Sei sulla pagina 1di 60

Ministrio das Cidades

www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

CRDITOS
GeRenTe DO PROjeTO VIVa O CenTRO: Glnio Vianna Bohrer COORDenaDORa: Maria Erni C. Marques Secretaria do Planejamento Urbano - SPM equIPe TCnICa BSICa: Carlos Alberto SantAna Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMAM Cristiane Gross - Secretaria Municipal de Obras e Viao - SMOV Delourdes Bressiani - Secretaria do Planejamento Urbano - SPM Eunice Beatriz Schwengber - Secretaria do Planejamento Urbano - SPM Helton Estivallet Bello Secretaria Municipal da Cultura - SMC Renata Salvadori Rizzotto - Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMAM Tlio Calliari Secretaria do Planejamento Urbano - SPM DemaIS RGOS PaRTICIPanTeS: FASC - Fundao de Assistncia Social e Cidadania PGM - Procuradoria-Geral do Municpio SEACIS - Secretaria Especial de Acessibilidade e Incluso Social SMGAE - Secretaria de Gesto e Acompanhamento Estratgico SMGL - Secretaria Municipal de Coordenao Poltica e Governana Local SMIC - Secretaria Municipal da Produo, Indstria e Comrcio SMTUR - Secretaria Municipal de Turismo EPTC - Empresa Pblica de Transporte e Circulao COnSulTORIa QUALIDADE RS (PGQP)

Prefeitura municipal de Porto alegre Secretaria do Planejamento municipal SPm

Um plano estratgico urbano a denio de um projeto de cidade que unica diagnstico, concretiza atuaes pblicas e privadas e estabelece um marco coerente de mobilizao e de cooperao dos atores sociais urbanos. O processo participativo prioritrio no que diz respeito denio de contedos j que, deste processo, depender a viabilidade dos objetivos e atuaes que se proponham. O resultado do Plano Estratgico no uma norma ou um programa de governo local (embora sua adoo pelo Governo Local dever traduzir-se em normas, investimentos, medidas administrativas, iniciativas, polticas, etc), mas antes, um contrato poltico entre as instituies pblicas e a sociedade civil. Por isso, o processo posterior aprovao do plano e o seguimento e implementao das medidas administrativas ou atuaes to ou mais importante que o processo de elaborao e aprovao consensuais. BORJA E CASTELLS

NDICE

Ricardo Stricher | PMPA

04 10 14 22 28 44 52

INTRODUO MTODO DIAGNSTICO ESTRATGIA PLANO CONCEITUAL PLANO OPERACIONAL PLANO DE GERENCIAMENTO

INTRODUO

Delourdes Bressini | PMPA

s reas mais antigas das cidades apresentam, em geral, problemas funcionais gerados pelas novas necessidades da vida urbana. Enfrentar os problemas do Centro Histrico pressupe reconhecer sua especicidade e a necessidade de atuar localmente. Na cidade de Porto Alegre, esta problemtica resumida pela migrao, tanto das atividades quanto dos residentes, pelas condies decientes de habitabilidade e, principalmente, por aes pontuais decorrentes de oportunidades, sem foco na recuperao global da rea central, resultado da falta de um planejamento estratgico.

LINHA DO TEMPO:

1770 | 1900
FUNDAO OFICIAL - 1772
Em 1773, Porto Alegre passa a ser a Capital do Estado. Em 1872, as primeiras linhas de bonde entram em circulao. Em 1874, a Usina do Gasmetro construda e, em 1899, uma rede de esgotos implantada.

1900 | 1930
CONSOLIDAO COMO CAPITAL
Grandes obras de modernizao so alavancadas por um Programa de Obras Pblicas alinhado com os propsitos do Positivismo, corrente losca dos governos estadual e municipal - Biblioteca Pblica do Estado, Margs, Faculdade de Direito, Catedral Metropolitana,...

1930 | 1960

GLAMOUR
O esprito da poca traduzido pelo espao urbano cosmopolita - cinemas, teatros, cafs e clubes. Em meados de 1960, o centro j tem muitos edifcios e a cidade considerada uma das grandes capitais do Brasil.

1960 | 1970
RENOVAO
O esprito de modernidade traduzido pela verticalizao em estilo modernista, pela perda do patrimnio, por obras virias caracterizadas pela construo de grandes artrias radiais, avenidas perimetrais e viadutos e pelas obras de aterro do Lago Guaba, baseadas no Primeiro Plano Diretor, aprovado em 1959.

1970 | 1980
DECADNCIA
Ocorre a degradao do espao fsico, gerando o estigma da insegurana. O Tecnicismo desconsiderou aspectos elementares do urbanismo, com grande destruio do patrimnio. Desativao do bonde e incentivo ao transporte automotivo.

1980
ATUALIDADE
Incio dos Estudos de Reabilitao Urbana. Em 1981, fundada a Equipe do Patrimnio Histrico e Cultural, criando uma nova conscincia sobre os prdios antigos e as reas verdes. Primeiros grandes restauros Casa de Cultura Mrio Quintana e Mercado Pblico.

Em 1995, na reavaliao do Plano Diretor, a rea central de Porto Alegre gerais denidas pelo novo Plano devido a sua complexidade e peculiaridade. No macrozoneamento da cidade, a regio, denida como Centro Histrico, foi identicada como rea de revitalizao e objeto de estudo especco, visando sua valorizao como elemento fundamental para a identidade da cidade. No Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), aprovado em 1999, as reas de revitalizao so assim descritas: Art. 81 - So reas de Revitalizao: I - os setores urbanos que, pelo seu signicativo Patrimnio Ambiental ou pela sua relevncia para a cidade, devam ter tratamento diferenciado a fim de valorizar suas peculiaridades, caractersticas e inter-relaes; II - reas que integrem projetos, planos ou programas especiais, e que, visando otimizao de seu aproveitamento e a reinsero na estrutura urbana, atendero s normas especcas denidas. Art. 83 - Ficam identicadas, entre outras, as seguintes reas de Revitalizao: I - Centro Histrico - local de origem da cidade e de concentrao de grande diversidade de atividades urbanas. Dever ser objeto de plano especco envolvendo a multiplicidade de situaes que o caracterizam. O Centro Histrico, sexto bairro mais populoso, terceiro em densidade, que apresenta o maior patrimnio arquitetnico e artstico da cidade, cujos espaos possuem um potencial pouco explorado, ainda no conta com diretrizes claras para equacionar seu futuro perante o grande nmero de desafios que se apresentam, com a rapidez necessria a um centro econmico, comercial e social.
Delourdes Bressini | PMPA

no foi objeto de proposta, pois no se enquadrava nas caractersticas

A rea de atuao do Plano Estratgico delimitada por um permetro operacional e por um permetro de investigao. O permetro operacional o Bairro Centro Histrico, com 228 hectares e 36.862 habitantes. O permetro de investigao composto por reas contguas, com funes relacionadas ao Centro Histrico, que caracterizam uma interface j identicada pela populao como pertencente rea central e que no podem ser ignoradas, pois inuenciam diretamente nas relaes que ali se estabelecem: o Cais Mau, o Centro Administrativo, a Usina do Gasmetro, o Setor 05 da Orla do Lago Guaba, o Parque da Harmonia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Plano um instrumento operativo fundamental para a implementao de polticas de atuao, permitindo abordar os complexos e peculiares problemas desta rea, incorporando as percepes dos seus usurios, moradores e agentes do comrcio e servios, atravs de Seminrios e Ocinas de Planejamento.

