Sei sulla pagina 1di 14

Como todos sabemos, a energia nuclear uma das alternativas energticas mais debatidas no mundo: comenta-se, entre outros

s tpicos, se valer a pena implementar centrais de produo nuclear ou se devemos apostar noutro tipo de energias que sejam renovveis, pois como sabemos a energia nuclear no renovvel, uma vez que a sua matria-prima so elementos qumicos, como ournio, extrados de minerais (no caso do urnio, um dos minerais utilizados a autonite). Apresentamos aqui algumas vantagens e desvantagens: Vantagens: - no contribui para o efeito de estufa (principal); - no polui o ar com gases de enxofre, nitrognio, particulados, etc.; - no utiliza grandes reas de terreno: a central requer pequenos espaos para sua instalao; - no depende da sazonalidade climtica (nem das chuvas, nem dos ventos); - pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; - grande disponibilidade de combustvel; - a fonte mais concentrada de gerao de energia - a quantidade de resduos radioactivos gerados extremamente pequena e compacta; - a tecnologia do processo bastante conhecida; - o risco de transporte do combustvel significativamente menor quando comparado ao gs e ao leo das termoeltricas; - no necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

Desvantagens: - necessidade de armazenar o resduo nuclear em locais isolados e protegidos*; - necessidade de isolar a central aps o seu encerramento; - mais cara quando comparada s demais fontes de energia; - os resduos produzidos emitem radiactividade durante muitos anos; - dificuldades no armazenamento dos resduos, principalmente em questes de localizao e segurana; - pode interferir com ecossistemas; - grande risco de acidente na central nuclear. * esta desvantagem provavelmente durar pelo menos uns 30 anos, a partir de quando j se esperam desenvolvidas tecnolgias para reciclagem e reaproveitamento dos resduos radioactivos. .

Observao: ao contrrio do que muita gente pensa, a energia nuclear no uma energia suja; os impactos ambientais causados pela deposio do resduo radioactivo no so muito maiores que os impactes do lago de uma hidroelctrica

Introduo
Desde que existe vida humana, que esta depende totalmente do meio ambiente, e dos seus recursos. O Homem consome, e depende cada vez mais dos bens materiais, este elevado consumo que exige demasiado da Natureza, e dos recursos que esta possu. Actividades como, o desenvolvimento industrial, a expanso dos transportes e o crescimento demogrfico, no tm parado de aumentar, que por sua vez causa o elevado aumento dos consumos mundiais, embora de forma desigual, fazendo com que cada vez mais se recorra aos recursos energticos no renovveis e renovveis que nos fornecem energia. O Homem, de hoje em dia, serve-se cada vez mais dos recursos no renovveis, devido aos elevados custos e a pouca rentabilidade dos recursos renovveis. A energia Nuclear e a sua possibilidade de utilizao, que possu elevados riscos, mas em contrapartida tambm possu benefcios, faz com que esta esteja a gerar variadas discusses a nveis internos e externos do pas. Esta vista como uma possvel fuga ao alto consumo, e dependncia do petrleo, mas como todas as outras energias teremos de fazer um balancete dos seus prs e contras.

Energia Nuclear
A energia nuclear est no ncleo dos tomos, nas foras que mantm unidos os seus componentes as partculas subatmicas. Esta libertada sob a forma de calor e energia electromagntica pelas reaces nucleares. Esta energia provm do urnio, principalmente, mas tambm pode ser do trio e do plutnio, se bem que nos principais casos e do urnio.

