Sei sulla pagina 1di 71

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS


CENTRO DE RECURSOS HDRICOS E ECOLOGIA APLICADA CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO AMBIENTAL

Reflexo sobre os potenciais e desafios da Educao Ambiental Crtica: a experincia do BioLAbI (UFSCar)

Trcio Minto Fabrcio

ITIRAPINA 2010

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SO CARLOS
CENTRO DE RECURSOS HDRICOS E ECOLOGIA APLICADA CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO AMBIENTAL

Reflexo sobre os potenciais e desafios da Educao Ambiental Crtica: a experincia do BioLAbI (UFSCar)

Trcio Minto Fabrcio

Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Matheus

Monografia apresentada ao Centro de Recursos Hdricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de So Carlos como parte dos requisitos obteno do ttulo de Especialista em Educao Ambiental.

ITIRAPINA 2010

Resumo

Investigar processos coletivos de aprendizagem como pressupostos da Educao Ambiental Crtica, por meio do estabelecimento de uma reflexo sobre a relao ambiente - sociedade - tecnologia. Esta foi a motivao de um processo que buscou o empoderamento dos saberes gerados dialogicamente pelos seus Sujeitos participantes e a emergncia destes como multiplicadores daqueles saberes. Para isso, o trabalho amparou-se na Teoria Crtica e adotou o modelo da pesquisa-ao junto ao grupo interdisciplinar de aprendizagem ambiental BioLAbI, formado por divulgadores cientficos da Universidade Federal de So Carlos. Foram realizadas discusses e atividades abordando, dentre outros temas, o papel do modelo capitalista e da tecnologia no estabelecimento da degradao ambiental e das injustias sociais. Ao longo do processo, ficou evidente o potencial da pesquisa-ao, pois os envolvidos motivaram-se a alcanar os objetivos delineados. A formao de multiplicadores foi garantida, na medida em que os Sujeitos assumiram-se no s como educandos, mas tambm como educadores, permitindo a continuidade das aes do grupo e de novas reflexes, possibilitando que os saberes gerados se ampliem e sejam ainda mais compartilhados.

II

Abstract
To investigate processes of collective learning as assumptions of Critical Environmental Education, through the establishment of a reflection on the relation environment society - technology. This was the motivation of a process that sought the empowerment of the dialogical knowledge generated by its participants and the emergence of these subjects as multipliers of those skills. Aiming those goals, the work was bolstered in Critical Theory and adopted the model of action-research within the group of interdisciplinary environmental learning BioLAbI, formed by science communicators of the Federal University of Sao Carlos. Discussions and activities were held addressing, among other issues, the role of the capitalist model and technology in the establishment of environmental degradation and social injustice. Throughout the process, it became clear the potential of action-research, once those involved were motivated to meet goals outlined. The formation of multipliers was guaranteed to the extent participants assumed themselves not only as learners but also as educators, allowing continuity of the group's actions and new considerations, and the expansion and further share of generated knowledge.

III

Agradecimentos
Em primeiro lugar gostaria de agradecer aos integrantes do BioLAbI por terem atuado intensamente na construo de um saber coletivo que culminou no presente trabalho. Sujeitos que aprenderam ensinando e ensinaram aprendendo ao longo de todo o perodo dos nossos encontros durante o ano. Sujeitos para os quais e com os quais este trabalho foi construdo: Maithe, Mrio, Zoe, Lo, Carioca, Mingote, Carol, Rene, Rafa, Martha e Luciana. Tambm agradeo aos coordenadores do Laboratrio Aberto de Interatividade para Disseminao do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico da Universidade Federal de So Carlos (LAbI/UFSCar), Prof. Dr. Adilson de Oliveira e Mariana Pezzo, por permitirem e cederem o espao e as condies para que o trabalho fosse realizado. Cabe aqui tambm um agradecimento especial ao Prof. Dr. Carlos Eduardo Matheus, por ter acreditado na proposta do trabalho e assumido a sua orientao. Aproveitando, agradeo a todos os professores do Curso de Especializao em EA do CRHEA por compartilharem com tanto desprendimento seus conhecimentos e suas crenas em um mundo melhor. Agradeo ao Prof. Dr. Antnio lvaro Soares Zuin e a Profa. Dra. Vnia Gomes Zuin por terem me proporcionado uma introduo reflexo crtica que permeou o presente trabalho. Especialmente agradeo minha famlia que incondicionalmente me apoiou na superao desta e de tantas outras etapas de minha vida e Mariana, pelo carinho, dedicao e pelas reflexes que em muito contribuem para o meu enriquecimento humano e intelectual. Finalmente agradeo aos colegas de curso pela troca de idias e de experincias, em especial Vivian, Taqu, Paulinha, Lvia, Casela, Dirceu, Ulisses e Marco, que deixaram de ser colegas de curso para se tornarem amigos, daqueles que a gente leva para o resto da vida, seja no Buteco do Cesarino, na Segunda sem lei ou em alguma estrada deserta do Mato Grosso do Sul quando a noite vai se agonizando no claro da aurora.

IV

Sumrio 1.Introduo 2.Objetivos


2.1 Objetivos gerais 2.2 Objetivos especficos

01 06
06 06

3.Metodologia
3.1 A Pesquisa-ao 3.2 Configurao do grupo 3.3 Dinmica das atividades desenvolvidas

07
11 13 14

4.Resultados e Discusso
4.1 Encontrando-se e se enxergando 4.2 Representando o nosso meio 4.3 Exploradores 4.4 Das Kapital 4.5 Tecnologia e crise ambiental 4.6 Novos encontros 4.7 Reencontros 4.8 CineLAbI 4.9 Um mergulho na biodiversidade 4.10 Aes

15
15 16 19 22 26 32 34 37 43 52

5. Consideraes Finais 6. Referncias Bibliogrficas

56 58

Lista de Figuras
Exemplos dos auto-retratos produzidos pelos membros do grupo no primeiro encontro realizado (FIGURA 1).................................................................................................16.

Membro do grupo vendado na atividade de explorao dos sentidos (FIGURA 2)...... 21.

Exemplo do Kit utilizado na conduo do jogo do mercado (FIGURA 3)................. 23.

A moeda utilizada na atividade O jogo do mercado (FIGURA 4).......................24.

Participante da oficina oferecida no SESC testando o funcionamento de um arduno (FIGURA 5).................................................................................................................31.

Participantes do grupo na oficina durante explicao do processo de confeco dos ardunos (FIGURA 6)................................................................................................31.

Atividade do grupo junto aos alunos do Curso de especializao do CRHEA (FIGURA 7)................................................................................................................................31.

Biomapas produzidos durante atividade proposta ao grupo por aluna do Curso de especializao do CRHEA (FIGURA 8)....................................................................35.

Utilizao do Google Maps na localizao dos pontos apontados nos biomapas (FIGURA 9)..............................................................................................................37.

Cartaz original dos filme A guerra do fogo (FIGURA 10).....................................38.

Cartaz original do documentrio The Corporation (FIGURA 11)........................39.

Home superproduo com temtica ambiental (FIGURA 12)...............................40.

Cartaz da animao O planeta selvagem (FIGURA 13)........................................41.


VI

Cartaz do filme Safe (FIGURA 14)........................................................................42.

Atividade do grupo realizada no antigo porto da hidrovia do Mogi-Guau em Porto Ferreira (FIGURA 15)...............................................................................................44.

Cultivo de Citrus sp. no limite do Parque Estadual de Porto Ferreira (FIGURA 16)...............................................................................................................................44.

Membros do grupo de estudo durante a atividade exploratria no crrego do Parque Estadual de Porto Ferreira (FIGURA 17)...................................................................45.

Integrantes do grupo no interior de uma das trilhas do Parque Estadual de Porto Ferreira (FIGURA 18)...............................................................................................................46.

O olfato revelando a origem do nome popular da rvore: Pau-dalho (FIGURA 19)..............................................................................................................................46.

O deslumbramento com o Jequitib-rosa milenar no Parque Estadual de Vassununga (FIGURA 20)..............................................................................................................47.

VII

1. Introduo
Nas ltimas dcadas do Sculo XX, a questo ambiental passou a pautar as preocupaes de grupos de pesquisadores ao redor do mundo. A partir dos alertas do relatrio do Clube de Roma, publicados em 1972, a perpetuao da espcie humana no planeta foi colocada em jogo. O modelo de desenvolvimento econmico adotado como paradigma, centrado na explorao do trabalho e dos recursos naturais em prol do acumulo incessante de capital, era definitivamente colocado em xeque. Pela primeira vez se vislumbrava que o mundo estava mergulhando em uma crise ambiental sem precedentes. Para Celso Furtado (FURTADO, 1974) a impossibilidade da continuidade desse processo era evidente. Ele ressaltava que a manuteno desse modelo levaria todas as sociedades ao colapso. Para o autor, era claro o carter predatrio do processo de civilizao, em especial o adotado pela revoluo industrial. A constatao desse autor nada mais que uma afirmao ao pensamento de Karl Marx (MARX, 1996) em relao s contradies do modelo de desenvolvimento capitalista. Apesar dos alertas constantes sobre as conseqncias da insistncia nessa lgica, esse modelo, em pleno sculo XXI, ainda tem determinado o destino das sociedades, agora travestido como neo-liberalismo, expandindo seu alcance e rompendo antigas fronteiras a sua dominao e perpetuao. O paradigma capitalista rompeu, alm disso, outras barreiras, mimetizando-se ao prprio modo de pensar, apropriando-se, conquanto apropriado pela razo. Originou, ao mesmo tempo em que re-originado pela indstria cultural (ADORNO & HORKHEIMER,). Espetacularizou-se (DEBORD, 1997) a ponto de no permitir que outras formas de conceber as relaes entre os homens e, destes com a natureza, sejam possveis. Refletindo sobre esse quadro, Herbert Marcuse (MARCUSE,1973) acredita que o fato de a grande maioria da populao aceitar e ser levada a aceitar essa sociedade no a torna menos irracional e menos repreensvel. Para este autor, a nica forma de enfrentamento a passagem da conscincia falsa, para a conscincia verdadeira. Do interesse imediato para o interesse real, ou seja, o homem:
1

s poder faz-lo se viver com a necessidade de modificar o seu estilo de vida, de negar o positivo, de recusar. precisamente essa necessidade que a sociedade estabelecida consegue reprimir com a intensidade com que capaz de entregar as mercadorias em escala cada vez maior, usando a conquista cientfica da natureza para conquistar o homem cientificamente (id. ibid. p. 17)

Assim, os mecanismos do modelo capitalista no s engendram a crise ambiental como tambm garantem a perpetuao de um estado de impotncia quando no de cegueira em relao ao papel da humanidade no enfrentamento desse quadro. De acordo com Enrique Leff (LEFF, 2009), a crise ambiental toma forma partir do crescimento e da globalizao da economia. Para ele, essa globalizao leva a uma retotalizao do mundo sob a tutela do mercado que faz sangrar a natureza, subjuga saberes, cria uma cultura nica e degrada a qualidade de vida. Em resposta:
A natureza se levanta de sua opresso e toma vida, revelando-se produo de objetos mortos e coisificao do mundo. A

superexplorao dos ecossistemas, que

os processos produtivos

mantinham sob silncio, desencadeou uma fora destrutiva que em seus efeitos sinrgicos e acumulativos gera as mudanas globais que ameaam a estabilidade e a sustentabilidade do planeta. (id. ibid, p. 56)

O entendimento dessa lgica leva a uma reflexo sobre a gnese dessa crise, uma vez que o prprio modelo que conduz degradao ambiental est intrinsecamente associado ao aumento das injustias e da desigualdade social. Em enfrentamento a tal quadro e refletindo sobre estes processos que se estabelece a necessidade da aplicao de modelos de Educao Ambiental crticos que se posicionem intransigentemente em oposio aos mecanismos que tm, com uma amplitude cada vez maior, agonizado a sociedade e colocado em risco a vida na Terra. Nesse sentido, a Educao Ambiental deve assumir um papel contestador, buscando para alm da pregao de bons hbitos ou condutas ambientais, um posicionamento crtico frente estes processos. Essa atuao crtica deve ser assumida, inclusive, na considerao de que a Educao ambiental antes de mais nada Educao, em seu sentido amplo. (LOUREIRO, 2004). Para este autor:
2

a adjetivao ambiental se justifica to somente medida que serve para destacar dimenses esquecidas historicamente pelo fazer educativo, no que se refere ao entendimento da vida e da natureza, e para revelar ou denunciar as dicotomias da modernidade capitalista e do paradigma analtico-linear, no-dialtico (id. ibid. p. 66).

|Dessa forma, uma educao ambiental crtica deve realizar-se na medida em que oferece condies de reflexo e ao aos Sujeitos para qual e com a qual concebida (JANKE & TOZONI-REIS, 2008). Para essas autoras, uma educao ambiental efetiva: deve instrumentalizar o indivduo para compreender e agir de forma
autnoma sobre sua prpria realidade histrica, construda pelas relaes sociais. Portanto, a educao ambiental tem como objetivo contribuir para a formao de indivduos crticos e reflexivos capazes de (re)pensar sua prpria prtica social (id. ibid. p. 148).

As premissas bsicas nesse processo devem ser, de acordo com Fernando Noal (NOAL, 2001), a participao nos espaos sociais, o despertar do senso de responsabilidade individual e coletiva, o respeito diversidade cultural, o reconhecimento da vida e da liberdade como direitos universais e a busca intransigente pela paz. Pedro Jacobi (JACOBI, 2008) afirma que a reflexo sobre a realidade atual necessita de um campo de dilogo entre os saberes e as prticas coletivas que do origem a valores e identidades comuns. Isso colocaria em pauta as prticas solidrias frente a uma re-apropriao da natureza. Sob essa perspectiva, o autor compreende que:
a problemtica ambiental constitui um tema muito propcio para aprofundar a reflexo e a prtica em torno do restrito impacto das prticas de resistncia e de expresso das demandas da populao das reas mais afetadas pelos constantes e crescentes agravos ambientais. Mas representa tambm a possibilidade de abertura de estimulantes espaos para implementar alternativas diversificadas de democracia participativa, notadamente a garantia do acesso informao e a consolidao de canais abertos para uma participao plural(id.ibid. p.192).

