Sei sulla pagina 1di 27

As peas que contm a logomarca do poder executivo so as peas produzidas durante o inqurito. Quem produziu foi a autoridade policial.

. As peas que contm a logomarca do poder judicirio so as peas produzidas durante a ao penal. Quem produziu foi o juiz competente.

6. Classificao das provas I Quanto ao objeto (o objeto da prova o fato) Ex.: O fato em si um furto, tenho que saber quais as provas que vo comprovar o furto. Se algum morreu, o laudo cadavrico.

Classificao: I - Pode ser direta e indireta a) Direta: refere-se ao fato que se quer provar. Ex.: X foi apanhado vendendo CDs/DVDs piratas. Apesar de todas as caractersticas de produto pirata (preo, aspecto ...) somente uma percia pode comprovar se realmente o produto no original. b) Indireta: alcana o fato principal por meio de um raciocnio lgico. (Delitivos de natureza secundria, porm relacionados com o primeiro). Ex.: Um libi.

II Em razo do seu efeito ou valor a) Plena: prova convincente ou necessria para a formao de um juzo de certeza no julgador

b) No plena ou Indiciria: H indcios de autoria. Traz consigo um juzo de mera probabilidade.

Ex.: Prova para um decreto de priso preventiva.

III Relativamente ao sujeito por causa

a) Real: Provas consistentes em uma coisa externa e distinta da pessoa, e que atestam dada afirmao. Ex.: O lugar, o cadver, a arma, etc.

b) Pessoal: So aquelas que encontram a sua origem na pessoa humana, consiste em afirmaes pessoais e conscientes, como as declaraes, interrogatrias, testemunhos, concluses periciais. A confisso uma prova pessoal.

IV - Quanto forma ou aparncia: a) Testemunhal: Prestada por sujeito estranho ao processo sobre fatos de seu conhecimento referente ao litgio. (Testemunhas e Declarantes)

b) Documental: Produzida por meio de documentos. Ex.: Nota fiscal, certido de bito, certido de casamento, documento de carro ...

c) Material: Obtida por meio qumico, Ex.: Exames, vistorias, corpo de delito.

fsico

ou

biolgico.

7 Meios de prova Conceito: Tudo quanto possa servir, direta ou indiretamente, a demonstrao da verdade que se busca no processo. Ex.: Prova documental, pericial, testemunhal, etc.

Obs.1: Os fatos em si reclamam determinadas produes de provas. Perito ad h s existe nas localidades onde no existe peritos oficiais. Qualquer pericia que no seja realizada em pessoa ou em cadver realizada pelos peritos criminalsticos. 8 - nus da prova:

Conceito: o encargo que tem os litigantes de provar pelos meios admissveis a verdade dos fatos. Obs.: A prova da alegao (nus probante) incumbe a quem a fizer. Ex.: Cabe ao MP provar a existncia do fato criminoso, da sua realizao pelo acusado e tambm a prova dos elementos subjetivos do crime (dolo ou culpa).

9 Procedimento Probatrio: Importa em quatro momentos distintos: a) Proposio Refere-se ao momento, ou o instante, do processo previsto para a produo da prova. Em regra as provas devem ser propostas com a pea acusatria, na defesa preliminar, etc. b) Admisso Toda prova requerida pelas partes deve ser deferida salvo quando protelatria (empurrar com a barriga) ou impertinente (no tem nada h ver com o processo ou uma prova impossvel). c) Produo o conjunto de atos processuais que devem trazer a juzo os diferentes elementos de convico oferecidos pelas partes. d) Juzo valorativo exercido pelo magistrado em relao as provas produzidas, de acordo com a sua convico. Esse momento coincide com o prprio desfecho do processo.

9 Prova emprestada aquela produzida em determinado processo e a ele destinada, depois transportada, por traslado, certido ou qualquer outro meio autenticatrio, para produzir efeito como prova em outro processo. 10 libi: Etimologicamente, significa em outra parte, em outro local, representa toda alegao ftica feita pelo acusado visando demonstrar a impossibilidade material de ter participado do crime.

