Sei sulla pagina 1di 6

1 - INTRODUO

O conceito de logaritmo foi introduzido pelo matemtico escocs John Napier (1550-1617) e aperfeioado pelo ingls Henry Briggs (1561-1630). A descoberta dos logaritmos deveu-se sobretudo grande necessidade de simplificar os clculos excessivamente trabalhosos para a poca, principalmente na rea da astronomia, entre outras. Atravs dos logaritmos, pode-se transformar as operaes de multiplicao em soma, de diviso em subtrao, entre outras transformaes possveis, facilitando sobremaneira os clculos. Na verdade, a idia de logaritmo muito simples, e pode-se dizer que o nome logaritmo uma nova denominao para expoente. Funo exponencial Funes exponenciais so aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Chama-se funo exponencial a funo :RR+* tal que (x)= ax em que a R, 0<a1. O a chamado de base e o x de expoente. A funo pode ser crescente ou decrescente a depender do valor da base. Se a base a for > 1, a funo crescente; Se a base a for um nmero real entre 1 e 0, (0<a< 1) a funo decrescente.

Os dois matemticos que desenvolveram os logaritmos foram o suo Jobst Brgi (1552-1632) e o escocs John Napier (1550-1617)cujos os trabalhos foram desenvolvidos independentemente, assim como na maioria dos casos da cincia quando h uma mudana de paradigma. O suo Brgi dedicava-se a fabricao de relgios, mas era muito astuto em matemtica e na astronomia, tendo ajudado Kepler, em Praga, nos clculos das rbitas planetrias e das posies das estrelas. Nesse momento, Brgi deve ter se dado conta em criar um mtodo para facilitar os clculos. Em 1600 ele j possui o domnio dos clculos de logaritmos, porm s publicou seus trabalhos vinte anos mais tarde. Mas foi somente com John Napier e Henry Briggs (1556-1630) que se construiu tbuas logartmicas com casas decimais. A inveno dos logaritmos ( palavra de origem grega:(logos) = tratado, arithmos (ariqmos) = nmeros), deve-se ao matemtico escocs John Napier, baro de Merchiston (1550-1617), que se interessou fundamentalmente pelo

clculo numrico e pela trigonometra. Em 1614, e ao fim de 20 anos de trabalho, publicou a obra Logarithmorum canonis descriptio, onde explica como se utilizam os logaritmos, mas no relata o processo como chegou a eles

Um ano depois, em 1615, o matemtico ingls Henry Briggs (1561-1631), visitou Napier e sugeriu-lhe a utilizao da base 10. A Napier agradou-lhe a ideia e resolveram elaborar as respectivas tbuas dos logaritmos decimais. Com a morte de Napier Brigs que conclui o trabalho e em 1618, publica Logarithmorum Chiliaes prima, primeiro tratado sobre os logaritmos de base 10 e faz o calculo para os nmeros de 1 a 20 000 e de 90 000 a 100 000.

Claude Elwood Shannon (Petoskey, 30 de Abril de 1916 - Medford, EUA, 24 de Fevereiro de 2001) foi um matemtico e engenheiro eletricista americano. considerado o fundador da Teoria da Informao e o pai do bit. Em 1948, publicou A Mathematical Theory of Communication. Em 1949, publicou o livro Teoria Matemtica da Comunicao em co-autoria com o matemtico americano Warren Weaver. A Teoria da Informao, obra de Shannon, trata dos sistemas de comunicao, transmisso de dados, criptografia, codificao, teoria do rudo, correo de erros, compresso de dados, etc. sendo um ramo da teoria da probabilidade e estattica. Outro matemtico importante foi George Boole (1815-1864). Em 1844, lanou um trabalho sobre, a Aplicao de mtodos Algbricos, para a soluo de Equaes Diferenciais, recebendo uma medalha de Ouro da Royal Society. A Analise Matemtica da Lgica foi outro dos trabalhos publicados em 1847, que divulgou assim as ideias que tinha da Lgica Simblica, assim a Lgica, apresentada por Aristteles, poder ser apresentada por Equaes Algbricas. Boole disse inclusive. "Ns no necessitamos mais de associar Lgica e Metafsica, mas sim Lgica e Matemtica". Boole tornou-se rapidamente conhecido, e o seu trabalho e idias reconhecidos por todos os Matemticos Britnicos. 1840 foi o ano em que foi eleito para ocupar o lugar de Professor principal de Matemtica na Irlanda, em Queens College em Cork. Em 1857 foi eleito membro da Royal Society, e recebeu Honras e reconhecimento das Universidades de Dublin e Oxford, foi o primeiro a investigar a propriedade bsica dos nmeros, tal como a Propriedade Distributiva.