Recurso Energtico utilizado

Existem dois tipos de recursos energticos utilizados para produzir energia nuclear, o urnio e o Trio, dois mineiros radioactivos, embora seja o urnio o mais utilizado e conhecido, devido as reservas de urnio serem abundantes, o que no se pe em causa o seu esgotamento a curto mdio prazo. O urnio utilizado como combustvel nos reactores nucleares, sob a forma de xido, de liga metlica, ou ainda, de carboneto. Certos reactores utilizam o urnio natural, mas a grande maioria, como o caso dos reactores moderados e arrefecidos com gua normal, que equipam mais de dois teros das centrais nucleares usam como combustvel, o urnio enriquecido. O urnio um elemento qumico de smbolo U e de massa igual a 238 (92 protes e 146 neutres). O urnio quando se encontra temperatura ambiente encontra-se no estado slido, este foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioactividade, foi descoberto em 1978. A mais importante aplicao do urnio a energtica. Principais Produtores e consumidores de Urnio

Fisso Nuclear
A fisso nuclear o processo de quebra de ncleos atmicos grandes em ncleos atmicos menores, libertando assim uma grande quantidade de energia. Esta fisso nuclear ocorre atravs do bombardeamento do ncleo atmico pesado e instvel com neutres, esta fisso raramente ocorre de forma espontnea na natureza. Este processo, em reaco em cadeia, tem de ser realizado de forma controlada em condies de segurana absoluta, pois caso contrrio pode provocar terrveis acidentes libertando altos nveis de radiactividade, este processo deve ser realizado no reactor nuclear, que uma pea fundamental numa central nuclear.

. O urnio 235, por exemplo, ao ser bombardeado com neutres, reparte-se em dois ncleos atmicos mais pequenos.

. Este processo realizado de forma sucessiva denominado de reaco em cadeia. Esta reaco em cadeia denominada de controlada, o processo utilizado num reactor nuclear.

Funcionamento de centrais Nucleares


O grande objectivo das centrais nucleares controlar as reaces nucleares em cadeia de modo a que a energia seja libertada de forma gradual sob a forma de calor. Tal como nas centrais que usam combustveis fosseis, o calor usado para ferver gua de modo a produzir vapor, que por sua vez ir fazer funcionar uma turbina, conseguindo assim gerar energia elctrica.

Funcionamento de um reactor Nuclear:


Combustvel Num reactor nuclear so combinados o combustvel e o emprego de um material moderador. Por norma, o urnio serve de combustvel com o contedo de 3% de urnio 235, quase sempre sobre a forma de dixido de urnio, que

posteriormente prensado em forma de grandes pastilhas que posteriormente so introduzidos em grandes tubos, com vrios metros de comprimento, fabricados com ligas especiais. Tubos Os tubos tm como funo evitar que os produtos que resultam da combusto do urnio, parte gasosos e altamente radioactivos, contaminem o interior do reactor. Estes resduos no podem chegar ao liquido refrigerante do reactor, pois caso estes alcancem o lquido refrigerador e haja um fuga destes mesmos lquidos ir haver um grave contaminao do ambiente Material Moderador O material moderador durante a reaco com o urnio 235 liberta elevadas quantidades de neutres, este enorme fluxo chega ao moderador que rodeia os mdulos de combustvel ou at que est misturado em parte com este, reduzindo-o, e controlando a reaco. Os moderadores lquidos tm uma funo de grande importncia, devido sua aco como meio refrigerante. Este tipo de moderadores no s absorvem a energia trmica libertada pelo abrandamento dos neutres, mas tambm arrefece os mdulos de combustvel aquecidos durante a reaco. Barras de controlo As barras de controlo que so introduzidas no ncleo do reactor, compostas de um material que absorve parte dos neutres libertados durante a reaco em cadeia. Ao retirar e ao introduzir estas barras de controlo consegue-se regular as flutuaes no desenvolvimento da reaco, e existe a possibilidade de se conseguir que os mdulos de combustvel sejam utilizados de forma uniforme. A principal, e sem duvida a mais importante funo das barras de controlo a de fazer cessar as reaces nucleares em cadeia em caso de existncia de perigo.

