Sei sulla pagina 1di 10

Sumrio

1 RESUMO EXECUTIVO...............................................................................................3 1. Projeto do Plano.............................................................................................5 2. Os Produtos, Servios e Tecnologia................................................................6 3. O Mercado Potencial......................................................................................6 4. Competncias Distintivas Elementos de Diferenciao...............................6 5. Previso de Vendas.........................................................................................7 1. DESCRIO GERAL DA EMPRESA..........................................................................7 1. Misso da Empresa.........................................................................................7 2. Viso e Objetivos da Empresa.........................................................................8 3. Estrutura Organizacional.................................................................................8 4. Parcerias..........................................................................................................9 2. O PLANO DE PRODUTOS/SERVIOS......................................................................9 3. O PLANO DE MARKETING.....................................................................................9 1. Anlise do Mercado........................................................................................9 2. Concorrncia.................................................................................................10 3. Estratgias de Marketing..............................................................................10 4. O PLANO OPERACIONAL.....................................................................................11 5. O PLANO FINANCEIRO........................................................................................12

1. RESUMO EXECUTIVO

A idia inicial da organizao partiu dos dois scios, Bruno Fernandes Boeira e Guilherme Denardin. Os dois jovens scios estavam em estgio de finalizao do curso superior que os daria a graduao de bacharis em administrao de empresas pelo Centro Universitrio Franciscano. Como iriam obter a graduao de administradores precisavam se empenhar em um grande desafio foi ento que surgiu a idia de unirem foras em prol do mesmo objetivo, se tornar desde cedo donos do prprio negcio. Uniram suas capacidades tericas aprendidas no curso e colocaram em prtica, atravs de pesquisas de mercado para saberem qual seria um bom ramo para desenvolverem um projeto.

Aps alguns meses foi percebida uma brecha no ramo de transportes, que logo foi bastante focada e desenvolvida, atravs desta brecha, foram realizadas inmeras pesquisas

sobre a aceitao do pblico de um novo empreendimento neste setor, e em sua grande maioria a idia foi bem aceita pela comunidade. Aps terem a certeza de que seria um bom investimento comearam a serem marcadas algumas reunies, onde primeiramente seriam definidos os investimentos, o pessoal necessrio, e a localizao da empresa.

Como forma de planejamento da empresa, foi combinada que seria feito um plano de negcios bem estruturado, e que nele iriam conter todas as informaes necessrias sobre a empresa. Com este plano de negcios bem estruturado seria mais fcil obter emprstimos fundamentais para a criao da organizao. Aps estes detalhes, a localizao era o grande desafio dos empreendedores, aonde seria a cidade sede para atingir todo o estado? A resposta veio um pouco geograficamente, e um pouco tambm do corao dos scios, pois os dois nasceram e residem atualmente em Santa Maria, este foi um argumento que pesou bastante, porm, a grande responsvel pela escolha de Santa Maria foi sua localizao geogrfica, pois Santa Maria se localiza bem no centro do estado, e isso proporcionaria uma maior facilidade de deslocamento para todas as cidades do estado.

Aps a definio de algumas informaes necessrias para execuo da atividade, foi feito um planejamento de quais servios a empresa poderia oferecer aos seus clientes. Foi ento que a empresa no se limitou a oferecer servios j existentes no mercado, como um simples transporte, mas ela procurou trazer inovaes ao mercado, justamente para se obter uma vantagem competitiva necessria, pois essa vantagem traria reconhecimento e despertaria interesse na empresa, que o que justamente se precisa.

Foi desenvolvido ento com uma empresa de informtica, um sistema que possibilita a cada produto possuir um chip, onde depois de feito seu cadastro pode verificar pelo computador sua rota, onde ele se encontra, e qual a previso para sua entrega. O cliente aps efetuar o pagamento e contratar o servio recebe uma senha, aonde pode acessar o site da empresa, e aps informar a senha, receber todas as informaes sobre o produto que est sendo transportado.