Joo Fiorin | PMPA

MTODO

Ricardo Stricher | PMPA

elaborao do Plano de Reabilitao tem carter integrador e busca a participao, alm dos diversos rgos do Municpio, das diversas esferas e setores sociais, visando construo conjunta de solues e a potencializao de oportunidades para o desenvolvimento da rea central de Porto Alegre.

ELABORAO DA METODOLOGIA
Nivelamento do Conhecimento
1 Encontro de Planejamento Estratgico

Diagnstico

1 Ocina com a Sociedade

Viso de Futuro Cenrios Futuros


2 Encontro de Planejamento Estratgico

Estratgia de Atuao
2 Ocina com a Sociedade

Diretrizes Gerais

Plano Conceitual Diretrizes Especcas


Workshop do Plano Conceitual

Etapa de Implementao

3 Ocina com a Sociedade

Gerenciamento e Monitoramento

Validao Final

12

A metodologia de trabalho adotada contempla dois Encontros de Planejamento, trs ocinas com a sociedade e um Workshop.
Acervo Viva o Centro

O 1 Encontro de Planejamento teve como foco a Reabilitao de Centros Urbanos. Seu objetivo foi compartilhar experincias desenvolvidas em reas centrais de outras cidades, procurando envolver a sociedade no processo de revitalizao do Centro Histrico. Estiveram presentes palestrantes de quatro pases e de duas cidades brasileiras: Colmbia (Bogot), Portugal (Lisboa), Equador (Quito), Argentina (Crdoba) e Brasil (Belo Horizonte e Santos).

Acervo Viva o Centro

O 2 Encontro de Planejamento teve por objetivo identicar e discutir os cenrios futuros da cidade de Porto Alegre com palestrantes representativos dos diversos temas como turismo, cultura e lazer, atividades comerciais e residenciais, segurana e projetos estruturadores, tais como o Projeto Cais Mau, o Projeto da Linha 2 do Metr e os Portais da Cidade, todos vitais para o crescimento da regio. Teve a participao de representantes das cidades de Barcelona, Buenos Aires e So Paulo, que palestraram sobre temas correlatos.

Acervo Viva o Centro

As Ocinas com a Sociedade, fundamentais no processo de elaborao do Plano de Diretrizes do Centro Histrico, contaram com a participao de representantes do poder pblico, do setor empresarial, dos moradores, dos comerciantes e de outros grupos da sociedade civil.

13

DIAGNSTICO

Delourdes Bressiani | PMPA

Centro Histrico , reconhecidamente, um espao que estabelece relaes alm dos seus limites territoriais. Trata-se de um territrio com identidade peculiar em relao cidade por seu papel na histria, pela quantidade de edifcios e espaos de interesse cultural, pela diversidade, vitalidade e importncia das atividades nele instaladas. Pode-se dizer que um dos territrios mais democrticos da cidade, pela multiplicidade de grupos sociais que moram, trabalham ou dele se utilizam. O Centro Histrico de Porto Alegre est estreitamente vinculado histria da cidade e do prprio Estado, pois o centro de decises polticas, econmicas e culturais que lhe do origem. Existe, por parte do cidado porto-alegrense, uma forte identidade, reconhecendo nele uma referncia da cidade.

DADOS GERAIS
Populao: 36.862 habitantes Nmero mdio de moradores por domiclio: 2,13 hab/domiclio Densidade: 162 hab/ha rea: 228 hectares Nmero de praas: 25 181.404m de rea verde Nmero de prdios: 2600 5.203.497m de rea construda Nmero de economias residenciais: 23.316 economias com rea construda de 1.874.569m Nmero de economias comerciais: 16.376 economias com rea construda de 3.195.161m Bens tombados: 50 Bens Inventariados de Estruturao (Art. 14 do PDDUA): 242 Hotis: 47 Atividades Culturais: 11 bibliotecas; 10 salas de cinema; 5 Centros Culturais; 16 museus; 9 teatros.

ALTURA DAS EDIFICAES

No edicado ou provisrio At 2 pavimentos 3 a 5 pavimentos

6 a 10 pavimentos 11 a 15 pavimentos Acima de 15 pavimentos

TIPO DE EDIFICAO

No edicado Provisrio

Casa Edifcios

16

Motivo do deslocamento dos usurios ao centro: Trabalho: 55,15% Estudo: 2,42% Lazer: 13,95% Compras: 12,12% Servios: 8,48% Residncia: 7,88%

CONSERVAO DAS EDIFICAES

Bom Regular Ruim

Em obras No edicado ou provisrio

ATIVIDADES

OCUPAO DAS EDIFICAES

Residencial Comrcio e Servios Residencial Misto

Servios Comrcio Sem atividade

Ocupado Semi-ocupado Desocupado

17

CONFLITOS E POTENCIALIDADES
OPORTUNIDADES DE MELHORIAS - CONFLITOS
Segurana Vandalismo Sensao de insegurana Condies do Espao Pblico Poluio ambiental Conservao e manuteno dos passeios ineciente Falta de iluminao Acmulo de terminais de transporte coletivo Bloqueio visual do Lago Guaba Barreiras fsicas (mobilirio urbano, ambulantes,...) Mobilidade Urbana Mobilidade do pedestre comprometida pela m conservao do espao pblico Decincia no embarque e desembarque do transporte coletivo Linhas circulares inecientes Presena de Comrcio Informal Concorrncia com o comrcio formal Segregao Econmica e Social Comrcio informal Mendigos e moradores de rua

PONTOS FORTES POTENCIALIDADES


Patrimnio Cultural Prdios e praas histricos Atividades culturais Pontos tursticos de lazer Diversidade Econmica e Social Diversidade de atividades (cultura, lazer e comrcio) Concentrao de servios Economia popular Interao das camadas sociais Populao residente Potencial turstico Facilidade de Acesso Opes e regularidade de horrios do Transporte Coletivo Opo de estacionamento rotativo (rea Azul) Deslocamentos a p Patrimnio Ambiental Proximidade do Lago Guaba Praas, parques e arborizao no espao pblico

18

DINMICA FUNCIONAL
O Centro Histrico caracterizado pela grande concentrao de atividades comerciais, de servios e culturais, com um uxo intenso de pedestres. Estas atividades, incluindo a residencial, conguram reas de predominncia de uso: Zona 1 Comercial, Zona 2 Institucional e Cultural e Zona 3 - Residencial. Identicam-se dois grandes eixos geradores de uxo, congurados pela implantao de Terminais de Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano ao longo de vias pblicas, um localizado na Avenida Jlio de Castilhos, entre a Estao Rodoviria e o Mercado Pblico Central, e outro constitudo pela Avenida Borges de Medeiros, Avenida Salgado Filho e Praa Dom Feliciano.
Acessos significativos

A existncia de diversas barreiras fsicas ao longo dos limites do Bairro Centro Histrico, conguradas pelo sistema virio ou pelo uso do solo - diviso fundiria, geram uma descontinuidade com reas adjacentes signicativas como
Cais Mau Comercial

reas identificadas por predominncia de uso Movimentos preferenciais / deslocamento de pedestres Concentrao de terminais de transporte coletivo Barreiras
Institucional e Cutural

o 4 Distrito, a Redeno, o Centro Administrativo, o Parque


1

Harmonia, a Orla, a Usina do Gasmetro e o Cais Mau. O principal elemento organizador do Sistema Virio, a 1 Perimetral, no cumpre integralmente sua funo por no estar totalmente implantada, ocasionando um excesso de uxo veicular nas reas internas do Centro Histrico.