No ncleo do reactor nuclear esto presentes o combustvel nuclear e as barras de controlo

Tecnologia dos reactores nucleares


Os reactores nucleares servem, principalmente, para gerar elevadas quantidades de energia trmica, por isso no so utilizados para a produo de energia elctrica. Visto que nem toda a energia trmica consegue ser transformada em energia elctrica, as centrais nucleares mais avanadas, atingem um rendimento de apenas 35%. A restante energia trmica compe-se de calor residual que no aproveitado para gerar vapor propulsor, e que condensado nas torres de refrigerao

Esquema de Funcionamento

Principais tipos de reactores:


Existem trs tipos de reactores nucleares: Reactores de gua Normal Os reactores de gua normal, que so os de uso mais frequente, funcionam com urnio ligeiramente enriquecido e gua normal, aqui funcionando como moderador. Reactores de altas temperaturas: Os reactores de altas temperaturas so utilizados principalmente pelo Reino Unido, que est entre os sistemas mais avanados, este gnero de reactores oferecem vantagens em relao aos reactores de gua normal, visto que usa um gs como meio refrigerante, hlio. Reactores Reprodutores: Os reactores reprodutores so de interesse de todos os estados com importantes instalaes nucleares, e o seu desenvolvimento, visto que s com este tipo de reactores possvel aproveitar as limitadas existncias de urnio na Terra.

Controlar os riscos de funcionamento de um reactor:


Os componentes de um reactor nuclear, o combustvel, o moderador, o meio refrigerante e as barras de controlo, todos eles se encontram instalados dentro de um grande contentor sob presso. Contentores fabricados com ao, cimento pr esforado e rodeados com vrias envolturas, nestes contentores as exigncias so extremamente elevadas, a impermeabilidade e a estabilidade das camadas envolventes, a fim de garantir um baixo risco de acontecer um acidente, e de modo a que no haja fuga de radioactividade.

Central Nuclear pressurizada. As varias geraes de reactores nucleares . A 1 gerao - corresponde ao primeiro reactores industriais, utilizados e construdos nos anos 60. . A 2 gerao so os que, normalmente, esto hoje em dia em actividade. . A 3 gerao so uma evoluo tecnologia dos reactores de 2 gerao, que hoje em dia j se encontram disponveis no mercado, mas s as centrais de alta tecnologia, modernas e mais recentes os possuem. . A 4 gerao - estes reactores ainda esto es estado de prottipo, so reactores que tentam aplicar novos conceitos.

Resduos Nucleares
Cada central Nuclear converte, atravs de fisso nuclear, barras de urnio em resduos nucleares altamente radioactivos, por este motivo tm de ser

protegidos e armazenados de forma segura fora do alcance de pessoas, animais e plantas durante centenas de milhares de anos. H cerca de 50 anos que existem centrais nucleares em actividade, no entanto, at hoje no se sabe como se deve armazenar os resduos nucleares e o que fazer com eles. No existe em qualquer parte do mundo um mtodo para uma eliminao segura dos resduos nucleares. Enquanto um reactor nuclear esta em funcionamento, algum do urnio convertido noutros materiais, que se vo depositando nos elementos combustveis. O combustvel perde a sua eficincia na produo de calor, tornando-se assim necessria a sua substituio. O combustvel usado removido do reactor, arrefecido em gua e sujeito a um reprocessamento, onde se geram trs grupos de materiais: . Urnio, que ir novamente servir de combustvel. . Plutnio, utilizado tambm como combustvel e em alguns casos tambm utilizado como material de armamento. . Lixo nuclear.

Tipos de lixo nuclear:


Lixo de alto Nivel O lixo de alto nvel so os resduos que contem produtos gerados durante o processo de fisso, com altos nveis de radioactividade. A radioactividade libertada por este resduo degenera-se com relativa rapidez no incio, embora continue perigoso durante milhares de anos devido ao seu contedo actindeo, os materiais actindeos possuem uma radioactividade de baixa intensidade, mas possuem uma vida muito longa. Lixo de nvel intermdio: O lixo de nvel intermdio produzido em variados processos que envolvem matrias radioactivas, embora apresentem menos perigo que os resduos de alto nvel. Lixo de baixo nvel: Este tipo de lixo de baixo nvel produzido por hospitais, laboratrios, indstrias e centrais nucleares, devem ser manuseados com alguma precauo. A descarga destes tipos de resduos radioactivos no ambiente bastante perigosa, visto que pode causar danos quer para o Homem, quer para as restantes espcies e ecossistema.

