Sei sulla pagina 1di 12

Inteligncia: fatores de influncia e determinantes

Meta da aula

Apresentar os principais fatores (hereditrios, do meio e do tempo) que inuenciam e determinam a inteligncia.

objetivos

Ao nal dessa aula, voc dever ser capaz de: distinguir o papel da hereditariedade, do meio e do tempo como fatores que inuenciam a inteligncia; reconhecer a importncia da interao desses fatores sobre o desenvolvimento cognitivo; identicar uma forma mais dinmica de se entender a inteligncia.

Para o bom acompanhamento desta aula, sugerimos que voc releia a Aula 1 (Inteligncia: histria e concepes).

AULA

Pr-requisito

Tpicos em Educao Especial | Inteligncia: fatores de inuncia e determinantes

INTRODUO

Talvez voc esteja neste momento fazendo a seguinte pergunta: Por que devo saber tanto sobre inteligncia quando o assunto Educao Especial? Esse questionamento merece um esclarecimento. Quando se trabalha ou se estuda o desenvolvimento das pessoas que tm decincia ou alguma necessidade especial, com repercusses no campo educacional, preciso entender claramente o que inteligncia e quais os fatores que a inuenciam ou a determinam. Sabendo disso, voc conseguir dimensionar a importncia da preservao do desenvolvimento cognitivo em todos os seres humanos. Quando tratamos com uma pessoa deciente e/ou com necessidades especiais, preciso entend-la em todas as suas manifestaes, inclusive cognitivas. Assim, uma criana com decincia motora, por exemplo, pode no ter qualquer prejuzo em suas funes intelectuais. Dessa forma, estas duas primeiras aulas buscam esclarec-lo sobre isso para, posteriormente, tratarmos de temas mais especcos. Relembrando a aula anterior, encontramos, no incio do sculo passado, um forte predomnio da Psicometria no entendimento do signicado atribudo inteligncia. Os resultados da avaliao eram sempre em funo dos testes psicomtricos. Essa a abordagem utilizada pela Psicologia Diferencial. Nessa concepo, so priorizadas as capacidades verbais e acadmicas, principalmente. Ao relacionar o rendimento escolar com o resultado de testes aps centenas de estudos e quase noventa anos depois de Binet ter elaborado seu primeiro teste de inteligncia e us-lo de forma ecaz na predio de rendimento escolar podemos dizer que, de fato, esses testes, na maioria das vezes, conseguem identicar aqueles alunos que tero sucesso na escola. Entretanto, em alguns casos, isso no se congura, porque o sucesso escolar tambm inuenciado por outros fatores como doenas, problemas emocionais, falta de motivao, dentre outros. Estudos recentes tm sugerido, inclusive, que o desempenho acadmico o resultado de um fator de orientao para a realidade que conhecida como a fora do ego.

!
O ego, junto com o id e o superego formam as trs instncias da personalidade, segundo Sigmund Freud. O ego, dentre outras caractersticas, d o juzo da realidade (por exemplo: quais os caminhos que poderemos percorrer para satisfazer os nossos desejos). Ele o setor mais organizado e atual da personalidade ( o que torna o indivduo nico e original e o que permite sua adaptao ao mundo presente).

22

CEDERJ

realizar as atividades propostas; bem como de no se distrair com facilidade. Vejamos, ento, como os diferentes determinantes interagem na construo do desenvolvimento cognitivo desse ser complexo que o aluno.

FATORES DE INFLUNCIA E DERMINANTES


Um dos AXIOMAS bsicos da Psicologia diz que todo comportamento humano, inclusive o comportamento inteligente, produto da hereditariedade e da interao com o meio e com o tempo. AXIOMA
uma premissa evidente por si mesma. Uma verdade indiscutvel.

