Sei sulla pagina 1di 5

Folheto de Solues para Testes de Metais

Solues para Testes de Metais

As soldas desempenham uma papel crucial na segurana, qualidade, confiabilidade, resistncia e durabilidade dos produtos em muitas indstrias. Da fabricao de automveis, avies e navios, at a construo de rodovias, pontes, edifcios, vasos de presso e oleodutos, a aplicao efetiva de soldas um ingrediente fundamental para um produto final de sucesso. Vrias instituies normativas (ASTM, JIS, ISO, EN, SAA e WES) ao redor do mundo criaram normas que proporcionam consistncia em procedimentos de testes para soldas. As soldas so testadas em estado dinmico e esttico. Testes comuns em soldas so trao, dobramento/flexo, cisalhamento, dureza, impacto e fadiga.

Dureza
O desafio
Os testes de dureza de materiais soldados so um excelente exemplo dos desafios tradicionais associados a testes de microdureza. Uma srie de medies de dureza transversais em uma solda e, o mais importante, na Zona Afetada pelo Calor (Heat-Affected Zone - HAZ), pode determinar se a solda foi aplicada corretamente e dentro das especificaes. As tcnicas de testes tradicionais requerem um deslocamento de estgio manual e uma leitura de indentao manual atravs de um sistema de microscpio. Os resultados obtidos dessa forma so subjetivos e dependem da interpretao de cada pessoa; portanto, a exatido, consistncia e confiabilidade dos dados dos testes so questionveis. Outras desvantagens desta abordagem so os custos associados, exigncias de mo-de-obra extensa e fator de fadiga resultante de trabalho repetitivo ao microscpio. Adicionando s dificuldades na anlise de soldas, est o forte contraste entre o HAZ e as reas vizinhas. Durante anos, isso minimizou ou bloqueou a eficincia de pacotes de leitura automtica de indentao, exigindo procedimentos de teste manuais demorados.

Nossa soluo
Recentes avanos na tecnologia de cmeras digitais, software aplicativo e hardware para testes tiveram um papel significativo no desenvolvimento da anlise de imagens como uma ferramenta vivel na avaliao de soldas. A Instron incorpora esses avanos em um sistema completo de indentao e anlise automatizadas baseado no testador de microdureza da

Wilson Instruments, o Tukon 2100B est livre da interferncia humana. Atravs da utilizao de uma mesa de indexao XY de preciso, a automao do microdurmetro, uma cmera digital Sony de alta resoluo e um poderoso pacote de software, os resultados produzidos pelo Tukon 2100B tm garantia de serem exatos, confiveis e consistentes. A eficincia desta abordagem tambm resultou no aumento da produtividade.

d
Seo transversal de tubulao soldada na HAZ usando um sistema de indentao e atravessamento automtico Vickers 500 g. A imagem foi analisada com ampliao de 200X, utilizando um software de anlise automtica de imagens.

31

Soldas

Soldas

Trao
O desafio
Testes de trao de uma solda so uma forma de avaliar sua resistncia e capacidade de suportar cargas. A determinao da resistncia da solda depende do componente, da geometria do material da base e de sua aplicao. Para garantir as propriedades de trao durante todo o teste, as garras, base e quadro de fora devem manter um alinhamento exato do corpo de prova em relao ao centro da clula de carga. Sem este alinhamento, pode ocorrer um colapso prematuro, j que as trincas se propagam a partir das bordas externas do corpo de prova.

Nossa soluo
Para superar os desafios associados aos testes de trao de soldas, a Instron oferece uma vasta srie de solues para fixao, de forma a permitir vrias capacidades de carga e acomodar numerosas geometrias de amostras. Essas garras e acessrios atendem ou excedem as exigncias da indstria, e podem ser configuradas com dispositivos especiais de alinhamento ou centralizao, que asseguram a insero adequada do corpo de prova. Para aplicaes exclusivas que exijam acessrios personalizados, a Instron est equipada e pronta para superar seus desafios de testes.