11/02/2011 Interrogatrio

1 Conceito: o ato judicial no qual o juiz houve o acusado sobre a imputao quanto a ele formulada. o ato privativo do juiz e personalssimo do acusado, possibilitando a este ltimo o exerccio da sua defesa, da sua autodefesa. A imputao quanto a ele formulada ir ser encontrada na inicial, se estiver na Ao Penal Pblica ser encontrada na denncia se estiver na Ao Penal Privada imputao se encontrar na queixa. 2 Natureza: O interrogatrio tem por natureza jurdica meio de prova e meio de defesa (Natureza mista). Obs.: Meio de prova: Para o CPP. Meio de defesa: Para a doutrina. STJ: Meio de prova e meio de defesa.

3 Caractersticas: a) Ato processual personalssimo Somente o ru pode ser interrogado. b) Ato privativo do juiz Possibilita elaborao de perguntas e a presena do defensor e do representante do Ministrio Pblico.

c) Ato oral

18/02/2011 No h interrogatrio sem o acusado, sem a defesa, sem o promotor e sem o juiz. Se o juiz insistir em realizar a audincia sem um desses elementos a audincia considerada nula. Espcies

C Do mudo, do surdo e do surdo-mudo:

Ao surdo endeream-se as perguntas por escrito e ele responde oralmente; ao mudo, as perguntas so orais e ele responde por escrito; no caso do surdo-mudo as perguntas e respostas so escritas. (Art. 192, I a III, CPP) VII Revel Ser interrogado quando comparecer espontaneamente ou preso. no decorrer da instruo ou

A citao o chamamento para que algum comparea a juzo para defender-se. VIII Contedo do Interrogatrio

a) Interrogatrio de identificao Trata-se da qualificao do acusado (nome, naturalidade, estado civil ...) b) Interrogatrio de mrito O magistrado formula perguntas referentes ao caso, adaptando-as as peculiaridades. Obs.: Antes das perguntas de mrito, (com relao ao fato. Ex.: Se ele responde por porte de arma, o mrito porte de arma. o fato em si) deve o juiz cientificar o ru da acusao que lhe dirigida (possibilitando ao ru a sua autodefesa)

IX Confisso a aceitao pelo ru da acusao que lhe dirigida em um processo penal. a declarao voluntria, desfavorvel e suscetvel de renncia. Espcies de Confisso: a) Simples Reconhece a prtica do delito, atribuindo-se assim a infrao. b) Qualificada Confirma a prtica do delito, procurando uma excludente de antijuricidade, culpabilidade, etc. c) Complexa Reconhece de forma simples vrias imputaes. d) Judicial Prestada no prprio processo. e) Extrajudicial Produzida no inqurito ou fora do processo. f) Explcita Quando reconhece, espontnea e expressamente ser o autor da infrao.

g) Implcita Quando o pretenso autor da infrao procura ressarcir o ofendido dos prejuzos causados pela infrao.

25/02/2011

XI Valor probante da condio Deve ser apreciada em consonncia com as demais provas produzidas

Obs.: O acusado pode retratar-se, ou seja, desdizer a confisso ofertada; Obs.1: A confisso, caso ocorra no interrogatrio, muda a sua natureza jurdica de ato de defesa para meio de prova; Obs.3: Delao ou chamamento de co-ru a atribuio da prtica do crime a terceiro, feita pelo acusado, em seu interrogatrio, e pressupe que o delator tambm confesse a sua participao. Tem valor de prova testemunhal na parte referente a imputao e admite reperguntas por parte do delatado.

Perguntas ao ofendido Art. 201

O ofendido presta declaraes acerca das circunstncias do delito, informando se tem conhecimento ou no do possvel autor do fato e ainda apontando as provas que devam esclarecer o delito. O ofendido (vtima) no presta compromisso, logo, jamais poder ser processado pelo crime de falso testemunho.

testemunhas Testemunhas

Etimologia Origem do latim testari, que significa confirmar, mostrar.