Hereditariedade
Durante anos, acreditou-se que a herana gentica era a nica responsvel por nossa inteligncia. Hoje, sabemos que a inteligncia tem um componente gentico e este que estabelece os limites dentro dos quais os outros fatores iro inuenciar na vida do indivduo. Explicando melhor: esse espao delimitado geneticamente, que se denomina amplitude de reao ou norma de reao, o lugar onde incidem os demais fatores, como o meio e o tempo. Assim, se tomarmos a altura de uma pessoa para exemplicar essa construo terica, apesar de sabermos que a altura determinada por muitos genes, ela tambm pode ser inuenciada por fatores do meio, como a nutrio, por exemplo. Entretanto, se essa pessoa pertencer a um grupo cuja altura mdia sempre baixa como os pigmeus, o meio, neste caso especco, ter pouca inuncia sobre esse aspecto. Depreende-se que nosso potencial hereditrio pode ser sempre beneciado ou prejudicado, dependendo do tipo, da qualidade e da quantidade de interao que temos com o meio ambiente que nos envolve e nos limita.

Meio
Voc j viu que o meio um aspecto importante que inui na inteligncia. Entende-se por meio o lugar onde crescemos e vivemos, incluindo o ambiente fsico e social.

CEDERJ

23

AULA

o prazer; de se dedicar mais s tarefas; de organizar melhor o seu tempo para

Essa fora do ego seria entendida como a capacidade que o aluno tem de adiar

Tpicos em Educao Especial | Inteligncia: fatores de inuncia e determinantes

Muitos estudos foram feitos em Psicologia para analisar a inuncia do meio, principalmente o meio familiar, no desempenho intelectual da criana. Atualmente, sabemos que o lugar onde a criana cresce, o tipo de estmulo que ela recebe e a forma como as pessoas interagem com ela podem ser determinantes para a inteligncia. Uma pergunta mais objetiva poderia ser feita: quais so os aspectos especcos do meio que parecem afetar a inteligncia? A resposta, de NORMAN A. SPRINTHALL E RICHARD C. SPRINTHALL
So americanos, doutores em Psicologia e diretores de centros universitrios com vasta produo nessa rea de estudo.

acordo com N. SPRINTHALL & R. SPRINTHALL (1997), seria a nutrio, a variedade de estmulos e a experincia anterior que constituem os trs fatores mais importantes para o desenvolvimento intelectual. inquestionvel o papel da nutrio para o processo de crescimento e desenvolvimento. Decincias nutricionais graves podem prejudicar seriamente o desenvolvimento intelectual. Podem inclusive causar atrasos mentais, principalmente, quando ocorrem durante os nove meses de gestao e nos dois ou trs primeiros anos de vida. No que se refere inteligncia, outro aspecto importante a exposio da criana a estmulos, a uma variedade deles, principalmente, na primeira infncia, pois neste momento da vida os estmulos sensoriais recebidos e os encontros com o meio favorecem o desenvolvimento cognitivo. Vrios estudiosos da Psicologia deram nfase a esse aspecto, considerando-o como um dos mais determinantes para o desenvolvimento intelectual. N. Sprinthall & R. Sprinthall (1997) citam especialmente a contribuio de trs tericos Hunt, Bruner e Bloom para o desenvolvimento deste tema. Para J. MacVicker Hunt, por exemplo, a chave do desenvolvimento cognitivo reside no ajustamento entre a capacidade intelectual atual da criana e uma variedade de estmulos dosada de forma que ponha em ao o desejo de continuar a aprender. JEROME BRUNER, na mesma linha de pensamento, defendia que, para que o desenvolvimento cognitivo se processasse, era necessrio que os bebs fossem expostos a uma ampla variedade de estmulos e a um meio em mudana constante. O outro autor, B ENJAMIN S. B LOOM , afirmava que um meio enriquecido durante as primeiras fases da vida era a chave para o pleno desenvolvimento da inteligncia.

JEROME BRUNER
Fundador do Centro de Estudos Cognitivos de Harvard, pesquisou diversas reas desde tcnicas de propaganda at o modo como as pessoas obtm o conhecimento e se desenvolvem intelectualmente.