Interesse, curiosidade, e claro, eficincia. Estas so algumas palavras que a empresa busca de seus clientes nos primeiros meses de vida, atravs de seus servios inovadores, e de uma investida no marketing, atravs de propagandas, seus vendedores, e tambm atravs de eficincia de seus servios, pois o ramo de transportes necessita de uma grande parcela de confiana no executor do servio por parte do contratante, pois seguidamente so enviados bens muito caros, cargas valiosas e algumas at nem tanto, mas com valores sentimentais muito fortes. Com a eficincia dos servios sendo demonstrada nos primeiros meses, acreditase que esta base forte criada pela empresa atravs de confiana e respeito, pode ser passada atravs dos clientes para outras pessoas, com isso criando-se um boca-a-boca muito importante para divulgao da empresa.

Com esta divulgao previamente calculada pela empresa, espera-se maior facilidade de atingir o pblico alvo esperado, que primeiramente so as empresas da cidade de Santa Maria que necessitam diariamente de um aporte na parte de transportes, para estas empresas, planos especiais de transporte foram criados, buscando fazer ingress-las no quadro de parceiros, e tambm estar fazendo com que estas empresas fechem junto com a organizao nas idias propostas.

Para tanto desenvolvimento, planejamento e empenho, esperado retorno financeiro atravs dos servios prestados, porm o foco nos primeiros dois anos de funcionamento da empresa ser mudado gradativamente, de acordo com as conquistas e avanos frente aos consumidores. Obviamente, que todo esforo financeiro realizado na construo de algo, busca-se um retorno sobre isso, e neste caso no diferente, alm da auto-sustentao financeira, busca-se tambm da melhor maneira possvel, um retorno sobre o montante de dinheiro investido no negcio atravs de capital prprio e de emprstimos, que sero pagos at antecipadamente, de acordo com o sucesso da empresa, assim evitando juros.

Espera-se uma demanda regular no primeiro ano de funcionamento, necessria para a divulgao das idias da corporao e para efetivar os pagamentos necessrios durante este primeiro ano, como os prprios emprstimos e outros gastos, como com funcionrios, luz, gua e telefone. Pelas parcerias j previamente estabelecidas, uma renda prvia j foi discutida, porm com a divulgao, como j foi falado, espera-se um crescimento gradual dos pedidos. No fim do ano, espera-se uma maior demanda de servios, podendo crescer at 200% no volume de pedidos, porm para os servios no deixarem de ser eficientes e eficazes, j foram tomadas as devidas providncias conforme acmulo de pedidos, outra empresa do ramo ser contratada para prestar um servio terceirizado, tudo isto para garantir o melhor servio possvel para nossos clientes.

O plano de negcio aqui desenvolvido tem como principal meta, esclarecer a todas as pessoas que a empresa procura se inserir no mercado no como apenas mais uma transportadora, mas uma empresa disposta a garantir a eficincia do servio, atravs da conquista da confiana e satisfao de seus clientes. Tambm foi realizado este plano de negcios, para especificar todo o aporto necessrio para criao da organizao, facilitando muito para a conquista de emprstimos, necessrios para aquisio dos bens dispostos no plano.

Esperamos no decorrer deste plano esclarecer todas as dvidas possveis, e manter desde j um canal aberto com o cliente, para que ele se sinta amparado por ns, para possveis reclamaes, sugestes ou agradecimentos, a TRANSPORTES.COM no uma empresa que

busca apenas manter seus servios, ela busca a conquista de seus clientes, e esperamos que este fosse apenas o primeiro passo, rumo a conquistas maiores que viro.

1. Projeto do Plano

Consiste em criar uma transportadora com alguns diferenciais, adaptando-se as novas tendncias do mercado, e aliando tecnologia com a eficincia do servio prestado. A empresa disponibilizar servios especiais ainda no encontrados pela grande maioria da concorrncia.

2. Os Produtos, Servios e a Tecnologia

A TRANSPORTES.COM uma prestadora de servios, onde o seu principal servio est baseado em efetuar o transporte de mercadorias de maneira eficiente e eficaz, a tecnologia empregada est baseada em um chip, que ir proporcionar ao cliente saber exatamente aonde a sua mercadoria se localiza cada entregador possuir tambm um notebook em seu veculo, podendo de acordo com o servio acordado, informar com a preciso exata a que horas o produto chegar a seu destino, atravs de um sistema criado apenas para este servio, via internet.

