Sei sulla pagina 1di 27

MANUAL DE INSTALAO DO

SQL SERVER 2008 R2

Introduo ..................................................................................................................................... 3 Pr-requisitos para o SQL Server 2008 R2 ..................................................................................... 3 Instalar o SQL Server 2008 R2 ....................................................................................................... 3 ndice de Imagens ....................................................................................................................... 26 Webgrafia .................................................................................................................................... 26

Microsoft SQL Server 2008 R2 Release to Manufacturing (RTM) foi lanado em Abril de 2010. Existem diferentes verses do SQL Server 2008 R2 disponveis, tais como Datacenter Edition, Parallel Data Warehouse Edition, Enterprise Edition, Standard Edition, Web Edition, Edio Workgroup, Developer Edition, SQL Azure, Compact Edition e Express Edition. Voc pode fazer o download da verso trial do SQL Server 2008 R2 a partir do website da Mocrosoft. Neste artigo iremos dar uma olhada em como instalar o SQL Server 2008 R2 num servidor Windows Server 2008 R2. No entanto, as medidas mencionadas neste artigo podem ser seguidas durante a instalao do SQL Server 2008 R2 no Windows Server 2008.

O Microsoft SQL Server 2008 R2 requer o Windows Installer 4.5 e o .Net Framework 3.5 Service Pack 1 para ser instalado no servidor. Poder fazer o download do Windows Installer 4 e pode fazer o download do Microsoft .NET Framework 3.5 Service Pack 1. Depois de ter instalado os pr-requisitos pode ser solicitado para reiniciar o sistema operacional.

1. O Database Administrator deve fazer logon no servidor com privilgios administrativos e, em seguida, clique direito do rato no ficheiro Setup.exe e escolher opo Run As Administrator da lista, conforme mostrado na imagem.

2. Como pr-requisito a instalao do SQL Server 2008 R2 ir exigir Microsoft. Net Framework 3.5 SP1 e da verso mais recente do Windows Installer 4.5 para ser instalado. Voc pode instalar o mesmo clicando no boto OK.

3. No Windows Update Standalone Installer popup clique o boto OK para instalar o Windows Installer 4.5.

4. Assim que o Windows Installer 4.5 instalado com xito, a instalao pode pedir-lhe para reiniciar o servidor. Uma vez o servidor estando a funcionar aps o reincio, executar mais uma vez o ficheiro Setup.exe. Esta configurao ir perguntar-lhe para instalar .Net Framework 3.5 SP1 se no estiver instalado no servidor. Aps a instalao do .Net Framework foi concluda com xito, a instalao do SQL Server Center vai abrir como mostra a imagem abaixo. Voc necessita para navegar at ao separador Options, como mostrado na imagem abaixo para escolher o processador adequado para especificar o tipo de arquitectura do SQL Server 2008 R2 para ser instalado.

5. Em SQL Server Installation Centers Installation Screen voc precisa para escolher New Installation ou adicionar recursos a uma opo de instalao existentes, destaque para instalar uma instncia autnoma do SQL Server 2008 R2.

6. Ele vai abrir a janela de Setup Support Rules que ir identificar os problemas que podem ocorrer quando instalar os ficheiros de suporte do SQL Server. Dever corrigir as falhas se houver alguma antes da instalao pode continuar. Se no houver problemas identificados, em seguida, clique em OK para continuar com a instalao.

7. Na janela de Product Key pode optar por instalar o SQL Server 2008 R2 como uma edio de avaliao ou ento poder inserir a chave do produto para instalar a verso especfica para a Key. Se voc est a instalar a edio de avaliao, ento voc pode actualizar para outra edio com o Edition Upgrade Wizard. Tal como no SQL Server 2008, o SQL Server 2008 R2 mesmo tambm tem uma nica instalao para todas as edies do SQL Server 2008 R2. Depois de ter introduzido a chave do produto ou escolher a edio gratuita (Avaliao), em seguida, clique em Avanar para continuar com a instalao.