Dependendo do tipo de solda, o teste de trao tambm pode estar configurado para ser realizado em um modo de cisalhamento. Pode-se utilizar garras padro para produzir resultados de testes para uma variedade de tipos de solda, incluindo testes de cisalhamento de superposio ou de cisalhamento em filete.

d
As garras de atuao em cunha pneumticas de 100 kN (22.480 lbf) da Instron so usadas para avaliar a resistncia trao de componentes soldados.

d
Componentes individuais para conjunto soldado.

Dobramento/flexo
O desafio
Os testes de dobramento/flexo em soldas proporcionam aos fabricantes uma verificao de qualidade para determinar a ductilidade e solidez da solda. Os defeitos com soldas geralmente existem devido penetrao e fuso incompletas da solda at o metal da base. Esses tipos de defeitos nem sempre podem ser visveis sem um teste de raio X e, portanto, um teste destrutivo de dobramento/flexo muito importante para se compreender a resistncia da solda. As espessuras especficas e o alinhamento correto dos corpos de prova so especificados por vrias normas.

Nossa soluo
A Instron oferece acessrios para curvatura guiada e dobramento de solda em cumprimento s normas do setor. Esses acessrios esto disponveis com uma base do vo fixa ou ajustvel para testar a ductilidade de uma solda. O dispositivo para dobramento da solda ajustvel para uma dentre quatro posies, para diferentes espessuras de corpos de prova. Para manter o alinhamento correto, a base do acessrio pode ser fixada na mesa. A Instron oferece uma variedade de testadores universais para atender s exigncias de testes de soldas. Alm disso, as mquinas de testes da Instron podem ser configurados com duas zonas de teste simultneas, uma para testes de trao e uma para testes de dobramento, poupando tempo valioso de configurao e reconfigurao.
d
Teste de dobramento guiada em uma amostra soldada em conformidade com a ASTM E 190.

3 32 2

d
Uma solda inspecionada visualmente em busca de trincas e defeitos aps um teste de dobramento.

Impacto
O desafio
Os testes de impacto de materiais soldados fornecem informaes sobre a resistncia ao impacto e propriedades de comportamento da solda. As propriedades da solda podem comportar-se de forma diferente se uma fratura preexistente na solda for exposta a um impacto repentino, ainda mais em temperaturas baixas ou elevadas. Tendo isso em mente, os projetistas devem compreender quais efeitos as ocorrncias imprevisveis, como atividade ssmica, colises frontais ou fragmentos voando tm em seus projetos estruturais. A resistncia fratura de uma solda depende da temperatura, de forma que muito importante para o engenheiro projetista compreender o estado de transio quebradio-para-dctil da solda. Os testes de ruptura de queda de peso e testes de entalhe Charpy V e U so testes comuns de impacto sobre metais.

Nossa soluo
A Instron oferece uma srie de testadores, acessrios e software de ltima gerao para testes de pndulo e de queda de peso, para ajudar os clientes a atender s suas necessidades de testes. Os testes com instrumentos permitem uma medio de dados exata, exibida no formato de tabelas e grficos, para as propriedades de energia, velocidade, tempo e deflexo. A capacidade de examinar as curvas de carga/energia versus tempo permite ao usurio identificar o incio de uma fratura de fragilidade em aos estruturais. Essas informaes so essenciais ao se avaliar a capacidade de um produto ou componente de suportar uma carga no ponto limite de resistncia na presena de uma pequena falha.

d
Teste de solda personalizado.

Fadiga
O desafio
O estudo da nova norma EN ISO 14324, testes de fadiga de juntas soldadas por pontos, introduz novos desafios para testes para fornecedores de alumnio. Esses desafios incluem a necessidade de uma soluo de fixao leve e exata para fadiga causada por cisalhamento de superposio em corpos de prova. As garras devem abranger uma ampla variedade de espessuras de corpos de prova, de 0,5 mm a 6 mm (0,019 pol a 0,24 pol) e larguras de at 90 mm (3,54 pol), com carregamento mximo de at 15 kN (3.372 lbf). Para assegurar testes repetitveis, essencial ter a solda por pontos localizada diretamente no eixo de carga da mquina.

O modelo 9250 da Dynatup usado para realizar um teste de impacto Charpy em um corpo de prova soldado.