Partindo dessa perspectiva, as prticas de educao ambiental tm voltado seus esforos a garantir a participao efetiva daqueles a qual se destina, assumindo estes o
3

papel de Sujeitos ativos no seu prprio processo de descoberta reflexiva do mundo, tanto quanto no seu papel de multiplicadores e desveladores desse processo de aprendizagem. Sendo este processo amparado:
na crtica e autocrtica constante e na ao poltica como forma de se estabelecer movimentos emancipatrios e de transformao social que possibilitem o estabelecimento de novos patamares de relaes na natureza (LOUREIRO, 2004 p. 81).

Educar ambientalmente , antes de tudo, educar para a vida e um processo efetivamente educativo deve centrar-se principalmente na partilha do conhecimento. Conhecimento que partilhado, se amlgama com outro conhecimento e d forma ao saber. Assim, buscando sentido nas palavras de Paulo Freire (FREIRE, 2002), o educar no transferir o meu pensamento, que me seja verdadeiro pode no o ser ao outro. Educar, mais que isso, ensinar como pensar. Assim:
S, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, s vezes, pense errado, quem pode ensinar certo. E uma das condies necessrias a pensar certo no estarmos demasiado certos de nossas certezas (id. ibid. p. 30).

O campo da Educao Ambiental, reconhecido e assumido aqui como crtico e emancipatrio, tem sido construdo e consolidado em conjunto com grupos sociais historicamente excludos e expostos sem opo s mais degradantes injustias ambientais. Contudo, cabe tambm espao reflexo o papel desse enfoque crtico proposto a outros grupos, em especial, quele que dispe de canais que possibilitem essa reflexo nos setores endurecidos e institucionalizados pela razo mecaniscista. Por certo, so estes Sujeitos que partir do contato com outras realidades e de uma reflexo profunda sobre os padres estabelecidospodem ajudar em uma acelerao da substituio dos paradigmas vigentes. Portanto, o presente estudo buscou conduzir, junto a um grupo interdisciplinar de pesquisa e divulgao cientfica -- do Laboratrio Aberto de Interatividade para disseminao do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico da Universidade Federal de So Carlos, o LAbI UFSCar --, um processo coletivo de aprendizado ambiental.

A abordagem crtica proposta para o desenvolvimento do trabalho tinha como princpio a busca por uma emancipao dos seus Sujeitos participantes por meio de uma reflexo aprofundada sobre a relao sociedade-tecnologia-ambiente, com um papel de destaque enquanto a sua formao como multiplicadores de dessa nova perspectiva de aprendizado.

2. Objetivos
2.1 Objetivo geral

O presente trabalho teve como objetivo investigar os processos coletivos de aprendizagem como pressupostos da Educao Ambiental Crtica, por meio do estabelecimento de uma reflexo sobre a relao ambiente, sociedade e tecnologia, tendo como meta primeira o empoderamento dos saberes gerados dialogicamente pelos seus Sujeitos participantes.

2.2 Objetivos especficos

Estabelecer colaborativamente os objetivos e metas do grupo em relao ao processo de aprendizagem.

Investigar as motivaes individuais e coletivas envolvidas na formao do grupo de aprendizagem.

Refletir coletivamente sobre a percepo ambiental do grupo. Observar as formas de compartilhamento do conhecimento entre os sujeitos participantes ,refletindo sobre a construo dialgica de saberes coletivos.

Detectar as aes individuais e coletivas advindas do processo reflexivo. Identificar os meios utilizados pelo grupo para disseminar os saberes emergidos durante o processo.

Observar indicativos de continuidade do processo de aprendizagem.

3. Metodologia
O presente estudo parte da constatao que a Educao Ambiental, em seu carter transformador, deve ser pautada pela tica, pela participao e pelo questionamento intransigente da degradao ambiental, da desigualdade social, e da coero tecnolgica, considerando o processo histrico de estabelecimento desse quadro como fundamental, no s ao seu entendimento como tambm a sua contestao. Cabe aqui uma reflexo no que diz respeito a crise ambiental e seu carter histrico. O processo em questo deve obrigatoriamente ser reconhecido como inerente atuao do Homem frente natureza, ou seja, a crise ambiental instala-se pela atuao da espcie humana sendo, portanto, uma construo histrica. Alm disso, importante ressaltar que a crise ambiental no um fim em si mesma, pelo contrrio, ela ao mesmo tempo causa e conseqncia de outras crises: sociais, econmicas, culturais, tnicas, etc., sendo todas estas tambm resultantes de um processo de construo histrico. A partir dessa constatao, fica evidente a possibilidade da reversibilidade desse quadro, uma vez que se ele resultado da histria, construda pela ao dos homens, cabe a estes tambm o papel de construtores uma nova histria que se diferencie e distancie de modelos opressivos, excludentes e insustentveis. Acima de tudo, importante compreender que a crise ambiental assim como suas outras crises constituintes -- emerge como uma crise do ser no mundo, revelando-se de acordo com Pedro Jacobi, Martha Tristo e Maria Isabel Franco (JACOBI et. al. 2009 p. 65) nos espaos internos do sujeito, nas condutas sociais autodestrutivas e do incessante processo de degradao da natureza e da qualidade de vida das pessoas. Outro aspecto revelado pela sociedade moderna o que Sandra Lestige e Marcos Sorrentino (LESTIGE & SORRENTINO, 2008) chamam de crise de percepo. Entre outros aspectos relacionados essa crise, os autores destacam o distanciamento entre o ser humano, a sua realidade cotidiana e o meio onde vive. De acordo com Milton Santos (SANTOS, 1994), a histria dos seres humanos na Terra foi estabelecendo uma ruptura constante entre o homem e o seu meio. Para ele:

Esse processo se acelera quando, praticamente ao mesmo tempo, o homem se descobre como indivduo e inicia a mecanizao do planeta, armando-se de novos instrumentos para tentar domin-lo. A natureza artificializada marca uma grande mudana na histria humana da natureza (id. ibid. p. 16).

Essa construo histrica, no entanto, foi acentuada pela adoo da cientificidade e da organizao social capitalista como referenciais filosfico-polticos na concepo de Marlia Tozoni Reis (TOZONI-REIS, 2001). Para a autora
A degradao ambiental e o aprofundamento das desigualdades sociais engendram uma das maiores crises da modernidade, e,tambm, a urgente necessidade de sua superao. Ao contrrio do que

ideologicamente pretendem o conhecimento cientfico, pretensamente neutro, e as teorias sociais conciliatrias, a cincia, a tecnologia e o capitalismo no so formas naturais - a-histricas - de desenvolvimento social, mas formas concretas, histricas, e por isso, com possibilidades de superao pelas aes humanas (id.ibid. p. 41).

Dessa forma, cabe a EA como uma rea do conhecimento emergente, hbrida e contestadora, a busca de um rompimento com concepes de gerao de conhecimento que sejam ancoradas no pensamento cientfico instrumental e coercitivo do capitalismo.

Como uma tentativa de enfrentamento a esse quadro, a abordagem utilizada neste estudo busca sua realizao de forma dialtica e dialgica, construindo um processo educativo partir da compreenso da realidade construda historicamente. Dialtico por compreende a busca por novos saberes medida que o confronto de idias pr-concebidas fornea uma base para um novo modo de pensar/agir. Dialgico, pois compreende que tal processo deve ser conduzido de forma democrtica e participativa buscando a emergncia de novos saberes que sejam compartilhados, criados e re-criados coletivamente.

Aqui, vale lembrar o educador Paulo Freire, que em sua intransigente recusa domesticao dos sujeitos, compreendeu que A educao comunicao, dilogo, na medida em que no transferncia de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados (FREIRE, 2002a).

A EA compreendida nesse trabalho entende-se, acima de tudo, como um processo de desenvolvimento humano entrelaando conhecimento, inteno de ao e interveno social (TOZONI-REIS, 2002). E assume, portanto, uma perspectiva crtica que busca em sua prtica o empoderamento dos Sujeitos qual se destina, e com os quais ser construda. Empoderar, nessa perspectiva, significa efetivamente emancipar. Adorno (ADORNO, 1995) considerava a emancipao possvel apenas no estabelecimento de uma atuao educacional radical que se concretize dialeticamente:
"a nica concretizao efetiva da emancipao consiste em que aquelas poucas pessoas interessadas nesta direo orientem toda a sua energia para que a educao seja uma educao para a contradio e para a resistncia" (id. ibid. p. 183).

Emancipar , acima de tudo, experimentar o poder de pronunciar o mundo, de ser protagonista de sua prpria histria como muito bem compreendia Freire. Para ele:
Homens e mulheres, ao longo da histria, vimo-nos tornando animais deveras especiais: inventamos a possibilidade de nos libertar na medida em que nos tornamos capazes de nos perceber como seres inconclusos, limitados, condicionados, histricos. Percebendo,

sobretudo, tambm, que a pura percepo da inconcluso, da limitao, da possibilidade, no basta. preciso juntar a ela a luta poltica pela transformao do mundo. (FREIRE, 1997, p. 100).

Emancipar os sujeitos, nesse sentido, no deve ser entendido como uma soluo definitiva de reverso do quadro sombrio avistado pela humanidade como nos revela Carlos Frederico Loureiro (LOUREIRO, 2005a), mas uma ...possibilidade de construirmos os caminhos que julgamos mais adequados vida social e Planetria.... Ainda segundo o autor:
A ao emancipatria o meio reflexivo, crtico e autocrtico contnuo pelo qual podemos romper com a barbrie do padro vigente de sociedade e de civilizao, em um processo que parte do contexto societrio em que nos movimentamos, do lugar ocupado por cada sujeito, estabelecendo experincias formativas , escolares ou no, em que a reflexo problematizadora da totalidade, apoiada numa ao poltica propicia a construo de sua dinmica. (id. ibid. p. 1484).

Emancipar acima de tudo um processo dinmico de superao dos limites encontrados ao longo da existncia (LOUREIRO, 2007). Assim, Buscando um processo educativo que se realize de forma emancipatria e transformadora, optou-se pela adoo de uma perspectiva terica oriunda da Teoria Crtica, utilizando-se para tanto de reflexes de autores diretamente vinculados a Escola de Frankfurt como Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Jrgen Habermmas, bem como de autores que adotaram essa perspectiva crtica de reflexo como Paulo Freire, Milton Santos, Guy Debord e Cristoph Trke. No campo diretamente relacionado a EA, serviram como referencias autores que dialogam com a Teoria Crtica como Marlia Tozoni Reis, Isabel Cristina de Moura Carvalho e Carlos Frederico Loureiro. Para este ltimo (LOUREIRO, 2005b), muitas questes caras a Teoria Crtica coadunam com os objetivos e anseios da EA. Para o autor, seis premissas so compartilhadas por esses dois campos de estudo e aqui so apresentadas com algumas modificaes: A Crtica ( sociedade, cincia, argumentao) e a Autocrtica (pessoal). A Verdade cientfica est em sua comprovao prtica na histria, do contrrio s possui veracidade em termos formais, muitas vezes servindo como fator de reproduo social. Teoria e prtica no esto descoladas. Conhecer e Agir so dimenses prprias que ganham condio para transformar a realidade medida que se relacionam e se constituem mutuamente. Cincia e valores culturais esto ligados e no h como separ-los na pesquisa. Ou seja, em todo ato de anlise depositamos o peso de nossos valores, crenas, concepes tericas e cdigo de valores, sendo assim, a objetividade cientfica est na explicitao desses aspectos. A cincia crtica revolucionria, visa superar a dicotomia sujeitoobjeto e a mercantilizao da vida.

10

A cincia crtica se faz partindo do princpio de que nada, nenhum fato ou fenmeno compreensvel em si mesmo, mas somente em relaes, formando uma totalidade complexa.

3.1 A Pesquisa-ao Dentro da opo terica exposta optou-se pela adoo pesquisa-ao como metodologia de desenvolvimento desse trabalho, buscando a construo coletiva de conhecimento, ao mesmo tempo em que esse compartilhado com os Sujeitos que se prope a aprender e ao mesmo tempo ensinar. Essa concepo de pesquisa parte do pressuposto de que a construo do estudo propriamente dito e a construo do conhecimento dela advinda dependem no apenas da participao do pesquisador, mas tambm do envolvimento dos outros atores participantes da situao em um processo de sensibilizao dos sujeitos e resoluo de problemas (THIOLLENT, 2000). Para Marlia Tozoni-Reis (TOZONI-REIS, 2005), essa metodologia articula a produo de conhecimentos, a ao educativa e a participao dos envolvidos. Para ela, esse tipo de pesquisa tem como finalidade compartilhar saberes produzidos pelos diferentes sujeitos envolvidos no processo de educao e pesquisa (id. ibid. p.272). Essa modalidade de pesquisa social uma proposta para a ao centrada em compreenses renovadas e transformadoras em relao a construo do conhecimento entre os seres humanos (VIEZZER, 2005, p. 285). Michle Sato e Jos Eduardo do Santos (SATO & SANTOS, 2003) consideram a pesquisa-ao como um processo onde os atores envolvidos atuam conjuntamente na sistematizao e construo do conhecimento visando a resoluo de problemas comuns tais atores. Para esse autores:
a pesquisa-ao se orienta por um sistema de comunicao dialgica entre pesquisador@s e grupo social para a produo de um novo tipo de conhecimento que favorece a orientao da ao em um determinado contexto (id. ibid. p.13).