Conceito

a) Em sentido lato: toda prova uma testemunha, vez que atesta a existncia de um fato. b) Em sentido estrito: testemunha todo homem, estranho ao feito e eqidistante das partes, chamado ao processo para falar sobre fatos perceptveis e relativos ao objeto do litgio, a pessoa idnea diferente das partes, capaz de por, os fatos como realmente aconteceram, convocado pelo juzo, por iniciativa prpria ou a pedido das partes, para depor em juzo sobre fatos slidos e concernentes a causa.

1 avaliao: 18 de Maro M.E: 25 de Maro Interceptaes telefnicas Doutrina e Lei prpria 2 avaliao: 20 de Maio M.E.: 13 de Maio

Caractersticas da prova testemunhal a) Judicialidade Tecnicamente, s prova testemunhal aquela produzida em juzo;

04/03/2011

Testemunhas referidas So aquelas testemunhas que foram faladas pelas testemunhas que foram arroladas pelo MP, o Querelante ou o Querelado.

b) Oralidade Deve ser colhida por meio de uma narrativa verbal, prestada em contato direto com o juiz. Tambm participa as partes e seus representantes. O depoimento ser oral. CPP, Art. 204. Salvo tratar-se do mudo, do surdo e do surdo-mudo, Art. 192 c/c Art.233 p.u. CPP;

c) Objetividade A testemunha deve depor sobre os fatos sem externar opinies ou emitir juzos favorativos

d) Retrospectividade A testemunha fala sobre fatos passados. Testemunha depe sobre o que assistiu, e no sobre o que acha que vai acontecer.

e) Imediao A testemunha deve imediatamente atravs dos sentidos

dizer

aquilo

que

captou

f) Individualidade isoladamente

Cada

testemunha

presta

seu

depoimento

Caractersticas das testemunhas a) Somente a pessoa humana S o homem ou a mulher que pode ser testemunha; b) Pessoa estranha ao processo e eqidistante das partes, para no se tornar impedida por suspeita c) Ter capacidade jurdica e mental para depor; d) Testemunha no emite opinio, mas apenas relata objetivamente fatos apreendidos pelos sentidos; e) Testemunha s fala sobre o processo; f) Convocada pelo juiz ou partes;

2 Unidade

29/04/2011

Prises

Conceito:

Formas de priso:

a) Priso Pena Decorrente de uma deciso penal condenatria transitada em julgado, ou seja, quando no cabe mais recurso; b) Priso sem pena Conhecida como priso processual ou provisria ou cautelar aquela em que ainda no existe uma condenao, sendo decretada antes do transito em julgado da sentena penal condenatria; Modalidades: 1 Priso em flagrante Art. 301 e seguintes do CPP; 2 Priso preventiva Art. 311 e seguintes do CPP; 3 Priso resultante da pronncia Art. 413, 1 CPP; - S ser encontrada nos crimes tentados e consumados contra a vida; 4 Priso resultante da sentena de primeiro grau recorrvel Art. 393, I CPP; 5 Priso temporria Lei n 7.960/89

I Priso em flagrante Conceito

Deriva do latim flagari que significa arder, porque esta queimando, porque esta em chamas, ou seja, o que notrio, evidente, brilhante; Qualquer pessoa pode prender em flagrante mas quem lavra a autoridade policial; - Espcies de flagrante (Art. 302 CPP) Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: 1. Flagrante prprio, real ou propriamente dito I e II I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la;

2. Flagrante imprprio ou quase flagrante III III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao;

3. Flagrante presumido ou ficto IV IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao.

4. Flagrante preparado ou provocado Quando algum, de maneira maliciosa, induz (provoca) o agente prtica do crime e, ao mesmo tempo, impede que o mesmo se consume; Ex.: A patroa que, desconfiada da empregada, deixa dinheiro a mostra, enquanto vigia por de trs da porta. No momento em que a empregada toma o dinheiro, ela a surpreende, tornando impossvel a consumao do delito.