BENJAMIN S. BLOOM
Psiclogo e professor universitrio americano, nasceu em 1913 e se dedicou Psicologia Educacional, elaborando a Taxionomia de Bloom, uma classicao dos objetivos educacionais onde o professor deve saber relacionar os objetivos com os procedimentos especcos na sala de aula.

24

CEDERJ

estimulados, tornavam-se menos aptos para aprender e seus crebros nunca se desenvolviam completamente. Outro fator importante relacionado inteligncia no que refere ao meio, diz respeito experincia anterior em situaes de aprendizagem. O conhecimento obtido por meio da experincia da criana d a ela uma slida base para seus raciocnios futuros. Assim, aqueles que aprendem a resolver um problema tm a possibilidade de transferir esse conhecimento para outros problemas que podero encontrar mais tarde. Para o desenvolvimento das aptides intelectuais das crianas, Bloom, inclusive, enumera trs variveis do meio: a quantidade de estimulao, a quantidade de afeto e o encorajamento que as crianas recebem no sentido de interagirem com os problemas, explorarem o meio e adquirirem novas competncias. Portanto, juntamente com o componente gentico, as possibilidades do fator meio, principalmente considerando o perodo em que a criana estimulada, podem intervir no amadurecimento ou no atraso do desenvolvimento, determinando, muitas vezes, a forma como o equipamento gentico ir se expressar.

ATIVIDADE 1. Procure, a partir do contedo que voc estudou at agora, responder seguinte pergunta: Qual o papel da hereditariedade e do meio no desenvolvimento intelectual? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

CEDERJ

25

AULA

estmulos em animais, demonstrando que esses, quando eram pouco

Outros tericos estudaram a inuncia da heterogeneidade dos

Tpicos em Educao Especial | Inteligncia: fatores de inuncia e determinantes

COMENTRIO

Sabemos hoje que a inteligncia tem um componente gentico e que este estabelece os limites dentro dos quais outros fatores iro inuenciar na vida do indivduo. O meio o lugar onde se cresce e se vive. tambm onde se recebe a nutrio e os estmulos e onde se tem as primeiras experincias. Este conjunto de fatores possibilita o desenvolvimento intelectual. Junto com o aspecto gentico, o fator meio possibilitar ou dicultar a forma como o equipamento gentico ir se expressar. Se voc conseguiu relacionar a importncia fundamental da hereditariedade e do meio, e a interao destes fatores no desenvolvimento cognitivo do indivduo, voc entendeu perfeitamente o contedo. Caso contrrio, se no demonstrou segurana ao responder pergunta, volte ao texto.

Tempo
Mostramos at agora como so importantes a hereditariedade e as interaes com o meio no desenvolvimento intelectual. Vamos ver agora como o tempo tambm pode ser considerado um fator relevante. Atualmente, a grande maioria dos psiclogos reconhece que a experincia precoce desempenha uma grande influncia no desenvolvimento cognitivo. A esse respeito, os tericos so unnimes em armar que os efeitos do meio sobre a inteligncia atingem sua mxima expresso durante os primeiros anos de vida (principalmente nos quatro primeiros anos) pois, medida que a idade avana, o desenvolvimento intelectual se torna cada vez mais lento. Aos quatro anos de idade, nossa inteligncia j alcanou 50% e aos oito anos atingir 80%. Na medida em que a idade aumenta, diminui o potencial para a mudana da inteligncia. Portanto, nos primeiros anos de vida, um meio favorvel ter inuncia mxima no desenvolvimento intelectual e, medida que esse tempo passa, o ambiente ter cada vez menos efeito (SPRINTHALL, 1997). Pode-se entender da que um ambiente desfavorvel poder causar mais prejuzos nos primeiros anos de vida da criana. Estudos feitos com crianas em orfanatos, mantidas em estado de extrema privao sensorial, mostram que a variedade de estmulos em uma idade precoce