11

importante aqui estabelecer uma diferenciao no que diz respeito a Pesquisaao adotada no presente estudo e a Pesquisa Participante. Michel Thiollent (THIOLLENT, 2000) alerta para o fato de que toda pesquisa-ao, assume em seu cerne o carter de pesquisa-participante. A pesquisa-participante, ao contrrio, no traz em si a garantia de que seja Pesquisa-ao. Para exemplificar a diferenciao entre os dois mtodos citados, cabe aqui a reflexo de Cicilia Peruzzo (PERUZZO, 2009), para quem a Pesquisa-ao se concretiza quando: tanto pesquisador como grupo estabelecem conjuntamente os objetivos da pesquisa e a realizam colaborativamente desde o levantamento das informaes at a sua anlise final; e o resultado do processo contribui para a resoluo de um problema/demanda real do grupo. Ao contrrio do exposto, a Pesquisaparticipante tem como premissa a insero do pesquisador no grupo sem que este, no entanto, tenha poder de deciso sobre os objetivos da pesquisa e que possa influenciar a sua conduo. A pesquisa-ao, por buscar referenciais de realizao nas prticas coletivas, deve levar em conta que seus Sujeitos trazem consigo valores, percepes, crenas e sentimentos e, portanto, devem ser analisadas sob um enfoque qualitativo. A pesquisa qualitativa, de acordo com Maria Ceclia Minayo (MINAYO, 2007), tem como objetivo explorar um conjunto de representaes sobre o tema investigado. Essa autora argumenta que esse tipo de pesquisa:
se preocupa, nas cincias sociais, com um nvel de realidade que no pode ser quantificado.Ou seja, ela trabalha com o universo dos significados, motivos,aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde a um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos variveis (id., 1998 p. 21). operacionalizao de

Para Cristine Rheinheimer e Teresinha Guerra (RHEINHEIMER & GUERRA, 2009), a abordagem qualitativa tm se revelado de extrema utilidade na pesquisa em educao por permitirem a compreenso de fenmenos multidimensionais; por capturarem variados significados das experincias vividas; e por contriburem para a pesquisa em termos criativos e crticos.

12

Ainda para essas autoras, os mtodos qualitativos encontram-se entre as pesquisas de paradigma emancipatrio, enquadrando-se como a das teorias pedaggicas crticas. Citando Demerval Saviani, as autoras afirmam que essas teorias partem do pressuposto de que a funo da educao a instrumentalizao dos sujeitos para uma prtica social transformadora (id.ibid. p. 418). Assim, a pesquisa-ao mostrou-se como um mtodo de investigao concernente ao referencial terico adotado no trabalho. 3.2 Configurao do grupo A pesquisa foi conduzida partir do estabelecimento de um grupo de aprendizagem formado por profissionais, bolsistas e estagirios do Laboratrio Aberto de Interatividade para Disseminao do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico da Universidade Federal de So Carlos (LAbI UFSCar). O LAbI constitui-se como um espao de pesquisa e produo de contedos educativos e de divulgao cientfica. Entre suas atividades destacam-se o oferecimento de oficinas destinadas professores das redes pblica e privada de ensino, bem como ao pblico em geral; a produo de contedo miditico voltado a divulgao e desmistificao cientfica, estes divididos entre: jornalisticos (Revista Eletrnica ClickCincia, Programa Radiofnico Paideia, Videocast Cu da Semana) e Dramaturgicos (Radionovelas Um Universo entre ns e Verdades Inventadas). Alm disso, o laboratrio estabelece um canal de dilogo entre os diversos campos da cincia e das manifestaes artsticas, resultando na produo de instalaes eletrnicas que permitem a explorao dos mais diversos contedos. Tais instalaes, em geral voltadas manipulao interativa de contedo audiovisual, permitem uma imerso e interao na/com a obra, despertando, por meio de seus sentidos, a curiosidade pelo aprofundamento e a reflexo sobre o tema abordado. A formao do grupo de estudo tem seu incio concomitante a definio de um novo projeto colaborativo de instalao eletrnica batizada de [ECO]Sistema que tem como temtica a biodiversidade e fruto de uma parceria entre o LAbI e o SESC-SP. Durante os primeiros momentos de delineao do produto a ser desenvolvido, foi detectada a necessidade de uma reflexo conjunta sobre a temtica e sobre quais estratgias e mtodos deveriam ser utilizados na sua concepo final. A partir dessa
13

demanda, optou-se coletivamente pela criao de estudo ambiental denominado BioLAbi e estabelecida uma dinmica de encontros semanais partir de fevereiro de 2010. O grupo contava no momento da sistematizao do presente estudo com 12 integrantes, sendo cinco mulheres e nove homens, profissionais ou estudantes das reas de Jornalismo, Produo Audiovisual, Fsica e Biologia com faixa etria entre 18 e 35 anos. Apesar de todos residirem atualmente na cidade de So Carlos SP, apenas dois integrantes do grupo so naturais do municpio. 3.3 Dinmica das atividades desenvolvidas Os encontros do grupo foram realizados com periodicidade semanal nas dependncias do LAbI ou em outros espaos de acordo com as demandas que foram sendo identificadas pelo grupo. Pelo fato do estudo proposto assumir um carter de pesquisa-ao, sendo construdo coletivamente pelos seus Sujeitos participantes, as atividades e discusses foram encaminhadas concomitantemente em relao ao prprio andamento da pesquisa. Dessa forma, mtodos e atividades desenvolvidas acabaram por se mesclar com seus resultados e reflexes medida que o processo de ao-reflexo-ao, aqui compreendido como prxis, tomava forma. Essa concepo aproxima-se a argumentao de Marlia Tozoni-Reis (TOZONI-REIS, 2010). Esta autora argumenta que a Pesquisa-ao em Educao Ambiental:
...tem como princpios terico-metodolgicos a participao, o processo coletivo, a conscientizao e a articulao radical - a unicidade entre teoria e prtica. Assim, esta metodologia de pesquisa e de ao educativa ambiental orienta a investigao e a ao sobre os processos formativos compreendendo-as (a investigao e a ao) como coletivas, participativas, conscientizadoras, emancipatrias, ou seja, como prxis (id. ibid. p. 12).

Essa dinmica permitiu que partir das reflexes posteriores a realizao de alguma discusso ou atividade, novos rumos fossem adotados no sentido de um aprofundamento do contedo, ou ainda de um ajustamento no processo de aprendizado. Assim sendo, tais mtodos e atividades sero revelados conjuntamente aos seus resultados e s reflexes advindas de sua aplicao.
14

4.Resultados e Discusso
4.1 Encontrando-se e se enxergando O primeiro encontro foi realizado nas dependncias do LAbI e serviu para a definio dos rumos que seriam adotados pelo grupo. Em um primeiro momento, todos do grupo apesar de j se conhecerem fizeram uma breve apresentao de suas trajetrias pessoais e de suas expectativas em relao ao grupo (HOLZMANN, 2002). Posteriormente, realizou-se uma primeira discusso sobre qual seria a dinmica de funcionamento do grupo, onde optou-se por uma perspectiva de um grupo aberto, que permitisse qualquer momento a insero de novos Sujeitos em suas prticas e atividades. Essa opo foi adotada buscando uma ampliao do espao democrtico e, ainda, um dilogo maior com outros saberes. Outra deciso tomada no primeiro encontro foi a montagem de um Blog na internet (disponvel em www.biolabi.wordpress.com). Este espao deveria servir como um dirio das atividades e reflexes do grupo, assim como um canal de disponibilizao e compartilhamento de contedo referente aos temas em discusso. J nesse primeiro encontro, uma rpida discusso sobre o tema Biodiversidade, fez com que o grupo decidisse conduzir os estudos sobre o ambiente de forma mais ampla, compreendendo de forma mais abrangente todos os aspectos envolvidos no tema. Em seguida essas definies, foi sugerido ao grupo que cada um dos indivduos fizesse um auto-retrato individual. A atividade ldica proporcionou momentos divertidos durante a sua realizao, aumentando assim a afinidade entre seus membros. Depois de terminados os desenhos, cada um dos participantes apresentou sua obra comentando sobre como se enxergava no mundo. Curiosamente, todos os participantes produziram desenhos similares onde cada um se colocava

centralizadamente na folha e sem nenhuma referncia ao ambiente ou, ainda, sobre outros indivduos. Alguns exemplos dessas representaes podem ser observados na figura 1. A partir da observao de suas prprias representaes, os participantes comearam a se questionar por que se representavam daquela maneira. Nesse momento comearam a emergir algumas consideraes interessantes.
15

Figura 1: Exemplos dos auto-retratos produzidos pelos membros do grupo no primeiro encontro realizado.

De maneira geral, todos do grupo chegaram a um consenso sobre um sentimento de individualismo e partir disso, passaram a questionar os reais motivos que impe esse modo de vida atualmente. Entre os aspectos apontados pelos participantes, o modo de vida urbano serviria como uma explicao plausvel no estabelecimento desse quadro em associao falta de tempo e a intensificao do trabalho. Ao final do encontro, os membros do grupo expressaram uma vontade de ampliar o debate iniciado com os auto-retratos, como uma forma de se apronfundar no entendimento de como so estabelecidas as relaes entre Homem e Ambiente. 4.2 Representando o nosso meio Para aprofundar as reflexes do encontro anterior foi apresentada ao grupo a tipologia das representaes de meio ambiente proposta por Marcos Reigota (REIGOTA, 1991). As representaes sociais podem ser entendidas como as

16

concepes, imagens e vises da realidade que os atores sociais produzem em suas prticas sociais. A sugesto da aplicao desse mtodo de identificao das representaes de meio ambiente, vai ao encontro do que o prprio autor dessa tipologia considera como um passo essencial a ser adotado no incio de qualquer tipo de trabalho de pesquisa, educao ou interveno ambiental. Para este autor, nessas representaes possvel desvelar os valores e conceitos internalizados pelos atores envolvidos em um grupo social (REIGOTA, 1998). Para a aplicao do mtodo proposto, foi perguntado aos membros do grupo: O que meioambiente? A partir das respostas, aplicamos a tipificao proposta, que dividida nas categorias: Naturalista compreendendo as representaes de meio ambiente como sinnimo de natureza intocada. Antropocntrica relacionadas as concepes utilitaristas, que

reconhecem o meio ambiente como um recurso. Sistmica que contempla a relao recproca entre natureza e sociedade em suas mais variadas dimenses.

A partir da anlise conjunta das respostas questo apresentada, o grupo identificou qual das categorias de representao propostas cada resposta seria enquadrada. A maioria das respostas evidenciou como representao predominante a Antropocntrica, ou seja, uma viso que considera o ambiente simplesmente como um recurso a ser explorado e tem sido predominante no discurso corrente dos meios de comunicao (FABRICIO, 2009a). Para continuar estimulando a reflexo sobre o tema, foi proposta a utilizao de outra tipologia de representaes de meio ambiente, proposta por Lucie Sauv (SAUV, 1996) e ampliadas por esta autora e Isabel Orellana (SAUV & ORELLANA, 2001). Essa tipologia de representaes dividida em 9 categorias, considerando o meio ambiente como: Natureza; Recurso; Problema; Sistema; Territrio; Paisagem; Lugar onde se vive; Biosfera; Projeto Comunitrio.

17

A anlise das respostas partir das novas categorias continuou a apresentar componentes relacionados a uma viso antropocntrica e utilitarista do meio ambiente com a predominncia das categorias Recurso e Problema. Outro resultado interessante foi o enquadramento de uma mesma resposta em mais de uma categoria, o que, de acordo, com as autoras desse mtodo no apenas esperado como tambm desejvel, uma vez que as representaes tm como componente, entre outros aspectos, a trajetria de vida e as diferentes formas de perceber/interagir de cada um dos atores avaliados com o mundo a sua volta. Aps uma discusso respeito do que cada uma das categorias levava em conta, os participantes do grupo reconheceram nas categorias de meio ambiente como Lugar onde se vive e Projeto comunitrio, as representaes que deveriam servir como inspiradoras para futuras aes do grupo. Ao trmino da atividade, um dos integrantes do grupo sugeriu que utilizssemos essa prtica para analisar o contedo da ento recm lanada edio da Revista ClickCincia, produzida por alguns dos membros do grupo, que tinha como temtica a Biodiversidade. A sugesto foi acatada prontamente pelo grupo que se disps a realizar uma leitura crtica da edio categorizando as representaes de meio ambiente presentes para uma posterior discusso no prximo encontro. Como resultado dessa prtica, o grupo reconheceu no contedo da revista as representaes de meio ambiente como Recurso; Problema; e Sistema. Outra vez concepes racionalistas e antropocntricas resultantes, muitas vezes de uma viso economicista da realidade (FABRICIO, 2009b). curioso notar que o tratamento dado s questes ambientais pela mdia, de maneira geral, tem sido pautado nesse tipo de viso utilitarista, fruto de uma lgica construda pelo discurso do desenvolvimento sustentvel e de responsabilidade ambiental das grandes corporaes. O discurso hegemnico acabou sendo introjetado, reduzindo, como afirma Wilson Bueno (BUENO, 2007 p. 20) o meio ambiente e sua preservao a uma instncia meramente econmica, desconectada de valores e princpios socioculturais e polticos.

18

A equipe envolvida diretamente na produo do contedo da revista chegou mesma concluso e creditou esse fato principalmente utilizao de fontes exclusivamente do universo Tcnico / Cientfico. Esse cenrio, no entanto, tem sido uma constante na produo jornalstica, e a priorizao do discurso do especialista perpetua o que Marlia Tozoni Reis (TOZONI-REIS, 2001) chama de uma razo entre imposio/adeso das informaes. Nessa concepo:
cabe Cincia autorizar e legitimar os rumos da sociedade. A homogeneizao das fontes, dessa forma, acaba por estimular o desaparecimento uma enorme quantidade de saberes ambientais localizados no lado de fora dos muros das universidades. (FABRICIO, 2009b p.5)

Milton Santos (SANTOS, 1994) alertava que pela lgica atual, aplicada s questes ambientais, a mdia exerce um poder mutilador sobre a percepo humana. Para ele:
Quando o meio ambiente, como Natureza-espetculo, substitui a Natureza Histrica, lugar de trabalho de todos os homens, e quando a natureza ciberntica ou sinttica substitui a natureza analtica do passado, o processo de ocultao do significado da histria atinge o seu auge. tambm desse modo que se estabelece uma dolorosa confuso entre sistemas tcnicos, natureza, sociedade, cultura e moral (id. ibid. p.24).

