Sei sulla pagina 1di 3

Como seria o mundo sem o Google?

Humberto Oliveira

A principal contribuio do Google para o mundo ps-moderno foi colocar disposio de qualquer pessoa conectada todo o contedo disponvel na internet, ao ponto de poder ser alcanado atravs de uma simples busca. Essa facilidade se tornou to comum que o verbogooglar foi criado para identificar o ato de utilizar uma ferramenta de busca, no importa qual seja a sua preferida. Sem o Google, o mundo atual seria muito diferente. Pelo fato da sua principal contribuio ter sido a sua poderosa ferramenta de buscas, a nossa vida seria bem mais complexa, ao ponto de tornar a obteno de algumas informaes simples num verdadeiro martrio.

Lista telefnica (Foto: Reproduo)

Voc se lembra como fazia para obter o telefone de uma empresa antes do Google? Se voc no for muito jovem, com certeza, j deve ter usado uma lista telefnica, aquele calhamao de pginas com letras midas e mais pesada do que o seu notebook. Grande parte da nossa rotina seguiria esse modelo, nos obrigando a ir a uma biblioteca quando precisssemos fazer um trabalho com referncia a um texto antigo e nos privando de qualquer possibilidade de obter informaes que no tivessem sido divulgadas pelos meios tradicionais, como detalhes de tratamentos mdicos, por exemplo. Antes do Google at mesmo as doenas eram mais complicadas de serem entendidas pelos pacientes por causa da falta de informao.

Google Maps (Foto: Divulgao)

Isso sem falar na facilidade que encontrar o caminho para a festa de final de ano da empresa em um stio fora do municpio. Quem se lembra do Guia de Ruas? Sem o Google continuaramos a carregar uma resma de folhas amareladas no porta-luva. Hoje, basta acessar o Google Maps e imprimir apenas o trajeto que lhe interessa!

Muito alm da busca Na esteira da criao da ferramenta de busca vieram outros produtos que tambm conseguiram revolucionar os seus respectivos mercados e nos tornar ainda mais dependentes dessa empresa. O Gmail reinventou o mercado de webmails ao oferecer uma forma totalmente diferente de organizar as suas mensagens, trazendo para a sua caixa de entrada todo o poder da busca do Google a fim de encontrar as suas mensagens antigas. Isso sem contar com a oferta de espao quase que ilimitado em uma poca onde a maioria dos seus concorrentes ainda ofereciam no mximo 10MB de armazenamento. Sem o Gmail ainda estaramos lutando contra os spams que assolam cada vez mais as nossas caixas postais, alm de perder muito tempo categorizando e classificando as mensagens para encontr-las mais

facilmente no futuro. S de lembrar o trabalho que tnhamos nessa poca, d para entender o porqu ele se tornou uma das maiores ferramentas de e-mail no mundo.

Imagine o mundo sem o Google (Foto: Reproduo)

Mas as inovaes do Google no param por a. Alm da sua busca poderosa e do seu cliente de e-mail com bastante espao ele criou um ambiente onde qualquer pessoa poderia passar a lucrar com o contedo que disponibilizava online. O surgimento do Google AdSense foi um dos principais responsveis pela popularizao dos blogs e portais de contedo independentes, uma vez que seus editores passaram a contar com uma forma simples de vender anncios relacionados ao seu contedo sem precisar ter nenhum conhecimento tcnico. Caso o AdSense no tivesse sido inventado muito provvel que muitos desses sites sequer tivessem sido criados e hoje teramos uma oferta muito menor de contedo de qualidade. O Google chegou ao ponto em que est atualmente porque conseguiu agrupar uma srie de inovaes tecnolgicas em produtos to simples de utilizar que chegam a se tornar onipresentes no nosso dia a dia, o que fica ainda mais claro quando tentamos imaginar o quo difcil seria as nossas vidas sem todas as suas funcionalidades. Foram apenas alguns exemplos frente s dezenas de ferramentas que o Google j apresentou a nossa vida. Muitas ainda viro. Mas, agora diga: que aplicativo do Google vocs no vivem sem?

Potrebbero piacerti anche