Sujeitos do flagrante:

- Sujeito ativo aquele responsvel pela priso, denominado condutor; - Sujeito passivo aquele que sofre a priso em flagrante, o chamado conduzido;

Obs.: Qualquer pessoa pode (no obrigado) prender em flagrante. J a autoridade policial e seus agentes devem (so obrigados) efetuar a priso. Na primeira hiptese encontramos o flagrante facultativo, na segunda o flagrante obrigatrio ou compulsrio;

Obs.1: Em regra qualquer pessoa pode ser presa em flagrante. H no entanto excees, em virtude do cargo ou funo que exerce ou dependendo de situaes concretas, no se sujeitam a priso em flagrante, so elas:

a) O Presidente da Repblica qualquer que seja o delito que ele praticou no pode ser preso em flagrante; - Art. 86 3, CF; b) Os menores de dezoito anos, vez que inimputveis; - Art. 104 ECA; c) Os diplomatas estrangeiros; - Art. 1, I CPP; - desde que haja tratados e convenes neste sentido; d) O motorista que socorre a vtima em acidentes de trnsito por ele provocado; - Art. 301 do CTB; e) O autor de infrao penal de menor potencial ofensivo, quando imediatamente levado ao juizado que descompromete a comparecer em juzo; - Art. 69, p.u. da Lei n 9.099/95; - Os crimes considerados de menor potencial ofensivo so aquele punidos com deteno e priso simples, no se lavra flagrante mas sim termo circunstanciado; f) Aquele que se apresenta espontaneamente no pode ser preso em flagrante, nada impedindo, entretanto, a decretao da sua priso preventiva; - Art. 317 CPP;

De outro lado s pode ser preso em flagrante pela prtica de crimes inafianveis as seguintes pessoas: a) Os membros do Congresso Deputados) Art. 53, 2 CF; Nacional (Senadores e

b) Os Deputados Estaduais Art. 27, 1 CF; c) Os membros do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, segundo suas respectivas leis orgnicas; d) Os advogados, desde que o crime praticado guarde relao com o exerccio da profisso;

Formalidades do auto de Priso em Flagrante

a) Apresentao do preso: apresentado o preso, cumpre a autoridade comunicar a priso a famlia do conduzido ou a pessoa por ele indicada, bem como ao juiz competente, ao Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica (quando no tiver advogado constitudo) e ainda informar os seus direitos e garantias constitucionais; - A falta dessas comunicaes causa vcio por ilegalidade;

b) Oitiva de testemunhas:

30/04/2011 Aula de Sbado

Por vezes, impossvel o interrogatrio do conduzido, por estar ele embriagado ou sob efeito de alguma droga, hospitalizado, ferido, etc. nessas hipteses, assim que se recuperar, deve o preso ser imediatamente ouvido. Se o acusado se negar a assinar o auto de priso em flagrante, no souber ou no poder faz-lo, este ser assinado por duas testemunhas que tenham ouvido a leitura do flagrante, na presena do conduzido.

Assinatura a rogo

e) Encerramento O auto de priso em flagrante deve ser encerrado com as assinaturas da autoridade, o condutor, testemunhas, vtima e indiciado. O preso no sabendo, no podendo ou no querendo assinar o ato, devem assin-lo duas testemunhas que tenham ouvido sua leitura (como j foi dito anteriormente);

- Todo flagrante deve ser lavrado no prazo de 24 horas imediatamente a priso, sob pena de o flagrante se tornar ilegal (h vcio);