Aps o desenvolvimento dessa atividade, foi possvel notar por parte do grupo, uma anlise mais aprofundada e crtica das informaes bombardeadas cotidianamente pelos meios de comunicao. Aqui comeou a tomar forma uma preocupao coletiva com o papel do grupo frente a esse processo, uma vez que de forma geral todos os integrantes dedicam-se em maior ou menor grau a atividades comunicativas.

4.3 Exploradores Aps as atividades destinadas ao reconhecimento e a reflexo sobre as representaes de meio ambiente, foi proposta pelo grupo a realizao de uma atividade ao ar livre que permitisse uma explorao dos sentidos. Entre as sugestes apontadas,

19

optou-se por uma atividade exploratria na Pista da Sade, localizada no campus da UFSCar. A Pista da Sade destinada prtica esportiva e ao lazer, contando com uma trilha de aproximadamente dois quilmetros. Toda a sua estrutura fica localizada no interior de um antigo bosque de Eucaliptos, que na percepo do grupo se constitua como um lugar de natureza preservada. No incio da atividade, foi sugerido ao grupo que percorresse os primeiros 200 metros da trilha em silncio e observando o espao sua volta. Dessa observao resultaram algumas perguntas interessantes sobre, por exemplo, o domnio dos eucaliptos no ambiente. Um dos integrantes do prprio grupo respondeu a pergunta sugerindo que aquela rea no era natural, mas sim, uma plantao e que o eucalipto uma espcie extica. Ao que surge outro questionamento de um dos integrantes do grupo: por que em um Pas com florestas to ricas foi preciso introduzir outras espcies arbreas? A partir dessa pergunta, foi conduzida uma discusso sobre a histria da introduo da silvicultura no Brasil e, mais especificamente no Estado de So Paulo e na regio de So Carlos, que teve como objetivo primeiro o fornecimento de lenha e batentes para a Ferrovia, uma vez que apenas algumas dcadas aps o alastramento dos trilhos pelo interior, quase todas as reservas florestais disponveis j haviam sido consumidas (DEAN, 2006). partir da iniciativa da Cia. Paulista que os hortos florestais de produo e pesquisa em silvicultura tem incio, tendo como seu responsvel Navarro de Andrade (FABRICIO, 2009c). A partir dessas reflexes realizadas na atividade, comeou a ficar evidente aos integrantes do grupo que o ambiente vai alm de uma interpretao natural e passa a ter sentido como uma construo social e histrica. Durante a atividade exploratria, tambm foram discutidos aspectos diretamente relacionados ao campo do conhecimento ecolgico, como a formao de subbosques dando incio ao processo de sucesso, sobre os processos de disperso de sementes responsveis pelo estabelecimento do sub-bosque e, ainda, sobre o os distrbios causados pela introduo de espcies exticas em ambientes tropicais. A respeito deste

20

ltimo tpico, um dos integrantes citou o exemplo das espcies invasoras e seu grande potencial de perturbao dos ecossistemas. Em um segundo momento, foi proposto por um dos membros do grupo uma atividade de explorao dos sentidos. Para isso, todos foram vendados (figura 2) e em seguida conduzidos pela trilha de modo a perceber o ambiente a sua volta sem a utilizao de seu sentido principal.

Figura 2: Membro do grupo vendado na atividade de explorao dos sentidos.

Nessa atividade, audio, tato e olfato foram estimulados, levando os participantes uma compreenso de que os processos e padres que regem o ambiente no so unicamente aqueles que nos so revelados superficialmente pelos choques imagticos (TRCKE, 2010) A experincia de explorao dos sentidos e a reflexo sobre a construo histrica do ambiente levou os participantes do grupo a especularem como poderiam agir para multiplicar e fomentar a reflexo sobre esses aspectos. J nesse encontro, surgiu a idia da concepo de um rdio-documentrio sobre os diversos espaos da cidade e sobre a percepo dos habitantes desses locais. Assim, ficou definido que seriam utilizadas paisagens sonoras -- referentes cada um dos bairros pesquisados bem como depoimentos de moradores em relao sua percepo sobre o ambiente e sobre os aspectos histricos de ocupao do espao. O esboo dessa prtica de
21

interveno foi considerado pelo grupo como uma atividade embrionria do que viria a ser sua atuao futura frente s suas prticas de EA. 4.4 Das Kapital Uma das reflexes mais importantes da atividade anterior foi a respeito do processo coercitivo ao qual Homem e Ambiente so submetidos pelo modelo capitalista desde a Revoluo Industrial. Para compreender de maneira direta como as relaes de mercado tem penetrado nas formas de pensamento, na percepo do mundo e, sobretudo, na relao entre sociedade e natureza, foi proposta ao grupo a atividade O jogo do Mercado (SATO, 2002). Esse jogo foi proposto pela primeira vez em 1990 pela Organizao NoGovernamental Christian Aid como uma proposta metodolgica de discusso das relaes de controle e domnio econmico existentes entre as naes. No jogo cada um dos participantes representa um Pas. Cada Pas tem seus recursos naturais (Folhas de Papel) e seus meios de produo (lpis, rgua, compasso tesoura, esquadro) como mostrado na figura 3. Entretanto, recursos e meios de produo so divididos desigualmente entre cada um dos jogadores. Assim, os pases mais pobres tm muitos recursos e poucos meios de produo enquanto os pases ricos seguem uma lgica inversa. Incrementando o quadro, um dos participantes exerce o papel de Banco Mundial controlando o mercado partir da compra e venda de recursos naturais, estabelecimento de cotaes, emprstimos e mediao entre os participantes. As negociaes so conduzidas utilizando-se uma moeda fictcia (Figura 4). O objetivo proposto aos participantes que cada um deles faa fortuna. Definidos os papis e o objetivo do jogo, o banqueiro passa a emitir ordens de compra ao mercado referentes mercadorias produzidas pelos Pases. As mercadorias so definidas como formas geomtricas fabricadas partir dos recursos naturais (folha de papel) pelos meios de produo (lpis, rgua, compasso tesoura, esquadro). Para cada uma das formas estabelecidas pelo banqueiro (tringulos, crculos, quadrados, retngulos) existe uma cotao que varia de acordo com a sua oferta.

22

Iniciada a dinmica, rapidamente os participantes comearam a produzir suas figuras geomtricas, utilizando para tanto as folhas de papel e os meios de produo. Vrios artifcios foram utilizados, como a troca de formas geomtricas por folhas intactas, ou ainda, o aluguel dos meios de produo dos pases ricos para os pobres.

Figura 3: Exemplo do Kit utilizado na conduo do jogo

Rapidamente todos os participantes comearam uma corrida pelo acumulo financeiro. Em menos de 20 minutos de jogo todos os recursos naturais (folhas de papel) tinham sido consumidos. Rapidamente, aqueles que obtiveram um maior acumulo financeiro declararam-se como os vencedores do jogo. Ao final da prtica, no entanto, todos foram informados que a fortuna em questo no poderia ser considerada monetria. A verdadeira fortuna era constituda pelos recursos naturais em conjunto com um uso parcimonioso dos meios de produo e a reduo da desigualdade entre cada um dos participantes. A concluso evidente que todos os participantes perderam o jogo, uma vez que todos os recursos foram esgotados e de nada mais serviam os meios de produo para os seus detentores. A revelao ao final do jogo serviu como um estmulo para o incio de uma discusso mais profunda sobre o modo de produo capitalista e seu papel no estabelecimento das desigualdades sociais e da degradao ambiental. A prpria postura competitiva apresentada pelos participantes foi questionada pelo grupo como sendo
23

resultado de programao imposta por um modelo onde o mercado o mediador das relaes humanas.

Figura 4: A moeda utilizada no jogo.

A produo acentuada das mercadorias caminhava ao mesmo ritmo frentico do consumo e vice-versa, sendo esse processo acentuado pelo estmulo constante do banqueiro, executor preciso do circuito D M D`, onde D (capital em dinheiro) tranforma-se em M (mercadoria) que vendida por D (quantidade maior de dinheiro) que sempre maior que D, uma vez que traz embutido os lucros ou valor excedente gerado pela explorao do trabalho. Para Karl Marx (MARX, 1996) o cerne do capitalismo reside no acmulo de capital gerado pela explorao do trabalho. Nesse sentido, reconhece como um de seus fatores desencadeantes o que chama de Fetiche da Mercadoria, onde essas mercadorias parecem desenvolver uma vontade independente dos seus produtores. A mercadoria aqui assume um papel de mediao nas relaes sociais, assumindo um controle que vai alm do seu valor de uso, ou seja, a finalidade a que se destina o produto. Enquanto o homem ganha status de coisa, de objeto, a mercadoria

24

assume o papel de pessoa. Explicando esse carter do fetiche, Marx faz a seguinte anlise:
evidente que o homem por meio de sua atividade modifica as formas das matrias naturais de um modo que lhe til. A forma da madeira, por exemplo, modificada quando dela se faz uma mesa. No obstante, a mesa continua sendo madeira, uma coisa ordinria fsica. Mas logo que ela aparece como mercadoria, ela se transforma numa coisa fisicamente metafsica. Alm de se pr com os ps no cho, ela se pe sobre a cabea perante todas as outras mercadorias e desenvolve de sua cabea de madeira cismas muito mais estranhas do que se ela comeasse a danar por sua prpria iniciativa (op. Cit. p.197).

Partindo dessa percepo o grupo passou a discutir mais profundamente a relao entre o modelo capitalista e seu carter predatrio do ambiente e, alm, das relaes humanas. Outra constatao foi a de que embora esse modelo econmico apresente contradies intrnsecas -- que muitas vezes parecem encaminh-lo para sua dissoluo--, a todo momento emergem novas formas de potencializar seu domnio, engendrando mecanismos elaborados para garantir sua hegemonia. Nas ltimas dcadas do sculo XX, a ltima e grande novidade desse sistema tomou forma: o Neoliberalismo. Grard Dumnil e Dominique Lvy (DUMNIL & LVY, 2007) entendem o neoliberalismo como uma nova configurao de poder particular , onde a hegemonia e a renda da classe capitalista foram restabelecidos depois de um retrocesso experimentado no perodo compreendido entre o final da II Grande Guerra e a dcada de 1970 . Esses autores acreditam que em se considerando o aumento da renda financeira, o neoliberalismo pode ser entendido como o estabelecimento de uma nova hegemonia financeira. Para Marlia Pires e Jos Roberto Reis (PIRES & REIS, 1999) o neoliberalismo nada mais do que uma retomada de alguns princpios do capitalismo liberal do sculo XIX. Junto concepo ideolgica oferecida pelo neoliberalismo , outro mecanismo inovador adotado pelo capitalismo internacional a globalizao. Para os autores, a globalizao pode ser entendida tambm como uma nova modalidade de acumulao de capital (id. ibid. p.31).
25

Leonardo Boff (BOFF, 1999), acredita que a sociedade moldada pela lgica neoliberal globalizante se assenta na competio e, devido isso, excludente e desumanizada. Para o autor, essa caracterstica impede essa sociedade de ser portadora de felicidade e de futuro para a humanidade e para a Terra. Esse quadro traz tona possibilidade de uma nova interpretao do ensaio The Tragedy of the Commons, publicado por Garret Hardin em 1968. No texto, o bilogo abordava hipotticamente os conflitos de utilizao de reas comunitrias de pastoreio, onde a maior produtividade em curto prazo era alcanada por quem desrespeitasse a capacidade de suporte da pastagem (BURNIE, 2001). Entretanto, enquanto o lucro era acumulado pelo proprietrio que desobedecia as regras, os prejuzos eram socializados entre todos os dependentes daquela rea. Nos dias atuais, a humanidade se encontra vtima de uma tragdia das reas comunais em escala global, ou seja, enquanto poucos detm os dividendos da explorao dos recursos naturais, milhes so obrigados passivamente conviverem com os problemas gerados no bojo desse processo. Partindo dessas reflexes, o grupo passou a adotar uma postura mais crtica priorizando o estabelecimento de relaes mais justas e igualitrias, como o apoio a iniciativas de economia solidria, o estmulo a formao de redes que vo de encontro lgica mercadolgica e, ainda, sobre o papel do grupo como multiplicador de prticas ambientalmente justas que auxiliem no estabelecimento de processos reflexivos sobre esse quadro. 4.5 Tecnologia e crise ambiental A partir das consideraes sobre o impacto do modelo capitalista sobre o ambiente e as relaes sociais, e constatando o seu carter de re-inveno como forma de ampliar e perpetuar sua hegemonia, o grupo passou a discutir o papel da tecnologia e do desenvolvimento cientfico como um dos componentes centrais no estabelecimento dessa lgica. Theodor Adorno (ADORNO,1994) em seu texto Educao aps Auschwitz discutia o poder do carter fetichista que a tecnologia assume a partir do momento em que a ela destinado um papel de destaque no modelo capitalista -- assim como o tem a mercadoria. O fetiche tecnolgico, dessa forma, anlogo ao fetiche da mercadoria,
26

