Sei sulla pagina 1di 2

AIDS

Contgio da Aids , Medicamentos contra AIDS, Sintomas da AIDS, Formas de preveno, Tratamento, O vrus HIV, O desenvolvimento de vacinas contra Aids

Vrus da Aids Introduo: sabendo mais sobre Aids e HIV A sigla Aids significa Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. O vrus da Aids conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreo vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vrus. Objetos contaminados pelas substncias citadas, tambm podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. Aps o contgio, a doena pode demorar at 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vrus HIV em seu corpo, mas ainda no ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV comea um processo de destruio dos glbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glbulos brancos fazem parte do sistema imunolgico ( de defesa ) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e vrias doenas oportunistas podem aparecer e complicar a sade da pessoa. A pessoa portadora do vrus HIV, mesmo no tendo desenvolvido a doena, pode transmiti-la. Formas de Contgio A Aids transmitida de diversas formas. Como o vrus est presente no esperma, secrees vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substncias podem gerar um contgio. As principais formas detectadas at hoje so : transfuso de sangue, relaes sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resduos de sangue. A Aids tambm pode ser transmitida da mo para o filho durante a gestao ou amamentao. Principais Sintomas da Aids Como j dissemos, um portador do vrus da Aids pode ficar at 10 anos sem desenvolver a doena e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunolgico do indivduo. Quando o sistema imunolgico comea ser atacado pelo vrus de forma mais intensa, comeam a surgir os primeiros sintomas. Os principais so: febre alta, diarria constante, crescimento dos gnglios linfticos, perda de peso e erupes na pele. Quando a resistncia comea a cair ainda mais, vrias doenas oportunistas comeam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de cncer, problemas neurolgicos, perda de memria, dificuldades de coordenao motora, sarcoma de Kaposi (tipo de cncer que causa leses na pele, intestino e estmago). Caso no tratadas de forma rpida e correta, estas doenas podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Formas de Preveno A preveno feita evitando-se todas as formas de contgio citadas acima. Com relao a transmisso via contato sexual, a maneira mais indicada a utilizao correta de preservativos durante as relaes sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, tambm conhecidos como camisinhas : a masculina e a feminina. Outra maneira a utilizao de agulhas e seringas descartveis em todos os procedimentos mdicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfuses de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presena do HIV, para que este no passe de uma pessoa contaminada para uma saudvel. Tratamento Infelizmente a medicina ainda no encontrou a cura para a Aids. O que temos hoje so medicamentos que fazem o controle do vrus na pessoa com a doena. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente o AZT (zidovudina) que um bloqueador de transcriptase reversa. A principal funo do AZT impedir a reproduo do vrus da Aids ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da Aids so : DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ). Embora eficientes no controle do vrus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fgado e sistema imunolgico dos pacientes. Cientistas do mundo todo esto trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids. Porm, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutao muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas. Voc sabia? - Dia 1 de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Potrebbero piacerti anche