8. Na janela de Termos de Licena, poder ir atravs do contrato de licena e, em seguida, seleccione as caixas de seleco na parte inferior da janela para aceitar os termos e condies da licena e clique em Avanar para continuar com a instalao.

9. Na janela de configurao Setup Support Rules ir identificar problemas que podem ocorrer quando voc instala os arquivos de suporte da instalao do SQL Server. No caso, se em seguida algum problema for identificado, precisar de corrigir o mesmo antes de continuar com a instalao. Se quer evitar erro do Windows Firewall, ento voc pode desabilitar o firewall do Windows antes da instalao e habilitar o mesmo quando a instalao estiver completa.

10. Na janela de Setup Role que voc pode clicar na opo do SQL Server Feature Installation para seleccionar individualmente que apresentam componentes a serem instalados ou pode clicar em um dos papis principais para instalar uma configurao especfica.

10

As diferentes escolhas disponveis nesta janela so: -

SQL Server Feature Installation: - Instale o SQL Server Database Engine Services, Analysis Services, Reporting Services, Integration Services e outros recursos.

SQL Server PowerPivot for SharePoint: - Instalar PowerPivot para SharePoint em um novo ou existente do SharePoint Server 2010 para suportar o acesso do PowerPivot a dados no farm. Para usar a opo New Server, o SharePoint deve ser instalado mas no configurado.

All Features With Defaults: - Instale todos os recursos utilizando valores padro para as contas de servios.

Na imagem acima, ser necessrio escolher a opo SQL Server Feature Installation e clique em Avanar para continuar com a instalao.

11. Na janela de seleco de recursos que voc precisa escolher as caractersticas que voc deseja instalar.

11

Os diferentes componentes que esto disponveis para a instalao do SQL Server 2008 R2 so:

Database Engine Services: - Inclui o Database Engine, o servio principal para armazenamento, processamento e segurana de dados. O Database Engine fornece o acesso controlado e processamento de transaces rpidas e tambm fornece suporte avanado para sustentar a alta disponibilidade. O Database Engine tambm fornece suporte para o ponto de controle de utilidade no utilitrio do SQL Server. S Database Engine Services e Analysis Services podem ser agrupados.

SQL Server Replication: - A replicao um conjunto de tecnologias para copiar e distribuir dados e objectos de banco de dados de um banco para outro e, em seguida, a sincronizao entre bancos de dados para manter a consistncia. Usando a replicao, possvel distribuir dados para diferentes locais e para utilizadores remotos e mveis atravs de redes locais e de longa distncia, conexes dial-up, conexes sem fio e Internet. O SQL Server fornece um sistema poderoso e flexvel para sincronizar dados na sua empresa. Full Text Search: - Inclui o mecanismo Full-Text Search, para pesquisa de texto rpido sobre o contedo armazenado no SQL Server.

Analysis Services: - Inclui Analysis Services e as ferramentas utilizadas para suportar o processamento analtico online (OLAP) e data mining. S Database Engine Services e Analysis Services podem ser agrupados.

Reporting Services:: - Inclui o Reporting Services, uma aplicao baseada em servidor para criar, gerir e entregar relatrios em papel e formatos Webbased interactivos. O Reporting Services no pode ser agrupado.

Integration Services: - Inclui o designer, o runtime e utilitrios que permitem o Integration Services movimentar, integrar e transformar dados entre repositrios de dados.

12

Shared Features: - Algumas caractersticas comuns so partilhadas entre todas as verses do SQL Server num computador. Recursos partilhados para um grande lanamento so usados apenas por vrias instncias da mesma verso do SQL Server; outros recursos so partilhados apenas entre instncias verso secundria.

Redistributable Features: - recursos do SQL Server redistribudos e partilhados so instalados quando necessrio: Error and Usage Reporting, o SQL Server Native Client, o MSXML verso 6.0, SQL Server Compact Workbench, o SQL Server Compact Runtime, o Sync Services para ADO.NET e SQL Server Browser.