logo cincia e tecnologia assumem-se tambm como mercadorias, intensificando ainda mais a mercantilizao das relaes humanas. O mundo atual mantm a crena de que a tecnologia e as descobertas cientficas daro conta de todos os problemas medida que eles ocorram. Essa concepo errnea resultado direto da racionalidade mecanicista que imps, partir da revoluo cientfica e da inaugurao da modernidade, uma viso fragmentada de mundo, onde tudo pode ser medido, calculado, desmontado, compreendido, remontado e remediado. Em nome da busca de conhecimentos, o paradigma moderno teve na tcnica e na mquina sua redeno, sua liberao do mundo natural. A separao entre sujeito e objeto imposta pelo mtodo cientfico, teve forte influncia no estabelecimento de outras separaes na nossa maneira de pensar. De acordo com Isabel Cristina Carvalho (CARVALHO, 2008), estabeleceram-se vrias polaridades excludentes: natureza/cultura, corpo/mente, razo/emoo. Adotando esse paradigma de pensamento, atribumos razo o mesmo valor que outrora era atribudo ao mito (ADORNO & HORKHEIMER, 2006). O Conhecimento, tal qual o entendemos, como fruto dessa tradio, poder a qualquer momento resolver qualquer problema. A Cincia e a Tecnologia passam a ocupar o Olimpo e de l, podero com seus poderes mgicos salvar os homens. No entanto, historicamente, essa crena incondicional no consegue explicar algumas de suas contradies mais evidentes. A cincia desenvolveu tecnologias sofisticadas de enriquecimento de Urnio, mas at os dias atuais no desenvolveu nenhuma tecnologia totalmente segura para retirada e/ou armazenamento desse material aps seu uso. Ou seja, no consegue nem mesmo resolver um problema criado por ela prpria. Ao mesmo tempo, um grande nmero de substncias sintticas inventadas pelos cientistas e despejadas no ambiente, que por no reconhec-las, no pode degrad-las, tem se acumulado em organismos, populaes humanas e ecossistemas acarretando srios problemas de sade, ambientais, sociais e econmicos. Para uma reflexo mais aprofundada, partimos de um entendimento da tecnologia como processo social. Essa concepo foi abordada por Herbert Marcuse (MARCUSE, 1999). Para ele, partir desse enfoque o aparato tcnico constitui-se
27

apenas como um fator parcial, enquanto os indivduos so compreendidos como a parte integral da Tecnologia uma vez que alm de a conceber e garantir o seu funcionamento, colocam-se como grupos sociais que definem a sua utilizao. Assim, para o autor: A tecnologia, como modo de produo, como a totalidade dos
instrumentos, dispositivos e invenes que caracterizam a era da mquina, assim, ao mesmo tempo, uma forma de organizar e perpetuar (ou modificar) as relaes sociais, uma manifestao do pensamento e dos padres de comportamento dominantes, um instrumento de controle e dominao (id. ibid. p. 73).

Partindo dessa reflexo, o grupo passou a questionar sua interao e seu comportamento frente tecnologia, de forma a detectar por quais canais esta se mostra como um instrumento de controle e reproduo social. A experincia tornou-se ainda mais enriquecedora por ser realizada por um grupo formado exclusivamente por sujeitos envolvidos profissionalmente -- e em alguns casos afetivamente -- com o desenvolvimento cientfico e tecnolgico e, alm, com a disseminao desse conhecimento. Nas primeiras discusses realizadas, ficou claro o estranhamento de alguns dos sujeitos frente discusso da tecnologia sobre o enfoque adotado. O avano tecnolgico era considerado, por estes, como positivo por

possibilitar a realizao de tarefas anteriormente complicadas. Alm disso, o total conhecimento da tcnica, na percepo d alguns dos membros do grupo, permitiria uma maior autonomia. Esse aspecto da tecnologia tambm foi evidenciado por Theodor Adorno (ADORNO, 1994). No entanto, o autor argumentava que por outro lado, a relao estabelecida com o aparato tecnolgico aparenta caractersticas patolgicas. A dependncia e a crena nas solues tecnolgicas alcanam assim caractersticas exageradas e irracionais. Para este autor As pessoas tendem a considerar a tecnologia como algo em si, como fim em si mesmo, como uma fora com vida prpria, esquecendo-se, porm, que se trata do brao prolongado do homem. Sendo assim, de nada vale a tcnica e a cincia se estas so produzidas e dominadas por aqueles a quem interessa a manuteno da lgica vigente.
28

Partindo disso, uma primeira discusso emergiu sobre o tema incluso digital. Na concepo de alguns, o acesso s novas tecnologias de informao e em especial internet, serviriam como uma forma de romper com o isolamento individual frente ao mundo. Sobre esse aspecto, Cristoph Trcke (TRCKE,2010 ) faz uma importante ressalva a esse pensamento ao considerar o computador como instrumento tcnico universal. Para este autor, o computador no mais um instrumento de trabalho e passa a representar:
O entroncamento tcnico, o ponto de encontro social e o nevrgico individual, em que processamento e transmisso de dados, televiso e telecomunicao, trabalho e atividade de tempo livre, concentrao e distrao, ser bacana e por fora, observado e ignorado, se misturam at a indiferenciao. Baixar dados, envi-los e recebe-los passa a significar a atividade por excelncia (id. ibd. p. 44).

No ato de baixar e enviar dados, expressa a compulso pela emisso. Essa compulso surge exatamente da construo individual de um ser etreo, que s toma forma e s notado partir do momento em que um emissor de informao. Emitir, de acordo com o pensamento de Trcke, passa a ser sinnimo de tornar-se percebido, de existir. Essa falsa sensao de existncia no Cyberespao, nas relaes virtuais, encontra um paralelo com a reflexo de Marcuse (op. Cit.) sobre a multido. Para ele estar na multido, ao contrrio do que possa parecer, exatamente o oposto de estar em uma comunidade. Ou seja, na multido a individualidade e as caractersticas prprias do sujeito so atomizadas. O sujeito na multido assume o papel da engrenagem da mquina fabricada em srie e que pode ser substituda indefinidamente por outra exatamente igual. Assim, a incluso digital, no sentido da transferncia tcnica, no garantia de uma emancipao do sujeito qual se destina. Essa constatao remete aos pensamentos de Paulo Freire (FREIRE, 1987) sobre a educao bancria, onde o dono do saber transfere seu conhecimento na forma de depsitos queles que no dispe desse bem. Nas palavras do autor:
Na medida em que esta viso bancria anula o poder criador dos educandos ou o minimiza, estimulando sua ingenuidade e no sua criticidade, satisfaz aos interesses dos opressores: para estes, o

29

fundamental no o desnudamento do mundo, a sua transformao. O seu humanitarismo, e no humanismo, est em preservar a situao de que so beneficirios e que lhes possibilita a manuteno de sua falsa generosidade(id.ibid. p. 34).

Partindo dessa reflexo sobre o papel da tecnologia como processo social e dos atributos que a colocam em lugar de destaque na manuteno da lgica de dominao sobre os homens e, por conseguinte, destes sobre o ambiente, o grupo buscou estabelecer algumas prticas no sentido de uma inverso de rumos. Ora, como processo social, a tecnologia construda historicamente e, portanto, passvel de ter seu rumo alterado tambm como processo social. No se trata aqui de uma proposta de volta natureza primitiva ou, ainda, de uma revoluo anti-industrial, mas sim de uma compreenso crtica sobre o papel atual de coero exercido pelo aparato tecnolgico para assim conceber alternativas de mudana. Nesse sentido, o grupo reconheceu no uso, difuso e estmulo a utilizao de Softwares Livres, uma forma de resistncia s imposies tecnolgicas. Essa opo tem em seu cerne uma preocupao mais ampla do que apenas fugir dos mecanismos de controle impostos pelo mercado. Ela coaduna-se com as concepes polticoideolgicas do que reconhecemos como uma EA crtica e emancipadora. Para alm do software livre, o grupo adotou como prtica o oferecimento de uma srie de oficinas (Figuras 5 e 6) com o objetivo de desmascarar as tecnologias utilizadas na concepo de suas instalaes e demais produtos de disseminao do conhecimento, tanto em termos da tcnica propriamente dita quanto em relao ao seu impacto social, unindo a isso uma reflexo sobre a inter-relao desses atributos frente questo ambiental. O primeiro ciclo de oficinas foi realizado ao longo do ano de 2010 como parte do projeto [ECO]Sistema. As oficinas propostas trataram dos temas: O potencial da artemdia como campo de sensibilizao e aproximao do conhecimento cientfico, abordando questes scio-ambientais e polticas focadas na Biodiversidade; Ferramentas livres; Vida artificial e ambientes inteligentes; Ambientes imersivos; e , por fim, Computao grfica.

30

Figura 5: Participante da oficina testando o funcionamento de um arduno.

Figura 6: Participantes do grupo na oficina durante explicao do processo de confeco dos ardunos.

31

4.6 Novos encontros: conhecimentos distintos e saberes coletivos Como forma de estimular a ao e a prtica efetiva do grupo em relao s discusses anteriores, foi proposta uma atividade de debate sobre as prticas e discusses do grupo junto um grupo de estudantes do Curso de Especializao em Educao Ambiental e Recursos Hdricos do Centro de Recursos Hdricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de So Carlos (EESC USP). No encontro, realizado nas dependncias do CRHEA em uma noite do ms de julho de 2010, o grupo pode demonstrar o primeiro prottipo interativo desenvolvido partir das reflexes sobre a utilizao da tecnologia no despertar de uma reflexo ambiental crtica. O prottipo denominado Macaco, permite a manipulao de algumas projees de vdeo pr-estabelecidas partir de estmulos captados em uma jaqueta que deve ser vestida pelo interator (Figura 7) .

Figura 7: Atividade do grupo junto aos alunos do Curso de especializao do CRHEA.

As imagens projetadas so representaes de um ser humano, um animal e uma rvore que vo se alternando, coexistindo ou desaparecem de acordo com os estmulos recebidos. Dessa forma, o prottipo permite a criao de uma possibilidade infinita de narrativas, construdas unicamente pelo seu interator naquele momento.
32

Durante a atividade os membros do grupo desvendaram todos os aspectos envolvidos na concepo final da instalao ao mesmo tempo em que relatavam o processo de aprendizagem que culminou no desenvolvimento do contedo explorado pela instalao. Nessa discusso, foi abordada a leitura que o grupo realizou sobre os intrnsecos fios que ligam os homens aqui considerados em seu carter social e poltico e o ambiente. Nesse sentido, a proposta da instalao vestir o homem para que ele como sujeito histrico reconhea o seu papel no mundo e o impacto de suas aes, reflexes e decises. Para que os elementos presentes na projeo se mantenham em equilbrio, melhor dizendo, interajam de uma forma harmnica. preciso testar e encontrar o ritmo que se adqe ao interator, ao mesmo tempo em que se adqua aos elementos apresentados na tela. Estmulos muito rpidos fazem com que alguns elementos desaparecem. Estmulos lentos demais congelam as imagens, tornando o mundo esttico. A compreenso dos interatores da criao de suas prprias narrativas, partir da lgica descrita no imediata -- e nem deve ser. A imerso nesse processo deve transformar-se em uma experincia reflexiva, no sentido de gerar um conflito que, posteriormente, instigue a dvida, a curiosidade e por fim a reflexo. Nesse sentido, a experincia junto aos alunos do CRHEA mostrou-se riqussima. Em um primeiro momento a estranheza, quanto a utilizao da instalao e ao seu contedo implcito tornou-se evidente, para logo em seguida, tranformar-se em um processo reflexivo. Nesse ponto estabeleceu-se um momento de aprendizagem verdadeiramente dialgico onde, as dvidas dos alunos do CRHEA estimulavam a reflexo do grupo de estudo suscitando novas questes que eram com partilhadas entre todos os participantes da atividade. Embora os dois grupos apresentassem idias diferenciadas e, em alguns casos antagnicas, foram sendo construdas pontes de saber que permitissem , por meio de um processo reflexivo, o entrelaamento entre concepes diferentes, porm similares em termos ideolgicos de transformao e de emancipao do ser no processo educativo. Isso ficou evidenciado quando do desvelamento -- partir de um processo dialgico -- de que a luta pela democratizao do conhecimento e pela desmistificao tecnolgica nascem justamente das mesmas indagaes e indignaes que levaram
33

gnese da luta pela igualdade e pela justia social e ambiental, lutas histricas e cotidianas da prtica de EA. Os conhecimentos oriundos de cada um dos grupos assumiram um carter de fios, vindos de direes distintas, e trazendo consigo diferentes vises de mundo, concepes pedaggicas, culturas e individualidades, enriquecendo e empoderando a trama que comeara a ser tecida. Assim, por considerarmos o processo educativo como realizado na dialogicidade, invs de priorizar as divergncias, todos os grupos optaram por reconhecer nelas a potncia de construo de uma nova sntese, da possibilidade do surgimento de novos saberes. Assim, quando a motivao da luta compartilhada, comea a se estabelecer um sentimento maior. O empoderamento reflexivo se realiza e faz da alteridade (MAKIUCHI, 2005) sua razo de ser. Dessa forma, a realizao da oficina transformou-se em um marco no aprendizado reflexivo dos sujeitos envolvidos, mas de forma mais evidente no grupo de aprendizagem que, encontrando-se pela primeira vez questionado sobre suas concepes e prticas, teve a sua primeira exposio crtica, gerando assim um processo reflexivo que, num segundo momento, transmuta-se em autocrtica (LOUREIRO, 2005b) necessria e indissocivel de um processo de aprendizagem crtico. 4.7 Reencontros: potencializando o aprender coletivo A construo do dilogo entre o grupo e os alunos do CRHEA resultou em outra atividade desenvolvida conjuntamente. Desta vez, a biloga e aluna do curso de especializao Vivian Battaini, ofereceu uma atividade em uma das reunies do grupo realizada no LAbI. No encontro ela explicou e aplicou uma variao da metodologia do Biomapa. Essa prtica tem ganhado espao nas prticas de EA por representar uma estratgia de promoo e produo do conhecimento popular em toda amplitude de suas dimenses. Os Biomapas enquadram-se nas chamadas metodologias participativas de educao comunitria Contribuindo para o mapeamento e conhecimento de aspectos importantes da realidade local e possibilitando a ampliao da noo espacial e levando a uma reflexo sobre planejamento urbano, organizao comunitria, qualidade social e qualidade de vida.
34

Na atividade foi sugerido que cada um dos participantes produzisse um mapa da cidade de So Carlos localizando pontos onde cada um desses participantes reconhecesse caractersticas negativas e positivas em relao ao ambiente e, alm disso, que cada um associasse os sentidos envolvidos na escolha de cada um dos pontos localizados. Alguns dos mapas produzidos podem ser vistos na figura 8.

