Sei sulla pagina 1di 6

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

VLVULA DE SEGURANA E ALVIO - Vlvula de Segurana Presso - PSV: Dispositivo auto operado, acionado pela presso esttica ao vencer certa carga ajustada na mola, utilizado em fluidos compressveis (gases e vapores), que proteja um vazo, linha ou caldeira de sobre-pressao, atendendo norma NR 13. Possui ao instantnea ,ou seja, abertura total imediata. ( pop ).

- Vlvula de Alivio Presso - PRV:


Difere basicamente da vlvula de segurana por abertura proporcional a sobre presso. Normalmente utilizada em lquidos, porm tambm utilizada com critrio em fludos compressveis. - Vlvula de Segurana e ou Alivio Piloto Operadas: No utiliza a carga de uma mola para manter a vlvula principal fechada, e sim a presso do prprio fluido de processo, que e controlado por uma vlvula piloto auxiliar. - Orifcio: rea da garganta do bocal padronizada pelo ASME, codificada por letras de D ate T.
Orificio D E F G H J K L M 3,6 N 4,34 P Q R 16 T 26 Polegada quadrada 0,11 0,196 0,307 0,503 0,785 1,287 1,838 2,853

6,38 11,05

- ASME (Americam Society of Mecanical Enginieers): No ano de 1915 elaborou normas e regras para o projeto, dimensionamento, inspeo, instalao de vlvulas de segurana que esto mundialmente adotadas at os dias de hoje. O Principal objetivo da instalao das vlvulas de alivio e segurana, a proteo de vidas humanas bem como o seu patrimnio. Para isto a vlvula de segurana deve ser bem dimensionada e possuir uma capacidade de vazo maior do que a pior condio estimada para o sistema. - Sobre Presso: E o aumento de presso necessrio para que uma vlvula de segurana abra totalmente o seu curso (25% do dimetro do bocal). As vlvulas de segurana instaladas em caldeiras (tanto a do superaquecedor com a do Balo) devero ser ASME 1 (sobre presso de 3 %). J as demais vlvulas podero ser Asme VIII (sobre presso de 10%). Em lquidos a sobre presso poder ser de 25% , no codificada.

- Acumulo: Presso acima da PMTA enquanto a PSV ou PRV esta aberta . coincidente com a sobre presso quando a presso de ajuste igual PMTA .(ASME I = 3 %, ASME VIII = 10 %, liquido= 25 %)

Pgina 1 de 6

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

- Diferencial de Alivio: (Blowdown) a diferena entre a presso de abertura da vlvula de segurana e a presso de fechamento. ASME I, caldeiras diferencial de Alivio de 4% ou 4 psi ( o que for maior ). ASME VIII diferencial de alivio de 10 %. - Normalmente as vlvulas de segurana ASME I ( Diferencial de alivio 4% ou 4 PSI ) utilizadas em caldeiras possuem 2 anis de regulagem, embora o ASME no torne isto obrigatrio. Apenas a maior parte dos fabricantes utiliza 2 anis por tornar o projeto da vlvula mais flexvel com maior facilidade de ajuste.

- Contra Presso Desenvolvida: aquela que ocorre aps a abertura da vlvula de segurana provocada pelo fluxo na tubulao, no devera ser superior a 10%. No altera a presso de ajuste, porm altera o diferencial de alivio. Esta contra presso se desenvolve mais em vlvulas de dimetros maiores, por possuir uma menor rea para expanso no corpo. Logo nas vlvulas de grande dimetro deve-se ser mais cauteloso no dimensionamento da tubulao de descarga. Outro cuidado que se deve tomar e quanto instalao de silenciadores na sada das vlvulas de segurana. - Contra Presso Superimposta: aquela que existe na sada da vlvula antes da abertura. Ocorre quando diversas vlvulas descarregam em um mesmo coletor. Aumenta a presso de ajuste da vlvula. Pode ser fixa ou varivel. Ser for fixa pode ser descontada do ajuste de presso da mola. Porm se for varivel e maior que 10% ou se o processo no admitir este 10%, teremos que utilizar uma vlvula balanceada atravs de um fole de dimetro igual ao dimetro do bocal. Seu uso e limitado a uma contra presso de no Maximo 50% da presso de ajuste. O fole anula ou minimiza o efeito da contra presso, porem reduz a capacidade de vazo. O castelo de uma vlvula de segurana balanceada deve possuir seu orifcio aberto para a atmosfera ou a um lugar seguro na caso de fludo txico de maneira a permitir a retrao do fole no momento da abertura da vlvula. Presso de Projeto: Presso utilizada no projeto de construo do vaso para determinar a espessura do mesmo. Presso de Alivio: Presso de ajuste mais a sobre presso. Presso de Ajuste: (Set Pressure) a presso na qual a vlvula abre em operao. Presso de Calibrao: (cold Differential Pressure)

