Sei sulla pagina 1di 3

ENGENHARIA QUMICA E ARQUITETURA

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO

1 INTRODUO A volumetria de neutralizao baseia-se na reao de combinao dos ons hidrognio e hidrxido com a formao de gua. Com solues padres cidas podem ser titulados substncias de carter alcalino, com solues padres alcalinas so tituladas substncias de carter cido. O reagente titulante sempre um cido forte ou uma base forte. A volumetria de neutralizao tambm inclui as chamadas titulaes de deslocamento, em que o nion de um cido fraco deslocado de seu sal mediante titulao com cido forte ou, ento, o ction de uma base fraca deslocado de seu sal mediante titulao com uma base forte. Comumente, o ponto final, na volumetria de neutralizao identificado com o auxlio de indicadores de pH. Esses indicadores so substncias orgnicas fracamente cidas ou bsicas, que mudam gradualmente de colorao dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transio. Na anlise titulomtrica, chama-se curva de titulao uma representao grfica que mostra como varia o logaritmo de uma concentrao crtica com a quantidade de soluo titulante adicionada. A curva de titulao pode ser traada com dados prticos ou tericos. A forma da curva varia consideravelmente com a concentrao dos reagentes e o grau com que se completam as reaes. 2 OBJETIVO Conhecer o princpio da volumetria da neutralizao e verificar, experimentalmente, a concentrao de uma soluo padronizada. 3 EXPERIMENTAL a) Padronizao de uma soluo NaOH 0,50 mol L-1 com biftalato de potssio, (KHC8H4O4) Usar biftalato de potssio (PM = 204,23 g/mol) previamente seco em estufa a 110C por 2 h. Pesar exatamente entre 1,15 e 1,35 g de biftalato de potssio diretamente num erlenmeyer seco (anotando at 0,1 mg).

Adicionar cerca de 20 mL de gua destilada e agite at a dissoluo completa do sal. Juntar duas gotas da soluo de fenolftalena. Certificar-se que a bureta esteja limpa e sem vazamento antes de preench-la com a soluo que ser utilizada na titulao. Lavar e preencher com a soluo de NaOH e verifique se no h bolhas (se houver, remova-as!). Acertar o volume no zero. Comear a adio da soluo de NaOH no erlenmeyer, sob agitao. Se ficar soluo de NaOH nas paredes do erlenmeyer, lave com gua destilada (com auxlio de um pissete) e continue a adio de NaOH. O aparecimento de uma leve colorao rosada na soluo do erlenmeyer, que persista por mais de 30 s, indica o final da titulao. Anotar o volume da soluo de NaOH consumido. Esse volume ser utilizado no clculo da concentrao. O procedimento deve ser feito em triplicata.

Observaes - Fique atento a vazamentos e bolhas. No prossiga a titulao nestes casos. - No adicione mais indicador que o recomendado. Isso causar erro no volume de ponto final. - No adicione soluo padronizada de NaOH em excesso, tornando o titulado intensamente rosa. A viragem um tom levemente rseo! TABELA 1 massa do biftalato (mbif), volume de NaOH e molaridade de NaOH. ERLENMEYER 1 2 3 mbif (g) VNaOH (mL) MNaOH

MNaOH =

b) Padronizao de uma soluo HCl 1,0M Em um erlenmeyer de 125mL de capacidade, coloque 5mL de soluo HCl a ser padronizada, juntamente com 3 4 gotas de indicador fenolftalena. A transferncia da soluo de HCl deve ser feita com pipeta volumtrica de 5mL de capacidade. Encha a bureta de 25mL de capacidade com soluo padronizada de NaOH 0,5M, tomando os cuidados com vazamentos e bolhas. No esquecer de ambientar a bureta. Efetue a titulao, gota a gota, at que a fenolftalena indique o ponto de viragem, dado pelo aparecimento de uma leve colorao rsea, que persista por 30 segundos. Anotar o volume gasto.

Repetir o experimento mais duas vezes e completar a Tabela abaixo:

ERLENMEYER 01 02 03

VHCl(mL)

VNaOH (mL)

MNaOH

MNaOH =

BIBLIOGRAFIA 1. HARRIS, Daniel C. Anlise Qumica Quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Tcnicos e Cientficos, c2005. 48p. ISBN 85-216-1423-3; 2. OHLWEILER, Otto A. Qumica Analtica Quantitativa, 3 Ed. Vol. 2, 3a Ed., Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1982 3. SKOOG, A.D., WEST, D., HOLLER, F.J., CROUCH, R.S., Fundamentos de Qumica Analtica, 8 ed., Norte Americana. So Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2006.

Potrebbero piacerti anche