locomoo. Logicamente, no cabe habeas corpus para impugn-las. J a vedao ao uso desse remdio para discutir o mrito das punies militares que estas esto sujeitas deciso das autoridades militares, no aos juzes. Entretanto, segundo o STF, o mrito no pode ser discutido pelos juzes, mas a legalidade sim (questes como cumprimento do regimento militar, por exemplo).

LXIX conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico;

O mandado de segurana sofreu modificaes recentes, pois passou a ser regulamentado pela Lei 12.016, de 07 de agosto de 2009. Trata-se de uma ao judicial, de rito sumrio especial, prpria para proteger direito lquido e certo de pessoa fsica ou jurdica, no protegido por habeas corpus ou habeas data, que tenha sido violado por ato de autoridade ou de agente de pessoa privada no exerccio de atribuio do Poder Pblico. Quando se fala que o mandado de segurana protege direito lquido e certo no amparado por habeas corpus ou habeas data, determina-se que este tem carter RESIDUAL. Assim, essa ao judicial s cabvel na falta de outro remdio constitucional para proteger o direito violado.
www.pontodosconcursos.com.br 38

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Outra caracterstica importante que o mandado de segurana tem natureza CIVIL, e cabvel contra o chamado ato de autoridade, ou seja, contra aes ou omisses do Poder Pblico e de particulares no exerccio de funo pblica (como o diretor de uma universidade particular, por exemplo). Quando incabvel o mandado de segurana? IQuando se tratar de ato do qual caiba recurso administrativo suspensivo,

independentemente de cauo; IIQuando se tratar de deciso judicial da qual caiba recurso com efeito

suspensivo; Nessas duas hipteses, havendo possibilidade de recurso suspensivo (ou seja, recurso que garante que nenhuma situao jurdica poder ser modificada at a deciso) descabe o uso de mandado de segurana, uma vez que o direito j est protegido pela prpria suspenso. IIIContra deciso judicial transitada em julgado; Contra esse tipo de deciso no cabe mais recurso, por isso descabido o uso de mandado de segurana. IV Contra lei em tese, exceto se produtora de efeitos concretos. O que lei em tese? aquela de efeitos gerais e abstratos, ou seja, que apresenta generalidade e abstrao. A generalidade est presente quando a lei possui destinatrios indeterminados e indeterminveis (uma lei que proteja o meio ambiente, por exemplo). J a abstrao ocorre quando a lei disciplina abstratamente (e no concretamente) as situaes que esto sujeitas ao seu comando normativo. Somente leis de efeitos concretos (semelhantes a atos administrativos, como uma lei que modifica o nome de uma rua, por exemplo) podem ser atacadas por mandado de segurana. Agora que j sabemos quando o mandado de segurana cabvel, que tal entendermos o que ele protege? Afinal, o que direito lquido e certo?
www.pontodosconcursos.com.br 39

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Direito lquido e certo, segundo a doutrina, aquele evidente de imediato, que no precisa de comprovao futura para ser reconhecido. A existncia desse direito impossvel de ser negada. Por esse motivo, no h dilao probatria (prazo para produo de provas) no mandado de segurana. As provas, geralmente documentais, so levadas ao processo no momento da impetrao da ao, ou seja, quando se requer a tutela jurisdicional. Quem pode impetrar mandado de segurana? - Todas as pessoas fsicas ou jurdicas, nacionais ou estrangeiras, domiciliadas ou no no Brasil; - As universalidades (que no chegam a ser pessoas jurdicas) reconhecidas por lei como detentoras de capacidade processual para a defesa de seus direitos, como a massa falida e o esplio, por exemplo; - Alguns rgos pblicos (rgos de grau superior), na defesa de suas prerrogativas e atribuies; - O Ministrio Pblico. Pode haver liminar em mandado de segurana? Calma, aluno (a). J vou explicar o que liminar. Esta uma ordem judicial proferida pronta, sumaria(rito breve) e precariamente (no definitiva). Visa a proteger direito que esteja sendo discutido em outra ao, e que, sem a liminar, poderia sofrer danos de difceis reparaes, devido demora na prestao jurisdicional. A liminar, portanto, tem dois pressupostos: - O fumus boni juris, ou fumaa do bom direito, que significa que o pedido deve ter plausibilidade jurdica; - O periculum in mora (risco da demora), que significa que deve haver possibilidade de dano irreparvel ou de difcil reparao se houver demora na prestao jurisdicional.