Nota de culpa

a comunicao forma feita ao preso sob o motivo da priso, contendo um breve relato do fato e os nomes do condutor e das testemunhas. Tem por objetivo evitar que algum seja mantido preso, ignorando os motivos que ensejaram sua privao. A nota de culpa deve ser expedida no prazo de 24 horas contado da priso. Sua falta configura constrangimento Ilegal e por conseqncia enseja o relaxamento do flagrante. A nota de culpa deve ser assinada, alm da autoridade policial deve constar a assinatura do conduzido (preso); Flagrante em crimes permanentes

aquele cuja situao de flagrante se prolonga no tempo, isto , entende que o agente esta em estado de flagrncia enquanto no cessar a permanncia; Ex.: Crime de seqestro Art. 148 CP ou Trfico de Drogas nas modalidades de guardar consigo, ter em depsito, transportar;

Crime habitual a reiterao da mesma conduta reprovvel, de forma a constituir um estilo ou hbito de vida. Ex.: Crime de curandeirismo Art. 284 CP Casa de prostituio Art. 229 CP A prtica isolada de uma conduta no configura o crime que exige a pluralidade de aes. Por conta disso, parte da doutrina entende incabvel a priso pois o flagrante iria retratar apenas um determinado ato isolado, que constitui um indiferente penal (no houve sucesso de atos). Priso preventiva

Conceito aquela decretada antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria e tem significado idntico a priso processual, cautelar, provisria ou priso sem pena;

Previso Legal Arts. 311 e seguintes do CPP Quem decreta a autoridade judiciria; Autoridade policial, o representante do Ministrio Pblico ou o querelante podem requerer a priso preventiva; O juiz pode decretar a qualquer momento, recebendo ou no representao; Requisitos tpicos de toda medida cautelar a) Funus boni juris (fumaa no bom direito); b) Periculum in mora (perigo pela demora);

Pressupostos

A fumaa do bom direito deve estar caracterizada nas disposies do artigo 312, in fine (ao final) a saber: a) Prova da existncia do crime; b) Indcios suficientes de autoria; c) Convenincia da instruo criminal; d) Garantia da ordem pblica e da ordem econmica;

No cabe preventiva quando se tratar de crimes culposos, se decretar ser priso ilegal, sanado com habeas corpus.

Quando tiver priso preventiva o advogado poder tentar seu relaxamento com habeas corpus (ir recorrer para o tribunal) ou revogao (ir recorrer para o juiz que decretou a priso) de priso.

06/05/2011

Priso temporria

Conceito

Priso cautelar de natureza processual destinada a possibilitar as investigaes a respeito de crimes graves durante o inqurito policial.

- Se o crime grave, se estiver durante a fase do inqurito policial, possvel representar perante o juiz para que ele decrete a priso temporria; - Toda representao de priso quem faz a autoridade policial ao juiz;

Base legal

Lei n 7.960 21 de Dezembro de 1989

Decretao

S pode ser decretada pela autoridade judiciria;

- Se decreto de priso somente o juiz que pode decretar a priso; - Nesse decreto que aparece a fundamentao;

Fundamentao

A priso temporria pode ser decretada nas situaes previstas pelo artigo 1 da Lei n 7.960/89, so elas:

- Imprescindibilidade da medida para as investigaes do inqurito policial; - Indiciado (se indiciado porque esta no inqurito policial) no tem residncia fixa ou no fornece dados necessrios ao esclarecimento de sua identidade; - Fundadas razes da autoria ou participao do indiciado em qualquer um dos crimes em que pode ser decretada a priso temporria. Ex.: Homicdio doloso, seqestro ou crcere privado, roubo, etc.;

LEI N 7.960, DE 21 DE DEZEMBRO DE 1989. Dispe sobre priso temporria.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 Caber priso temporria:

I - quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial;

II - quando o indicado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade;

III - quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes:

a) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2);

b) seqestro ou crcere privado (art. 148, caput, e seus 1 e 2);

c) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3);

d) extorso (art. 158, caput, e seus 1 e 2);

e) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3);

f) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico);

g) atentado violento ao pudor (art. 214, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico);

h) rapto violento (art. 219, e sua combinao com o art. 223 caput, e pargrafo nico);

i) epidemia com resultado de morte (art. 267, 1);

j) envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte (art. 270, caput, combinado com art. 285);

l) quadrilha ou bando (art. 288), todos do Cdigo Penal;

m) genocdio (arts. 1, 2 e 3 da Lei n 2.889, de 1 de outubro de 1956), em qualquer de sua formas tpicas;

n) trfico de drogas (art. 12 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976);

o) crimes contra o sistema financeiro (Lei n 7.492, de 16 de junho de 1986).