Santa Casa

UFRGS Residencial

Os acessos e sadas ocorrem, principalmente, no sentido leste/ oeste, atravs do binrio de alta capacidade formado pela Avenida Castelo Branco/Avenida Mau e pela Rua Siqueira Campos/Avenida Jlio de Castilhos/Tnel da Conceio e, no sentido norte/sul, atravs das Avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho/Joo Pessoa. Outros dois pontos de ingresso signicativos ocorrem pela Rua Voluntrios da Ptria e Avenida

Redeno

Centro Administrativo

Parque Harmonia

Mapa Sntese da Situao Atual

Independncia.

19

FATORES QUALIFICADORES
DIVERSIDADE CULTURAL
A localizao geogrca de Porto Alegre, a cultura, o nvel educacional, a identidade cultural, a capacitao prossional e a capacidade hoteleira podem ser potencializados para atender crescente demanda por polos de eventos no Brasil. Os eventos so uma alavanca para o turismo, conferindo grande visibilidade aos locais onde so realizados. Complementando a tendncia do turismo, calcado nas experincias e vivncias, h o turismo cultural, onde a motivao a vivncia dos locais, do Patrimnio Cultural e dos Eventos Culturais. O Centro Histrico, por si, concentra o centro cultural, de comrcio e de servios do Estado do Rio Grande do Sul, contando, ainda, com a presena do Lago Guaba, referncia paisagstica e histrica.

DIVERSIDADE ECONMICA
O Centro Histrico se distingue pela concentrao e pela diversidade de polos de comrcio e servio especializados, no encontrados nos demais centros da cidade, tendo o Mercado Pblico como principal referncia. Embora o bairro tenha perdido a hegemonia para os novos centros urbanos, ainda existe uma concentrao de servios de sade.
Luciano Lanes | PMPA

DIVERSIDADE SOCIAL
A diversidade uma caracterstica do bairro, que abriga pessoas de diferentes grupos sociais que remetem para um ambiente socialmente heterogneo e economicamente dinmico.

20

FATORES DIFERENCIADORES
QUALIDADE AMBIENTAL
Garantir que o espao pblico e o patrimnio edicado sejam qualicados, mantidos e utilizados adequadamente fundamental para a reabilitao do Centro Histrico. A poluio visual causada por anncios e letreiros, a ocupao do espao pblico pelo comrcio ambulante, alm da disposio desordenada do mobilirio urbano, da infraestrutura aparente e da sinalizao, comprometem a mobilidade e depreciam a ambincia urbana. A concentrao de Patrimnio Cultural e a diversidade de usos so fatores positivos e enriquecedores, j a subutilizao e m conservao degrada, despotencializa e compromete a paisagem urbana.

ACESSIBILIDADE
O transporte coletivo tem a facilidade de acesso como aspecto positivo e a concentrao de terminais em vias pblicas, a decincia nas condies de embarque e desembarque e a falta de integrao entre os sistemas municipais, metropolitanos e outros modais como aspecto negativo. A presena de obstculos e barreiras fsicas no espao pblico, a falta de ordenamento dos servios de carga e descarga e de recolhimento de lixo, bem como a insucincia de estacionamento, deve ser equacionada visando, principalmente, melhoria de mobilidade dos pedestres.

CREDIBILIDADE GERENCIAL
A falta de continuidade dos projetos e programas entre uma gesto e outra constitui uma das grandes diculdades para a reabilitao do Centro Histrico. Outro fator negativo no existir uma destinao especca no Oramento do Municpio para atender as especicidades da rea central. Alm disso, a falta de integrao e articulao entre as secretarias acaba por dirimir os esforos e os recursos empregados.

SEGURANA
A imagem negativa do Centro Histrico em relao segurana est diretamente relacionada ambincia e a segregao econmica e social. Atuar na qualicao ambiental, na integrao econmica e social e nos mecanismos de controle da Segurana Pbica fundamental para positivar a imagem da rea central.

21

ESTRATGIA

Carla Ruas | PMPA

O mapa estratgico um instrumento de sntese da Estratgia, alinhando os seus componentes. Sua nalidade estabelecer quais sero os caminhos que devero ser seguidos para alcanar, de forma eciente, a Viso de Futuro.

Estratgia o conjunto de aes ou planos que visam alcanar resultados consistentes, traduzidos pela misso, pela viso de futuro, pelos objetivos e suas diretrizes.

MAPA ESTRATGICO
Ser referncia turstica e cultural, polo comercial e de servios diferenciados

Patrimnio Histrico Cultural

24

DIRECIONADORES
PROMOO DA IMAGEM Reverter a imagem negativa que atribuda ao Centro Histrico devido degradao do ambiente urbano, falta de segurana e marginalizao social, recuperando, fortalecendo e difundindo a identidade histrica, social e cultural do setor. QUALIFICAO DO ESPAO URBANO Recuperar, proteger e difundir o patrimnio cultural, arquitetnico e urbanstico, reforando o Centro Histrico como principal referencial turstico e cultural da cidade. Melhorar a qualidade ambiental para garantir a integrao social e o pleno desenvolvimento de suas atividades. FORTALECIMENTO DA DINMICA FUNCIONAL Revitalizar as atividades econmicas, tursticas, culturais e residenciais, fortalecendo o Centro Histrico como o bairro da diversidade econmica e social.