www.pontodosconcursos.com.br

40

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Presentes esses requisitos, possvel liminar em mandado de segurana. Entretanto, h excees, para as quais mesmo existindo esses requisitos, a lei no admite liminar em mandado de segurana: a) a compensao de crditos tributrios; b) a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior; c) a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza. Por que a lei faz isso, Ndia? Ora, trata-se de matrias muito importantes, que no podem ser decididas precariamente por medida liminar. Na compensao de crditos tributrios, por exemplo, a Unio (ou outro ente federado) perdoa um dbito do contribuinte utilizando um crdito que ele tenha com ela. Exemplo: um contribuinte deve imposto de renda, mas tem um crdito de COFINS-EXPORTAO. Ele usa, ento, esse crdito para quitar a dvida, o famoso elas por elas. Pense bem, caro (a) aluno (a). Voc acha que perdo de dbito tributrio matria a ser discutida precariamente? claro que no! Por isso a lei protege essa matria ao impedir que seja tratada por medida liminar em mandado de segurana. O mesmo ocorre com a entrega de mercadorias ou bens provenientes do exterior. Eles so a maior garantia que a Receita Federal tem de que o contribuinte pagar seus tributos aduaneiros. Por isso, no podem ser entregues precariamente, por medida liminar. Alm do mais, o risco de se entregar uma mercadoria que cause prejuzo sociedade muito maior que o de se prejudicar alguma empresa pela reteno indevida de seus bens importados. Essas so as razes pelas quais a lei resguarda deciso to importante contra medida liminar em mandado de segurana: h interesses muito grandes envolvidos. H um prazo para a impetrao do mandado de segurana: cento e vinte dias a partir da data em que o interessado tiver conhecimento oficial do ato a
www.pontodosconcursos.com.br 41

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

ser impugnado (publicao desse ato na imprensa oficial, por exemplo). Segundo o STF, esse prazo decadencial (perde-se o direito ao mandado de segurana depois desse tempo), no passvel de suspenso ou interrupo. E se eu perder o prazo, Ndia? Voc at poder proteger seu direito, mas com outra ao, de rito ordinrio, normal. Jamais por mandado de segurana! Outro aspecto importante do mandado de segurana a ser estudado para suas futuras provas de concurso que, concedida a segurana (deferido, aceito o pedido), a sentena estar sujeita obrigatoriamente ao duplo grau de jurisdio (reexame necessrio). Significa dizer que essa sentena ser reexaminada em uma instncia superior, exceto quando proferida por tribunal do Poder Judicirio em sua competncia originria. Isso porque quando a Constituio estabelece que determinado tribunal tem competncia originria para certo pleito, isso significa que esse rgo pode e deve decidir o pleito em toda sua dimenso, bem como resolver as questes - de fato e de direito - surgidas por fora da resistncia oposta pelo demandado (ou mesmo pela lei, nos casos de direitos indisponveis). o caso da competncia do STF para julgar o Presidente da Repblica no caso de infrao penal comum, por exemplo (art. 102, I, b, CF). Entretanto, a sentena de primeiro grau poder ser executada provisoriamente. No se esquea disso! Por fim, destaca-se que no processo de mandado de segurana no h condenao ao pagamento dos honorrios advocatcios (nus de

sucumbncia). Se o impetrante (o requerente) for derrotado, no ser condenado a pagar as despesas com advogado da outra parte. Agora que j estudamos bastante o mandado de segurana individual, que tal aprendermos o coletivo?
LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; www.pontodosconcursos.com.br 42