Hoje em dia a lgebra de Boole, aplicada na construo dos Computadores, sendo assim uma das razes fundamentais da revoluo que os computadores esto a ter no mundo de hoje, aplica-se igualmente pesquisa de Inteligncia Artificial e na ligao dos telefones, entre muitas outras aplicaes. Boole foi e continua a ser considerado pelos colegas de profisso, e por todos aqueles que se dedicam matemtica, como tendo sido um homem genial. A lei especial da Lgica de Boole diz que x em relao a y = x. Para isso ser verdade, x = 1 ou x = 0. Sendo assim, a Lgica de Boole tem de utilizar um sistema Binrio.

USO NO COTIDIANO a funo logartmica continua sendo bastante utilizada na definio de escalas em vrias reas como, por exemplo, em Biologia e Economia. Isto por que vrios fenmenos nestas reas so modelados pela funo exponencial, que a funo inversa da funo logaritmo. Assim sendo, muitas vezes ao invs de tabelarmos dois conjuntos de dados que esto relacionados de modo geomtrico, usamos a escala logartmica, isto , tabelamos o valor do logaritmo dos dados, que desta forma apresentaro uma relao linear de grau um ou de proporcionalidade. comum usar-se escala logartmica para medio, por exemplo, do PH de uma substncia. Um outro exemplo: a intensidade M de um terremoto medida na escala Richter um nmero que varia de 0 a 8,9 (para o maior terremoto que se tem conhecimento). A intensidade M determinada empiricamente pela frmula , em que E a energia liberada em Kilowatt-hora e E0 = 7 x 10-3 kwh.

Exemplos: Um exemplo prtico de funo : o valor que iremos pagar no final do ms na conta de gua e energia de nossas casas est em funo (est dependendo) de quanto iremos gastar de m3 de gua e quantos KW de energia foram consumidos durante o ms. Essa relao uma funo

A Sismologia utiliza os logaritmos na escala de Richter. Segundo Richter, a magnitude M de um tremor de terra dada por:

M = (log10E 11,8)/1,5 onde E a energia libertada (numa unidade que se designa por ergs).

Na Qumica. Das propores quanto a do qumico. que as substncias reagem nos tubos de ensaio em obedincia a uma determinada proporo, e preciso fazer clculos para prever o resultado das misturas feitas em laboratrio. Tambm se mede a velocidade das reaes recorrendo a uma escala logartmica e o clculo do pH de uma soluo define-se como um logaritmo decimal do inverso da respectiva concentrao, por exemplo, um lquido cuja concentrao de H 3 O + 4,8 . 10 -8 mol/l tem pH = 8 log 4,8.

Na Biologia A expresso utilizada para calcular o crescimento da populao mundial, generalizvel ao crescimento da populao de qualquer espcie.

Na Agricultura Para calcular o rendimento V de uma floresta podemos usar a frmula:

em que V d-nos o valor em metros cbicos de madeira por are, em funo da idade da floresta, t.

Na Astronomia Desde tempos antigos, que se tem classificado as estrelas de acordo com o seu brilho detectado a olho n. As estrelas que mais brilhavam eram chamadas "estrelas de 1 magnitude", aquelas que brilhavam um pouco menos eram chamadas " estrelas de 2 magnitude" e assim sucessivamente. Actualmente o brilho de uma estrela pode ser medido exactamente, e a classificao da sua magnitude baseada no clculo do logaritmo do brilho

actual. Assim, a frmula que relaciona a magnitude e o brilho :

sendo 1 a magnitude da estrela que tomada como base de toda a classificao.

Na Sociologia O crescimento da populao na Terra, um problema de grande importncia, que preocupa governantes de todo o mundo. Esse crescimento calculado com a ajuda da funo exponencial.

A lei de Fechner No decorrer do sculo XIX, um psiclogo alemo, chamado G.T.Fechner, enunciou uma lei que diz que : a resposta a qualquer estmulo proporcional ao logaritmo do estmulo. Esta lei aplica-se aos 5 sentidos, mas as suas implicaes so melhor entendidas quando se refere aos estmulos provocados pela luz e pelo som.

Espiral Logartimica A espiral logartmica foi estudada por Bernoulli, e a curva que forma com todas as rectas, situadas no seu plano e passando por um ponto fixo desse plano, um angulo constante. A espiral logartmica faz-se notar das mais diversas maneiras: A forma de diversas conchas, por exemplo, a nautilus, assemelha-se incrivelmente espiral logartmica. A espiral logartmica tambm se manifesta no girassol e na galxia espiral:

A Catenria Em matemtica, a catenria descreve uma famlia de curvas planas semelhantes s que seriam geradas por uma corda suspensa pelas suas extremidades e sujeitas ao da gravidade.

A equao da forma da catenria dada pela funo hiperblica e a sua equivalente exponencial. Uma fora aplicada em um ponto qualquer da curva a divide igualmente por todo material. Por isso usada para a fabricao de materiais como o fundo das latas de refrigerante, iglus e tneis.

CONCLUSO:

Podemos dizer que as funes so utilizadas no nosso dia a dia. Em clculos rotineiros como em juros, produtividade de uma empresa... A funo pode ser expressa graficamente, o que facilita a visualizao do clculo.

Potrebbero piacerti anche