Ivo Gonalves | PMPA

25

OBJETIVOS ESTRATGICOS
FORTALECER A DIVERSIDADE SOCIAL Promover a diversidade social no Centro Histrico pressupe promover sua imagem positiva, qualicando, especialmente, a segurana e os espaos abertos, destacando seus valores sociais e culturais. So tambm fundamentais, aes de reintegrao econmica e social e uma atuao integrada entre a segurana pblica e privada. RECUPERAR E MANTER AS EDIFICAES O Patrimnio construdo, importante componente da paisagem e da dinmica urbana, que constitui o imaginrio referencial de orientao e de comunicao da populao em relao cidade, deve ser preservado e valorizado. imprescindvel incentivar atividades associadas aos bens de interesse cultural que valorizem sua conservao, reforando seu funcionamento enquanto um sistema de relaes dentro do contexto social do lugar. RECUPERAR E MANTER OS ESPAOS ABERTOS O espao urbano percebido e utilizado pelos cidados porto-alegrenses foi sofrendo, ao longo do tempo, distintos tipos de degradao, resultado de intervenes desarticuladas e sem viso estratgica, alm de poucos investimentos, tanto pblicos quanto privados. Atuar sobre o espao pblico, gerando uma identidade visual, qualicando o mobilirio urbano e promovendo aes diferenciadas de limpeza urbana para criar um ambiente favorvel qualidade de vida dos moradores e dos usurios e motivar a iniciativa privada a executar melhorias, tanto no espao pblico quanto no privado.
Delourdes Bressiani | PMPA

26

PROMOVER A REABILITAO DE REAS DEPRIMIDAS Do total dos imveis do Centro Histrico, 10% esto subutilizados. Determinados quarteires concentram esses imveis, indicando a necessidade de projetos especiais de transformao urbanstica, com diretrizes de uso e ocupao do solo diferenciadas, capazes de gerar conectividade e integrao com as reas adjacentes. POTENCIALIZAR A DIVERSIDADE DE ATIVIDADES O Centro Histrico caracterizado pela diversidade de atividades comerciais, de servios, institucionais e culturais. Consolidar este espao plural, fortalecendo as atividades existentes, inclusive a residencial, fortalecer o turstico, atraindo novos usurios e moradores. ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE DO PLANO A atuao no Centro Histrico segue um sentido de oportunidade, com caracterstica pontual, e no os vetores de orientao de um plano estratgico e contnuo, com foco na reabilitao de toda a rea. fundamental estabelecer mecanismos de gerenciamento para coordenar e articular tarefas, tanto com os rgos da administrao pblica, quanto com o setor privado.

Joo Fiorin | PMPA

27

PLANOCONCEITUAL

Ricardo Stricher | PMPA

Plano Conceitual tem como foco a Estruturao Fsica e Funcional da rea Central. Caracteriza-se pela formulao e consolidao de diretrizes gerais e especficas capazes de orientar a seleo de aes e projetos de interveno no Centro Histrico de Porto Alegre.

LINHAS GERAIS DE ATUAO


1. CONFIRMAO E DESENVOLVIMENTO DAS CARACTERSTICAS DAS ZONAS DE USOS
Quanto abrangncia de utilizao, so identificadas uma rea de Uso Regional e uma rea de Uso Local. O reconhecimento das particularidades de cada setor, como a intensidade e a diversidade de uso, dever apontar estruturas de apoio especficas que deem sustentabilidade s atividades desenvolvidas em cada rea, servindo de embasamento para a definio das diretrizes de interveno. A rea de Uso Regional caracterizada pela concentrao dos principais equipamentos institucionais e culturais da cidade. Seus limites vo alm do Bairro Centro Histrico, incorporando parte do Centro Administrativo, o Parque Harmonia e a Orla do Lago Guaba.

2. POTENCIALIZAO DA DIVERSIDADE DE ATIVIDADES


Esta diretriz um desdobramento da diretriz anterior, com enfoque mais especfico. Identifica as Zonas de Uso por predominncia de atividades e vocaes preferenciais, objetivando potencializar e fortalecer a identidade de cada uma delas:

30

ZONA DE COMRCIO E SERVIOS - TEMA-CHAVE: HUMANIZAO A Humanizao tem como objetivo principal qualicar
Artigos Odontolgicos Eletrodomsticos Couro e Calados Vesturio Cosmticos Eletrnicos e Informtica Centros Comerciais e Shoppings Livrarias e Sebos Aviamentos e Tecidos Artesanato ticas Antiqurios

o espao pblico, caracterizado por intensa circulao de pedestres, e reduzir o impacto ambiental. necessrio pensar e efetivar reas de permanncia (nas praas) para descanso, que oportunizem a percepo da qualidade do espao circundante. Com relao mobilidade, fundamental equacionar o acesso e o estacionamento do veculo particular, de carga e descarga, de abastecimento e de coleta de resduos dos estabelecimentos comerciais, agregando condicionantes que privilegiem o pedestre, aprimorando a circulao e garantindo Acessibilidade Universal.
Delourdes Bressiani | PMPA

A ateno com o espao privado, em relao manuteno, a instalao dos veculos de publicidade e o impacto das atividades implantadas nas edicaes, complementa a ambincia do espao pblico. Por outro lado, cabe ao poder pblico a scalizao e a represso das atividades ilegais e a implementao de um sistema de segurana diferenciado, visando ampliar a sensao de segurana, necessria e fundamental para criar um ambiente mais atrativo.

31

ZONA INSTITUCIONAL E CULTURAL - TEMA-CHAVE: DINAMIZAO A Dinamizao envolve, principalmente, a articulao e sistematizao das agendas dos eventos dos Equipamentos Culturais, criando entretenimento contnuo e de qualidade. Para potencializar esta proposta importante adequar e qualicar o espao pblico, criando uma rede entre as atividades culturais, de turismo e de lazer. ZONA RESIDENCIAL - TEMA-CHAVE: PRESERVAO A Preservao das caractersticas de conforto ambiental urbano, com baixos nveis de rudo e pouca circulao de veculos que mantm os moradores nesta rea, essencial para atrair novos moradores, fortalecendo e renovando atividades comerciais tpicas de bairro. Aprimorar a acessibilidade do pedestre, por transporte coletivo e particular, transpondo a barreira formada pela topograa acidentada e pela estrutura viria antiga do Centro Histrico, congurada por vias estreitas, de forma a permitir maior uidez na circulao interna, otimizar a implantao do mobilirio urbano e requalicar os passeios imprescindvel para potencializar a rea, por agregar conforto e atratividade.

Teatros Museus Cinemas Bibliotecas Centros Cultuais Cultuais Centros Centros Cultuais Propriedades Pblicas

0% de 0% a 20% de 20% a 40% de 40% a 60% de 60% a 80% de 90 a 100%

Proporo entre a rea total construda residencial e comercial

32

3. CONCRETIZAO DE UM SISTEMA DE ESPAOS ABERTOS


1. Estao Rodoviria 2. Mercado Pblico 3. Praa da Alfndega 4. Usina do Gasmetro 5. Centro Administrativo 6. Praa da Matriz 7. Santa Casa / UFRGS

Muitos espaos do Centro Histrico, como praas, parques e

vias, so elementos orientadores no tecido urbano, destacandose por seus valores paisagsticos e simblicos. Atuar sobre o espao pblico, gerando uma identidade, cria um ambiente favorvel qualidade de vida dos moradores e dos usurios. Polos atratores geram eixos polarizadores de uxos entre si.

2
rea de uso regional

6
rea de uso local

Os deslocamentos naturais podem e devem ser potencializados atravs de projetos que estabeleam uma identidade prpria, facilmente identicvel pelos usurios, tendo como pressupostos a Acessibilidade Universal, o ordenamento e a qualicao do mobilirio urbano, da vegetao, dos passeios, das edicaes, dos veculos de divulgao, da sinalizao turstica, entre outros, promotores da ambincia urbana qualicada.