Figura 8: Biomapas produzidos durante atividade proposta ao grupo por aluna do Curso de especializao do CRHEA.

Com a produo dos mapas foi possvel que os participantes da atividade reconhecessem, partir das localizaes elaboradas nos mapas, sua percepo e atuao frente a construo social do ambiente compartilhado por todos. Curiosamente, quase todos os membros do grupo reconheceram o ambiente da UFSCar como bom e agradvel, enquanto nenhum dos locais se repetiu na categoria de ambiente com baixa qualidade. Discutindo esse fato o grupo concluiu que essa percepo conjunta do espao da universidade como um ambiente com boa qualidade est relacionado ao fato deste local representar a arena de convvio social do grupo. Ou seja, o ambiente assume o seu de construo social e histrica. Essa reflexo encerra-se, de certa forma, como um dos objetivos do mapeamento do ambiente, uma vez que esse tipo de ao tem por objetivo ampliar a concepo de ambiente para alm de seu espao fsico (MEYER, 1991; 1992).
35

Carlos Rodrigues Brando (BRANDO, 2008) reconhece na utilizao dos mapas uma importante estratgia para ampliar essa noo do ambiente. Para ele, ao observarmos esses mapas:
Teremos diante de ns, como fotos de um grande lbum, vrias formas de habitar um espao natural. Vrias formas de como ns alteramos espaos naturais em lugares sociais de vida e de trabalho. De como ora tranformamos espaos naturais em muito pouco (como os ndios da floresta ou os seringueiros), ora em um tanto mais (como os agricultores do serto) e ora em muito mais ainda (como os operrios do bairro da cidade).Veremos num mapa as imagens simblicas de como convivemos com a natureza: deixando-a em sua quase integridade ou modificando-a muito (id. ibid. p, 70)

Outro aspecto demonstrado na realizao da atividade foi o baixo grau de envolvimento dos participantes com a cidade. Muitas das observaes sobre os lugares com baixa qualidade ambiental foram relacionados locais pouco ou nunca freqentados pelos integrantes do grupo. Essa caracterstica, partir das discusses realizados no encontro, pode estar relacionada ao fato de que o grupo, em sua grande maioria, composto por sujeitos vindos de outras cidades. Essa constatao passou a ser um desafio a ser transposto, uma vez que conhecer, interpretar e atuar localmente constitui-se em um passo importante em um processo de aprendizagem ambiental que busca a emancipao dos sujeitos aprendentes para, em um segundo momento, transporem suas reflexes em aes efetivas de multiplicao de saber e de atuao poltica em favor de uma melhoria da qualidade ambiental no seu territrio de vivncia. Ao final do processo de realizao do biomapa, o grupo compartilhou seus conhecimentos sobre o tema propondo a utilizao de uma ferramenta interativa que facilitasse a sistematizao dos dados. Assim, a atividade constituiu-se mais uma vez de um processo efetivo de compartilhamento de saberes. A ferramenta proposta foi a plataforma Google Maps e, partir de sua utilizao, os pontos localizados nos mapas mentais realizados pelo grupo foram plotados na representao cartogrfica do municpio de So Carlos presente na base de dados do programa (Figura 9).

36

Os trabalhos de mapeamento so considerados como o primeiro passo uma ao efetiva no estabelecimento de prticas de EA. Conhecer as identidades e os territrios de atuao dos sujeitos aumenta a possibilidade de partir da juno de diversos campos do saber, seja possvel o estabelecimento de novos meios que favoream um dilogo entre informao cientfica e formao educativa (SANTOS et. al., 2009). Para esse autores:
Com o intuito primordial de promover a formao crtica dos sujeitos sociais aos seus direitos cidados de no meramente conhecer as cincias, mas associ-las ao campo cultural, um mapeamento cartogrfico sempre a meta primeira (id. ibid. p. 107).

Assim, partir da juno dos conhecimentos do grupo e da aluna do CRHEA, foi possvel estruturar uma nova concepo de utilizao do Biomapa, que em muito passou a contribuir com as aes que tem se dedicado a ampliar seu conhecimento e atuao em relao cartografia scio-ambiental da cidade de So Carlos e regio.

Figura 9: Utilizao do Google Maps na localizao dos pontos apontados nos biomapas.

4.8 CineLAbI: debatendo Sociedade e Ambiente Ao longo de todo o processo de aprendizagem do grupo, foram realizadas sesses de cinema apresentando filmes que suscitassem discusses e reflexes entre os
37

participantes. Apesar das ressalvas quanto ao cinema, aqui considerado como uma potente ferramenta da Indstria cultural (ADORNO & HORKHEIMER, 2006), indiscutvel o papel que esse meio ocupa no mundo contemporneo, portanto, optou-se sempre durante as sesses por discutir criticamente o discurso e os propsitos implcitos em cada um dos filmes exibidos. Embora tenham sido realizadas mais de uma dezena de sesses, sero apresentados aqui apenas os filmes que levaram debates mais aprofundados pelos membros do grupo. O primeiro exemplo diz respeito ao filme A guerra do Fogo (Figura 10) do diretor francs Jean-Jacques Annaud.

Figura 10: Cartaz original dos filme A guerra do fogo

O filme narra a histria de vrios grupos humanos primitivos e sua busca inscessante pela sobrevivncia at o momento em que uma dessas populaes passa a dominar o fogo. A partir dessa inovao tecnolgica, tal grupo estabelece uma relao de dominao tambm quanto a natureza e quanto aos outros grupos. Esse aspecto levou a uma discusso sobre o papel da tecnologia no estabelecimento das relaes humanas. A construo histrica desse tipo de domnio comeou a tornar-se mais evidenciada aos membros do grupo de estudo.
38

Outra produo apresentada foi o documentrio The Corporation (Figura 11), dirigido pelos canadenses Mark Achbar e Jennifer Abbott. O documentrio aborda o surgimento das grandes corporaes econmicas multinacionais e a utilizao de seu poderio econmico para determinar os rumos do planeta. A partir do filme, o grupo discutiu alguns aspectos evidentes da atuao dessas corporaes, como, por exemplo, seu grau de influncia junto orgos tcnicos de fiscalizao e aprovao de novas tecnologias e produtos sobretudo em relao aos produtos genticamente modificados.

Figura 11: Cartaz original do documentrio The Corporation.

Outro aspecto discutido foi o poder exercido pela publicidade das marcas pertencentes essas corporaes. Sobre esse aspecto, Cristoph Turcke (TRCKE, 2010) faz uma anlise crtica ao afirmar que a propaganda, mais do que nunca, tem uma finalidade banal que dizer ao seu expectador: compre-me e esse carter simplrio e evidente acaba por transmutar-se na razo de existncia do processo comunicativo. O pensador alemo vai alm, ao compreender que esse processo acentuado pela desregulamentao do mercado, ou seja, exatamente como mostrado no documentrio, as corporaes passam a concentrar mais poder que o prprio estado, e esse aspecto transfere ainda mais poder para a publicidade at que ela prpria torna-se autorreferencial. Turck explicita esse processo citando Kloepfer & Landabeck: o
39

homem do Camel encontra o do Marlboro ao p de uma fonte de gua e ambos resolvem o problema dos dentes amarelados por meio de um determinado creme dental (KLOEPFER & LANDBECK apud TRCKE op. Cit. p. 26). Tambm aps a exibio do documentrio foram discutidos os artifos legais utilizados por estes grandes conglomerados econmicos para se eximirem de qualquer responsabilidade quanto a sua atuao. Outro filme que despertou um debate interessante foi o documentrio Home (Figura 12) do diretor francs Yann ArthusBertrand.

Figura 12: Home superproduo com temtica ambiental.

Esse documentrio, realizado sem fins lucrativos, teve uma ampla divulgao no ano de 2009 com estria simultnea ao redor do mundo. Totalmente rodado em alta definio ele mostra imagens deslumbrantes de ambientes naturais e de sua rica biodiversidade. No entanto, seu desfecho revela um discurso suspeito, uma vez que comea a mostrar alternativas mgicas propostas por grandes empresas no sentido de conter a degradao ambiental. O grupo reconheceu nesse discurso, em um primeiro momento uma abordagem naturalista do ambiente para, logo em seguida assumir um discurso economiscista tratando a natureza como um recurso a ser explorado e, nesse sentido, s pode ser bem
40

explorado pelos detentores de capital financeiro e tecnolgico, ou seja, os grandes grupos econmicos transnacionais. A partir das discusses sobre esse filme, o grupo passou a discutir a disseminao do conceito de sustentabilidade que tem sido amplamente utilizado de forma falseada por essas empresas. Essa expresso tornou-se uma etiqueta que garante a manuteno dessas corporaes no mercado, uma vez que trs implicitamente uma idia de que os componentes ambientais, sociais e econmicos de suas atividades esto sendo contemplados, quando na verdade apenas esse ltimo realmente interessa para seus investidores. Nesse sentido, o que essas grandes corporaes buscam est mais de acordo com o termo sustentado do que com o termo sustentvel (LEFF,2009). A animao francesa La Plante Sauvage (Figura 13), do diretor Ren Laloux, foi escolhida por um dos membros do grupo para ser exibida.

Figura 13: Cartaz da animao O planeta selvagem

A situao dos humanos alterado quando um deles tem acesso ao conhecimento dos seres que os dominavam e passa ento a disseminar esse

41

conhecimento. Em pouco tempo o homem passa a conceber ferramentas tecnolgicas que fazem com que ele inverta os papis, de dominados para dominadores. Ao assumirem o poder, os humanos permitem que os outros seres colonizem outro planeta para que continuem a existir. Justamente esse aspecto tomou a ateno do grupo, a caracterstica de intolerncia as diferenas. Por que os humanos no permitiram a coexistncia do outro grupo em um mesmo espao? Esse questionamento passou ento a ser retomado ao longo de outras atividades e discusses servindo como um lembrete ao respeito s diferenas. O filme SAFE (Figura 14), dirigido por Todd Haynes conta a histria de uma mulher que comea a sofrer com reaes alrgicas intensas. Aps algum tempo, a personagem descobre que sofre de uma sindrome ambiental onde qualquer exposio produtos qumicos sintticos poderia desencadear suas crises. Logo em seguida ela se muda para uma comunidade isolada formada por pessoas acometidas do mesmo mal.

Figura 14: Cartaz do filme Safe.

No desenrolar da trama, fica evidente que a comunidade onde a personagem passa a viver trata-se de uma sita e que as reaes alrgicas so de fundo psicolgico, se

42

assemelhando a uma crise de pnico. Embora ela comece a perceber isso, impotente frente a situao e no consegue retornar a sua vida anterior. Para os membros do grupo de estudo, o que fica evidenciado no filme a presso exercida pelo mundo atual sobre os indivduos e a incapacidade do vislumbramento de qualquer forma de enfrentamento dessa situao. As crises atribuidas personagem, teriam seu cerne no poder dos meios de comunicao e no discurso catastrofista que assumem em relao a temtica ambiental. Esse catastrofismo foi observado por Rosana Ferreira Silva (SILVA, 2010) ao analisar o discurso ambiental predominante na grande mdia. A debate e a reflexo sobre os filmes exibidos durante as sesses, possibilitou um aprofundamento de temas trabalhados nas outras atividades realizadas pelo grupo, alm de permitir um tempo ampliado de convivncia entre os sujeitos participantes. 4.9 Um mergulho na biodiversidade Finalmente, aps um longo perodo de discusses, aes e reflexes sobre ambiente e sociedade, o grupo de estudo optou por voltar sua atenes Biodiversidade, tema que princpio serviu como gerador de todo o processo de aprendizagem. Para tanto, foram realizados vrios encontros destinados discusso do tema que culminaram, posteriormente, em uma atividade exploratria em duas Unidades de Conservao localizadas na regio. As Unidades visitadas foram o Parque Estadual de Porto Ferreira e o Parque Estadual de Vassununga, localizado no municpio de Santa Rita do Passaquatro SP. Na atividade, os participantes puderam perceber as diferenas existentes entre as diversas fisionomias do cerrado existentes na regio e a diferena destas com as formaes de Mata atlntica de interior. Durante a atividade, tambm foram discutidos os aspectos histricos de ocupao da regio. No municpio de Porto Ferreira SP, antes da chagada ao parque, o grupo visitou o local onde instalava-se o antigo porto fluvial da cidade (FIGURA 15). L, foram discutidos aspectos histricos relacionados expanso agrcola e o desenvolvimento de aparatos tecnolgicos que dessem conta do escoamento da produo, como a antiga hidrovia do Rio Mogi-guau e a malha ferroviria do estado
43

hoje sucateada e substituda unicamente pelas rodovias. Tambm durante essa atividade foi realizada uma reflexo sobre a influncia desse processo no agravamento da qualidade ambiental regional.

Figura 15: Atividade do grupo realizada no antigo porto da hidrovia do Mogi-Guau em Porto Ferreira.

Figura 16: Cultivo de Citrus sp. no Limite do Parque Estadual de Porto Ferreira.

44

Na visita ao parque de Porto Ferreira, o grupo pode perceber a grande riqueza de espcies presentes no cerrado e pode observar o contraste entre os limites do Parque e as areas agrcolas lindeiras (FIGURA 16). Tambm na rea deste parque, o grupo tomou conhecimento da existncia de uma espcie de roedor endmica no local e refletiu sobre o grau de ameaa da espcie por ter como seu habitat uma rea to pequena. A conservao e a proteo dos recursos hdricos tambm foram discutidas durante uma atividade exploratria ao longo do crrego presente no parque, onde foram discutidos aspectos como a qualidade da gua, o papel das vegetao ciliar na sua proteo e os organismos que podem servir como indicadores de impactos antrpicos no ambiente. (FIGURA 17).

Figura 17: Membros do grupo de estudo durante a atividade exploratria no crrego do Parque Estadual de Porto Ferreira.