3. O Mercado Potencial

As facilidades de comunicao e tecnologia impulsionaram a globalizao, assim, o mercado de transportes e logstica vem apresentando um elevado crescimento, visto que h um grande nmero de empresas que produzem algum tipo de produto, e necessitam que este chegue at o seu consumidor final, sendo o setor de transportes essencial para a movimentao da economia do pas, sem ele os produtos no chegariam at seus consumidores, s indstrias no teriam acesso as suas matrias-prima, de acordo com dados de 2006, no Brasil 58% das mercadorias so transportadas por meio rodovirio, 25% ferrovirio, 13% aqutico e 4% areo, deste modo a TRANSPORTES.COM, pensa em auxiliar a indstria no transporte de suas mercadorias at seus clientes por meios rodovirios.

4. Competncias Distintivas Elementos de Diferenciao

O principal diferencial perante a maioria dos concorrentes de oferecer aos clientes a possibilidade de monitoramento de sua entrega, isto atravs de um chip, que ir junto com

cada produto, possibilitando ao cliente identificar a real localizao de seu produto, e uma previso real de quando ele ir chegar ao seu destino. Alem da garantia sobre os produtos, aonde que o produto deve chegar em perfeitas condies para o cliente final. Tambm possui o compromisso de realizar a entrega em no mximo 48 Horas, em um raio de at 600 km da sede da empresa, incluindo uma penalidade, se isso no ocorrer, sendo o cliente ressarcido do valor do frete.

5. Previso de Vendas

Como a base de todo grande sucesso empresarial o planejamento, esta nova empresa no poderia fugir regra, por isso foram realizadas algumas pesquisas dentro e fora da cidade, perguntando o nvel de satisfao dessas pessoas com as transportadoras existentes, defeitos, qualidades e sugestes que estas pessoas pudessem propor aos servios atuais disponveis, e sobre a aceitao de surgir uma nova opo para este tipo de servio. Depois de realizadas as pesquisas foram tiradas algumas concluses sobre melhoria de servios que no transmitem satisfao e aperfeioamento daqueles que j existem. Os pontos que foram citados que envolviam problemas, a empresa buscou san-los, evitando que cometa os mesmo erros que as atuais transportadoras j cometem. Em relao possvel demanda de mercado, a empresa acredita que no primeiro ano, como j foram fechadas parcerias com algumas empresas, esta demanda seja mais que o suficiente para o pagamento de emprstimos e outras contas, como funcionrios, luz e gua. Aps este primeiro momento, espera-se um crescimento gradual de demanda, de acordo com o sucesso conquistado, e esforos de divulgao dos servios, alm de fatores sazonais, como natal.

2. DESCRIO GERAL DA EMPRESA

1. Misso da Empresa

Possibilitar s indstrias e os demais clientes em geral, a oportunidade de usufruir uma nova forma de transporte de seus produtos de uma maneira eficiente e eficaz, aliando tecnologia a colaboradores treinados e capacitados para transportarem todo tipo de carga da melhor maneira possvel.

2. Viso e Objetivos da Empresa

Tornar-se reconhecida dentro da cidade e do estado nos prximos cinco anos, com aes de marketing atingindo localidades estratgicas que faam uma ponte de informaes com as demais localidades, aps estes cinco anos iniciais a organizao ir se focar na liderana do mercado, buscando realizar a manuteno dos parceiros conquistados e buscar novos investidores para a organizao, para se conquistar uma base forte para os anos subseqentes.

3. Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da TRASPORTES.COM procura de forma bem enxuta conseguir satisfazer todas as necessidades encontradas no decorrer das atividades propostas pela organizao, possui um conselho de administrao, composto por seus scios, tambm conta com uma acessria jurdica e contbil/tributria. Ficando subordinadas ao conselho trs diretorias, sendo elas: Servios/Tecnologia, Administrativo/Financeiro e Comercial/Distribuio. A ligao e subordinao esta apresentada no organograma a seguir:

4. Parcerias

As parcerias a serem oferecidas pela organizao sero negociadas diretamente com as empresas, que utilizam deste meio de servio para entregarem seus produtos a seus clientes, oferecendo a elas principalmente o diferencial ao qual a empresa dispe, sero criados descontos e pacotes incentivando uma base forte de confiabilidade e garantia dos servios prestados, focando-se muito na questo custo-benefcio que neste ramo indispensvel. Estes pacotes iro servir de aporte para a empresa manter uma base financeira slida, um nmero certo de empresas que disponibilizaro uma carga mnima mensal, e de acordo, se precisarem dispor de mais servios pagaro um valor extra para utiliz-los.

3. O PLANO DE PRODUTOS/SERVIOS

O servio que a empresa est disponibilizando para o mercado, algo inovador nesta rea de atuao, o servio basicamente o de uma transportadora comum, a qual ir disponibilizar caminhes, vans e motos para as entregas, mas vem atrelado de um chip, o qual o diferencial da organizao, este ir acoplado a cada produto que necessita ser entregue, assim por meio deste chip, vai ser possvel rastrear a exata localizao do produto, tambm como a previso real de quando a entrega ir ser realizada, alem de atravs deste chip, repassar ao cliente final via SMS com uma hora de antecedncia de quando seu produto ira

chegar ao destino. Para isso vai ser necessrio desenvolver um programa que possibilite o gerenciamento deste servio.

4. O PLANO DE MARKETING

1. Anlise do Mercado

O mercado ao qual a TRANSPORTES.COM est inserida basicamente o de transportes rodovirios logsticos, este setor de suma importncia para que toda a economia do pais possa girar. Sendo este transporte rodovirio em sua maioria feito por veculos automotores, como automveis e caminhes. Esta atividade apresenta um elevado custo operacional, o qual deve ser constantemente analisado a fim de encontrar alguma possibilidade na sua reduo.

2. Concorrncia

Atualmente no Brasil a maior parte dos transportes realizado por meios rodovirios, este sistema disponibiliza 1.355.000 quilmetros de rodovias, a onde passa cerca de 56% de todas as cargas do pais, j no estado do Rio Grande do Sul, so 153.960 quilmetros de rodovias, assim podemos ter uma idia do nmero de empresas que praticam este tipo de servio, e tambm da necessidade de ter este servio, segundo dados da ANTT (Agncia Nacional de Transportes Terrestres), so cadastradas no pais cerca de 30.000 transportadores terrestres.

Apesar deste grande nmero de empresas nenhuma delas apresenta um monoplio sobre o mercado, sendo a concorrncia acirrada em todos os mercados de transportes, tanto em cargas fracionadas ou completas, sendo apenas um mercado protegido que o de transporte de automveis. Esta concorrncia acirrada possibilita que as empresas atuem de forma agressiva, desta forma o mercado de transportes rodovirios apresenta uma concorrncia perfeita.

3. Estratgias de Marketing

As estratgias de marketing utilizadas pela empresa, principalmente vo estar orientadas para a comunicao com os possveis clientes, os clientes potenciais iro ser localizados atravs do seu prprio produto, de tal modo que se o produto do cliente se encaixar nas

caractersticas das quais estamos dispostos a ofertar o servio ele ir receber a visita de um representante de nossa empresa para ofertar o servio.

A empresa ter sua sede na cidade de Santa Maria RS, a qual uma localizao estratgica, tendo em vista que o meio de transporte utilizado ser o terrestre, e esta localizao permite que se cheguem s demais reas do estado em um tempo razovel, podendo cumprir com os prazos de tempo estabelecidos para as entregas, portanto em um primeiro momento buscando atender empresas da cidade e regio, e com o passar do tempo em no mximo cinco anos j estar atendendo todo o estado do Rio Grande do Sul.