1. Centro Administrativo 2. Usina do Gasmetro 3 e 4. Cais Mau 5. Rodoviria / 4 Distrito 6. Santa Casa / UFRGS / Redeno
3

4 5

4. INTEGRAO DO TECIDO URBANO DO CENTRO HISTRICO COM AS REAS ADJACENTES


diretriz essencial para a revitalizao do Centro Histrico a implementao de conexes qualicadas entre os diferentes
Santa Casa UFRGS

Z2
2

Z1

tecidos das reas adjacentes, que possibilitem uma franca


6

Z3
Redeno

integrao entre eles, garantindo um efetivo deslocamento, tanto veicular quanto a p. A qualicao das conexes com o Centro Administrativo, a Usina do Gasmetro, o Cais Mau, o 4 Distrito e a Redeno so consideradas fundamentais.

Z2

Centro Administrativo

33

LINHAS ESPECFICAS DE ATUAO


1. USO E OCUPAO DO SOLO
Direcionamento e acompanhamento da ocupao do solo privado, tendo como balizadores a ambincia e a paisagem urbana pr-existente. Os objetivos so complementar e otimizar a estrutura urbana existente e adequar as novas edicaes paisagem urbana. LINHAS DE ATUAO A. Renovao e reconverso de uso de lotes e imveis subutilizados Projetos Especiais (operaes privadas): Efetivar o uso de lotes e imveis subutilizados da rea central implica na utilizao de projetos especiais de transformao urbanstica, com diretrizes de uso e ocupao do solo diferenciadas. necessrio buscar instrumentos de incentivo a novas edicaes e reciclagem de uso, potencializando as atividades identicadas em cada Zona. Considerando a disponibilidade de reas e oportunidades de projeto, foram identicadas quatro reas com potencial de renovao. Os critrios adotados foram o potencial construtivo disponvel em terrenos e imveis de at trs pavimentos, contguos uns aos outros, a ocupao e o estado de conservao dos imveis (semi-ocupado, desocupado ou com estacionamentos provisrios):

Z1 Z2 Z3 A

rea Comercial rea Institucional e Cultural rea Residencial reas Institucionais reas de Reciclagem Projeto Cais Mau

1A

2A

Z2

Z1

Santa Casa UFRGS

Z3

3A
Z2
Centro Administrativo

Redeno

34

Revitalizao do Cais Mau Armazns e docas - Considerado elemento-chave na reabilitao da rea central, este projeto tem o perl para ser o deagrador de uma srie de movimentos, pois o seu carter multidisciplinar interfere em quase todas as reas temticas afetas ao Centro Histrico. embasado pela sustentabilidade econmica, social e ambiental e deve gerar um incremento da atividade turstica no Centro Histrico, valorizao imobiliria e incremento de novos polos de lazer, com possvel expanso do uso residencial, comercial e de servios. Z1-A - Oportunidade de substituio das edicaes provisrias, priorizando a atividade comercial e de servios especializados: rea com concentrao de terrenos no edicados utilizados como estacionamentos provisrios, imveis subutilizados e em estado de conservao ruim. Sua valorizao e renovao est diretamente ligada efetivao do Projeto Cais Mau, devendo estabelecer uma conexo franca e eciente, alm de uma integrao funcional. Z2-A - Oportunidade de complementao do tecido urbano com novas edicaes nos lotes no edicados ou com edicaes provisrias, potencializando as atividades de lazer, cultura, turismo e suas atividades complementares (hotis, restaurantes, etc.): rea com concentrao de imveis subutilizados e terrenos no edicados utilizados como estacionamento. Sua valorizao e renovao, assim como na Z1-A, est diretamente ligada efetivao do Projeto Cais Mau, devendo estabelecer uma conexo franca e eciente, alm de uma integrao funcional. Z3-A - Oportunidade de reurbanizao com reciclagem de uso. rea de renovao, com estmulo ao uso residencial, predominante na Zona Z3, a partir do parcelamento do solo e abertura ou extenso de vias, visando a complementao viria do Centro Histrico e uma ligao mais franca com a Orla e o Parque Harmonia. Para efetivar esta reurbanizao necessrio articular, atravs de operaes urbanas, uma realocao das instituies e o aproveitamento econmico dos lotes.

35

B. Renovao e reciclagem de uso de lotes e edicaes subutilizadas e preservao do Patrimnio Cultural Edicado Incentivar aes que efetivem a preservao com sustentabilidade econmica, agregando o carter cultural s atividades econmicas, atravs de programas de incentivos por agrupamentos de atividades, de divulgao e associativismo, entre outros, gerando uma mudana no olhar sobre o Patrimnio Cultural. Outro aspecto a ser considerado, no que tange ao Patrimnio Cultural, a proposio de regras de uso e ocupao do solo adequadas s reas de Interesse Cultural AICs, sendo fundamental uma avaliao detalhada frente s diretrizes gerais do Plano de Reabilitao da rea Central.

No edificado Em obras Estacionamentos Imveis semiocupados Imveis desocupados

Bens Tombados Stio Histrico Tombado - IPHAN Inventariados de estruturao Estacionamentos Inventariados de Compatibilizao

Imveis Subutilizados

Patrimnio Cultural

36

2. ESPAOS ABERTOS
Articulao e fortalecimento da rede de espaos referenciais, compostos por reas (praas) e conexes urbanas (vias), qualicando as estruturas de apoio tais como a infraestrutura aparente, os passeios, o mobilirio urbano e os veculos de publicidade que compem o espao visual urbano. Os objetivos so incrementar os potenciais culturais e ambientais, distinguir conexes referenciais no tecido urbano e potencializar as reas verdes (lazer-recreao).
1. Parque Harmonia 2. Praa Jlio Mesquita 3. Praa Brigadeiro Sampaio 4. Praa Alto da Bronze (General Osrio) 5. Praa Gregrio de Nadal 6. Praa da Matriz (Marechal Deodoro da Fonseca) 26 7. Praa da Famlia Imigrante 8. Praa Alfndega 6. 8. Praa Matriz da Alfndega 9. Praa AorianosMatriz 9. Praa Aorianos 6. 9. Praa Aorianos da 10. Praa General Braga Pinheiro 11. Praa General Daltro Filho 12. Praa XV de Novembro 13. Praa Montevideo 14. Praa Revoluo Farroupilha 15. Praa Marquesa de Sevign 16. Praa Salvador Allende 17. Praa Raul Pilla 18. Praa Conde de Porto Alegre 25 19. Praa Campos Sales 20. Praa Otvio Rocha 21. Largo Archimedes Fortini 22. Praa Argentina 23. Praa Dom Feliciano 24. Praa Osvaldo Cruz 25. Redeno (Parque Farroupilha) 26. Largo Edgar Koetz