26

CEDERJ

Na seqncia do estudo, verica-se que, quando essas crianas so adotadas e colocadas em meios mais estimulantes, apresentam ganhos signicativos em seus resultados de testes de QI. As teorias tambm so enfticas em demonstrar que, quando as condies do meio so melhoradas em uma idade posterior, elas no conseguem compensar completamente o ambiente de privao em que viveram durante os primeiros anos de vida. Isso se explica pelo fato de que h alguns aspectos fundamentais da aprendizagem de um beb que devem ocorrer em um momento prprio para que possam ter seu inteiro valor como base para a aprendizagem posterior. H, portanto, momentos especcos para se adquirir e incorporar aspectos fundamentais para a aprendizagem.

Combinao de fatores
Para compreender os parmetros globais do comportamento humano, devemos entender a complexa interao entre os fatores hereditrios, fatores do meio e do tempo. Todos eles no desempenham seus papis no vazio ou de forma totalmente independente. SANDRA SCARR arma que as prprias predisposies genticas de uma pessoa exercem uma inuncia sobre o seu meio e este, por sua vez, pode favorecer ou abafar as tendncias biolgicas que vo se revelando. A autora cita como exemplo o fato de que crianas ativas procuram atividades e amigos mais estimulantes do que os que so escolhidos por uma criana menos ativa. SANDRA SCARR
Pesquisadora americana, foi a primeira mulher nomeada para uma ctedra em Psicologia, na Universidade de Yale (1977). Trabalhou, durante muito tempo, no Programa de Formao em Psicologia Escolar.

Gnero e Inteligncia
H sempre muitas pesquisas que procuram mostrar quem mais inteligente: o homem ou a mulher? A despeito da notvel ascenso da mulher em muitas reas que eram de domnio absoluto dos homens, o predomnio dos resultados das pesquisas mostram que os homens tm a seu favor aptides numricas, especialmente em Matemtica, no nvel do ensino secundrio. Durante o perodo de desenvolvimento, quase sempre os pesquisadores tentam medir como o desempenho de um e do outro sexo em vrios aspectos geralmente com o objetivo de hierarquiz-los.

CEDERJ

27

AULA

que vivem sob essas circunstncias, apresentam atrasos intelectuais.

imprescindvel para o desenvolvimento cognitivo. Quase todas as crianas,

Tpicos em Educao Especial | Inteligncia: fatores de inuncia e determinantes

Inmeras pesquisas foram e ainda so realizadas no sentido de identicar quem mais inteligente, o homem ou a mulher? Quem fala primeiro? Quem cresce mais? Quem mais uente em uma determinada rea? Qual o desempenho mais esperado para cada sexo em diferentes momentos da vida? Com o tempo, cou cada vez mais evidente que existem muitos fatores que, juntos, so responsveis por essa performance e, entre eles, esto as expectativas da sociedade em relao ao desenvolvimento e desempenho dos indivduos. A sociedade espera e incentiva determinados comportamentos, o que favorece, muitas vezes, a maior freqncia deles para um sexo e no para o outro. At este momento da aula, voc j deve estar entendendo que extremamente complexa a interao dos fatores que inuenciam a inteligncia e, ainda, que a sociedade tambm inuencia na motivao e na discriminao de desempenhos de um e de outro sexo. Dessa forma, constantemente, h de se fazer anlises sobre no apenas o rendimento apresentado, mas, principalmente, sobre os contextos em que eles so criados ou estabelecidos.

Desnutrio e Inteligncia
Outro enfoque que durante muito tempo mereceu ateno dos pesquisadores e foi motivo de inmeras e equivocadas concluses a relao entre desnutrio e inteligncia. H muito se sabe que a desnutrio infantil acarreta alteraes desastrosas, tanto para o crescimento como para o desenvolvimento de uma criana. Os estudos mostram que, para que uma criana se desenvolva, so necessrias protenas, gorduras, vitaminas e sais minerais em sua alimentao. Se o perodo de desnutrio for curto, no haver seqelas, mas se esse perodo for prolongado haver prejuzos em maior ou menor grau (LIMA, 2000). Muitas pesquisas nessa rea foram feitas principalmente entre as dcadas de 1950 e 1970 e existem, segundo Collares & Moyss (1996), alguns conhecimentos bem estabelecidos quando se fala em desnutrio e sistema nervoso central (SNC) que so aceitos sem controvrsias.