Art. 2 A priso temporria ser decretada pelo Juiz, em face da representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico, e ter o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

1 Na hiptese de representao da autoridade policial, o Juiz, antes de decidir, ouvir o Ministrio Pblico.

2 O despacho que decretar a priso temporria dever ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representao ou do requerimento.

3 O Juiz poder, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico e do Advogado, determinar que o preso lhe seja apresentado, solicitar informaes e esclarecimentos da autoridade policial e submet-lo a exame de corpo de delito.

4 Decretada a priso temporria, expedir-se- mandado de priso, em duas vias, uma das quais ser entregue ao indiciado e servir como nota de culpa.

5 A priso somente poder ser executada depois da expedio de mandado judicial.

6 Efetuada a priso, a autoridade policial informar o preso dos direitos previstos no art. 5 da Constituio Federal.

7 Decorrido o prazo de cinco dias de deteno, o preso dever ser posto imediatamente em liberdade, salvo se j tiver sido decretada sua priso preventiva.

Art. 3 Os presos temporrios devero obrigatoriamente, separados dos demais detentos.

permanecer,

Art. 4 O art. 4 da Lei n 4.898, de 9 de dezembro de 1965, fica acrescido da alnea i, com a seguinte redao:

"Art. 4 ...............................................................

i) prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade;"

Art. 5 Em todas as comarcas e sees judicirias haver um planto permanente de vinte e quatro horas do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico para apreciao dos pedidos de priso temporria.

Art. 6 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 7 Revogam-se as disposies em contrrio.

Braslia, 21 de dezembro de 1989; 168 da Independncia e 101 da Repblica.

Prazo

Cinco dias prorrogveis por igual perodo; - Fica preso na delegacia porque esta sob investigao, tem que ficar em cela separada (sozinho);

No se computa este prazo naquele que deve ser respeitado para a concluso da instruo criminal;

Crimes hediondos

Lei n 8.072 de 25 de Julho de 1990;

- Ex.: Homicdio qualificado, homicdio praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, latrocnio, extorso qualificada pelo resultado morte, extorso mediante seqestro, estupro, genocdio, epidemia com resultado morte, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo, tortura e o art. 233 do ECA;

Obs.: O prazo da priso temporria para os crimes hediondos ser de 30 dias prorrogveis por mais 30 desde quando comprovada a extrema necessidade;

Procedimento A priso temporria pode ser decretada em face da representao da autoridade policial ou do requerimento do representante do Ministrio Pblico. No pode ser decretada de ofcio pelo juiz. No caso de representao da autoridade policial, o juiz, antes de decidir tem de ouvir o representante do Ministrio Pblico. O juiz tem um prazo de 24 horas, a partir do recebimento da representao do requerimento para decidir fundamentadamente sobre a priso. O mandado de priso deve ser expedido em duas vias, uma das quais deve ser entregue ao indiciado, servindo como nota de culpa. Efetuada a priso, a autoridade policial deve advertir o preso do direito constitucional e permanecer calado. Ao decretar a priso o juiz deve solicitar informaes autoridade policial sobre o preso e determinar que o mesmo seja submetido a exame de corpo de delito.

Prazo Prazo de cinco dias prorrogveis por mais uma vez quando for comprovada a sua extrema necessidade. Decorrido o prazo legal, o preso deve ser colocado imediatamente em liberdade, a no ser que tenha sido decretada a sua priso preventiva, pois o atraso configura crime de abuso de autoridade (lei n4.898/65 Art. 4, i)

Obs.: O preso temporrio deve permanecer temporrio dos demais presos.