Pgina 2 de 6

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

a presso esttica na entrada na qual a vlvula e ajustada para abrir na bancada de teste. E levada em considerao a contra pressa superimposta, temperatura do fluido ( em certos fabricantes a presso de calibrao deve ser aumentada para compensar o enfraquecimento da mola pela temperatura) Mola para Vlvula de Segurana: a responsvel por bom desempenho da vlvula possui uma faixa de trabalho definida , permitindo um reajuste de 10% da presso de ajuste para mais ou para menos. Quando a presso for alterada para valores alem destes 10% um novo conjunto de mola e pratos da mola dever ser solicitados ao fabricante pois poder reduzir a capacidade de vazo. Normalmente os fabricantes dimensionam as molas para que a presso de ajuste fique entre 25 a 30 % do seu curso, com a vlvula totalmente aberta a mola no poder estar comprimida alem de 80% do seu curso. A faixa de ajuste da mola bem como o seu cdigo deve ser guardada junto com seu histrico. A mola dever ser construda de ao carbono para temperatura at 232 centgrados com castelo fechado e 343 para castelo aberto , acima desta temperatura, utiliza-se o ao liga tungstnio para temperatura at 520 centgrados.. - Carga slida: Teste realizado na mola de vlvula de segurana, onde a mola comprimida at 80% do seu curso, e aps 10 minutos em repouso, no poder ter o seu comprimento reduzido por mais de 0,5 %, caso contrario ser reprovada. Este teste deve ser feito quando a sinais de corroso, dificuldade de vedao ou ainda quando no h registro de teste a mais de 10 anos.

- Chiado: ( Simmer) o escape audvel e visvel porm no mensurvel, quando a presso de operao estiver muito prxima da presso de operao. - Vibrao ( chattering) o rudo de batimento entre o disco e o bocal, ocorrido durante a abertura. Normalmente provocado pelo superdimensionamento da vlvula ou quando a linha estiver com uma perda de carga superior a 3%. - Anel do disco (superior): responsvel pela regulagem do diferencial de alivio. Este anel vem com ajuste inicial recomendado pelo fabricante. - Anel do bocal (inferior): responsvel pela abertura integral instantnea da vlvula - Regulagem Dos Anis: O anel do disco deve ser erguido para diminuir o diferencial de alivio. Se a vlvula trepidar ao abrir deve-se subir o anel do bocal. Estes anis vm pr-regulados pelo fabricante, porm dado presso, temperatura ou instalao estes ajustes de fbrica podem no satisfazer uma operao satisfatria, sendo necessrio um reajuste. Este novo reajuste deve ser anotado no relatrio da vlvula e refeito quando em uma nova manuteno.(por insto e importante a anotao das posies dos anis antes da desmontagem de uma vlvula) - Castelo Aberto: Utilizado para vapor saturado quando a temperatura ultrapassar a 232 graus centgrados ,ou se o vapor for superaquecido. Caso a temperatura do vapor superaquecido esteja muito elevada como de caldeiras acima de 100 Kgf/cm2 utiliza-se um resfriador (prolongador que ergue o castelo distanciando a mola do vapor). Pgina 3 de 6

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

- Alavanca de acionamento Manual: Utilizado para fluidos compressveis ou gua acima de 60 centgrados. S poder ser acionada, quando a presso ultrapassar a 75% da presso de ajuste. -Instalao: Entre a vlvula de segurana e a caldeira,(ASME I) no permitido a instalao de nenhuma vlvula de bloqueio ou disco de ruptura. J o ASME VIII (vasos de presso apenas disco de ruptura permitido desde que obedecida as regras para esta utilizao). A NR 13, permite a instalao de apenas uma vlvula de segurana, para a proteo de mais de um vazo, desde que estes mesmos vazos estejam interligados sem nenhuma vlvula de bloqueio e a vlvula de segurana tenha capacidade de vazo para a proteo destes vasos. -Caldeiras : Toda caldeira com superfcie de aquecimento superior a 46 m2 , ou caldeira eltrica acima de 1.100 Kw.h , devera possuir 2 vlvulas de segurana no tubulo superior. - Caldeiras com superaquecedor deveram possuir uma vlvula no superaquecedor com capacidade de 15 a 25 % da capacidade mxima da caldeira, e esta dever ser a primeira a abrir. Logo as demais vlvulas do balo deveram ser responsveis pelo restante da capacidade de gerao de vapor da caldeira. Porm caso as duas outras vlvulas do tubulao no sejam iguais uma no poder ter a capacidade de vazo inferior a metade da outra. Estas vlvulas juntas abertas no podero permitir que a presso no ultrapasse em 6% a PMTA ( presso mxima de Trabalho Admissvel ). O Balo devera ser provido de no mnimo duas vlvulas. As presses de ajuste das vlvulas de segurana do balo de caldeira podero ser escalonadas porem no pode ultrapassar a 3% entre a primeira e a ultima. Como a vlvula do superaquecedor dever ser a primeira a abrir (para no deixar o superaquecedor sujeito a fluxo zero) devera ser considerada a perda de carga do superaquecedor de vapor. Vlvulas de segurana instaladas em caldeira acima de 28 Kgf/Cm2 devero ser mensalmente acionadas. - Presso de operao: Em caldeiras a presso de operao no devera ser menor que 7% da presso de ajuste. - Inspeo.: Em caldeiras a cada 2 anos as vlvulas tero que ser inspecionadas, desde que anualmente sejam feitos teste de calibrao. Conforme NR 13. - Estanquedade: As vlvulas de assentamento metal-metal permitem um pequeno vazamento em bolhas por minuto (Orifcio ate F 40 bolhas/min , orifcio maior que G 20 bolhas/min ). Teste realizado com pressurizao de 90% da presso de ajuste , a instalao de um flange na sada da vlvula, este flange possui um cano de 5/16 com a ponta voltada para baixo e imerso na gua. Vlvulas balanceadas possuem um vazamento mximo permissvel de 50 % maior. Para realizao deste teste o anel superior deve estar totalmente erguido e o inferior totalmente baixado. Para vlvulas com castelo aberto, pode ser obstrudo o flange de sada com uma borracha encher de gua o corpo ate que cubra o bocal . No poder borbulhar.