Percursos Temticos Conexes Referenciais nvel 1 Conexes Referenciais nvel 2 Ingresso significativo s Ingresso significativo Ingresso significativo Acessos significativos reas de reformulao paisagstica
14 13 12
ed eS ete mb ro

li

e od

Ca

sti

lho

24 20

8 7

Andradas

23

Set

3 4
ue Duq de C axia s

19 18 22 6 5 11 9 15 17 21

16

10

37

LINHAS DE ATUAO A. Potencializao paisagstica das conexes referenciais do tecido urbano e dos ingressos signicativos ao Centro Histrico; Criar uma identidade prpria entre as conexes referenciais, facilmente identicvel pelos usurios, com Acessibilidade Universal, ordenando e qualicando o mobilirio urbano, a vegetao (utilizar critrios paisagsticos e normativos para plantio e manejo), os passeios (conferir unidade, restaurar e manter), as edicaes, os veculos de divulgao, a sinalizao orientadora e turstica, entre outros, de forma a promover e fortalecer a imagem e o Patrimnio Cultural do Centro Histrico atravs da ambincia urbana. Foram identicados cinco pontos de ingresso signicativos que devero, atravs de projetos de recongurao dos espaos, caracterizar uma no tecido urbano: 1. Avenida Castelo Branco, Complexo Virio da Estao Rodoviria e Largo Edgar Koetz; 2. Avenida Independncia e Praa Dom Feliciano; 3. Avenida Joo Pessoa praas Argentina, Raul Pilla, Conde de Porto Alegre (antiga Praa do Porto) e Campos Sales; 4. Avenida Borges de Medeiros, praas dos Aorianos e General Braga Pinheiro; 5. 1 Perimetral, praas Jlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio e entorno da Usina do Gasmetro.
Delourdes Bressiani | PMPA

marcao do ingresso e um ambiente diferenciado

38

B. Potencializao paisagstica de percursos temticos Incentivo e consolidao de novos ou antigos agrupamentos de atividades culturais, de comrcio e servios no Centro Histrico, atravs da identicao de caractersticas diferenciadas e nicas, da qualidade dos produtos e da promoo e fortalecimento da imagem atravs de marketing associado transformao do ambiente. Como exemplos de percursos especcos esto o Corredor Cultural (Rua dos Andradas e Rua Sete de Setembro) e Caminho dos Antiqurios (Rua Marechal Floriano e praas Daltro Filho e Marquesa do Sevign). C. Urbanizao e restaurao das reas verdes A distribuio das praas no Centro Histrico no homognea. Existem ncleos com caractersticas espaciais, tipos de usurios e atividades anlogas que reetem as etapas da evoluo urbana de Porto Alegre e que devem ser considerados. O aspecto mais oneroso da manuteno a compensao do desgaste dos elementos construdos e naturais das praas e parques, ocasionado pelo uso intenso, caracterstico da rea central. O mobilirio urbano deve ser pensado como um sistema, capaz de criar uma linguagem homognea e de baixo impacto na paisagem. Orientar o manejo da vegetao existente e a introduo de novas espcies vegetais dentro de critrios tcnicos e paisagsticos, em concordncia e harmonia com os demais elementos integrantes dos espaos, propicia melhores condies de salubridade, segurana e uso dos espaos abertos. A urbanizao do complexo virio da Estao Rodoviria e Largo Edgar Koetz, associada a um projeto virio de transposio da Avenida Conceio, dever implementar um novo espao de uso pblico, capaz de proporcionar maior integrao entre o Centro Histrico e o 4 Distrito. A possibilidade de implementao de um Complexo de lazer, cultura e turismo com caracterstica de uso local e regional, atravs da integrao das praas Brigadeiro Sampaio, Jlio Mesquita e entorno da Usina do Gasmetro, reforada pelo Projeto Cais Mau.

39

3. MOBILIDADE
estruturas que viabilizam estas funes, tais como centros de transbordo, malha viria e estacionamentos. Os objetivos so reduzir o impacto de veculos na rea central, melhorar a acessibilidade veicular e dos pedestres, reduzindo a poluio ambiental. LINHA DE ATUAO A. Otimizao do transporte coletivo de massa e reduo do nmero de terminais de transbordo Desenvolver uma soluo de transporte de massa que contemple as demandas do Transporte Coletivo da cidade sem afetar, de forma negativa, a ambincia do Centro Histrico. Neste sentido, projetos como a Linha 2 do Metr e o Projeto Portais da Cidade devem se articular com o Plano de Diretrizes. Com estes dois projetos ser possvel reduzir a quantidade de transbordos no Centro Histrico tendo, como conseqncia direta, a possibilidade da liberao dos espaos pblicos ocupados com terminais de embarque e desembarque de passageiros. Ser necessrio reurbanizar e qualicar essas vias visando melhoria ambiental, atravs do alargamento de passeios, recongurao do mobilirio urbano e adequao Acessibilidade Universal, aps a retirada dos terminais. Os dois exemplos mais ilustrativos desta situao so as avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros.
Delourdes Bressiani | PMPA

Estruturao e otimizao da circulao, do transporte e das

40

B. Complementao das conexes com as reas adjacentes:


Delourdes Bressiani | PMPA

transposio da 1 Perimetral e demais barreiras Efetivar o anel perimetral do Sistema Virio Principal e as estruturas qualicadoras da transio entre a cidade e o Centro Histrico, junto Estao Rodoviria, Usina do Gasmetro, Santa Casa/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ao Cais Mau. A integrao da borda sul do Centro Histrico com o Centro Administrativo, a Orla e o Parque Harmonia, ser efetivada atravs da abertura e da complementao de vias, viabilizada pelo desmembramento dos quarteires do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Fundao de Cincia e Tecnologia (CIENTEC) e adjacncias. C. Implementao do Plano de Estacionamentos Pblicos e Privados As alternativas de estacionamento pblico necessitam complementao para absorver a demanda do Centro Histrico. Uma poltica de estacionamentos deve ser capaz de minimizar os conitos gerados pela maioria dos estacionamentos privados, instalados em terrenos baldios, em imveis subutilizados ou deteriorados, que contribuem para a degradao do espao urbano. A ocupao subterrnea do espao pblico a forma preferencial para instalao destes equipamentos, especialmente junto s reas de uso mais intenso, tais como a Estao Rodoviria, a Usina do Gasmetro e o Mercado Pblico.

Delourdes Bressiani | PMPA

41

D. Implementao de Plano de Carga e Descarga e


Delourdes Bressiani | PMPA

Coleta de Lixo Zonas Z1 e Z2; Para viabilizar e fortalecer as atividades comerciais, de servios, culturais e institucionais necessrio organizar um sistema de carga e descarga prevendo locais, normas e horrios diferenciados para estes servios de apoio. E. Estruturao da microacessibilidade A concentrao e a proximidade das diversas atividades estimulam o deslocamento a p. Incentivar e privilegiar este modal de deslocamento garante a vitalidade do comrcio, atraindo maior diversidade de atividades para o Centro Histrico. necessrio manter e renovar os passeios e os espaos de circulao em geral, adequlos legislao de acessibilidade de implantao do mobilirio urbano assim como a abertura de vias para trfego controlado de veculos particulares, especialmente noite. imprescindvel ofertar transporte coletivo que atenda as demandas especcas do morador do Centro Histrico e dos usurios em geral, com linhas circulares atendidas por veculos de porte compatvel, rotas otimizadas, articuladas a um Sistema de Transporte de Massa, que garantam periodicidade e conectividade a todos os pontos da rea central.