13

12. Na janela Installation Rules a configurao apresenta as regras a executar para determinar se o processo de instalao ser bloqueado. Clique em Avanar para continuar com a instalao.

Imagem 12 - Instalation Rules

13. Na janela Instance Configuration necessrio especificar o nome e o ID da instncia para a instncia do SQL Server. Clique em Avanar para continuar com a instalao.

14

14. Na janela de Disk Space Requirements ser capaz de ver a quantidade de espao em disco que necessrio para a instalao do SQL Server 2008 R2. Clique em Avanar para continuar com a instalao.

15. Na janela de Server Configuration poder especificar a Service Account e a Collation. No separador Service Accounts, necessrio

15

especificar a conta de servio sob o qual o SQL Server Services deve ser executado. Aqui voc tambm pode especificar o tipo de inicializao (Startup Type) para cada um dos servios do SQL Server.

No separador Collations, poder especificar o collation para o Database Engine e o Analysis Services, ou ento poder deixar os valores padro conforme o sistema operacional. Clique em Avanar para continuar com a instalao.

16

16. Na janela de Database Engine Configuration, voc pode especificar o modo de autenticao e administradores para o Database Engine, directrios de dados (Data Directories) e FILESTREAM.

No Account Provisioning Tab voc pode especificar o modo de autenticao. sempre uma boa prtica para escolher o modo misto (SQL Server e Windows Authentication). Voc pode especificar a palavra-chave para a conta do administrador do sistema do SQL Server (SA) e tambm adicionar administradores Specify SQL Server, como mostra a imagem abaixo.

17

No separador Data Directories (Directrios de dados), poder especificar o caminho de onde os dados do utilizador da base de dados e o arquivo de log devem ser armazenados. Tambm poder especificar o caminho onde os dados TempDB e arquivo de log devem ser armazenados. sempre uma boa prtica para armazenar dados TempDB e arquivo de log em discos diferentes para melhorar o desempenho. Nesta janela tambm poder especificar o directrio de cpia de segurana da base de dados como mostrado na imagem abaixo.

18

Na guia FILESTREAM, voc pode configurar o recurso FILESTREAM do SQL Server 2008 R2. Existem basicamente trs opes diferentes de configurao FILESTREAM tais como: Habilitar FILESTREAM para acesso Transact-SQL Habilitar FILESTREAM para arquivo de acesso streaming I / O; aqui voc pode especificar o nome da pasta partilhada do Windows Permitir que clientes remotos tenham acesso streaming a dados FILESTREAM.

19

17. Na janela Analysis Services Configuration, poder especificar administradores dos servios de anlise e directrios de dados. No separador Account Provisioning pode especificar quais utilizadores tm permisses administrativas para o Analysis Services.

20

No separador Data Directories, poder especificar o Data Directory (directrio de dados), Log File Directory (directrio de arquivos de log), o Temp Directory (directrio Temp) e Backup Directory (directrio de backup) para servios de anlise. Clique em Avanar para continuar com a instalao.

18. Na janela de Reporting Services Configuration, existem trs opes diferentes disponveis para especificar o relato do modo de configurao dos servios.

Install the native mode default configuration: - a Instalao ir instalar o servidor de relatrio e configur-lo no modo nativo para usar os valores padro. O servidor de relatrio til, logo que a instalao seja concluda.

Install the SharePoint integrated mode default configuration: - A instalao ir criar a base de dados do servidor de relatrio no modo integrado do SharePoint e configurar o servidor de relatrio para usar os valores padro. No entanto, as operaes integradas no sero suportadas at uma instalao mnima de um produto ou tecnologia do SharePoint ser implantado no computador do servidor de relatrio. O Reporting Services Add-in para

21

Tecnologias SharePoint instalado e configurado na instncia do produto ou tecnologia do SharePoint que usar.