Impacto Ambiental da energia Nuclear


Desde que foi descoberta a radioactividade, que os cientistas de todo o mundo se debruam cada vez mais em formas de evitar acidentes e prejuzos para a sade, o que ocorre com frequncia nas fases iniciais de investigaes. de conhecimento e conscincia geral o perigo que podem causar exposies a radiaes radioactivas, mas de conhecimento de poucos que esta exposio e natural, que faz parte do nosso quotidiano, e que possumos defesas naturais no nosso sistema imunitrio, mas que tambm tem limites.

Efeitos das radiaes


Nos seres vivos os efeitos causados pela exposio a radioactividade manifestam-se a dois nveis: . Nvel somtico, cuja expresso mxima a morte. . Nvel gentico, que responsvel pelo aumento de mutaes, podendo assim originar aberraes genticas nas geraes posteriores. Estes efeitos dependem da natureza da radiao, do seu tempo de vida, da intensidade e dos rgos onde esta acumulada, e tal como varia os efeitos, tambm varia a sua capacidade de penetrao nos tecidos. Os neutres e os raios gama so os que mais facilmente alcanam o interior do organismo, e so estes que so libertados em exploses nucleares ou em acidente nos reactores. Existem partculas que s se tornam prejudiciais se entrarem directamente no organismo, normalmente por via da alimentao ou pelo ar que respiramos. Quando uma radiao incide num tecido biolgico, altera as caractersticas qumicas das molculas destes, que ou matam a clula ou originam divises nesta no controlveis. No primeiro caso o organismo elimina e substitui as clulas mortas, mas no segundo caso na maioria dos casos acaba por se gerar tumores malignos. Devido a estas reaces que e to perigoso e temido os acidentes nucleares. O p radioactivo que por vezes e extremamente fino pode com facilidade introduzir-se no organismo e a ficar acumulado.

Proteco contra radiaes


A tabela que se segue foi feita atravs de estudos e investigaes feitos em animais, e nas vitimas sobreviventes de Hiroxima e Nagasaki, e em pessoas expostas a radiaes nucleares. O objectivo perceber a relao entre as doses

de radiao recebidas (exposio distribuda uniformemente em todo o organismo) e os efeitos das mesmas no organismo humano. Radioactividade At 250 msv Efeitos no organismo Humano Leses cutneas de recuperao total possvel Doena da radiao: anemia por leses da medula ssea; Alteraes nos glbulos brancos, aumentando o risco de 250 a 1000 msv infeces; Hemorragias por perda da capacidade de coagulao leses na mucosa do estmago e dos intestinos, com vmitos, diarreia, debilidade e lceras; Dose semi-letal: doena grave por radiao, mortal em 50 1 a 4 sv % dos casos, por destruio da medula, leses enceflicas e cardiovasculares, e hemorragias internas espontneas. 5 a 30 sv Dose letal: danos graves no sistema nervoso, morte certa no prazo de 3 dias.