A rea de vendas vai dispor inicialmente de um supervisor e de sete representantes, que vo ser responsveis por visitar possveis clientes, expondo a eles as caractersticas dos servios oferecidos, alem de possibilitar um atendimento exclusivo para aqueles que j fazem parte da carteira de clientes

5. O PLANO OPERACIONAL

Para desenvolvermos este plano operacional partimos da premissa que esta empresa est se inserindo no mercado, portanto h ainda limitaes no seu quadro de funcionrios, e outros aspectos, como frota de veculos etc. Porm vamos atravs deste plano oferecer aos clientes uma maneira de comunicao, para que possamos estar repassando algumas informaes pertinentes sobre o modo de desenvolvimento dos servios prestados entre outras.

O servio de transporte ser oferecido para todas as cidades do Rio Grande do Sul, e o servio se focar em abranger todo o estado, e proporcionar uma boa qualidade nesta atividade. O servio ficar focado dentro no estado em um primeiro momento, a fim de buscar reconhecimento nos servios atravs de boa prestao dos mesmos, assim satisfazendo seus clientes que podero proporcionar um boca a boca sobre nossas atividades, pois qualidade e confiana so muito importantes neste ramo de negcios. Em pocas em que houver grande demanda de servios, faremos terceirizao da atividade atravs de outra empresa parceira do ramo, sendo que os esforos para atender a todos os pedidos no sero medidos.

Uma pesquisa de satisfao ser inserida nos documentos de entrega do produto, podendo o cliente respond-la ou no, na pesquisa alm de algumas perguntas freqentes sobre qualquer tipo de servio, contm um espao para crticas e sugestes de algo que poderia ser mudado para melhoria do servio. Mesmo a empresa no prejudicando de forma

direta o meio ambiente, este tema no deixou de ser abordado nos principais planos e medidas da organizao, de ms em ms ser realizado um mutiro que envolve o plantio de mudas de plantas em reas de diversas cidades, tambm estaro sendo disponibilizados neste dia, panfletos sobre o tema, e ser montada uma tenda no centro da cidade determinada, onde alunos universitrios estaro explicando a populao sobre problemas decorrentes de uma falta de discernimento sobre estas questes ecolgicas.

A cidade escolhida (Santa Maria) foi decidida como sede de nossa empresa, pois sua posio geogrfica privilegiava, por se localizar bem no centro do estado, a cidade nos proporciona uma rota de comrcio muito ampla, e uma maior facilidade de deslocamento, chegando assim mais rpido a cidades-chaves dentro de nosso planejamento, assim podendo atender as cidade onde j esto acertadas parcerias de transporte. Tudo isto j planejado antecipadamente para proporcionar o melhor servio possvel aos clientes.

A prioridade inicial atender a demanda inicial com as parceiras j pr-estabelecidas, porm, com o crescimento da empresa, esto previstos de ano em ano, de acordo com o crescimento organizacional, reunies com os presidentes e a gerncia, a fim de estar estudando antecipadamente propostas para compra de novos veculos, se assim a demanda necessitar.

6. O PLANO FINANCEIRO

Inicialmente o investimento ir ocorrer atravs da unio de capital dos scios, no s em dinheiro, mas tambm em veculos, computadores, mesas e matrias de escritrio, com esta unio de capitais a empresa ira ter um montante de cerda de R$ 50.000,00, alem disto para o desenvolvimento das atividades da empresa iro ser necessrios os seguintes investimentos iniciais, conforme segue tabela:

Sendo estes os investimentos necessrios para o incio das atividades operacionais da empresa, junto da contratao dos profissionais que iro atuar na organizao, como, diretores, gerentes, supervisores, representantes, programador de sistemas, motoristas e demais colaboradores. Alem disto ir ser necessria a aquisio dos chips que iro com os produtos, os quais sero adquiridos conforme for demanda de entregas. De posse disto e mais o capital inicial dos scios, ser possvel que a empresa inicie a desenvolver as suas atividades.

O previsto para as despesas envolve basicamente o gasto mensal com o aluguel, funcionrios, gua, luz, telefone, internet, manuteno de veculos, manuteno de software e despesas diversas.

Potrebbero piacerti anche