Alm dessas atividades, os participantes tambm puderam notar as diferenas existentes entre as trs fisionomias vegetais existentes no Parque: Cerrado, Floresta semidecdua (mata atlntica de interior) e mata ciliar. Ao longo das trilhas realizadas, a transio entre os trs tipos de vegetao permitia a associao dessas variaes com o

45

tipo de solo, o relevo e a proximidades com os cursos dgua, alm da identificao de espcies tpicas de cada uma dessas fisionomias vegetais (FIGURAS 18 e 19).

Figura 18: Integrantes do grupo no interior de uma das trilhas do Parque Estadual de Porto Ferreira.

Figura 19: O olfato revelando a origem do nome popular da rvore: Pau-dalho.

46

J na visita ao Parque Estadual de Vassununga (FIGURA 20), a grandiosidade do Jequitib-rosa milenar e o contato com animais como tucanos, esquilos e macacosprego levou o grupo momentos de contemplao e reflexo intensas sobre a biodiversidade e sobre o papel do homem em sua manuteno.

Figura 20: O deslumbramento com o Jequitib-rosa milenar no Parque Estadual de Vassununga.

Como resultado dessas atividades, foi apresentado ao grupo um texto sobre biodiversidade e algumas referncias sobre o tema, para que em seguida, fosse concebido um texto sntese sobre as contemplando reflexes do grupo em relao ao que este entende por biodiversidade. O texto conjunto apresentado seguir: A diversidade de espcies que compartilham a Terra com os seres humanos desde pocas remotas agua a curiosidade, ao mesmo tempo gerando admirao e medo. J as primeiras populaes humanas deviam sua manuteno compreenso da diversidade biolgica e interao com as demais espcies de seu territrio. Observando o seu ambiente e, mais atentamente, essas espcies vizinhas, mulheres e homens da pr-histria aprenderam a interpretar a Natureza, a observar as
47

mudanas de estao, a caar com mais eficincia, a migrar para outros territrios e a reconhecer a interdependncia existente entre os diversos seres. Acima de tudo, aprenderam a respeitar toda aquela variedade de vida que se desvelava frente de seus olhos. Consequentemente, no reconheciam diferena entre sua prpria espcie e aquelas outras. Junto com elas apareciam retratados nas suas pinturas rupestres. Com elas, compartilhavam e criavam seus mitos e suas crenas. Com o nome delas batizavam seus deuses. As outras espcies lhes garantiam alimento, a pele dos animais os esquentava no frio, a madeira das rvores virava ferramentas e, mais alm, transformava-se em combustvel para o seu fogo. Lentamente, no entanto, os diversos grupos humanos foram se afastando cada vez mais do ambiente natural. A cada novidade tecnolgica, a sensao de superioridade frente as outras espcies ia aumentando. O ambiente no mais deveria ser interpretado: ao contrrio, passaria a ser dominado. Aquelas espcies que antes eram reconhecidas como parte de um mesmo crculo agora deveriam apenas servir dominao humana. As civilizaes comearam a florescer e a nica variedade de espcies que interessava era aquela que servia aos interesses diretos do Homem. A Natureza entristeceu-se, junto queles primatas que agora detinham poder sobre todas as outras criaturas. Estes, por sua vez, lutavam contra seu desejo primitivo de contemplao da vida, entristecendo-se tambm. Sua predisposio para gostar da diversidade biolgica (WILSON, 1984) foi sendo suplantada pelo mpeto do desenvolvimento, ou seja, o ato de deixar de se envolver com o ambiente natural. Mas alguns desses homens e mulheres, movidos pela curiosidade cientfica, ainda eram capazes de se deslumbrarem com a vida na Terra. Eram desbravadores que se lanavam em viagens de explorao, naturalistas, botnicos, zologos ou apenas aventureiros dedicados a colecionar, descrever e narrar a Natureza e as espcies de lugares longnquos. No sculo XVIII, a Cincia j destinava esforos compreenso da diversidade biolgica. Nesse perodo, Linnaeus criou o primeiro sistema de classificao das espcies. Um sculo depois, outra gerao formada por grandes nomes daria
48

prosseguimento s investigaes sobre a variedade de espcies existentes no Planeta, como Bates, Wallace, Huxley, Mller e Darwin (FERNANDEZ, 2000). Curiosamente, naquele mesmo sculo e impulsionada pela mesma Cincia que tentava compreender a diversidade de espcies comeava a tomar forma a Revoluo Industrial, que a partir de seu modelo exploratrio dos recursos naturais desencadearia um processo acelerado de extino de espcies. Contudo, apesar de algumas poucas vozes de alerta, a maioria dos cientistas, assim como todos os outros segmentos sociais, s comearam a se dar conta dos prejuzos vida no final do sculo XX. Foi s ento que a questo ambiental passou a pautar as preocupaes de grupos de pesquisadores ao redor do mundo. As implicaes da perda da diversidade biolgica, apesar de demonstradas em inmeros trabalhos de grandes bilogos e eclogos do sculo XX, s transformaram-se realmente em uma preocupao mundial a partir da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92), devido ampla cobertura dos meios de comunicao sobre o tema (LEWINSOHN & PRADO, 2002). Durante essa conferncia foi estabelecida a Conveno sobre Diversidade Biolgica (CBD), que prope normas e princpios de regulao do uso e proteo da diversidade biolgica em cada pas signatrio. Durante a Rio-92, 175 pases foram signatrios do acordo, inclusive o Brasil. A diversidade biolgica seria popularizada a partir de ento como Biodiversidade termos considerados por alguns pensadores como sinnimos. Embora tanto as questes relacionadas ao tema quanto o prprio termo tenham atingido espaos aparentemente privilegiados, no existe ainda hoje uma definio consensual de seu significado, possibilitando diferentes interpretaes. A Conveno sobre Diversidade Biolgica a define como: ...a variedade entre organismos vivos de qualquer origem incluindo, entre outros, ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos, e os complexos ecolgicos de que fazem parte; isto inclui diversidade dentro de espcies, entre espcies e entre espcies e ecossistemas.

49

J na interpretao do Fundo Mundial para a Natureza, a Diversidade Biolgica : A riqueza da vida na Terra, os milhes de plantas, animais e microorganismos, os genes que eles contm e os intrincados ecossistemas que eles ajudam a construir no meio ambiente. Uma interpretao mais apurada dessa definio permite o estabelecimento de trs nveis distintos caracterizando a diversidade biolgica: diversidade de espcies, diversidade gentica e diversidade de ecossistemas (PRIMACK & RODRIGUES, 2001). A diversidade de espcies inclui todos os organismos do Planeta, desde as bactrias at os animais. A diversidade gentica inclui a variao dos genes nas espcies, tanto em suas populaes quanto em cada indivduo; e, por fim, a diversidade de ecossistemas indica a diversidade entre os diferentes tipos de ambientes que so responsveis pela manuteno de processos que do suporte vida.
Richard Primack e Efrain Rodrigues (op. Cit.) consideram que todos esses nveis de diversidade so necessrios para a sobrevivncia contnua das espcies e das comunidades naturais e todos so importantes para o Homem.

O termo Biodiversidade atualmente pode ser interpretado sob uma tica mais abrangente, em decorrncia da percepo de que a crise ambiental instalada no Planeta no pode ser considerada unicausal. Ao contrrio, ela tem origem na juno de vrios padres e processos que emergem de um sistema complexo, encontrando-se ligada a outras crises: sociais, econmicas, culturais, tnicas etc. Portanto, nossa percepo do que ou representa a Biodiversidade tambm deve contemplar esses aspectos. A Biodiversidade interpretada sob essa tica agrega os valores ecolgicos, genticos, sociais, econmicos, cientficos, educacionais, culturais, recreativos, afetivos e estticos da diversidade biolgica e de seus componentes, assim reconhecendo as mulheres e homens como parte do ambiente (DIEGUES, 2005) e como responsveis pela conservao e pelo seu manejo responsvel. O Brasil ocupa um papel de destaque nesse processo, uma vez que considerado um dos pases com a maior diversidade biolgica do mundo, ou megadiverso, contando

50

com aproximadamente 20% das espcies conhecidas no mundo (atualmente cerca de 1,8 milho de espcies). Alm disso, o Pas conta atualmente com duas reas consideradas como hotspots ou seja, reas prioritrias para conservao, contando com alta biodiversidade e ameaadas no mais alto grau: Cerrado e Mata Atlntica. Embora no exista um consenso do nmero total de espcies existentes no Planeta (as estimativas vo de 10 a 30 milhes), evidente a rpida acelerao do processo de extino de vrias delas. Em todo o mundo, mais de 800 espcies de animais e plantas j foram extintas nos ltimos 500 anos e cerca de 17 mil espcies correm risco de desaparecer. Os nmeros brasileiros tambm demonstram uma situao crtica. A fauna do Pas, por exemplo, apresenta 627 espcies em risco. Destas, 208 so invertebrados, 160 aves, 154 peixes, 69 mamferos, 20 rpteis e 16 anfbios. Cerca de 60% desses animais habitam na Mata Atlntica que perdeu quase 70% de sua extenso nos ltimos 50 anos, 9% dos animais ameaados esto na Amaznia e aproximadamente 5% no Pantanal. Curiosamente, apesar do crescente aumento da preocupao da sociedade com o tema, a perda constante da biodiversidade continua em ritmo acelerado. O modelo capitalista continua seu processo irresponsvel de degradao dos recursos naturais, de forma cada vez mais sofisticada, adotando a doutrina neoliberal. Geralmente, as discusses sobre a conservao biolgica acabam sempre partindo para os impactos econmicos, compreendendo a biodiversidade apenas como um recurso e mantendo assim a percepo da Natureza submissa ao Homem. Embora os processos de extino faam parte do mundo natural, sua taxa tem sido elevada assustadoramente pelas atividades humanas. Apesar da existncia de inmeros fatores que contribuem nesse quadro, alguns deles como poluio, altas taxas de consumo e, principalmente, a fragmentao de habitats tm gerado srios prejuzos aos intrincados processos ecolgicos responsveis pela manuteno da diversidade biolgica em seus mais variados componentes.

51

Devido alta complexidade das relaes ecolgicas, cada vez mais so necessrios esforos de conservao que entendam o ambiente complexamente. Dessa forma, algumas premissas bsicas sero aqui consideradas como norteadoras do que nosso grupo reconhece como esforos necessrios conservao. A diversidade de organismos positiva. A extino prematura de populaes e espcies negativa. A complexidade das interaes ecolgicas positiva. A evoluo das espcies positiva. A diversidade biolgica tem um valor intrnseco. A relao do Homem com a Natureza e com as outras espcies deve ser pautada pela tica. A diversidade cultural deve ser preservada. A Humanidade deve empenhar-se na diminuio das desigualdades e, ao mesmo tempo, no respeito s diferenas. No texto sntese, vrios dos conceitos discutidos ao longo de todo o processo educativo encontram-se presentes e interligados ao seu tema central, que a Biodiversidade. Dessa forma, ao refletirem, criticarem e opinarem na elaborao do texto, o grupo despertou para o seu papel de multiplicao dos saberes concebidos de forma reflexiva e dialgica, remetendo afirmao de Paulo Freire:
educar e educar-se, na prtica da liberdade, tarefa daqueles que sabem que pouco sabem por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais em dilogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais (FREIRE, 2002b p. 25)

4.10 Aes O aspecto mais interessante de todo o processo educativo foi o envolvimento dos Sujeitos envolvidos e o esforo destes para a efetivao do grupo como um espao constante de aprendizado-ao-reflexo sobre as relaes entre ambiente e sociedade e a vontade de partir do compartilhamento e disseminao dessa prtica.

52

Nesse sentido, vrias aes foram sendo construdas e ganham maior importncia partir do momento em que o grupo optou pela institucionalizao de suas atividades dentro as prticas j realizadas no LAbI. partir dessa iniciativa, o grupo BioLAbI passar a ser um espao constante de atividade e reflexo sobre a temtica ambiental. A princpio, a prtica se restringia ao relato das atividades do grupo no blog. No entanto, com o andamento do processo educativo, o blog foi sendo deixado em segundo plano a medida que o compartilhamento dos saberes do grupo foi encontrando outros espaos de disseminao e criando novos canais de dilogo com a sociedade. Nesse sentido, podemos descrever algumas dessas atividades: A temtica ambiental ganhou uma importncia maior na definio da pauta do Programa radiofnico Paideia (produzido pela equipe do LAbI e veiculado na Rdio UFSCar semanalmente). A temtica ambiental tambm ganhou espao na novela radiofnica Verdades inventadas (produzida pela equipe do LAbI em parceria com a Rdio UFSCar e a Associao Brasileira de Rdios Pblicas - ARPUB, com estria prevista para maro de 2011 e veiculao na Rdio UFSCar e nas outras 60 emissoras que compe a rede da ARPUB). Mapeamento das percepes ambientais dos moradores de So Carlos e elaborao de uma radio-cartografia com interao uma base de dados cartogrficos on line. A elaborao de novas atividades e oficinas sobre tecnologia, ambiente e sociedade voltada professores das redes de ensino de So Carlos e Regio. O estabelecimento de canais de dilogo com outros grupos que discutem meio ambiente na universidade e na comunidade de So Carlos e regio. A ambientalizao de todos os produtos gerados pela equipe do laboratrio. A institucionalizao do CineLAbI como espao de discusso e reflexo sobre o tema (o CineLAbI deve ser tranformado em um projeto de extenso do LAbI junto UFSCar, oferecendo sesses abertas e com a presena de debatedores ao pblico em geral.
53

Alm dessas aes mais amplas e ligadas diretamente s atividades do grupo, outras aes discretas puderam ser notadas, ganhando uma importncia maior frente aos objetivos principais do grupo. Entre os Sujeitos envolvidos no processo educativo, foi possvel notar algumas mudanas significativas como, por exemplo, a reorganizao dos postos de trabalho no interior do laboratrio. Anteriormente constituido por pequenos nichos individuais, o espao do laboratrio foi, ao longo do processo, sendo rearranjado de modo que todos os seus integrantes passassem a compartilhar um mesmo espao. Outras mudanas observadas foram em relao aos hbitos de consumo a priorizao de produtos fabricados localmente priorizando os empreendimentos de economia solidria e a algumas atitudes individuais como o trabalho voluntrio em aes scio-educativas e em plantios de mudas. Embora reconhecendo a importante considerao de que uma atitude ecolgica seja mais que a simples soma de bons comportamentos (CARVALHO, 2008), a mudana das atitudes desses sujeitos aliada reflexo e a ao tornam concreto o ato de educar-se educando. Assim, embora lentamente, as aes e a multiplicao do saber ambiental vo tornando-se efetivas nas prticas dirias desses Sujeitos em uma potencializao constante de seu aprendizado e de sua reflexo. O saber ambiental, de acordo com Enrique Leff :
leva a um dilogo e amlgama de saberes, desde os nveis mais altos de abstrao conceitual at os nveis do saber prtico e cotidiano onde se expressam suas estratgias e prticas. Na convergncia destes processos, encruzilhada de recomposio do conhecimento, o saber ambiental leva a marca da diferena. Da mestiagem de saberes no surge uma fuso perfeita de suas diferenas, mas um novo tecido que entrelaa os fios do saber numa fuga de vrias linhas de sentido e onde se conjugam novas foras sociais sociais e potenciais ambientais, onde se funda uma nova ordem entre o sensvel e o inteligvel. Ali se entrelaa uma nova tica e uma nova epistem onde se forja uma nova racionalidade e se contituem novas subjetividades (LEFF, 2009 p. 153).