Tabela Relao entre as doses de radiao e o seu efeito no organismo humano

Energia Nuclear em Portugal


Em Portugal, actualmente, no se produz energia nuclear, nem possumos projectos governamentais para que Portugal inicie a sua produo a curto prazo. Com a elevada procura pelo minrio, urnio, Portugal est a ser foco de alguns estudos por parte de empresas internacionais, visto que, actualmente, a produo nacional de urnio nas minas da Urgeiria destina-se, na sua totalidade, exportao, dado que o pas no possu centrais nucleares. Distribuio do urnio por Portugal Continental

Vantagens e Desvant. da produo de Energia nuclear


A energia nuclear uma energia no renovvel, que como todas as outras tem as suas vantagens e desvantagens. Comeando pelas vantagens consideremos que a energia nuclear:

. um combustvel mais barato que muitos outros como por exemplo o petrleo, o consumo e a procura ao petrleo fez com que o seu preo disparasse, fazendo assim, com que o urnio se tornasse um recurso, comparativamente com o petrleo, um recurso de baixo custo. . uma fonte mais concentrada na gerao de energia, uma pequeno pedao de urnio pode abastecer um cidade inteira, fazendo assim com que no sejam necessrios grandes investimentos no recurso. . No causa nenhum efeito de estufa ou chuvas cidas; . fcil de transportar como novo combustvel; . Tem uma base cientfica extensiva para todo o ciclo. . uma fonte de energia segura, visto que at a data s existiram dois acidentes mortais. . Permite reduzir o dfice comercial. . Permite aumentar a competitividade. Apesar das suas vantagens esta energia tambm tem as suas desvantagens tal como: . Ser uma energia no renovvel, como referido anteriormente, torna-se uma das desvantagens, visto que o recurso utilizado para produzir este tipo de energia se esgotar futuramente. . As elevadas temperaturas da gua utilizada no aquecimento causa a poluio trmica pois esta lanada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilbrio destas mesmas. . O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou tcnica poder causar uma catstrofe sem retorno, mas actualmente j existem sistemas de segurana bastante elevados, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas existam, quer por parte humana, quer por parte tcnica. . A formao de resduos nucleares perigosos e a emisso causal de radiaes causam a poluio radioactiva, os resduos so um dos principais inconvenientes desta energia, visto que actualmente no existem planos para estes resduos, quer de baixo ou alto nvel de radioactividade, estes podem ter uma vida at 300 anos aps serem produzidos podendo assim prejudicar as geraes vindouras. . Pode ser utilizada para fiz blicos, para a construo de armas nucleares, est foi uma das primeiras utilizaes da energia nuclear, os fins blicos so

a grande preocupao nvel mundial, porque projectos nucleares como o do Iro, que ameaam a estabilidade econmica e social. . Ser uma energia cara, visto que tanto o investimento inicial, como posteriormente a manuteno das energias nucleares so de elevados custos, at mesmo o recurso minrio, visto que existem pases que no o possuem, ou no em grande abundncia, tendo assim, que comprar ao estrangeiro. . Os seus efeitos, visto que na existncia de um acidentes, as consequncias deste iram fazer-se sentir durante vrios anos, visto que a radioactividade continuar a ser libertada durante vrios anos.

Concluso
A energia nuclear , sem dvida, o futuro das energias, actualmente, cada vez mais so os projectos desenvolvidos pelos pases de forma a apostar nesta energia, e os que j produzem apostam cada vez mais nesta forma de energia rentvel. uma energia com inmeras vantagens, tanto a nvel energtico, como ambiental e econmico, mas como contrapeso as suas desvantagens so demasiado pesadas para qualquer pas, os acidentes afectam sempre em grande escala a populao, durante anos iro prejudicar e pr em causa vidas das geraes presentes e vindouras, um fardo demasiado grande para qualquer pas. A radioactividade, descoberta em 1896, tem inmeras utilidades, estas cada vez mais utilizadas a larga escala no nosso planeta. Um dos grandes medos, a nvel mundial, que a energia nuclear seja utilizada para fins blicos, como em Hiroshima, causando assim danos irreversveis, e que expluda, a nvel mundial uma guerra nuclear. Na nossa opinio a energia Nuclear poder ser uma possibilidade a por em uso, mas o pas que o fizer, tem de estar disposto desde ento, a carregar o pesado fardo em caso de acidente, tal como a populao desse pas, caso aprove a sua utilizao

Potrebbero piacerti anche