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

O mandado de segurana coletivo serve para proteger direitos coletivos e individuais homogneos contra ato, omisso ou abuso de poder por parte de autoridade. S quem pode impetr-lo (legitimados ativos) so essas pessoas previstas nas alneas a e b. Destaca-se que a exigncia de um ano de constituio e funcionamento da alnea b aplica-se apenas s associaes, jamais s entidades sindicais e de classe. Lembra-se quando falamos de substituio processual? No mandado de segurana coletivo, ocorre esse instituto. O interesse invocado pertence a uma categoria, mas quem parte do processo o impetrante (partido poltico, por exemplo), que no precisa de autorizao expressa dos titulares do direito para agir. importante destacar que o STF entende que os direitos defendidos pelas entidades da alnea c no precisam se referir a TODOS os seus membros. Podem ser o direito de apenas parte deles (exemplo, quando o sindicato defende direito referente aposentadoria, que beneficia apenas seus filiados inativos). Bem, meu amigo (ou amiga) futuro (a) colega de servio pblico... Despedimo-nos aqui. Deixarei o restinho do inciso 5 da CF para ser estudado na prxima aula, para no tornar este nosso encontro cansativo para voc. Espero que o tempo que passamos juntos tenha sido bastante agradvel e produtivo. Aproveite para estudar bastante antes do edital, pois a qualidade do aprendizado bem maior. E no deixe de enviar as dvidas referentes ao que estudamos hoje para o Frum. Abraos,

Ndia

www.pontodosconcursos.com.br

43

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

Questes comentadas nesta aula 1. (2010/CESPE/TRT-MT) Assinale a opo correta a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos. a) Em razo do carter absoluto do princpio da isonomia, no se admite o estabelecimento de proibies relativas ao acesso em determinadas carreiras por critrio de idade. b) dano moral, que atinge a esfera ntima da vtima, agredindo seus valores, humilhando e causando dor, no recai sobre pessoa jurdica. c) A garantia constitucional da inviolabilidade de domiclio abrange qualquer compartimento habitado, mas no os compartimentos onde algum exerce atividade profissional. d) A CF assegura a prestao de assistncia religiosa tanto s entidades hospitalares privadas quanto s pblicas, bem como aos

estabelecimentos prisionais civis e militares.


e) sigilo das comunicaes telefnicas inviolvel, podendo ser rompido

somente por autorizao judicial ou por deciso da autoridade policial responsvel pelo inqurito, quando existirem fundados elementos reveladores da prtica de crime. 2. (2009/FUNRIO/Ministrio da Justia) O artigo 5 da Constituio da

Repblica Federativa do Brasil em seu inciso XVII prev que plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. Em relao as a associaes INCORRETO afirmar que: a) as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; b) a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; c) ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

www.pontodosconcursos.com.br

44

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

d) as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; e) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. 3. (2009/CESPE/SEFAZ-ES) Compete ao tribunal do jri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Essa competncia constitucional prevalece, inclusive, sobre o foro por prerrogativa de funo estabelecido exclusivamente por constituio estadual.

4. (2009/FUNRIO/Ministrio da Justia). O artigo 5 da Constituio da Republica Federativa do Brasil prev os Direitos e garantias fundamentais e direitos e garantias individuais e coletivos. Assim, prev que a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica dos seguintes crimes:

a) tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem. b) trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, bem como o trafico de pessoas e rgos e a tortura. c) tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo somente os mandantes. d) tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos e os crimes dolosos contra a vida. e) Todas as respostas esto incompletas.

www.pontodosconcursos.com.br

45

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina

5. (2009/FUNRIO/ INSS/ Analista do Seguro Social) Constitui um dos direitos individuais, garantido pela Constituio da Repblica, aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, que:

a) a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em ttulos da dvida pblica, vedado o pagamento em dinheiro. b) a mdia propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. c) as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no segundo caso, o trnsito em julgado. d) nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado aps da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. e) a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas.

www.pontodosconcursos.com.br

46

Direito Constitucional (Teoria e Questes) para o Concurso de Analista do Seguro Social/INSS Professora Ndia Carolina Gabarito 1D 2B 3CORRETA. 4A 5E

www.pontodosconcursos.com.br

47

Potrebbero piacerti anche