Pgina 4 de 6

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

- Vedao Resiliente: Embora a vedao metal-metal com superfcies lapidadas a mais utilizada , existe casos em que a vedao soft a mais adequada, e utilizado anis de viton, buna N, teflon entre outros. Estas vedaes so indicadas quando: 1- Fluido com partculas slidas. 2- Aplicao criognicas quando gazes provocam a formao de gelo na vedao. 3- Instalao sujeita a muita vibrao. - Tolerncia da Calibrao: ASME I ----- Ate 70 PSI (+-2 PSI) , de 70 a 300PSI (+- 3 PSI), de 300 a 1000 psi 10 PSI ASME VIII -- Ate 70 PSI (+- 2 PSI), mais de 70 PSI (3 %) - Dimensionamento: - Como o vapor superaquecido possui um volume especfico maior que o vapor saturado, no dimensionamento da vlvula deve-se utilizar um fator de correo para a vazo chamado de Constante de Ksh para vapor saturado Ksh = 1 a medida que a o vapor fica mais superaquecido Ksh diminui. Lquidos: Vapor de gua: Caldeira Gases e Vapores GPM = (38*A*Kd*Kv*Raiz (P1-P2)) / raizG W = 51,5*A*P*Kd*Kb*Kn*Ksh W = (51,5*A*P*Kd*Kb*Kn)*0,9*Ksh SCFM = 1,75*A*P*C*Kd*Kb / Raiz GTZ

Onde: W = Vazo de vapor em lbs / Hora A = rea de passagem do Orifcio (polegada quadrada) P = Presso de Alivio (PSIA - PSI absoluto) P1 = Presso de Alivio Manomtrica (PSIG) P2 = Contra Presso (PSIG) Kd = Coeficiente de descarga (Coeficiente para correo da vazo real em relao terica, cada fabricante possui o seu fator, pois depende da geometria da vlvula) Ksh = Fator de correo para vapor de gua superaquecido (depende da presso e temperatura) SCFM = Vazo em Normais Ps Cbicos por Minuto GPM = Vazo em Gales por Minuto (americano) G = Densidade T = Temperatura Absoluta (Temperatura em Fahrenheit + 460) Z = Fator de Compressibilidade C = Constante de escoamento do gs ou vapor ( tabelado de acordo com o fluido) K = Relao de Calores Especficos , Cp/Cv Se K for desconhecido, considerar = 1 Se C for desconhecido considerar = 315 Kb = Fator de correo para escoamento em fluidos para contra presso acima presso fluxo critico Kw = Fator de correo para escoamento de gases e vapores para contra presso varivel Kn = fator de correo de Naper, utilizado para vapor de gua com presso entre 1500 e 3200 psi Kv = fator de correo da viscosidade de lquidos Nota: Considera presso atmosfrica em 14,69 PSI no calculo para fluidos compressveis, para anulas a contra presso atmosfrica. Pgina 5 de 6

DHM AUTOMAO

http://www.dhmautomacao.com.br

- Transporte: Toda vlvula de segurana e Alivio dever ser transportada somente na vertical, pois ao deitar podem-se desalinhar os internos, danificando a vedao ou comprometer o seu funcionamento. - Dados do Autor Nome: Fernando Souza Sampaio Formao: Cursando Engenharia Mecatrnica - UNIARA Contato: fernando@dhmautomacao.com.br

- Bibliografia: Cdigo ASME Sees I caldeira e Seo VIII vasos de presso e processo API Standard 527 vedao de vlvula de segurana. Boletim tcnico DHM automao, Araraquara, 16 3337-4601(Jolciney Sampaio) Manuais de fabricantes

Pgina 6 de 6

Potrebbero piacerti anche