Nossa soluo
A Instron oferece um conjunto exclusivo de garras para atender a essas exigncias especficas. A utilizao de uma face de garra fixa e de uma mvel em cada garra permite o cisalhamento de superposio dos corpos de prova sem a necessidade de abas espaadoras adicionais. Isso assegura que a interface da junta entre as duas metades do corpo de prova esteja localizada diretamente no eixo de carga da mquina de testes. Um acessrio transparente com marcas de observao gravadas entre as garras assegura um posicionamento repetitvel e exato do ponto central da solda no eixo de carga da mquina, ao mesmo tempo em que mantm uma distncia igual entre as garras. O acessrio tambm serve para travar as garras juntas durante a preparao do teste, evitando que qualquer carga de toro prejudicial seja aplicada ao corpo de prova enquanto as garras so apertadas. As garras so compactas e fabricadas em alumnio para minimizar o peso e permitir testes mais rpidos.

d
Posicionamento de solda por pontos na linha de carga.

d
Corpo de prova posicionado e fixado.

33 3 3

Soldas

Sede Corporativa
Instron 825 University Avenue Norwood, MA 02062-2643 E.U.A Tel: +1 800 564 8378 +1 781 575 5000 Fax: +1 781 575 5725

Centro de Vendas e Servios da IMT para a Amrica do Norte Vendas Tel: +1 800 564 8378 Servios e Assistncia Tcnica Tel: +1 800 473 7838 Centro de Vendas e Servios da IST para a Amrica do Norte Vendas e Servios Tel: +1 248 553 4630 Toronto

Para obter informaes sobre produtos e servios da Instron , ligue para seus escritrios locais em todo o mundo de vendas, servios e assistncia tcnica: E.U.A. SIA
China Pequim Xangai n ndia Chennai Japo Tquio Osaka Nagia Coria Seul Cingapura Taiwan Hsinchu Tailndia Bangkok Tel: +86 10 6849 8102 Tel: +86 21 6215 8568 Tel: +91 44 2 829 3888 Tel: +81 44 853 8520 Tel: +81 6 6380 0306 Tel: +81 52 201 4541 Tel: +82 2 552 2311/5 Tel: +65 6774 3188 Tel: +886 35 722 155/6 Tel: +66 2 513 8751/52 Tel: +61 3 9720 3477

CANAD

Sede Europia
Instron Coronation Road High Wycombe, Bucks HP12 3SY Reino Unido Tel: +44 1494 464646 Fax: +44 1494 456814

Tel: +1 905 333 9123 +1 800 461 9123

Grupo de Produtos Industriais


900 Liberty StreetGrove City, PA16127-9005 E.U.A. Tel: +1 800 726 8378 +1 724 458 9610 Fax: +1 724 458 9614

Brasil e Amrica do Sul So Paulo Caribe, Mxico, e Amrica Central Norwood

AMRICA DO SUL, AMRICA CENTRAL, MXICO E CARIBE


Tel: +55 11 4689 5480 Tel: +1 781 821 2770

IST GmbH
Landwehrstrasse 65 Darmstadt, D-64293 Alemanha Tel: +49 6151 3917-0 Fax: +49 6151 3917-500

Reino Unido, Irlanda, Sucia, Noruega e Finlndia High Wycombe Benelux e Dinamarca Edegem Frana Paris Alemanha e ustria Darmstadt Itlia Milo Espanha e Portugal Barcelona

EUROPA

Melbourne Tel: +44 1494 456815 Tel: +32 3 454 0304 Tel: +33 1 39 30 66 30 Tel: +49 6151 3917 444 Tel: +39 02 390 9101 Tel: +34 93 594 7560

AUSTRLIA

www.instron.br
Instron marca registrada da Instron. Outros nomes, logos e marcas identificando os produtos e servios Instron aqui referenciados so marcas registradas da Instron e no devem ser utilizadas sem a permisso antecipada por escrito da Instron. Outros produtos e nomes de empresas relacionadas so marcas registradas de suas respectivas empresas. Copyright 2005 Instron. Todos os direitos reservados. Todas as especificaes mostradas neste folheto esto sujeitas a alterao sem aviso prvio.

WB1212_BR

Potrebbero piacerti anche