Priso em domiclio

A Constituio Federal dispe que a casa asilo inviolvel do individuo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinao judicial (Constituio Federal, art. 5, XI). Com isso temos duas situaes distintas: a) A violao do domiclio noite; b) Durante o dia;

I Durante a noite somente pode penetrar no domiclio alheio em quatro hipteses: - Com o consentimento do morador; - Em caso de flagrante delito; - Desastre; - Para prestar socorro;

II Durante o dia, cinco hipteses: - Com o consentimento do morador; - Em caso de flagrante delito; - Desastre; - Para prestar socorro; - Mediante mandado judicial de priso ou de busca e apreenso;

Obs.1: Havendo mandado de priso a captura no interior do domiclio somente pode ser efetuada durante o dia (das 06:00h s 18:00h) dispensando-se nesse caso o consentimento do morador.

Obs.2: Durante a noite na oposio do morador ou da pessoa a ser presa o executor no poder invadir a casa, devendo esperar que amanhea para se dar cumprimento ao mandado. Deve-se aguardar at o amanhecer, e ento, arrombar a porta e cumprir o mandado. A violao do domiclio a noite, para cumprir o mandado sujeita o violador a crime de abuso de autoridade. De acordo com a lei n 4.898/65, art. 4, a.

Priso em perseguio

Enquanto perseguio no for interrompida, o executor poder efetuar a priso onde quer que alcance o capturando, desde que dentro do territrio nacional.

Obs.: Nada impede que o executor, antes ou durante a perseguio e a realizao da captura avise e pea auxlio s autoridades locais, mas no h determinao legal que impunha tal providencia.

Priso fora do territrio do juiz Quando o ru estiver no territrio nacional, em lugar estranho ao da jurisdio, ser deprecada a sua priso, devendo constar da precatria o inteiro teor do mandado. Em caso de urgncia o juiz poder requisitar a priso por e-mail, telegrama ou telex, os quais reproduziro o contedo do mandado.

Custdia Ningum ser recolhido a priso sem que lhe seja exibido o mandado ao diretor ou carcereiro a quem deve ser entregue cpia assinada pelo executor. A custdia sem essas observaes constitui crime de abuso de autoridade, lei n 4.898/65, arts. 3, a e 4, a. No caso de custdia na penitenciaria, h necessidade da expedio de guia de recolhimento nos termos dos arts. 105 e 106 da lei de execuo penal.

07/05/2011 Aula de Sbado

Priso Especial

para aquelas pessoas que ainda esto aguardando sentena.

Concebida ... tem o direito a prises provisrias em quartis ou em cela especial Ex.: Os Ministros de Estado, os Governadores e seus secretrios, os Prefeitos e seus secretrios, os membros do Poder Legislativo (Municipal, Estadual ou Federal), os chefes de polcia, os oficiais, os magistrados, os membros do MP, os Ministros Religiosos, os Ministros do TC (estende-se para o conselheiro), os jurados, os delegados de polcia, os policiais militares, dirigentes sindicais, os servidores pblicos, os portadores de diploma universitrio, os policiais civis, os professores de primeiro e segundo grau, etc.

A priso especial perdurar enquanto no transitar em julgado a sentena condenatria. Aps esta o condenado ser recolhido a estabelecimento penal comum.

Obs.1: O STJ j decidiu que na ausncia de condies satisfatria para o cumprimento da priso especial o titular do benefcio poder ficar nas dependncias do quartel da PM.

Liberdade Provisria

Conceito

um benefcio direcionado ao preso em flagrante delito para que ele possa responder em liberdade a acusao que lhe dirigida, desde quando esteja presente determinados requisitos de lei.