28

CEDERJ

SNC apenas quando forem preenchidos concomitantemente trs requisitos: a desnutrio deve ser de grave intensidade, tambm conhecida como de terceiro grau; a desnutrio deve ocorrer no incio da vida, na poca em que o SNC est se desenvolvendo, no chamado perodo crtico ou vulnervel; a desnutrio deve se estender por um longo espao de tempo, abrangendo a maior parte do perodo crtico (p. 94). Collares & Moyss (1996) ainda complementam que, de todos os trabalhos realizados, pode-se concluir que a desnutrio grave, no incio da vida e de longa durao, teoricamente pode comprometer o potencial intelectual do homem afetando as funes intelectuais superiores mais complexas, principalmente o raciocnio abstrato superior. No mbito escolar, podemos armar que o discurso de que o fracasso escolar decorrente da desnutrio no tem qualquer fundamento cientco e essas autoras ainda acrescentam que a grande maioria das crianas que desenvolvem a desnutrio grave, provavelmente, morre antes dos cinco anos, no estando na escola. as funes intelectuais superiores de maior complexidade (que poderiam ser comprometidas pela desnutrio) no so requisitos para a alfabetizao. Alis, aos sete anos, nem mesmo esto presentes (p. 96). O que encontramos na escola, normalmente, so alunos com fome, crianas que no se alimentaram desde o dia anterior e contam com a merenda escolar pois, caso contrrio, podero car mais um dia sem fazer uma refeio. Sabemos, que quando uma necessidade bsica como a alimentao no atendida, a capacidade de se manter a ateno em uma determinada atividade diminui muito. Assim, antes de depositar na desnutrio as principais causas do fracasso escolar, outros aspectos devem ser observados como o estado de fome dos alunos; as relaes estabelecidas entre o professor e o aluno; a

CEDERJ

29

AULA

a desnutrio pode ter conseqncias negativas sobre o

As autoras armam que:

Tpicos em Educao Especial | Inteligncia: fatores de inuncia e determinantes

freqncia do aluno escola; a ausncia de vnculos entre o professor e os alunos; o preconceito para com os alunos; o desempenho da direo da escola no envolvimento com o trabalho e problemas escolares, enm, so mltiplas as causas do insucesso escolar (CORRA, 1995). Em sntese, em relao desnutrio, o preconceito surge com a deturpao do conhecimento cientco.

Pobreza e Inteligncia
Discutir a pobreza e sua implicao sobre a inteligncia remete a questes de diferentes enfoques desde o plano poltico, econmico, social at os planos referentes s polticas de ensino. Quando atribumos ao indivduo a responsabilidade de seu sucesso e, principalmente, do seu fracasso, estamos eximindo de responsabilidade todos os demais contextos em que ele vive. Anteriormente, ressaltamos que o meio em que a pessoa vive e cresce inui sensivelmente no seu desenvolvimento cognitivo. Considerar os aspectos socioeconmicos desse meio pode facilitar a compreenso de que, quanto mais pobre for o ambiente onde a criana nasce, mais diculdades ela ter para sobreviver em condies adequadas de nutrio e estimulao. As famlias mais carentes vivem, normalmente, em lugares mais propcios aquisio de doenas. A situao econmica precria exige que os pais trabalhem fora a maior parte do dia, deixando os lhos sozinhos ou sob cuidados dos prprios irmos mais velhos ou, ainda, de vizinhos. Esta situao de diculdades se reete no ambiente, que restringe tanto o tempo de convivncia entre os membros da famlia, como tambm os estmulos oferecidos criana e a exposio dela a novas experincias. Discutir a pobreza envolve, como assinala Lowy (1987), considerar que ser pobre conseqncia de um modelo de desenvolvimento poltico imposto ao pas; ser pobre nascer numa casa em que j se era pobre (LOWY apud COLLARES; MOYSS, 1996, p. 189). A concepo que se tem da pobreza, assim como de todos os outros processos que ocorrem na sociedade depende, segundo Lowy, do ponto a partir do qual se olha a sociedade.