Install, but do not configure the report server:: - Instalao ir instalar, mas no configurar o software de servidor de relatrio. Aps a instalao estiver concluda, voc pode usar a ferramenta Reporting Services Configuration para configurar as opes que so necessrias para executar o servidor de relatrio.

19. Na janela de Error Reporting voc pode seleccionar a opo para enviar automaticamente os logs para a Microsoft para melhorar as verses futuras. Clique em Avanar para continuar com a instalao.

22

20. Na janela de Installation Configuration Rules da instalao ir executar as regras para determinar se o processo de instalao ser bloqueado. No caso, se houver algum problema encontrado, ento voc precisa para corrigir o mesmo antes de continuar com a instalao.

23

21. Na janela Ready to Install poder rever rapidamente as caractersticas que voc seleccionou at agora para a instalao e clique no boto Install para iniciar a instalao do SQL Server 2008 R2.

22. Na janela de Installation Progress, voc pode monitorar o progresso da instalao do SQL Server 2008 R2. Clique em Avanar para ver o Installation Summary (resumo da instalao).

24

23. Na janela Complete, o local para o ficheiro de resumo do log mencionado. Voc pode clicar sobre a hiperligao para rever o resumo da instalao do SQL Server 2008 R2.

25

Imagem 1 - Lista de ficheiros do SQL Server ________________________________ 4 Imagem 2 - Pr-requisitos de instalao do SQL Server 2008 R2 ir exigir Microsoft. Net Framework 3.5 SP1 e da verso mais recente do Windows Installer 4.5 ________ 4 Imagem 3 - Pr-requisito para o SQL Server 2008 R2 Instalar o Windows Installer 4.5 5 Imagem 4 Especificao da arquitectura do computador _____________________ 6 Imagem 5 - SQL Server Installation Centers Installation Screen _________________ 7 Imagem 6 - Setup Support Rules _________________________________________ 8 Imagem 7 - SQL Server 2008 R2 Screen Product Key_________________________ 9 Imagem 8 - License Terms ______________________________________________ 9 Imagem 9 - Setup Support Rules ________________________________________ 10 Imagem 10 -SQL Server Feature Installation _______________________________ 11 Imagem 11 - SQL Server 2008 R2 Seleco de Recursos, Servios Database Engine, Analysis Services, Reporting Services, replicao do SQL Server, pesquisa de texto completo ___________________________________________________________ 13 Imagem 12 - Instance Configuration ______________________________________ 15 Imagem 13 - Disk Space Requirements ___________________________________ 15 Imagem 14 - Server Configuration _______________________________________ 16 Imagem 15 - Collations ________________________________________________ 17 Imagem 16 - Database Engine Configuration _______________________________ 18 Imagem 17 - Database Engine Configuration - Directrios de dados _____________ 19 Imagem 18 - Database Engine Configuration: FILESTREAM __________________ 20 Imagem 19 - Analysis Services Configuration ______________________________ 20 Imagem 20 - Analysis Services Configuration: Directrios de dados _____________ 21 Imagem 21 - Reporting Services Configuration _____________________________ 22 Imagem 22 - Error Reporting ___________________________________________ 23 Imagem 23 - Installation Configuration Rules _______________________________ 23 Imagem 24 - Ready to Install ___________________________________________ 24 Imagem 25 - Installation Progress _______________________________________ 24 Imagem 26 - Instalao Completa _______________________________________ 25

AA. (s.d.). Install SQL Server 2008 R2. Obtido em 9 de Maio de 2011, de My Tech Mantra: http://www.mytechmantra.com/LearnSQLServer/Install_SQL_Server_2008_R2_P1.html Microsoft. (s.d.). SQL Server Books Online. Obtido em 9 de Maio de 2011, de MSDN - Microsoft Develpment Network: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms130214.aspx

26

27

Potrebbero piacerti anche