42

MAPA SNTESE DO PLANO CONCEITUAL


reas de reciclagem reas de reformulao paisagstica Conexes referenciais Vias com restrio veicular preferncia ao pedestre Eixo de Transporte Coletivo Estaes do Trensurb e Metr Estao Metropolitana e Intermunicipal Transposio da 1 Perimetral rea do Projeto Cais Mau rea de Uso Local rea de Uso Regional

Santa Casa UFRGS

Redeno

Centro Administrativo Parque Harmonia

43

PLANOOPERACIONAL

Delourdes Bressiani | PMPA

Plano Operacional visa organizar as aes necessrias para reabilitao do Centro Histrico, tanto as novas quanto as j existentes, a partir de uma Viso Estratgica. A estrutura operacional do Plano Estratgico, em relao a sua estrutura conceitual, tem um nvel expressivo de exibilidade e mutabilidade. Por esta razo, o conjunto de Macroaes apresentado poder sofrer reformulaes que devero, no entanto, respeitar as Diretrizes Estratgicas denidas.

MACROAO 1 - CONSCIENTIZAO E DIVULGAO DOS VALORES CULTURAIS


Um dos fatores que fragilizam o Patrimnio Cultural a falta de conscincia sobre seu valor como elemento constitutivo da memria de uma sociedade. A conscientizao ambiental e patrimonial estabelece bases sociais para uma nova relao, uma nova forma de perceber o Centro Histrico, com o reconhecimento dos seus valores histrico culturais. FINALIDADE Conscientizar, sensibilizar e difundir a importncia do cuidado; Divulgar os diversos atrativos e as melhorias no setor; Envolver a participao cidad como elemento fundamental para a formulao das aes. AES Viva o Centro a P - Caminhadas guiadas, orientadas por prossionais das reas de histria, arquitetura e artes que narram a histria de edicaes e espaos pblicos; Site do Viva o Centro - Instrumento de informao e promoo das atividades, do Patrimnio Cultural e das aes do Projeto. Patrimnio Cultural, incentivando sua valorizao e

46

Acervo Viva o Centro

Acervo Viva o Centro

MACROAES

MACROAO 2 - INTEGRAO SOCIAL E SEGURANA PBLICA


A diversidade, caracterstica tpica do Centro Histrico, marcada pela presena de diferentes grupos sociais, remetendo para a necessidade de um ambiente socialmente heterogneo e economicamente dinmico. Atuar na integrao econmica e social e nos mecanismos de controle da segurana pbica fundamental para garantir a permanncia e o convvio de todos. FINALIDADE Dar suporte a um sistema integrado de segurana eciente e regular, buscando parcerias institucionais junto sociedade civil e entidades comerciais; Monitorar e divulgar as condies de segurana no Centro Histrico e desmisticar a imagem de insegurana absorvida pelo pblico usurio; Promover a abordagem integrada e sistemtica aos moradores de rua com a manuteno e fortalecimento do processo de incluso social; Reprimir atividades irregulares e informais no espao pblico e privado atravs de uma fiscalizao sistemtica e eficiente.

MACROAO 3 - MANUTENO E CONSERVAO DO ESPAO PBLICO


imprescindvel garantir que o espao pblico e o Patrimnio edicado sejam qualicados, mantidos e utilizados adequadamente. Atuar sobre o espao pblico, promovendo aes diferenciadas de manuteno e conservao, para criar um ambiente favorvel qualidade de vida dos moradores e dos usurios e motivar a iniciativa privada a executar melhorias, tanto no espao pblico quanto no privado urbano. FINALIDADE Ecientizar, modernizar e intensicar os servios de manuteno e limpeza; Otimizar a conservao e manuteno dos passeios e dos elementos implantados sobre ele.

47

MACROAO 4 - QUALIFICAO DO AMBIENTE URBANO


Por envolver as atividades econmicas e sociais, o ambiente urbano assume um papel relevante para seu desenvolvimento e crescimento, devendo ser qualicado, valorizado e conservado. Este cuidado deve abranger, tambm, as edicaes, atravs de intervenes adequadas que evitem o processo de deteriorao e desvalorizao dos bens patrimoniais. FINALIDADE Melhorar a qualidade paisagstica e ambiental do espao urbano, ampliar a oferta de espaos verdes pblicos e disciplinar, regulamentar e manter o mobilirio urbano e a infraestrutura aparente; Qualicar as edicaes em sua relao com o ambiente urbano, combater a poluio visual e promover a restaurao das edicaes; Promover, intermediar e participar de aes concertadas para a preservao e recuperao de monumentos e lugares signicativos. AES Executadas: recuperao das praas Conde de Porto Alegre, Revoluo Farroupilha e Alto da Bronze. Previstas: recuperao das praas da Alfndega, da Matriz e XV de Novembro e regulao dos veculos de publicidade.
Cristine Rochol | PMPA Ricardo Stricher | PMPA

48

MACROAO 5 - PROMOO ECONMICA


Ivo Gonalves | PMPA

A existncia de animao urbana consolida e fortalece a reabilitao do Centro Histrico, bairro da diversidade econmica e social. A promoo de atividades comerciais, residenciais e de servios, com foco no turismo e na cultura, garante uma utilizao plena, tanto nas edicaes quanto nos espaos pblicos e evita o empobrecimento, a degradao e a perda de valor da rea central. FINALIDADE Promover a valorizao das atividades existentes no Centro Histrico, fortalecendo polos de comrcio e servios diferenciados e exclusivos;

Delourdes Bressiani | PMPA

Articular e implementar novas iniciativas de carter cultural, atravs do apoio e captao de eventos culturais e da criao de novos espaos de cultura e lazer; Promover o turismo atravs da sinalizao turstica, de roteiros especialmente elaborados e da divulgao dos eventos; Buscar instrumentos de incentivo atividade residencial atravs da reciclagem e ocupao de imveis subutilizados. AES Caminho dos Antiqurios - feira de antiguidades; Cinemateca Cine Capitlio.

49

Preservar e valorizar o Patrimnio construdo, incentivando atividades associadas aos bens de interesse cultural, permitindo usos e intervenes adequadas que evitem os processos de deteriorao. Determinadas zonas concentram imveis subutilizados e degradados, indicando a necessidade de projetos especiais de transformao urbanstica, com diretrizes de uso e ocupao do solo diferenciadas. FINALIDADE Dar suporte ao desenvolvimento de projetos e aes de reconverso de imveis e reas degradadas e subutilizadas. AES Executadas: restaurao de imveis pblicos e privados Projeto Monumenta Margs, Memorial do Rio Grande do Sul, Palcio Piratini, Clube do Comrcio, sobrados da Rua dos Andradas, entre outras. Previstas: revitalizao do Cais Mau, restaurao do Cine Imperial, das praas da Matriz, XV de Novembro e da Alfndega, entre outras.