30

CEDERJ

A maneira como os fatores hereditariedade, tempo e meio interagem e inuenciam o ser humano uma abordagem dinmica de se entender a inteligncia. O indivduo pertence a um meio e sobre ele age, transforma e o desenvolve ao mesmo tempo em que desenvolve suas estruturas psquicas. Depois de tudo o que foi discutido, esperamos que voc tenha melhor compreenso sobre as conseqncias dos fatores que inuenciam o desenvolvimento cognitivo (inteligncia) assim como os seus determinantes.

ATIVIDADE FINAL
Escolha uma ou duas mes que voc conhece e que tenha mais de um lho e, de preferncia, que sejam ainda pequenos. Diga a elas que est fazendo um trabalho para a faculdade e pea ajuda para realizar uma pequena atividade. Entreviste cada uma, separadamente, e pergunte sobre seus lhos (Como so? Como se desenvolveram? Quando andaram? Quando falaram?). Procure descobrir quais so as caractersticas pessoais de cada um (Como eles se relacionam com os amigos? Como so na escola? Enm, sem procurar comparlos, procure conhecer cada um em diferentes momentos e aspectos). Anote os resultados e redija um texto a partir deles.

COMENTRIO

Procure discutir com outro colega as observaes feitas. Elas no precisam ser muito extensas, mas devem retratar a criana, principalmente quanto aos seguintes aspectos: motor (andar, engatinhar, sentar); linguagem (as primeiras palavras, frases); afetivo (primeiro sorriso, reconhecimento de pessoas prximas) intelectual (interesse por objetos, soluo de problemas); social (capacidade de brincar, interagir com outras crianas, forma de ser e de conviver com as pessoas). O seu texto, provavelmente, demonstrou um amplo entendimento do processo de desenvolvimento, principalmente quanto s inuncias

CEDERJ

31

AULA

CONCLUSO

Tpicos em Educao Especial | Inteligncia: fatores de inuncia e determinantes

dos fatores hereditariedade, meio e tempo, em suas mais diversas manifestaes. Esta atividade no tem como objetivo concluir sobre a inteligncia a partir de indicativos do desenvolvimento mas, demonstrar que cada ser humano tem seu prprio processo de desenvolvimento. Em determinados indivduos, alguns aspectos podem ser mais acelerados que outros mas todas as aquisies, em diferentes campos, so manifestaes referentes ao desenvolvimento biopsicomotor. Em outras palavras, referentes ao desenvolvimento cognitivo nos primeiros anos de vida.

RESUMO

O estudo sobre a inteligncia sempre despertou o interesse de diferentes prossionais, cujo objetivo era identicar aqueles que se destacavam dos demais em tarefas, situaes ou problemas. Medir as capacidades dos indivduos foi, durante muito tempo, um desao para os psiclogos, principalmente no campo da Psicometria. Uma compreenso mais abrangente, dinmica e complexa da inteligncia deu destaque a fatores que antes no eram considerados. Entender que o desenvolvimento cognitivo a expresso da interao desses fatores faz com que a sociedade no mais possa responsabilizar o prprio indivduo por sua incapacidade.

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na Aula 3, voc aprender o que plasticidade neuronal e o que so caminhos isotrpicos do desenvolvimento.

LEITURA RECOMENDADA
COLLARES, Ceclia L.; MOYSS, Maria Aparecida. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalizao. So Paulo: Cortez, 1996.

32

CEDERJ

Potrebbero piacerti anche