54

Desse modo, esse saber vai deixando seu carter unicamente utpico e assumindo ares de realidade, a medida que reconhece em si mesmo a potncia de transformao e emancipao individual e coletiva. A medida que reconhece a educao como:
um dos meios humanos que garantem aos sujeitos, por maior que seja o estado de misria material e espiritual e os limites de opes dados pelas condies de vida, o sentido de realizao ao atuar na histria modificando-a e sendo mudificados no processo de construo de alternativas ao modo como nos organizamos e vivemos em sociedade (LOUREIRO, 2005a p. 1490)

55

5. Consideraes finais
Ao longo de todo processo de aprendizagem ficaram evidenciadas as potencialidades apresentadas pela pesquisa-ao, uma vez que ao assumirem-se como responsveis tambm pelos resultados do processo, os sujeitos envolvidos sentem-se estmulados e motivados a alcanar os objetivos delineados. O trabalho em grupo, embora permita o compartilhamento de saberes e a reflexo e atuao conjunta na resoluo das questes abordadas, apresenta algumas caractersticas que devem ser compreendidas para que o processo seja positivo. Em especial, vale destacar aqui, o respeito s individualidades, uma vez que muitas vezes, uma voz antagnica dentro do grupo pode no ser bem recebida. A esse aspecto, os envolvidos devem estar atentos, de modo a garantir a liberdade de pensamento individual, mesmo que em oposio s decises coletivas. Isso reflete o que entendemos como um processo democrtico pleno, onde as minorias tem tanto direito ou ainda mais expresso quanto a maioria. Para garantir isso, necessrio estabelecer uma abertura do grupo, para que este constantemente seja confrontado com pessoas e vises de mundo distintas. A utilizao do referencial terico crtico, permitiu um aprofundamento nas discusses e o estabelecimento de um processo reflexivo emancipador, ao contrrio do que tem sido observado em prticas de EA de cunho conservador que apenas inserem um contedo mais em um modelo educacional datado e reprodutor. Assim, acreditamos que a EA crtica, se realiza, principalmente, quando se assume como processo coletivo que tem na prxis seu campo de atuao. Ela se concretiza quando assume seu carter poltico e se choca com as contradies do modelo vigente. A formao de multiplicadores, por si s j garantida, a medida que ao longo do processo educativo os Sujeitos vo despertando e se assumindo no s como educandos, mas alm e principalmente como educadores. Nesse sentido, cabe ressaltar que esse processo ganha, a medida que se realiza, mais importncia que seu prprio objetivo final.
56

justamente o processo que garante a emergncia de novos saberes e permite que seus participantes passem a enxergar o mundo com olhos distintos, atravs de lentes moldadas partir da reflexo individual e coletiva. Quando o processo se v garantido, portanto, garante tambm que seus participantes continuem em ao, gerando novas reflexes e garantindo, assim, que seus saberes se ampliem e sejam ainda mais enriquecidos e compartilhados, pois nas palavras de Paulo Freire (FREIRE, 1981 p. 47): O Homem, como ser histrico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber. Dessa forma, todos os envolvidos no processo de pesquisa-aprendizagemreflexo-ao deste trabalho Maithe, Lo, Mrio, Rene, Martha, Rafaela, Carioca, Carol, Mingote, Zoe e Luciana tiveram ampliadas e transformadas as suas vises de mundo e as suas prticas ao mesmo tempo em que estas eram propriamente a pesquisa, a aprendizagem, a reflexo e a ao.

57

6. Referncias Bibliogrficas
ADORNO, T. W. Educao aps Auschwitz In: COHN, G. (org). Adorno: Sociologia. 2 ed. So Paulo: tica, 1994. p.33 - 45. ADORNO, T. W. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ADORNO, T. W., HORKHEIMER, W. Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. BOFF, L. Saber cuidar: tica do humano - compaixo pela terra. Petrpolis (RJ): Vozes, 1999. BRANDO, C.R. Minha Casa, O Mundo. Aparecida, SP: Idias & Letras, 2008. BUENO, W.C. Comunicao, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa. So Paulo: Mojoara, 2007 BURNIE, D. Fique por dentro da Ecologia. So Paulo: Cosac & Naif, 2001. CARVALHO, I. C. M. Educao Ambiental: a formao do Sujeito Ecolgico. So Paulo: Cortez, 2008. DEAN, W. A ferro e fogo: a histria a devastao da Mata Atlntica brasileira. So Paulo: Cia. das Letras, 2006. DEBORD, G. A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: editora Contraponto, 1997, DIEGUES, A. C. S. A. Sociobiodiversidade.. In: FERRARO JR., L. A. (Org.) Encontros e Caminhos: formao de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. 1a ed. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental, 2005, p. 303-312. DUMNIL, G.; LVY, D. Neoliberalismo Neo-imperialismo. Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, 2007 p. 1-19. FABRCIO, T. M. Reflexo sobre a temtica ambiental na produo jornalstica da Rdio UFSCar: uma primeira expedio. 1 Mostra de Metodologias de Divulgao da Cincia compartilhando experincias. So Carlos: UFSCar (Anais), 2009a.
58

FABRCIO, T. M. Representaes de meio ambiente em um radiojornal dirio: contribuies para uma comunicao dialgica. III Simpsio de Ecologia do PPGERN/UFSCar. So Carlos: UFSCar (Anais), 2009b. FABRCIO, T. M. Livro-reportagem Cad a Gatona. Araraquara: Uniara (Trabalho de concluso de curso), 2009c. FERNANDEZ, F. O Poema imperfeito crnicas de biologia, conservao da natureza, e seus heris. Curitiba: editora UFPR, 2000. FREIRE, P. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Pedagogia da Esperana. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. So Paulo: Paz e Terra, 1997. FREIRE, P. Extenso ou Comunicao. 12ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002a. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 25ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002b. FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econmico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. HOLZMANN, L. Histria de vida e depoimentos pessoais. Emancipao, Ponta Grossa, v. 2, p. 43 56, 2002. JACOBI, P. R. Educao Ambiental: o desafio da construo de um pensamento crtico, complexo e reflexivo. Educao e Pesquisa, v. 31, (2), 2008 p. 233-250. JACOBI, P. R.; TRISTO, M.; FRANCO, M. I. G. C. A funo social da educao ambiental nas prticas colaborativas: participao e engajamento. Caderno Cedes, Campinas, v.29, (77), p.63-79, 2009. JANKE, N. & TOZONI-REIS, M. F. C. Produo coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educao ambiental participativa e emancipatria. Cincia & Educao, v. 14, (1), 2008, p. 147-157. LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrpolis: Vozes, 2009.
59

LESTINGE, S.; SORRENTINO, M . As contribuies de um olhar atento: estudos do meio e a educao para a vida. Cincia e Educao, (14), p. 601-619, 2008. LEWINSOHN, T. M., PRADO, P. I. Biodiversidade brasileira: sntese do estado atual do conhecimento. So Paulo: Contexto, 2002. LOUREIRO, C. F. B. Educao Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (org.). Identidades da educao ambiental brasileira. Braslia: MMA, 2004 p.65-84. LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialtica: Contribuies prxis poltica e emancipatria em educao ambiental. Educao & Sociedade, v. 26 (93), Campinas, 2005a, p. 1473 1494. LOUREIRO, C. F. B.Teoria Crtica. In: FERRARO JR., L. A.. (Org.). Encontros e Caminhos: Formao de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. 1a ed. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental, 2005b p.323 332. LOUREIRO, C. F. B. Emancipao. In: FERRARO JR., L. A.:. (Org.). Encontros e Caminhos: Formao de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. 1a ed. v.2 Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental, 2007 p.157 - 169. MAKIUCHI, M. F. R. Alteridade. In: FERRARO JR., L. A. (Org.). Encontros e

Caminhos: Formao de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. 1a ed. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental, 2005 p. 27 35. MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4ed. Rio de janeiro: Zahar editores, 1973. MARCUSE, H. Tecnologia, Guerra e Fascismo. So Paulo: Unesp, 1999. MARX, K. O Capital Crtica da Economia Poltica: Livro primeiro. So Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. MEYER, M. A. A. Educao ambiental: uma proposta metodolgica. Em Aberto. Braslia v.1, (49), p. 40-45, 1991.

60

MEYER, M. A. A. Ecologia faz parte do cotidiano. Amae Educando, (225). p. 13 20. 1992. MINAYO M. C. S. Cincia, tcnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). A pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 9ed. Rio de Janeiro: Petrpolis, 1998, p. 9 29. MINAYO M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. Rio de Janeiro: Abrasco; 2007. NOAL, F. O. Cincia e interdisciplinaridade: Interfaces com a educao ambiental. In: SANTOS, J.; SATO, M. (Orgs.) A contribuio da Educao Ambiental esperana de Pandora. So Carlos: Rima, 2001, p. 369 388. PERUZZO, C. M. K. . Observao participante e pesquisa-ao. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.) Mtodos e Tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas, 2ed. 2009, p. 125-145. PIRES, M. F. C.; REIS, J. R. T. Globalizao, neoliberalismo e universidades: algumas consideraes. Interface _Comunicao, Sade, Educao, v.3, (4), 1999, p.29 39. PRIMACK, R. B. & RODRIGUES, E. Biologia da Conservao. Londrina: Editora Planta, 2001. REIGOTA, M. O que educao ambiental. So Paulo : Brasiliense, 1991. REIGOTA, M. Meio ambiente e representao social. 3ed. So Paulo: Cortez, 1998. RHEINHEIMER, C.G. ; GUERRA, T. Processo grupal, Pesquisa-ao-participativa e Educao Ambiental: uma parceria que deu certo. Revista Eletrnica do Mestrado em Educao Ambiental (22), 2009, p. 417-438 SANTOS, M. Tcnica, espao e tempo. Globalizao e meio tcnico-cientficoinformacional. So Paulo: Hucitec, 1994. SANTOS, J.E. ; SATO, M. ; ZANIN, E. M. ; MOSCHINI, L. E. . O cenrio da pesquisa no dilogo Ecolgico-Educativo. So Carlos: Rima, 2009. SATO, M. Educao Ambiental. So Carlos: Rima, 2002.

61

SATO, M.; SANTOS, J. E. Tendncias nas pesquisas em educao ambiental. In: NOAL, F.; BARCELOS, V. (Orgs.) Educao ambiental e cidadania: cenrios brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003, p. 253-283 SAUV, L. Environmental education and sustainable development: a further appraisal. Canadian Journal of Environmental Education, n.1 (1), 1996, p.7 34. SAUV, L; ORELLANA, I. A formao continuada de professores em Educao Ambiental: A proposta do EDAMAZ In: SANTOS, J. e SATO, M. (Orgs.) A contribuio da Educao Ambiental esperana de Pandora. So Carlos (SP): Rima, 2001, p.273 -287. SILVA, R. L. F. Leitura de imagens da mdia e educao ambiental: contribuies para a formao de professores. Educao em Revista, Belo Horizonte, v.26, (02), 2010, p. 277 298. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez, 2000. TOZONI-REIS, M. F. C. Educao Ambiental: referncias tericas no ensino superior. Interface - Comunicao, Sade, Educao, v.5, (9), p.33-50, 2001. TOZONI-REIS, M. F. C. Formao de Educadores ambientais e paradigmas em transio. Cincia & Educao, Bauru, v. 8, (1), p. 83 96, 2002. TOZONI-REIS, M. F. C. Pesquisa ao: Compartilhando saberes; pesquisa e ao educativa ambiental. In: FERRARO JR., L. A. (Org.). Encontros e Caminhos: formao de coletivos educadores e educadoras (es) ambientais. 1a ed. Braslia - DF: Ministrio do Meio Ambiente, 2005, p. 267-276. TOZONI-REIS, M. F. C. Um estudo sobre a prxis: contribuies para a pesquisaao-participativa em educao ambiental. 33 Reunio anual da ANPEd: Educao: O Balano de uma dcada (anais), 2010. TRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensao. Campinas: editora da Unicamp, 2010. VIEZZER, M. L., Pesquisa ao participante (PAP). In: FERRARO JR., L. A.. (Org.). Encontros e Caminhos: Formao de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos
62

Educadores. 1a ed. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, Diretoria de Educao Ambiental, 2005 p. 277 294. WILSON, E. O. Biophilia. Cambridge MA: Harvard University Press, 1984.

63

Potrebbero piacerti anche