Obs.: Quanto do requerimento da liberdade provisria s possvel quando tratar-se de priso em flagrante dentro da legalidade (sem ausncia de vcio ou irregularidade caso contrrio dar-se- relaxamento de priso por habeas corpus [por presena de vcio ou irregularidade).

Obs.1: Vcio ou irregularidade ausncia de formalidades quando da lavratura do auto de priso em flagrante delito (nota de culpa, comunicao ao juiz, promotor, etc.).

Espcies de Liberdade Provisria

a) Obrigatria o ru se livra solto, independentemente de fiana. Art. 321, I e II do CPP. Nesses casos preso em flagrante cumpre a autoridade policial a liberao do preso, sem fiana. Trata-se de hiptese que, atualmente, no mais ocorre, j que a lei 9.099/95 criou, o Juizado Especial Criminal, determinando que as infraes de menor potencial ofensivo, cuja pena mxima no ultrapasse dois anos, no se lavrar auto de priso em flagrante, e sim termo circunstanciado e o agente ser encaminhado ao Juizado Especial Criminal.

Obs.: O agente que no comparecer em juzo perder o benefcio.

b) Permitido cabvel sempre que estiverem ausentes os motivos que justifiquem a priso preventiva do agente, de sorte que no havendo expressa vedao legal, sempre ser possvel a concesso da liberdade provisria. Portanto a manuteno do agente preso em flagrante ou sua priso em decorrncia da pronncia ou da sentena de primeiro grau recorrvel, somente sero determinadas se presentes os requisitos da preventiva. Caso contrrio permitida a liberdade provisria.

c) Vedada Hoje a partir do advento da lei n 11.464/2007 a matria deve ser analisada de um outro ngulo, vez que a lei supra alterou o inciso II do artigo 2 da lei 8.072/90, permitindo a liberdade provisria para crimes hediondos ou equiparados, permissivo esse em face do princpio da isonomia.

Liberdade provisria sem fiana

Quadro da liberdade provisria

- Lei 9.099/95 crimes considerados de menor potencial ofensivo No se lavra flagrante e sim termo circunstanciado, e o agente ser encaminhado ao juizado especial; - Liberdade provisria no CPP I - Crimes afianveis a) Art. 321 e seguintes CPP (pagamento de fiana); b) Art. 350 CPP (ru pobre); II Crimes inafianveis a) Art. 310 do CPP (quando ocorrer uma das hipteses do art. 323 do CP); b) Art. 310, p.u. do CPP (quando no estiver presente uma das hipteses autorizadoras da priso preventiva insculpida no art. 312 do CPP);

13/05/2011

Processo:

o meio pelo qual o Estado cede composio da lide, aplicando o direito ao caso concreto. Somente as pessoas fsicas ou jurdicas que podem ser consideradas sujeitos de direito (ativo ou passivo). Sujeito ativo autor da ao Sujeito passivo ru

Procedimento:

Cadeia de atos e fatos coordenados, juridicamente relevantes, vinculados por uma finalidade comum qual h de preparar o ato final, que a sentena de mrito.

Espcies de procedimento:

Comum ou Especial

- Comum: a) Ordinrio; b) Sumrio; c) Sumarssimo;

- Especial: a) Tribunal do jri; b) Crimes falimentares; c) Responsabilidade dos funcionrios pblicos;

Atos judiciais:

a) Despachos; b) Decises interlocutrias; c) Sentena;

a) Despachos Ato ordinatrio do juiz destinado a dar andamento do processo, de ofcio ou a requerimento da parte; Ex.: O juiz marca uma audincia um despacho.

b) Decises Interlocutrias So as decises proferidas no curso do processo; Ex.: Concesso de liberdade provisria, concesso de relaxamento de priso. Obs.: So decises que no discute o mrito.

c) Sentena Deciso de mrito; Ex.: O juiz absolveu o acusado ou o juiz condenou o acusado. Obs.: Deferido decidir favoravelmente, atendido, aprovado, etc.

Potrebbero piacerti anche