Sei sulla pagina 1di 2

QUEIMADURA Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimadura Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa As queimaduras so leses na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem tambm ser provocadas pela electricidade, por contacto com certos produtos qumicos, por radiaes, ou ate por frico.

ndice
[esconder]

1 Extenso da queimadura 2 Profundidade da queimadura 3 Preveno 4 Atendimento psicolgico 5 CIH (Controle de Infeces Hospitalares) 6 Ligaes externas

[editar] Extenso da queimadura


Com relao a sua extenso, calcula-se a rea de superfcie corporal queimada (SCQ) atravs da regra dos nove de Wallace. Nesta regra, cada brao tem 9% da SCQ, a cabea outros 9%, trax 9%, Abdmen 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante o perneo. Para reas pequenas, usa-se uma comparao da rea queimada com a palma da mo do queimado: equivale a 1% da SCQ.

Queimaduras de segundo grau at 10% da superfcie corporal geralmente podem ser tratadas ambulatorialmente, desde que no sejam em mos, face ou articulaes e no estejam complicadas com infeco.

As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados, com risco de morte aumentado conforme aumenta a rea afetada. E uma importante causa de morte em crianas.

[editar] Profundidade da queimadura


As queimaduras so classificadas em quatro graus, conforme sua profundidade.

Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura no exsudativa, dolorosa mas que regride em poucos dias. Como exemplo temos a queimadura solar.

Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda, causa bolhas (" FLICTENAS ") e muito dolorosa, porque h a exposio das razes nervosas que foram atingidas. Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiada, to profunda que atinge os msculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida,("NECROSE") no h dor porque as terminaes nervosas responsveis pela sensibilidade dor foram tambm queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haver queimaduras de primeiro e segundo grau. Queimadura de Quarto Grau- o que denominamos de carbonizao, onde h perda total da estrutura e da funo morfolgica.

[editar] Preveno
A curiosidade natural da criana a faz explorar o meio ambiente. A casa, em especial a cozinha, deve ser planejada e utilizada de forma a no permitir criana o acesso ao perigo. Fsforos, lquidos inflamveis e cabos de panelas e frigideiras no fogo so itens especialmente propensos aos acidentes com calor. Uma medida simples e que pode salvar muitas crianas a de voltar o cabo de panelas e frigideiras para o lado de dentro do fogo. Assim sendo, o cabo ficar fora do alcance da criana.

[editar] Atendimento psicolgico


O paciente queimado encontra-se em um estado de extrema dor exterior e interior. Portanto, cabe equipe de sade cuidar de suas feridas, mas dar ateno tambm s suas queixas interiores. O paciente comea a se achar feio e passa a odiar sua imagem no espelho, pois a queimadura causa leses, s vezes, irreversveis na pele e deixa marcas, s vezes, permanentes.

[editar] CIH (Controle de Infeces Hospitalares)


No mbito hospitalar existem vrios tipos de doentes e doenas (microorganismos). O paciente vtima de queimaduras deve ser isolado dos outros pacientes e todo procedimento assistencial ao paciente deve ser realizado de forma estril para evitar infeces provenientes da falta de defesa do indivduo. A pele, alm da funo termo reguladora, tem a funo de proteo contra agentes microbianos. Se a pessoa perde sua pele na queimadura, consequentemente perde sua defesa externa.

Potrebbero piacerti anche