Sei sulla pagina 1di 1

DISCIPLINA GNERO E SEXUALIDADE (PROF. DRA. HELEN FERREIRA E MS.

CRISTINA PORTELA Ttulo: O Conhecimento Das Adolescentes Sobre Questes Relacionadas Ao Sexo

AUTOR DATA PAS

OBJETIVOS DA PESQUISA

METODO/ ABORDAGEM

TIPO DO ESTUDO

SUJEITOS POPULAO

PRINCIPAIS ACHADOS

CONCLUSO

Kelencristina Avaliar o t. Romero; conhecimento sobre lide Helena sexualidade, g. R. mtodos Medeiros; contraceptivos e doenas Maria Sylvia sexualmente s. Vitalle; transmissveis (DST) Jamal entre Wehba. adolescentes do sexo 2007 feminino, das zonas rural e Brasil urbana, de uma escola pblica.

Utilizou-se um questionrio semiestruturado, contendo perguntas gerais sobre sexualidade e mtodos de preveno de gravidez e DST.

um estudo observacional, transversal, prospectivo.

Adolescentes do sexo feminino com idades entre 10 a 16 anos matriculadas entre a quinta srie do ensino fundamental e o primeiro ano do ensino mdio na Escola Estadual Dr. Roberto Feij, em Guararema, SP.

A porcentagem de adolescentes da zona rural que procuravam informaes (81,2%) foi significativamente maior do que a da zona urbana (72,2%), com p<0,00568. Mais de 50% das jovens conversavam com os pais e as amigas para obterem conhecimentos sobre o assunto, no havendo diferenas estatsticas entres as zonas.A camisinha foi o mtodo contraceptivo mais conhecido pelas adolescentes em ambas as reas, sendo conhecido por 44% das jovens na zona rural e por 45% na urbana. Quanto s DST, os dois grupos relataram ser a Aids a doena mais conhecida: 43% na zona rural e 39% na urbana, apesar disso, responderam incorretamente sobre a forma de aquisio da doena (24% na zona rural e 21% na urbana).

De modo geral, embora atualmente a vida sexual se inicie em idade cada vez mais precoce, os jovens no tm informaes consistentes e que possam incorporar sobre o desenvolvimento e a sade sexual e, embora recebam muitas informaes sobre sexo, nem sempre sabem tanto quanto aparentam saber. Elas tm pouco acesso a orientao e a servios de planejamento familiar, sendo a fonte de seu saber, muitas vezes, conceitos equivocados, carregados de tabus, oriundos de colegas e amigos que tambm no tiveram acesso a educao em sexualidade. Portanto, a desinformao neste setor se torna um crculo vicioso, difcil de romper. Programas educacionais em sade e servios de preveno necessitam ser implantados como ao efetiva antes que as adolescentes se envolvam em comportamentos de risco. Portanto, que, apesar da maioria das adolescentes buscar informaes sobre sexualidade, seus conhecimentos a respeito de doenas sexualmente transmissveis e contracepo so inadequados tanto na zona rural como na urbana, na cidade.

Potrebbero piacerti anche