50

Ricardo Andr Frantz

Dris Maria Saraiva de Oliveira | PMPA

MACROAO 6 - REVITALIZAO DE REAS E IMVEIS SUBUTILIZADOS OU DEGRADADOS

MACROAO 7 - OTIMIZAO DO TRANSPORTE E CIRCULAO


O Centro Histrico a regio da cidade com a maior acessibilidade por transporte coletivo. No entanto, a operacionalizao deste sistema cria uma quantidade excessiva de terminais de embarque e desembarque, gerando poluio ambiental e conitos de microacessibilidade. A circulao viria contingenciada e a carncia de estacionamento dicultam o deslocamento do veculo particular e o acesso a locais signicativos, gerando uma diminuio expressiva do uso noturno. FINALIDADE Reduzir o impacto do transporte coletivo no ambiente urbano; Melhorar as condies de embarque e desembarque dos usurios; Complementar a estrutura viria, provendo maior uidez no ingresso ao Centro Histrico; Dar suporte implementao de estacionamentos pblicos e privados. AES Executadas: abertura dos cruzamentos da Rua Doutor Flores com Av. Salgado Filho e Rua Demtrio Ribeiro com Av. Borges de Medeiros, prolongamento da Av. Borges de Medeiros junto praa Revoluo Farroupilha. Previstas: Portais da Cidade, Metr - Linha 2, reurbanizao das ruas Marechal Floriano e Jos Montaury.

MACROAO 8 - IMPLEMENTAO E MONITORAMENTO DE AES


A forma de gesto esperada aponta para o estabelecimento de uma Unidade Executora do Projeto Viva o Centro, que permita estabelecer mecanismos de comunicao mais abertos e diretos entre os diversos atores envolvidos. Deve ser integrada ao processo de planejamento e modalidades da administrao do Municpio. FINALIDADE Monitorar e gerenciar a implementao de aes na rea central; Coordenar e articular tarefas, com os rgos da administrao pblica, as empresas, as associaes civis e a populao. OBSERVAO: as aes e projetos relacionados so ilustrativos e contribuem para a efetivao das macroaes.

51

PLANODEGERENCIAMENTO

Ricardo Giusti | PMPA

modelo de gesto proposto tem, como principal desao, assegurar a continuidade do Plano de Reabilitao do Centro Histrico ao longo do tempo, fortemente ameaada pela alternncia de polticas pblicas decorrentes das trocas de governo. Outra questo chave a necessidade de contemplar, nos programas do governo, as demandas peculiares de um territrio que interage continuamente com seu entorno em nvel municipal, metropolitano, estadual e nacional.

Esta realidade exige uma reexo estratgica especca do territrio para que os resultados desejados estejam plenamente integrados ao modelo de gesto adotado pelo governo em exerccio, garantindo que as aes previstas no Plano Estratgico do Centro Histrico estejam contempladas nos planos estratgicos do governo atual e no oramento anual e plurianual. Sendo assim, existem dois ciclos de planejamento em nveis distintos e perfeitamente integrados e sincronizados. Os resultados da reexo estratgica do Centro Histrico devem inuenciar a reexo estratgica do governo em exerccio em relao totalidade do municpio. O modelo de gesto da Prefeitura adota como premissas: O conceito de participao cidad (Governana Solidria Local); A estruturao da organizao por eixos de atuao (Viso Sistmica); A contnua avaliao de resultados. O modelo gerenciado pelo Portal de Gesto e sustentado por diferentes ferramentas como Mapa Estratgico (Gesto da Estratgia), Programas de Governo - PPA (execuo da estratgia) e Gesto de Processos. Para a execuo das estratgias, foram denidos 12 Programas de Governo.

Viso Sistmica do Governo

54

A proposta cria uma Estrutura Bsica, inserindo o Plano de Reabilitao da rea Central no Programa Cidade Integrada, que tem como objetivos promover a preservao e conscientizao ambiental, a urbanizao e manuteno dos espaos pblicos, garantindo e otimizando a mobilidade urbana, e proporcionar as intervenes necessrias para manter o Patrimnio Cultural da cidade.

Estrutura Bsica Programa Cidade Integrada


GERENTE DO PROGRAMA

Projeto Especial Viva o Centro


COORDENADOR DO PROJETO

Macroaes do Eixo Social LDER Grupo de Trabalho

Macroaes do Eixo Ambiental LDER Grupo de Trabalho

Macroaes do Eixo Econmico LDER Grupo de Trabalho

Macroaes do Eixo Gesto LDER Grupo de Trabalho

55

O organograma funcional do Municpio dever enfrentar a necessidade de criar uma rotina de coordenao e articulao de tarefas com os organismos da administrao pblica, com os setores da iniciativa privada, associaes civis e a populao local, indispensvel para a concretizao das aes. Para a formulao da estratgia, devem ser levados em considerao os resultados dos diagnsticos tcnicos, das avaliaes da percepo da sociedade, a misso, a viso, os cenrios e as hipteses relativos ao Centro Histrico, previamente denidos. fundamental o acompanhamento peridico e a anlise crtica do andamento dos projetos estratgicos. Quando forem identicados desvios em relao aos resultados planejados, devem ser propostas correes. Na anlise crtica da estratgia, sero consideradas a implementao e eccia das macroaes e aes, a validade das hipteses e os indicadores estratgicos. As alteraes na estratgia devem ser baseadas em resultados das anlises crticas anteriores. Quaisquer alteraes nas macroaes ou nas aes devem ser submetidas a anlises de viabilidade, previamente a sua aceitao. Alm disso, mudanas signicativas de cenrios e hipteses devem conduzir a um novo ciclo de reexo estratgica.

Estruturao do Grupo de Trabalho

Diagnstico de Suficincia

Planejamento da Implementao

Execuo

Acompanhamento

Outro fator importante a comunicao, visando obter o comprometimento da sociedade com as estratgias e aes relativas reabilitao do Centro Histrico, assegurando sua implementao e continuidade. Desta forma, teremos um frum especco para a formulao e o gerenciamento das estratgias para reabilitao do Centro Histrico, integrado ao Modelo de Gesto, que se articula diretamente com os Ncleos de Polticas e Comits de Gerenciamento de Programas para a formulao e o gerenciamento das estratgias do governo em exerccio.

56

PUBLICAO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Apoio: MINISTRIO DAS CIDADES - PROGRAMA REABILITAO DE REAS URBANAS CENTRAIS Planejamento Grfico e Finalizao: Capella Design - www.capelladesign.com.br Fotografias: Banco de Imagens da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Acervo Viva o Centro e Acervo do Museu Joaquim Jos Felizardo / Fototeca Sioma Breitman Reviso: Agnese Schifino e Delourdes Bressiani Tiragem: 300 exemplares Impresso: Grfica Pallotti

Potrebbero piacerti anche